Page 1

Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros e Institutos de Beleza dos Vales

Edição nº5 Março / 2015

Distribuição Gratuita

AS BELEZAS DA CIDADE Conheça o Parque Histórico Municipal de Lajeado Páginas 14

TENDÊNCIA

CAPACITAÇÃO

EVENTO

As novidades do Hair Brasil Show

SENAC lança cursos de beleza

III Seminário de Gestão de Beleza e Estética

Página 8

Página 6

Página 10


Editorial Palavra da Presidente

ÍNDICE 2- Editorial 4- Agenda e Eventos Sindicabes 6- Entrevista 8- Tendência: Hair Brasil 10- III Seminário de Gestão de Beleza e Estética 12- Ação Social: Projeto Eu Tenho Atitude 14- Turismo: Parque Histórico de Lajeado 18- Indicador Comercial

P

rezados colegas. Um ano novo se inicia. Não temos apenas mais um feriado para marcar no calendário: temos pela frente meses de trabalho, desafios e metas para cumprir. Este ano, o Sindicabes dos Vales está promovendo a campanha “SINDICATO FORTE, VOCÊ MELHOR Expediente REPRESENTADO”, que tem como objetivo disseminar o que é contribuição sindical, bem como, conscientizar os representados sobre o pagamento das mesmas. Ter um Sindicato que lhe represente é poder exercer a cidadania, valorizando sua profissão e trabalho. Há muito o que se fazer, mas precisamos estar fortes para representar cada vez mais o setor de beleza e estética. Busque e se informe para aderir à Campanha. Você poderá colocar em dia suas contribuições de vários anos sem multas e juros. Que neste ano sejamos unidos e, juntos, busquemos ações e melhorias para nosso setor. O setor de serviços de beleza e cosméticos é o segundo segmento que mais cresce no país e dificilmente sofre com as crises econômicas que o Brasil passa. Nós, empresários, temos que nos unir em prol de ações e benefícios. Convido você a participar da campanha “SINDICATO FORTE, VOCÊ MELHOR REPRESENTADO”! Dinah Knack

2 Revista Sindicabes

DIRETORIA EXECUTIVA SINDICABES 2014-2018 Presidente: Dinah Knack Vice-Presidente: Ana Lídia Jantsch Vice-Presidente: José Luciano Farias Vice-Presidente de Finanças e Patrimônio: Maria Helena da Silva Diretora de Finanças e Patrimônio: Ione Dequigiovani Vice-Presidente Administrativo: Inês Silveira Diretora Administrativa: Odith da Silva Leão Diretor do Conselho de Relações de Trabalho: Andrea dos Santos Bruch Diretor do Conselho de Desenvolvimento de Produtos e Serviços: Márcio dos Santos Diretor do Conselho de Formação Empresarial: Ângela Três Suplentes da diretoria: Nelí Borba de Oliveira, Ivone Herta Seeger, Sara Zanchett, Edenir Ribeiro, Gladis Lenz Arend Conselho Fiscal: Titulares: Lurdes Auxilia Della Bona, Lurdes Teresinha Zarth e Teresinha Delwing Petter. Suplentes: Maria Elena Klein e Isolete Hunemeier. Expediente Revista Sindicabes Sindicabes: Av. Sete de Setembro, 693 - Moinhos - Lajeado/RS Cep.: 95900-000 - Fone: (51) 3710 3070 - www.sindicabes.com.br Edição: março 2015 Tiragem: 3.000 unidades Jornalista Responsável: Ritieli Krindges - MTE/RS 17494 Editoração Eletrônica: Wind Comunicação Ltda Impressão: Grafocem Impressos Gráficos Ltda


CONHEÇA OS CURSOS QUE O SENAC PREPAROU PARA VOCÊ.

AUTOMAQUIAGEM

CABELEIREIRO

Carga Horária: 20h

Carga Horária: 400h

Consulte abertas: Consulte as as turmas turmas abertas:

Horária: 160h 160h Carga Horária:

Conheça o portal de educação a distância: distância: ead.senac.br ead.senac.br

senacrs.com.br/lajeado

Senac Lajeado

Av. Senador Alberto Pasqualini, 421 Fone: 3748.4644

MANICURE E PEDICURE

Insta Insta

/senaclajeado @senacrs @senac_rs

Revista Sindicabes 3


A genda Eventos Eventos 19/01 - O Sindicabes prestigiou a inauguração dos cursos de Formação da Área da Beleza do Senac Lajeado, que ocorreu no dia 19 de janeiro. Quem esteve presente assistiu ao workshop de penteados e make. Agradecemos à diretoria que prestigiou o evento, presidente Dinah Knack, vice-presidente Ana Lídia Jantsch, diretora Odith Leão e executiva Sônia Pereira.

20/01 - No dia 20 de janeiro, o Sindicabes dos Vales apresentou ao prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, os resultados das parcerias de 2014 e a importância destas ações para a entidade e o município. Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento e Inovação de Lajeado, Ivanete Fracaro, bem como a diretoria do Sindicabes, formada pela presidente Dinah Knack, vice-presidente Ana Lídia Jantsch, diretora Odith Leão e executiva Sônia Pereira.

13/04 - O Sindicabes marcou presença no que foi um verdadeiro dia de aprendizado no Clube dos Quinze. Vários profissionais transmitiram conhecimento para os participantes do evento Tropa de Elite 2 - Operação Beleza. Entre os presentes, estava o cabeleireiro Rafael Delastra. Agradecemos à empresa Fullnees pela parceria e

4 Revista Sindicabes

deixamos registrado nosso parabéns pelo evento.

04/05 - O Sindicabes dos Vales, Sirecom e Sindilojas Vale do Taquari marcaram presença com o “Projeto Eu Tenho Atitude” na Feira de Saúde de São José do Herval, no dia 04 de maio. Foram oferecidos serviços de embelezamento e oficina de reciclagem com garrafas pet. Agradecemos a todos envolvidos neste trabalho socioambiental importante para a sociedade!

Social 09/03 - Projeto Social Eu Tenho Atitude, em Forquetinha No dia 09 de março, o Sindicabes dos Vales, juntamente com a diretoria, voluntários, colaboradores e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Forquetinha proporcionaram uma tarde de beleza para 60 mulheres do CRAS do município. A presidente do Sindicabes, Dinah Knack agradece aos voluntários e diretores que apoiaram e participaram desta ação tão importante para a autoestima das pessoas.

11/05 - A Associação Comunitária Pró Amparo do Menor (Copame) de Santa Cruz do Sul recebeu no dia 11 de maio o Projeto Eu Tenho Atitude, desenvolvido pelo Sindicabes. Mais de 20 crianças receberam cortes, manicure e carinho dos diretores, colaboradores e voluntários que promoveram a ação.

Cursos 29 e 30/03 – Nos dias 29 e 30 de março ocorreu oficina de técnicas de cortes Pivot Point, com Paulo Pazzone, de Porto Alegre. Os 12 participantes tiveram aulas teórica e prática.

23/03 - O Projeto Eu Tenho Atitude, desenvolvido pelo Sindicabes dos Vales, esteve em ação social na cidade de Coqueiro Baixo no dia 23 de março. Agradecemos à diretoria, colaboradores e voluntários que fizeram o possível para promover uma bela tarde de beleza para as mulheres do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município!

16/03 - O curso Tendências de Cortes 2015, com Cinthia Beauty, foi um sucesso! O curso ocorreu no dia 16 de março e mais de 30 profissionais prestigiaram o evento em parceria entre Aderros Cosmética Profissional e Sindicabes dos Vales.


AGENDA SINDICABES 2015

Associados tem 40% de desconto nos cursos

DATA

CURSO

INSTRUTOR

Nº de VAGAS

LOCAL

27/04/2015

Curso de Mechas Platinadas

Beto Silveira

30

Lajeado

18/05/2015

III Seminário de Gestão de Beleza e Estética

100

Sesc Lajeado

25/05/2015

Sobreposição de Cores

Daniel Barcelos

30

Lajeado

15/06/2015

Curso de Mechas Platinadas

Beto Silveira

30

Sebrae SCS

22 e 29/06/2015

Curso de Alisamento e Relaxamento com Guandina

Inês Silveira

20

Lajeado

20/07/2015

Curso de Adesivo de Unhas

Lurdes Zarth

12

Sebrae SCS

16 e 17/08/2015

12º Beauty Fest Congresso de Cabeleireiros e Feira

14/09/2015

Técnicas de Depilação - Formação

Odith Leão

12

Lajeado

21/09/2015

Curso de Penteados

Luciano Farias

30

Sebrae SCS

28/09/2015

Curso de Penteados

Leonardo Dullius

30

Lajeado

05/10/2015

Maquiagem Profissional - Formação

Márcio Santos

12

Lajeado

19/10/2015

Tendências de Cortes

Luciano Farias

30

Sebrae SCS

26/10/2015

Curso de Cortes Masculinos

Leonardo Dullius

30

Lajeado

08 à 10/11/2015

Caravana - Sul Beleza

16/11/2015

Oficina de Make – Peles Maduras

Márcio Santos

10

Lajeado

30/11/2015

Oficina de Trança

Lurdes Zarth

10

Lajeado

Inscrições ou maiores informações pelo fone: (51) 3710 3070 ou vendas@sindicabes.com.br

Clube dos 15 Lajeado

Novo Hamburgo

Lembramos que os cursos e eventos dependem de confirmação antecipada dos interessados, sendo que a agenda poderá sofrer alterações. SEDE CENTRO: Rua Júlio de Castilhos, n° 70 sala 104, centro, Lajeado/RS. SEDE MOINHOS: Avenida Sete de Setembro n° 693, Moinhos, Lajeado/RS.

Revista Sindicabes 5


E ntrevista

CURSOS SENAC DE MODA E BELEZA ETIENE LEANDRO AZAMBUJA - Diretora do Senac Lajeado

Sindicabes: Fale um pouco do Senac. Etiene: A Escola de Educação Profissional Senac Lajeado completa este ano 20 anos de atuação em Lajeado. Ofertamos cursos profissionalizantes em diversas áreas, dentre eles os cursos de manicure e pedicure, cabeleireiro, massagista e automaquiagem.

Sindicabes: Como são selecionados os docentes dos cursos de beleza? Etiene: Profissionais com formação reconhecida e experiência na área de atuação. Todos os docentes, além do conhecimento específico da área, recebem capacitação pedagógica para que sejam excelentes professores.

Sindicabes: Qual a importância destes cursos da área da beleza para nossa região? Etiene: Estes cursos permitem que tenhamos em nossa região profissionais qualificados de acordo com os requisitos da legislação, com a qualidade Senac e certificação reconhecida nacionalmente, o que certamente é um grande diferencial.

Sindicabes: O Senac se baseia em alguma norma para definir horas/aulas para garantir o aprendizado do aluno? Etiene: Todos os nossos cursos de qualificação atendem às orientações do Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Educação, bem como atendem às competências previstas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), além das legislações específicas.

Sindicabes: Qual o diferencial dos cursos de beleza oferecidos pelo Senac Lajeado? Etiene: Além do atendimento aos requisitos legais e de uma infraestrutura completa, a metodologia de trabalho do Senac alia a teoria e a prática, com foco no desenvolvimento das competências requeridas pelo mercado. Com o Senac, o aluno aprende não só as melhores técnicas, mas também adquire conhecimentos para a gestão do seu negócio e para criar diferenciais no atendimento aos seus clientes.

Sindicabes: Qual é o segredo para se tornar um empresário em potencial neste setor? Etiene: Acredito que o bom conhecimento das técnicas, aliado ao conhecimento do mercado e da gestão. Sabemos que hoje o maior diferencial em relação à área de serviços está na forma de atender aos clientes, na gestão que permite ao negócio sua sobrevivência e crescimento, e na inovação. É preciso que o profissional esteja atento às tendências, siga sempre se capacitando e ousando colocar em prática novas ideias.

6 Revista Sindicabes

Sindicabes: Qual o futuro dos salões de beleza e estéticas? Etiene: A cada dia vemos as pessoas valorizarem mais a aparência e a qualidade de vida, por isso entendo que o futuro é promissor. Sabemos que uma boa imagem pessoal impulsiona a autoestima e abre caminhos assim como com tantas novidades em relação às técnicas e a preocupação em relação à qualidade de vida e saúde fazem com que os clientes busquem profissionais qualificados e nos quais confiam. Sindicabes: Sabemos hoje que muitos cursos oferecidos no mercado formam novos profissionais de beleza sem dar base na parte de como admi-


nistrar o seu negócio. O Senac oferece algum diferencial nos cursos neste sentido? Etiene: Os cursos de capacitação oferecidos pelo Senac trabalham disciplinas focadas na ética e postura profissional, na gestão dos salões de beleza e na sustentabilidade. Assim, o profissional desenvolve as competências comportamentais e de gestão que lhe permitirão fazer a diferença no mercado de trabalho. Sindicabes: Qual é a quantidade de alunos em cada curso de beleza que o Senac oferece? Etiene: Para as turmas de cabelereiros, trabalhamos com no máximo dez alunos. Nas turmas de manicure e pedicure são 15. Sindicabes: Fale um pouco da estrutura do Senac disponível para estes cursos? Etiene: Temos laboratórios específicos, com mobiliário e equipamentos modernos. Cada aluno possui uma estação de trabalho, acesso à biblioteca e laboratórios de informática.

que pretendem crescer e montar uma equipe de sucesso? Etiene: Certamente é o desenvolvimento das competências de gestão, no que se refere não só ao planejamento e gestão financeira, mas também em relação à gestão de pessoas. Para ter uma equipe de sucesso é importante desenvolver também a liderança.

Sindicabes: Quais os desafios dos profissionais de beleza

Sindicabes: Hoje temos a profissão reconhecida nacional-

mente. Você concorda com os termos aprovados e os vetados? Etiene: Acredito que o reconhecimento e a regularização da profissão são importantes. Além da valorização profissional, o destaque aos aspectos de cumprimento de normas sanitárias atende a uma expectativa importante dos clientes. Os pontos vetados em relação à escolaridade merecem maior reflexão, observando o impacto desta definição no futuro da profissão. Sindicabes: Quais são os projetos futuros do Senac na área da beleza? Etiene: A ampliação da oferta de cursos, de forma a atender a demanda e somar ao trabalho já desenvolvido pelo Sindicabes. Descontos O Senac oferece 20% de desconto para comerciários que possuem o Cartão Fecomércio Sesc/Senac. Informações podem ser encontradas no site www.senacrs.com.br/lajeado, pelo telefone (51) 3748 4644 ou na fanpage no facebook/senaclajeado.

Revista Sindicabes 7


T endência

Hair Brasil Workshop Tendências 2015 - Studio W A equipe do Studio W promoveu, no dia 30 de março, um workshop na Hair Brasil, para falar sobre as tendências de corte, cor e penteado para a próxima estação. O time do Studio W foi representado pelos profissionais Jackson Nunes e Matheus Vieira - falando sobre coloração, Adrian Luke e Ricardo Rodrigues - com várias dicas de técnicas de cortes e Nilza Bezerra e Ricardo Rodrigues - demonstrando alguns penteados que estão super em alta. Confira um pouquinho do que rolou e a beleza das modelos assinadas pela equipe, com makeup by Marcelo Andrade e Porfírio Passos: Para maiores informações acesse: www.studiow.com.br

8 Revista Sindicabes


PRATICANDO

BELEZA

ENSINANDO TENDÊNCIAS ESTÉTICA FACIAL CABELEREIRO PROFISSIONAL MAQUIAGEM PROFISSIONAL ESPECIALIZAÇÃO DE CORTE DESIGNER DE SOBRANCELHAS AUTO MAQUIAGEM ALONGAMENTO E PERMANENTE DE CÍLIOS OFICINAS DE ESCOVAS E PENTEADOS OFICINAS DE MECHAS OFICINA MEGA HAIR DEPILAÇÃO MANICURE PEDICURE

SÓCIOS DO SINDICABES GANHAM

20%

DE DESCONTO NOS CURSOS

CURSOS COM CERTIFICADO RECONHECIDO EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

Rua Nicolau Jung, 975 - Bairro Montanha - Lajeado - RS (51)

3011 9418 |

(51)

3748 9418


18 DE MAIO DE 2015 SESC - Lajeado Rua Silva Jardim n° 93 - Centro

Seminário de Gestão proporciona aos participantes novidades e abre o conhecimento para novas oportunidades com foco na gestão da Empresa. O objetivo é fomentar a gestão dentro das empresas do setor da beleza estética. Publico alvo: proprietários, gestores e autonômos de salões e centro estéticos. 13h30min Apresentação de case de sucesso: O CRESCIMENTO DO SALÃO A PARTIR DA GESTÃO DO NEGÓCIO.

SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA Gestão Contábil, Planejamento Tributário e Contratação de Profissionais Horário: 9h às 12h Paulo Roberto Bresciani/SP - Formado há 36 anos em Ciências Contábeis, pós-graduado em Organização e Métodos, cursou Gestão de Pessoas – Grupo Dirigido – Psicodinâmica em Negócio e Gestão para Salão de Beleza (Uniwella/Unip). Docente do Senac – Lapa Faustolo - Administração de Salão de Beleza. Atua no segmento de beleza há 33 anos, onde gerenciou um salão de beleza de grande porte, com duas unidades. Sócio-proprietário da Primeiro Assessoria, empresa de contabilidade e gestão, exclusivamente para salões de beleza.

RESILIÊNCIA - Tudo começa por Você Horário: 14h às 17h SONIA MARA DO NASCIMENTO/RS – Coach, consultora, palestrante e assessora de empresas, experiência há mais de 16 anos na área de recursos humanos, especialista em Gestão de Gessoas, diretora da SM Consultorias e Treinamentos de Coaching. Personal coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, técnica em segurança do trabalho, Tecnólogo Recursos Humanos, MBA em Gestão Avançada de Pessoas, Neurociência pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior. Informações: (51) 3710 3070 www.sindicabes.com.br

10 Revista Sindicabes


Revista Sindicabes 11


A ção Social oficinas de beleza, artesanato ou doação de material.

O Sindicabes dos Vales, juntamente com o Sirecom Vale do Taquari e Sindilojas Vale do Taquari, vem desenvolvendo há mais de três anos o Projeto Eu Tenho Atitude. O projeto conta com voluntários, diretores, colaboradores e tem como objetivo conscientizar pessoas carentes quanto à importância da reutilização de materiais reciclados e alimentos, separação de lixo, bem como, proporcionar o desenvolvimento social e autoestima. Desta forma, atende pessoas carentes em todas as faixas etárias, incluindo crianças, adolescentes e adultos, gerando oportunidade e condições de inclusão social.

de material reciclado e reutilização de alimentos - palestras sobre autoestima, integrações e conscientização ambiental.

O projeto proporciona oficinas de artesanato - com reaproveitamento

Quem tiver interesse em ser voluntário será bem-vindo para todas as

12 Revista Sindicabes

Grupo de voluntárias em Santa Cruz do Sul


Cidades que já foram atendidas pelo Projeto Eu Tenho Atitude: Arroio do Meio, Lajeado, Forquetinha, Santa Cruz do Sul, Ilopólis, Boqueirão do Leão, Capitão, Pouso Novo, Lajeado, Putinga, Progresso, Sério, Coqueiro Baixo, Bom Retiro do Sul, Estrela e São José do Herval.

Grupo de voluntárias em Coqueiro Baixo

O Projeto Eu Tenho Atitude está comercializando a camiseta no valor de R$ 25,00. O Valor arrecadado será revertido para as ações do Projeto. Oficina de reciclagem de pet

Revista Sindicabes 13


T urismo

Parque Histórico de Lajeado “Aldeia- Museu” retrata habitações dos primeiros colonizadores alemães do município.

O município de Lajeado foi colonizado por imigrantes descendentes de alemães, italianos e negros. Esta integração entre as diversas culturas originou uma cidade próspera, com seu povo hospitaleiro. A colonização alemã deixou marcas inconfundíveis no município, desde o estilo arquitetônico até o comportamento das pessoas. Muitas coisas lembram o país de onde vieram os primeiros colonizadores, como as construções em estilo enxaimel - uma característica das habitações alemãs - que ainda são encontradas na região. Para quem gosta de reviver a história, entre os tradicionais pontos turísticos de Lajeado está o Parque Histórico de Lajeado, inaugurado em 2002, junto ao Parque do Imigrante. No local foram instalados, em dimensões originais, vários prédios antigos em estilo enxaimel. O conjunto

14 Revista Sindicabes

arquitetônico do Parque Histórico forma uma autêntica “aldeiamuseu”, com escola, salão de baile, ferraria, moinho e todos os demais prédios que formavam uma “colônia”. No prédio destinado ao Museu do Livro Antigo é oferecido acesso a um verdadeiro

acervo histórico (documentos, livros, retratos), que serve de fonte de pesquisa regional, nacional e internacional. Além de seu valor histórico-cultural, este é um local destinado à realização de eventos de lazer e gastronomia. A recriação da “aldeia-museu” retrata tão bem os tempos antigos, que serviu de cenário cinematográfico para o filme A Paixão de Jacobina (2002), do diretor Fábio Barreto. Há uma placa informando qual a casa usada no filme, como a residência de Jacobina. Além do valor histórico-cultural, o centro oferece diversas oportunidades para lazer e gastronomia.


Para chegar ao Parque Histórico Municipal de Lajeado a partir de Porto Alegre, deve-se pegar a BR-116 em direção norte. Em Canoas, toma-se a BR-286 até Lajeado. Assim que cruzar a ponte sobre o Rio Taquari, deve-se diminuir a velocidade e prestar atenção nas placas informativas. A primeira saída à direita é a saída que vai dar acesso ao parque, que fica atrás (aos fundos) do Parque do Imigrante. Não é possível visualizar o parque da estrada.

Horários do Parque Histórico: Segundas à sextas-feira: das 8 horas às 11h30min e das 1h30min às 16h45min. Sábado e domingo: das 13h30min às 19h Informações: (51) 3982 1252

Café Colonial do Parque Histórico O café colonial funciona dentro de umas das casas típicas do Parque, que também é chamada de “Kaffeehaus”. Oferece um variado cardápio de bebidas, doces e salgados típicos da gastronomia alemã, com capacidade para mais de 80 pessoas, ambiente climatizado e decoração atrativa, de onde se pode ter uma vista privilegiada de todo o Parque.

Horário do Café Colonial: Somente domingos das 17h às 22h.

O espaço abre em horários especiais, para grupos ou para eventos comemorativos. Reservas podem ser feitas pelos telefones (51) 9868-8151, (51) 9982-7510 ou pelo e-mail rosanelajeado@ig.com.br

Outros pontos turísticos de Lajeado: - Parque Professor Theobaldo Dick, grande centro de lazer e entretenimento; - Torre e Igreja, com características neogóticas; - Jardim Botânico, com lindas trilhas ecológicas; - Parque Municipal Schlabitz, que abriga um santuário e uma pista de caminhada que circunda um lago artificial; - Praça da Matriz, em frente à Igreja Matriz Santo Inácio de Loyolla; - Ciclovia; - Belvedere do Rio Taquari; - Museu Histórico Bruno Born; - Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan; - Casa de Cultura; -Arquivo Histórico Municipal. Informações sobre turismo em Lajeado e no Vale do Taquari podem ser obtidas através do www.amturvales.com.br

Veja as melhores opções de hospedagem em pousadas e hotéis de Lajeado : Hotel Dahlen www.hoteldahlen.com.br Hotel Locatelli contato@hotellocatelli.net Hotel Mariani www.hotelmarini.com.br Hotel Recanto www.hotelrecanto-lajeado.com.br Hotel Vallér www.hotelvaller.com.bR Imperatriz Hotel www.imperatrizhotel.com.br Weiand Turis Hotel www.weiandhotel.com.br Zallon Hotel Executivo www.zallonhotel.com.br

Revista Sindicabes 15


Revista Sindicabes 11


Revista Sindicabes 17


I ndicador Comercial

18 Revista Sindicabes


Revista Sindicabes 19


ANÚNCIO BEUTY FEST

Revista Sindicabes 5ª Edição  

Revista Sindicabes 5ª Edição

Revista Sindicabes 5ª Edição  

Revista Sindicabes 5ª Edição

Advertisement