Jade 3

Page 1

ANO 2 - FEVEREIRO 2014

Feliz Verão

Receitas para ficar ainda mais saudável nesta época de calor e muito sol.

Poltronas As estrelas do lar

Apesar de não ditar

está na moda

anos de bem

com a vida

É Proibido Proibir. 1967, um ano emblemático no século XX

Tropicália


Uma histรณria tecida

Sofรก Flox O revestimento de Dino Zoli faz toda diferenรงa 2


pela paixão.

Fundada em 1972, na Itália, desde cedo a Dino Zoli se mostrou uma empresa séria, inovadora, e, sobretudo, apaixonada. Apaixonada pelo design. Apaixonada por inovação. E apaixonada por apresentar novas tendências. Com a qualidade de seus tecidos reconhecida internacionalmente e a experiência necessária para atender nosso mercado com flexibilidade e agilidade, a Dino Zoli, a partir de 2008, passa a tecer sua história de sucesso também no Brasil. Desde então, as cores e texturas exclusivas das coleções Dino Zoli estão mais perto de você. E prontas para decorar os mais diversos ambientes e dar vida às mais criativas ideias. Seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade e utilizando tecnologia avançada em todas as etapas da fabricação, os

tecidos Dino Zoli são concebidos e produzidos por designers e técnicos especializados, de acordo com as últimas tendências mundiais. Além de oferecer soluções exclusivas para a indústria moveleira e na decoração de ambientes, os produtos Dino Zoli também podem revestir as mais inovadoras ideias, sendo utilizados desde em calçados e acessórios até em artefatos como caixas de presentes. Nossos produtos apresentam resistência à abrasão, seguindo a norma técnica EN ISO 12947-2 (martindale), e saem de fábrica prontos para receber tratamento antichama, antiestática e a proteção antimicrobiana. Os tecidos Dino Zoli contam também com outro importante diferencial: a tradição de quem há mais de 40 anos se dedica a melhorar sempre.

Rua Soldado Antonio Lopes Pereira, 299 Recreio Campestre Jóia – CEP: 13346-610 Indaiatuba/SP Fone/Fax: (19) 3801-6668.

3


Revestimentos, tecidos, tendências O revestimento

O revestimento de um estofado define o status da peça, sua personalidade. E a personalidade hábitos dos donos da casa.

Tecido e ambiente

A escolha do tecido deve obedecer às regras do local onde o estofado será colocado.

Ópera. Bravo, bravíssimo!

Finalidade

Fazer uma lista do que você espera de um revestimento facilita a escolha do tecido de seu estofado, sendo fundamental para sua melhor conservação. O tecido que pode ser ótimo para living talvez não seja adequado para sala de TV. Hábitos relativos ao uso são importantes critérios que devem ser percebidos na escolha do revestimento mais adequado a seu estofado.

4

O toque

O maior apelo de um tecido é seu toque. Sentir na pele a maciez, o frescor ou o aconchego de uma seda ou de um linho e até mesmo de um veludo é sem dúvida um grande diferencial que pesam na hora de escolher.

Cores vibrantes

Alegram o ambiente, são chamativas. Porém cuidado se você enjoa rápido de cores fortes ou de tendências de moda.


Tons Neutros

Os tons de bege são sempre cores muito escolhidas, porque os neutros nunca comprometem ou cansam, permitindo mudanças com facilidade. Almofadas, tapetes, cor das paredes, acessórios de decoração. Qualquer elemento de cor modifica a percepção do ambiente.

Estampas

Ah, as estampas! Florais, listradas, xadrez e composé, trazem uma personalidade importante à peça. Poltronas aceitam muito bem esse tipo de revestimento.

Crianças e animais domésticos

Casas com crianças e animais de estimação pedem estofados mais escuros, que disfarçam possíveis sujeiras. Nesse caso, a decoração do restante do ambiente deve priorizar tons claros, evitando ar pesado e aspecto de que o espaço é menor.

Sofá

Ópera Um clássico que tem como característica marcante os detalhes de costura e botões no encosto e na parte interna dos braços. A nova versão destaca-se pela existência de chaise, que garante mais versatilidade ao modelo e permite a formulação de diversas composições de ambientes.

Misturas

É possível misturar, no mesmo ambiente, mais de uma cor vibrante. Essa tendência chama-se “color block” (bloco de cores) e está em alta. Eleja sempre a cor de sua preferência e dê destaque a ela. As outras duas ou três cores devem ficar nos detalhes e terem harmonia com a principal.

Preto ou branco

Sofá preto de veludo é um show. Mas os cuidados para que nenhum fiozinho ou manchinha branca aconteçam também dão um baile. E o branco de igual forma, peças refinadas e belíssimas. Mas precisam de cuidados especiais, a não ser que sejam sintéticas e não fiquem expostas ao sol. 5


Editorial Este é o segundo ano da Revista Jade e desta vez um ano de comemoração. É o ano do aniversário da Estofados Jardim. Neste ano especial, nós da editoria desejamos estar mais perto de nossos clientes e recebendo contribuições dos lojistas de todo país, que poderão mostrar os ambientes que seus clientes realizaram em suas casas ou escritórios, hotéis, pousadas, evidenciando que quem curte viver o melhor da vida sempre tem um estofado gostoso. Nesta primeira edição de 2014, iniciamos revendo o cenário do ano da fundação da Estofados Jardim. Fatos no mundo, no Brasil, em Florianópolis, e, claro, em Jaraguá do Sul, onde mora a marca. Devido à tendência mundial do tropicalismo na moda e nas estampas, relembramos a década de 60 e os anos dourados desta era emblemática onde surgiu a Tropicália e agora retorna com grande força fazendo parte de um estilo de viver. Assim, o Brasil, embora não dite moda, está na moda e no coração de muitas celebridades e marcas Vips. As poltronas como peças importantes da decoração da casa ganharam um grande e merecido espaço nesta edição. Pequenas, médias, multiuso ou imponentes, todas são um charme e causam diferencial nos ambientes. A elegância das chaise longue e os lançamentos de 2014 estão na revista para encantar e seduzir os gostos mais refinados ou descolados. Life style é atualmente moda de saúde e bem-estar e implicam em ter um bom físico. Alimentar-se corretamente, fazer exercícios e tomar muita água são hábitos do dia a dia de quem deseja manter uma barriga de “tanquinho”. Quem não quer, principalmente, em pleno verão? Redes sociais, novos comportamentos, “Selfie” palavra criada pelas redes sociais para designar o ato de fotografar-se através da câmera de seu celular que agora virou termo de dicionário. Muita novidade e todo o nosso carinho especialmente para vocês. Tudo que a gente faz nos dá muito prazer, pois estar a seu lado é viver o melhor da vida.

Cordenação e Redação Geral do Projeto: Nadia Kessler (BaNKa) e Quetina Andreia Pretti Direção de Criação: Maickow Braga Collodel (WIM design) e Nadia Kessler (BaNKa) Design Gráfico: Maickow Braga Collodel (WIM design) Redação Convidados: Cintia Kessler, Dattero Antunes Escobar e Fernanda Müller Quetina Andreia Pretti: marketing@estofadosjardim.com.br

6


PolTro Nas

11

18

Imponentes O extremo conforto das

23 Elegante Uma peça

Poltronas

Reis e Rainhas, Imperadores e Generais

08 O Brasil está na Moda

11

Pequenas

Notáveis

36 É proibido Proibir A década que nunca acabou

39 LIFE STYLE

viva o melhor deste verão

A volta do estilo

14 Clássico

anos de bem 43

Comunicação digital e Redes Sociais

com a vida 45

Mais que uma indústria de estofados, uma produtora de cenários para Viver o Melhor da Vida 7


O Brasil

está

na

moda apesar de não ditar

O Brasil da Copa do Mundo. O Brasil da instabilidade rondando todo dia. O Brasil de lindas paisagens. O Brasil do Cristo Redentor de braços abertos para Guanabara. O Brasil do Carnaval. A maior festa de samba e alegria do planeta. Que tem rock, blues e bossa nova. Esse é o nosso Brasilzão. Da Carmen Miranda, do Pelé, dos Ronaldos, de Noel, do Vinícius, do Tom, do Chico, e do Gil, que até ministro já foi. O Brasil de Vila Lobos, de Elis, da Rita e dos Carlos... Tantos todos amados e um de tão maravilhoso virou rei. O Brasil da Cecília Meirelles, das Fernandas, do Jorge tão Amado em todo país e os Veríssimos fazendo diferença de norte a sul... Das gaitas dos famosos distribuindo tradição do xote ao baião no exterior. Uma imensidão de brasileiros notáveis por sua arte aqui representados por alguns nomes que num repente aparecem na mente, emergem entre tantos sem nenhuma procuração de ser mais ou menos que os não citados... Talentos diversos, lindos, todos filhos dessa nação. Esse Brasil brasileiro, terra de gente bonita, miscigenada, a perfeita fusão das diferenças em uma terra tropical. O Brasil do mensalão. Do político sério e do ladrão. O Brasil do Barbosão. Com sua magnífica costa litorânea e um jeito peculiar de receber a todos com

A top Gisele Bündchen usou o Facebook para homenagear o Dia da Independência. “Independência do meu lindo Brasil!”, escreveu ela. fonte: Revista Cliche

8


Poltrona Poá - Estofados Jardim

Reprodução Isolda

Reprodução Instagram Cara Delevingne

Poltrona Coral - Estofados Jardim

Reprodução Converse / Isolda

a alegria de quem recebe um amigo, o Brasil é o maior país tropical da América do Sul. Mas não fica só nisso não, do centro ao sul apresenta uma dinâmica e diversa natureza chegando a nevar na serra catarinense e a causar espanto com suas invejáveis planícies que formam o pampa. Em planaltos, montanha, rios, córregos, lagos esse país se ergue sendo um gigante estupendo manancial de águas. Sua fauna e suas florestas em 2014 são moda. A moda ditada pelas autoridades mundiais no assunto que apontam o tropical, para a brasileirice de “viver o melhor da vida”. Neste ano seremos o mais importante foco de quem curte futebol no mundo. Então vamos curtir muito 2014, porque o Brasil está na moda.

Reprodução Isolda

Reprodução Isolda

9


Tal como uma roupa define a pessoa que a veste,

O revestimento de um estofado evidencia o estilo da peรงa.

Sofรก Campeche, revestido com tecido Sinotec

10

(11) 3228 - 3624

|

(11) 3227 - 3245

|

sinotecbras@gmail.com


PolTro Nas

Reis e ainhas Imperadores e Generais

R

Reis e Rainhas chamam poltronas de trono. Imperadores e generais romanos faziam suas refeições no “triclinium”. Três recamieres, um em frente ao outro, na volta de uma mesa baixa, o que lhes proporcionava dormir depois das refeições. Para que a realeza fosse carregada eram usadas liteiras, que nada mais eram do que uma poltrona com hastes para serem ombreadas por escravos, tornando assim o translado da elite confortável. É por toda essa importância histórica que as poltronas sempre são as estrela da casa, seja na sala, no quarto, na varanda ou na volta de uma mesa substituindo as cadeiras e gerando ainda mais conforto. Que estofado tem mais relevância do que a poltrona? Nenhum! Ela é a grande vedete de nossas casas. Tem a Poltrona do papai. A poltrona de amamentar. A Namoradeira. A poltrona da vovó. A poltrona de leitura. E até a poltrona para descanso com pufe. Qual é a segunda frase que dizemos a uma visita depois de saudá-la em sua chegada na nossa casa? Por favor, entre. Sente, fique a vontade! E indicamos uma poltrona. É por isso que escolhemos como tema central dessa edição: Poltronas, porque elas merecem este destaque em nossa vidas. 11


Pequenas

Notáveis Lindinhas, confortáveis.

Compactas As poltronas sempre garantiram seu destaque na decoração. Em casa com dois ambientes compactos funcionam como confortáveis cadeiras de sala de jantar e depois da sobremesa como poltronas de aproximação no ambiente de estar. São excelentes opções para web space, para compor um lugar de estudos ou home office.

Sena Poltrona

12

Poltrona

Lari

lançamento

Descontração, contemporaneidade são as palavras que definem a poltrona Lari. Design de linhas suaves objetivam a diversidade de utilização nos mais variados ambientes como salas de estar ou jantar, mesa de jogos, escritórios e dormitórios. É uma poltrona que se adapta aos mais variados estilos de decoração. Disponível na versão fixa ou giratória proporciona integração de formas e de cores na sua composição.


Poltrona

Lilac

nova versão

Linhas suaves harmonizam com o recorte do encosto que traduz a delicadeza do seu design. Os braços envoltos evidenciam a sensação de conforto e ganham um toque final com o detalhe de botões feitos da casca do coco. A peça que valoriza o trabalho artesanal através do uso das fibras naturais ganha nova proposta de composição: toda revestida, que empresta um ar “fashion ” ao modelo.

13


A volta do estilo

Clássico

Poltrona

Maia

lançamento

Poltrona e pufe de curvas conservadoras revelam toda a personalidade das peças, além de proporcionarem uma atmosfera imponente na decoração. No encosto da poltrona e assento do pufe, os detalhes de botão completam seu estilo que faz uma releitura leve de padrões clássicos.

Eu quero uma polrona... Para assistir meus programas favoritos Para relaxar, cochilar

14


Eu quero uma poltrona... Para amamentar Para ler Que apoie minha cabeรงa e meus braรงos

15


Multiuso

Poltronas São peças que transitam nos mais variados tipos de decoração. Uma composição de tecido diferente pode dar a peça um ar mais moderno ou clássico de acordo com o estilo do morador.

Aproximação, quarto, varandas...

Rosa

Poltrona

A mais sedutora das flores inspira sutilmente as formas orgânicas da poltrona Rosa. O design moderno sugere sua utilização em ambientes alegres e despojados que permitem a diversidade de cores e uma forte personalidade.

16

lançamento


Poltrona

Balena

lançamento

Informalidade inspirada nas formas orgânicas encontradas na natureza marinha, com aplicação de fibras naturais como um detalhe diferencial de personalidade. As curvas que formam o encosto e braços lembram a cauda de uma baleia e dão o toque final da poltrona desenvolvida para ser usada nos mais variados ambientes.

Poltrona

Garopaba

lançamento

Costuras horizontalizadas nos braços, design limpo e encosto com duas alturas. Garopaba uma peça eclética; Compõe bem com os mais diversos estilos de decoração. Nas versões fixa ou giratória.

17


Imponentes O extremo conforto das

As poltronas de proporções generosas são o objeto de desejo para quem dispõe de grandes espaços e não abre mão do conforto.

Poltrona

Sarah

O visual marcante vem dos detalhes, como sua costura super moderna em zigue-zague nos braços e no assento e do contraste de cor no debrum, diferenciais desta poltrona que valoriza um design rico a serviço da beleza e do conforto, que se traduz em valor agregado. 18

lançamento


Poltrona

BrĂŠscia

Poltrona

Limpia

19


Poltrona

Hibisco

lançamento

As poltronas são curingas na decoração de quartos e salas. Além de prática, a Hibisco agrega sofisticação a qualquer ambiente. As dimensões generosoas permitem assistir à TV, ler um livro e descansar. Uma poltrona que valoriza, preenche e dá charme aos ambientes.

Poltrona

20

Paris


Poltrona

Poltrona

Coral

Cristal 21


Lauren Poltrona

Deva Poltrona

22


Elegante Uma peça

Combina com qualquer estilo de ambiente. Até mesmo os ultra modernos podem quebrar as regras com um recamier, chaise ou divã. Esse tipo de estofado é sempre a estrela do ambiente.

23


Enseada Recamier

Um clássico que empresta seu visual tradicional com um toque romântico para diversos tipos de ambientes. Os detalhes de costura e botões, além da almofada decorativa, resgatam técnicas de uma época que transbordava originalidade. As curvas sinuosas do braço e encosto inspiram um movimento de relaxamento e entrega ao descanso.

24


te Patueenridao colchão. Reqo do produto n plicaçã

para a

do nciado um lice M m é b TFO cê tam Seja vo tema PE ENTO

Sis ICENCIAMADO. L

ION SELEC

Tecnolog Tecnologia g de ponta que alinh q alinha qualidade e sustent sustentabilidade em um único únic produto.

O PETFOM da Trisoft substitui parte da espuma dos colchões e estofados, proporcionand excelente resiliência, proporcionando alto índice de con conforto e otimiza os custos e recursos da sua produção.

Aprovado pelo CORPO DE BOMBEIROS - SP CLASSIFICAÇÃO II-A (autoextinguível)

P A T E N T E • T R I S O F T

• Produto de PET Reciclada; • 100% Reciclável; • Flexível e resistente; • Fornecido nas medidas padrão de colchões e em diversas densidades; • Testado em laboratório internacional; • Aplicado sob as molas; • Dispensa a utilização de feltro; • Otimiza a funcionalidade das molas; • Reduz etapas do processo produtivo; • Evita geração de resíduos na produção;

Mais um revolucionário produto

CONFORTO SUSTENTÁVEL

(11) 4143-7900

www.trisoft.com.br

25


Sofá

Lançamentos 2014

Flox Sofá

Sentar, relaxar e deitar são desejos sentidos quando se conhece o sofá Flox, que foi criado com inspiração nas formas arredondadas de uma linda flor de mesmo nome. Os assentos extensíveis possuem o sistema Pillow Top que proporciona o extremo conforto ao sentar. O encosto é reclinável e suas almofadas soltas possuem curvas que se adaptam ao corpo e possibilitam viver inúmeros momentos do melhor da vida.

26


27


Sofá

Zínia

28

Um elegante sofá de living se torna elemento fundamental no planejamento da decoração de um espaço onde as pessoas convivem e vivem o melhor da vida. As linhas marcantes do Zínia aliadas as costuras do assento reforçam ainda mais a linearidade do estofado. As almofadas decorativas completam o visual marcante da peça que se torna protagonista do ambiente.


Campeche Sofá

O sol - que representa a estação mais quente do ano -, o mar e a praia do Campeche, situada na famosa “Ilha da Magia” - Florianópolis, trazem a tona os desejos de descanso, alegria e descontração que podem ser sentidos ao se deparar com o sofá Campeche. Seus assentos são extensíveis, as almofadas do encosto soltas e a regulagem de altura para o apoio da cabeça permite um sentar mais informal.

29


Sofá

Olli

Personalidade, sofisticação e usabilidade são sinônimos do sofá Olli, que tem no seu design a valorização da horizontalidade e volumetria da peça. Permite o uso das fibras naturais em pequenos detalhes dos braços que fazem toda a diferença. Ideal para compor ambientes de living sofisticados e ser a peça protagonista da decoração.

30


Peri Sofá

Sofá de linhas puras e horizontais que permite a adaptação em diversos ambientes e estilos de decoração, tornando o espaço aconchegante. Assento extensível e encosto confortável associados a um sistema retrátil prático garantem momentos únicos para viver o melhor da vida. Os detalhes de costura e botões das almofadas do encosto valorizam o design da peça.

31


Multiuso Sofá

City

Sofá-cama

O City é uma proposta de peça multiuso e pode ser considerada um coringa na composição de ambientes, pois além de sofá, assume confortavelmente a forma de cama. Ideal para aproveitar pequenos espaços. Tem duas opções de design dos braços que ocupam pouco espaço e servem de apoio para o travesseiro. Os detalhes de botão no assento e encosto proporcionam maior sensação de conforto e garantem o visual despojado da peça.

32

Uma solução prática e versátil para apartamentos pequenos é o uso do sofácama. Sua dupla função acomoda tanto as necessidades do dia a dia, como aqueles momentos em que se precisaria de mais espaço, por exemplo, receber uma visita para dormir. Uma sala vira quarto em dois toques. Uma solução inteligente para aproveitar espaços e não deixar de #ViveroMelhordaVida.


Jardim Duets

CASACOR PARÁ O ambiente Home Theater, criado por Margo Saldanha e Marcelo Gomes para Casa Cor Pará, conta com o nosso espaçoso sofá Kiss. Aliando conforto e design, o Kiss é perfeito para ambientes bonitos, sem perder a completa comodidade, como é esta “big” sala de televisão. Quem não gosta de ver um bom filme completamente relaxado em um sofá destes?

O portal MdeMulher publicou 49 quartos de casal para inspirar e copiar. Entre eles, o projeto da arquiteta Viviane Loyola para Casa Cor Paraná. A sofisticada “Suíte da Executiva” conta com o recamier Fiji, da Estofados Jardim.

LUXO E GLAMOUR PARA FESTAS E EVENTOS A arquiteta Patricia Hagobian trouxe da obra de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, inspiração para o seu ambiente Casa de Chá, na Casa Cor SP. As formas orgânicas e o design diferenciado das poltronas Paris nas cores branca e vermelha, lembrando as cartas do baralho, ajudou a criar a atmosfera lúdica e única do ambiente. O sonho de toda a noiva é ter uma noite de romance e alegria. Quando isto se une ao luxo e glamour, o sonho fica mais que perfeito. Assim foi o casamento desta noiva que realizou o seu sonho recepcionando o seus convidados em uma festa decorada com charmosos louges, que contaram com a presença da Estofados Jardim! Muitas flores, espelhos e pratarias fizeram a cena do romance. Lustres de cristais, cadeiras douradas e muito verde davam o clima da festa. O sofá Galés e o recamier Fiji acomodavam com conforto e sofisticação os convidados. Na mesa das lembrancinhas, nossas poltronas Paris e Sena, revestidas em veludo preto, eram destaque entre o mobiliário dourado, o tapete persa e os espelhos Venezianos. 33


SĂŁo mais de 150 modelos de bases para mesa cadeira e banquetas em alumĂ­nio 34


DESTAQUE em pés de alumínio

Base em alumínio fundido com pintura PU automotiva; O seu comprimento pode ser ajustado de acordo com o tamanho do tampo.

Uma peça pratica moderna e com design futurístico

Ronaldo Ribicki Fone: 54 3464-7262 / 7192 Celular: 54 9965-0985 comercial@alucast.com.br www.alucast.com.br

35


Ah,Os Anos60

É Proibido Proibir.

1967, um ano emblemático no século XX. A década que nunca terminou. Influencia até hoje todas idades e até muitos “fashionistas”. Ah, os anos sessenta… No mundo todo pipocavam manifestações pelas liberdades políticas e de comportamento. A guerra do Vietnam era o pano de fundo para protestos contra o imperialismo e a violência nos Estados Unidos, onde a luta pelos direitos civis dos negros ganhava uma dimensão histórica na figura de Martin Luther King e onde também as participantes do Women’s Lib manifestavam-se queimando sutiãs em praça pública e libertando seus peitos para o balanço sem opressão das camisetas hippies e para uma nova vida sem as amarras dos preconceitos machistas. E na França foi decretado que era proibido proibir. Essa “revolução”, como todas, teve seus reflexos nas artes. A Pop Art surgiu com força nas artes plásticas, o cinema passou a ser de autor, mas foi na música que a mudança de costumes encontrou o seu maior veículo. Começou nos anos 50 - com o surgimento do rock’n’roll can-

36

tado por muitos e catalisado na figura do mito Elvis Presley - mas só viria a explodir mesmo nos anos sessenta com o sucesso esmagador das músicas de uma banda de uns rapazes de Liverpool que ficariam mundialmente conhecidos como The Beatles e se transformariam em uma febre mundial e abririam as portas para um grande número de outros grupos e artistas para o mundo. Sexo, drogas e rock’n’roll. Essa tríade comandou a virada cultural dos anos sessenta. A liberação sexual representou o fim de muitos tabus e pregou o direito de todos a serem os donos de seus corpos. Com as drogas, veio a psicodelia, a busca de novos estados de consciência e uma visão diferenciada dos esquemas de poder foi incorporada à cultura – ou à contracultura. E o rock foi seu veículo disseminador. Cantava-se no mundo todo. Poderia ter sido “Sexo, drogas e fotografia”? Ou “Sexo, drogas e pintura”?

Ou ainda “Sexo, drogas e cinema”? Ou “Sexo, drogas e artes plásticas”? Não! A música era o veículo ideal: mexendo instantaneamente com as emoções, era elétrica, representava a modernidade e a tecnologia e prestava-se às grandes celebrações dos festivais por ser amplificável e capaz de ser transmitida às multidões em catarses coletivas. No Brasil, já vínhamos sentindo essa “invasão” desde meados dos anos 50, com alguns artistas como Nora Ney e Cauby Peixoto gravando versões tupiniquins de rocks americanos e com o grande sucesso dos irmãos Tony e Celly Campello que além de gravarem vários rocks de sucesso estrelaram um programa de sucesso na TV, o primeiro de vários outros voltados ao rock. No começo da década de sessenta, vários grupos faziam sucesso com o gênero quando, em 1963, surgiu aquele que seria o maior ídolo do rock nacional e posteriormente o maior


Fotografia de Leffler, Warren K.

nome da música brasileira: Roberto Carlos. Com seu parceiro Erasmo Carlos e a colega Wanderléia, o Rei, Tremendão e Ternurinha – como eram chamados - seguiram os passos dos irmãos Campello e emplacaram o programa Jovem Guarda que se transformou no maior sucesso da TV brasileira, chegando aos 90% de audiência em suas primeiras semanas. Mas a música brasileira vivia um momento ímpar. A bossa nova competia em nível mundial com o rock na preferência do público. A canção Garota de Ipanema estava na parada de sucessos brigando com ninguém menos que os Beatles e Elvis Presley – e ganhando em alguns casos, como no de Grammy de 1964, concedido a João Gilberto. O terreno estava preparado para o que viria a surgir no Brasil em 1966, a Tropicália, ou Movimento Tropicalista. O cenário foi o III Festival de Música Popular Brasileira transmitido pela TV Record em 1967. As canções representantes do que viria a se transformar em um movimento foram “Domingo no Parque” de Gilberto Gil, interpretada por ele e os Mutantes; e “Alegria, alegria” De Caetano Veloso, interpretada pelo próprio e pelo grupo de rock argentino Beat Boys. Usando alguns elementos da música brasileira

misturados aos instrumentos eletrônicos, e uma clara influência dos Beatles estava inaugurado o movimento que em 1968 seria representado no lançamento do disco “Panis et circenses”, que reuniu CaetanoVeloso, Gilberto Gil, Nara Leão, Tom Zé, Gal Costa, os poetas Capinam e Torquato Neto. O álbum foi quase uma resposta dos artistas brazucas ao álbum dos Beatles Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band lançado um ano antes. Assim como os Beatles tinham o maestro George Martin capitaneando arranjos e produção, os tropicalistas contavam com o maestro Rogério Duprat. Neste mesmo ano, no III Festival da Canção da Rede Globo, Caetano Veloso - vestido com roupas coloridas de plástico e desta vez acompanhado pelos Mutantes - defendeu “É proibido proibir” e Gilberto Gil com os argentinos do Beat Boys apresentou “Questão de Ordem”; provocando, ambos, reações violentas da plateia e entrando definitivamente para a história da MPB. Mas a Tropicália já fazia parte do cenário cultural, representando a fusão dos elementos da contracultura rock com a arte de vanguarda e a música brasileira mais tradicional; e até hoje, passados mais de 50 anos de seu surgimento é sinônimo de cor, liberdade e ousadia.

Dattero Escobar

Fotografia: A. Vente

Produtor musical, arranjador, compositor, publicitário, músico profissional de 1966 a 1996, ex-guitarrista de várias bandas no RS, graduado em Letras e Literatura, sócio da TodOuvidos Áudio Produções e da Flash Vídeo em Jaraguá do Sul.

37


pequenos detalhes revelam grandes diferenciais

Italy Cola ComĂŠrcio de Produtos Texteis Ltda Rua Antonia Martins Luiz, 625 - CEP: 13347-404 Indaiatuba - SP Fone ( 19) 3875.1451


LIFE STYLE

viva o melhor deste verão

Como começar esta matéria sem cantarolar mentalmente “verão, o calor no coração...”?! E a parte que não quer calar e pela qual sou desesperadamente procurada nesta época: “todas de bundinha de fora”! Pois é, agora já não há mais tempo para milagres! Mas por que não começar agora?! Afinal, dieta significa estilo de vida e qualquer hora é hora de fazer boas mudanças na sua vida! Eu não vou ser repetitiva e falar que devemos comer mais frutas, tomar mais água e comer coisas leves. Nós procuramos automaticamente por isso. A natureza é tão perfeita que é só pensar numa fruta desta

estação para entender: a melancia! Rica em água e potássio, bem aquilo que precisamos para um bom equilíbrio de hidratação! Saúde e bem-estar implicam em ter um bom físico. E então vamos saber o que fazer para lutar contra aquelas gordurinhas que no verão atrapalham muito mais, pois é a época onde o corpo fica mais à mostra. O que as pessoas devem aprender é que projeto verão pode existir sim, mas não deve durar só alguns meses. Você não deve deixar de ir ao Nutricionista e nem na academia depois das férias. E isso vale para os homens também. Afinal, estilo de vida é para todos.

Regras do Projeto Tanquinho Se você quer ter uma barriguinha chapada, sem os terríveis pneus, precisa saber o que causa esse acúmulo de gordura: o excesso de insulina! Agora você vai saber porque não pode se entupir de frutas se precisa emagrecer. Quando comemos um alimento rico em carboidrato (frutas, massas, cereais, açúcares) ele rapidamente faz subir os níveis de glicemia (açúcar no sangue). Nessa hora o pâncreas produz um hormônio chamado insulina, que é encarregado de colocar esse excesso de açúcar circulante no sangue para dentro das células. Ou seja, quanto mais você come, mais insulina é produzida. E aí que ela é um hormônio anabólico: estimula acúmulo de gordura - principalmente na região abdominal - e dificulta a lipólise (quebra de gordura). Outra desvantagem disso é que quando ela age reduzindo a glicemia, você se sente cansado, sonolento e logo com vontade de comer mais carboidratos.

Não existe uma dieta perfeita, mas sim, correção nutricional e mudança de hábitos. É isso que venho fazendo, ajudando as pessoas a mudarem seus hábitos errados, que as levaram a um estado de sobrepeso e até de doenças. E corrigindo nutricionalmente as baguncinhas alimentares que chegam aqui! É preciso equilibrar o organismo com dietas, chás e suplementos alimentares (pelo menos no ínicio do tratamento, tendo em vista as deficiências de certos nutrientes por muito tempo).

Fernanda Muller

Nutricionista Pós-graduanda em Nutrição Ortomolecular com extensão em Nutrigenômica - FAPES/SP Pós-graduanda em Nutrição Funcional Eportiva Valéria Pascoal/SC Mestranda em Ciências do Desporto - Utad/Portugal Personal Diet formada pela NTR Cursos Curitiba/PR - CRN10 1062

39


Para ter um abdômen sequinho comece apostando numa dieta balanceada, trocando lanches ricos em açúcares por alimentos com baixo teor de carboidratos: castanhas, nozes, amêndoas, iogurte natural integral, barrinhas de proteína, whey protein, atum, ovos.

Faça seu intestino trabalhar bem, bebendo muita água (2 a 4 litros por dia), mastigando bem os alimentos, comendo abacaxi e mamão (que possuem enzimas digestivas) e se preciso, complemente com o uso de probióticos prescritos por seu médico ou nutricionista.

Atividades físicas são essenciais! Musculação, caminhada, corrida, bike, natação, patins, enfim, aproveite a estação do calor acorde mais cedo se precisar fazer isso! Exercícios são como escovar os dentes: devem ser feitos todos os dias! Fazer abdominais não emagrece, mas é fundamental para melhorar a flacidez no local, fortalecer a musculatura para uma boa postura e sim, onde temos músculos mais desenvolvidos mais gordura é consumida naquela região!

Frutas da estação são sempre mais nutritivas! Se precisa perder uns quilinhos, invista na melancia, melão, maçã, morango, pêssego, ameixa, nectarina e pera... opa, todas da época, coincidência?! São ricas em água e pobre em calorias! Uma baita dica é sempre que comer a fruta incluir um dos alimentos acima, ricos em proteínas e gorduras boas, ao mesmo tempo, assim reduzimos o índice glicêmico da refeição, traduzindo: diminuímos a velocidade em que esta refeição vai se transformar em açúcar, evitando picos de glicemia e consequentemente de insulina, que agora vocês já sabem que atrapalha o projeto tanquinho!

Coma verduras e legumes sem medo de ser feliz, possuem poucas calorias! Mas prefira os crus, a cenoura por exemplo, cozida se transforma em açúcar bem mais rápido que versão crua ralada, o que faz a produção de insulina aumentar e aí já sabem... 40

A dieta do projeto tanquinho deve ser baseada em: frutas da estação, raízes (batata doce, mandioca, baroa, inhame, cenoura, beterraba), nozes e castanhas, queijos e iogurtes com baixa lactose, proteínas magras (peixes, carnes, ovos, aves, whey protein), gorduras naturais (azeite de oliva, óleo de coco, manteiga clarificada, abacate), muitos vegetais e muita água! Incorpore essas mudanças na sua alimentação e os resultados vão começar a aparecer e permanecer! Lembrando que nosso verão está mais longo!!


41


A qualidade interior

Faz toda a diferenรงa

42


“Selfie” palavra criada pelas redes sociais para designar o ato de auto fotografarse através da câmera do seu celular virou termo de dicionário!

Selfie

Quem ai já mirou a câmera do celular para si mesmo e… click! Bateu aquela foto para postar nas redes sociais? Pois saiba que você – evidentemente – não está sozinho. “Selfie”, termo em inglês utilizado para descrever as fotos que as pessoas tiram delas mesmas no celular foi escolhida como a palavra do ano pelo dicionário Oxford. Com um aumento de uso de 170% nos últimos tempos, a palavra já faz parte da versão online do dicionário desde agosto, e está sendo considerada para ingressar também na sua versão impressa. Selfie virou tão popular que nem só artistas e desconhecidos o praticam. Um dos mais famosos selfies do ano passado foi o do Papa

COMUNICAÇÃO TRADICIONAL

Francisco, com um grupo de jovens dentro da basílica de São Pedro, durante encontro com peregrinos da Diocese de Piacenza. O autorretrato foi publicado pelo jovem Fabio Ragona e o momento do “click” foi capturado por um fotógrafo do jornal ”L’Osservatore Romano”. Recentemente, no enterro de Nelson Mandela, o selfie do Presidente Obama com o premiê britânico, David Cameron, e a primeira-ministra da Dinamarca, Helle Thorning Schmidt, gerou furor nas redes sociais e ficou nos trend toppics do Twitter por bastante tempo. Tudo porquê a sorridente foto teria causado ciúmes na Primeira-Dama Michelle Obama.

E você, já fez o seu selfie hoje?

X mídiasocial

Muito se falou a respeito do “fim” das mídias tradicionais com o crescimento da social mídia, ou mídia de internet, ou de redes sociais. A verdade é que elas vivem muito bem juntas e, inclusive, de forma integrada. Um bom exemplo disto é uso do QR Code. Uma espécie de “código de barras” criado, inicialmente, para indústria automobilística no Japão, que possui grande capacidade de

armazenamento de dados e o mais legal: a possibilidade de ser scaneado por smart phones para acessar diretamente links na internet. Um bom exemplo de integração de mídias é este aqui na Revista Jade. Abaixo, o QR Code que leva você diretamente para o Blog Viver o Melhor da Vida, da Estofados Jardim. Scanea aí e curte lá!

Fique de olho

“Braggie” é a nova moda que está rolando nas redes sociais! São fotos postadas para provocar inveja nos amigos internautas. Segundo Bruno Astuto, as poses mais comuns da modalidade são pose na praia (43%), bebendo um drinque (12%) e os famosos beicinhos para as lentes (3%).

A VIDA MOBILE

E o compartilhamento de experiências O fenômeno das redes sociais e dos blogs, que criam a cada dia novas celebridades na internet, tem um especial ingrediente: o compartilhamento de experiências. Tutoriais, experiências de compra e o compartilhamento de vivências, como o tão atual #projetoverão, a cada dia ganham mais seguidores. Junto com isto, a vida mobile, com internet e câmera na palma da mão, intensifica este movimento, que tem gerado uma verdadeira revolução no agir e no pensar das pessoas. Quem aí antes de comprar algum produto não fez uma pesquisa no Google para saber se alguém já o havia aprovado? Ou, quem aí segue algum blog, perfil no Instagram ou fan page no Facebook em busca de informação, inspiração e troca de idéias? Aposto que para ambas as perguntas a sua resposta será sim. Pois este é o atual comportamento de compra e relacionamento com as pessoas e empresas.

Cintia Kessler vá direto ao blog para viver o melhor da vida

Advogada, Pós-graduada em marketing e gestão de negócios, blogueira, sócia da Blogueteria/Banka, empresa de geração de conteúdo para redes sociais corporativas.

43


RESISTÊNCIA

SUAVIDADE QUALIDADE

Logotipo Colorido Seleção (CMYK)

Versão Vertical

www.metalurgicacelino.com.br Fone : (54) 3451.3135

Tenha o melhor quando se trata de mecanismo em seus estofados. Versão Horizontal


Reprodução: globo.com

informe publicitário

1979

Foi um ano no qual as forças gêmeas do mercado e da religião, suprimidas e descartadas por décadas, retornaram com força total. Empreendedorismo, privatizações, mercado, religião foram forças liberadas neste ano memorável que continuam a moldar o mundo até hoje. Ainda mais surpreendente do que o renascimento do mercado foi o renascimento da religião. A revolução islâmica levou milhões de pessoas às ruas e rapidamente tornou um dos países mais laicos do Oriente Médio em um dos mais ortodoxos.

Ano de fundação da

Estofados Jardim

Em 1979 o Irã sacudiu o mundo ao se transformar de monarquia para o regime dos aiatolás. O Aiatolá Khomeini instaurou a república islâmica. E no Afeganistão os mujahideen se levantaram contra o regime soviético com o apoio tácito dos EUA. Deng Xiaoping começou a liberalizar a economia chinesa. Karol Wojtyla viajou à Polônia como o primeiro papa eslavo. João Paulo II demonstrou que a religião era ainda mais popular no leste ateu do que no oeste capitalista. O ano de 79 marcou também a queda do ditador de Uganda Idi Amin. Na Nicarágua, a revolução sandinista coloca pra fora o ditador Anastazio Somoza. Um desastre nuclear na usina de Three Mile Island, nos Estados Unidos ocasionou vazamento de radioatividade para a atmosfera. Na Fórmula 1 o ano foi do sul africano Jody Scheckter, campeão mundial com a Ferrari.

1979, No Mundo Margaret Thatcher Reprodução: urbanchristiannews.com

Washinton - Estados Unidos

1979, No Brasil

Presidente Figueiredo - 1979 Reprodução: estadão.com.br

Brasília - Brasília

No Brasil tomava posse João Baptista Figueiredo, o último presidente da ditadura militar. Seu mandato ficou marcado pela continuação da abertura política do governo de Ernesto Geisel. Uma de suas frases mais marcantes no primeiro ano de mandato foi: “Eu prendo e arrebento” um recado a quem era contra a anistia. O mandato presidencial de Figueiredo durou seis anos e encerrou 21 anos de ditadura militar no Brasil. Foi assinada a Lei da Anistia Ampla, Geral e Irrestrita para todos aqueles que cometeram crimes políticos. A Rede Globo trouxe para as telinhas a realidade da mulher descasada na série Malu Mulher. Temas que eram assunto proibido até então. No futebol o Sport Club Internacional se tornava campeão invicto, fato jamais repetido na história do campeonato brasileiro. Dentre as perdas do ano, destacam-se as mortes da jornalista Márcia Mendes, do criminoso de guerra Josef Mengele, do escritor e teatrólogo Procópio Ferreira e do ator John Wayne.

45


informe publicitário

Matéria sobre a Novembrada Foto: Diego Wendhausen Passos Acervo: Biblioteca Pública de Santa Catarina

1979, Santa Catarina

A Novembrada é o nome pelo qual ficou conhecida a grande manifestação popular contra o Regime Militar implantado em 1964 no Brasil, ocorrida no movimentado centro de Florianópolis em 30 de novembro de 1979. Vivia-se o período da “Abertura”. Cogitava-se que o presidente que sucederia General João Figueiredo seria civil, mas escolhido em eleições indiretas. Em tal dia, o general Figueiredo foi à capital catarinense para participar de solenidades oficiais, como o descerramento de uma placa em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto. Além disso, conhecer o projeto de criação de uma indústria siderúrgica para posterior liberação de recursos financeiros necessários à sua implantação. A recepção ao presidente-general foi organizada pelos Arenistas Esperidião Amin e Jorge Bornhausen, ambos ainda participantes no meio político nacional.

Florianópolis - Santa Catarina

O episódio está descrito no livro Revolta em Florianópolis, do cientista político Luís Felipe Miguel (publicado pela Editora Insular em 1995) e depois virou um curta-metragem - Novembrada (de Eduardo Paredes)-, premiado pelo Festival de Gramado, em 1996. 1979, o terminal graneleiro da CIDASC oportunizou uma nova trajetória de crescimento. Além dos granéis, o porto passou a movimentar a produção catarinense de manufaturados da região de Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Mafra, Lages e Blumenau.

1979, Jaraguá do Sul

O Prefeito é Victor Bauer, indicado por Esperidião Amim .

Um grande processo migratório se inicia para suprir a necessidade de mão de obra em 82 industrias. Litoral de Santa Catarina

A crescente necessidade de colaboradores inicia um ciclo de abandono das regiões rurais e a busca por condições de uma vida melhor na cidade. É tamanha a demanda que acaba por atrair uma enorme massa de trabalhadores gerando inúmeras necessidades sociais e até mesmo mudança nos hábitos da pacata Jaraguá do Sul, onde a cultura alemã impera e faz distinção entre os aqui nascidos e os vindos de fora.

A cidade da Estofados Jardim

O nome “Jaraguá” é de origem indígena e significa “Senhor do Vale”.

A maior festa da cidade é a Schützenfest. Realizada todo ano no mês de outubro, a Festa dos Atiradores. É o festejar da cultura germânica e da modalidade de tiro ao alvo, tradição regional. Fotografia: Gerson Baumer

Igreja de Nossa Senhora da Conceição Jaraguá do Sul - Santa Catarina

Jaraguá do Sul possui também um grande parque natural, com mais de 17 lagoas, cerca de 35 mil espécies de árvores e plantas da mata atlântica, restaurantes, inúmeros recantos para recreação da família e atividades esportivas inclusive aquáticas. É o Parque Malwee.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Novembrada http://www.cfh.ufsc.br/abho4sul/pdf/Ancelmo%20Schorner.pdf http://contandohistoria1977.blogspot.com.br

46

Parque Malwee - Jaraguá do Sul - SC


Onde tudo iniciou. Com Onivaldo Stähelin como estofador - 1979

informe publicitário

Trabalhar com aquilo que se gosta é

Martelo que acompanhou o fundador desde o início de seu sonho.

Estofados Jardim

Construção do primeiro parque industrial

Primeiro conjunto de estofados produzido em série

Marca 1979

Escritório, Show Room e Fábrica

Complexo industrial Estofados Jardim 2004

Sofá premiado pela Móvel Brasil em 2002

Marca 1999

Sede atual da Estofados Jardim

O mais novo campeão de vendas

Marca atual


48

Rua Floriano Stähelin, 225 - 89.253.610 - São Luis - Jaraguá do Sul - SC www.estofadosjardim.com.br 47 21067599


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.