Page 1

Concurso para a criação de logomarca e/ou logotipo do Curso de Engenharia de Alimentos EDITAL CECTA-SEALI N° 01/2018

Apresentação e Descrição da Proposta de LOGOMARCA Produzida para o curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Maranhão. Autora: Alana Graziela Duarte de Vasconcelos

Figura 1 – Colorido (esquerda) – Preto-Branco (direita).

DESCRIÇÃO CORES: ✓ A soma do branco e do preto resultam em outra cor neutra, o CINZA. Esta cor presente na engrenagem representa a solidez e seriedade do curso de Engenharia de Alimentos. ✓ A cor BRANCA presente no nome “Engenharia de Alimentos” e no ano (2006) de fundação do curso, sugere um pensamento lógico, proporciona harmonia e competência comunicativa. ✓ A cor VERDE presente na folha faz referência à questões ambientais e produtos de apelo sustentável, representando estabilidade e tranquilidade. ✓ A cor MARROM presente no pedúnculo (“da maçã”) sugere a estabilidade em produtos orgânicos e estimula um apetite refinado. ✓ A cor VERMELHA presente nas curvas da “maçã” possui poder de atração, de reflexão e de estimulação nas tomadas de decisões. ✓ A cor AZUL nas iniciais EA e no “círculo” (centro da imagem) faz alusão a cor representativa do curso de Engenharia de Alimentos. É uma cor forte que pode ser relacionada a sensação de higiene, produtividade, segurança e poder de confiança transmitido sucesso. Está intimamente ligada à tecnologia, inovação e criatividade. ✓ A cor PRETA presente na sigla UFMA está associada à força, formalidade e elegância.


Concurso para a criação de logomarca e/ou logotipo do Curso de Engenharia de Alimentos EDITAL CECTA-SEALI N° 01/2018

FORMAS: Engrenagem: Representa um mecanismo preciso, simples, resistente e com aplicação diversificada no ramo da Engenharia de Alimentos, principalmente na indústria. Por ser uma peça sólida bem como intermediadora da tecnologia tende a impulsionar a busca por soluções e novos projetos. Formato da metade de uma maçã: As formas em vermelho (juntamente com o pedúnculo e a folha) remetem à fruta do conhecimento, ou seja, a MAÇÃ. Esse conhecimento pode ser melhor ilustrado pela lei da gravidade, quando ISAAC NEWTON formulou a Teoria da Gravitação Universal com a grandiosa ajuda da maçã. Iniciais EA com “círculo”: As letras EA juntamente com o “círculo” em azul representam as inicias do nome do curso: ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Onde o “círculo” tem a função de traço do meio da letra “E” e de fechar a parte interna da letra “A”. Esse “círculo” pode ser interpretado ainda como forma de compartilhamento de informações, tecnologia e de criar redes de conhecimentos com o objetivo de acrescentar valor.

Profile for Willias Fabio

Engenharia de Alimentos - UFMA  

Logo do curso de Engenharia de Alimentos eleita no concurso do CECTA/SEALI 2018.

Engenharia de Alimentos - UFMA  

Logo do curso de Engenharia de Alimentos eleita no concurso do CECTA/SEALI 2018.

Advertisement