Issuu on Google+

brandbook

A tbit é um organismo, uma marca viva de essência tecnológica, com foco está na constante melhoria dos processos de seus consumidores.


Pelo mundo empresas a cada dia descobrem poder de construir uma marca


tbit brand guideline

v.01

Prefácio

Todo processo de gestão de marca, e a construção da marca na mente dos consumidores, só são possíveis com o cumprimento da promessa.  Falar não basta.


A percepção da marca pelos consumidores não diminui o lucro - o impulsiona.


tbit brand guideline

v.01

Branding

Percepção dos Consumidores

Promessa existe mas não é entregue

Risco de comoditização

Diferenciais exitem mas não são percebidos

Valor Gerado


CompetĂŞncia nos negĂłcio Cumprir bem as tarefas

CompetĂŞncia da marca Cumprir as tarefas certas


tbit brand guideline

v.01

Branding

O esforço da empresa deve transitar por toda sua cadeia de valor e focar na construção de uma marca sólida e acima de tudo prestigiada pelos clientes e demais stakeholders.

É necessário ter consistência, atitude, qualidade e atenção constante e sincera com a satisfação dos consumidores para ser uma marca relevante.


Marca é o resultado do compromisso com a entrega de valor para os clientes.

É preciso bater o martelo, pois a gestão vai muito além da definição da marca. Gerir é conduzir ações e tomar decisões que mantenham a consistência e entrega de valor para os consumidores.


tbit brand guideline

v.01

Promete mais não cumpre? Então não é Branding Branding tornou-se um dos conceitos mais falado nas pautas de negócio. Mas a realidade mostra que na prática é ainda muito pouco praticado.

Segundo grandes autores, em especial Keller e Machado, em 1960 branding passou a ser utilizado para representar a gestão de uma marca. Contudo é possível observar em muitas empresas centenárias que a preocupação com a marca remota a datas anteriores, e no meio acadêmico, idem, pesquisadores no começo do século xx reconheciam o valor da prática, porém utilizavam um termo mais literal: Brand Management. Branding se popularizou e a expressão propagou muito mais rapido que o seu significado. O próprio conteúdo foi distorcido e confundiu com identidade visual e comunicação. Contudo o mais importante o comprometimento com o consumidor e a qualidade intrínseca são pouco falados. Pouco se fala sobre a entrega da promessa da marca.

Como fica uma marca quando seus produtos são retirados das gôndolas por contaminação? Como fica uma marca quando os consumidores recebem péssimos atendimentos? A verdade é que o que na maioria das vezes é entregue como branding é a errada a ideia de que a empresa deve ser "bonita" apenas da porta para fora. Uma grande marca é o resultado do compromisso da entrega de valor, a preocupação com a eficiência e satisfação dos consumidores e dos funcionários. Somente falar e não cumprir pode até no curto prazo melhorar as vendas, mas no decorrer do tempo fracassam e não se tornam marcas de valor, se desprestigiam e não fidelizarem seu clientes.


Pesquisas Questionรกrios em: http://wy-branding.com.br/branding-pesquisa-tbit.pdf


tbit brand guideline

v.01

Análise atitude singularidade e associação da marca

Os consumidores são positivos ao nome. E a relação com tecnologia e não associação com agronegócio fortelece a possibilidade de expansão da marca.

No teste de singularidade do nome da marca apresentou dificuldade em se definir como diferenciada, entretanto os resultados não foram catastróficos. No entanto a análise dos demais testes demonstraram uma atitude favorável em relação a marca, e sugere que a eliminação do nome não é uma ação inteligente, e seria uma grande perda para a gestão da marca. Outro fator a ser considerado é o registro da marca já feito junto ao INPI. No questões relacionadas à atitude em relação a associação da marca ao agronegócio o resultado se mostrou pouco relevante. No teste de escolha

associativa da marca ao agronegócio e tecnologia prevaleceu a associação óbvia e unanime a favor da tecnologia, um ponto de conforto para expansão da tbit como uma marca mãe. Assim se concluí como alternativa o fortalecimento da identidade através de outros elementos de marca como: slogan, redesign do logo. Implementar mudanças na estratégia de promoção e plataforma de comunicação, aderir a contratação de uma assessoria de imprensa, e projetar nova estratégia de arquitetura da marca que imporá a necessidade do desenvolvimento de submarcas para os produtos da tbit.


tbit brand guideline

v.01

Análise identificação com a marca por meio do viés do consumo É necessário retrabalhar os valores, atributos e posicionamento da marca.

Dada a especificidade dos serviços e produtos da tbit, e o direcionamento da pesquisa para a áreas internas da UNB e UENF o resultado deveria ser positivo em relação a identificação do público com a marca.

É necessário retrabalhar os valores, atributos e posicionamento da marca, desenvolver a estratégia adequada e comunicar com a adequada sinergia entre a necessidade e motivações dos consumidores e cultura da tbit.

Somente uma respondente foi capaz de descrever a marca como pessoa, o que revela a falta de uma identidade capaz de transmitir de maneira mais perceptível as características de uma marca sólida. Segundo o respondente a marca pode ser descrita como uma pessoa focada, resposta esperada dada as percepções mostradas na pesquisa anterior sobre a associação da marca com a tecnologia.

Outra emergência é o trabalho de relacionamento com os stakeholders por meio da assessoria de imprensa e do constante contado direto para culturalização da marca e construção de fidelidade. A wy branding sugere a o desenvolvimento de serviços de suporte aos consumidores, sac online, softwares com plano de assinatura e demais ações que mantenham os clientes em constante contato.


tbit brand guideline

v.01

Poder da marca em endossar os serviços e produtos ofertados e intensão de compra. *Pesquisa com estímulo de anúncio.

Após o enviesamento com o anúncio, esperava-se uma avaliação positiva do logotipo e nome da marca em relação ao texto e imagem. Porém a média da avaliação se apresentou em 2 pontos dentro de uma escala de 1 a 5, tanto no quesito relação do logotipo e nome com o anúncio como no interesse na busca de informação sobre a marca. Importante apontar que o texto usado para o anúncio foi retirado diretamente do site da tbit. A confiabilidade da marca alcançou 3 pontos em uma escala de 1 a 5, não é uma nota crítica, principalmente pela comprovada conexão com a marca. No teste dual de confiabilidade - sim

e não - o resultado foi positivo. Dois testes para a mesma pesquisa foram feitos para uma melhor conclusão, sobretudo apesar de apontarem para uma conclusão positiva à expansão da marca, é necessário fortalecer a comunicação do benefício ofertado pela marca. As pessoas que descreveram a marca como pessoa apontaram como uma marca séria, confusa e associada com equipamentos de segurança. Ou seja, distante dos valores internos e crenças da empresa. Concluí-se a necessidade de rever a comunicação do DNA da empresa.


tbit brand guideline

v.01

Análise de Atributos termómetro de atributos e proeminência da marca Resultado do termômetro ao lado

Com exceção da dualidade analógica versus tecnológica, em que a analise pesou para tecnologia, todas ficaram com a média 4, 5 ou 6. O resultado revela a dificuldade do público para atribuir adjetivos à imagem da marca. Sobre a proeminência, ninguém se mostrou capaz de visualizar qualquer produto, marca ou empresa que faça algo similar a tbit. Por outro lado o público foi incapaz de identificar o campo de atuação da tbit. Sobre a possibilidade de expansão da tbit para outros campos as respostas foram: Análise por imagem em outros setores; A marca é genérica e engloba

todos os sistemas tecnológicos ou campos da inovação; Como a marca não se identifica em apenas um setor, no caso agronegócio, então ela pode ser agregada sob formato de diversos sistemas como: identificação de peças industriais, recursos minerais, hídricos, etc; Enquadra em assistência técnica e fábricas de softwares e tecnologia. As respostas mostram que prejudicar a percepção sobre os seus produtos a tbit pode, com a estratégia certa para a marca, expandir seus negócios para outras áreas.


tbit brand guideline

v.01

Termômetro de atributos

O termômetro compara a um valor atribuido à marca com seu oposto para analisar se existe concordância entre as convicções dos gestores, estratégia nova e anterior com a percepção dos consumidores.

Poluída

Limpa

Distante

Próximo

Bruta

Refinada

De valor

Barata

Antigo

Novo

Tecnológica

Analógica

Leve

Pesada

Inusitada

Comum

Inovadora

Ultrapassada

Ativa

Passiva

Ambiental

Industrial


tbit brand guideline

v.01

Avaliação de BrandEquity Avaliação da marca pelos consumidores

As respostas para conexão e lealdade com a marca, e utilidade da marca, cujo objetivo era analisar a possibilidade de expansão da marca, ficaram acima dos 4 pontos, em uma escala de 1 a 5. O resultado demosntra que as mudanças e a expansão da tbit para uma marca mãe podem ser feita sem causar danos aos consumidores. Nos questionários para descrição da tbit, a marca foi descrita pelos seus atributos funcionais, utilidade, o que sugere a alta percepção de confiança e competências da tbit. As palavras comprometimento, responsabilidade, dedicação e boa vontade expressam a percepção que a tbit é competente.

Conforme as análisse das pesquisas o principal trabalho a ser feito é sobre a percepção da imagem, comunicação da promessa da marca, personalidade e identidade, todos posicionados de maneira adequada na estratégia e a arquitetura de marca. Os resultados confortam às mudanças, e sugerem que a não resistência dos clientes em relação as modificações. Responderam que o propósito da tbit é entregar mais tecnologia. E que os valores da tbit são: responsabilidade, qualidade. Como promessa apontaram a "entrega" de inovação. É importante nos três casos comparar com a cultura da tbit e estratégia de posicionamento.


tbit brand guideline

v.01

Dna e cultura colaboradores As respostas apresentam alto nível de comprometimento dos colaboradores com a empresa e consequentemente com a marca, a inventividade e atitude proativa são unanimidade, é possível que devido ao modelo que integra a relação funcionários e coordenadores, e pela forma como nasceu a tbit, por meio do empreendedorismo, dentro de um cenário tecnológico e técnico. A maioria dos colaboradores dizem ter aprendido mais com a empresa do que contribuído, esse fator remete para uma cultura colaborativa e inventiva. As palavras utilizadas para explicar a empresa foram: Inovação, tecnologia, criatividade e desenvolvimento. O propósito da tbit foi descrito como "inovação e melhorias que podem ser feitas no agronegócio". Destaque para a palavra "melhoria", pois demonstra um caminho para o posicionamento da marca e sua expansão. Os termos criatividade e busca por novidades também foram utilizadas

pelos colaboradores para descrever o propósito. O que mantém o outrora mencionado espírito inventivo tbit. Sobre à promessa da marca, segundo as respostas foi possível extrair uma repetição nas afirmações, são elas: melhorias, otimização, praticidade e facilidade. É notável a sinergia entre propósito e promessa por parte dos funcionários. Fator necessário para a alinhamento da cultura organizacional - DNA da marca - e estratégia de marketing. A descrição da marca como pessoa pelos colaboradores foi positiva. Eles apontaram a marca como inovadora, proativa, criativa, séria e objetiva, e principalmente capaz de carregar a evolução para outra empresa. É notável a existência de uma forte cultura interna, porém que é pouco refletida na comunicação da empresa e atitudes externas. É necessário o trabalho desses valores nos pontos de contato da marca.


tbit brand guideline

v.01

Dna e cultura Coordenadores Os colaboradores se demonstraram proativos e alinhados a marca, por outro lado os resultados da pesquisa com proprietários e coordenadores apresenta resultados inadequado, ou seja abaixo do esperado. A média foi de 2 em uma escala de 1 a 5.

Sobre a proatividade e frequência aos eventos de tecnologia o resultado foi a média de pontuação 3 em 1 a 5. Um resultado esperado dado a diferença de funções entre as pessoas, um valor não que não representa problemas, mas que pode melhorar.

Na pergunta sobre o quão vinculado se é com a marca a pontuação média foi de 2,6 na escala de 1 a 5. E sobre o quanto cada um avalia que outras pessoas enxergam coordenadores, os proprietário e fundadores como personagens importante e influentes para a marca a pontuação média foi de 2,33, também em escala de 1 a 5.

Todos foram otimistas às iniciativas de expansão. Apoiam a diversificação em outras áreas. Desde que se fortaleça a tbit no agronegócio.

Contudo, paradoxalmente a pergunta sobre o quanto se consideram como figuras importantes, ou personalidade representativa da marca, a pontuação média foi de 4.17 em escala de 1 a 5. O resultado sugere que a cobrança é mais forte que a atitude, tendo assim como necessidade rever algumas questões de cultura organizacional e atitude dos líderes ao alinhamento com os propósitos e promessa da marca.

Ao descreverem a tbit como pessoa, todos foram íntimos com a história e confortáveis em atribuir adjetivos à marca. Novamente a inventividade e a criatividade foram destaques, porém pouco associada com a tecnologia. Conclusão é a necessidade de unificar as intensões e percepções. Trabalhar o posicionamento, mudar o discurso, identidade e pensamento estratégico em geral. E apresentar soluções que sejam confortável para a empresa e que comunique aos consumidores de maneira que agrade suas motivações de consumo.


É necessário unificar as intensões da tbit com as movitações e percepções dos consumidores


Todos que possuem necessidades são motivados por elas para a agirem. Motivação é o que antecede a compra, o motivo pelo qual o consumidor está convicto de que precisa de algo.


tbit brand guideline

v.01

Motivação dos consumidores

Os consumidores da tbit buscam soluções, uma empresa, uma marca, capaz de inovar e otimizar o dia-a-dia deles. A otimização carrega diversos significados: inovação, solução, otimismo, performance, proatividade. A ideia de fornecer inovação e tecnologia deve estar acima de qualquer atributo técnico e ser traduzidos em forma de promessa, propósito e na estratégia de posicionamento.


No core da tbit reside o espirito solucionador que proporciona para os seu consumidores a melhoria de seus neg贸cios.


tbit brand guideline

v.01

Estratégia competitiva Diferenciação Segundo Michael Porter, existem três estratégias competitivas genéricas, são elas: Preço, Diferenciação e Foco. Após as análises, a estratégia adotada foi a diferenciação, pelos seguintes motivos: Clara oportunidade em um campo em desenvolvimento; Vículo com universidades de renome; Marcas sob patente; Competências necessárias

para expandir a empresas em diversas linhas de análises. A diferenciação visa a eficiência em diversar áreas, para empresa e para marca, visando sempre a necessidade dos consumidores sobretudo em um aspecto mais sensível e não técnico, ou seja, diferenciais abrangentes para outros setores de análises.

A constante evolução e investimentos são necessários para a diferenciação. Muito se fala sobre os investimetos em imagem, comunicação e reputação, mas os maiores diferenciadores são: qualidade; atenção ao cliente; suporte técnico e serviços auxílio e apoio aos consumidores.


tbit brand guideline

v.01

Arquitetura de Marca TBIT

marca corporativa endossante (estratégia de Marcas Endossadas)

GROUND EYE

ODIC

BIOEYE

Marca guarda chuva: linha de análise por imagem com endosso sinalizado. Modificador

01

Modificador

02

Modificador

03

Possíveis novas marcas individuais ou guarda chuva.


Arquitetura de marca são critérios estratégicos que organizam a marcas de um porfólio. Otimiza os recursos e organiza a percepção do público em relação as marcas.


tbit brand guideline

v.01

Estratégia de posicionamento Existem dez tipos de caminhos para o posicionamento, são eles: (1) Posicionamento por um atributo, (2) Posicionamento por benefício oferecido (3) Posicionamento por competência (4) Posicionamento por estilo de vida (5) Posicionamento por tipo de aplicação ou uso (6) Posicionamento por tipo de usuário (7) Posicionamento contra o concorrente (8) Posicionamento por categoria (9) Posicionamento por qualidade (10) Posicionamento por preço

Conforme os resultado das pesquisas e as necessidades apresentadas pelos consumidores é evidente que a marca deve ser orientada e posicionada para o benefícios oferecido.


tbit brand guideline

Tangiliblizando o posicionamento promessa da marca A promessa é a estrela guia de uma marca verdadeira, é o compromisso com os consumidores, uma maneira de tagibilizar o posicionamento em um discurso claro e possível de ser cumprido. “Nossa promessa é a otimização do desempenho e agilidade produtiva de nossos clientes".

v.01


tbit brand guideline

Tangiliblizando o posicionamento promessa da marca Experiência emocional proporcionada

Ser cliente da tbit não tem nada a ver com fazer análises ou com capacidades técnicas. Ainda que sejam importantes e relevante, o aspecto decisivo para os consumidores encontra na capacidade da fazer o cliente perceber que a tbit otimizará sua empresa dele e a fará mais produtiva e competitiva.

v.01


tbit brand guideline

Tangiliblizando o posicionamento competência essencial Competência essencial é um valor que dificilmente um concorrente ou produto substituto copiarão ou terão grande dificuldade para copiar. A competência essencial proporcion à empresa maior competitividade nos negócios.

Agilidade no desenvolvimento de sistemas computacionais e de processamentos digitais, inteligência artificial e outros.

v.01


Sugestões wy branding Para que a competência seja percepida como expertise diferenciadora: 1. Métodos ágeis de desenvolvimento. 2. Performance: acelerar oa processo. 3. Possibilidade de lançar sistemas betas para agilizar o uso e se necessário fazer atualizações aproveitar o feedback dos usuários enquanto operam oa sistemas. 4. Desenvolver produtos e serviços que possam ser ofertados por assinatura que garantam um ativo “de renda fixa”.


tbit brand guideline

DNA personalidade

tbit como uma pessoa Inventiva, entusiasmada e apaixonada por novidades e tecnologias em prol de mudanças na vida das pessoas, na sociedade e nas empresas. Uma pessoa com seus 25 a 35 anos de idade, é uma marca, proativa, focada em buscar soluções e ver o resultado acontecer. Veste roupa social esporte e não tem vergonha de ser workaholic, contudo prefere o termo worklover.

v.01


tbit brand guideline

v.01

DNA atributos

Proativa

Tecnol贸gica

En茅rgica

Criativa

inventiva

Inteligente


tbit brand guideline

DNA arquétipo Segundo Carl Jung arquétipo é a primeira percepção de algo. São imagens contidas no inconsciente coletivo da sociedade.

O criador Conhecido como inovador, pretende criar coisas que gerem valor para si e para os outros, que sejam úteis e duradouras. Para que o arquétipo funcione a empresa deve incentivar a inovação, as ideias e a viabilizá-las.

v.01


Palavras certas ecoam na mente dos que ouvem atentamente. Sobretudo, Comunicar nĂŁo ĂŠ o que se diz, e sim o que o outro entende.


tbit brand guideline

Tom de voz

Os textos de e-mails, telefonemas, mensagens e comunicação em geral, devem ser de linguagem amigável, simples, leve e enérgica.  Devem fugir dos termos técnicos e formalidades. Ainda que para alguns possa parecer errado, é necessário escrever na primeira pessoa do plural, ou seja, “nós da tbit”.

v.01


Enquanto a comunicação se torna mais complexos, os sinais visuais e produtos seguem o caminho da simplificação. A rápida percepção responde ao acelerado ritmo da sociedade atual, leva ao reconhecimento que simplicidade é um valor, e que muitas as vezes o menos é mais. As expressões visuais quando repletas de informações conflitantes interferem na rapidez de percepção de seu principal significado. Se não identificadas com a acelerada evolução técnica perdem aos poucos, seu poder de referência. Wollner, Alexandre Wollner: Design Visual 50 Anos


DESEMPENHO Empresas saudáveis e competitivas apresentam desempenho positivo, crescente, para cima.

CRESCER E EVOLUIR A vida está para o crescimento tal qual a inovação está para os negócios. Um depende do outro e são necessários quando solucionar e otimizar.

CURVA EXPONENCIAL CRESCENTE A tradução geométrica do resultado positivo, sua expressão é utilizada por todos que almejam representar uma progressão positiva.


Subir Evoluir

Crescimento Otimizar


tbit brand guideline

Logotipo e slogan

v.01


tbit brand guideline

v.01

Pantone 3385c RGB #26D4A6 CMYK 65 0 50 0 100% Black CMYK 0 0 0 100


tbit brand guideline

AnĂşncio intitucional

v.01


TĂ­tulo de campanha:

Projetar o futuro desempenhando competĂŞncias.


brandbook

GroundEye tbit's System GroundEye uma submarca tbit com foco nas no agroneg贸cio


tbit brand guideline groundeye

Prefácio

GroundEye é uma submarcada tbit e tem por objetivo ofertar produtos e serviços especificamente para o agronegócio.

v.01


Necessidades especifica requer atenção especifica e uma marca focada


tbit brand guideline groundeye

v.01

Estratégia competitiva Foco Segundo Michael Porter, existem três estratégias competitivas genéricas, são elas: Preço, Diferenciação e Foco. Após as análises e reuniões junto a tbit , a marca GroundEye adotará a estratégia de foco em análise para o agronegócio, e deve ser fortemente endossada pela marca tbit .

Os motivos são: Forte presença no campo do agronegócio; O endosso da tbit faz ambas marcas crescerem em valor; diminui a tensão sobre tbit para que ela possa entrar em outros campos, facilita as negociações, evita que os produtos desenvolvidos para outros negócios gere confusão na mente dos consumidores.

Comunicação direta e na linguagem do setor de agronegócio. Para confirmar a estratégia os pontos de contato devem padronizar e adotar a identidade da marca, por exemplo no site da tbit deve haver uma área para a marca GroundEye e sua identidade.


tbit brand guideline groundeye

v.01

Estratégia de posicionamento Existem dez tipos de caminhos para o posicionamento, são eles: (1) Posicionamento por um atributo, (2) Posicionamento por benefício oferecido (3) Posicionamento por competência (4) Posicionamento por estilo de vida (5) Posicionamento por tipo de aplicação ou uso (6) Posicionamento por tipo de usuário (7) Posicionamento contra o concorrente (8) Posicionamento por categoria (9) Posicionamento por qualidade (10) Posicionamento por preço

Conforme a definições estratégicas de foco,a marca GroundEye deve carregar todos serviços e produtos que forem desenvolvidos para o agronegócio. O posicionamento poderia ser pelo tipo de uso, no entanto conforme a necessidade apresentadas nas pesquisas o posicionamento ideal se fixará no tipo de usuário, ou seja, específica ao agronegócios.


tbit brand guideline groundeye

v.01

Tangiliblizando o posicionamento promessa da marca

“A marca promete focar esforços para que seus consumidores possam ter um melhor desempenho e agilidade nas análises para o agronegócio”


tbit brand guideline groundeye

v.01

DNA personalidade

GroudEye como uma pessoa Resolvida e decidida, GroundEye é focada e sabe muito bem o solo em que pisa, o agronegócio. Para ser consistente a marca possui similaridades com a marca mãe tbit, como proatividade, desejo de solucionar problemas e tecnologia. Contudo GroundEye possui suas particularidade, é uma marca pé no chão e assertiva nas decisões. Assertividade não é “acertar”, mas firmar suas decisões e orientações.


tbit brand guideline groundeye

DNA Arquétipo Segundo Carl Jung arquétipo é a primeira percepção de algo. São imagens contidas no inconsciente coletivo da sociedade.

O PRESTATIVO Sua meta é ajudar. Sempre em busca da estabilidade e “chãos mais firmes” para si e para os seus próximos. Para que o arquétipo funcione a atenção aos consumidores deve ser intensa.

v.01


tbit brand guideline groundeye

v.01

Naming

Terra, terreno, campo remete ao agronegรณcio

Olho, visรฃo, remete para as anรกlises


Identidade visual GroundEye


Germinar Germinar é crescer, evoluir, e remete, conceitos que se alinham com a marca mãe tbit. Germinar remete para um novo momento que virá, fazendo menção ao momento pós aquisição do sistema pelos consumidores. Germinar referencia os pastos por ser pela semiótica um indice, fragmento do campo, da fazenda, da natureza.

Olho, Lente, Olhar pela lente O olho é quase que universalmente considerado o símbolo da percepção. Somado ao conceito de lente a ideia do logotipo é remeter ao olhar pela lente, ou seja, olhar a germinação pela lente, e remete ao processo análitico ao qual o produto e marca se propõe.


tbit brand guideline groundeye

Logotipo e tagline

v.01


tbit brand guideline groundeye

v.01

Pantone 368 C RGB #7AC143 CMYK 60 0 100 0 100% Black CMYK 0 0 0 100


brandbook

BioEye

tbit's System BioEye e uma submarca tbit com foco em laborat贸rios e biomedicina


tbit brand guideline bioeye

Prefácio

BioEye é uma submarcada tbit e oferta produtos e serviços de análise especificamente para o labóratórios e biomedicina.

v.01


tbit brand guideline bioeye

v.01

Estratégia competitiva Foco Segundo Michael Porter, existem três estratégias competitivas genéricas, são elas: Preço, Diferenciação e Foco. Após as análises e reuniões junto a tbit , a BioEye focará na análise para laboratórios e biomedicina e deve ser endossada pela marca tbit .

Os motivos são: público com perfi especifico; marca precisa ter um tom um pouco mais sério que suas companhaieras e marca mãe tbit; diminui a tensão sobre tbit para que ela possa trabalhar especificamente com biomédicos e laboratórios de forma a facilitar as negociações.

Comunicação direta, uma marca um pouco mais sóbria que a marca mãe tbit . Para confirmar a estratégia os pontos de contato devem padronizar com a identidade BioEye, por exemplo no site da tbit deve haver uma área para a marca.


Grandes marcas sĂŁo aquelas que conversam na lĂ­nguagem de seus consumidores.


tbit brand guideline bioeye

Estratégia de posicionamento Existem dez tipos de caminhos para o posicionamento, são eles: (1) Posicionamento por um atributo, (2) Posicionamento por benefício oferecido (3) Posicionamento por competência (4) Posicionamento por estilo de vida (5) Posicionamento por tipo de aplicação ou uso (6) Posicionamento por tipo de usuário (7) Posicionamento contra o concorrente (8) Posicionamento por categoria (9) Posicionamento por qualidade (10) Posicionamento por preço

Conforme a definições estratégicas de foco, a marca BioEye deve carregar consigo todos serviços que forem desenvolvidos para a nálises laboratoriais e BioMedicina. A MARCA SE POSICIONA POR TIPO DE USUÁRIO: Quimicos, laboratórios, biométicos.

v.01


tbit brand guideline bioeye

v.01

Tangiliblizando o posicionamento promessa da marca

“A marca promete focar esforços para que seus consumidores - laboratórios e biomédicos, possam ser mais agéis e precisos em análises laboratoriais”


tbit brand guideline bioeye

v.01

DNA personalidade

BioEye como uma pessoa Focada e séria a marca BioEye é segura e conversa muito bem com seu público alvo. A marca para ter consistência possui similaridades com a marca mãe tbit, como o desejo por solucionar problemas e o interesse por tecnologia, contudo a marca agrega para sua própria personalidade características como: analítica, centrada, não muito quente, uma marca mais exata e biológica do que humana.


tbit brand guideline bioeye

DNA Arquétipo Segundo Carl Jung arquétipo é a primeira percepção de algo. São imagens contidas no inconsciente coletivo da sociedade.

O PRESTATIVO Sua meta é ajudar as outras pessoas, é atencioso e cuidadoso. Sempre em busca de situações seguras para poder proporcionar conforto aos outros. Para o arquétipo funcionar a marca precisa ser extremamente cautelosa e calculista com suas decisões para que os clientes se sintam no centro das atenções e que estão conversando com uma marca que pertence a mesma cultura que eles.

v.01


tbit brand guideline bioeye

v.01

Naming

Biomedicina, Biologia, Biomédicos

Olho, visão, remete para as análises


Identidade visual BioEye


dupla hÉlice do dna Por ByoEye ser uma marca objetiva e focada o painel semântico foi a melhor estratégia para chegar a um símbolo que traduza a marca ao consumidor. A dupla hélice do dna é um elemento comum, que se repete, ao pesquisar por Biomedicina, Biologia, Quimica e Laboratórioa. É importante destacar que no símbolo da Biomedicina o dna aparece o envolvendo provando ser um elemento de importância para área. E a cor Azul parece ser a mais presente no seguimento laboratorial.


tbit brand guideline bioeye

Logotipo e tagline

v.01


tbit brand guideline bioeye

v.01

Pantone 306C RGB 00B9E7 CMYK 80 0 5 0 100% Black CMYK 0 0 0 100


O manual só é util se utilizado para orientar a tomada de decisões. Marcas são construídas dia após dia e por isso requerem a gestão, o branding. São nas ações que grandes marcas são feitas. Mais cedo ou mais tarde será preciso bater o martelo e tomar uma decisão.


Como parte do processo de gestão das marcas, quando for necessário tomar decisões façam as seguintes perguntas:

A promessa da marca está clara na decisão e ação em questão? Como transmitir a promessa da marca na decisão/ação em questão? Quão forte está a personalidade e arquétipo da marca na situação em questão? Como podemos melhorar? Nosso atendimento, contato com cliente, está alinhado à promessa e posicionamento de cada marca conforme seu público em questão? Como podemos automatizar as ações para que se mantenha os critérios de gestão das marcas? Estamos conversando na lingua dos clientes da marca em questão? Estamos entregando o beneficio emocional esperado de otimizar a empresa do cliente ou um beneficio de viés exclusivamente técnico? Para uma situação em questão como podemos envolver os clientes no processo? Se fôssemos fazer uma coisa que captura-se os corações de nossos funcionários, e se alinhasse com a marca, o que seria?


O sucesso da marca está na capacidade de tomar decisões corretas. A Wy Branding mostrou um caminho, mas cabe a tbit fazer aconteceer. O único segredo é seguir os critérios e garantir a consistência estratégica, nunca desistam pois somente com ações, dia após dia, que se colhe os frutos da construção de uma marca. Branding é um processo que deve ser confortável, natural e possível. Sobretudo não se pode esperar que ocorram mudanças no exterior quando não se muda no interior. Branding começa de dentro para fora.


Agradecimentos da Wy Branding a toda equipe e amigos tbit

ASSESSORIA DE BRANDING

wy-branding.com.br facebook.com/wy.branding


Brandbook 01