Page 1

10

São Gonçalo do Amarante, 30 de setembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 43

EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 43 - FUNDADOR: Manacy Henrique da Silva - São Gonçalo do Amarante, 30 de setembro de 2011

www.osaogoncalense.com.br Rua Benedito Santana - Amarante

Rua Benedito Santana - Amarante

A força da notícia

Pesquisa mostra, caso a eleição fosse hoje, a vitória de Jaime Calado com 49,5% dos votos PESQUISA ESTIMULADA PESQUISA ESPONTÂNEA

? JAIME 50

POTI

JARBAS

JOSÉ TARGINO GERALDO

TEREZA

49,5%

50

Brancos e Nulos

40

Rua Benedito Santana - Amarante

30

26% 4%

20

Risol Center Rua Benedito Santana - Amarante

Variedades

JAIME

3%

4,5% 4%

4%

Indecisos

POTI

JARBAS

JOSÉ TARGINO GERALDO

TEREZA

28%

30

10% 3%

20

10

10

0

0

2%

5%

3%

5%

Jaime Calado inaugura ampliação da rede água da zona rural.

O adeus de Maninho começou no primeiro desabotoar-se de orvalho da madrugada, desta segunda-feira (5), fria e responsável por tragar a sua última respiração entrecortada, que fora provocado por uma doença que abalou a fé de uma população inteira de amigos. (Página 2)

Os Congos de Calçola de São Gonçalo recebeu Troféu Cultura 20 O troféu Cultura chegou em sua 8ª edição e contou com apoios importantes de entidades que orientam e coordenam a execução da política cultural do Estado e na capital potiguar.

(Página 8)

(Página 4) Ledson França Jaime Calado entrega fardamento

Página 4

Paulo Roberto Bola Cheia Bola Murcha

Página 5

Manacy Henrique

Dauri Macedo

Gladyson

O Ato de Filiação do PMDB foi fraco e sem conquista

O prefeito Jaime Calado recebeu a comissão do JegueFest P/ Manacy

Os congos de Calçola de São Gonçalo recebeu o troféu Cultura 20 P/ Glaucio

Página 6

Página 6

Imobiliária Contabilidade Rua Pres. Mascarenhas, 366 - Quintas - Natal/RN

Tel.: (84) 3653.3013 Cel.:(84) 9968.4232 E-mail: franciscojosecosta@bol.com.br

36%

Morre o maior amigo do povo da Zona Rural

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, inaugurou na noite do último sábado (24) a construção, instalação e funcionamento do sistema de abastecimento de água das comunidades de Poço de Pedra, Campinas, B e l a Vi s t a , G e n i p a p o , Camaragibe e Lagoa da Onça

CRC/RN 3469

?

Não souberam responder

A pesquisa Data Control, contratada pelo jornal O SÃOGONÇALENSE, foi às ruas de São Gonçalo do Amarante, e constatou que o prefeito Jaime Calado continua (Página 8) sendo o preferido da população para conduzir, por mais quatro anos, os destinos da cidade.

(Página 2)

Técnico Contabilidade

4%

4%

Brancos e Nulos

O PRB nasceu e se tornou grande no município graças à inspiração partidária do vicepresidente Chanxe e da visão política do prefeito Jaime Calado. Quanto a sua formação se deve a Maciel, Eudócio e outros filiados. Que fique bem claro para todos que o autor intelectual dessa obra eleitoral é Chanxe.

Francisco José

Mendes

40

5%

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) fez uma convenção de gente grande e foi maior que o PR e o PSB

Risol Center Rua Benedito Santana - Amarante

Edson Valban

(Página 6)

Página 8

João Pedro

Inaugurado primeiro conjunto do Minha Casa, Minha Vida em São Gonçalo

Página 8


02

São Gonçalo do Amarante, 30 de setembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 43

São Gonçalo do Amarante, 30 de setembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 43

Manacy Henrique

Manacy Henrique

manacy2308@hotmail.com

manacy2308@hotmail.com

Roda

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) fez uma convenção de gente grande e foi maior que o PR e o PSB

Viva Calafange

O secretárioadjunto da Secretaria de Serviços Urbanos comandada por Magnus Kébio, Calafange, não terá força política para levar adiante o seu projeto de candidatura a vereador. Nem terá como bancar a candidatura da esposa. Palavra de Xi, seu pai, palavra de Nino.

Paulo Barreto O mais novo filiado do PSB, Paulo Barreto, demonstrou seu p o d e r d e articulação no Ato de Filiação do partido presidido pelo vereador Mendes. Tem como base eleitoral o distrito de Santo Antônio do Potengi. Quem acompanhou o précandidato no evento foi de camisa amarela.

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) comandado no Estado por Valdir Trindade, neste domingo (18), às 15h, na Câmara Municipal de São Gonçalo, realizou a sua Convenção Cartorial. A participação do povo e dos convencionais do PRB foi muito maior do que a do PR e do PSB. O PRB nasceu e se tornou grande no município graças à inspiração partidária do vice-presidente Chanxe e da visão política do prefeito Jaime Calado. Quanto a sua formação se deve a Maciel, Eudócio e outros filiados. Que fique bem claro para todos que o autor intelectual dessa obra eleitoral é Chanxe.

A grandeza e o sucesso do evento aconteceram em função do interesse partidário de todos os candidatos. Triunfou o espírito de solidariedade do grupo. Não havia estrela política, mas destacou-se com excelência o orgulho de ser um avante do Partido Republicano Brasileiro em São Gonçalo do Amarante. O filiado Ailton Fagundes, ainda dentro do seu discurso, teve dificuldade de entender a ausência do vereador presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Geraldo Veríssimo. “O amigo Geraldo foi a pessoa com quem eu tanto me aconselhei e não está aqui para prestigiar uma festa democrática dessa magnitude” declarou Ailton. Já o presidente do partido Eudócio Mota, o vice Chanxe, doutor Júnior Smyth e Maciel engrandeceram a humildade e a compreensão do prefeito na construção da legenda. O prefeito Jaime Calado não conseguia esconder a sua satisfação a cada aplauso quando o seu nome era citado pelos oradores. Diante do entusiasmo do povo que, literalmente, encheu a Câmara, o prefeito finalizou o seu discurso enfatizando:“O PMEU, como fora chamado por um bom tempo, agora, não é PMEU, é PNOSS!

Morre o maior amigo do povo da Zona Rural

Inaugurado primeiro conjunto do Minha Casa, Minha Vida em São Gonçalo O prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, iniciou o feriado de 7 de setembro cumprindo agenda administrativa. Ele recebeu na manhã desta quarta-

feira o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Roberto Sérgio, para inauguração do conjunto Jomar Alecrim, seguida de um café da manhã junto aos moradores.

O residencial Jomar Alecrim é o primeiro do programa Minha Casa, Minha Vida no município que na primeira etapa beneficiou 305 famílias. No local a prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos já instalou iluminação no acesso ao conjunto e em breve será instalado uma unidade do Programa de Saúde da Família. “Esse empreendimento é fruto de uma parceria forte entre a prefeitura de São Gonçalo e o governo federal. Além das 305 moradias deste programa o município já entregou 589 casas populares do Programa de Subsídio Habitacional (PSH) em todas as comunidades. Estamos buscando a construção de mais casas atender ao nosso povo”, declarou Jaime. Após a solenidade, Jaime Calado e Roberto Sérgio, acompanhados do deputado estadual Fernando Mineiro(PT), além de moradores, vereadores, secretários e assessores descerram a placa que marca a inauguração oficial do conjunto Jomar Alecrim.

Eraldo Paiva defende o nome de Dona Militana para o Aeroporto de São Gonçalo

Eudócio e Chanxe Entendi como um momento ú n i c o e importante a criação do Partido Republicano Brasileiro (PRB) para a base aliada do prefeito Jaime Calado. Não concordo com aqueles que afirmam que esse fato pode levar o abandono das trincheiras do grupo do prefeito. Aconteceu com Jarbas por incompetência administrativa e ignorância política.

A missa de corpo presente do ex-presidente da Câmara que fora provocado por uma doença que abalou a fé de uma Municipal de São Gonçalo, Edson Coelho da Silva, celebrada população inteira de amigos. pelo Padre André, na Câmara Municipal de São Gonçalo do Não precisei pesquisar sobre a bela e grandiosa história Amarante, terminou por volta das 15h. O cortejo saiu da política do cidadão Maninho por uma razão muito simples: Foi Câmara para o cemitério Morada da Paz, onde foi realizado, às casado com a minha prima Aureânia e fui seu assessor 16h, o sepultamento. parlamentar por um bom tempo. Um homem destemido, As presenças do prefeito de São Gonaçalo caridoso e por três vezes foi vereador, do Amarante, Jaime Calado, do deputado Poti comandou a presidência da Câmara Júnior, do presidente da Câmara, Geraldo Municipal de São Gonçalo por três Veríssimo, de ex-vereadores e vereadores, legislaturas. As comunidades de Rio da Prata, famílias importantes e de tradição nas Utinga, Alagadiço Grande, Igreja Nova, Chã disputas eleitorais sãogonçalenses que do Moreno, Barro Duro e Tapará foram consagraram os Fernandes, os Barreto e os representadas no velório que aconteceu na Protásio, deram um brilho político ao prestígio Casa Legislativa pelo seu o povo que tanto de um homem que dedicou a sua vida as encontrou no cidadão-político a solução para causas dos mais pobres e humildes deste as adversidades da vida. lugar. De acordo com o empresário, Edilson O adeus de Maninho começou no primeiro Coelho, seu irmão, foram sete anos desabotoar-se de orvalho da madrugada, angustiantes e de muito sofrimento, 16º Presidente - Vereador Edson Coleho da silva 1ª Gestão: 01.01.1997 a 31.12.1998 desta segunda-feira (5), fria e responsável por principalmente, para a sua mãe, Dona Geni. 2ª Gestão: 01.01.1999 a 31.12.2000 3ª Gestão: 01.01.2001 a 31.12.2002 tragar a sua última respiração entrecortada, “A dor de Edson Coelho da Silva também era a 4ª Gestão: 01.01.2003 a 29.07.2003

Expediente O Sãogonçalense - Editado e distribuído mensalmente Fundador: Manacy Henrique da Silva - Associação Amigos de São Gonçalo - CNPJ: 08.989.934/0001-00 - Rua São Sebastião, 10 - Conj. IPE - Amarante - São Gonçalo - Diagramação: Luciano de Almeida Sobrinho - Colaboração: Wagner Varela, Dauri e Robinson - As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos seus autores. Email: Ycanam@hotmail.com

Rústico & Country

Rancho Country

9943.3565 Júnior Mendes

Móveis e Decorações Av. Principal, s/n - Rego Moleiro - São Gonçalo do Amarante/RN

Quarta feira 01/09, o dia da vergonha do programa do leite em Rego Moleiro lll

Todas as pessoas têm conhecimento da luta que foi travada para termos de volta o programa do leite para Rego Moleiro III, isso é público e ninguém apagará da memória do povo esta grande vitória. Hoje, passados alguns dias da grande conquista a coordenação do leite inexplicavelmente transferiu o local de entrega. Tirou da sede do conselho comunitário e levou para a residência do casal Sebastião e Marilene, onde lá funciona um mercadinho. A mais de 7 anos que q entrega era realizada na sede do conselho e nunca trouxe transtorno ou problema a seu ninguém. A verdade é que não conseguimos entender tamanho absurdo. Veja as imagens e tire as suas conclusões, pois quem não deve não teme.

OAB entra com ação no Supremo para impedir doações de empresas em campanhas eleitorais

Seuza A ex-conselheira e empresária, Seuza, filha de Dona Socorro de Massaranduba, prestigiou o evento do PSB. Eleitora do vereador Mendes, e l o g i o u o acontecimento político do Partido Socialista Brasileiro e ficou encantada com o movimento.

09

O deputado Vivaldo Costa não conhece a história de São Gonçalo do Amarante, mas o vereador Eraldo Paiva conhece e defende o nome de Dona Militana, a maior Romanceira do Brasil e condecorada pelo presidente Lula, para o aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Depois que Academia Norte-Rio-Grandense de Letras recomendou o nome de personalidades importantes do Estado para a Arena das Dunas e o Aeroporto de São Gonçalo, o deputado estadual Vivaldo Costa, se acha no direito de indicar dois

nomes seridoenses. Padre João Maria e Amaro Cavalcanti, nesse caso, não está em julgamento tão somente as suas biografias, mas também as personalidades importantes do município onde está sendo construído o aeroporto. Não aceitamos acordos políticos para essa decisão. Haverá reação, com certeza, de alguns seguimentos da sociedade sãogonçalense se o nome escolhido não tiver a relevância de um dos nossos.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou hoje (5) com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar doações de empresas em campanhas eleitorais. A ação pede que a Corte declare inconstitucionais trechos da legislação eleitoral que permitem que empresas doem até 2% de seu faturamento bruto do ano anterior ao das eleições. A entidade também quer que haja limites para doações de pessoas físicas que hoje é definido em 10% e também para aportes do candidato para sua própria campanha, que hoje não tem qualquer limite. Para a OAB, existe uma “mistura tóxica” entre eleições e poder econômico, que aumenta a influência dos mais ricos sobre os resultados e, consequentemente, sobre a atuação do próprio Estado.


08

São Gonçalo do Amarante, 30 de setembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 43

São Gonçalo do Amarante, 30 de setembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 43

Pesquisa mostra, caso a eleição fosse hoje, a vitória de Jaime Calado com 49,5% dos votos A pesquisa Data Control, contratada pelo jornal O SÃOGONÇALENSE, foi às ruas de São Gonçalo do Amarante, e constatou que o prefeito Jaime Calado continua sendo o preferido da população para conduzir, por mais quatro anos, os destinos da cidade. Isto se as eleições fossem hoje. Pela pesquisa espontânea, quando o eleitor responde o questionário sem a apresentação de nenhuma lista de candidato, o prefeito Jaime Calado aparece em primeiro lugar, com 28% das intenções de voto. Os demais nomes citados, salve o de Poti Júnior que aparece com 10% da preferência do eleitorado, no entanto, também aparecem com números consistentes em relação as outras pesquisas a professora Maria Tereza de Oliveira, que aparece com 3% das citações espontâneas, o que caracteriza, pela margem de erro da pesquisa, um empate técnico com o ex-prefeito José Targino. Alias, este empate técnico engloba também o ex-prefeito Jarbas Cavalcanti com

Sindicato dos Trabalhadores em Educação entra na Justiça com ação solicitando a quebra do monopólio do BB na questão dos empréstimos consignados Coordenadora do Sinte, Fátima Cardoso, protocola ação na Justiça contra hegemonia do Banco do Brasil

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação(Sinte-RN) ingressou com uma ação na Justiça solicitando a quebra da hegemonia e monopólio do Banco do Brasil com relação aos empréstimos consignados. O objetivo da direção do Sinte com essa ação é garantir o direito de escolha dos trabalhadores no momento de contratar um empréstimo. “Com isso, os servidores poderão buscar alternativas de empréstimos com juros mais baixos”, diz a coordenadora geral do Sinte, professora Fátima Cardoso. Caso a ação do Sinte seja acatada pela Justiça, a Caixa Econômica Federal será uma nova alternativa para os trabalhadores contratarem empréstimos consignados.

3% das citações dos eleitores sãogonçalenses. O Presidente da Câmara Municipal, Geraldo Veríssimo aparece com 5%. O vereador Edson Valban e Mendes também são citados por 4% e 4% dos eleitores. A vitória, nesse caso, do prefeito Jaime Calado, se concretizaria porque em São Gonçalo do Amarante as eleições ocorrem em apenas um turno. Mas ressalte-se que, na pesquisa espontânea, apenas seis nomes vieram nas lembranças dos eleitores da cidade. ESTIMULADA A pesquisa, quando apresenta uma relação de nomes e indaga em qual deles o eleitor votaria, para ser prefeito de São Gonçalo do Amarante, ou seja, quando o eleitor é estimulado a escolher um dos nomes apresentados, ainda assim o prefeito Jaime Calado ganha uma boa dianteira em relação aos demais concorrentes. Assim, na pesquisa estimulada, o prefeito Jaime

Calado aparece com 49,5% das intenções de voto dos eleitores entrevistados nas ruas de diversas comunidades da cidade. O deputado estadual Poti Júnior, que tem o seu nome lembrado para ser o candidato do PMDB, aparece em segundo lugar, com 26%. Outro nome da situação, o vereador Geraldo Veríssimo, presidente da Câmara Municipal, também é citado pela preferência de 4,5% do eleitorado do município. A pesquisa aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de setembro e foram ouvidas 422 moradores do Golandim, Jardim Lola, Conjunto Amarante, Pró-lar, Santo Antônio do Potengi, São Gonçalo, Poço de Pedra, Guanduba, Rio da Prata, Serrinha, Bela Vista, Uruaçu, Pajussara e Santa Terezinha. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Os Congos de Calçola de São Gonçalo recebeu Troféu Cultura 20 O troféu Cultura chegou em sua 8ª edição e contou com apoios importantes de entidades que orientam e coordenam a execução da política cultural do Estado e na capital potiguar. Este ano, a cerimônia de premeação foi realizada dia 27 de maio, às 19h30, no Auditório da Casa da Indústria-FIERN. Homenageando personalidades, artistas e instituições culturais, o Troféu Cultura, idealizado pelo jornalista Toinho Silveira tem ainda a pretensão de valorizar e dar visibilidade ao nosso protagonismo cultural, além de estimular e aprimorar o intercâmbio entre os agentes, artistas, produtores e pesquisadores dos mais variados setores artísticos e culturais do Rio Grande do Norte. O Troféu Cultura de 2011, nas suas diversas categrias receberá os nomes dos memoráveis, a exemplo da romanceira Dona Militana, do comerciante e apoiador cultural, Joaquim Caldas Moreira e o ator e diretor de teatro, Jesiel Figueiredo. Haverá ainda um troféu em homenagem especial à professora Noilde

Atos secretos em pauta

Ramalho pela sua contribuição na educação no Rio Grande do Norte. O prêmio concedido através de uma consulta aos jornalistas dos principais veículos de comunicação de Natal e críticos de artes, vai agraciar artistas, produtores, personalidades e instituições, focando a produção da arte e da cultura, ao mesmo tempo em que se propõe a divulgar os nomes daqueles que estimulam e protegem a diversidade cultural e artística do Rio Grande do Norte.

Em tempos que elucubrações sobre a existência ou não de “acordão” político tomam as páginas da imprensa local, o site Nominuto, com reportagem de Dinarte Assunção, traz à tona assunto mais palpável. Onde e como o Poder Legislativo do Rio Grande do Norte investiu R$ 33 milhões nos últimos 16 anos? Segundo o portal, atos secretos efetivaram 193 pessoas entre 1982 e 1992. Pessoas sem concurso público, um ato proibido pela Constituição Federal, portanto. Diante do silêncio geral da Casa, o deputado Fernando Mineiro (PT) em entrevista a 96 FM esta manhã registrou: - “Vou cobrar explicações à Mesa Diretora; solicitar uma explicação para o que aconteceu. Precisamos saber disso e é importante que tivéssemos acesso a essas informações”. www.lauritaarruda.com.br

Vítimas de pedofilia denunciam papa para tribunal internacional

Novo presidente do TER defende remuneração para mesários O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, desembargador Francisco Saraiva Sobrinho, defende que os mesários dos pleitos eleitorais sejam remunerados. Para ele é preciso um incentivo a mais do que as folgas que são oferecidas aos mesários. “Vamos dizer que seja algo em torno de R$ 150. Além disso, teria folga e isenção de custa em concurso público. Vou inverter a fila. Terão fila para eu selecionar os melhores para serem mesários”, disse ele, que já apresentou proposta em recente encontro nacional de corregedores eleitorais.

Uma associação americana de vítimas de padres pedófilos anunciou nesta terça-feira ter apresentado uma queixa ante o TPI (Tribunal Penal Internacional) contra o papa Bento 16 e outros dirigentes da Igreja católica acusando-os de crimes contra a humanidade. Os dirigentes da associação SNAP (Rede de Sobreviventes de Abusados por Padres, na sigla em inglês), orientados pelos advogados da ONG americana “Centro para Direitos Constitucionais”, entraram com uma ação para que o papa seja julgado por “responsabilidade direta e superior por crimes contra a humanidade por estupro e outras violências sexuais cometidas em todo o mundo”. A organização acusa o chefe da Igreja católica de “ter tolerado e ocultado sistematicamente os crimes sexuais contra crianças em todo o mundo”. Foram acrescentadas à queixa 10 mil páginas de documentação de casos de pedofilia.

03

Poti é aquele que destruiria a esperança, se voltasse ao poder, do povo de São Gonçalo Desde primeiro de janeiro de 2009, as políticas com objetivos públicos da administração do prefeito Jaime Calado são realizadas visando o desenvolvimento econômico e social, sobretudo, agregado ao crescimento da pessoa, do ser humano. Essa visão tem dado ao município a condição de modelo administrativo para todo o Estado do Rio Grande do Norte. Já o deputado estadual Poti Júnior que alimenta de luz, como fizera com o povo de São Gonçalo, alguns blogueiros sem emprego e sem profissão, administrou o município por oito anos da lateral de um campo de futebol sempre quebrando todas as suas regras. Ele sabe que eu sei do conteúdo político e eleitoral da sua caixa de Pandora. Nada, talvez, que deixe transparecer a sua culpa, embora, não evite o seu julgamento da justiça dos homens e de Deus. Dessa vez, segundo a Lenda Grega, não será a mulher responsável pela desgraça e, sim, Poti. É esse o homem que tem chance, pela última pesquisa apenas 29%, de voltar a administrar o municio? O povo sãogonçalense não suportaria um Rei que faz do seu reinado um abrigo para amigos, a família, lideramças e que a população não sabe o que é feito com os impostos. Negar que São Gonçalo do Amarante avançou nas políticas públicas nesses dois anos e sete meses é ter uma visão soberba sobre os fatos. E pagar pra alguém fazer isso no seu lugar, caso do blogueiro Chico Lima, compromete moralmente o político e o

Não tenho medo apenas respeito meu amigo Nivaldo Souza Deixei de publicar e-mail que recebemos, fazendo referência à mudança de posição de meu amigo Nivaldo Souza, por esta razão fui insultado pelo emissor, e incitado a fazer a publicação, e desta maneira vamos publicar na integra para provar que não temos medo de pressão.

“Eudócio Mota Pulou uma Fogueira” Não sei se tenho palavras para classificar um dito cujo, este cabra mora no Golandim, Distrito de São Gonçalo, esta tal criatura encontra-se mais sujo que lavagem de porco, por onde passa deixa as cicatrizes. A ultima vitima deste ser sem qualidade foi o Sr. Eudócio Mota. Atenção políticos de São Gonçalo abram os olhos, este sangue sunga, é nocivo, sempre se apresenta como um bom conversador, mais na verdade é um tremendo carro de lixo. Este é o que se pode chamar de um verdadeiro encosto. Pela manhã fala de Silvério, e logo em seguida fala de Jarbas, já falou de Jaime e pelo que se ver o próximo a ser execrando poderá ser Eudócio Mota. Inclusive quero parabenizar a Eudócio Mota, ele realmente pulou uma fogueira. Por estas coisas Eudócio merece um premio do Oscar.” Publicação do site: www.idelfonsofarias.com.br Observação do site: www.osaogoncalense.com.br Como Judas pode trair Jesus se ele foi escolhido para ser apóstolo? Judas foi escolhido por Jesus porque certamente tinha os requisitos que eram necessários para ser um grande apóstolo. Usando mal da sua liberdade, não soube corresponder a graça de Deus. Esta é a maior prova para nós de que a graça de Deus não anula a natureza e a liberdade humana.


04

São Gonçalo do Amarante, 30 de setembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 43

São Gonçalo do Amarante, 30 de setembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 43 Ledson França

SÃOGONÇALO: PT quer aliança com o PMDB Os partidos aliados ao prefeito de São Gonçalo, Jaime calado-PR, começaram a mostrar preocupação com o elevado índice de rejeição do gestor, integrantes do PT, já manifestaram o desejo de apoiarem a pré candidatura a prefeito do deputado estadual Poti Júnior-PMDB.

Eles acreditam que a fatura está liquidada. Blog do Chico Lima Essa notícia publicada no blog do inacreditável (igual ao Denorex: parece mais não é) Chico Lima, é mais um delírio político desse rapaz, não tem nada a ver com a verdade dos fatos. O vereador Eraldo Paiva disse: “Eu sou contra, incondicionalmente, a uma aliança com o PMDB”. O autor da frase, Rodrigo Baleiro, fez essa declaração sem um fundamento preciso e surtiu o efeito político na mídia oposicionista, para esse blogueiro desatento, que Baleiro desejava. Não é Jaime, e sim o deputado Poti Júnior quem deveria está preocupado com a palavra rejeição, pois as suas contas, parte delas, estão sendo rejeitadas por órgão moralizadores desse Estado, principalmente, pela prática de improbidade administrativa. Quem manifestou vontade de apoiar Poti?

Edson Bacurau, Clovis Barbosa, Arlete Paiva, Berg, Ivanildo, Milton Siqueira, Nino, Barão, quem? A partir de hoje fiquei convencido que o Seu Chico Lima é o cara que enche as bolas de boatos da política sãogonçalense para Alexandre Cavalcanti estourar. Meu Jesus!

Jaime Calado inaugura ampliação da rede água da zona rural. O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, inaugurou na noite do último sábado (24) a construção, instalação e funcionamento do sistema de abastecimento de água das comunidades de Poço de Pedra, Campinas, Bela Vista, Genipapo, Camaragibe e Lagoa da Onça. A obra histórica foi inaugurada com uma grande ação do município, que começou durante o dia com o projeto “Prefeitura Itinerante”, levando ações de lazer, cultura e cidadania. À noite foi realizada uma festa para marcar o momento, aguardo há 20 anos pelo povo da zona rural de São Gonçalo. O evento foi prestigiado pelos vereadores, Nino, Eraldo Paiva, Ivanildo Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Geraldo Veríssimo, a secretária adjunta de Defesa Social, Rayure Protásio, o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Calafange, o diretor do SAAE Afonso Cordeiros, além de outros secretários e lideranças. “ T i v e a felicidade de trazer a água pela primeira vez para esta comunidade, na época que era diretor da Funasa, e estou

mais feliz ainda por voltar, agora como prefeito, para ampliar este sistema de abastecimento”, enfatizou Jaime. O vereador Nino e Rayure falaram em nome do povo da Poço de Pedra e agradeceram por esta conquista tão aguardada. “O povo daqui estava cansado de passar até 20 dias sem água, sem falar daqueles que precisavam carregar água na cabeça. Agora vocês podem ter certeza que a água chegou de verdade”, disse Rayure. O prefeito Jaime Calado ainda mandou um recado para aqueles que criticaram a qualidade da água ofertada pelo Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). “Quem tem razão é uma senhora quando veio me falar: prefeito, estão dizendo que a água instalada pela prefeitura é pesada, mas pesado mesmo é carregar uma lata cheia de água na cabeça, isso sim é pesado”, finalizou. A construção do novo sistema de abastecimento de água da zona rural custou ao município R$ 350 mil de recursos próprios, totalizando mais de três quilômetros de encanação, levando o líquido precioso para centenas de famílias.

Jaime calado entrega fardamento e material esportivo do programa 2º tempo. A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realizou esta semana a entrega do fardamento e material esportivo do Programa 2º Tempo. O projeto é uma parceria do governo federal com o município, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Em São Gonçalo serão beneficiados 800 estudantes da rede pública municipal, sendo 100 em cada um dos oito núcleos de atuação. O prefeito Jaime Calado mais o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Flávio Henrique, o secretário de Educação Abel Neto e a secretária-adjunta de Educação, Marluce de Paula, participaram da solenidade simbólica da entrega do material que aconteceu na Escola Municipal Roberto Freire, na comunidade de Santo Antônio do Potengi. A equipe é composta por 26 profissionais entre coordenadores, professores de educação física, pedagogos e instrutores que receberam treinamento de técnicos do Ministério dos Esportes. O lançamento oficial do programa está previsto para o próximo dia 27, às 9h, no ginásio poliesportivo de Santo Antônio do Potengi.

Clélia, esposa do Doutor Júnior Smyth, é candidata a vereadora pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB)

Uma das mulheres mais bem sucedidas no ramo empresarial no município sãogonçalense, resolveu, para a felicidade das pessoas do bem, ser candidata a vereadora. O advogado das causas impossíveis, Doutor Júnior Smyth, seu marido, está pronto pra luta. Talvez seja esse o momento da sociedade tomar conhecimento das ações filantrópicas junto as famílias desfavorecidas, deste lugar, realizadas por eles. Essa é a minha opinião. Certamente, Clélia e Júnior, não são de acordo em divulgá-las, pois não diz respeito à política partidária. O lançamento dessa candidatura, com certeza, vai abrir novos caminhos eleitorais e a já tão dividida sede, agora, Clélia candidata, ficará mais dividida ainda. Vamos ficar espertos, que o negócio é pra valer! Ao contrário de alguns candidatos, inclusive, com mandato, Clélia exerce a sua atividade social e empresarial com honestidade e dedicação. É atenciosa e amável com os seus clientes e amigos. A campanha para vereador em 2012 terá a marca de uma mulher que é unanimidade como empreendedora. As arletes e as Cléas estão aí para comprovarem a força da mulher na política sãogonçalense. Alguém duvida? Então, perguntem a Luciana. A opção partidária é o Partido Republicano Brasileiro (PRB). Desejo sucesso ao casal nessa nova empreitada.

O ato de filiação do PSB foi uma declaração de voto ao prefeito Jaime Calado em 2012 A deputada federal, amiga de São Gonçalo, Fátima Bezerra, chegou acompanhada do vereador Presidente do Partido dos Trabalhadores Estadual (PT), Eraldo Paiva, para participar da convenção cartorial do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que aconteceu na Câmara Municipal, na tarde deste sábado (17). A festa do partido, o qual é presidido pela governadora Wilma de Faria no Estado, no município pelo vereador Mendes, teve a participação de todas as lideranças do PSB, e dos vereadores Nino, Nonato Queiroz, do presidente da

Câmara, Geraldo Veríssimo. Da vereadora de Natal Júlia Arruda, da deputada estadual Márcia Maia que representou a governadora Wilma. O vice-presidente do partido, Alan Castilho, foi o primeiro a levar a sua palavra. Fez questão de enfatizar a força política e eleitoral do PSB no Estado, em Natal e na cidade sãogonçalense. Logo após o discurso de Alan, falou Fátima e lembrou a todos que a primeira audiência pública sobre o Aeroporto de São Gonçalo foi realizada

por ela. Reconheceu a importância do empenho do prefeito Jaime Calado para trazer o aeroporto pra nossa Terra. Dos novos filiados o destaque ficou para Paulo Barreto que é contador e bacharelado em Direito. A família é de Santo Antônio do Potengi. Tarcísio Fernandes, Astrogildo, Eduardo de Serrinha, Frankim Dias, Dió, Salvador, Santos fotógrafo, Raimundo Alexandre e Clésio de Guanduba mais uma vez se decidiram pelas trincheiras do PSB visando às eleições em 2012. O discurso da deputada Márcia Maia lembrou que a governadora Wilma foi quem mais lutou para que a construção do Aeroporto internacional acontecesse em São Gonçalo. Declaração essa confirmada pelo prefeito Jaime Calado: “Além da luta de Wilma a favor da construção do aeroporto no nosso município, foi ela, também, quem mais fez, entre todos, por São Gonçalo do Amarante”. O vereador Mendes agradeceu a presença de todos os amigos e aqueles que escolheram a legenda do PSB para concorrerem às eleições para vereador em 2012. Disse que o municio, hoje, avançou e não tem como o adversário negar, pois eles também usufruem dos benefícios realizados na administração do prefeito

Wolber Júnior foi ingrato com Hermano Paiva e, agora, com Elder Batalha O presidente do Partido Popular Socialista (PPS) de São Gonçalo do Amarante, Elder Batalha, renunciou a presidência por divergências de ordem eleitoral com Wolber Júnior. Depois de cinco anos de luta em favor do fortalecimento da legenda não foi nada agradável a sua despedida. O ponto que consumou a saída de Elder foi o não dado a Wolber para sua candidatura a deputado federal na eleição passada. Como é de conhecimento do meio político o apoio para deputado federal de Batalha foi para João Maia. Hermano Paiva também foi vitima do ex-secretário de Educação do Estado do governo Wilma de Faria Para um ex-comunista a truculência é um instrumento de negociação imprescindível. Deselegante a toda prova com o ex-suplente de vereador o senhor Wolber Júnior. Em 2008, Elder foi candidato a vereador pelo PPS. Elder confirmou a informação de que o PPS deverá, provisoriamente, ficar sobre o comando do vereadorpresidente do PMDB, Edson Valban. Outro partido para tornar mais forte ainda a candidatura do vereador a prefeito. O projeto político de Elder Batalha continua para 2012. É pré-candidato a vereador no município e tem duas opções para a sua filiação partidária. Irá para as ruas defender a administração do prefeito Jaime Calado e a sua reeleição.

07

João Costa assina a ficha de filiação do PT

O chefe de investigação da Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante, João Costa, escolheu o Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar uma vaga para Câmara Municipal nas eleições que se avizinham. Quando todo mundo dava como certa a filiação do pré-candidato ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), ele surpreendeu. O mais novo filiado entende que o PT torna o seu desafio político e partidário mais interessante que qualquer outra legenda. “O vereador Mendes me garantiu que a aliança para se construir uma coligação visando as eleições de 2012 será PT e o PSB. Então, escolhi o partido da presidente Dilma por ter a certeza que juntaremos as nossas forças com o partido da ex-governadora Wilma”, enfatizou João Costa. O ato da assinatura da ficha de filiação foi prestigiado pelo presidente do PT estadual e vereador, Eraldo Paiva, pelo presidente do Partido dos Trabalhadores do Município, Elomar, Rodrigo Baleiro e Riva Júnior. Ufa! Até que em fim o suplente de vereador pelo PSB, João Costa, decidiu o seu rumo político. Não foi fácil. O importante é que o grupo que apóia o prefeito Jaime Calado de São Gonçalo a cada dia fica mais forte.

Eleição para a Associação dos Moradores de Santo Antônio do Potengi O candidato da chapa 2, a eleição acontecerá no dia 30 de outubro, para o Conselho Comunitário de Santo Antônio do Potengi, Clésio Pontes, o vice é Joãozinho de Cadeado, tem exercido o atual mandato de forma que os seus resultados vão além das fronteiras da sua comunidade. Para fazer valer os seus pleitos e aqueles de interesse comum de vários lugares, simplesmente, ele usa do seu prestígio político, Paulo de Rego Moleiro é um exemplo, para que o benefício chega a todos. Ontem não tinha, mas com o respaldo do prefeito Jaime Calado, hoje, tem: Delegacia, sede do conselho própria, convênio com a prefeitura que beneficia a comunidade, transporte coletivo, a segurança pública melhorou, ruas pavimentadas e vai continuar a priorizar as ações de Esporte, Lazer e Cultura para a juventude de Santa Antônio. O Conselho Comunitário é um dos instrumentos, depois da prefeitura, mais importante para a representação dos seus moradores. Quando elegemos um presidente estamos dando a ele o poder de nos representar. Portanto, vote certo.


São Gonçalo do Amarante, 30 de setembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 43

Paulo Roberto

05

STF inocenta ex-jogador do Vasco, Edmundo

06

São Gonçalo do Amarante, 30 de setembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 43

O Ato de Filiação do PMDB foi fraco e sem conquista

Edmundo, o Animal, já pode dormir tranquilo.

BOLA CHEIA & BOLA MURCHA Bola Cheia É do destemperado da televisão brasileira, Jorge Cajuru, a primeira, ou furo, como queira, entrevista do ex-goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes. Depois de seis meses o jornalista conseguiu entrevistar o preso por 1h30. Quanto ao canal que a matéria vai ser exibida, nem Jesus sabe. Bola Murcha Está na série C do campeonato brasileiro de futebol de campo profissional deixa o torcedor um tanto acanhado. O que aconteceu com o Fortaleza e o CRB de Alagoas? Podemos chamar de quê? A declaração de Marco Antônio, jogador da zaga do CRB, confirmando que jogadores do Fortaleza pediram para eles facilitarem, é o fim. Bola Murcha A participação do Mais Querido na série B não causa mais tanto entusiasmo aos seus torcedores. É doído. Nunca troquei um jogo do ABC por qualquer outra atividade, mas terça-feira (20), à noite, fui pescar. Com certeza, fiz um bom negócio. Bola Murcha O São Paulo de Barro Duro não conseguiu a sua classificação para próxima fase do campeonato, depois de ter empatado em 1 x 1, neste domingo (18), jogo realizado em Igreja Nova com o Leão de Ouro.

Trio de Germano Patriota chama atenção no Carnaxelita

Durante a 16ª edição do Carnaxelita o que chamou a atenção foi o trio elétrico do prefeito de Ielmo Marinho, Germano Patriota que animou os foliões quase em tempo integral depois da passagem do bloco Água e Sal. Pelo andar da carruagem, Germano é candidato a deputado em 2014.A propaganda no trio não deixa escapar a intenção.Resta saber por qual partido ele disputaria já que o PMDB lhe foi subtraído pelo presidente, o deputado Henrique Alves.

É que o STF decidiu ontem pela extinção da pena do ex-jogador, condenado por homicídio culposo e lesão corporal. Em 1995, o carro que o exjogador do Vasco da Gama Edmundo dirigia, na Lagoa, Rio de Janeiro, bateu matando três pessoas e ferindo outras três.

Rogério Ceni: inquestionável para os são-paulinos e odiado pelos torcedores rivais O goleiro Rogério Ceni chegou ao milésimo jogo com a camisa do São Paulo, sendo um dos três jogadores na história do futebol brasileiro a alcançar essa marca de partidas por apenas um clube. O capitão tricolor pode ainda ultrapassar Pelé (fez 1.116 pelo Santos) e Roberto Dinamite (1.108 no Vasco) e consolidar mais um recorde. O sucesso de Ceni, que coleciona feitos históricos também como goleiroartilheiro, e vários títulos importantes no São Paulo, faz com que ele seja amado e odiado pelos torcedores. O R7 lista agora sete motivos para amar e sete para odiar o ídolo são-paulino.

Caroline e a sua beleza de princesa Caroline, filha de Dona Maria das Neves Lopes de Almeida, conhecida por Neném, é a minha homenageada deste mês de setembro. A festa em comemoração pela passagem do seu aniversário de dezesseis anos, neste sábado (10), aconteceu em sua residência, na comunidade de Igreja Nova. A beleza de Carol nos convence de que uma rosa pode brotar no calçamento. Não deixa dúvidas de que Deus levou mais tempo para moldar o seu rosto. É, incrivelmente, dona do sorriso mais lindo de Igreja Nova. A vitória de Carol nas passarelas que destacam a beleza feminina tem garantido o financiamento dos seus estudos. Em 2010, Concurso promovido pela Agência Fashion Models, com quatrocentas concorrentes, ela ganhou e recebeu a premiação de uma bolsa no valor de R$ 5 mil reais. Este ano a mãe coruja não mediu esforços e fez uma festa de arromba. A família e amigos

O Ato de Filiação realizado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), nesta segunda-feira, às 19h, na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, foi uma ducha d'água fria nas pretensões eleitorais do ex-prefeito do município, Poti Júnior. As ausências de Henrique Alves e do Ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, na festa do PMDB, foi o prato principal das conversas nos restaurantes sãogonçalenses. Não se fala de outra coisa pelas esquinas da cidade. Decepção e frustração dos filiados do partido que por conveniência política e de poder para Henrique e Poti, agora vestem rosa.

Poti já enganou os seus liderados uma vez. Decepcionou homens sérios e grandes na história política de São Gonçalo como Valdivan Tinoco, Edson Valban, Neco de Maroca e tantos outros que não entenderam o pulo do gato dado por ele na eleição passada. Nada se comemora nesse município que tenha sido construído pelo ex-prefeito Jarbas Cavalcanti ou Alexandre (irmão de Poti). Segundo alguns blogs, Jarbas e Alexandre, foram as estrelas do evento. Esses dois, com certeza, lutam para manterem seus empregos e nada mais. Mais uma vez Poti Júnior foi omisso, ou seja, ficou em cima do muro na questão de candidatura própria. No discurso que fez deixou pra Jarbas e Alexandre a responsabilidade da informação de que é candidato a prefeito. Nem Poti, nem Jarbas e nem Alexandre têm discurso para enfrentar o prefeito Jaime Calado numa reeleição. Não há discurso que possa levar ao chão uma administração que tem o reconhecimento do povo. Vocês não conseguiram juntar gente dentro de sua própria casa, imaginem na rua.

Macaíba terá 13 vereadores na próxima legislatura Diferente do encaminhamento feito pela mesa diretora da Câmara Municipal de São Gonçalo, conduzido pelo presidente Geraldo Veríssimo, em relação ao número de aumento das vagas para vereador nas câmaras municipais do Brasil, os vereadores macaibenses, em sua maioria, não querem nem ouvir falar nessa possibilidade de votar a favor de 15 vagas. Hoje, a Casa dos Bons Homens, tem 10 vereadores. Uma das principais justificativas da maioria para não concordarem com o aumento de 10

para 15 cadeiras é o repasse feito pela prefeitura. O valor, atualmente, torna inviável, financeiramente, o aumento na folha de mais cinco vereadores. A falta de estrutura para acomodar os novatos é mais um motivo de preocupação. Segundo o vereador do PMDB, Aluísio Silvio, os quatros vereadores da bancada peemedebista, incluindo ele, o presidente da Casa, Tomás Sena, Emídio e Rita votarão pelas treze cadeiras. Ainda assegurou o vereador que a proposição de 13 vagas terá seis votos.

prestigiaram o evento da garota nota dez. Com direito a bolo de princesa, carro de mensagem e muitos presentes. Foi tudo muito bonito. Parabéns minha amiga.

O prefeito Jaime Calado recebeu a comissão do JegueFest

Nesta quinta-feira (8), às 17h, em seu gabinete, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, recebeu a comissão organizadora do JegueFest: Doutor Prego, Jaíde, Bruno Siqueira e Welington. O evento acontecerá no dia 2 de outubro na comunidade de Poço de Pedra. O assunto foi o apoio da prefeitura, este ano, a realização da tradicional festa do Jegue. A comissão apresentou em detalhes para o prefeito os custos do 6º JegueFest. Por se tratar de uma festa popular o prefeito não mediu esforços para atender as reivindicações. Foram autorizados os seguintes itens da pauta: Cinco banheiros químicos, sendo um para pessoas portadoras de deficiência física, dez tendas, a limpeza do local, a iluminação, som, palco e também o translado dos equipamentos. O grupo que está à frente dessa festa ficou muito satisfeito com o prefeito Jaime Calado por ele ter disponibilizado uma estrutura que atende as necessidades do 6º JegueFest.

Cartões de Visita Encadernações

Paixagismo

Panfletos

Plantas Ornamentais; Projetos, Jardinagem, Manutenção Vasos e Gramados.

Av. Bernardo Vieira, 528 Quintas - Natal/RN Cep 59041-006

ANTÔNIO GOMES PROPRIETÁRIO: 9113-5778

Sítio Barro Duro - São Gonçalo do Amarante/RN (próximo ao Centro de Saúde)

84 3653 3258

grafipelrn@ig.com.br

Cartazes Jornais Livros

Jornal O Sãogonçalense  

43 Edição do jornal O Saogoncalense

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you