Page 1

EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 46 - FUNDADOR: Manacy Henrique da Silva - São Gonçalo do Amarante, 31 de dezembro de 2011

www.osaogoncalense.com.br

A força da notícia

Pesquisa DATA MARCK para Prefeito: Jaime Calado 59% e Poti 19%

JAIME 50

POTI

JARBAS

JOSÉ TARGINO

SILVÉRIO

TEREZA

59%

50

Não Opnaram

40

30

DILMA

19% 6%

20

5%

4,5% 4,5%

2%

ROSALBA

83%

JAIME

80,5%

40

30

26%

20

10

10

0

0

ÍNDICE DE APROVAÇÃO DOS GOVERNOS DILMA, ROSALBA E JAIME

PESQUISA ESPONTÂNEA

Pesquisa DATA MARCK: Caso a eleição fosse hoje o povo de São Gonçalo elegeria mais uma vez o prefeito Jaime Calado com 59% dos votos válidos. (Página 9)

Geraldo Veríssimo assina contrato O título de Cidadão Sãogonçalense: para a realização do concurso público Está perdendo a sua importância da Câmara Municipal pela falta de critérios

O vereador-presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Geraldo Veríssimo, nesta quinta-feira (22), assinou o Contrato para a realização do concurso público da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. A empresa ganhadora da licitação Instituto Cidades é de Fortaleza de CNPJ: 05.095.628/0001-31, que fora representada no ato da assinatura pelo empresário (Página 7) Diretor Executivo Lívio Carlos Chaves.

Alguns vereadores da Câmara Municipal de São Gonçalo do, neste ano, não tiveram critérios para a indicação do título Sãogonçalense. Embora não haja norma para o agraciamento no Regimento Interno da Casa, ainda assim o gesto fica nivelado por baixo. (Página 2)

O presidente do diretório do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Raimundo Mendes Alves, vereador e líder do prefeito na Câmara, encerrou as suas atividades partidárias do ano de 2011 com um almoço de confraternização para todos os pré-candidatos a vereador. (Página 7)

Júnior e Patrícia são eleitos por aclamação

Nesta terça-feira (27), às 20h, na Praça do Residencial Jomar Alecrim, São Gonçalo do Amarante, os moradores se reuniram para fundação, apreciação e aprovação do Estatuto, eleição da Diretoria e posse. (Página 9)

Manacy Henrique

Dauri Macedo

Morre Chico, Chico filho de Cícero Prego.

Augusto dos Anjos. melancolia e dor: Um discurso para a morte

Página 3

O PSB encerra o ano mais forte e com a perspectiva de eleger três

Página 3

Ledson França

Jeane F. da Silva

Prefeitura premia campeões do esporte de São Gonçalo em 2011.

Carlão é mais uma estrela do artesanato sãogonçalense P/ Manacy

Página 5

Página 5

João Pedro

“Peladão Contra a Fome” comemora 10 anos em São Gonçalo.

Página 5


02

São Gonçalo do Amarante, 31 de dezembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 46

Manacy Henrique manacy2308@hotmail.com

Roda

O título de Cidadão Sãogonçalense: Está perdendo a sua importância pela falta de critérios

Viva Eraldo e Jeane O vereador Eraldo fez questão de ser fotografado ao lado da mais nova colunista do jornal O Sãogonçalense. “Manacy, Jeane é uma das artesãs mais premiadas pela sua arte no município e o seu trabalho é reconhecido internacionalmente”, declarou o presidente do PT.

Micael Eis aí um assessor sério e que zela pela imagem do prefeito Jaime C a l a d o . Competente, atencioso e dono de uma simpatia rara, muito rara, que não é fácil de encontrar em qualquer rosto. Ainda Tem a humildade de retornar as ligações telefônicas.

Patrício de Barro Duro Depois de ter levado Pitó para ser orientador na Escolinha do São Paulo de Barro, agora, informou ao amigo Pedrão que Geninho é a bola da vez. Por coincidência ambos são amigos do vereador Mendes.

Máximo presidente do PSL O presidente do Partido Social Livre (PSL), Máximo, disse que o seu partido está pronto e legalizado para participar das eleições do próximo ano. Coligado ou não o PSL disputará a proporcional. Quanto ao apoio a chapa majoritária só será definido em 2012.

Alguns vereadores da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, neste ano, não tiveram critérios para a indicação do título de Cidadão Sãogonçalense. Embora não haja norma para o agraciamento no Regimento Interno da Casa, ainda assim o gesto fica nivelado por baixo. Usar o critério político com pitadas eleitorais para conceder o

título torna o ato apelativo e deprecia moralmente o poder de concessão do vereador. Já o homenageado, mesmo num momento de orgulho e satisfação, na maioria das vezes, não avalia que tudo se resume num bote político. Que tal compararmos o título entregue a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, que hoje é uma cidadã sãogonçalense, fato que muito nos orgulhamos e o que fora entregue a mim no ano de 2010. Perceberam a disparidade? Pois bem, esse samba do crioulo doido que estão fazendo com uma das mais importantes simbologias do poder Executivo Municipal, com certeza, vai ofuscar, por algumas gerações, o brilho da importância de quem o recebe. Espero que a Mesa Diretora da Casa do Povo, o presidente Geraldo declarou que é sensível a causa, tome as providências necessárias para moralizar e trazer de volta o sentimento de cidadania, honra e do dever cumprido para todos os contemplados com o título de Cidadão Sãogonçalense.

Idelfonso Farias nunca, jamais e em tempo algum abandonaria Jaime Calado e Geraldo Veríssimo Chico Lima precisa do castigo que Deus determinou pra vida toda do Quero-quero, conhecido também como Tetéu, ave de beira de lagoa, para ter o poder de se cutucar e ficar atento ao meio em que vive. Em que escola esse rapaz estudou biologia para afirmar que uma Arara se transforma num Bacurau? Na linguagem literal é possível, sim. Mas no sentido em que escreveu Seu Chico: nivelou a capacidade de pensar de uma ave o blogueiro Idelfonso Farias, dono do site mais visitado da nossa mídia, e que continua prestigiado no governo Jaime. A notícia, ainda que colocada de forma pejorativa, não atingiu a honra do blogueiro, Idelfonso, pois ser gentil visando o malestar do outro não combina com o espírito natalino. Isso é de uma pobreza franciscana, não no sentido da humildade, mas sim na falta da solidariedade. Quando Seu Chico levou o argumento do fato para as margens da política, logo me veio o sentimento que esse cidadão iria se afogar. Não deu outra. Mais uma vez o tiro saiu pela culatra.

Pois bem meu amigo Idelfonso Farias, você está num governo que não lhe faz vergonha defendê-lo e estamos abertos às comparações. Nós somos o Davi e esse Seu Chico e a sua tropa de carga é o Golias bíblico e o Golias, saudosa memória, da TV.

“AMIGOS MEMBROS DO PRB, CONCLAMOS A TODOS PARA QUE POSSAMOS DAR UM BASTA NESTA HISTÓRIA DE FORÇAR COLIGAÇÃO DE CIMA PRA BAIXO, E CONVOCO TODOS OS CNDIDATOS APROVADOS, A RENUNCIAR AS SUAS CANDIDATURAS, APÓS A CONVENÇÃO CASO SEJA IMPOSTA UMA COLIGAÇÃO AO NOSSO PARTIDO NA CHAPA PROPORCIONAL”, escreveu Doutor Júnior Smith.

“O quer que isso companheiro?” Escrever sobre hipóteses nos leva, às vezes, ao atrevimento pelo estímulo da insolência ou da grosseria. As frases intercaladas nesse parágrafo acima de autoria do meu amigo Doutor Júnior Smith, que fazem parte de um texto publicado no blog de Idelfonso Farias, nos faz lembrar as palavras de ordens do tempo da DITADURA MILITAR, DA POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE E DO CORONELISMO. Não li em blog nenhum que alguém interessado numa coligação, quer seja para prefeito ou vereador, que tenha usado de termos inflexíveis, autoritários e deselegantes, que ficarão isolados pelo absurdo, com o objetivo de enviar um recado para o prefeito desse município. Houve, Não! Então, o que leva o Doutor Júnior Smith acreditar que o prefeito

Jaime Calado viraria às costas para o Partido da República do Brasil (PRB)? Esse sentimento cabe aos précandidatos, que colocam a carroça na frente do boi, revelarem os signatários. Então, não existe aí um grito de gueixa com o intuito de negociar, mais parece um desafio e com hora marcada e arena definida para dar início à luta. Fazer política sem considerar a sua dinâmica, nesse caso aí, é convencer os seus companheiros de batalha ao suicídio coletivo. Talvez esse esbravejar que, de certa forma, me parece solitário e não alcança seu objetivo principal que é a santíssima trindade da política, navegue por mares sem fim. Digo isso por acreditar que a melhor opção partidária de coligação para o PT, depois desse cochilo, para eleger um vereador é com o Partido da República (PR).

Expediente O Sãogonçalense - Editado e distribuído mensalmente Fundador: Manacy Henrique da Silva - Associação Amigos de São Gonçalo - CNPJ: 08.989.934/0001-00 - Rua São Sebastião, 10 - Conj. IPE - Amarante - São Gonçalo - Diagramação: Luciano de Almeida Sobrinho - Colaboração: Wagner Varela, Dauri e Robinson - As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos seus autores. Email: Ycanam@hotmail.com

Rústico & Country

Rancho Country

9943.3565 Júnior Mendes

Móveis e Decorações Av. Principal, s/n - Rego Moleiro - São Gonçalo do Amarante/RN


São Gonçalo do Amarante, 31 de dezembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 46

03

Geraldo Veríssimo recebeu das mãos do prefeito Jaime a placa de Parlamentar do ano de 2011

Mesmo discordando da forma como fora feita a eleição para eleger o Parlamentar do Ano, dei um tempo nas minhas interrogações e resolvi participar do evento que fora realizado no Restaurante Kaçuá, nesta terça-feira (20), que marcou o encerramento dos trabalhos legislativos do ano de 2011 com um almoço

para todos os funcionários e também a entrega da Placa de Parlamentar do Ano ao vereador-presidente Geraldo Veríssimo. Entre ser vidores da Câmara Municipal, parlamentares, estes acompanhados dos familiares, imprensa do município, de Macaíba e dos convidados

Prof. Dauri Macedo

Augusto dos Anjos. melancolia e dor: Um discurso para a morte Estou certo de que quando o amigo leitor leu o título deste artigo, achou estranho, sinistro, mórbido. Ótimo! Era esta minha intenção quando o redigi. Queria, propositadamente, provocar esse efeito para enfatizar o potencial expressivo da linguagem, sobretudo o profundíssimo teor expressivo do discurso literário. Eu já dissera, em artigo anterior, alusivo ao dia nacional da poesia, que a literatura não é feita para isso ou aquilo, não tem um fim em si, serve para tudo e para nada. Conduz-se sozinha; anda com as próprias pernas. Constroi, destroi e reconstroi seu próprio itinerário plurilinguístico. Augusto dos Anjos é um dos grandes nomes da poesia brasileira. Nordestino, paraibano, foi eleito, pelo povo da Paraíba, o homem do século, concorrendo, entre outros, com Assis Chateaubriand, Jackson do Pandeiro e José Lins do Rego. Ele é autor de apenas um livro, “Eu”, publicado em 1912, dois anos antes de sua morte. Estou certo, também, de que o amigo leitor conhece os famosos versos “a mão que afaga é a mesma que apedreja” / “o beijo, amigo, é a véspera do escarro”. Muita gente que nem sabe o que é literatura conhece esses versos. A profundidade da poética de Augusto dos Anjos é tão grande que tem merecido estudos e trabalhos de grandes poetas e críticos, como o Dr. Francisco Ivan, poeta e professor do Curso de Letras da UFRN. Mas por que meu título soou estranho? A literatura é puro estranhamento. A poesia é um corpo estranho à realidade das coisas. Em Augusto dos Anjos, encontramos muito fortemente uma atmosfera de estranheza, morbidez e melancolia. “Melancolia! Estende a tua asa! / És a árvore em que devo reclinar-me.../ Se algum dia o

Prazer vier procurar-me/ Diz a este monstro que eu fugi de casa”. A poesia de Augusto dos Anjos nutre-se de substâncias esquisitas, incomuns, raríssimas que, paradoxalmente, poderiam ser chamadas de antipoéticas. O poeta lança seu olhar irônico e sarcástico, ciente e cético, único e singular sobre todas as coisas; sobre todas as disparidades, mistérios e enigmas que o inconsciente humano esconde, mas a arte poética revela. A tristeza, a solidão, o pesar, o desencanto, a desventura, a miséria humana, o mal, a dor, a morte, tudo isso trazido, magistralmente, à luz da poesia. “Dor, saúde dos seres que se fanam/ Riqueza da alma, psíquico tesouro,/ Alegria das glândulas do choro/ De onde todas as lágrimas emanam...”. Com um discurso tátil, sinestésico, o poeta cria o seu universo poético transpassado de sofrimento e dor, corpóreo ou visionário. Vida e morte se digladiam. Dor e prazer se confundem. Gozo e pesar se perseguem. Exalta a morte. Presta-lhe culto. Celebra-a com gosto e resignação. Poetiza o que a vida tem de feio, de doente, de doído, de caótico e triste, de finitude. Afinal, quem disse que a poesia tem de falar somente de grandes amores e belas paisagens? A concepção do discurso poético é bem mais ampla e bem mais profunda do que a linguagem da realidade. Este artigo é apenas um pingo de tristeza no oceano de melancolia em que navega Augusto dos Anjos. Não pretendo, obviamente, fazer uma análise literária da obra desse genial poeta, difícil empreitada que requer muito estudo e pesquisa; inesgotável fonte de conhecimento e descoberta. Augusto dos Anjos é o poeta que canta o “Eu” de dores e de sombras, o “Eu” identificado com um mundo doído e sombrio. O poeta que viveu brevemente sob as asas do sonho e do imaginário.

foram mais de cem pessoas. O prefeito Jaime Calado chegou acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, Magnus Kébio, e outros auxiliares. Eleito com maioria absoluta pelos blogueiros que cobrem o dia a dia da Casa dos Bons Homens, Geraldo Veríssimo recebeu a placa das mãos do prefeito Jaime. Já os vereadores receberam um certificado de Menção Honrosa. O prefeito em seu discurso, até se emocionou, disse: “Quero agradecer a colaboração política e administrativa desses bravos vereadores amigos de São Gonçalo e dizer que nós seremos o maior prefeito que já administrou esse município”, afirmou. Não é do meu conhecimento que algum expresidente da Casa do Povo, em São Gonçalo, algum dia, tenha reunido tanta gente para prestigiar os seus servidores, os seus pares, a imprensa e a oposição, neste caso, o vereador Edson Valban eleito pela legenda do PMDB.

Morre Chico, Chico filho de Seu Cícero Prego

Poço de Perde é testemunha que a morte de Francisco Dantas da Costa, filho de Seu Cícero Prego e Dona Maria Dantas da Costa, deixa uma família de tradição e grande aos prantos por alguns dias. Chico é de uma família de 14 irmãos (10 homens e quatro mulheres) com atual esposa Dona Maria Aparecida Duarte da Costa foi pai de uma filha. Quem esteve no velório e no enterro percebeu que a mãe sentia uma dor forte, daquelas que só dói uma vez na vida, mas se mantinha firme, sem gemido e sim com muita compreensão e fé. Ele foi um explorador dos Oceanos e do comércio de São Paulo. Homem bem sucedido no ramo que dera muito orgulho aos pais pelo sucesso financeiro que conseguia onde arriasse a sua barraca. Certa vez, tirou o sossego do povo de sua comunidade com uma carreta de 24 pneus, esta fora fretada por ele e que tentou chagar a Poço de Pedra e lá na ladeira ficou. As últimas homenagens aconteceram entre 8 e 9h da manhã desta quarta-feira (28), o sepultamento aconteceu no cemitério de Igreja Nova. Autoridades, familiares, amigos e religiosos estiveram presentes. Pela fé dos pais, pela fé dos irmãos e pela fé em Deus, com certeza, Chico está em um lugar onde ele ouvirá as rezas de vocês.


04

São Gonçalo do Amarante, 31 de dezembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 46

Ledson França

A parceria do SENAC com a prefeitura de São Gonçalo atravessará por muitas gerações

Através de uma unidade móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SSENAC -, a população de São Gonçalo terá a opção de se qualificar com cursos oferecidos gratuitamente na área de beleza. Nesta terça-feira (6), a solenidade para o lançamento das atividades contou com a presença do presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, do Diretor Regional do SENAC, Helder Cavalcanti, e do prefeito Jaime Calado, vereadores e

Eu, Paulinha, Joãozinho, Pedrinho, Neguinho... Cadastrados nos Programas Sociais lhes desejamos um feliz Natal, prefeito Um gesto Cristão para as pessoas incluídas nos programas sociais do Governo Federal e todas as outras atendidas nas unidades sociais da prefeitura, por exemplo, CREAS, CRAS e Peti, feito pelo prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado. Foram 13 mil famílias beneficiadas com as cestas natalinas e essa ação administrativa, com certeza, tem o objetivo de amenizar as dificuldades desse povo honrado que em outros governos jamais foram lembrados. O que dói mais no coração de um pai ou de uma mãe é não ter o que comer ou não ter para matar a fome dos filhos¿ Essa dor, essa falta de dignidade deixam as almas fragilizadas e mais distantes dos Céus e muito perto da miséria. Isso se cura com políticas públicas voltadas para o ser humano e não com rezas. Para reconhecer a grandeza de um homem é preciso enxergar o endereço do bem e da solidariedade nos olhos. Pra isso, tem que calçar as sandálias da humildade. O que falta aos adversários políticos dessa administração é reconhecer a diferença pra melhor em favor dos sãogonçalenses realizada pelo prefeito Jaime Calado.

secretários do município. A expectativa é de que aproximadamente 165 sãogonçalenses consigam o diploma dos cursos manicure, pedicure, corte de cabelo, desing de sobrancelhas, penteado e maquiagem para festas. Essa parceria do SENAC e a prefeitura busca fazer chegar as pessoas participantes a oportunidade de trabalho e a geração de renda. Os interessados em se matricular devem

procurar a Biblioteca Municipal Romanceira Dona Militana no Conjunto Amarante. Portando RG, CPF e o Comprovante de Residência no horário comercial. O prefeito Jaime Caldo agradeceu por mais essa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial que tanto engrandece a sua administração e que na área profissional traz esperança de melhoras para o futuro das nossas famílias.

O SAAE estava em dia De forma sorrateira, às ocultas, mais uma vez Seu Chico Lima tenta denegrir a imagem da administração do prefeito Jaime Calado. Dessa vez foi o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos do município (SAAE) acusado de negligenciar o débito com a COSERN. Como sempre, não tem o cuidado de investigar sobre o que escreve e se expõe ao ridículo para séculos sem fim amém! Nesse episódio a funcionária Natalieide do setor responsável pelo serviço público na COSERN foi a responsável ou contribuiu, em parte, para o constrangimento sofrido pelos usuários sãogonçalenses e a Diretoria do SAAE. Por onze vezes a diretora Financeira e Administrativa da empresa, Elene, ligou e as suas ligações não foram atendidas. O objetivo do contato era informar que no mês de novembro havia sido realizado o pagamento de aproximadamente 60% do valor e que os 40% restantes estavam sendo depositados na segunda-feira (19). Este valor foi creditado em nome da COSERN às 10h da segunda-feira e o corte aconteceu entre as 11 e 12 horas. Existe uma recomendação expressa do prefeito Jaime Calado a Diretoria do SAAE para entrar com uma Ação de Danos Morais contra a empresa fornecedora de energia. Não é de fácil compreensão o comportamento da COSERN com a administração atual. Ainda mais que o SAAE estava em dia. Pois foi no governo do senhor Jarbas Cavalcanti que o SAAE ficou empurrando com a barriga um débito de milhões por mais de anos e a COSERN não se manifestou financeira e muito menos juridicamente. Estranho, no mínimo. O blogueiro oficial de Poti Júnior, Seu Chico Lima, não lembrou ao seu público que o SAAE, ainda na administração de Jarbas, deixou uma dívida que fora transformada em 60 parcelas de R$ 10.750,00, este débito de segurado, e mais 240 parcelas de R$ 9.905,91, este débito patronal, e que tudo foi negociado pelo governo Jaime. O próprio Chico Lima, quando secretário, descumpriu por várias vezes um acordo feito com o SAAE de um débito seu; só seu, no valor próximo de R$ 2.000,00 reais. No tempo de Seu Chico no poder quem ficava feliz não era o povo, com certeza, era ele. “Isso é uma vergonha!”


São Gonçalo do Amarante, 31 de dezembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 46 Ledson França

05

Prefeitura premia campeões do esporte de São Gonçalo em 2011 Também foram homenageadas as personalidades que fizeram e fazem história no esporte do município

A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de São Gonçalo do Amarante realizou na noite deste sábado (10) a solenidade de premiação das equipes que se destacaram no campeonato municipal de futebol de campo e futsal em 2011. Uma verdadeira noite de gala para o esporte amador do município que contou com a presença do prefeito Jaime Calado. “Esse é o momento de agradecer aos desportistas de São Gonçalo. Estamos aqui por que vocês fizeram campeonatos brilhantes, e nós da prefeitura não medimos esforços em apoiar essas competições. Parabenizo os dirigentes e atletas que com todas as dificuldades mantêm os times em atividade. A nossa forma de agradecer é fazendo um dos campeonatos mais disputados e com a melhor premiação do Rio Grande do Norte”, declarou Jaime. Ainda estiveram presentes, ao evento, o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Geraldo Veríssimo, os vereadores Jailson Tavares, João Costa, Joselito Dantas, secretários municipais, parentes e amigos dos atletas. Em seu discurso, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Flávio

Além de premiar as quatro equipes melhores classificadas no futsal e futebol de campo, artilheiros e goleiros menos vazados nas categorias Aspirante, Master 35, Sub-16, Veteranos e Titulares, a prefeitura também homenageou o paratleta sãogonçalense Jackson Alexandre que exibiu no peito as conquistas na natação e também 40 personalidades que receberam das mãos do prefeito Jaime Calado a comenda de Honra ao Mérito Desportivo de São Gonçalo.

Henrique, citou as ações da Semjel em 2011 e garantiu que os resultados são satisfatórios. “Disse ao prefeito Jaime Calado que ele pode andar de cabeça erguida entre os desportistas de São Gonçalo. Antes o esporte do município era feito apenas para um time, hoje todos tem oportunidade de mostrar o talento e disputar de igual para igual por que São Gonçalo conta com um prefeito que valoriza e incentiva a prática esportiva em todas as modalidades”, enfatizou Flávio.

Carlão é mais uma estrela do artesanato sãogonçalense

O artesão gaúcho de nascimento e sãogonçalense por opção, João Carlos Adamy (Conhecido por Carlão), radicado no Estado por mais de trinta anos é o primeiro personagem da coluna de cultura do jornal O Sãogonçalense que terá a asssinatura de Jeane Ferreira da Silva. Depois de alguns anos na Europa vasculhando a cultura e a arte daquele continente Carlão, cidadão do mundo, resolveu desembarcar no pedaço de Terra onde a arte do artesão é olhada com os olhos da cultura. Ele tem apresentado a sua arte de escultura de parede nas feiras e ventos culturais do Rio Grande do Norte. A matéria prima para a materialização dos seus trabalhos artesanais é o MDF. Toda a produção do artista se encontra exposta ao público no Mercado de Artesanato de Santo Antônio do Potengi e no seu Ateliê. Carlão também se dedica a confeccionar lancheiras e caixinhas artesanais para aniversários e embalagens de presentes pessoais numa aconchegante marcenaria. Eis aí o motivo pelo qual Santo Antônio é o berço da cultura dos artesãos do nosso município.

Contato: (84) 8862-1889 / 8130-6084

João Pedro

“Peladão Contra a Fome” comemora 10 anos em São Gonçalo

O campo do Auto Esporte, em São Gonçalo do Amarante, foi o palco escolhido para as comemorações dos 10 anos de realização da disputa do “Peladão Contra a Fome”, evento promovido pelo Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Norte (SAPERN), e que a cada ano é sediado numa cidade diferente com o apoio da prefeitura municipal. O prefeito Jaime Calado prestigiou o evento e foi homenageado pela SAPERN, que pela primeira vez entregou uma comenda a um político do Rio Grande do Norte. “A homenagem é resultado do investimento e apoio que a administração de Jaime está realizando no esporte amador”, declarou Felipe Augusto, presidente da SAPERN. “Recebo esse reconhecimento com muita satisfação. Estou encantado com a mobilização dos atletas profissionais, e atletas modo em geral, por essa causa tão justa que é o combate a fome. Estamos fazendo a nossa parte, colocando o esporte com uma ferramenta de educação e lazer para os sãogonçalenses”, enfatizou Jaime. O peladão reuniu atletas e ex atletas profissionais do Estado numa partida onde foi arrecadada ½ tonelada de alimentos não perecíveis. Em campo, a disputa foi entre a seleção de São Gonçalo contra o combinado das equipes do ABC e América. O jogo terminou empatado em 1x1, mas quem ganhou com o evento foram as instituições beneficiadas. “Escolhemos o Hospital Maternidade Belarmina Monte e a casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes para receber a doação desses alimentos que chegam em boa hora, exatamente na época de final de ano, onde o clima natalino nos deixa mais solidários ”, disse o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Flávio Henrique.


06

São Gonçalo do Amarante, 31 de dezembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 46

A eleição para o melhor parlamentar do ano transformou-se na pior garfe de 2011 Mais uma vez o blogueiro Locha coloca em cheque a sua credibilidade jornalística na mídia sãogonçalense. A consulta que fizera para saber qual o melhor parlamentar do ano de 2011 da Câmara Municipal de São Gonçalo, gerou protesto de quem votou e polêmica entre os vereadores. Uma das condições, dentre tantas, foi desrespeitada: Ficou acordado que só votaria quem frequentasse a Casa na realização das sessões e com no mínimo noventa por cento de presença durante a legislatura. Portanto, o voto do secretário de Comunicação, Ledson França, também chefe de Locha, fez cair por terra esse compromisso. Outro fato questionado foi o desses blogueiros terem compromissos político e eleitoral com alguns vereadores, certamente, quem recebe ajuda financeira não iria contrariar o seu parceiro e muito menos puxar a brasa pra sardinha dos outros. E o Comitê de Imprensa que o blogueiro Locha usou como argumento para legitimar a eleição? Este, por si só, é o famoso pulo do gato. Ele circulava pelos corredores da Câmara com a urna no bolso direito da sua velha calça desbotada. Acredito que fez mandinga, pois é um mandingueiro por natureza. A ideia foi boa, porem não tiveram o cuidado de protegê-la. Em fim, não bastasse à insatisfação da maioria dos vereadores pela falta de isenção na condição da eleição, que teve como resultado Geraldo Veríssimo em primeiro lugar com quatro votos, o blogueiro Idelfonso Farias acusou Locha de ter trocado o voto dele; votou em Valban e o voto apareceu pra Nino. Eu, como todos sabem, não votei.

Eleição para o Conselho da Juventude de São Gonçalo O evento para eleger os cinco membros que representarão a sociedade civil no Conselho da Juventude de São Gonçalo do Amarante aconteceu, nesta sexta-feira (9), às 10h, no plenário da Câmara Municipal. Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Flávio Henrique, e o vereador presidente do PT no Estado, Eraldo Paiva. Logo após as palavras de alguns candidatos e das explanações feitas por Flávio e Eraldo, este, fez o encerramento da sua fala afirmando que a reunião era fruto de um governo democrático e de um prefeito que tem o propósito de governar com o povo. Em seguida a eleição foi realizada e se chegou ao seguinte resultado: Bruna Duarte, Bruno Luiz, Graciene,

José Gabriel e Flanelson foram os eleitos. A reunião para a indicação dos cinco membros da prefeitura realizar-seá na próxima semana. A eleição para presidência do Conselho da Juventude, mandato de dois anos, tem sido adiada por entenderem que na condução dessa eleição houve alguns procedimentos eleitorais que não estão de acordo com o estatuto. Na opinião de Micael Moreira essa eleição deve ser anulada. Além de não publicarem em edital a realização da eleição teve outras exigências da lei que foram descumpridas. Mais uma vez por erros burocráticos os participantes de uma eleição são frustrados.

Dudé Soares

Associação Amigos de São Gonçalo entrega certificados aos concluintes do curso de corte e costura A solenidade de entrega de 22 certificados aos concluintes do curso de corte e costura da Associação Amigos de São Gonçalo, que tem como Presidente de Honra o Vereador / Advogado Raimundo Mendes Alves. A solenidade aconteceu na sede da associação e contou com a participação do Prefeito Jaime Calado, Vereador Geraldo Veríssimo e do secretario de Serviços urbanos Magnos Kébio, a conte este blogueiro comandou o cerimonial do evento. Na oportunidade o Prefeito falou da importância das profissões mais antigas e da necessidade dos trabalhadores individuas se formalizarem como empreendedores individuas, garantindo assim todos os direitos trabalhistas e possibilidade de contratação de empréstimo para investimento na atividade de trabalho. O Prefeito garantiu ainda a firmação de um convênio com a instituição para que possam ser adquiridos novos equipamentos. A associação além de oferecer curso de corte e costura também oferece curso de biscuit e artesanato. Já o Vereador Mendes declarou-se extremamente feliz em poder colaborar para que pessoas possam se qualificar garantindo assim sua entrada no mercado de trabalho. "Emprego é renda, renda é uma melhor qualidade de vida para as famílias, é nosso desejo ampliar esta parceria entre a Fundação Amigos de São Gonçalo, órgãos públicos e a comunidade, sempre visando o benefício do povo".

Cartões de Visita Encadernações

Paixagismo

Panfletos

Plantas Ornamentais; Projetos, Jardinagem, Manutenção Vasos e Gramados.

Av. Bernardo Vieira, 528 Quintas - Natal/RN Cep 59041-006

ANTÔNIO GOMES PROPRIETÁRIO: 9113-5778

Sítio Barro Duro - São Gonçalo do Amarante/RN (próximo ao Centro de Saúde)

84 3653 3258

grafipelrn@ig.com.br

Cartazes Jornais Livros


São Gonçalo do Amarante, 31 de dezembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 46

O PSB encerra o ano mais forte e com a perspectiva de eleger três

O presidente do diretório do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Raimundo Mendes Alves, vereador e líder do prefeito na Câmara, encerrou as suas atividades partidárias do ano de 2011 com um almoço de confraternização para todos os pré-candidatos a vereador do partido no Restaurante Kaçuá. O presidente abriu o encontro agradecendo a todos pela presença e pediu que um a um se apresentasse. As apresentações se transformaram em discursos e, sem surpresas, não foram diferentes de outras oportunidades e a temática sempre a mesma: Eleição do prefeito e a do pré-candidato. Gisele Moura, João Costa, Tarcísio Fernandes, Carlinhos de Serrinha e Paulo Barreto confirmaram que o projeto de todos é a sua eleição para Câmara Municipal. Diferente no discurso foi o vice-presidente do PSB, Alan Castilho, que depois de enfatizar a sua confiança na vitória de Jaime Calado em 2012, também ressaltou que a ex-governadora Wilma está pronta pra ser a prefeita de Natal. Neste momento da fala de Alan, Wilma de Faria ligou para o vereador Mendes agradecendo pela ação em favor do PSB e dos amigos sãogonçalenses.

Mendes iniciou as suas palavras com a frase: “Não sou pré-candidato a vice-prefeito e nem trabalho pra que isso aconteça, agora, se for da vontade dos amigos e do prefeito eu vou conversar com a minha base eleitoral e a família”, declarou o vereador-presidente. Agradeceu aos novos filiados e se dirigiu especialmente a Gisele, Carlinhos de Serrinha, Ricardo e Paulo Barreto dizendo que as portas do PSB estão abertas e que era uma honra tê-los como companheiros no partido. A foto da gentileza ficou para o vereador do Partido Popular, Joselito Dantas, Marcelo do Camarão, Raimundo presidente do PTN, Dudé, Rosângela e Max. O telefonema de Wilma de Faria, governadora amiga de São Gonçalo, foi muito especial. Ficou o compromisso de no próximo ano, já que é um ano de eleição, o PSB se reunir com mais freqüência. Janeiro haverá a primeira reunião, data a confirmar, visando as eleições e a definição de estratégia a ser adotada para entrar na campanha de Jaime e, com certeza, Elegê-lo prefeito novamente.

Gonçalo Galdino é pré-candidato a vereador pelo PR

O folclórico que deixou expresso as suas lendas políticas, Gonçalo Galdino, nos palanques das campanhas eleitorais memoráveis arrastadas por Seu Joaquim Vítor, Seu Poti, Paulo Tarcísio, Leonel Mesquita, Hamilton Santiago, Dona Élia Barros, Josafá Macedo e José Targino. A história do ex-vereador Gonçalo Galdino que tinha como base de trabalho para sua eleição as ruas de

Serrinha está de volta às lutas eleitorais. E garante que em sua comunidade não tem pra ninguém. “Eu tenho certo cuidado com o meu amigo Biu da Vaca, eu sei que com ele o pau vai endurecer, mais o resto é só marmota, né? ”, disse o homem das pedras retangulares. O vereado-presidente da Câmara Municipal, Geraldo Veríssimo, não só aprovou a decisão de Gonçalo como também se prontificou em ajudá-lo. O Partido da República (PR), segundo o presidente, no momento de tanta turbulência partidária, a vinda de Gonçalo só aumenta a nossa perspectiva de eleger o maior número de vereadores. O novo filiado do PR afirmou que está se integrando ao grupo do partido do prefeito e não vem só, não. Trás consigo a arma protetora de suas campanhas que fora, assim garantiu ele, o responsável pelo seu sucesso na política sãogonçalense O Bom Jesus dos Navegantes.

07

Geraldo Veríssimo assina contrato para a realização do concurso público da Câmara Municipal O vereador-presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Geraldo Veríssimo, nesta quinta-feira (22), assinou o Contrato para a realização do concurso público da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. A empresa ganhadora da licitação Instituto Cidades é de Fortaleza de CNPJ: 05.095.628/0001-31, que fora representada no ato da assinatura pelo empresário Diretor Executivo Lívio Carlos Chaves. A divulgação do edital do concurso está prevista para o dia 27 de dezembro de 2012. São 22 vagas, sendo três para nível superior; uma para Administrador e duas para contador, com vencimentos mensais de R$ 912,00. Já o nível médio são dezenove vagas; seis para Auxiliar Administrativo, quatro para Agente Administrativo, duas para Recepcionista, duas para Redator de Atas, um para Assistente Legislativo, uma para Técnico em Contabilidade e uma para Técnico em Controle Interno e o salário será de R$ 545,00. O período de inscrição presencial terá início a partir de 09//01/2012 a 10/02/2012, pela internet 09/12/2012 a 12/02/2012. A aplicação das provas escritas objetivas acontecerá em 11/03/2012. Quero chamar atenção para a possibilidade de mudança das datas. Segundo Valdério Barbosa Vieira, contador e que é da Comissão de Acompanhamento do concurso, depois da última reunião que está prevista para acontecer na segunda-feira(26), teremos uma decisão final. Quanto à lisura do concurso o presidente Geraldo Veríssimo declarou que está tranquilo. “Fiz questão de convidar promotora de Justiça do município para participar da Comissão de Acompanhamento”, enfatizou o presidente.


08

São Gonçalo do Amarante, 31 de dezembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 46

Coligação e vice: Quem eu quero não me quer

Na Sessão Plenária desta terça-feira (13), na Câmara Municipal de São Gonçalo, dois assuntos dominaram os apartes e embalaram os sonhos de quem deseja ser vice e dos outros que entendem a coligação como um gesto político necessário para o embate eleitoral. O tema em voga era a possibilidade de várias combinações partidárias visando às coligações que satisfizessem a todos. Não faltaram gentilezas por parte de alguns vereadores ao pré-candidato a vereador, vice, talvez, Eraldo Paiva. Este, por sua vez, deixou claro que cabe ao prefeito Jaime conduzir o processo. “Fomos nós vereadores que construímos esse governo”, disse o presidente do PT no Estado. Em outras palavras o vereador do PT não tem dúvida da capacidade do prefeito em arrumar a casa e deixar todo mundo em condições de igualdade para disputar uma cadeira em 2012. Certamente tenha sido essa confiança que o presidente Eraldo tem no prefeito Jaime que fora motivo da sua imobilização para formar uma nominata que não dependesse da movimentação partidária para eleger um

ou dois vereadores nas eleições do próximo ano. Escolha errada, ele sabe disso. Já o vereador João Costa questionou a atual situação de imobilidade do vice-prefeito de São Gonçalo, José Sergiano, alegando que pode ser legal, mas é imoral um cidadão ganhar o valor de R$ 9.000,00 (Nove mil reais) sem fazer nada. O aparte do presidente da Casa, Geraldo Veríssimo, em relação à temática explorada por João Costa foi de indignação e afirmou que tudo isso aconteceu simplesmente por uma tomada de posição política sustentada pela vaidade de um filho (Ivan Targino) que consequentemente comprometeu a família por inteira. Em seguida o vereador presidente do PMDB, Edson Valban, disse que era complicado ser vice. “Talvez um dos melhores vices da nossa história política tenha sido José Targino. O meu pai, Valdivan Tinoco, foi vice de Hamilton, mas na hora em que se sentiu a falta de comando do prefeito entregou o cargo. Ainda assim, nunca deixou de trabalhar e servir ao povo de São Gonçalo”, palavras de Valban. Parabéns aos senhores vereadores, pois fizeram uma Sessão envolvente e os discursos, apesar de serem longos, porém não foram cansativos. Graças às provocações do vereador Eraldo, Nino, Nonato, Valban, Joselito e João Costa.

A presidenta do PCB, Ana Dilma, declarou apoio político e administrativo ao prefeito Jaime Calado Com uma história brilhante construída através das lutas sociais nas trincheiras do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Ana Dilma, hoje, presidenta do partido, decidiu apoiar política e administrativamente o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado. O encontro aconteceu num evento da prefeitura que acontecera no Restaurante do SERV-CLUB da empresária Elsa Carlos. A presidenta do PCB é funcionária pública do município e exerce o cargo de Agente de Saúde. Tentou um mandato de vereador em 2008 e foi candidata a deputada estadual em 2010.

Óleo e água não lubrificam a burrice Esse blogueiro que hoje está emplumado com penas de coloração vermelha e azul e se acha uma arara, outrora, parecia uma periquita. Não tem o voo eficaz na mídia são-gonçalense e muitos menos tem a capacidade do poder da visão de uma águia sobre o cotidiano da nossa sociedade. Hora! Quem chega tem que competir e não usar o jeitinho brasileiro para se dar bem. - Quem é Marcos aí? Gritou um assessor da presidência Dilma. Sou eu, eu! O Marcos a que se referiu o assessor era Marcos Imperial que fora credenciado pelo PT. Começou bem. Existe direito autoral sem registro, Ledson? Inveja! De quê? O que há em ti de tão especial na atividade intelectual que praticas na mídia escrita que nos faz babar? Diz aí o quê? O que é mais deprimente escrever o nome próprio com inicial minúscula ou pedir para que outro responda uma crítica feita a você? Ridículo. Cometo os meus erros gramaticais, outros também, mas não com tanta ignorância. Confesso, as conjunções não são fáceis. Estou nessa atividade inspirado, não pelo diploma de jornalismo e nem pelo de Marketing, este é o caso do meu amigo Idelfonso Farias, e sim pela publicação de dois livros de minha autoria: “Não me olhe, vejam-me e Marionetes”.

Essa é a minha credencial que descobri nos porões da Casa do Estudante do Rio Grande do Norte. A minha amiga Iaponira, também escritora, tem um exemplar. Como pode ver, estou nessa estrada por mérito e muita determinação. É um grande privilégio de vida ser olhado pelas pessoas por essa janela do saber. Geralmente quando nós escrevemos sem a atenção devida, quase sempre, terminamos com firulas, foi o seu caso, nè?

O apoio do PCB, sobretudo em São Gonçalo, tem uma importância partidária relevante para o grupo político do prefeito. Além da dinâmica para a formação das coligações tem também o legado desses guerreiros que só enobrece aqueles que os recebe. Na companhia do seu esposo Giovane a presidenta Ana Dilma confirmou que estava ali para tornar público o apoio seu e de toda base do PCB ao governo de Jaime. “O prefeito realiza uma administração que lembrará o espírito empreendedor de Juscelino Kubitschek, ou seja, cinqüenta anos em cinco. Não preciso de outro motivo que não seja o bem maior para o nosso povo”, justificou Ana Dilma.


São Gonçalo do Amarante, 31 de dezembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 46

Júnior e Patrícia são eleitos por aclamação

Nesta terça-feira (27), às 20h, na Praça do Residencial Jomar Alecrim, São Gonçalo do Amarante, os moradores se reuniram para fundação, apreciação e aprovação do Estatuto, eleição da Diretoria e posse. A organização do evento foi conduzida pelos representantes da Federação dos Conselhos Comunitários do Estado liderada pelo presidente da Comissão, Paulo César de Oliveira. No início dos trabalhos um senhor por nome de Ueber, cunhado de Meire; quem não se lembra de Meire? Meu Jesus! Tentou criar dificuldades para a equipe da Federação. Um morador pergunta: “Que quer um cara desse dono de

uma XTERRA intervir numa eleição onde mora, predominantemente, pessoas de baixa renda?” Depois de muitas vaias ele recuou e foi dado continuidade ao processo. Em seguida Foi apresentada uma chapa com 12 nomes entre os quais José Valter dos Santos Júnior candidato a presidente e Maria Patrícia de Assis Bento vice. Depois de dez minutos, tempo aprovado pelos presentes para a inscrição das chapas, apenas a chapa “UNIDOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO MELHOR”, foi inscrita. Depois do protocolo das inscrições veio o momento decisivo: “Quem vota a favor da eleição dessa Diretoria apresentada e consequentemente da sua posse que levante os crachás?” Todo mundo levantou, apenas três abstenções. Quando perceberam que estavam eleitos por aclamação foi aquela festa. Abraços, sorrisos e pulos tomaram conta dos eleitos e do povo também. Júnior e Patrícia agradeceram a todos e caíram na folia, foi um carnaval fora de época.

Pesquisa DATA MARCK para Prefeito: Jaime Calado 59% e Poti 19% A empresa DATA MARCK com atuação em todo o Nordeste brasileiro, desta vez, realizou uma pesquisa, entre os dias 27 e 28 de novembro no Município de São Gonçalo com o objetivo de conhecer, além dos números para prefeito em relação as eleições que se avizinham, os índices de aprovação administrativos da presidenta, da governadora e do prefeito. Foram feitas 600 entrevistas que apresentaram o seguinte resultado: O governo Dilma Rousseff obteve 83% de aprovação, 12% não aprovam e apenas 5% não opinaram. Já o de Rosalba 26% aprovam, 57% desaprovam e 17% não opinaram. O desempenho administrativo do prefeito Jaime Calado tem contribuído de forma decisiva para os seus altos índices de aprovação: 80,5% dos entrevistados aprovam a gestão do prefeito, 16% disseram não e apenas 3,5 não opinaram. Quanto à pesquisa expontânea para prefeito visando às eleições de 2012 Jaime Calado continua

absoluto na liderança. Caso a eleição fosse hoje o povo de São Gonçalo elegeria o prefeito mais uma vez com 59% dos votos válidos. Já o seu principal adversário, Poti Júnior, não conseguiu mais que 19% a seu favor das opiniões dos sãogonçalenses. Em relação a pesquisa anterior não houve avanço que seja considerado significativo nos números do deputado. Os resultados dessa pesquisa dos ex-prefeitos José Targino 5% e Jarbas Cavalcanti 6% revelam a inércia política e os mobilizam para as eleições de 2012. Silvério Araújo com 4,5% e a professora Maria Tereza de Oliveira com a mesma percentagem mantêm o equilíbrio para uma disputa, possivelmente, de vice. Os dois por centos que não opinaram não dizem coisa nenhuma com vistas a mudar algo entre os dois concorrentes principais. A margem de erro é de 3% pra mais ou pra menos. Os entrevistadores atuaram na zona rural e urbana de São Gonçalo do Amarante.

09

Eu, Mariazinha, Pedrinho, Joãozinho... Cadastrado nos Programas Sociais lhes desejamos um Feliz Natal, prefeito Um gesto Cristão para as pessoas incluídas nos programas sociais do Governo Federal e todas as outras atendidas nas unidades sociais da prefeitura, por exemplo, CREAS, CRAS e Peti, feito pelo prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime

Calado. Foram 13 mil famílias beneficiadas com as cestas natalinas e essa ação administrativa, com certeza, tem o objetivo de amenizar as dificuldades desse povo honrado que em outros governos, neste período, jamais foram lembrados. O que dói mais no coração de um pai ou de uma mãe é não ter o que comer ou não ter para matar a fome dos filhos¿ Essa dor, essa falta de dignidade deixa as almas fragilizadas e mais distantes dos Céus e muito perto da miséria. Isso se cura com políticas públicas voltadas para o ser humano e não com rezas. Para reconhecer a grandeza de um homem é preciso enxergar o endereço do bem e da solidariedade nos olhos. Pra isso, tem que calçar as sandálias da humildade. O que falta aos adversários políticos dessa administração é reconhecer a diferença pra melhor em favor dos sãogonçalenses realizada pelo prefeito Jaime Calado.

O deputado estadual Poti Júnior oficializa a sua adesão ao governo Rosalba O bote de Carlos Augusto em Poti Junior O fotógrafo Márlio Forte registra o momento em que os deputados Ricardo Motta e Walter Alves observam o 'bote' de Carlos Augusto Rosado no mais novo governista, deputado Poti Jr. Segundo Sherloquinho, Ravengar teria dito ao sãogonçalense: “Poti, você fez certo em apoiar o governo da Rosa e não vai se arrepender”. Poti apenas sorriu. Ricardo Motta teria dito: “Olha Waltinho, mais um que cai na teia de Ravengar”. O filho de Garibaldi: “Isso já era esperado. A turma de Henrique não resiste a governo”.

Jornal de Hoje


10

São Gonçalo do Amarante, 31 de dezembro de 2011 EDIÇÃO MENSAL - ANO IV - NÚMERO 46

Jeane Ferreira da Silva por Jeane Ferreira da Silva

Jeane Ferreira da Silva, 34 anos, artesã destas que veste a camisa do artesanato Potiguar é uma mulher que transformou o sonho em realidade. Nascida no município de Macaíba e acolhida aos 20 anos de idade pela cidade de São Gonçalo do Amarante terra que a projetou política e socialmente. Militante dos movimentos sociais ela já foi candidata a Vereadora pelo Partido dos Trabalhadores em 2004. Educadora Popular atuou no Projeto de Educação Popular de jovens e adultos MOVAbrasil destacando-se quando idealizou na comunidade de Massaranduba um dos maiores projetos de geração de renda, a ARTMAR uma entidade que trabalha a confecção do artesanato de raiz em fibra de carnaúba, promovendo assim o resgate da cultura indígena. Atendendo cerca de 13 famílias que trabalham em suas casas, produzindo o artesanato e garantindo o sustendo através desta riquíssima atividade. Estas famílias residem nas seguintes comunidades: Massaranduba de São Gonçalo e Massaranduda de Ceara-Mirim. Em 2005 conseguiu junto ao governo do Estado a construção da Sede da ARTMAR um espaço adequado

para as artesãs produzir, participar de cursos de formação e demais atividades. Este espaço é extremamente estratégico visto que, está situada bem próxima ao futuro aeroporto, rota comercial por onde passaram diversos empresários, turistas e pessoas de varias partes do mundo. Jeane Ferreira já teve a oportunidade de conhecer vários países a convite da Fundação Espanhola da Espanha e ARTSOL entidade que trabalha com mais de dezessetes estados no Brasil e organiza o artesanato em São Paulo. Sua passagem pela Espanha, Bolívia e Portugal lhe trousse formação e visão empreendedora que lhe deu a oportunidade de conhecer o mercado consumidor, além de estímulo para continuar a luta em defasa do artesanato justo e solidário. No Brasil participou de uma Conferencia sobre Biodiversidade em Brasília e em 2008 participa na Bahia como Palestrante a convite do Ministério do Meio Ambiente sobre o tema Sustentabilidade. Em 2009 Jeane Ferreira ganha o Prêmio Mulher empreendedora oferecido pelo SEBRAE a mulheres que se destacaram em empreendimentos Comunitários e Empresarias. Neste mesmo ano participa de reunião no CEARÁ a pedido do MMA juntamente com a univercidade do CEARÁ para falar sobre a cadeia produtiva da Carnaúba na Cidade de CARIDADE.Durante este período participou de várias reuniões no estado do RN. Em 2010 Participou em São Paulo do Fórum: Comércio Justo e Solidário. Atualmente ela atua no Mercado do Artesanato Popular de Santo Antonio dos Barreiros - São Gonçalo do Amarante assessorando e comercializando o melhor e mais bem produzido artesanato da região. Jeane Ferreira atua na Coordenação geral da entidade e promete para 2012 várias ações que venham aproximar ainda mais a entidade e a comunidade de Massaranduba. São cursos, palestras, oficinas e intercâmbios planejados por ela e sua equipe contando com o apoio exclusivo da administração do Prefeito Jaime Calado.

Avenida Benedito Santana - Conj. Amarante

Av. Benedito Santana - Conj. Amarante

Rua Havaí - Jardim Lola - São Gonçalo do Amarante

Francisco José Técnico Contabilidade CRC/RN 3469

Imobiliária Contabilidade

Rua Pres. Mascarenhas, 366 - Quintas - Natal/RN

Tel.: (84) 3653.3013 Cel.:(84) 9968.4232 E-mail: franciscojosecosta@bol.com.br


Jornal O Saogonçalense 46  

Jornal o Saogonçalense

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you