Page 1

Alice -nº1 Profª Vanessa


Na Lunda, no Zaire e no Cuangar foram encontrados instrumentos de pedra e outros, dos homens do Paleolítico. No Deserto do Namibe forem encontradas gravuras rupestres nas rochas. Trata-se das gravuras do Tchitundo-Hulo, atribuídas aos antepassados dos khoisan. Nos primeiros quinhentos anos da era actual, os povos bantu da África Central, que já dominaram a siderurgia do ferro, iniciaram uma série de migrações para leste e para sul, a que se chamou a expansão bantu. Um desses povos veio-se aproximando do Rio Congo (ou Zaire), acabando por atravessá-lo já no século XIII e instalar-se no actual Nordeste de Angola. Era o povo quicongo (ou kikongo). Outra migração fixou-se inicialmente na região dos Grandes Lagos Africanos e, no século XVII, deslocou-se para oeste, atravessando o Alto Zambeze até ao Cunene: era o


No ano de 1568, entrava um novo grupo pelo norte, os jagas, que combateram os quicongos que os empurraram para sul, para a região de Kassanje. No século XVI ou mesmo antes, os nhanecas (nyanekas ou vanyanekas) entraram pelo sul de Angola, atravessaram o Cunene e instalaram-se no planalto da Huíla. No mesmo século XVI, um outro povo abandonava a sua terra na região dos Grandes Lagos, no centro de África, e veio também para as terras angolanas. Eram os hereros (ou ovahelelos), um povo de pastores. Os hereros entraram pelo extremo leste de Angola, atravessaram o planalto do Bié e depois foram-se instalar entre o Deserto do Namibe e a Serra da Chela, no sudoeste angolano. Também no século XVI os portugueses instalam-se na região e fundam São Paulo da Assunção de Luanda, a actual cidade de Luanda.


Vit贸ria Maria Ferreira Lima


Angola, apesar de se localizar numa zona tropical tem um clima que não é caracterizado para essa região, devido à confluência de três fatores: A Corrente de Benguela, fria, ao longo da parte sul da costa. O relevo no interior. Influência do Deserto do Namibe, a sudeste. Em consequência, o clima de Angola é caracterizado por duas estações, a das chuvas, de Outubro a Abril e a seca, conhecida por Cacimbo, de Maio a Agosto, mais seca, como o nome indica, e com temperaturas mais baixas. Por outro lado, enquanto a orla costeira apresenta elevados índices de pluviosidade, que vão decrescendo de Norte para Sul, e dos 800 mm para os 50 mm, com temperaturas médias anuais acima dos 23 °C, a zona do interior, pode ser dividida em 3 áreas: Norte, com grande pluviosidade e temperaturas altas. Planalto Central, com uma estação seca e temperaturas médias da ordem dos 19 °C. Sul com amplitudes térmicas bastante acentuadas devido à proximidade do deserto do Kalahari e à influência de massas de ar tropical


Por: Sara Maria


Lucas Theodor Gomes Merendi Voss – 5ºA Manhã - 19


Luanda é a maior cidade e capital de Angola, lá se fala o português.


Esta é a Cascata de Huíla, fica na Província de Huíla. A água que cai é fria e límpida, formando uma linda piscina natural.


Museu da Escravatura em Luanda. Era neste local que o povo bantu escravizado partia para o Brasil. Neste museu há muita história e emoção.


Esta é a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, que fica em Benguela Angola, foi fundada pela Rainha D. Leonor de Lencaste no fim do século XV, tinha a função de “acampamento” espiritual dos doentes. A pia batismal é octogonal, em forma de cálice.


Esta é a praia de Mussulo que estava estagnada, e hoje é um ponto turístico muito visitado, onde há um ótimo restaurante que foi instalado por um português.


Angola


Angola


Gostei da viagem


Esta imagem ĂŠ a praia de angola ao anoitecer


Foto do p么r-do-sol angolano.


Salas de aula das escolas de angola.


Um dos pratos tĂ­picos da Angola Bucho e Maranho


Angola


Você sabia que a Angola é um dos poucos países africanos que tem como língua principal o português(Portugal )


   

Nome: Nathália Duarte Gomes Série: 5ºA ano Manhã Professora: Vanessa Número: 22


Matheus .G .Pellegrini 5ยบ AM-21 5amanha@colegiomarques.com.br


BANDEIRA DE ANGOLA


PÔR DO SOL NUMA PRAIA DA PROVÍNCIA DE NAMIBE


CONTRASTE DA POBREZA EM LUANDA


CIDADE DE LOBITO EM ANGOLA


RESTAURANTE NA CIDADE DE HUAMBO


MOEDAS CORRENTES DE ANGOLA (KWANZA)


João Gabriel – 5o ano A Manhã


5Âş ano A manhĂŁ Professora:Vanessa


A Bandeira de Angola divide-se horizontalmente numa metade superior vermelha e noutra inferior negra. O vermelho simboliza o sangue derramado pelos angolanos durante as lutas pela independência, enquanto que o negro simboliza o continente africano

O símbolo no centro é uma roda dentada e uma catana, cruzados, e uma estrela, que simbolizam os trabalhadores.


...No litoral africano. A origem de seu nome vem provavelmente da palavra dialeto bantu Ngola,nome do rei Congo que conquistou a região,incorporando-a ao reino,conforme aparece em documentos portugueses do século XVI. Como em todo continente africano,a área onde se localiza a Angola foi ocupada desde a préhistória,conforme se depreende dos achados arqueólogos descobertos na região :D


A Miss Angola 2007, Micaela Reis, foi uma das dez semifinalistas do concurso Miss Universo, realizado nesta Segunda-Feira, no Nacional

Auditorium, na Cidade do México. A representante do Japão, Riyo Mori, 20 anos, foi a grande vencedora. A brasileira Natália Guimarães, 22 anos, ficou em segundo lugar.


Adorei minha viagem à Angola Espero que você tambem tenha gostado!!!! 

Até a proxima !!!!!!!!!!!


IGOR 5째AM


Himba Entre as 12 etnias ou grupos raciais que se distribuem pelo território namibiano, muitos destes divididos em diversos subgrupos e tribos, os Himba são, talvez, os mais surpreendentes. Quando durante o século XIX os seus antepassados Herero foram despojados e expulsos de outras regiões por guerreiros Nama, refugiaram-se no Noroeste do país, junto e mesmo para lá da fronteira com Angola, onde esta é marcada pelo caudaloso rio Kunene. Desde então ficaram conhecidos como “ova Himba”, que quer dizer vagamente “pedintes”. povo extremamente orgulhoso, fiel às suas origens, que não tem pressa nem sequer pretende aderir às “maravilhas” civilizacionais a que outros grupos, como os San (mais conhecidos por bosquímanos), acabaram por sucumbir. Os Himba desfazem uma rocha ocre em pó, a que adicionam gordura animal, para maquilharem toda a extensão do corpo. Adornam-se com uma infinidade de pulseiras, colares e curtas peças de vestuário, feitas de quase tudo o que lhes é possível utilizar: cobre, búzios, ráfia, pedrinhas, peles, paus e mesmo plásticos, que cortam e decoram de forma igualmente tradicional – não importa de onde vem, desde que possam utilizar como sempre utilizaram ou como bem entendem. São um povo de feições e estatura elegantes, de fazer inveja aos modelos ocidentais.


Ingredientes:

1 kg de carne seca 2 cebolas grandes 3 tomates maduros 2 dentes the alho ½ kg kiabo Rama de batata doce Óleo de palma Preparar: 1. Ferve a carne seca por uns minutos e depois cozinha com alhos. 2. Depois tempere com cebola, tomate, ramas de batata doce e adicione o óleo de palma. Deixe cozer por 10-20 minutos. Servir com: Funge e acompanhado de feijão de óleo de palma. Boa apetite.


Parque Nacional da Mupa Origem - Estabelecido como Reserva de Caça a 16-04-1938. Classificação - Parque Nacional, II, desde 26-12-1964. Localização-Está situado na província do Cunene, entre o Rio Colui e o Rio Cunene. Área - Ocupa 6.600 km². Limites Geográficos - 15 17' a 16 40' de Latitude Sul e 15 10' a 16 00' de Longitude Este. Descrição - A paisagem é de colinas, com uma pluviosidade anual de 620 mm e temperatura média de 22,8° C. Há três tipos diferentes de vegetação: mosaico floresta-savana, floresta aberta e savana seca com arbustos. Apesar deste Parque ter sido criado em 1964 para proteger a Girafa camelo,pardais angolenses, crê-se que em 1974 já não existia nenhuma. Os mamíferos que caracterizam o Parque são a chama, o leão, leopardo e a hiena.


Angola é um país da costa ocidental de África com uma extensão de 4.837 Km, cujo território principal é limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Angola inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena. O nome Angola deriva da palavra bantu N'gola, título dos governantes da região no século XVI, época na qual começou a colonização da região pelos portugueses. Uma antiga colónia de Portugal, foi colonizada no século XV, e permaneceu como sua colónia até à independência em 1975. O primeiro Europeu a alcançar Angola foi o explorador português Diogo Cão. Situa-se na costa ocidental da África , foi colonia portuguesa até 11 de novembro de 1975, onde conquistou sua independência. Durante a ocupação filipina de Portugal, os holandeses procuraram desapossar os portugueses desta região, ocupando grande parte do litoral (Benguela, Santo António do Zaire, as barras do Bengo e do Cuanza). Em 1648, o português Salvador Correia de Sá reuniu no Rio de Janeiro uma grande expedição, com uma frota de quinze navios e cerca de dois mil homens, que expulsou os holandeses para contentamento tanto dos portugueses como dos colonos do Brasil. No século XX Angola não conheceu a paz desde 1961 até 2002, primeiro em virtude da luta contra o domínio colonial português, depois como consequência da guerra civil que eclodiu em 1975 entre os principais partidos de Angola, os anteriores movimentos de libertação. O poder político manteve-se na posse do Movimento Popular de Libertação de Angola desde 1975, embora o partido da oposição União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) tenha dominado parte do território até ao fim da última guerra civil. Tem uma área de 1.246.700 Km quadrados. O país divide-se em 18 províncias e tem como capital a cidade de Luanda. Angola tem uma costa de 1.650 Km banhada pelo Oceano Atlântico. Os seus principais portos são Luanda, Lobito e Namibe. O ponto mais alto do país é o Monte Moco (2.620 m), localizado na Província do Huambo. Com uma rede hidrográfica privilegiada ao nível do continente;


África do Sul

Angola

DADOS PRINCIPAIS.

DADOS PRINCIPAIS.

AREA :1.221.037KM². CAPITAL: CIDADE DO CABO (LEGISLATIVA), BLOEMFONTEN (JUDICIÁRIA) E PRETÓRIA (ADMINISTRATIVA). POPULAÇÃO: 47,43 MILHÕES (Media 2005). MOEDA: RAND. NOME OFICIAL: REP. DA ÁFRICA DO SUL. NACIONALIDADE: SUL AFRICANA. DATA NACIONAL: 27 DE ABRIL (DIA DA LIBERDADE) PRIMEIRO DIA DE GOVERNO DE NELSON MANDELA . GOVERNO: REPÚBLICA PRESIDENCIALISTA.

AREA: 1.246.700KM². CAPITAL:L UAN DA. POPULAÇÃO: 16,9MILHÕES ( Media 2007). MOEDA: KUANZA. NOME OFICIAL: REP. DE. ANGOLA NACIONALIDADE: ANGOLANA. GOVERNO: REPÚBLICA PRESIDENSIALISTA .


África do Sul Koeksisters

Angola Kizaca

É o nome de um doce popularmente conhecido e encontrado no país, de origem indígena.

A comida típica de angola se faz com peixe arroz ou milho o que vem junto são folhas do pé de mandioca maceradas.

As principais tribos que influenciaram a cultura alimentar da África do Sul são: Khoisan, Xhosa e Sotho.

As chamadas kinguilas estão sempre chamando o turista estrangeiro para trocar dinheiro.


África do Sul Dança Africana

Angola Kozo

No inicio do século alcançou grandes sucesso nos palcos europeus.

Nkisi dos congoleses, em formato de cão (peça em madeira).

Sendo apresentada com requintes coreográficos pelo dançarino Duque na frança e na Inglaterra em 1914 e 1922 quando entrou em declínio cedendo espaço ao Fox - trote e depois ao samba.

O cão tem lugar especial no congo quando o assunto é o mundo dos espíritos . Como animal domestico seu lugar é a vila,repouso da vida. Como cão de caça entra na floresta terra dos mortos.


O Cabo da Boa Esperança é o ponto onde os Oceanos Índicos e Atlântico se encontram. Era o ponto estratégico das Rotas Comerciais e Européias para o Oriente. Cabo é um acidente geográfico, entendido como uma porção de Continente que avança pelo Mar. Esse lugar é muito lindo!!! Vale a pena visitar!!


O safári era originalmente uma expedição de caça, especialmente por causa da áfrica central e a do sul um grupo de caçadores se embreavam pelas florestas africanas por vários dias. Carregadores nativos transformavam equipamentos e suprimentos.

Bichos soltos...e pessoas passeando!


Lugares com horizontes


Bibliografia: Wikipédia http://fotoangola.weblog.com.pt/ http://www.mundoeducacao.com.br/africa-sul-2/comidas-tipicasafrica-sul.htm

Guilherme Guimarães Brito Martins 5ª A manhã


ANGOLA

Nome: Guilherme L. A. Ferreira - 5 ano A – manhã número: 14 Professora: Vanessa


Deserto do namibe

Estava muito quente.....


Quedas de kalandula

Adorei essa paisagem... Tiramos muitas fotos!


LUANDA

Aqui, vista da sacada do nosso Hotel..


FORTIM DE QUIBAXE

Parte da Hist贸ria....


Malanje

Maravilhas da Natureza...


FIM

Localização da Angola


Ap贸s o Deserto do Namibe a caminho do Lubango encontra-se a imponente serra da Leba.


Situado nos arredores de Luanda, é uma formação de falésias que permite uma vista incrível sobre o mar angolano, principalmente ao pôr-do-sol.


A cascata no meio de vegetação intensa, e com uma altura considerável é dos maiores atractivos da Provincia da Huíla.


Muito conhecido como o nosso pĂŠ de moleque uma delĂ­cia !!!


Capela de uma aldeia do interior, feita de tijolo de adobe (barro + capim) e coberta de palha, como a maioria das casas do povo angolano.


Geovanna Narciso Machado


GABRIEL – 10 5° A – MANHÃ


ESCULTURA NO MERCADO DE BENFICA

A escultura é mais bonita de perto, eu pude tocar ...


BANANA COM AMENDOIN UMA DELICIA DA REGIテグ

Realmente este prato テゥ simplesmente テウtimo!


RIO CUBALA

N達o deu coragem de atravessar esse rio


PALANCAS NEGRAS

Sair do carro, nem pensar...


FAMÍLIA DE LUANDA

Esses foram os meus guias.


ANGOLA


Essa ilha é muito bonita, a água é verde, quando nadei dava para ver meus pés ,foi fantástico .


É muito grande,tem muitas árvores e é magnífico.


Amei esse lugar, tinha rochas, a água é azul e verde e foi muito legal


É muito grande e as águas são muito bonitas.


É muito grande e envolta é muito bonito.Amei conhecer.


Professora:Vanessa-5ยบAmanhรฃ


Esses s達o os Congos. Congos s達o mochilas que o povo de Angola costuma usar.


A pessoas de Angola não tem muito dinheiro por isso nas feiras eles trocam mercadorias. Ex:pilhas por café, tigelas por açúcar, etc.


O Porto de Angola é muito bonito e se vocês verem depois de todas aquelas Guerras Angola ainda tem prédios bonitos tem uma vista ótima e etc.


Vista de Angola. Apesar de ter tido guerra durante alguns tempo Angola ainda ĂŠ bonita.


Angola não tem faróis mas pelo menos tem guarda de trânsito para controlar os carros. Os carros também são bem antigos.


Pontos turĂ­sticos de Angola/Ă frica


É um lugar bem bonito,ai é bastante frequentado por turistas do mundo inteiro.É uma mistura de restaurante,bar e casa de shows, inaugurado em alto estilo, etc,e também o restaurante é muito bom .


Ai é um salão meio que chato,mais foi meio que legal.


Essa torre parece o obelisco em S達o Paulo.


Ai é muito bonito também,eu fui ai só que quando eu fui tava meio que nublado o céu e não deu pra eu entrar no mar que pena.


Ai ĂŠ bem bonito,mais eu fiquei com um pouquinho de medo que caise aonde eu estava.


ColÊgio´s Marques de Monte Alegre Nome:Camila Araujo Professora: Vanessa Roselli


1 kg de carne seca 1 cebola grande 3 tomates grandes 2 dentes de alho 1/2 kg de quiabos 2 gorgetes ou beringela óleo de palma folhas de batata doce ou folhas de mandioca (gimboa) Preparação: Demolha-se a carne seca salgada, põe-se a cozer com alho. Quando estiver quase cozida, junta-se os tomates, a cebola, os gorgetes, as folhas de batata doce, os quiabos e o óleo de palma, quando estiver cozido, serve-se com funge e feijão de óleo de palma.


Os monumentos classificados de Arquitetura Funerária ou Religiosa, podemos destacar o Túmulo do Mwuene Vunongue, as Ruínas da Missão do Mwodo, a Igreja Nossa Senhora das Dores, o Mbonge ya Kandndyema, todos estes monumentos encontram-se localizados no município sede.


Produção:Camila Araujo Colégio´s Marques de Monte Alegre Para:Vanessa Roselli Angola Livro: A Girrafa que Comia Estrelas ESCRITOR:José Eduardo Agualusa


Caio Henrique


Bárbara Garcia – 5A manhã – 4


Viagem a Angola  

Viagem dos alunos do 5º ano A Manhã da professora Vanessa a Angola.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you