Page 1

ANO 59 Nº 18.965 Exemplar: R$ 1,00

DIÁRIO DO RIO DOCE Governador Valadares, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017 | ESTA EDIÇÃO: 8 PÁGINAS Já curtiu nossa Fan Page no Facebook? Baixe o aplicativo de leitor de Código QR e acesse nossas mídias.

Lojas se preparam para evitar prejuízos com feriados de 2017 FOTO: Antônio Cota

Os feriados prolongados que no decorrer deste ano vão perseguir o comércio estão fazendo com que entidades do setor, como o Sebrae e a CDL, sugiram medidas (dicas) para que tanto os lojistas como as indústrias possam reduzir os impactos dos prejuízos causados por eles. Algumas lojas saem na frente e promovem liquidações para atender à demanda dos consumidores que vão viajar no feriado de carnaval, no fim do mês. Os descontos chegam a 60%. PÁGINA 3

Contadores pedem ao município que reduza o ISS da categoria Um grupo de 60 profissionais da área da contabilidade participou ontem de um encontro com os secretários municipais da Fazenda, Jamir Carlili, e de Desenvolvimento, Maurício Dutra. Na pauta estavam a reivindicação de redução do ISS cobrado da categoria e a abertura de diálogo entre os contadores e o governo municipal. A preocupação com a falta de geração de empregos na cidade também foi um dos assuntos tratados. O prefeito André Merlo, presente ao encontro, disse que a geração de postos de trabalho será consequência do estímulo que a prefeitura precisa dar à iniciativa privada. PÁGINA 5

AS LOJAS antecipam as promoções para atrair os clientes que estão com viagem marcada para o feriado de carnaval

treinar nos EUA

Animais vítimas de abandono podem ganhar lar provisório A criação de um lar provisório para abrigar animais vítimas de abandono e maus-tratos é pleiteada em Valadares e conta com o apoio do deputado José Bonifácio Mourão (PSDB), que assumiu o compromisso de buscar recursos para sua viabilidade. A iniciativa consta em projeto da gestora ambiental Daniela Costa Ribeiro e do empresário do ramo de pet shops Romair Vieira Soares. A novidade é a participação de apenados por crimes leves no processo de cuidados com os animais, com a intervenção do Ministério Público para viabilizar a execução do projeto. PÁGINA 3 FOTO: Divulgação

FOTO: Estúdio Ramalho Dias

Amanhã será um dia especial para Bruna Silveira Gonçalves, de 18 anos, que estará embarcando para os Estados Unidos, onde vai estudar e atuar como atleta da Universidade da Virginia, para a qual ganhou bolsa integral. Bruninha, como é mais conhecida, é atleta da equipe de tênis da Sociedade Recreativa Filadélfia e foi escolhida numa seletiva de alto nível. O clube já revelou outros atletas que hoje residem nos EUA, como Pedro Cunha e Guilherme Amorim (Califórnia); Pedro Ayala (Carolina do Norte); Donnerson Bezerra e Caio Petruceli (Kansas); Rodrigo Amaral (Nashville), Djéssika Bezzerra (Flórida); e Caio Aguiar (Texas). PÁGINA 8

Os foliões estão aprontando a fantasia para para mais um carnaval, que começa oficialmente no dia 25. Mas enquanto eles se preparam já tem gente na rua fazendo um trabalho de orientação e prevenção de doenças típicas da época, principalmente a aids. Ontem equipes do Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde (Crase) distribuíram camisinhas e panfletos com dicas para proporcionar um carnaval seguro e divertido. A campanha vai até o dia 24. PÁGINA 3

Polícia prende acusado de matar ex-presidiário que saía da Cadeia Pública

Seplan se reúne com Núcleo dos Sem-Casa BRUNINHA, QUE é atleta do Filadélfia desde 2004, já pensou deixar o clube, mas insistiu e agora se sente realizada com a oportunidade de atuar no exterior

FOTO: Antônio Cota

Equipe do Crase nas ruas prevenindo Tenista do Filadélfia embarca amanhã para contra a aids

PÁGINA 8

ANIMAIS ABANDONADOS nas ruas poderão ganhar um lar se um projeto que está em discussão for à frente

O DELEGADO Felipe Assis vai dar entrevista à imprensa para explicar detalhes da investigação A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV), concluiu no dia 18 de janeiro último o inquérito que apurou o crime de homicídio ocorrido no dia 4 do mesmo mês, no bairro Santos Dumont II. A vítima, Macmiler Ferreira, de 30 anos, foi assassinada instantes após ter sido libertada da Cadeia Pública local. Um dos suspeitos, Glaucio França de Souza, de 26 anos, foi preso ontem e encontra-se à disposição da Justiça.O delegado Felipe Assis vai dar entrevista coletiva hoje, às 9h30, para dar mais informações sobre como foram realizadas as investigações que culminaram na prisão do acusado.


2

DIÁRIO DO RIO DOCE

Governador Valadares, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

por Walber Gonçalves de Souza (*)

POLÍTICA

(*)Professor e membro das Academias de Letras de Caratinga e Teófilo Otoni.

Vereadores: agora é pra valer No mês de fevereiro, em inúmeros municípios acontece o retorno das atividades do Poder Legislativo. Para alguns legisladores é uma data histórica, pois marca a primeira reunião ordinária no plenário da casa legislativa. Já para a população tornase mais uma vez a renovação da tão desiludida esperança. A sabedoria popular diz que “se você quer conhecer um homem, dê poder a ele”. Nas urnas o poder foi dado, e na diplomação confirmado. Com o tempo passaremos a conhecer e saber quem é quem. Como geralmente não há uma renovação total, esse ditado se aplica praticamente aos novatos, pois os vereadores veteranos já demonstraram seu perfil. Mesmo assim, é importante dizer que, como diz outro ditado popular, alguns deles deixaram de ser pedra para virar vidraça. Então, vamos aguardar para ver como será sua atuação.

Bertolt Brecht, no seu famoso texto “O analfabeto político”, alerta sobre a nossa displicência em relação aos temas que envolvem a política. Para ele “o analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que de sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio...” Pegando carona nesse pensamento, podemos afirmar que muitos dos vereadores eleitos o foram justamente porque nossa sociedade, infelizmente, ainda é composta por um enorme contingente de analfabetos políticos. Trocamos nossos votos por migalhas. Nossos vereadores não conseguem se ver fora do paternalismo populista, que ilude as pessoas, gerando uma miséria eleitoral. Sendo muito generoso, quem escaparia desse rótulo?

coragem de estudar os contratos que envolvem os poderes públicos, de fiscalizar como estão sendo gastas as verbas da Câmara, de denunciar os desmandos caso eles ocorram. Um dia fui questionado por um vereador sobre a postura do povo. Por isso sempre que posso gosto de ler “O Analfabeto político”, texto que diz tudo. Não escrevo este texto para o péssimo vereador, pois sei que ele não se importa nem um pouco, que está gastando o tempo dele pensando em como irá extorquir o povo. Escrevo este texto na esperança de que alguns dos vereadores que lá estão tenham a coragem simplesmente de cumprirem o seu papel, e nada mais. Pois da mesma forma que infelizmente o povo escolhe o bandido, deste mesmo povo há pessoas que ainda depositam o seu voto na esperança.

Para os nossos ditos representantes, pensar a cidade, seus problemas e dilemas parece ser uma prática ainda muito distante, e mesmo que entre eles uns três ou quatro pensem e ajam assim, acabam sendo vencidos e abafados em meio à mediocridade dos demais legisladores. A partir de hoje veremos quem é quem. Saberemos que é o vereador que joga para a galera; o vereador que continua pensando criminosamente a melhor forma de tirar vantagem em tudo; o vereador que gosta de ficar em cima do muro e nunca toma uma atitude; o vereador pidão, que parece ser um contínuo de luxo do Poder Executivo; o vereador corporativista; o vereador que luta pelos interesses da comunidade; o vereador que fiscaliza; o vereador que propõe projetos; o vereador que sabe a sua função; e aquele que não sabe de nada. Agora é pra valer! Veremos quem terá a

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal

"Para não ter disputa" Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, justifica a demora na definição das comissões FESTA NO GABINETE Um major lotado no gabinete de Bolsonaro esfrega as mãos: no domingo (19) completa 2 anos fora da PM e vai ganhar aposentadoria.

Cláudio Humberto

PRESSÃO No Distrito Federal, a Casa Militar do governo vive sob grande pressão para apressar processos de cessão de PMs para outros órgãos.

PMS BRIGAM POR CARGOS CIVIS PARA APOSENTAR CEDO Militares, policiais militares e até bombeiros disputam a tapa, em todo o País, oportunidades de serem colocados à disposição de governos municipais, estaduais e até federal, em razão de uma portaria bizarra de 2012, do Comando do Exército. Pela portaria 871, é transferido automaticamente para reserva remunerada (aposentadoria) quem ocupar por mais de 2 anos cargos fora da sua unidade militar.

AGÊNCIAS DA PETROBRAS SAEM NA VÉSPERA DA FOLIA A Petrobras vai divulgar no dia 22, véspera de Carnaval quando tudo acaba em samba - as duas agências de propaganda que vão dividir sua verba anual de R$500 milhões por cinco anos. Uma das favoritas é a carioca NBS, que no governo do PT se chamava "Quê" e cujo diretor, Dudu Godoi, foi marqueteiro de Lula. A outra deve ser a paulista Fischer, da Trindade Investimentos, cujo sócio figura na Lava Jato.

OUTRA MAMATA Se a ideia era inibir a transferência para trabalhar fora dos quartéis, a portaria bizarra acabou criando outra mamata no serviço público.

NO BULL SHIT Tanto quanto a Fischer, NBS tem reputação de agência criativa. Sua denominação são as iniciais de "No Bull Shit".

OBJETOS DE DESEJO Gabinetes de políticos policiais ou militares como Jair Bolsonaro são os mais procurados por milicos para antecipar aposentadoria integral.

DEZOITO CITAÇÕES Danilo Amaral, da Trindade, é citado 18 vezes na delação

de Sérgio Machado, ex-Transpetro, por receber R$ 30 milhões do petrolão. PALMAS PARA ELE Em 2015, Danilo Amaral, ganhou fama com imagens nas redes sociais constrangendo o ex-ministro petista Alexandre Padilha em restaurante. ZAP NUNCA MAIS Chantageada por WhatsApp pelo hacker Silvonei José de Jesus Souza, a primeira-dama Marcela Temer deixou de utilizar o aplicativo em 11 de maio de 2016, mesmo dia em que o bandido foi preso. RECORDE NEGATIVO Já são 106 os policiais sequelados por "disparos acidentais" de armas da Taurus que resolveram processar a empresa. Mas a Taurus celebra o recorde da venda de 2 mil pistolas. Uma lei marota obriga nossas polícias a comprar armas "made in Brasil", que só a Taurus produz. NOME DE MINAS Aécio Neves levou até Michel Temer a sugestão de Carlos Velloso para ministro da Justiça, mas sabe que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal não é o "nome do PSDB". De Minas Gerais, certamente.

COLABORARAM:

DIÁRIO DO RIO DOCE 30

DE

MARÇO

DE

1958

FUNDADORES Armando Vieira | Hermírio Gomes da Silva | Laércio Duarte Byrro | Oswaldo Alcântara | José Velloso Braga | José Antônio Pinheiro | Sebastião Guimarães Januário Daflon Faria | Geraldo Vianna Cruz | Paulo Duarte Byrro HOMEPAGE:

www.drd.com.br |

e-mail:

diario@drd.com.br

DIRETOR RESPONSÁVEL: Edison Gualberto de Souza DIRETOR ADMINISTRATIVO: Getúlio Miranda Primo

PURA HIPOCRISIA A imprensa costuma criticar governos que nomeiam ministros que não garantem votos no Congresso, mas fingiu "choque" com o sincericídio do ministro Eliseu Padilha (Casa Civil), revelando que é o número de votos do partido no Congresso que determina a escolha do ministro. DÍVIDA PARCELADA José Carlos Aleluia (DEMBA) apresentou emenda à Medida Provisória 766/17, que regulariza débitos de pessoas e empresas, para que municípios também possam parcelar

PODER SEM PUDOR PAC e POC A polêmica causada do "sincericídio" do ministro Eliseu Padilha (Casa Civil), contando como o número de votos de um partido na Câmara ou no Senado é o que determina a escolha de um ministro, faz lembrar a ironia do ex-deputado Beto Albuquerque (RS), então líder do PSB, que usou um paralelo com o PAC para definir a paixão do PT por boquinhas: - Eles (petistas) defendem é o POC, Programa de Ocupação de Cargos. O resto é salamaleque.

os débitos junto à união. CULTURA NA CADEIA Em 7 anos, detentos de quatro prisões de segurança máxima de quatro Estados (PR, MS, RN e RO) produziram 6 mil resenhas de livros. A cada

obra lida e resenhada, eles reduzem quatro dias da pena. PENSANDO BEM... ...permanecendo preso, Eduardo Cunha ao menos não vai apanhar de senhoras indignadas no aeroporto.

FALE CONOSCO AGÊNCIA NOTICIOSA CartaZ Notícias Agência Estado Agência Graffo REPRESENTANTES:

EM

CPI AGONIZA Findo o impacto inicial, a CPI da Lei Rouanet, prorrogada ontem, caiu mesmo no esquecimento. É comum reuniões com apenas dois deputados: o presidente, Alberto Fraga (DEM), e Izalci (PSDB), do DF.

Ana Paula Leitão e Teresa Barros - w w w . c l a u d i o h u m b e r t o . c o m . r

Diário do Rio Doce Ltda. - EPP FUNDADO

MANDOU BEM, GUILHERME Procurador-geral de Justiça do RS, Marcelo Dornelles se enrolou para explicar ao competente repórter Guilherme Baumhardt por que só os procuradores não recebem salários em parcelas, ao contrário dos demais. Ficou parecendo que se acham servidores de primeira classe.

Central de Comunicação (ADI-Brasil) — Brasília: (61) 3323-4701 — Florianópolis/SC: (48) 3216-0600 — Rio de Janeiro: (21) 2246-8121 — São Paulo: (11) 3887-2193 Midia Brasil - (31) 3048-2310

PREÇO DE ASSINATURAS: TRIMESTRAL À vista: R$ 55,00 A prazo: 2 pagtos de R$ 30,00

VIA POSTAL (SEMESTRAL) À vista: R$ 267,00 A prazo: 3 pagtos de R$ 90,00 4 pagtos de R$ 70,00

SEMESTRAL À vista: R$ 100,00 A prazo: 2 pagtos de R$ 55,00 3 pagtos de R$ 38,00 4 pagtos de R$ 30,00

VIA POSTAL (ANUAL) À vista: R$ 530,00 A prazo: 2 pagtos de R$ 267,00 3 pagtos de R$ 180,00 4 pagtos de R$ 134,50

ANUAL À vista: R$ 200,00 A prazo: 2 pagtos de R$ 107,00 3 pagtos de R$ 72,00 4 pagtos de R$ 55,00

Formas de Pagamento: À vista, boleto bancário e cartão de crédito

PABX GERAL: 0

XX (33) 2101-2101

REDAÇÃO: (33) 2101-2114 GRÁFICA: (33) 3221-2121

DEPTO. COMERCIAL: Telefax: (33) 2101-2101 E-mail: comercial@drd.com.br

ASSINATURAS: 0 XX (33)2101-2111 - Avenida Minas Gerais, 700, sala 14 CEP 35010-151 - Gov. Valadares - MG E-mail: assinaturas@drd.com.br EDITOR. . . . . . . . . . . . . . santana@drd.com.br

Raimundo Santana Mtb: 15.640

DIAGRAMAÇÃO. . . . . . . . diario@drd.com.br

Sebastião Evilásio

REVISÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

José Ângelo Rocha


3

DIÁRIO DO RIO DOCE

Governador Valadares, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Promoções ajudam comércio a reverter prejuízos de feriados por MARI FIALHO marifialho@drd.com.br

Feriado e negócios nunca foram uma boa combinação para a maioria dos segmentos econômicos, exceto o turismo. A chegada do Carnaval já causa preocupação na maioria dos lojistas e até nas indústrias, já que nem todas trabalham nesse período. Atento a essa preocupação, o Sebrae/Minas fornece algumas dicas para quem se preocupa com a aproximação do feriadão do fim deste mês, o que é compartilhado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/GV). Para não perder o pique, algumas lojas também investem nas liquidações, atraindo às compras quem pretende viajar. As dicas para amenizar os prejuízos valem também para outros feriados estendidos que este ano cairão justamente numa segunda-feira: o Dia Mundial do Trabalho (1º de maio) e o Natal (25 de dezembro). Outros dois feriados vão cair numa sexta-feira: Paixão de Cristo (14 de abril) e Tiradentes (21

de abril). Segundo o Sebrae, este ano nove feriados prolongados poderão impactar diretamente a economia. Se por um lado o setor de turismo prevê um faturamento de R$ 21 bilhões, na contramão estão os segmentos da indústria e do comércio varejista, que por conta desses feriados devem perder juntos cerca de R$ 70,5 bilhões até o final do ano, segundo preveem entidades ligadas a esses setores. Diante dessa realidade, micro e pequenas empresas devem estar atentas para aproveitar as oportunidades e diminuir prejuízos. O presidente da CDL/GV, Dênis Ribeiro Leite, também entende que os muitos feriados do ano interferem no comércio, e ele orienta as empresas para que nesses períodos aproveitem para fazer a manutenção de equipamentos e dar folgas a alguns funcionários, mas nunca prolongar o feriado com folga coletiva. “Devese aproveitar as datas para alavancar as vendas, porque mesmo antes de viajar consumidores vão às compras. Então, façam pro-

moções e invistam em produtos de acordo com o feriado da época”, aconselha, apontando as promoções como estratégia para intensificar as vendas mesmo após os feriados. Quando estes ocorrem no meio da semana também interferem nos negócios, já que muitas pessoas aproveitam para prolongar o descanso e emendar com o fim de semana.

COMÉRCIO E INDUSTRIA A analista do Sebrae/Minas Paula Bento contextualiza: “Nesses dias dois setores são os que mais sofrem: o comércio, que é obrigado por lei a fechar as portas ou tem que pagar o dobro dos custos trabalhistas, e a indústria, que paralisa a produção, aumentando os custos operacionais”. Por outro lado, há quem esteja comemorando a quantidade de feriados no decorrer do ano. O setor do turismo prevê um crescimento de 8% a 14% no segmento com o aumento das expectativas e possibilidades de viagens. “São hotéis, agências de viagens, empresas de transporte, bares e

restaurantes que esperam faturar mais com a movimentação dos turistas, principalmente durante os feriados”, explica Paula. Para quem está no comércio e não tem como fugir dos feriados, a alternativa é se preparar para eles. Nessa perspectiva, a expectativa do turismo pode ser revertida positivamente se for levado em conta o que os turistas vão precisar levar em suas viagens, segundo a gerente de loja Oraida Pereira da Silva. “Tudo começa pela motivação dos funcionários no pré-feriado, seguida de liquidações vantajosas para os clientes. É o que estamos fazendo neste momento, com descontos reais de até 60% focando na necessidade do momento”, exemplificou. A especialista Paula Bento mostra estratégias para que os pequenos negócios consigam minimizar os prejuízos nas datas comemorativas que caem no meio da semana. Para a analista do Sebrae/Minas, as micro e pequenas empresas devem estar atentas ao calendário para se planejar.

CONHEÇA ALGUMAS DICAS E ESTRATÉGIAS PARA REVERTER OS EFEITOS NEGATIVOS DOS FERIADOS: - Planeje campanha promocionais antecipadamente. Aproveite os dias que antecedem os feriados para vender com preços atrativos produtos que podem ser necessários em períodos de recesso. Como por exemplo, protetor solar, roupas de banho, acessórios e cosméticos;

- Aproveite a internet para fazer divulgar produtos e serviços. Redes sociais, e-commerce e aplicativos de mensagens instantâneas podem despertar o interesse do cliente, que terá mais tempo disponível para dar atenção às promoções e definir os produtos que deseja comprar;

e compre. Além disso, cartazes e adesivos podem chamar a atenção das pessoas a conhecerem ou se conectarem com as marcas nas redes sociais. (Fonte: Sebrae/Minas)

- Redistribua as metas diárias de vendas. Uma vez que o número de dias úteis será menor ao longo do mês, o ideal é alterar as metas dos funcionários e motivá-los a cumpri-las;

- Prepare as vitrines e use fachadas e portas dos estabelecimentos como outdoors. Mesmo com as portas fechadas, estar com uma vitrine atrativa pode ser um diferencial para que o cliente volte

Segunda-feira: Dia Mundial do Trabalho (1º de maio) e Natal (25 de dezembro)

FERIADOS DO MEIO DA SEMANA EM 2017

Terça-feira: Carnaval (28 de fevereiro) e Dia de Nossa Senhora do Carmo (em BH, 8 de

dezembro) Quarta-feira: Dia da Proclamação da República (15 de novembro) Quinta-feira: Corpus Christi (15 de junho), Dia da Independência do Brasil (7 de setembro), Dia de Nossa Senhora Aparecida/Dia das Crianças (12 de outubro) e Finados (2 de novembro) Sexta-feira: Paixão de Cristo (14 de abril), Tiradentes (21 de abril) e Assunção de Nossa Senhora (em BH, 8 de agosto)

Projeto propõe criação de lar provisório para animais Um projeto para criar lares provisórios para animais abandonados e vítimas de maus-tratos e que ainda prevê benefícios sociais e ambientais através da convivência entre animais e seres humanos está próximo de se tornar realidade. A intenção é disponibilizar uma área livre de enchentes, que tenha recursos hídricos e seja de fácil acesso, para abrigar provisoriamente animais vitimados nessas situações e ainda possibilitar uma ressocialização de apenados por crimes leves, numa interação que vise à convivência salutar entre homens e animais domésticos. A iniciativa é da gestora ambiental Daniela Costa Ribeiro e do empresário do ramo de pet shops Romair Vieira Soares. O projeto foi apresentado ao deputado estadual José Bonifácio Mourão (PSDB), que apoia a causa em

defesa dos animais e assumiu o compromisso de buscar recursos junto ao Estado, apresentando uma emenda parlamentar para sua execução. “Sabemos das prioridades do município de Governador Valadares, mas é preciso ter respeito com os animais. A execução desse projeto será um marco de apoio e assistência a eles na cidade”, opinou Mourão. O projeto possibilita o cumprimento de leis em defesa dos animais abandonados e maltratados, por meio de um lar provisório para eles serem tratados e abrigados até conseguirem uma guarda responsável. Outros objetivos são a capacitação profissional para apenados e recursos para a construção de canil, gatil e futuros viveiros e baias. Serão necessários recursos fixos para custear as despesas dos centros de reabilitação e todas as

ações programadas. O projeto faz valer a Lei Estadual 22.231/16, por exemplo, a qual pune com o pagamento de multa de R$ 3 mil quem comete crimes contra os animais. “Muitas vezes um animal é vítima de maus-tratos e, por falta de um lar provisório, permanece em área de risco ou com o próprio agressor. As instituições de defesa dos animais estão lotadas e sem recursos para continuar amparando suas necessidades diárias. A manutenção de projetos como esse precisa passar pelo poder público”, defende Daniela Costa. O projeto ainda cobra o cumprimento da Lei 1.132/2015, que proíbe a eutanásia de animais para fins de controle populacional. A grande novidade da proposta é a participação conjunta com o Ministério Público para um trabalho de ressocialização a

apenados por crimes leves. Dessa forma, entende-se que o manejo diário e o conhecimento das necessidades dos animais promovam uma convivência harmoniosa destes com os humanos, resgatando valores principalmente de respeito, carinho e cuidados. “Sabemos que se trata de um projeto que exige recursos de ordem expressiva para os órgãos competentes. Mas falar em equilíbrio ambiental passa por esses valores que envolvem a fauna”, reforça Daniela Costa. A gestora ambiental entende que quanto mais trabalho houver em prol da conscientização do respeito aos animais, menor será a presença deles nas ruas e maior incremento haverá para a economia local. “Se aumentamos as adoções de animais, automaticamente ração, medicamentos, banhos e tosas também serão mais procurados”, concluiu.

Crase inicia campanha para conscientizar no pré-carnaval As escolas de samba ainda não entraram na avenida, mas a bateria já está esquentando os pandeiros, tamborins, repiques, cuícas, agogôs, triângulos e surdos. Sim, o carnaval está chegando! É hora de vestir a fantasia, colocar o bloco na rua e cair na folia. Mas tudo isso deve ser feito com responsabilidade. A fim de proteger a saúde dos foliões, a equipe do Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde Dr. Ladislau Salles (Crase) realiza um trabalho de conscientização em pontos estratégicos da cidade: no Centro, região do Vila Isa, Santa Rita, Estações Rodoviária e Ferroviária, posto da Polícia Rodoviária, etc. As ações vão até o dia 24. Na tarde de ontem, foram distribuídos preservativos (camisinhas) e panfletos com dicas e informações para quem vai curtir a folia, nas esquinas da rua Israel Pinheiro com avenida Minas Gerais e desta com a rua Marechal Floriano. Até a sexta-feira, 17, os profissionais do Crase estarão em locais por onde circulam grande número de pessoas para fazer essa mesma abordagem. Já do dia 20 ao 23 serão disponibilizados testes rápidos para HIV na sede do Crase, que fica na rua Osvaldo Cruz, 242, Centro. Interessados em fazer o teste devem comparecer ao local das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h30, munidos de documento com foto. Crianças a partir dos 18 meses até os 12 anos também podem fazer o teste rápido, mas precisam estar acompanhadas dos pais. O resultado fica pronto no mesmo dia e, caso dê positivo, é entregue pela equipe do

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que dá todas as orientações e apoio à pessoa. No dia 24, a ação será feita pelas equipes do Crase e da Superintendência Regional de Saúde, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no posto da Polícia Militar na BR-259 (saída para São Vítor). Na ocasião, serão distribuídos material educativo e preservativos a fim de alertar as pessoas sobre os perigos e cuidados que se deve ter em relação às doenças sexualmente transmissíveis (DST), hepatites e HIV/aids, principalmente no carnaval. Então, é bom ficar atento e não compartilhar seringas e agulhas ou reutilizar objetos perfurantes ou cortantes com a presença de sangue ou fluidos. E usar sempre preservativo. “Nesta época do ano, as pessoas se permitem mais. Por isso, nosso foco é a prevenção, por meio da conscientização e da distribuição de preservativos. Nosso trabalho segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que este ano vem reforçando não só a distribuição de material, mas também a oferta de teste rápido”, explicou a coordenadora do Crase, Edna Gomes de Oliveira Leite.

NOVOS CASOS Em 2017 já foram registrados 12 novos casos de HIV/aids em Valadares; destes, dez são de residentes no município, sendo 9 homens e 3 mulheres. Em 2016 foram contabilizados 87 novos casos: 52 homens e 35 mulheres — 70 residentes no município, 16 de outras cidades e uma pessoa em situação de rua.


4

DIÁRIO DO RIO DOCE

Governador Valadares, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Linda e feliz Pavimentação rumo ao IFMG Amanhã, a partir das 15 horas, será debatida em audiência pública na Câmara Municipal a situação das obras de pavimentação da extensão da avenida Minas Geral, ligando o bairro Cidade Nova à BR-116, passando pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), até a entrada do Hospital Regional, no km 6. O trecho foi transformado em BR (259) sob a responsabilidade do DNIT, que também cuida da obra. Algumas irregularidades na pavimentação, porém, podem prejudicar futuramente o tráfego naquele local — e inclusive alagamentos. Para o bem dos estudantes e cidadãos em geral que por ali trafegam, mudanças precisam ser feitas o mais rápido possível. Todos querem uma resposta e uma solução para a situação, já que as obras ainda estão em andamento.

De folia e foliões

Desconfie O anúncio de que os trabalhadores poderão sacar o dinheiro de contas inativas do FGTS chamou a atenção de muita gente. Não só de quem tem direito ao saque, mas também de hackers e criminosos, que podem querer se aproveitar disso para aplicar golpes. Na semana passada, por exemplo, circulou pela internet um e-mail com um falso calendário de saque do FGTS. Ao clicar no arquivo anexado, o usuário tinha seus dados pessoais roubados. Para não cair em golpes como esse, especialistas recomendam: desconfie de e-mails, SMS e mensagens em aplicativos de conversa (como WhatsApp) que venham com arquivos em anexo ou links, ou peçam para informar dados pessoais. O mesmo vale se receber telefonemas de alguém pedindo informações para consultar o saldo do FGTS. Na ânsia de saber se vão poder sacar o dinheiro, as pessoas diminuem o cuidado e ficam mais vulneráveis. É justamente aí que os golpes acontecem.

Todos os motivos para brindar hoje para a linda Tatiana Xavier, por mais um aniversário. Ela é consultora sênior da Loja TIM e foi consagrada a primeira consultora 5estrelas pela empresa em Minas Gerais, colocandose no top 30 do Brasil. A foto maior deste ensaio mostra Tatiana durante férias nas belas praias de Cabo Frio (RJ). Atualmente ela mora em Ipatinga e está com planos de cursar Direito por lá. A Agenda DRD lhe deseja sucesso nos seus projetos e muita felicidade neste dia todo especial.

Carnaval na Ilha Quem promete esquentar o carnaval em Valadares é o grupo GV Samba, que há 4 anos tem buscado atender os amantes da folia. O grupo vai se reunir neste sábado na Ilha dos Araújos, na avenida Suaçuí esquina com a rua 14 (Bar do Fofão), numa prévia da festa de Momo.

Para violão

Mato alto

Você é daqueles que sempre quiseram aprender a tocar violão mas nunca tiveram tempo ou dinheiro para fazê-lo? Pois chegou sua hora! A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude informa que estão abertas as inscrições para curso gratuito a ser ministrado pelo professor Ailton Machado (mais conhecido como Batata), a partir de 8 de março. Se você não tem um violão, não tem problema: a prefeitura disponibiliza o instrumento. As aulas terão duração de uma hora, sendo limitadas a seis alunos por turma. O curso é livre e aceita alunos a partir dos 10 anos de idade, iniciantes ou não. Serão abertas diversas turmas, em vários horários. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3271-3881 ou pessoalmente, na secretaria, que fica no prédio do Teatro Atiaia.

Quem passa pela avenida Minas Gerais nas imediações do bairro Grã-Duquesa tem a desagradável imagem de um matagal no canteiro central, com trechos em que mal se pode ver o outro lado da pista. Fica o alerta ao departamento de limpeza da prefeitura. É muito perigoso para motoristas e pedestres, além de tornar muito feio o local.

diario@drd.com.br - A/C AgendaDRD

A empresa de alimentos Pif Paf realiza este ano uma campanha educativa para a segurança dos seus funcionários e familiares no período de carnaval, mas que podem ser assimiladas por toda a população. Dentro do programa desenvolvido está destacada a prevenção de DST, e os colaboradores são alertados quanto à importância do sexo seguro. São abordados ainda os principais cuidados nas ruas e estradas, principalmente a recomendação de não dirigir após fazer uso de bebidas alcoólicas; e cuidados nas piscinas/cachoeiras, diante do alto índice de afogamentos em feriados. Segundo o gestor de Saúde Ocupacional da Pif Paf, Bruno Roldão, a intenção é apresentar informações que parecem óbvias, mas, muitas vezes, não são levadas em consideração na hora da folia. “Levantamos os três temas que são problemas frequentes nesse período, envolvendo grande parte da população.”


5

DIÁRIO DO RIO DOCE

Governador Valadares, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Policiais do Tático Móvel do 43º BPM receberam a informação de que indivíduos estariam praticando tráfico de drogas na região da Ilha Brava. A guarnição se deslocou ao longo da linha férrea e parou a cerca de 100 metros do local apontado, para observá-lo. Por cerca de 40 minutos, verificou-se que vários indivíduos faziam contato com D.R.M.L., de 23 anos, e C.A.R.S., de 21, e saíam rapidamente. Feita a abordagem, foram encontrados com um dos autores um pequeno tablete de maconha, um cigarro da erva e a quantia de R$ 50; e com o segundo, 50 pedras de crack escondidas em sua cueca. Os policiais fizeram então buscas na casa de C.A., onde encontraram uma pedra maior de crack, uma balança de precisão e lidocaína (utilizada no preparo do crack). Em prosse-

FOTO: Divulgação

A DROGA e o dinheiro foram levados para a Delegacia Regional, onde os dois suspeitos ficaram presos à disposição da Justiça guimento às diligências, na residência de D.R., no bairro Penha, foi encontrada pastabase de cocaína fragmentada.

Diante dos fatos, a dupla foi conduzida até a Delegacia da Polícia Civil, para as demais providências.

Homem alicia menor para o tráfico no Santa Helena A polícia prendeu na tarde de terça-feira um homem acusado de tráfico de drogas no bairro Santa Helena. Ele foi denunciado por informantes dos policiais tão logo chegou de uma viagem ao Espírito Santo. A informação era que ele teria trazido grande quantidade de drogas para o tráfico em Valadares. Os policiais fizeram então uma incursão no bairro e conseguiram chegar até uma menor de idade que teria sido aliciada por F.C.S, de 26 anos, para fazer o transporte e a

entrega da droga aos seus clientes. Os militares fizeram então uma busca detalhada na casa da garota. Eles encontraram no bolso de uma saia, dentro de uma bolsa de viagem, 10 buchas de maconha. A menina contou aos policiais que a droga era de F.C.S. e que ele ficou de pegá-la mais tarde. Os militares foram então atrás do acusado e conseguiram localizá-lo na rua Poços de Caldas, 89. Ele ainda tentou fugir, mas a casa estava cercada por policiais, que o

prenderam. Ao ser interrogado no local o suspeito permaneceu em silêncio, mas os policiais sabiam que ele pertence a uma gangue da rua Juiz de Fora que domina o tráfico no Santa Helena e que é considerado de alta periculosidade. A menor foi apreendida, acusada de tráfico de drogas. E F. foi acusado de tráfico, associação para o tráfico e corrupção de menores. Os dois foram entregues na Delegacia Regional, onde ficaram à disposição do delegado de plantão.

Contabilistas cobram revisão do ISS “O encontro atendeu às expectativas. Tivemos boas notícias de avanços nas reivindicações da classe em relação à melhoria no atendimento e, principalmente, na conquista da revisão do ISS.” As palavras da presidente do Sindicato dos Contabilistas de Governador Valadares e Região (Sindicont), Simone Maria Claudino de Oliveira, resumem bem o sucesso do encontro que reuniu, ontem, mais de 60 profissionais com os secretários municipais da Fazenda, Jamir Calili, e do Desenvolvimento, Maurício Dutra, num café no quinto andar da Prefeitura. O encontro, que contou com a participação do prefeito André Merlo, tinha pauta definida desde reunião do mês passado. Preocupação com a geração de emprego e desenvolvimento de Valadares foi a tônica da fala do prefeito, depois da apresentação de dados pela Secretaria de Desenvolvimento, os quais apontam o poder público como o segundo maior empregador do município, atrás apenas do comércio. “Governador Valadares não está gerando emprego. Temos que pensar a cidade para que tenhamos condições de estimular a geração de postos de trabalho pela iniciativa privada. O poder público tem que funcionar como o incentivador”, defendeu o prefeito, destacando a importância dos contabilistas.

DESENVOLVIMENTO EM PAUTA Uma das linhas de trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento é alterar a Lei Municipal 6.206, de 21 de junho de 2011, que concede

FOTO: Divulgação

Dois rapazes são presos, acusados de tráfico de drogas na Ilha Brava

O ENCONTRO entre os contabilistas e o governo municipal foi ontem de manhã no auditório do quinto andar da Prefeitura incentivos fiscais a indústrias e prestadoras de serviço que se instalam no município. O secretário Maurício Dutra apontou falhas na lei, que se volta para grandes empresas, não atendendo ao perfil do município. Um dos itens criticados, por exemplo, é o que estabelece que a empresa deve gerar, no mínimo, 50 empregos para receber qualquer incentivo. “Propomos um estudo que promova uma maior abrangência dessa legislação, para que beneficie a instalação e saída da informalidade de micro, pequenas e médias empresas”, explicou o secretário. Com as demandas e as respostas na ponta da língua, o secretário da Fazenda, Jamir Calili, discorreu sobre ponto a ponto da pauta e deu a notícia mais esperada: que está sendo revisto o valor do Imposto Sobre Serviços (ISS) cobrado dos contadores, que defendem que o valor deve ser fixo e não como vinha sendo cobrado. “Solicitamos mais um parecer

jurídico, que mostrou que o parecer apresentado pelo sindicato estava correto. Já estão em estudo a minuta de projeto de lei e o impacto financeiro para o município”, explicou, destacando a importância da proximidade com os contabilistas, para que sugiram e colaborem.

EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO Além de responder a perguntas dos presentes, o secretário Calili ainda falou das melhorias que vão se refletir positivamente no trabalho dos contabilistas. “Estamos trabalhando para que a tecnologia esteja a nosso favor, para que os cidadãos precisem vir menos à Prefeitura. Em breve, mais cinco certidões serão disponibilizadas pela internet”, informou, destacando a necessidade de maior eficiência e abrindo as portas da Secretaria de Fazenda para reclamações e denúncias via sindicato.


classificados

Governador Valadares, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

&S E R V I Ç O S

PROMOÇÃO forro PVC 32780527 988376154 32768328

EXCURSÃO CARNAVAL MUCURI

COMPRO Consórc contemplado carro valor 50 a 60mil BB Bradesco Itaú 32715597 988055856

R$ 400,00 Ida/volta e hospedagem (33) 99989-3589

REFOGÃO consertos fogões geladeiras máq de lavar 3271 6718

GV PLANTAS - mudas p/ pomar e jardim (33) 30147965 999790697 V Notebook, usado, sem detalhes 32750862 / 988636467

Não perca tempo Ensino Fundamental e Médio a distância e Rec. pelo MEC e CEE. Início imediato Rua Espírito Santo, 369, B. Lourdes Tels: (33) 3276-2113 (33) 3276-6291

TELE Entulho 3221 2117 98879 2914 VD COTA em dia Filadélfia R$ 650,00 parc 3x cartão 984033860 POÇO Semi artesiano até 50mt passo pedra 8407 6760 8872 8852

TARÔLOGA Cartas e Tarô faço todos os tipos de trabalhos faço amarração p/ o amor 32787095 991509094 MASSAGISTA Trans Suzanne 99973-1216 SAMARA novinha experiente R$70 sexo oral adora 99924 7227

MASSAGEM discreta com Thais 98831-6888

ACOMPAN Rafaela discreta e sensual! clitóris avantajado 999020339

ACOMPANHANT loira sensual Face Cristina Freitas 8407 7913

FISIOTERAPIA domiciliar 98813 7102 / 99148 7792 Isaias

CIMENTO Campeão 17,50 areia 170,00 brita 250,00 3272-7734

VD roupeiro e cadeira digitadora 3272 8838 / 99952 0530

CONTRATA-SE graduado ou concluindo gradução em curso de tecnologia, afinidade desenvolvimento web; full stack com foco no front-end, conhecimento HTML, CSS, Javascript, JQuery, linguagem de back-end - Ruby ou PHP, noção SQL. Currículos no DRD c/ sigla TI

SECRETÁRIA p/ horário tarde e noite. recrutamentosgv@hotmail.com CONTRATA Vendendor(a) com experiência e habilidade em telemarketing. Enviar curriculum Peçanha 537 Centro HOMEOPATIA Veterinária Hágil contrata Vendedores externos c carro próp 98819 1873 99967 3824 fixo vivo 30823160 CONTRATA-SE vendedor seguimento elétrico currículo p/: estrategiasconfirma@gmail.com

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATHIAS LOBATO, Aviso de licitação - Pregão Presencial nº 09/2017, do tipo menor preço lote, objeto: Registro de preço para prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva nos veículos pesados (maquinas) da frota municipal de Mathias Lobato com fornecimento de peças genuínas da marca do veículo ou originais de fábrica. Abertura prevista para 02/03/2017. Horário 08h:15min, à Praça Arthur Bernardes, 30, centro. Informações pelo Tel.(33)3284-1488. Valdir Batista Gonçalves - Prefeito Municipal.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - SINDES-GV SINDES-GV - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde Privados e Filantrópicos de Governador Valadares, convoca todos os trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde Privados e Filantrópicos de Governador Valadares, representados por esta entidade Sindical para a Assembléia Geral Extraordinária que será realizada dia 22 de fevereiro de 2017, às 18h30min. em primeira convocação com a maioria (50% mais um) e às 19h. em segunda convocação com a presença de qualquer número dos presentes, na sede do Sindicato, Av. Brasil, 3909, Centro, Governador Valadares, para deliberarem sobre os seguintes assuntos da ordem do dia: A) Aprovação da pauta de reivindicações a ser apresentada ao representante dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde Privadas e Filantrópicas; B) Autorização para a diretoria do SINDES-GV negociar, firmar Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho, suscitar dissídio coletivo e outorgar poderes; D) Discutir e fixar taxa assistencial; E) Ratificar editais, atas e convocações; Governador Valadares, 15 de fevereiro de 2017.

CENTRO

PRAIA

ALUGA-SE Apartamento Edifício Pioneiro Barão do Rio Branco F. 984025170 984025082

CARNAVAL Mucuri

ALUGA-SE Apartamentos/ Kitinet/ Galpão área central particular 999596788 988057870 ESPLANADINHA

LESTE Mudanças 32782020 MUDANÇAS e guarda móveis Maradona 6x cartão 3225 2083 98841 2630 99934 2083

ALUGO quartos p/ moças Tratar 32252872 991366582 GRÃ-DUQUESA AL Apto 32253054 C 12975

ALUGUEL

VILA BRETAS

ALTO ESPLANADA

ALUGA-SE Apto 02 quartos sala cozinha não tem garagem vila Bretas - 32219407 984025082

AL ótimo Apt 2st 1q sl cz modulada gr p elt Av Gaivotas 192 LD Leblon F 32252872 32715358 991366582

R$400 pessoa ida volta hosp 99989 3589 zap

Guriri (27) 99631-7875

VENDA CASTANHEIRAS VENDO lotes Rua Doze nº 17 e 19 F: 3221 4422 999648940 CENTRO V APART duplex 5 quartos vista linda 600 mil 99929 1143 zap OUTRAS LOCALIDADES

Nova aceito carro -

988441403 TIRADENTES CASA c/ 2qts sl cz bho quintal de esq murada 37 mil 999288046

S10 2014 diesel 4X4 cab. dupla 69900,00 3022-0832 V/T CELTA 02 completo $ 11.800 99976 5646 / 98709 6934 V/T CORSA sedan 08 $ 12.800 99976 5646 / 98709 6934 ONIX 1.4 LTZ aut 2015 3022-1500 CELTA LT 2013 prata 3022-1500 FIAT

LOTE 237m² em Era 999715298

V/T SIENA 07 completo $ 14.900 99976 5646 / 98709 6934

CHEVROLET

AL Casa e Kitinet verão

JARDIM PÉROLA AL Cs 2q sl coz ár serv R Vale Formoso 587 F 32715358 999767191

STRADA work 2013 e hard work ce 2016 30221500

VD FIAT Strada 1.4 cd 11/12 verm. 2 dono 150mil km F: 33 988874328 UNO 2011 compl 3271 1565 SIENA 10 comp 3202 4193 UNO Way 4p 2012 30221500

6 MOTO V/T FAN 150 10 es $ 4.500 FAN 150 12 es $ 5.200 99976 5646 / 98709 6934

FORD

PESADOS

VD FIESTA 2013 branco comp 25mil KM particular 99911-2434

VD CAMINHÃO Mercedes Atego 1518 ano 2007 baú 98805 5620

IMPORTADOS

VOLKSWAGEN

HB20 Sedan 2015 e 2016 3022 1500

GOL G6 1.0 2014 e GOL 1.6 MSI 2017 30221500

HB20 1.0 2016 branco 3022-1500 HONDA Civic 2012 3022-1500 CIVIC LXR 14 compl 3271 1565 HB 20 sedan 2015 HB 20 2014 automático 3022-0832

VOYAGE 1.6 compl 2016 3022-1500 GOLF 1.6 teto 2013 3022-1500 GOL G4 1.0 2008 4pts + ar 15900,00 - 30220832

HONDA Fit 06/07 manual completo raridade 988482009

V/T GOLF 02 1.6 nacional novo 99976 5646 / 98709 6934

CIVIC 2011 mecânico preto fino - 3022 - 0832

POLO sedan 2006 3022-1500

CRV 2008 automático + novo de GV 39900,00 - 3022-0832

VD PARATI 1.6 04 prata dh trava R$10.900 3225 4620 / 3276 1888

CONVOCAÇÃO 1. O Convocante, CETOM - Centro de Tomografia Computadorizada do Leste Mineiro Ltda., inscrita no CNPJ(MF) nº. 00.351.482/0001-24, com sede na Rua Francisco Sales, nº. 84, Centro, Governador Valadares - Minas Gerais, nos termos do art. 12 do Regimento Interno por seu sócio Presidente/Administrador André Custódio de Mattos. 2. Os Convocados, Cláudia Soares Gonzaga Lopes, Herman da Fonseca Keppke, Altair de Paula Vargas, Antônio Carlos Lopes Soares e Evandro Abrantes Cordeiro, todos residentes na cidade de Governador Valadares - Minas Gerais. 3. Considerando que os Convocados figuram como sendo sócios da empresa Convocante e considerando a necessidade de assembleia anual ordinária, convoca seus sócios acima qualificados para comparecer na data de 06 de março de 2017, às 19h, na sede da empresa Convocante, na Rua Francisco Sales, nº. 84, Centro, nesta cidade, para reunião da Assembléia Ordinária que se reunirá para tratar de interesses da empresa, inclusive deliberação acerca das contas do exercício 2016. Governador Valadares, 13 de fevereiro de 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABIRINHA - MG - AVISO DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS Nº 01/2017 - A Prefeitura Municipal de Itabirinha - MG comunica a instauração do Processo Administrativo de Licitação nº 11/2017, na modalidade Tomada de Preços nº 01/2017, Tipo: Menor Preço Global, cujo objeto é a contratação de empresa para execução de pavimentação de vias públicas, conforme contrato de repasse n° 1024546-28/819469/2015, celebrado entre a União Federal, por intermédio do Ministério das Cidades, representado pela Caixa Econômica Federal e o Município de Itabirinha/MG. A a abertura dos envelopes será dia 03 de março de 2017, às 08h00m, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Itabirinha. Cópia do edital poderá ser obtida na sede do Município na Rua Cândido Bacelar, nº. 76, centro, Itabirinha - MG e Informações através do contato: Telefax (0xx33) 3247-1403, (Sr. Walassy Magno Feliciano Reis).

SINDICATO DOS AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DO NORDESTE MINEIRO - SAAENE/MG e SINDICATO DOS AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS - SAAEMG

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO AOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO Contribuição Sindical - 2ª (segunda) publicação Pelo presente, conforme o previsto no inciso IV do artigo 8º da Constituição Federal e no capítulo III, suas seções e Artigos do Título V - Da Organização Sindical - da Consolidação das Leis do Trabalho, ficam NOTIFICADOS todos os estabelecimentos ou instituições privadas de ensino que ministrem educação básica e superior, educação de jovens e adultos, educação profissional, educação especial, cursos livres, excetuandose os de idiomas, existentes no Estado de Minas Gerais nos municípios de Açucena, Água Boa, Águas Formosas, Águas Vermelhas, Aimorés, Almenara, Alpercata, Alvarenga, Angelandia, Antônio Dias, Araçuaí, Aricanduva, Ataléia, Bandeira, Belo Oriente, Berilo, Bertopólis, Bom Jesus do Galho, Braúnas, Bugre, Campanário, Cantagalo, Capelinha, Capitão Andrade, Caraí, Caratinga, Carlos Chagas, Carmesia, Catuji, Central de Minas, Chapada do Norte, Coluna, Comercinho, Conceição de Ipanema, Conselheiro Pena, Coroaci, Coronel Fabriciano, Coronel Murta, Córrego Novo, Crisólita, Cristália, Cuparaque, Dionísio, Divino das Laranjeiras, Divinolândia de Minas, Divisopolis, Dom Cavati, Dores de Guanhães, Engenheiro Caldas, Entre Folhas, Felisburgo, Fernandes Tourinho, Francisco Badaró, Franciscópolis, Frei Gaspar, Frei Inocêncio, Frei Lagonegro, Fronteira dos Vales, Galiléia, Goiabeira, Gonzaga, Governador Valadares, Grão Mogol, Guanhães, Iapu, Imbé de Minas, Inhapim, Ipaba, Ipanema, Ipatinga, Itabirinha, Itaipé, Itamarandiba, Itambacuri, Itanhomi, Itaobim, Itinga, Itueta, Jacinto, Jaguaraçu, Jampruca, Jequitinhonha, Jenipapo de Minas, Joaíma, Joanésia, Jordânia, Jose Goncalves de Minas, Jose Raydan, Ladainha, Leme do Prado, Machacalis, Malacacheta, Mantena, Marilac, Marlieria, Martelândia, Mata Verde, Mathias Lobato, Mato Verde, Medina, Mendes Pimentel, Mesquita, Minas Novas, Monte Azul, Monte Formoso, Mutum, Nacip Raydan, Nanuque, Naque, Nova Belém, Nova Era, Nova Módica, Novo Cruzeiro, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Padre Paraíso, Palmópolis, Paulistas, Pavão, Peçanha, Pedra Azul, Periquito, Pescador, Piedade de Caratinga, Pingo d'Água, Pocrane, Ponto dos Volantes, Poté, Resplendor, Rio do Prado, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Rubim, Sabinopolis, Salinas, Salto da Divisa, Santa Barbara do Leste, Santa Efigênia de Minas, Santa Helena de Minas, Santa Maria do Salto, Santa Maria do Suaçuí, Santa Rita de Minas, Santa Rita do Itueto, Santana do Paraíso, Santo Antônio do Jacinto, São Domingos das Dores, São Domingos do Prata, São Felix de Minas, São Geraldo da Piedade, São Geraldo do Baixio, São João do Manteninha, São João do Oriente, São João do Paraíso, São João Evangelista, São José da Safira, São José do Divino, São José do Goiabal, São José do Jacuri, São José do Mantimento, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Anta, São Sebastião do Maranhão, Sardoá, Senhora do Porto, Serra dos Aimorés, Setubinha, Sobrália, Taiobeiras, Taparuba, Tarumirim, Teófilo Otoni, Timóteo, Tumiritinga, Turmalina, Ubaporanga, Umburatiba, Vargem Alegre, Veredinha, Virgem da Lapa, Virginópolis e Virgolândia de que devem descontar, na folha de pagamento do mês de março do corrente ano, a Contribuição Sindical devida pelos Auxiliares de Administração Escolar, e recolhê-la, até o dia 30 de abril de 2017, à rede bancária integrante do sistema de arrecadação dos tributos federais. Informações complementares serão fornecidas no "MANUAL DE INSTRUÇÕES - CONTRIBUIÇÃO SINDICAL 2017", que será enviado aos estabelecimentos de ensino, juntamente com a Guia de Recolhimento de Contribuição Sindical - GRCS. Excepcionalmente para o exercício do ano de 2017, em função da burocracia e inoperância do Ministério do Trabalho e Emprego, que após mais de um ano de protocolo do pedido de registro sindical do SAAENE/MG ainda não analisou o processo, a contribuição Sindical será recolhida na GRCS com o código do SAAEMG, que se responsabiliza pelo repasse dos valores ao SAAENE/MG. Governador Valadares, 16 de fevereiro de 2017. Angelo Lacerda Rocha - Presidente do SAAENE/MG - Rogerlan Augusta de Morais - Presidente do SAAEMG.

O GRUPO DE APOIO E PREVENÇÃO ONCOLÓGICA DE GOVERNADOR VALADARES, inscrito no CNN 03.440.193/0001-90, com sede na Rua Afonso Pena, 2.701, sala 103, Centro em Governador Valadares — MG, sob a presidência de Maria Tereza Batista Murta, convoca a todos os membros para Assembléia Geral Ordinária que ocorrerá no dia 02 de março de 2017, na sede da Instituição, sendo instalada em primeira convocação às dezenove horas e trinta minutos se presentes pelo menos 2/3 (dois terços) dos membros, ou em segunda convocação, às vinte horas, com qualquer número de sócios presentes, para deliberar sobre: 1- Eleição da Diretoria Biênio 2017 a 2019 2- Eleição do Conselho Fiscal Biênio 2017 a 2019 3- Assuntos Gerais As chapas concorrentes deverão encaminhar requerimento à Presidente do GAPON, até 72 (setenta e duas) horas, antes da assembléia, no endereço acima (artigo 27 do Estatuto). Governador Valadares, 16 de fevereiro de 2017.

Maria Tereza Batista Murta - Presidente

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA RERRATIFICADORA DA COOVATRANS - COOPERATIVA VALADARENSE DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS LTDA O presidente, Sr. NELSON LUIZ SANTOS, da COOVATRANS - COOPERATIVA VALADARENSE DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS LTDA, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca os cooperados em condições de votar, para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária Rerratificadora, a realizarse em sua sede social, à Rua Ranulfo Álvares, nº 1.162, bairro Vila Isa, nesta cidade, no dia 24 de fevereiro de 2017, às 16:00 horas (hora prevista para a primeira convocação), com a presença de 2/3 (dois terços) dos cooperados, em primeira convocação; às 17:00 horas, com a presença de metade mais um dos associados, em segunda convocação; ou às 18:00 horas, com a presença de no mínimo 10 (dez cooperados), em terceira convocação, conforme artigos: Art. 21 - A Assembléia Geral será habitualmente convocada e dirigida pelo Presidente; e Art. 23 - O quorum para instalação da Assembléia Geral é o seguinte: a) 2/3 (dois terços) do número de cooperados em condições de votar, em primeira convocação; b) metade mais um dos cooperados, em segunda convocação; c) mínimo de 10 (dez) cooperados, em terceira convocação; para deliberar sobre os seguintes assuntos: ORDEM DO DIA: 01. A rerratificação da Ata da Assembléia Geral Ordinária realizada em 16 de agosto de 2016; 02. Eleição dos membros do Conselho Fiscal. Governador Valadares/MG, 14 de fevereiro de 2017. NELSON LUIZ SANTOS Presidente


classificados

DIÁRIO DO RIO DOCE

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE MINAS GERAIS SERVIÇO REGISTRAL DO HÉLIO Oficial Titular: Célio Vieira Quintão Av. Santos Dumont, 460 Lourdes - 35032-460 - Governador Valadares - MG Faz saber que pretendem casar-se: 032582 - FLÔRISMAR PÔRTO RIOS de nacionalidade brasileira, solteiro, Motorista, nascido em 4 de março de 1973, natural do município de Governador Valadares - MG, residente na Avenida Brasil, 4965 Bairro Santa Terezinha, Governador Valadares-MG, filiação: FERNANDO ANTÔNIO RIOS e GUILHERMINA PÔRTO RIOS e a nubente MÔNICA ROSA RAMALHO de nacionalidade brasileira, solteira, Manicure, nascida em 19 de julho de 1970, natural do município de GOVERNADOR VALADARES - MG, residente na Avenida Brasil, 4965 - A Bairro Vila Bretas, Governador Valadares-MG, filiação: AZUIL JOSÉ RAMALHO e MILVA ROSA RAMALHO; 032584 - ERVAY RODRIGUES DE PAULA NETO de nacionalidade brasileira, solteiro, Comerciário, nascido em 1 de maio de 1987, natural do município de GOVERNADOR VALADARES - MG, residente na Rua Roquete Pinto, 174 CX Bairro Altinópolis, Governador Valadares-MG, filiação: MARIA DE FÁTIMA e a nubente CHAYENNE CAROLINNE SILVÉRIO de nacionalidade brasileira, solteira, do lar, nascida em 25 de janeiro de 1992, natural do município de Governador Valadares - MG, residente na rua dos Ipes, 224 Ap. 201 Bairro Altinópolis, Governador Valadares-MG, filiação: ROBSON MACHADO SILVÉRIO e LUCINÉIA DO CARMO SILVÉRIO; 000000 - FELIPP RODRIGUES de nacionalidade brasileira, solteiro, Pedreiro, nascido em 5 de dezembro de 1990, natural do município de Governador Valadares - MG, residente na Rua dos Esportes, S/Nº. Bairro centro, Ipaba-MG, filiação: EVA MARIA RODRIGUES e a nubente DENISE NUNES DA CRUZ de nacionalidade brasileira, solteira, balconista, nascida em 28 de outubro de 1989, natural do município de São Sebastião do Maranhão -MG, residente na Rua Três Corações, 286 Bairro Turmalina, Governador Valadares-MG, filiação: JOSÉ NUNES DA CRUZ e MARIA DAS DORES FIGUEIREDO; 032585 - BRUCE WILLIAMS OLIVEIRA RIBEIRO de nacionalidade americana, solteiro, atendente, nascido em 10 de maio de 1989, natural de Toronto, Ontário, Canadá, residente na Rua dos Termininois, 77 Bairro Jardim Pérola, Governador Valadares-MG, filiação: JOÃO BATISTA RIBEIRO e VALÉRIA CLÁUDIA DE OLIVEIRA RIBEIRO e a nubente CRISTHIAN KELE GOMES PEREIRA de nacionalidade brasileira, solteira, técnica em análises clínicas, nascida em 7 de novembro de 1980, natural do município de Conselheiro Pena - MG, residente na Travessa Antônio Gregório de Almeida, 362 CS Bairro Kennedy, Governador Valadares-MG, filiação: PEDRO PEREIRA DE PAULA e LUZIA GOMES PEREIRA; Os contraentes apresentaram os documentos exigidos pelo art.1525 do Código Civil Brasileiro. Se alguém souber de algum impedimento, que os impeçam de se casar, que o faça na forma da Lei: Governador Valadares, 16/02/2017 CÉLIO VIEIRA QUINTÃO Oficial do Registro Civil

7 Governador Valadares, quinta-feira,16 de fevereiro de 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABIRINHA - MG - AVISO DE LICITAÇÃO - PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 09/2017 - A Prefeitura Municipal de Itabirinha - MG comunica a instauração do Processo Administrativo de Licitação nº 10/2017, na modalidade Pregão Presencial para Registro de Preços nº 09/2017, menor preço por item, cujo objeto é a contratação de empresa especializada nos serviços de tornearia mecânica, para a manutenção e prestação de serviços de usina de peças para todos os tipos de veículos, atendendo as necessidades da frota de veículos do Município de Itabirinha. Cópia do edital poderá ser obtida na sede do Município na Rua Cândido Bacelar, nº. 76, Centro, Itabirinha - MG e Informações através do contato: Telefax (0xx33) 3247-1403, (Sr. Walassy Magno Feliciano Reis).

EDITAL CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL PESSOA FÍSICA EXERCÍCIO DE 2017 A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, em conjunto com as Federações Estaduais de Agricultura e os Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais com base no Decreto-lei nº 1.166, de 15 de abril de 1.971, que dispõe sobre a arrecadação da Contribuição Sindical Rural - CSR, em atendimento ao princípio da publicidade e ao espírito do que contém o art. 605 da CLT, vêm NOTIFICAR e CONVOCAR os produtores rurais, pessoas físicas, que possuem imóvel rural, com ou sem empregados e/ou empreendem, a qualquer título, atividade econômica rural, enquadrados como "Empresários" ou "Empregadores Rurais", nos termos do artigo 1º, inciso II, alíneas "a", "b" e "c" do citado Decreto-lei, para realizarem o pagamento das Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical Rural, referente ao exercício de 2017, devida por força do Decreto-lei 1.166/71 e dos artigos 578 e seguintes da CLT. O recolhimento da CSR deverá ocorrer, impreterivelmente, até o dia 22 de maio de 2017, em qualquer estabelecimento integrante do sistema nacional de compensação bancária. A falta de recolhimento da Contribuição Sindical Rural - CSR, até a data do vencimento (22 de maio de 2017), constituirá o produtor rural em mora e o sujeitará ao pagamento de juros, multa e atualização monetária previstos no artigo 600 da CLT. As guias foram emitidas com base nas informações prestadas pelos contribuintes nas Declarações do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR, repassadas à CNA pela Secretaria da Receita Federal do Brasil - SRFB, remetidas, por via postal, para os endereços indicados nas respectivas Declarações, com amparo no que estabelece o artigo 17 da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1.996, e o 8º Termo Aditivo do Convênio celebrado entre a CNA e a SRFB. Em caso de perda, de extravio ou de não recebimento da Guia de Recolhimento pela via postal, o contribuinte deverá solicitar a emissão da 2ª via, diretamente, à Federação da Agricultura do Estado onde tem domicílio, até 5 (cinco) dias úteis antes da data do vencimento, podendo optar, ainda, pela sua retirada, diretamente, pela internet, no site da CNA: www.cnabrasil.org.br. Eventual impugnação administrativa contra o lançamento e a cobrança da Contribuição Sindical Rural - CSR deverá ser encaminhada, por escrito, no prazo de 30 (trinta) dias, contado do recebimento da guia, para a sede da CNA, situada no SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício CNA, Brasília - Distrito Federal, Cep: 70.830-021 ou da Federação da Agricultura do seu Estado, podendo ainda, ser enviada via internet no site da CNA: cna@cna.org.br. O sistema sindical rural é composto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA, pelas Federações Estaduais de Agricultura e/ou Pecuária e pelos Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais. Brasília, ______ de _____ de 2017. João Martins da Silva Júnior Presidente da Confederação


8

DIÁRIO DO RIO DOCE

Governador Valadares, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Tenista do Filadélfia conquista bolsa em universidade dos EUA A Sociedade Recreativa Filadélfia está completando 50 anos em 2017 e se orgulha de ter feito história no esporte. O clube busca sempre investir no potencial humano e profissional dos seus atletas. Assim, por meio de uma parceria com universidades norte-americanas, tenistas do Filadélfia têm a chance de cursar o ensino superior e conquistar novos desafios no exterior. Oito atletas do clube valadarense já conquistaram bolsas nos Estados Unidos: Pedro Cunha e Guilherme Amorim (Califórnia); Pedro Ayala (Carolina do Norte); Donnerson Bezerra e Caio Petruceli (Kansas); Rodrigo Amaral (Nashville); Djéssika Bezzerra (Flórida); e Caio Aguiar (Texas). Em 2017, Bruna Silveira Gonçalves, a Bruninha, passa a integrar essa galeria de atletas nos Estados Unidos: ela embarca neste fim de semana para estudar em Norfolk (Virginia). “Bruninha conseguiu duas propostas excelentes de bolsas de 100%. Ela é a nossa primeira atleta a conseguir bolsa integral”, destaca o presidente do Filadélfia, Carlos Thébit. Com 18 anos, a atleta começou no tênis em 2004, no Filadélfia, e afirma: “Eu não conseguiria ser nem a metade do que

FOTO: Estúdio Ramalho Dias

BRUNA E sua mãe, Denise Silveira Gonçalves eu sou sem o Fila. Já tive oportunidade de sair, mas decidi ficar”. Decisão que teve apoio dos pais: “Sempre nos preocupamos com o nível técnico, e o Marcelo é um ótimo técnico e foi muito importante nessa construção. Não tivemos nem um pouco de arrependimento de

não a ter levado para treinar em outro lugar, porque o Filadélfia realmente dá condição e suporte”, afirma a mãe da tenista, Denise Silveira Gonçalves De acordo com o técnico Marcelo Silva, o atleta escolhido para ser indicado à bolsa precisa ter disciplina, comprometi-

mento e dedicação. O tenista ainda precisa realizar duas provas e tem o seu desempenho avaliado por vídeo, que encaminhado junto com uma carta de recomendação. “Foi um processo desgastante, precisei abrir mão de muita coisa, cheguei a parar de jogar tênis, que eu tanto amo, só para estudar para essa prova. Então, quando o resultado saiu foi muito gratificante”, conta Bruninha. “Agradeço ao Filadélfia, do presidente Carlos Thébit ao ajudante que prepara a quadra. E ao Marcelo, o meu técnico, que desde os 10 anos e por toda esta caminhada de 8 anos foi extremamente importante para eu conseguir o tênis universitário”, diz a tenista. Bruninha embarca nesta sextafeira para viver o seu sonho, e para o técnico esse será um momento importante também da sua carreira. “A Bruninha é o fechamento de um ciclo que começou quando cheguei ao clube. Ela era a bebezinha da equipe, e viu, ao longo dos anos, seus amigos conquistarem o tênis universitário, e agora é a vez dela. Bruna chegará em Norfolk com uma bagagem invejável. Espero que a menina que treinei como uma filha siga seu caminho de vitórias.”

Valadares ainda tem déficit de 5 mil moradias, diz secretário O secretário municipal de Planejamento, José Geraldo Pedra Sá, reuniu-se no Auditório Luiz Franco, no quinto andar da Prefeitura, com coordenadores dos Núcleos de Sem-Casa de Valadares. O objetivo do encontro foi reafirmar o compromisso do governo com a Política Municipal de Habitação e promover a aproximação entre a nova gestão e o Movimento pela Moradia. O secretário garantiu que o trabalho continuará sendo feito com eficiência, seriedade e objetividade, reconhecendo a importância social e econômica do Programa Minha Casa Minha Vida para a cidade. E destacou a importância da parceria com o Movimento pela Moradia. “Nosso foco é alcançarmos o déficit zero em habitação em nosso município, e para isso a parceria com vocês é importante, porque são mais de 15 anos de conhecimento e história desse movimento”, disse. O encontro foi avaliado positivamente pelos participantes. Pedra Sá destacou o interesse na busca de soluções comuns às demandas relacionadas à construção de moradias populares em Valadares. “Atualmente temos no município um déficit de 5 mil moradias, e o trabalho desta gestão será para que não tenhamos pessoas em áreas de risco, preservação ou ocupação”, disse, sinalizando o andamento de estudos de áreas na cidade pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), para novos projetos que venham a ser aprovados pela Caixa Econômica Federal (CEF). A presidente da Associação Habitacional Nova Terra, Ana Lúcia Dias, concordou. “Foi um momento muito bom de aproximação e válido para que possamos construir e avançar juntos nesta gestão com a Política Municipal de Habitação, ampliando e qualificando também aspectos dessa política como o pós-morar.”

Diário do Rio Doce - Edição de 16/02/2017  

Diário do Rio Doce - Edição de 16/02/2017

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you