Issuu on Google+

Edição 01

O que é a técnica do Planejamento Digital do Sorriso (PDS)?


Este dossiê vem a público imbuído de algumas tarefas e responsabilidades. Sua construção entrecruzou tempos, espaços, países, momentos de vida e contextos de produção de seus autores e, nesse sentido, expressa caminhos distintos, porém dotados de grande complexidade, em relação à discussão que lhe é subjacente: as relações entre práticas de Memória e o Ensino da Prótese Dentaria . Tomamos aqui a Memória como um elemento constitutivo central do conjunto de saberes que se mesclam e se recriam no espaço de nossa profissão, tão plural, inovador e, paradoxalmente, tão conservador. Agradecemos a todos que no seu dia á dia de luta pelo desenvolvimento de nossa profissão que ao passar dos tempos tomou novos rumos na tecnologia e capacitação dos profissionais. Obrigado. Leonardo Barreto Rodrigues


O que é a técnica do Planejamento Digital do Sorriso (PDS)?

Planejamento Digital do Sorriso (PDS) é uma técnica que vem revolucionando os maiores centros de referência em odontologia ao redor do mundo, proporcionado previsibilidade estética aos Pacientes, Técnicos em Prótese Dentária e Cirurgiões Dentistas. Durante a realização deste trabalho, utilizamos o compasso digital – APCD Estética 2013 (inédito) de proporção áurea para harmonizar as formas dentais criadas pelo software. Essa técnica é amplamente divulgada e aplicada pelos mais renomados nomes da odontologia mundial, como uma das ferramentas que ajudam os profissionais a criarem parâmetros na dimensão vertical de oclusão, estética facial e dental em seus pacientes. O PDS, quando é elaborado corretamente, dentro do protocolo ensinado em nossos cursos proporciona ao paciente, protético e ao profissional, uma forma de visualizar (previsibilidade) o caso finalizado evitando – se muitas vezes abordagens invasivas e cirurgias desnecessárias. Ciência com Previsibilidade =PDS.


O sistema de projeto assistido por computador conhecido pela sigla CAD (Computer Aided Design) então devemos entender o CAD como uma ferramenta de trabalho onde levaremos a forma física para o ambiente virtual usando um scanner, assim usaremos este ambiente virtual para criar nossas estruturas de trabalho. O trabalho pronto será levado do ambiente virtual para o ambiente físico, assim será necessário o uso do CAM (Computer AIDED Machining). Então com essa ferramenta CAM iremos trazer o trabalho para o ambiente físico com uma maquina de usinagem, lembrando que o CAM para ser levado a usinagem também necessita ser levado pelo programa de computador. Na odontologia o CAD\CAM esta sendo usado para confeccionar trabalhos de prótese, mas ainda sofre um preconceito dos T.P.D., que o ver como inimigos roubando seu posto, mas devemos lembrar que o CAD\CAM é a ferramenta do técnico. A confecção dos trabalhos no ambiente virtual e feito em um softwear, o mais usado é Exocad. A tecnologia de usinagem pode ser usinada pelos seus blocos em cera, resina, zircônia e metal com suas maquinas de usinagem de ate cinco eixos.


Fabrica : (16) 33779600 Vendas: (16) 50619703


Tel.: (21) 3904-0519



Revista