Page 1

Edição 01

A arte de um TPD Os melhores colunistas em uma só revista

Leonardo Barreto ,TPD - Niterói – R.J.


DIRETOR

Estamos aqui ate o final de 2014 para colocar em nossa revista tudo que o TPD precisa de informações para seu dia a dia dentro do seu laboratório .Sempre com a intenção de melhorar e aprimorar nossa revista para que nossos amigos de profissão possam estudar e ter conhecimento do que esta acontecendo dentro da odontologia em todo mundo. Nossa revista sai em edição mensal para que possamos colocar conteúdos bastantes complexos para que o técnico tenha essas matérias como aprendizados e conhecimento dentro da profissão. Agradecemos a todos que acreditaram nesse sonho de uma revista feita para o TPD da nova era da odontologia no mercado brasileiro e mundial que a cada dia esta desenvolvendo avançadas técnicas e tecnologias. E também aos nossos colunistas colaboradores .

Leonardo Barreto Diretor


Dayse Prado TPD Belo Horizonte - MG dayse_pra@hotmail..com

Passo á passo de técnicas de desenho de dentes . 2*Pré-molar inferior do lado esquerdo

1

Passo 1: Primeiro, tenha em mãos um bom modelo ou uma boa foto (com luzes e sombras definidas) de um dente que você considera uma anatomia perfeita. Esse foi o que eu escolhi (Molde da boca da minha filha).

4

Passo 4: Vamos começar a dar profundidade ao sulco principal e as fossas ocluais do nosso pré-molar marcando bem. Dica: Não faça suas linhas muito certinhas. Sulcos são sinuosos. Dê movimentos.

2

3

Passo 2: Imagine o dente em uma figura geométrica o mais próximo da sua forma. O Segundo pré-molar é meio quadradinho. Portanto, desenhe um quadrado (não precisa ser muito certinho) e trace duas linhas, uma horizontal, outra vertical, achando o centro do desenho como na figura.

5

Passo 3: Faça um esboço. Desenhe a forma e as linhas principais do seu dente, observando as proporções. Disso depende totalmente o sucesso do seu trabalho. Depois, apague as linhas auxiliares. Com uma borracha branca macia, com cuidado.

6

Passo 5: Vamos colorir! Primeiro as partes mais escuras. Depois as partes mais claras. Isso vai dar volume ao seu desenho. Já começa a ganhar vida, não acha?

Passo 5: Com um esfuminho número 5 ou o que você preferir, suavize o sombreado e as formas do desenho. Insista nas áreas onde você quer a sombra mais forte.


Continuação

7

Passo 6: Com um lápis um pouco mais escuro (usei o 4B) marque os sulcos mais fortes e as fossas. Sombreie mais um pouco as áreas mais escuras e profundas onde a luz não tem acesso. Yes! Agora é só assinar seu primeiro trabalho! Dica de desenho: A respeito do lápis pra desenho. Para esboçar, você pode começar com uma graduação menor. Tipo HB ou 2B. 6B é bem macio e escuro. Devendo ser usado mais p áreas bem escuras. Use o 8b somente em detalhes totalmente negros. Dessa forma seu desenho vai ter mais vida e volume.


Endereรงo: Rua Eduardo Lobato, 300, Sรฃo Carlos - SP, 13573-000 Telefone:(16) 3377-9600


Leonardo Barreto TPD – Niterói RJ

Prótese Total Apesar da propagação do implante na reabilitação de pacientes desdentados totais ou parciais , um número significativo deles não têm acesso às vantagens oferecidas por implantes osseo integrados ; se por razões económicas, anatômicas , de causa psicológica , ou de saúde geral problemas. Assim , próteses totais ( TPs ) e as dentaduras parciais removíveis ( PPR ) são amplamente utilizados métodos de tratamento hoje . Deve buscar a obtenção de produtos naturais e protéticos , para atender às exigências estéticas da população adquire o desenvolvimento cultural e nível social e psicológico ; , proporcionando conforto e função adequados. Tendo em vista o sorriso pode fazer a diferença na vida pessoal e profissional do indivíduo, é extremamente importante que a harmonia estética , sem esquecer os aspectos funcionais. Durante a fabricação de dentaduras removíveis , o cirurgião dentista deve considerar a anatomia fisiológica da face e os princípios artísticos , para restaurar uma aparência natural e um sorriso suave paciente . Deste modo, o dano causado pela perda de dentes naturais é reduzida . Tendo em vista as próteses totais ou parciais removíveis estéticas , tem sido pouco estudada na literatura científica contemporânea .


Ricardo Soares TPD - Portugal

Importancia das fotografias e de um meeting com o paciente numa reabilitacao protetica Por mais detalhada que seja a informacao enviada pelo dentista para o laboratorio e sempre muito dificil para o tecnico imaginar a melhor forma de realizar o trabalho. A visualizacao do paciente e o que este realmente pretende sao fatores importantes para a realizacao do trabalho. O uso de fotografias e o "meeting" irao permitir que o tecnico consiga perceber aquilo que e mais importante para o paciente, set up dentario, forma e cor do dente, trabalho gengival e ao mesmo tempo tentar controlar as expectativas do paciente em relacao ao resultado final.Dai ter o prazer de partilhar a minha experiencia e dar enfase ao contacto tecnico-paciente. Paciente pretendia reabilitar as arcadas superiores e inferioes. Foi lhe proposto pelo dentista a reabilitacao oral sobre implantes com o uso de Kerators para retencao das proteses dentarias. Posteriormente a primeira prova de dentes foi-me solicitado pelo dentista que tivesse uma pequena conversa com a paciente, visto que a mesma mostrava descontentamento relativamente ao tamanho, a forma e a montagem dos dentes. Uma vez que o trabalho nao satisfazia as espectativas e o conceito de estetica da paciente. Durante esta pequena conversa fui percebendo as reais expectativas da paciente, o que era mais importante para ela, foi- me tambem facultada uma fotografia muito interessante do sorriso da sua filha. Da qual a paciente referiu que quando "era mais nova" tinha precisamente o mesmo sorriso. A partir deste contato com a paciente e de perceber quais as suas pretensoes esteticas, facilmente entendi como deveria de fazer a montagem dos dentes. De forma a involver a paciente e ir ao encontro de todas as expectativas, foi lhe mostrado diferentes tipos de dentes (diferentes marcas). A escolha recaiu para anteriores uns dentes PREMIUM da Heraeus e para posteriores uns dentes Ideals da Heraeus, com o objetivo de dar um toque mais natural e funcional ao trabalho. Desta forma, todo o meu trabalho foi facilitado e procedeu se a segunda prova de dentes, onde a paciente demonstrou satisfacao em todos os requisitos ( forma, cor e montagem).


Na finalizacao do trabalho, alguns aspectos foram considerados tais como a nao caracterizacao gengival, paciente apenas requeriu um tipo de cor e uma suave anatomia gengival de modo a promover uma boa higienizacao . Laboratorialmente o acrilico utilizado foi da Merz Dental ( Weropress) cor L1, um acrilico autopolimerizavel altamente recomendado para trabalhos sobre implantes, material esse que tenho utilizado em todos os meus trabalhos com um elevado grau de sucesso . ( IMAGEM ABAIXO INDICADA)

O objectivo deste artigo foi partilhar a minha experiencia tanto a nivel pessoa como laboratorial. pois nada e mais reconfortante no nosso dia a dia do que receber um feedback positivo por parte da paciente. todavia ha que ter em conta, que nada disto seria possivel se nao existisse interacao entre paciente e tecnico de protese. Tenho ainda a salientar que todo este procedimento foi realizado com consentimento etico e legal quer por parte do paciente quer por parte do dentista. Com isto espero ter mostrado o meu ponto de vista e o porque de dizer que nao existe forma melhor de se trabalhar.


Web Brasil - Gestão de Software exclusivamente para laboratórios de prótese. É um software desktop que roda em plataformas do sistema operacional do Windows, está instalado e a funcionar a 100% da sua capacidade operacional em versões do Windows XP (Service Pack III), Win Vista, Win 2000 e Win 7. Web Brasil é executado em computadores dramaticamente Digite “All in one" com a capacidade de “Touch" e executado em plataforma Windows 7. Nesse caso, o operador pode fazer uso dos sinais táteis usando os dedos para resolver situações consulta com maior facilidade e rapidez obviando sem a utilização do teclado. Web Brasil é uma plataforma aberta a todas as preocupações levantadas pelos nossos clientes, concedido anualmente são oferecidos a todos os nossos clientes até 4 atualizações, cobrindo todas as necessidades e as atualizações do sistema.

Tel.:(21) 3904-0519 (21) 99720-8801

www.webprotetico.com/web-brasil web-brasil@webprotetico.com


Michael Brollo proprietário da Smile TPD - Italia

Cad - Cam Smile é uma empresa que atua na área de CAD -CAM Dental com mais de uma década de experiência comprovada , tornando-se uma realidade viva no campo de ponto de referência para qualquer laboratório que quer aproximar as novas tecnologias disponibilizadas pelo sistema dental e concreto computador do nosso dia . Sorriso em sua intenção , que atende principalmente ao técnico de prótese dentária é aquele que segue o projeto e completa, com a prótese estética pelo dentista.

Sorriso da tarefa é , por conseguinte, para transformar , assim como a estrutura concebida prótese dentária . Smile orienta em breve para um tipo de transformação que excedam a tecnologia dental tradicional e que se aplica ao local da concentração, a percepção da estrutura protética por usinagem. A vantagem desta técnica é a de manter quase inalteradas todas as características e propriedades do metal que vai trabalhar em que se obtém a peça a trabalhar que frio e , por conseguinte, nem um pouco a estrutura alternada de grânulos devido a fusão da liga metálica é feita a montante da metalurgia e , em seguida, mantém-se inalterado durante o processo .

É óbvio que , mantendo as características do metal, de precisão aumenta e você não ir ao encontro possíveis entorses ou superdimensionamento , ou contrações que são as complicações mais conhecidas de fusão fundição por cera perdida tradicional. As primeiras experiências são adquiridas com a indústria de equipamentos odontológicos , onde logo veio a várias questões relacionadas com a operacionalidade de luz insuficiente da máquina como eles não adequadamente projetados para resistirem as cargas de trabalho que vão além do individual, ou , no máximo, alguns elementos da ponte . A partir daí você jogar o desafio de ser capaz de obter um poder mais completa e precisa para alcançar outros objetivos. Depois de quase três anos de pesquisa e refinamento , assistido por técnicos especializados , desenvolver um sistema que será capaz de obter a partir de um único bloco , seja ele de titânio, óxido de zircônio , Cromo-cobalto, poliamida , etc . , A partir de estruturas chamadas ' Bloco Única empresa tradicional ; Apenas usinar Barra totalmente livre de soldas é capaz de atender as necessidades da prótese mais sofisticada sobre os implantes .


Após a realização de um elevado padrão de qualidade o sorriso considerou adequado exige a certificação ISO 9001 atesta que a sua capacidade comprovada para assumir um mercado que não é só a nível nacional mas também envolvem indo para o mercado externo. Smile é uma empresa , um jovem e moderno, em constante crescimento e prefere usar materiais certificados inovação , pesquisa, comparação e que , graças ao reconhecimento de seus agora numerosos clientes , tem como objetivo o desenvolvimento constante e duradoura de tal forma que a confiança de sua clientela está bem colocado .


Gastronomia

Salada de Arroz integral Ingredientes: •5 folhas de couve •3 xícaras (chá) de arroz integral cozido •12 tomates-cereja cortados em quatro •1/4 de xícara (chá) de azeitona preta cortada em lascas •Azeite a gosto •Sal a gosto • Vinagre balsâmico a gosto Modo de preparo Lave bem as folhas de couve, seque-as e corte-as em tirinhas bem finas. Em uma saladeira, misture o arroz integral, a couve, o tomate e a azeitona. Tempere com azeite, sal e vinagre balsâmico. Sirva em seguida. Dica: Substitua o arroz integral por branco.


Elias Leão Gonzales

Dificuldades de organizar o controle na produção Uma das maiores dificuldades que temos quando vamos organizar o controle na produção de um laboratório de prótese, é a resistência de alguns clínicos que insistem em exigir prazos de entrega quase impossíveis de serem cumpridos. E isso se agrava, quando a clínica solicita do laboratório que os trabalhos sejam entregues sempre nos mesmos dias da semana (de segunda para segunda, de terça para terça etc.,) ignorando que o laboratório depende da mão de obra limitada e atende inúmeros clientes; na maioria das vezes não tem tempo hábil para cumprir os prazos apertados. Complica-se ainda mais quando os trabalhos tem duas ou três etapas. Exemplo: copping + aplicação de cerâmica ou munhão personalizado + copping cimentado + aplicação de cerâmica e é solicitado um prazo como se fosse um único procedimento. (Aplica-se a trabalhos que não tem prova). Quando a odontologia era puramente clínica (endodontia, dentística, exodontia etc.,) era totalmente possível que a agenda clínica dependesse exclusivamente da disponibilidade do dentista; com o advento da prótese laboratorial, a clínica depende da agenda de um prestador de serviço que é o laboratório de prótese o qual tem sempre excesso na demanda de trabalhos em produção. Este é um dos motivos de desequilíbrio operacional e conflitos com colaboradores em vários laboratórios; em muitos casos as consequências são graves, a ponto de inviabilizar o crescimento e a sustentabilidade dos mesmos. Sou Elias Leão Gonzales, o meu trabalho junto com a minha equipe, é orientar Laboratórios e Clinicas Dentárias a encontrar o caminho da estabilidade e crescimento sustentado. (81) 9140 1937 // 3077 6053


www.ice-cril.com.br


O sistema de projeto assistido por computador conhecido pela sigla CAD (Computer Aided Design) então devemos entender o CAD como uma ferramenta de trabalho onde levaremos a forma física para o ambiente virtual usando um scanner, assim usaremos este ambiente virtual para criar nossas estruturas de trabalho. O trabalho pronto será levado do ambiente virtual para o ambiente físico, assim será necessário o uso do CAM (Computer AIDED Machining). Então com essa ferramenta CAM iremos trazer o trabalho para o ambiente físico com uma maquina de usinagem, lembrando que o CAM para ser levado a usinagem também necessita ser levado pelo programa de computador. Na odontologia o CAD\CAM esta sendo usado para confeccionar trabalhos de prótese, mas ainda sofre um preconceito dos T.P.D., que o ver como inimigos roubando seu posto, mas devemos lembrar que o CAD\CAM é a ferramenta do técnico. A confecção dos trabalhos no ambiente virtual e feito em um softwear, o mais usado é Exocad. A tecnologia de usinagem pode ser usinada pelos seus blocos em cera, resina, zircônia e metal com suas maquinas de usinagem de ate cinco eixos.


O que é a técnica do Planejamento Digital do Sorriso (PDS)? Planejamento Digital do Sorriso (PDS) é uma técnica que vem revolucionando os maiores centros de referência em odontologia ao redor do mundo, proporcionado previsibilidade estética aos Pacientes, Técnicos em Prótese Dentária e Cirurgiões Dentistas. Durante a realização deste trabalho, utilizamos o compasso digital – APCD Estética 2013 (inédito) de proporção áurea para harmonizar as formas dentais criadas pelo software. Essa técnica é amplamente divulgada e aplicada pelos mais renomados nomes da odontologia mundial, como uma das ferramentas que ajudam os profissionais a criarem parâmetros na dimensão vertical de oclusão, estética facial e dental em seus pacientes. O PDS, quando é elaborado corretamente, dentro do protocolo ensinado em nossos cursos proporciona ao paciente, protético e ao profissional, uma forma de visualizar (previsibilidade) o caso finalizado evitando – se muitas vezes abordagens invasivas e cirurgias desnecessárias. Ciência com Previsibilidade =PDS.


Maria de Fatima Gomes Pereira TPD\Teofilo Otone MG.

Os diferentes tipos de marteriais ceramicos Tão importante quanto descrever os diferentes tipos de materiais cerâmicos é estudá-los quando submetidos a realidade clínica. O comportamento biomecânico, os aspectos relacionados à aparência dessa modalidade de material restaurador quando inserido na cavidade bucal e os mecanismos de adesão que favorecem. No emprego das restaurações cerâmicas devemos observer os faoter , fiscos e opticos desta ceramica.

Cerâmicas Feldspáticas convencionais As cerâmicas odontológicas convencionais em função de suas características básicas e excepcionais são classificadas como vidro. A matriz vítrea formada é extremamente resistente, sendo mais resistente que os vidros comuns. Em função das sua propriedades mecânicas as cerâmicas Feldpáticas convencionais apresentam algumas deficiência. Sua fragilidade é um problema , pois são friáveis devido ao seu baixíssimo módulo de elasticidade.

Cerâmicas Feldspáticas reforçadas Sistema IPS empress (ivoclair, vivadent) é um cerâmica feldpática reforçada com cristais de leucíta (40 a 50%) adição de leucíta mostrou-se eficaz na prevenção da propagação de trincas internas na matriz vítrea, tornando a cerâmica mais resistente e matendo excelentes características ópticas e feldspáticas.

Sistema IPS empress II (ivoclair vivadent) A evolução do sistema empress I se deu com a incorporação de cristais de disilicato de lítio, entorno (60%) denominado IPS empress II com resistência a reflexão significamente melhor que a primeira geração nesta cerâmica os cristais de disilicato de lítio se dispõem dispersos e entrelaçados na matriz vítrea, aumentando a capacidade de prevenir a propagação de trincas.

Cerâmicas alumizadas A tentativa de substituir o cooping metálico das coroas metalocerâmicas teve como pioneirismo as cerâmicas feldspáticas reforçadas da MClean e Hughs. Esses pesquisadores desenvolveram um material cerâmico em sua composição em torno de 50% de óxido de alumina em bora a resistência a fraturas tenha drobado em comparação as feldspáticas convencionais, a dureza atingida era ainda insuficiente para que esse material cerâmico pudesse ser empregado em restaurações de dentes posteriores.


In ceram alumina (ZAHNFRABRIk, Alemanha) Apesar de ser bastante resistente, a elevada concentração de óxido de alumina empobrece os aspectos estéticos tornando-o muito opaco e pouco translúcido. É indicado como infraestrutura, substituindo o cooping metálico. Sua indicação devido sua elevada opacidade, será bem cautelosa em casos de coroas totais em dentes anteriores para não incorrermos em fracasso. Cerâmicas com base em zirconia Caracterizada por ser um material com elevada resistência na capacidade de resistir aos esforços matigatórios, atingindo o ponto máximo de força.

IN ceram Zircônia(VITA Zamfrabik,Alemanha) Preocupado em aumentar mais resistência do material cerâmico criou-se outra variação do sistema IN ceram, o IN ceram zircônia que apresenta em sua composição 30% de óxido de zircônia. O aumento da resistência obtido com adição da zircônia implica uma grande perda estética, o que interfere sensivelmente ópticos de sua infraestrutura tornando-a mais opaca.

Procera Allzircônia ( Nobel Biocare) Este sistema pode ser considerado uma evolução do Procera ao Allceram (alumina) contendo elevada concentração de estruturas à base de zircônia-ítrio. Essas microestruturas de zircônia-ítrio são caracterizadas por apresentarem uma granulação extrafina, denominado pelas cristas de zircônia tetraconais (TZP). São várias as indicações, tantas em dentes anteriores, além de abutments personalizados para implantes.

Cerec Zirconia ( Sirona, Alemanha) Introduzido mais recentemente na odontologia, este sistema cerâmico é bastante interessante CAD/CAM para o processamento de infraestrutura em zircônia. A escolha da cerâmica de cobertura se baseará na necessidade estética, e na solicitação dos esforços funcionais (resistência).

Sistema Lava (3M ESPE, EUA) O sistema lava utiliza o sistema Cad/cam são blocos cerâmicos pré-sinterizados que contém em sua composição óxidos de zircônia (Zro2) com elevada pureza, denominados Lava Frame Ceramic completados por uma cerâmica feldspática específica de cobertura denominada Lava Ceram Overlay. Apresenta elevada resistência a flexão, podendo atingir até 1400 mpa. Esse sistema apresenta múltiplas indicações no entanto considera-se que essas indicações podem gerar problemas em função de a zircônia não ser ácido sensível e não se beneficiar da adesão na cimentação adesiva resinosa.


Apresentação1  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you