Issuu on Google+

SOLUÇÕES SERENA


ÍNDICE

QUEM SOMOS OFERTA DE SOLUÇÕES SERENA APP DEV Agile Development Continuous Delivery Development Management Requirements Management

DEVOPS Release Automation Release Management Dev + Ops Collaboration

IT OPERATIONS Change and Release Management IT Service Management Release Management for IT Ops

SUPERVISÃO DE SOFTWARE E SERVIÇOS 3


QUEM SOMOS A Webpower é uma empresa de Tecnologias de Informação, que disponibiliza soluções de software de âmbito profissional e serviços de valor acrescentado, em áreas relacionadas com a engenharia de software, entre outras. A nossa área de Software e Serviços, representa soluções de conceituadas marcas internacionais de software e disponibiliza serviços relacionados, como consultoria à implementação, formação a utilizadores e suporte técnico à utilização. A Serena Software, é uma empresa líder em soluções de Application Lifecycle Management, que ajudam as organizações a orquestrar de forma integrada os processos de desenvolvimento aplicacional, de prestação de serviços de TI e de negócio.


Fundada em 1991, a Webpower é uma empresa de Tecnologias de Informação, que ao longo da sua atividade se tem tornado um parceiro de referência de inúmeras organizações portuguesas, por via da experiência colocada nos projetos em que se envolve e pelos resultados obtidos em prol dos seus clientes. Em especial, a Webpower tem conquistado e merecido a confiança e a preferência de organizações dos setores da banca, seguros, telecomunicações, software houses, Administração Pública Central e outras grandes organizações. A Serena Software, fundada em 1980, fabrica soluções que se destinam a empresas com exigentes requisitos de gestão integrada das TI e cujo propósito é desenvolver o valor que as TI aportam ao negócio. Com mais de 4000 clientes empresariais e cerca de um milhão de utilizadores, a Serena é o maior fabricante independente de soluções para ALM e o único cujas soluções articulam de forma integrada o desenvolvimento aplicacional e as operações. 5


ENGENHARIA DE SOFTWARE

Oferta de Soluções Serena

Através da sua parceria com a Serena Software, a Webpower disponibiliza soluções integradas que permitem aos departamentos de TI a melhoria da eficácia e rapidez da prestação do serviço, a eficiente utilização dos recursos, a redução dos custos, a aderências a normas de compliance e o aumento da satisfação dos utilizadores. Gestão do desenvolvimento aplicacional (APP DEV) As soluções da Serena Software para gestão do desenvolvimento aplicacional, facilitam a gestão integrada end-to-end do ciclo de desenvolvimento aplicacional, desde a gestão de solicitações e requisitos à colocação em produção, incluindo os processos de change and configuration management. Integração do desenvolvimento e das operações (DEVOPS) As soluções Serena para DEVOPS destinam-se a estabelecer a ligação e facilitar a colaboração entre as equipas de desenvolvimento, as de apoio à exploração e as de processos de negócio, eliminando silos e barreiras comunicacionais e agilizando o deployment de releases.

6


Operação das TI (IT OPERATIONS) As soluções da Serena Software para a área das operações de TI destinam-se a facilitar a gestão de todas as etapas dos processos de prestação de serviços de TI aos utilizadores internos e externos, permitindo garantir e melhorar Service Level Agreements. Desenvolvimento Mainframe As soluções Serena para gestão do desenvolvimento aplicacional em mainframe, situam-se na área das soluções APP DEV e DEV OPS e facilitam o controlo de todo o ciclo de desenvolvimento e a criação de automatismos entre desenvolvimento, testes e produção. Adicionalmente, garantem a eficiência dos processos de change and configuration management e a integridade dos processos de migração do código.

7


APP DEV AGILE DEVELOPMENT O Agile Development não é um fim em si mesmo. O seu objetivo é ultrapassar alguns dos pesados formalismos dos processos de desenvolvimento tradicionais, por forma a acelerar o ciclo de desenvolvimento aplicacional e colocar releases em produção mais rapidamente, sem comprometer a qualidade. A solução da Serena para Agile Development permite manter o controlo end-to-end de todo o ciclo de desenvolvimento, por forma a garantir que apenas o código de alta qualidade é colocado em produção, em alinhamento com as exigências do negócio, os padrões corporativos e as normas de compliance. Através de repositórios centralizados, dashboards unificados e one-click deployment, as Soluções da Serena estabelecem a ponte entre equipas geograficamente dispersas e metodologias díspares, como Agile, híbridas ou tradicionais, proporcionando uma infraestrutura de base, ao nível corporativo, para a orquestração integrada e unificada de todo o Software Development Life Cycle (SDLC), desde a recolha de requisitos ao release deployment.

8


CONTINUOUS DELIVERY Aos departamentos de TI são exigidas respostas ágeis à rápida evolução das necessidades e expetativas dos clientes, que são difíceis de compatibilizar com a libertação escalonada no tempo de um pequeno número de novas releases (continuous deployment). Continuos delivery, é o deployment frequente de releases incrementais, sem intervenção humana, por via da propagação automática de cada build a todos os ambientes ao longo de uma cadeia de deployment, desde que os critérios de promoção aplicáveis a cada estágio sejam verificados e cumpridos. No entanto, os processos automatizados não dispensam a possibilidade de inspeção humana e intervenção manual, caso se verifique tal necessidade. A solução da Serena permite a gestão flexível do release deployment, por via da aplicação de critérios que estabeleçam que transições podem ser automáticas e quais as que devam exigir intervenção manual.

9


DEVELOPMENT MANAGEMENT Esta solução da Serena, permite que os departamentos de TI orquestrem todo o ciclo de desenvolvimento de aplicações, através de plataformas, metodologias, ferramentas e equipas díspares, de forma unificada, flexível e auditável. Case studies demonstram que os benefícios incluem: Redução do esforço manual para criar e promover releases até 90%; Aumento da produtividade do desenvolvimento até 40%; Redução dos tempos das etapas do SDLC até 50%; Redução dos erros de software até 90%.

10


REQUIREMENTS MANAGEMENT Esta solução da Serena permite aos departamentos de TI a implementação de processos enterprise-wide de gestão de requisitos, por via de capacidades robustas e flexíveis para a sua captura, filtragem, definição, comunicação e rastreabilidade ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento, independentemente da heterogeneidade de ambientes e ferramentas envolvidos. Algumas das vantagens são: Automatização e standardização dos processos de gestão de requisitos; Eliminação de ferramentas em silos e procedimentos manuais ineficientes; Garantia do alinhamento dos produtos com as necessidades reais dos utilizadores; Redução significativa do retrabalho; Incremento da reutilização de requisitos e componentes.

11


DEVOPS RELEASE AUTOMATION Esta solução da Serena permite realizar o release deployment de forma rápida e segura, garantindo total visibilidade e controlo end-to-end do processo ao longo de múltiplas camadas aplicacionais e diferentes ambientes de destino. Ferramentas drag-and-drop permitem criar e modificar os deployment workflows para binários, conteúdo estático, middleware updates, alterações das base de dados, ou qualquer tipo de configuração associada ao software, de forma ágil e visual. Os benefícios incluem: Redução drástica do tempo e do esforço de deployment; Possibilidade de self-service deployment de forma controlada e segura; Facilidade de deployment para a cloud.

12


RELEASE MANAGEMENT A solução da Serena para release management é a única no mercado que permite planear, controlar e automatizar os processos de release deployment, de forma centralizada, em simultâneo para ambientes distribuídos e mainframe, garantindo o total controlo do acesso ao código, a integridade dos processos de promoção e rollback e auditabilidade end-to-end. Esta solução uma maior aproximação entre as equipas de desenvolvimento, as de Quality Assurance e as de operações de TI, orquestrando a colaboração e agilizando os processos do Software Develo- pment Life Cycle, com reflexo na competitividade do negócio.

13


DEV + OPS COLLABORATION As equipas de desenvolvimento de aplicações e as de operações de TI necessitam de trabalhar em articulação, por forma a entregarem as aplicações e os serviços aplicacionais, com a qualidade e nos prazos que o negócio requer. Para tal, é necessário estabelecer o alinhamento harmonioso entre pessoas, ferramentas e processos. A solução Serena DevOps fortalece a ponte entre desenvolvimento e operações, por forma a eliminar silos e promover a comunicação e o alinhamento dos esforços. As vantagens incluem: Alinhamento organizacional e funcional; Agilização dos processos e do negócio; Redução dos custos.

14


IT OPERATIONS CHANGE AND RELEASE MANAGEMENT A desarticulação de processos e sistemas entre as equipas de desenvolvimento e as operações de negócio, colocam severos entraves à resposta rápida às solicitações de alteração aplicacional oriundas das equipas de negócio. Esta solução da Serena, permite articular os mecanismos que ligam as equipas de desenvolvimento e as de negócio, de modo a acelerar os processos que transformam as novas solicitações do negócio na disponibilização de novas releases, por via de funcionalidades que permitem unificar a recolha e triagem dos pedidos, o encaminhamento para as equipas adequadas e a colocação ágil em produção. Simultaneamente, permite aos stakeholders manter a visibilidade sobre o status dos seus pedidos e serem automaticamente notificados das alterações aos mesmos. As vantagens incluem: Processos de change and release management integrados que reduzem a intervenção manual; Capacidades self-service aos vários stakeholders, desde a formulação inicial dos pedidos; Capacidades de deployment automatizadas que aceleram a distribuição das novas releases.

15


IT SERVICE MANAGEMENT Os sistemas de gestão do serviço tornaram-se a face das TI para o negócio. No entanto, os sistemas de ITSM e service desk tradicionais não são flexíveis, oferecem visibilidade limitada acerca dos processos de entrega do serviço e são difíceis de utilizar e adaptar a novas exigências. A premiada solução da Serena para ITSM, disponível localmente ou na cloud, constitui uma solução de ITIL in-a-box. Um portal unificado proporciona acesso fácil a todos os serviços de TI disponíveis e centraliza as comunicações entre os solicitadores e os prestadores dos serviços. Os benefícios incluem: Capacidades de user self-service; Aumento da rapidez da resposta aos pedidos; Visibilidade para os utilizadores do status dos pedidos; Aumento da satisfação dos utilizadores; Aumento da produtividade dos agentes.

16


RELEASE MANAGEMENT FOR IT OPS Independentemente do ramo de atividade, Apps = cash. Os departamentos de TI são desafiados pela qualidade e rapidez que lhes é exigida na resposta às solicitações do negócio. Esta solução da Serena, permite aos líderes do desenvolvimento e operações de TI, a gestão ágil e eficiente do fluxo crescente de releases aplicacionais que o negócio exige, por via de facilidades uniformizadas e visuais para planeamento, controlo e automatização dos processos de aprovação e promoção de novas releases. As vantagens incluem: Agilização da resposta às solicitações do negócio; A transparência, rastreabilidade e integridade dos processos.

17


SUPERVISÃO DE SOFTWARE E SERVIÇOS

Sandra Cardoso é Diretora de Software e Serviços na Webpower. Licenciada em Informática de Gestão, MBA em Gestão de Empresas e Certificada em Gestão de Projetos, possui mais de 30 anos de experiência na área das Tecnologias de Informação, nomeadamente em programação, análise de sistemas e chefia de equipas e projetos de TI, na Banca, Seguros e Indústria.

16


Para mais informações, p.f. contacte-nos através do endereço comercial@webpower.pt ou pelo telefone +351 21 384 50 10

Direitos de autor reservados à Webpower. Webpower e Webpower no limits são marcas registadas da Webpower, Lda. Serena é uma marca registada da Cabinet Office. Todas as outras marcas registadas são propriedade dos respetivos titulares. WP_QAST_SSS_BRC001_V1.0

A Qualidade não é nunca um acidente. É sempre o resultado do esforço inteligente de pessoas bem treinadas, usando ferramentas apropriadas e seguindo processos bem desenhados. Áreas de atuação da Webpower John Ruskin (n.d.)

Qualidade do Software

Software e Serviços

E-learning

19


Av . Eng . Duarte Pacheco Amoreiras / T.2 / 8ยบ/ S .10 1070-103 Lisboa/ Portugal tel : (351) 21 . 384 . 50 . 10 fax : (351) 21 . 386 . 44 . 91 mailto : info@webpower.pt http : //www.webpower.pt


Brochura Webpower: Soluções Serena