Revista TN Petróleo

Page 119

Fotos: TN Petróleo Foto: Divulgação

moda alemã ou um variado mix de quatro salsichas. À frente no ranking da casa está a Anne Maria, de origem germânica. Já na Av. Nilo Peçanha, 44, loja A, o pedestre que passar apressado nem vai notar que atrás de uma placa modesta (O Botequim do Príncipe), se esconde, na realidade, como está afixado na sua entrada, a melhor carta de cerveja do lugar, incluindo mais de 200 marcas nacionais e importadas. Ao contrário do Il Piccolo, que se esconde atrás de um pequeno espaço e uma fachada revestida de azulejos brancos e azuis, o Botequim do Príncipe é uma casa de grandes dimensões e que abriga, anexa, uma galeteria. Na entrada, as cervejas nacionais e importadas ocupando grandes prateleiras introduzem o cliente ao interior da casa, para no fim do dia, ou mesmo na hora do almoço, saborear sua bebida preferida, seja ela nacional ou importada. Para compensar a falta do quibe de cordeiro, que o fornecedor deixou de entregar, as cervejas podem ser acompanhadas por costelas de cordeiro ou linguiças caprichadas – garante um dos sócios, Marcos Aragão. O Botequim fica na Nilo Peçanha, 44, ao lado da Policlínica Geral do Rio de Janeiro, também no Centro.

Maturada com cacau belga, a Petroleum, produzida pela cervejaria Wäls, de Belo Horizonte, encorpada escura, de excelente qualidade, pode ser saboreada no centro do Rio, no Botequim do Príncipe. A Petroleum é aberta através de pressão, com rolha especial, tipo espumante.

As louras brasileiras Em recente evento internacional realizado em Nuremberg, na Alemanha, para focar a arte cervejeira tradicional, o Brasil trouxe seis medalhas. A Bierland, de Blumenau (SC), ganhou ouro com a Imperial Stout e prata para a Bock; Rauchbier e Schwarzbier, da Bamberg, de Votorantim (SP), ganharam prata; e medalhas de bronze foram conquistadas pela curitibana Bier HoffNigra e a Eisenbahn Weizenbock, de Blumenau. As cervejas artesanais brasileiras foram analisadas por 54 jurados de 12 países, que examinaram 575 cervejas inscritas, de 28 países. Este evento é considerado a terceira maior competição mundial do segmento. Um brinde, então, às nossas louras !

A LITERATURA DA CERVEJA • Atlas mundial da cerveja, o guia essencial da cerveja ao redor do mundo, Nova Fronteira • Vamos falar de cerveja, um guia completo, Marco Zero • O livro da cerveja, Globo Editora • O livro da cerveja, Nova Fronteira • Cerveja: Guia ilustrado, Jorge Zahar • Larousse da cerveja, Larousse Brasil • Como fabricar cerveja, Icone • Guia da cerveja, Dinap • Cerveja: Guia dos estilos, Centro Brasileiro de Cultura Cervejaria/7 Letras • O catecismo da cerveja, Senac-SP TN Petróleo 87

117


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.