Page 1

MANUAL PARA FOTOGRAFIAS E TELERRADIOGRAFIAS COM FINS ORTODテ年TICOS E ORTOPEDICOS

Clテゥber Bidegain Pereira Kyria Spyro Spyrides


Este manual contém as manifestações, conclusões e recomendações que frutificaram da realização do Simpósio Radiologia, Ortodontia e Ortopedia – SROO 2011, promovido pela Academia Brasileira de Odontologia (AcBO), Associação Latino Americana de Ortodontia (Alado) e Associação Brasileira de Radiologia Odontológica (Abro). Destina-se a bem orientar a todos aqueles que fazem documentação fotográfica e radiográfica com fins ortodônticos e ortopédicos, no que se refere a posição da cabeça e da mandíbula, na tomada de fotografias e telerradiografias, baseando-se em diversas publicações e pesquisas, as quais serão citadas no transcorrer de sua apresentação. Não se envolve nas técnicas fotográficas e radiográficas propriamente ditas, deixando isto para outras publicações especializadas. Os autores

Página 2


Este manual é uma versão modificada da Revista Virtual da AcBO Edição Especial, v1, nº 1, 2012. [ link ]

Página 3


PRINCÍPIOS BÁSICOS Um dos princípios básicos que regem a orientação deste Manual é de que toda a observação sequencial deve obedecer a uma sistemática, sem a qual perde validade o estudo realizado. Assim sendo, toda a documentação realizada com fins ortodônticos, ortopédicos e outros deve seguir as recomendações consagradas, no que se refere a posição da cabeça, da mandíbula e outros requisitos, a fim de que os estudos sequencias sejam reconhecidamente válidos. Consideramos que é imperativo, imprescindível e indispensável que se tenha uma sistemática padrão para observações sequenciais1. Com esta premissa passaremos a descrever as recomendações e conclusões do Simpósio Radiologia, Ortodontia e Ortopedia – 2011 (SROO - 2011), que foi realizado pela internet, com o patrocínio da Academia Brasileira de Odontologia (AcBO), Associação Latino Americana de Ortodontia (Alado) e Associação Brasileira de Radiologia Odontológica (Abro).

1

Padronização de imagens na Ortodontia e Ortopedia (vídeo-conferência): [ link ] Página 4


EDITORES REVISORES DO SROO-2011 Arnaldo Pinzan (DDS, MS, PhD) Clóvis Marzola (DDS, MS, PhD) José Fernando Castanha Henriques (DDS, MS, PhD ) Mauro Cesar Alvarez Cruz (CD, MS, PhD) Nayene Leocadia Manzutti Eid) (DDS, MSC, PhD) Sérgio Lucio Lopes (MMS, DDS, PhD) Triuze Yano Barone (CD, MS, ERRO) Vania Regina C. Fontanella (DDS, MSC, PhD) Viviane Sarmento (DDS, MSC, PhD)

Página 5


SIMPOSIASTAS DA 1ª FASE DO SROO - 2011 Adalza Hernandez Andara Odontóloga pela Universidad del Zulia, Maracaibo, Venezuela (1972); Especialista em Cirurgia Bucal pela PUCRS, Porto Alegre, RS Brasil; Mestrado em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela PUCRS, Porto Alegre, RS Brasil; Doutorado em Radiodiagnóstico pela USP, SP Brasil; Coordenador da Unidade Imagem Dento-Maxilo-Facial, Clínica Félix Boada, Caracas, Venezuela; Membro da International Association of Dento-maxilo-facial Radiologia, Representante para a Venezuela; Professora de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia, Universidad del Zulia, Maracaibo, Venezuela; Professora de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de Carabobo, Valência e USP, SP Brasil; Palestrante Internacional: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, França, México, Panamá, Peru e Uruguai.

Aline Rose Cantarelli Morosolli Graduação em Odontologia pela PUCRS (1991); Especia-lização em Radiologia Odontológica pela Universidade Fe-deral de Santa Catarina (1994); Mestrado em Biopatologia Bucal (Área de Radiologia Odontológica) São José dos Campos, SP, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004); Doutorado em Odontologia (Área de Estomatologia Clínica) pela Faculdade de Odontologia da PUCRS (2008).

Antonio Rego de Almeida Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial; Ditante de cursos sobre Ortopedia e Cefalometria; Membro do Grupo Alfa de Ortopedia Facial; Coordenador do SROOF – 2011 e 2012.

Arnaldo Pinzan Possui graduação em Odontologia pela USP (1974); Mestrado em Odontologia Ortodontia FOB pela USP (1978); Doutorado em Odontologia (Prótese Dentária) pela USP (1982); Professor Associado da USP; Revisor de periódico da Revista da Pós-Graduação da FOUSP e Revisor de periódico da Brazilian Oral Research. Tem experiência na área de Odontologia , com ênfase em Ortodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cefalometria, Medidas Cefalométricas, Padrão Cefalométrico.

Página 6


Cláudio Costa Cirurgião-Dentista graduado pela Faculdade de Odontologia da USP (1986); Mestre em Diagnóstico Bucal (sub-área: Radiologia) pela Faculdade de Odontologia da USP (1992); Foi Professor Visitante e Pesquisador na University of Texas, Dallas (1997) e Pesquisador Visitante na University of California, School of Dentistry, Los Angeles UCLA (2005); Atualmente é professor associado (livre-docente) da Faculdade de Odontologia da USP, professor Titular da Universidade Paulista; Atua na área de Radiologia Odontológica com ênfase em tomografia computadorizada, prototipagem biomédica, ressonância magnética e controle de qualidade nos estudos relacionados aos implantes e articulação temporomandibular. Ex-Membro do Editorial Board (2003-2008); Reviewer do Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod Journal e do Dentomaxillofacial Radiology Journal, Regional Director to South America e Membro do Comitê de Nomeação da International Association of Den-tomaxillofacial Radiology; Membro do Comitê de Publicação do Newsletter da American Academy of Oral and Maxillofacial Radiology; faz parte dos Corpos Editoriais da Revista da APCD, Revista da ABRO, JBC, Revista do ICS UNIP, além de Revisor Técnico da Revista Gaúcha de Odontologia.

Cléber Bidegain Pereira Especialista em Ortodontia pelo Conselho Federal de Odontologia (1969); Pesquisador do CNP (1970 e 1980); Pesquisador na Universidade de Toronto, Canadá (1980); 8 livros editados (1972 a 2010) e 5 edições de “Introdução à Cefalometria Radiográfica” (livro texto da UFRGS); 3 CD-R editados; Acadêmico da Academia Brasileira de Odontologia; Assessor da Presidência da AcBO e da SPO.

Elvira Gomes Camardela Especialização em Radiologia pela UFRJ e UERJ; Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares; Membro Emérito da Academia Brasileira de Odontologia e da Academia Brasileira de Fisiologia Crânio Oro Cervical; Membro titular da Academia Nacional de Farmácia; Assessor da Diretoria da Academia Brasileira de Odontologia; Publicou trabalhos de pesquisa na Revista da SPO, Iberoamericana de Ortodoncia, La Sociedad Odontologica de La Plata, Sociedade Argentina de Ortodoncia e International College Magazine; Traduziu o livro de Cefalometria do Prof. alemão Dr. Hans Peter Bimler, além de ter participado de cursos de Ortodontia na França, Alemanha, Espanha e Estados Unidos.

Página 7


Felicio Setimo Rossi Zampieri Cirurgião Dentista, graduado pela Faculdade de Odontologia de Santos UNIMES em 1985; Especialista Em Radiologia Odontológica pela Universidade Camilo Castelo Branco, São Paulo Brasil; Professor Assistente de Radiologia, Cadeira Prof. Leonidas de Freitas, Unimes Santos - 1986-1991; Consultor Cientifico e Orientador de Cefalometria Computadorizada do sistema OrtoView de Cefalometria Computadorizada 1988-2008; Consultor Cientifico em Imaginologia Odontológica EAP APCD Santo André, SP Brasil; Professor Radiologia no Curso de Especialização em Ortodontia, SPO ABC; Professor Radiologia no Curso de Especialização em Implantodontia, EAP APCD Santo Andr é, SP Brasil; Consultor Cientifico em Radiologia Buco-Maxilo-Facial do medcenter.com e odontologia.com.br; Chefe da equipe de Radiologia do Instituto Radiológico CRANEUM, São Bernardo do Campo e Santo André - SP, Brasil

Fued Samir Salmen Especialista em Cirurgia Maxilo Facial USP, SP Brasil; Pós-graduado em Cirurgia Ortognatica pela Universidade de Havana; Mestre em Cirurgia Maxilo Facial pelo Complexo Hospitalar Heliópolis; Coordenador do Oral Facial Care – Santos SP.

Henrique Bacci Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial com atendimento clínico e pesquisa exclusivamente através de terapia com Ortodontia Lingual em Ribeirão Preto, SP. Consultor Científico GAC, Brasil, para o sistema autoligante In-Ovation L e autor da Técnica de Colagem Indireta BBS (Bacci Bonding System) para o sistema de braquetes linguais anatômicos. Prof. Assistente dos Cursos de Especialização em Ortodontia em Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO)/FAISA/CIODONTO. Membro Diretor da ABOL, (Associação Brasileira de Ortodontia Lingual). Ministra Palestras e Cursos de Capacitação (Básico e Avançado) relacionados a Ortodontia Lingual para profissionais em Ortodontia.

Jorge Faber do Nascimento Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Brasília (1989); Mestrado em Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994); Doutorado em Biologia Animal pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente exerce o cargo de editor chefe do Dental Press Journal of Orthodontics.

Página 8


José Eduardo Pires Mendes Formado pela UNESP Araraquara em 1957; Especialista em Ortodontia (CROSP); Especialista em Ortopedia Dento Facial (CROSP); Pós-graduado em Nutrição Clínica e Ortomolecular (FAPES-SP); Professor convidado do Curso de Ortopedia e Reabilitação Neuro-oclusal da EAP, APCD, SP; Conferencista e Ministrador de Cursos da Terapia Bioprogressiva de Ricketts.

José Rino Neto Possui graduação em Odontologia pela USP (1984); Mestrado em Odontologia (Ortodontia pela Universidade de São Paulo (1988); Doutorado em Odontologia (Ortodontia) (SP, capital) pela Faculdade de Odontologia da USP (1999) e livre-docência pela Faculdade de Odontologia da USP (2006). Atualmente é professor livre docente, Associado do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP e professor do Curso de Especialização em Ortodontia da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Diagnóstico Ortodôntico e Cirurgia Ortognática, atuando principalmente nos seguintes temas: ortodontia, cefalometria, cefalometria radiográfica e cirurgia ortognática.

Marcos Nadler Gribel Graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil(1979). Ortodontista, Ortopedia e Dor do Centro de Ortodontia Gribel; Ortodontista e ortopedista funcional; Coordenador do PECOFM – Brasilia, Belo Horizonte e Curitiba; Criador e desenvolvedor de software para Cefalometria 3D; Criador e desenvolvedor de Aplicações para Diagnóstico, Planejamento e Execução em 3D para Ortodontia, Cirurgia Ortognática, OFM e Implantodontia.

Nayene Leocadia Manzutti Eid Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Sagrado Coração (2000); Especialização em Radiologia Odontológica pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP (2004); Mestrado em Radiologia Odontológica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP (2007) e Doutorado em Fisiopatologia Médica pela Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP (2010). Atualmente é professora associada da Fundação UNIRG.

Página 9


Sérgio Lucio Pereira de Castro Lopes Graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, (FO-UFMG) (1990/1994). Especialista em Radiologia Odontológica pela Universidade do Vale do Rio Verde, (UNINCOR), Três Corações/MG (1999/2000). Mestre em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP), Piracicaba/SP (2001/2002). Doutor em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP) Piracicaba/SP (2005/2007). Pós-doutorado no Laboratório de Neuro Imagem (LNI), pertencente ao Departamento de Neurologia, da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP), Campinas/SP (2007/2008). Professor Adjunto I (Setembro de 2008/Atual) no Curso de Graduação em Odontologia na Faculdade de Odontolgia da Universidade Federal de Pelotas, (UFPel), Pelotas/RS, nas Disciplina de Radiologia Odontológica. Docente (2008) no Curso de Graduação em Odontologia no Centro Universitário de Lavras, (UNILAVRAS), Lavras/MG, nas Disciplinas de: Diagnóstico Oral I e II (Radiologia). Responsável Técnico da Clínica de Radiologia Odontológica e do Laboratório de Radiologia Odontológica na UNILAVRAS, Lavras/MG.(2008).

Vinicius D'Avilla Dutra Especialista em Radiologia pela FOB-USP; Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP; Prof. de Diagnóstico por Imagem da ABO/RS; Visiting Scholar Temple University School of Dentistry, EUA; Internship in Implant Imaging pela Universidade de Gotemburgo, Suécia; Radiologista do Centro de Diagnóstico por Imagem em Odontologia e Centro de Diagnóstico Odontológico; Chefe do serviço de Imaginologia Buco-Maxilo-Facial do Mãe de Deus Center.

Nota: todos os simposiastas concordaram em que a cabeça deve ser posicionada com o Plano de Frankfurt na horizontal, tanto para fotografias quando para telerradiografias, exceto José Rino Neto que defende a ideia de que se deve radiografias e fotografar com a PNC.

Página 10

Manual para fotografias e telerradiografias com fins ortodônticos e ortopédicos  

Manual para fotografias e telerradiografias com fins ortodônticos e ortopédicos