Comentário Bíblico Homilético de Romanos

Page 147

146

Romanos

21334 - Romanos

O que se destaca em Paulo não é a possibilidade de morrer por seus irmãos, o que é impossível, mas a disposição de fazê-lo. Está disposto a tudo para salvá-los. Da parte dos crentes, essa é a atitude que agrada a Deus; pois, estando dispostos a tudo, não irão escassear esforços, nem bens, para conseguir que outros se salvem. A pregação do evangelho será sua prioridade máxima, e o máximo interesse de suas ações.

Fernando

Prog. Visual

Redator

Cliente

C. Qualidade

Dep. Arte

Privilégios de Israel (9:4b, 5) Paulo descreve sua nação, conservando os critérios veterotestamentários vinculados ao pacto, como uma nação privilegiada. Acaso, está ele motivado por sentimentos nacionalistas, ao falar dos privilégios e do que mais torna destacada sua nação? Certamente, não. Todos nós demonstramos um certo nacionalismo, em alguns casos extremamente exagerado, quando falamos de nosso próprio país. Paulo não exagera em nada. Israel foi o que Paulo disse, e mais ainda. Ele divide os privilégios de Israel em duas classes. Primeiramente, fala do que tem; depois, do que produz. Dois fatores que melhor descrevem uma nação. 1. O que os israelitas têm (9:4b, 5a). A lista do que lhes pertence destaca a natureza espiritual da nacionalidade israelita. Não se tratava de uma nação secular cuja importância fosse medida por seus recursos naturais, pela riqueza produzida, pela força militar, ou pelo poder e a influência política exercidos. Nada disso foi mencionado por Paulo. Tudo o que ele considerou foram os valores do espírito. “São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; deles são os patriarcas” (9:4a-5b). O próprio nome que Paulo usa para identificá-los tem um sentido espiritual: Israel. Esse é o nome do povo escolhido e herdeiro das promessas que Deus fez aos patriarcas da nação: Abraão, Isaque e Jacó. A este último, por razões estritamente espirituais, mudou-lhe o nome e, a partir desse momento, Jacó passou a se chamar Israel. Ao mencionar esse nome, Paulo estabelece a conexão do antigo povo de Deus ao novo povo de Deus. Na carta que escreveu aos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.