Issuu on Google+

CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO

Assis (SP) - Quarta-feira, 26 de março de 2014 Ano XIV . Edição 3231 Exemplar: R$ 1,00 Edição digital: www.diariodeassis.com.br e-mail: diariodeassis@uol.com.br

Depois de 18 anos, Câmara fará concurso Fotos: Bruno Muniz Silo

Associação distribui seis toneladas de mantimentos

Na sessão de segunda-feira a Câmara Municipal aprovou projeto proposto por sua mesa diretora, que extingue vários cargos de seu quadro funcional, cria outros e prevê a realização de concurso público ainda neste semestre visando a contratação de novos servidores, mediante o argumento de que a demanda de serviços aumentou, principalmente as tarefas especializadas, como na área de informática. O Legislativo não faz um concurso há 18 anos.

A Associação de Produtores Rurais recebeu na manhã de ontem, cerca de seis toneladas de mantimentos de 34 agricultores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento - que à tarde foram repassadas a 24 entidades assistenciais da região.

Página 3

Página 3

Rede Ciranda reúne profissionais nesta quarta

Trânsito faz manutenção de faixas para pedestres Ontem, o Departamento Municipal de Trânsito providenciou a manutenção da sinalização horizontal de faixas para pedestre e indicação de ‘pare’, no cruzamento entre as avenidas Sebastião Mendes de Brito e Félix de Castro.

HORA E VEZ - Ao menos 200 idosos com idade igual ou superior a 50 anos se inscreveram ontem à tarde para frequentar os cursos que o projeto Universidade Aberta à Terceira Idade, mantido pela Unesp oferecerá este ano. As inscrições continuam hoje das 14 às 16 horas. Página 3

Página 8

Projeto Broto Verde recebe inscrições de adolescentes

Acontece hoje a 13ª edição do encontro Juntos pela Rede organizado pelo Projeto Rede Ciranda, visando articular e fortalecer a rede de atendimento à criança e ao adolescente no município. A reunião começa às 8h30, na Casa da Criança D. Antônio José dos Santos, que fica na avenida Getúlio Vargas, 1.700. Página 8

Vacinação contra HPV continua nas escolas

O projeto Broto Verde recebe as inscrições dos adolescentes interessados em frequentar sua programação e a formação de cadastro reserva para a turma do período da manhã. Podem se inscrever alunos com idades entre 14 e 16 anos, que tenham interesse na área ambiental. Página 10

Página 8

Instituto do Negro planeja sua atuação

79 CAÇA DOENÇAS - Profissionais da Unidade Estratégia de Saúde da Família da Bela Vista, organizaram um pedágio ontem pela manhã que incluiu a distribuição de materiais educativos sobre a tuberculose e dengue, na avenida Perimetral saída para Cândido Mota. Página 9

O Instituto do Negro Zimbauê, realiza hoje a partir das 19 horas no Galpão Cultural (Travessa Sorocabana, 50), uma reunião de planejamento em que pretende definir seu calendário de atuação para este ano e convida todos os interessados a participarem oferecendo sugestões.

GALHOS PARTIDOS - Um trecho da avenida D. Antônio foi interditado ontem pela manhã devido à poda de árvores do campus da Unesp - Universidade Estadual Paulista – que estavam próximas e ameaçavam a rede de alta tensão de energia que passa por aquele trecho. Página 3 CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO


CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO

2

Quarta-feira, 26 de março de 2014

OPINIÃO A linguagem do prejuízo é universal

Existe uma lei municipal em vigor, proposta originariamente pelo vereador Claudecir Rodrigues Martins, que estabelece sanções aos moradores que não cumprirem a obrigação de deixar seus imóveis isentos do mosquito transmissor da dengue. A lei fixa multa de 30% do salário mínimo àquele que, depois de notificado pelas autoridades sanitárias sobre a presença do inseto em propriedade sob seu domínio, continuar infringindo a determinação.

MENTIRA – Dissemos ontem que só 7 manifestantes foram à marcha da família em São Paulo, sábado, mas na realidade foram 700.

Ou seja, fixa multa para moradores reincidentes que, mesmo notificados, não eliminam os criadouros do mosquito, expondo a si próprio, seus familiares e a comunidade que habita, aos riscos de contrair a doença. Eis uma linguagem que todos entendem: quando a omissão ou negligência, custa dinheiro; quando o cidadão fora da lei, mesmo involuntariamente, precisa botar a mão no bolso, então rapidamente se recorda e suas obrigações e corre a corrigir

mor é muito melhor do que terror.

Sete é conta e mentiroso Roberto Silo

MENTIRA II – Cada site deu um número, de 7 a 700, de acordo com suas conveniências ou posturas a favor ou contra o raio da marcha.

MENTIRA IV – Junto com o manual da internet deveriam mandar uma recomendação de São Tomé, aquela de ver para crer. Aliás, se depender de ver para crer ninguém vai acreditar em nada.

MENTIRA VI – Por conta da internet, ninguém mais precisa se esforçar para contar uma piada, porque ela já vem contada e, em alguns mais sofisticados, com a claque morrendo de rir.

MENTIRA III – É nisso que dá confiar em site, aliás, não dá para acreditar em site porque cada um informa o que bem entende e ninguém tem responsabilidade sobre nada. É a legítima internet da mãe Joana.

MENTIRA V – Um apreciador dessas lorotas, concluiu que a maior e única grande utilidade da internet é favorecer a circulação de piada.

MENTIRA VII - Eis um feito realmente gigantesco para a mídia eletrônica: multiplicar a circulação de piadas, o que é uma missão muito nobre, afinal, espalhar hu-

PALAVRA PASTORAL DO CONSELHO DE PASTORES DE ASSIS

O JUIZ INJUSTO E O JUSTO JUIZ A parábola narrada por Jesus no evangelho de Lucas 18:1-8 relata a história de um Juiz iníquo que não temia a Deus e nem respeitava aos homens. Também menciona uma viúva que necessitava que alguém julgasse a sua causa, pois a mesma havia sido injustiçada. O intrigante é que a pobre viúva persistia indo ao juiz para que o mesmo lhe fizesse justiça, pois, não é este o real papel de um juiz? Mas sem respostas em suas primeiras tentativas continuou tentando, perseverando para que a sua necessidade fosse atendida. Vendo o juiz que a viúva lhe importunava insistentemente, por fim resolveu atendê-la para que não tivesse mais incômodo. Esta parábola nos traz grandes ensinamentos. O que mais está explícito é a real necessidade de perseverarmos em oração devido as nossas aflições, para que sejam então atendidas. Se o juiz injusto da parábola atendeu aquela viúva depois de tanta perseverança, quem dirá Deus, o Justo Juiz, não fará justiça para com aqueles que são seus, que se colocam na sua total dependência? Assim sendo, sejam perseverantes diante de Deus, tendo a certeza que o Senhor lhe atenderá ao pedido conforme a sua vontade. Não desanimem diante das primeiras dificuldades, elas realmente surgirão, por isso, busque ao Senhor intensamente, pois como está escrito em Rm.8:32 “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” Deus abençoe a todos.

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

MENTIRA VIII – E diz que a internet está concorrendo com Santo Antônio na realização de casamentos. Tem casal que já foi para o altar antes de um decorar o nome do outro. É o amor ao primeiro e-mail que acaba de ser inventado. MENTIRA IX – Tem um sujeito totalmente analfabeto digital, que se meteu a fazer sua declaração de renda pela internet e causou uma pane tão grande no sistema mundial, que desligou o papamóvel em Roma.

ARTIGOS Um Dia da Água sem água Elias Oliveira é gestor institucional da Beraca – empresa brasileira que atua no setor há 57 anos - coordenador de grupos de trabalho da Abiclor (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados)

Neste ano, o Dia Mundial da Água, 22 de março, foi uma data para reflexão. A escassez desse recurso se tornou uma questão de alta relevância nos últimos meses. O Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 9 milhões de habitantes na Grande São Paulo, atingiu o nível de 15,8% da capacidade de operação, o mais baixo desde o início das atividades em 1974. Já o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos, divulgado em 2013 pela Agência Nacional de Águas (ANA), aponta uma baixa nos reservatórios do Nordeste. Segundo o documento, os 254 principais sistemas de abastecimento da região, com capacidade igual ou superior a 10 hm³, sofreram um decréscimo de 20,31% no volume de armazenamento em 2012, por causa dos baixos índices de chuvas. A situação é preocupante, afinal estamos fa-

lando de um dos itens mais importantes para a sobrevivência humana e os reservatórios não são fontes inesgotáveis. Ou seja, chegamos ao momento em que todos precisam se conscientizar e preservar. Para isso, simples gestos já podem contribuir, como evitar lavar calçadas com mangueiras, fechar a torneira ao lavar as louças ou reduzir o tempo no banho. Outro ponto importante é a contribuição do setor industrial - maior usuário do país de água captada dos rios para atender os diversos usos, de acordo com Agência Nacional de Águas - e público com a implantação de sistemas de tratamentos de efluentes industriais e residenciais. É importante ressaltar isso, pois quando não tratados de forma adequada, eles podem interferir diretamente na qualidade da água dos rios, lagos, represas e lençóis freáticos.

Para auxiliar nesse processo, empresas nacionais trabalham constantemente com o desenvolvimento de sistemas altamente eficazes e seguros. O objetivo é manter a qualidade desse recurso disponível e evitar a contaminação. Como exemplos, temos o Cloro Gás e o Dióxido de Cloro, o DIOX®, para desinfecção de águas e esgotos. Eles são responsáveis pela melhoria da qualidade da água e a diminuição de doenças provocadas por micro-organismos. Usar a água de forma racional vai muito além de manter as torneiras fechadas, é preciso pensar também em formas de tratamento, armazenamento e distribuição. Isso deve ser feito de forma conjunta, ou seja, sociedade civil, setores públicos e privado, contribuindo para evitarmos a escassez de um dos elementos mais preciosos da natureza.

Aprimorar a democracia Valmor Bolan é Doutor em Sociologia e especialista em Gestão Universitária pelo IGLU (Instituto de Gestão e Liderança Interamericano) da OUI (Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal, Canadá.

É conhecida a afirmação de Churchill sobre a democracia, de que apesar de sua imperfeição não há nada melhor ainda descoberto, mesmo assim, a história vai mostrando momentos cíclicos, como num pêndulo, de ir e vir, de experiências totalitárias e democráticas, isso desde os gregos antigos. No século 21, depois de tantas amargas experiências, principalmente do século 20, a democracia firmou-se com a perspectiva a ser sempre aprimorada, apesar de muitos, em situações de crise, recorrerem a apelos autoritários. Nos 50 anos do regime militar no Brasil, o

PALAVRAS DE

tema volta a ser debatido. Temos que ressaltar que não podemos recuar; o que precisamos é melhorar, viabilizar novos meios, aperfeiçoar, para que a democracia seja realmente exercida e a cidadania não seja apenas retórica. Esse é o grande desafio, ainda mais numa sociedade de alto poder tecnológico, de mídias que permitem inter-relacionamentos cada vez mais intensos, tudo isso deve estar a serviço do aprimoramento da democracia. Foram vinte anos de ditadura militar, e outros tantos para conseguir afirmar e consolidar a redemocratização no Brasil. Por isso, não podemos ser reducionistas e achar

ESPERANÇA

Pela cruz à luz. O valor, o amor pelo ser humano é tão grande, por isso foi pago tão caro, com a morte de Jesus na cruz. Jesus foi martirizado com chicotadas que formaram chagas em seu corpo, foi coroado com uma coroa de espinhos, mas Ele não gritou, Ele não se queixou... Jesus aceitou todas as dores, todos os sofrimentos, derramou o Seu Sangue, deu a Sua vida para nos salvar, para nos libertar, para reparar a dívida infinita com o nosso criador. A morte não conseguiu levar Jesus; foi Ele que

se entregou de livre e espontânea vontade para nos redimir, para reatar nossas relações com Deus. Agora podemos dizer: “- Somos filhos de Deus”. Participar dos frutos da redenção é libertar-se dos pecados pelo arrependimento e pela confissão; é comer a carne e beber o sangue de Cristo; é viver no reino da luz, onde impera o amor, a compreensão, o perdão, a justiça. O sofrimento quer físico, quer moral é o toque da presença de Deus numa vida. Se for aceito com as disposições de Cristo crucificado, diviniza o homem,

que as soluções para os velhos problemas de corrupção e imoralidade devam ser resolvidos com o autoritarismo. Nesse sentido, toda vigilância se faz necessária para evitar retrocessos. Queremos uma democracia vigorosa no País, em que todos tenham garantidas as suas liberdades individuais e de associação, mas que também sejam cumpridas as leis e a ordem constitucional, pois democracia não é permissividade e anarquia, mas é liberdade com responsabilidade. E mais: cumprimento da lei. por isso, queremos o aprimoramento da democracia, para um Brasil cada vez mais próspero. impelindo-o às mais audazes conquistas da sabedoria sobrenatural. Portanto, não podemos sequer “ousar” recusar a cruz que o Pai Celeste nos oferece. Vamos aceitála com amor: ela nos conduzirá à glória. Não fiquemos surdos aos convites da Graça que continuamente nos chama a viver uma vida cristã, mais conforme ao Evangelho, mais segundo os sentimentos da Igreja. Louvemos, então, ao Senhor, que diariamente nos dá o Sol que aquece e ilumina o ar que respiramos a água que nos mata a sede, o pão que sustenta... “Pela cruz à luz” esse é o caminho do cristão. A vida humana adquire seu sentido mais profundo à luz do Madeiro Sagrado. Prof.ª Neide Campanati Silva

Este espaço é dedicado à publicação de artigos produzidos pela “PASCOM” (Pastoral da Comunicação) Diocese de Assis.

26

Pr. Ronaldo C. Maia (Presidente do Conselho de Pastores de Assis) email: pastorronaldomaia@hotmail.com

CIANO

as falhas e providenciar soluções. Infelizmente, quando se trata de saúde pública, não há muito tempo para educar os habitantes e depois aguardar resultados de suas atitudes conscientes, porque, então, Inês já será morta. Se esta é a linguagem predominante, que seja aplicada, pois os outros meios parecem não produzir os efeitos desejados, como atestam os índices de avanço da doença.

2014/ MARÇO/ 4ª FEIRA | Lua minguante

PRET O PRETO

Os verdadeiros caráteres da ignorância são a vaidade, o orgulho e a arrogância. (Samuel Butler)


CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO

Cidade

Quarta-feira, 26 de março de 2014

3

ID ADE SUPERIOR IDADE Unesp atrai centenas de idosos interessados em seus cursos

Kazuo: “ficar sedentário em casa não dá”

Centenas de idosos se inscreveram nos cursos ontem Texto: Daniele Melo Fotos: Bruno Muniz Silo

Ao menos 200 idosos com idade superior a 50 anos se ins-

creveram ontem à tarde nos cursos de línguas, artesanato, pintura em tela, esportes, ginástica meditativa, yoga, ali-

mentação e dança que o projeto Universidade Aberta à Terceira Idade, mantido pela Unesp – Universidade Estadu-

al Paulista – oferecerá este ano. O aposentado Kazuo Kaiya, de 61 anos, há quatro frequenta os cursos oferecidos pela Unesp e recomenda aos demais interessados. “Logo depois que aposentei me indicaram este projeto e comecei a vir; não parei mais; adoro; as aulas são muito boas; ficar sedentário em casa não dá; venho toda semana; já fiz os cur-

Antônia: “no meu tempo a gente não fazia cursos assim não”

sos de japonês, inglês, espanhol, alimentação, seresta, informática e hoje (ontem) me inscrevi nas aulas de dança de salão”, enumera. Antônia Gonçalves Splícido, de 66 anos, vai às aulas desde 1.999 e garante que esta é uma ótima chance para aqueles que, como ela, não tiveram oportunidade de estudar anteriormente. “No meu tempo a gente

não fazia cursos assim não; aqui eu fiz inglês, francês, espanhol, artesanato, pintura em tela, computação e pretendo fazer outros; estou aproveitando; esta é uma excelente iniciativa; me distraio bastante; é muito bom”, atesta. As inscrições continuam hoje das 14 às 16 horas. As aulas começam no dia primeiro de abril. Mais informações pelo telefone (18) 3302-5800.

Câmara aprova projeto para Associação destina cerca de seis realização de concurso público toneladas de mantimentos a entidades Durante a sessão da Câmara de segunda-feira, os vereadores aprovaram um projeto de lei que trata sobre a criação e extinção de cargos e funções no quadro de funcionários do Legislativo Municipal e estabelece normas para a realização de concurso público visando a contratação de novos servidores. Atualmente a Câmara tem 17 funcionários efetivos, cinco ocupantes de cargos em comissão, quatro cedidos pela prefeitura e dois prestadores de serviços terceirizados. O projeto justifica a criação de novos cargos devido ao aumento na demanda interna de serviços e a especialização

do quadro de servidores efetivos que passaram a ocupar funções de confiança como chefia, direção e assessoramento, o que exige a recomposição do quadro funcional. O projeto justifica ainda a criação de cargos devido ao aumento no número de vereadores que na legislação passada era de 10 e nesta saltou para 15. O texto cita ainda que não são realizados concursos para a contratação de funcionários na Câmara há 18 anos, o que resultou na carência de servidores em diversos setores, como recursos humanos, informática, departamentos legislativo, administrativo e de contabilidade, que serão atendidos com a reali-

zação do concurso. Serão criados sete cargos de provimento efetivos a serem preenchidos e extintos sete cargos também de provimento efetivo. Serão extintas ainda três funções de confiança, também ocupadas exclusivamente por servidores efetivos e criado igual número de novas funções de confiança para melhor atender a recém criada TV Câmara, à divisão de informática e ao Departamento Administrativo. Extingue ainda os cargos de procurador jurídico e assessor jurídico e cria dois cargos de assessor jurídico legislativo. A Câmara pretende organizar o concurso ainda neste semestre.

Várias árvores são podadas por prevenção em campus de universidade Ontem pela manhã um trecho da avenida D. Antônio foi interditado devido à poda de árvores do campus da Unesp - Universidade Estadual Paulista – que estavam próximas e ameaçavam a rede de alta ten-

são e energia que passa por aquele trecho. De acordo com Luis Antonio de Andrade, diretor técnico de serviços da universidade, uma empresa da cidade assumiu realizar o trabalho preventivo. “Os

galhos estavam tocando a rede e é um perigo para quem passa por aqui; a poda foi feita para que não aconteça nada mais grave; tomamos um cuidado constante em relação a estas árvores”, diz.

Frutas e legumes são predominantes nesta época do ano Texto: Nathalia Fitipaldi Foto: Bruno Muniz Silo

Na manhã de ontem, a Associação de Produtores Rurais do Município e Região – Aprumar – recebeu de 34 agricultores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento - suas produções, que à tarde foram repassadas a 24 entida-

Faleceu dia 24/03 nesta cidade, aos 71 anos o Sr. ALZIRO MONTEIRO DA SILVA. Seu corpo foi velado no Velório Municipal da Prudenciana, de onde saiu o féretro ontem as 09:00 hs para o Cemitério Municipal local. Faleceu ontem nesta cidade a menor ANA JULIA DONA DO CARMO. Seu corpo foi velado no Centro Funerário São Vicente sala VIP, de onde saiu o féretro ontem as 16:00 hs para o Cemitério Municipal local.

Os galhos podados estavam próximos e ameaçavam a rede de alta tensão

CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO

des assistenciais da região. De acordo com o colaborador da associação, Hermon Canton, seis toneladas de mantimentos foram distribuídas ontem, superando a média semanal de cinco toneladas. Esta semana os produtos em maior quantidade foram, limão, abóbora, maracujá, pimentão, abobrinha e moranga. As entregas da atual fase do convênio começaram no

dia 11 de fevereiro. O convênio, que está em sua sétima edição, reúne 177 produtores cadastrados, cada um com uma cota de fornecimento de R$ 6 mil, que deve ser cumprida em 12 meses. Canton adianta que na próxima semana a associação retoma o fornecimento para a merenda escolar, por meio do Pnae - Programa Nacional de Alimentação Escolar -.


CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO

4

Quarta-feira, 26 de março de 2014

PROGRAMAÇÃO FILMES 14h35 Globo - A Cura (The Cure, EUA, 1995) - Direção: Peter Horton - Elenco: Brad Renfro (Erik), Aeryk Egan (Tyler), Delphine French (Namorada de Tyler), Joseph Mazzello (Dexter), Annabella Sciorra (Linda), Diana Scarwid (Gail), Nicky Katt (Pony), Craig Gierl (Jim), Renée Humphrey (Angle), Laurie A. Sinclair (Cheryl), Bruce Davison (Dr. Stevens). Sinopse: Erik, um garoto solitário que vive com a mãe problemática que não lhe dá atenção, faz amizade com Dexter, um garoto de 11 anos estigmatizado por ter contraído o vírus da AIDS em uma transfusão de sangue. Mesmo contando com Linda, uma mãe carinhosa, Dexter é um menino triste, sem esperança e que vive seus dias sem qualquer motivação brincando de enforcar seus índios de brinquedo. Erik se mostra muito corajoso ao enfrentar o preconceito e as agressões dos demais colegas e ao desobedecer as "proibições" de sua mãe pelo novo amigo. Erik faz todo tipo de "experimentos" para tentar descobrir a cura da AIDS na prateleira de doces e no bosque perto de casa até que lê sobre uma suposta descoberta em New Orleans e desafiando tudo foge com Dexter numa grande aventura rio abaixo.

Seu desempenho vai depender diretamente da sua dedicação. Mostre que está pronta para assumir novas responsabilidades. Sair com a turma pode aumentar suas chances de conhecer alguém novo: invista! A dois, valorize o companheirismo. Cor amarelo.

Hoje, abrace as tarefas com mais empenho. Contato com empresas de outras cidades fica favorecido. Há chance de se encantar com alguém muito disputado. Se tem compromisso, é hora de conversar e fazer planos para o futuro. • Cor preto.

HORIZONTAIS 1. Pessoa moça/a antiga polícia política portuguesa; 2. Trem, coisa/fruta da oba, árvore africana; 3. Símbolo do seabórgio (Química)/hermeneuta, intérprete; 4. Pequena bigorna de aço, sem hastes/oprime, vexa; 5. Paradas, imóveis/amarrar; 6. Que não é obrigatório; 7. Agastar/terminado em ápice; 8. Avistado/anel; 9. Alojado em acampamento/exempli gratia (por exemplo, em Latim); 10. Radiano (símbolo)/chefe dos moços espartanos; 11. Tipo de massagem terapêutica/porcina.

Encare todas as tarefas com energia e não se irrite se algo não sair como gostaria. Tente de novo! A paquera pede um pouco mais de aventura. Preste atenção em alguém de outra cidade. Surpreenda seu par com um passeio ou programa diferente. • Cor vermelho.

No trabalho, o espírito de equipe vai falar mais alto. Una forças com os colegas. Seu poder de sedução fica ainda mais forte e será fácil atrair quem deseja. Mas, antes de se envolver, saiba mais sobre a pessoa. No romance, o desejo esquenta. • Cor verde.

VERTICAIS 1. Explicar com razões plausíveis; 2. Apaixonar-se (informal)/tipo de programa para desenho de engenharia e arquitetura; 3. Videoteipe (abrev.)/matéria extraída de escavações; 4. Unidade de medida de trabalho no sistema c.g.s./cidade italiana; 5. Plantação de meloeiros/um número quântico; 6. Concluir; 7. Posição estudada para se deixar fotografar/desprovidos de pés; 8. Um nome indígena do colibri/as Nações Unidas; 9. A arte de ensinar/uma saudação; 10. Tipo de mingau de milho, comida votiva de orixás/cidade paulista; 11. Estudo das articulações (Medicina).

Vai ser mais fácil focar toda a sua atenção no serviço na parte da manhã. Não deixe anda para a última hora, pois pode perder o prazo. À noite, vai sonhar com um lance mais sério, se ainda está só. A dois, valorize o seu par e a relação pode entrar em uma nova fase. • Cor lilás.

SOLUÇÃO: HORIZONTAIS: 1.jovem/PIDE, 2.treco/iba, 3.Sg/glosador, 4.tas/onera, 5.imotas/atar, 6.facultativo, 7.irar/apical, 8.visto/aro, 9.acampado/eg, 10.rad/ireno, 11.do-in/suína. VERTICAIS: 1.justificar, 2.gamar/CAD, 3.VT/socavado, 4.erg/Turim, 5.meloal/spin, 6.constatar, 7.pose/ápodes, 8.arati/ ONU, 9.didática/oi, 10.ebó/Avaré, 11.Artrologia.

Irá se transformar no centro das atenções. Como se não bastasse, também poderá contar com a sorte para o que precisar. Na paquera, pode ser mais fácil se aproximar de alguém do seu trabalho. A dois, não seja egoísta. • Cor branco.

CAÇA PALAVRAS MALHAÇÃO I 17:30 I GLOBO

Hoje, pode contar com dicas dos parentes para se sair melhor no trabalho. Vai encarar as tarefas com determinação, mas controle a irritação. À noite, a Lua brilha em seu paraíso astral e garante muita diversão na paquera. Com quem ama, saia da rotina. • Cor laranja.

Tarefas que envolvem comunicação ou papelada vão render mais. Não tenha medo de dar duro para conquistar o que deseja. Só não deixe nada para a última hora. Programa caseiro com quem ama é a melhor pedida. Um parente pode apresentar alguém interessante. • Cor vermelho.

No trabalho, saberá dar valor ao que faz e pode encontrar boas oportunidades de ganhar mais. Mas não gaste por impulso. Passeio com amigos pode trazer a chance de conhecer alguém interessante. No romance, a c onversa vai deixá-los mais unidos.• Cor cinza.

Terá que se esforçar mais e pode assumir novas responsabilidades. Não se preocupe, vai se sair bem. A relação com o par vai oferecer a segurança que procura: mostre que se importa e não seja ciumenta. Vai sonhar com estabilidade se ainda está só. • Cor roxa.

Para que seu plano tenha sucesso, Anita consente às exigências de Antônio. Maura bajula Zelândia ao saber que ela é herdeira de Caetano. Guilherme, Paulino e Junior conseguem enganar Raissa, e as meninas acreditam que o colégio aprovou o concurso para rainha da torcida organizada. Flaviana cria promoções de aniversário no salão e Serguei adora a ideia. Bernardete combina um encontro com Abelardo no apartamento da Barra. Ao telefone com um comparsa, Palhares afirma que já conquistou Antônio. Ben e Sofia conversam, mas são muito diferentes e não conseguem se entender. Anita incentiva Antônio a confirmar a paternidade de Palhares pelo teste de DNA. Flaviana questiona Sofia sobre seu sentimento por Ben. Para a surpresa de Zelândia, Caetano aparece e diz que estava se sentindo entediado no paraíso. Anita e Sofia descobrem que Zelândia é a viúva oficial de Caetano. Bernardete e Abelardo namoram no apartamento de Caetano. Vera permite que o casamento de Raissa e João Luiz seja no casarão.

JOIA RARA I 18:00 I GLOBO Conceição desconfia da amizade entre Joel e Aderbal. Arlindo desafia o delegado para um duelo pelo amor de Miquelina. Doutor Rubens diz a Matilde que sua gravidez é de risco. Gertrude e Venceslau se unem contra Franz. Peteleco incentiva Toni a lutar por Hilda. O delegado prende Arlindo, e Miquelina paga sua fiança. Gertrude invade a reunião de acionistas e diz a Franz que agora é a representante legal de Manfred. Pérola visita Matilde. Miquelina e Arlindo reatam o casamento. Hilda e Laura vão ao médico com Gaia.

ALÉM DO HORIZONTE I 19:45 I GLOBO Tereza aprova a ideia de Hermes. Lili vê LC se aproximar do esconderijo de William, Celina, Guto e André. Líder Jorge pede um emprego para Thomaz. Celina se incomoda ao ver a cumplicidade entre Lili e William. Heloísa fica sem jeito com as declarações de amor de Flávio. Rafa liga para Júlia. Celina dá um ultimato em William. Hermes garante que William está na Comunidade. André pede para Lili mostrar o caminho da sala dos computadores. Hermes e LC mandam Messias ligar as câmeras da área interna da Comunidade. Fernanda conta para Thomaz que Líder Jorge ajudou Álvaro a acalmar o novo cliente do escritório. Hermes, Tereza, LC, Assis e Messias vigiam os monitores da Comunidade. Marcelo sugere que ele e Priscila tentem ter um filho. Hermes vê William e sua tropa pelo monitor. Vó Tita conta para Fátima o que sabe sobre seu passado. Lili fica arrasada com o comportamento de Marlon. Angelique entra no quarto de Marlon com Joana, e Lili se esconde. Vó Tita revela para Fátima que tem um dossiê sobre Kléber. William, Celina, Guto e André são capturados no laboratório. LC e Hermes ameaçam colocar Celina na máquina para conseguir o pingente que está com William.

EM FAMÍLIA I 21:00 I GLOBO No trabalho, cuide das suas coisas e não confie demais nos outros. Alguém pode trair sua confiança. Paquera favorecida: aposte no seu jeito original e simpático para encantar! A paixão pega fogo na intimidade: aproveite e curta seu par. • Cor lilás.

Juliana, Nando, Clara e Cadu saem para almoçar juntos. Marina liga para Clara do celular de Vanessa, mas cai na caixa postal. Todos na casa de repouso comemoram o aniversário de um dos moradores. Marina espera Clara na portaria do prédio. Jairo telefona para Juliana. A família de Helena comemora o aniversário de Rosa na casa de leilões. Virgílio pergunta se Marina pode fotografar suas esculturas e ela aceita.

CHIQUITITAS I 20:30 I SBT

Você vai se concentrar em atingir seus ideais. Corra atrás dos seus sonhos sem medo. Se está só, a solidão pode incomodar. Antes de se envolver com alguém, descubra se a pessoa tem compromisso. No romance, espante a insegurança. • Cor bege.

CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

No orfanato, todos se unem pra decorar de verde e amarelo o lugar para assistirem ao jogo de futebol do Brasil. O Café Boutique também é decorado. Os Almeida Campos também se reúnem para ver o jogo. Todos cantam o Hino Nacional, no Café Boutique, Orfanato, Mansão dos Almeida Campos. Após o Hino Nacional, a luz acaba. Miguel entra sem ser visto na mansão dos Almeida Campos e aproveita para ver Gabriela (que está dormindo), seu grande amor, que sofre de um forte bloqueio psicológico desde que acreditou que ele tinha morrido num acidente. Junior vai até o quarto de Gabriela. Miguel foge do quarto dela. Gabriela acorda e se assusta. Junior vai até a janela e vê um homem correr. O alarme da mansão toca (o gerador faz funcionar a parte elétrica do lugar). Junior diz que o homem usava uma capa preta e José Ricardo imediatamente lembra do rapaz que viu na frente do Café Boutique, que na verdade é Miguel. Todos escutam o jogo pelo rádio, devido a falta de energia.

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO

A INVENÇÃO DO AVIÃO ENCONTRE NO QUADRO ABAIXO AS PALAVRAS SUBLINHADAS. O brasileiro Alberto Santos Dumont inventou os balões dirigíveis, antes de fazer o primeiro vôo com aeronave mais pesada que o ar e com propulsão própria, o 14-Bis, em 1906, em Paris. Na maior parte do mundo considera-se que os inventores do avião foram os irmãos norte-americanos Wright, os quais no entanto usaram uma catapulta para lançar seu avião, em 1903. Mas foi Santos Dumont quem recebeu o reconhecimento na época, na Europa.


CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO

Polícia

Quarta-feira, 26 de março de 2014

5

PM desarticula quadrilha e prende três ladrões Sábado por volta das 21h50mim, a equipe da For-

ça Tática da Polícia Miltar, deparou-se com um GM Monza,

EMPREGOS

cor prata, placas da cidade de Tarumã, estacionado na rua São Paulo e sabendo que tinha sido utilizado em roubo a um supermercado na semana passada, os policiais localizaram os três homens que estavam com o veículo, no interior de uma lanchonete. Eles foram fiscalizados e um deles forneceu nome falso, mas os PMs conferiram os dados e verificaram que

o rapaz era procurado pela justiça, acusado de associação criminosa. Os outros dois foram identificados e depois reconhecidos pelas vítimas como autores do roubo ao supermercado. Os três acabaram presos em flagrante e encaminhados à cadeia de Lutécia. Eles são suspeitos de terem praticado vários outros roubos na região, pois as ca-

racterísticas dos ladrões, do veículo e o “modus operande” de alguns destes as-

saltos se assemelham muito com os utilizados no roubo pelo qual foram presos.

COPEL GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S/A, torna público que solicitou à CETESB a Licença de Instalação para a Linha de Transmissão LT 230 kV Assis – Paraguaçu Paulista II, sito à zona rural de Assis e Paraguaçu Paulista/SP.

Continuam abertas as inscrições para concurso de médico legista A Polícia Civil está recebendo inscrições em concurso para médicos legistas, cujo prazo vai até o dia 26 de abril. Serão contratados 140 profissionais em todo o Estado, ao salário inicial de R$ 7.516,02. Os interessados devem fazer a inscrição no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). Para concorrer é preciso ser brasileiro, ter registro no Conselho Regional de Medicina, estar em dias com as obrigações eleitorais

EMPRESA DE ENGENHARIA CONTRATA • • •

TOPÓGRAFO – Experiência campo AJUDANTE TOPÓGRAFO – Não precisa ter experiência DESENHISTA – CADISTA – Topografia (Georreferenciamento rural) Enviar currículos para: geodelta@uol.com.br

CONTI CONTRATA Operário/ Processo Requisitos: - Concluido ou cursando Téc. Açucar e Alcool, Agroindústria, Téc. Alimentos ou Química; - Ter conhecimento Pacote Office; - Disponibilidades de horário; - Residir em Cândido Mota ou Assis; Os interessados deverão enviar currículo até dia 26/03/ 14 para email empresa_rh@outlook.com

e militares, não ter antecedentes criminais, dentre outros requisitos que podem ser consultados no edital. A prova está prevista para 27 de abril. Das vagas, 61 são para capital e grande São Paulo. As outras 79 vagas são para as seguintes regiões de Araçatuba (14 vagas), Bauru (15), Campinas (6), Presidente Prudente (11), Ribeirão Preto (7), Santos (1), São José dos Campos (10), São José do Rio Preto (14) e Sorocaba (1).

Polícia Civil inscreve para 120 vagas de fotógrafos técnico-periciais A Polícia Civil de São Paulo abriu concurso com 120 vagas para fotógrafos técnico-periciais. São 50 para capital e grande São Paulo e 70 para as regiões de Araçatuba, Bauru. Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. Para se candidatar à vaga, o interessado deve ter mais de 18 anos, possuir ensino médio completo e não ter antecedentes

Motorista Requisitos: - Ter Carteira de habilitação letra “C”; - Desejavél ter Ensino fundamental; - Disponibilidade para viagens; - Residir em Cândido Mota ou Assis; Os interessados deverão enviar currículo até dia 26/03/ 14 para email empresa_rh@outlook.com

Rua Floriano Peixoto, 23 - Assis

ALUGA-SE CHÁCARA PARA FEST AS. FFALAR ALAR COM MÁRIO FESTAS. SHOPPING DAS VERDURAS chacara paraiso assis sp

99723 0221 / 3324 3047 Próximo a Chácara Bela Vista

criminais. O salário inicial do cargo é de R$ 3.256,40. As inscrições devem ser feitas pela internet no site da Fundação Vunesp (www. vunesp.com.br), até o dia 25 de abril. O candidato deve acessar o site e localizar o “link” do concurso, preencher a ficha de inscrição. A taxa é de R$ 42,61. Mais informações, no edital, também disponível no site.

RESIDÊNCIAS PARA LOCAÇÃO

Vendas

Ref. 13185 – Vila Xavier – 01 dorm. grande, cozinha, wc, lavand., entrada individual, sem garagem. R$ 400,00 Ref. 13123 – Inocoop – 02 dorm., sala, cozinha, wc, lavand. e garagem. R$ 450,00 Ref. 13434 – Centro – 01 dorm., sala, cozinha, wc, lavand. e garagem. R$ 480,00 Inocoop – 02 dorm., sala, cozinha, wc, lavand., quintal e entrada para carros. R$ 480,00 Vila Boa Vista – 02 dorm., sala, cozinha, wc, lavand., não tem garagem. R$ 550,00 Jd. Canada – 02 dorm., sala, cozinha, wc, lavand. e entrada para carro. Laje e piso frio. R$ 650,00 Vila Ribeiro – 03 dorm., sala, cozinha, wc, despejo, lavand. e garagem. R$ 650,00 Portal São Francisco – 02 dorm., sala, cozinha, 02 wc, lavand. e garagem. R$ 670,00 Centro – 02 dorm., 02 salas, cozinha, wc, lavand. e garagem. R$ 680,00 Ref. 12752 – Centro – 03 dorm., sala, cozinha, wc, lavand. quintal e garagem. R$ 700,00 Jd. Paulista – 02 dorm., sala, cozinha, wc, despejo, lavand. e garagem. R$ 750,00 Vila Ribeiro – 02 dorm., sala, cozinha, wc, lavand., despejo e garagem. R$ 800,00 Vila Claudia – 02 dorm., wc, sala e cozinha, sacada e área, quintal e lavanderia, garagem para 01 carro. R$ 800,00 Inocoop – 02 dorm. (sendo 01 suite), sala, cozinha, wc, lavand., despejo, garagem para 02 carros com portão eletrônico. R$ 850,00 Ref. 13110 – Vila Glória – 03 dorm. (sendo 01 suite), mais 02 wc, sala, copa, cozinha, lavand., piso frio, forro PVC. R$ 850,00 Ref. 13120 – Santa Cecilia – 03 dorm., sala, cozinha, wc, lavand., despejo e wc e garagem para 02 carros. R$ 1.200,00 Ref. 13183 – Vila Claudia – 03 dorm. (sendo 01 suite), sala p/ 02 amb., coz., lavand. e garagem. R$ 1.200,00 Ref. 12674 – Centro – Sobrado: 03 dorm. (sendo 01 suite com clouset), wc, copa, cozinha, lavabo, 02 despejos, quintal, laje e piso frio. R$ 1.300,00 Ref. 12649 – Vila Glória – 02 dorm. (sendo 01 suite), sala, copa, cozinha, wc na frente, 03 salas, garagem para vários carros, nos fundos: lavanderia, quintal e 01 suite. R$ 1.350,00 Ref. 12240 – Centro – 02 dorm. (sendo 01 suite), 03 salas, cozinha, wc, lavanderia e garagem para 02 carros. R$ 1.500,00 Ref. 12653 – Centro – 03 dorm. (sendo 01 suite), com armários, wc, 01 dorm. com saleta, sala, copa, cozinha com armários, edícula com lavand. e garagem para vários carros e quintal. R$ 1.500,00 Ref. 13772 – Centro – 03 dorm. (sendo 01 suite), com arm., Jardim Europa – 03 dorm. (sendo 01 suite), sala, copa, cozinha modulada, lavand., cozinha, nos fundos: despejo e wc e garagem para 02 carros. R$ 1.800,00

Padaria – completa – R$ 50.000,00 – aceita negociação. Ref. 2811 – Parque das Acácias – Apartamento: 02 dorm., sala, cozinha, wc e garagem. R$ 50.000,00 Ref. 2812 – Vila Maria Izabel – 03 dorm., sala, cozinha, wc e garagem para 03 carros, terreno 10x15. R$ 90.000,00 Ref. 2813 – Monte Carlo – Terreno 10x30 = 300m2. R$ 130.000,00 Ref. 2814 – Cohab Rodoviária – 02 dorm., sala, cozinha, wc, forro de madeira, piso frio, garagem coberta, lavanderia e varanda pequena nos fundos. R$ 130.000,00 Ref. 2815 – Vila Xavier – Terreno 9x29,5 = 266m2. R$ 130.000,00 Ref. 2816 – Jd. Parana – 02 dorm., sala, cozinha, wc, forro, piso frio, garagem para 02 carros coberta, terreno 5x30, 100m2 de construção. R$ 130.000,00 Ref. 2817 – Vila Xavier – 02 dorm., sala, cozinha, wc, churrasqueira, laje e piso frio. R$ 150.000,00 Ref. 2818 – Tenis Clube – 02 dorm., sala, cozinha, wc, área de serviço, piso frio e garagem. Terreno 5x30. R$ 170.000,00 Ref. 2819 – San Fernando Valley – 02 dorm., sala, cozinha, wc, lavanderia, garagem, portão eletrônico, terreno 5x30, + ou – 100m2 de construção. Imóvel novo, de laje. R$ 170.000,00. Ref. 2820 – Vila Operária – 03 dorm., 02 wc, sala, cozinha, garagem. R$ 180.000,00 Ref. 2821 – Bonfim/San Fernando Valley – Casa nova – 02 dorm. (sendo 01 suite), wc, sala e cozinha, lavanderia, garagem para 02 carros, portão eletrônico e cerca elétrica. R$ 210.000,00 Ref. 2822 – Vila Operária – 03 dorm. (sendo 01 suite), 02 salas, cozinha, wc, lavanderia, nos fundos: 01 dorm., varanda com churrasqueira e garagem para 02 carros. Terreno 200m2. R$ 215.000,00 Ref. 13774 – Porto Almeida – 03 dorm. (sendo 01 suite), sala, cozinha, wc, varanda, terreno 2.900m2, gramado, pomar. R$ 260.000,00 Ref. 2823 – Jd. Amauri – 03 dorm. (sendo 01 suite), sala, cozinha, wc, area de lazer com churrasqueira, terreno 5x30, 115 m2 de construção. R$ 260.000,00 Ref. 2824 – Jardim Europa – 03 dorm., sala, cozinha, wc, garagem para 02 carros, laje e piso frio, quiosque e wc, terreno 10x30. R$ 310.000,00 Ref. 2825 – Ouro Verde – 03 dorm. (sendo 01 suite), todos com armários embutidos, cozinha modulada, cozinha modulada, 02 salas, wc social, lavanderia e garagem para 02 carros. Terreno 25x10 = 250m2. R$ 380.000,00 Ref. 2826 – Santa Cecilia/Bela Vista – 03 dorm. (sendo 01 suite), sala, copa, cozinha, wc, área de lazer, churrasqueira, balcão, wc e garagem para 04 carros. R$ 450.000,00 Ref. 2827 – Jardim Europa – 03 dorm. (sendo 01 suite), com armários, lavabo, 02 salas, wc social, cozinha modulada, lavanderia, área de lazer com churrasqueira, garagem para 02 carros, laje e piso frio, terreno 15x30, 240m2 de construção. R$ 500.000,00 Ref. 2828 – Vila Ouro Verde – 03 dorm. (sendo 01 suite), sala, cozinha, wc, área de serviço, dispensa, garagem para 02 carros, terreno 10x40. R$ 550.000,00 Ref. 13709 – Vila Palhares – Sobrado: parte inferior: um salão com divisórias de Eucatex medindo 150m2, com acabamento de primeira, piso branco, garagem para 03 carros, portão eletrônico, nos fundos: uma casa com 02 dorm., wc, cozinha com armários, varanda + ou – 30m2, parte superior: sala para 03 amb. Com varanda, 01 suite com hidro e armários, ar condicionado, mais 02 dorm. com arm. e ar condicionado, wc, cozinha com armários, sala de jantar, aquecimento solar, 415m2 de área construída, piso de madeira de ipê e granito. Terreno 300m2. R$ 750.000,00 Ref. 2829 – Jd. Monte Carlo – 03 dorm. (sendo 01 suite), clouset, sala, sala de TV, lavabo, copa, cozinha modulada, jardim de inverno, wc, escritório, lavabo, quintal e churrasqueira, carpete de madeira, porcelanato, laje e garagem para 02 carros. R$ 800.000,00

Apartamentos para locação

Av. Rui Barbosa, 513 - Assis-SP Tel: (18) 3321 2680 CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO

Próximo da Unesp: 01 dorm, cozinha e wc. R$ 400,00 + 30,00 cond. Centro (Próximo Mercadão) – 01 dorm., sala, wc, cozinha, lavand. e sem garagem. R$ 550,00. Inocoop – 02 dorm., sala, cozinha, wc, lavand. e garagem. R$ 550,00 + 150,00 cond. Ref. 11406 - Próximo da UNESP – 02 dorm., copa/ cozinha/lav., wc, e garagem para 01 carro R$ 550,00 não tem condominio Jd. Europa – 02 dorm., sala, cozinha, wc, lavand. e

garagem. R$ 650,00 + cond. 80,00 Inocoop – 03 dorm., sala, cozinha, wc, lavand. e garagem. R$ 650,00 + cond. 150,00 Vila Ouro Verde – 03 dorm., sala, coz. mod., lavand. e garagem. R$ 700,00 + 320,00 cond. Santa Cecilia – 03 dorm. (sendo 01 suite), sala, cozinha, wc, lavand. e garagem. R$ 800,00 + cond. 300,00 Ref. 11896 - Vila Ouro Verde – Descrição: 03 dorm. (sendo 01 suite), sala, cozinha, wc social, lavanderia e wc, garagem. R$ 800,00 + cond. 320,00


CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO

Saúde

6

Quarta-feira, 26 de março de 2014

Infecção urinária em crianças: O que os pais precisam saber Choro na hora de fazer xixi, febre, falta de apetite, peso abaixo do normal, odor forte na urina ou presença de sedimento. Esses são os sintomas que acometem as crianças com infecção urinária, mais comum em meninos no primeiro ano de vida e em meninas na idade pré-escolar e escolar. O acompanhamento

deve ser realizado com o pediatra, pois quando não bem tratado, esse incômodo pode ocultar malformações do trato urinário que acarretam quadros de insuficiência renal, necessitando de diálise e transplante. As causas da infecção urinária variam de acordo com o sexo e a faixa etária. Segundo Dr. Nuncio

Vicente De Chiara, responsável pelo Setor de Urologia Pediátrica do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Santa Casa de São Paulo, ela não é comum em recém-nascidos, portanto, quando ocorre, deve-se pensar numa malformação do trato urinário. “Embora, hoje a maioria dessas malformações já são diagnosticadas durante a gestação pelo exame ultrassonográfico da gestante, muitas podem passar despercebidas e são diagnos-

ticadas nos primeiros meses de vida por ocasião de uma infecção urinária. Em geral, são quadros graves, que necessitam de internação hospitalar”. Já em crianças maiores, a infecção em meninas é devida, na maioria das vezes, por contaminação da bexiga e uretra por bactérias que são comuns nas suas próprias fezes ou por um hábito inadequado, como segurar a urina muito tempo ou até mesmo ir ao banheiro com frequência exagerada. “Nessas

pacientes, deve-se estimular para que urinem quando tiverem vontade, não inibindo o desejo miccional, e, se possível que não fiquem mais que três horas sem urinar. Associar uma higiene adequada, preferencialmente lavando o períneo após as evacuações e de frequentarem praia ou piscina”, recomenda Dr. Núncio. Nos meninos, é importante verificar se não apresentam fimose, que, de acordo com o especialista, é a fonte de proliferação de

Os 7 benefícios do Vinagre de Maçã 1. Leva à perda de peso Um de seus compostos mais importantes é o ácido acético, q u e atua queima de calorias. “Além disso, promove a sensação de saciedade, dada a presença das quercetinas”, explica a nutricionista Camilla Coelho. “Elas atuam mais ou menos como as fibras, retardando o esvaziamento gástrico”, completa. Um trabalho publicado na revista Bioscience, Biotechnology and Biochemistry (2009) comprova: após observar 175 pessoas obesas que consumiram o vinagre diluído em água por 12 semanas, antes das refeições, concluíram que houve redução de 10% da gordura visceral e do peso corporal do grupo. 2. Previne o diabetes Um dos benefícios mais pesquisados e promissores é a redução da glicose do sangue. Um estudo publicado em 2004 na revista Diabetes Care, da American Diabetes Foundation, revalidado em 2007, mostrou que tomar duas colheres de sopa de vinagre, antes das refeições, aumenta a sensibilidade à insulina. Diabéticos têm essa sensibilidade reduzida, o que também diminui sua capacidade de absorver a

glicose, que fica solta no sangue provocando danos.

água e jogar sobre as madeixas duas ou três vezes por semana.

3. Estimula a digestão Por ter sabor amargo e adstringente, ativa as enzimas digestivas e auxilia no processo natural do metabolismo dos alimentos. Auxilia também no refluxo e na azia causados pela pouca produção de ácido clorídrico (ácido gástrico) pelo organismo. “Normalmente estes sintomas são relacionados ao excesso de ácido, mas muitas vezes a raiz do problema é a falta dele”, explica Lina Alvarado.

6. Reduz o colesterol De acordo com a médica nutróloga Tamara Mazaracki, “Estudos indicam que indivíduos que consomem diariamente vinagre de maçã apresentam uma redução nas taxas de LDL, o mau colesterol, e dos triglicerídeos, moléculas de gordura que circulam pelo sangue.”

4. Amigo do seu fígado Na Ásia, o vinagre é visto como um desintoxicante e tem ação positiva sobre o sistema hepático. Ainda de acordo com a medicina oriental, além de beneficiar o fígado, melhora também o humor, que está associado diretamente ao funcionamento desse órgão em especial. 5. Aumenta o brilho dos cabelos O vinagre tem um efeito semelhante ao condicionador, aumentando o brilho porque ajuda a equilibrar o ph dos fios. A indicação é diluir meia colher de sopa em um copo de

Você encontra o vinagre de maçã na Cravo e Canela Alimentos Naturais. Rua Barão do Rio Branco, 469 Centro. Tel: (18) 3324 9651. Acompanhe o facebook.com/cravoecanelaalimentos

CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO

7. Desintoxica o corpo Por auxiliar no equilíbrio alcalino-ácido do sistema fluído do organismo, leva a um processo de desintoxicação. Embora o gosto seja ácido, o resultado no corpo após a digestão é alcalino, possibilitando um equilíbrio no ph do sangue. Quando seu ph está ligeiramente alcalino, torna-se mais fácil a eliminação de substâncias que levam ao estresse metabólico. “O ácido málico presente no vinagre é o que confere a ele suas propriedades terapêuticas. Sua ação benéfica se dá, em parte, porque ele participa do chamado ciclo de Krebs, um conjunto de reações responsáveis pela produção de energia no interior das células”, explica a nutricionista Ana Maria Desideri (SP).

bactérias que causam infecção urinária. “A prevenção é a higiene adequada no banho e, quando a fimose dificulta o processo, há indicação de operação”. Sintomas variam com a idade da criança De acordo com Dr. Núncio, nos bebês até um ano, os sinais mais frequentes do problema são febre, falta de apetite e dificuldade para ganhar peso, e, mais raramente, odor forte na urina e presença de sedimento. Em poucos casos ocorre dor para urinar exteriorizada pelo choro. Nas crianças maiores, a dor no momento de fazer xixi é o sintoma mais relatado, alem de baixo ventre dolorido e urina com odor forte e sedimento. Quando essas manifestações também são acompanhadas de febre, a infecção deve ser considerada grave, pois pode haver comprometimento renal. “Na suspeita de infecção urinária, o pediatra deve ser sempre consultado, pois somente o médico tem condições de avaliar adequadamente o paciente, confirmar o diagnóstico, pesquisar o motivo e tratar. Dessa forma, podem ser evitadas ou minimizadas significantemente as complicações futuras”, alerta o especialista. Tratamento A infecção urinária infantil é inicialmente tratada com a ingestão de antibiótico. Quando o fator é uma malformação do trato urinário, além do medicamento, é indicada a cirurgia. O procedimento cirúrgico também é recomendado para meninos que possuem fimose que dificulta a limpeza, o que pode acumular as bactérias causadoras da doença. Quando a infecção é recorrente ou a criança tem menos de um ano, é importante a pesquisa da causa com exames de imagem, pois há grande possibilidade de se tratar de uma malformação do trato urinário. “Vale ressaltar que assim como o pediatra é importante no diagnóstico e tratamento da infecção urinária, o cirurgião pediatra especializado em Urologia Pediátrica é quem deve acompanhar as crianças portadoras de malformações do trato urinário”, completa Dr. Núncio.


saúde (foto divulgação)

CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

Foto: divulgação

PRET O PRETO

Quarta-feira, 26 de março de 2014

Saúde

Médica alerta sobre medicações para asma disponíveis a preços acessíveis aos pacientes Foto: divulgação/internet

Ocupando o quarto lugar no quadro de internações no Brasil, a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, mais comum na infância e adolescência. Sua prevalência atinge cerca de 20% nessas faixas etárias, com aumento da taxa novamente entre 40 e 50 anos de idade. Se não houver um controle adequado, pode comprometer a qualidade de vida, com faltas na escola ou no emprego, mau desempenho em atividades físicas, índices altos de internação e morbimortalidade. Em 2013, o Governo Federal passou a disponibilizar alguns medicamentos por meio da Farmácia Popular do Brasil. Entre eles estão corticoides em spray e cápsulas e broncodilatadores, utilizados para tratar a crise asmática. Outros medicamentos que não são gratuitos contam com descontos de até 90% por receber subsídios. Em todos estes casos, para ter acesso aos medicamentos, a apresentação de receita médica e documento de identificação é obrigatória. “Os medicamentos, utilizadas para início de tratamento ou para pacientes que já são acompanhados pela doença, são oferecidos em diferentes apresentações e potências de

CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

ação, visando atender às diferentes necessidades dos pacientes até a estabilidade do quadro, facilitando o acesso ao tratamento”, esclarece Daniela Wickbold Gancz, coordenadora do Departamento de Pediatria da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). De acordo com a pneumopediatra, o tratamento baseia-se no controle da inflamação brônquica, iniciado de acordo com a gravidade da doença. O uso do corticóide inalatório é uma das formas seguras de tratamento e com poucos efeitos colaterais. Em crianças e adolescentes, deve ser utilizado com um espaçador, nunca direto na boca. Cabe ao médico pediatra decidir pelo início do tratamento e indicá-lo, quando necessário, até que o paciente seja avaliado por um pneumologista ou alergista.

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO

“Apesar deste avanço, ainda enfrentamos dificuldade no tratamento dos pacientes mais graves, que necessitam de medicações mais potentes ou com associações, principalmente para as crianças, pois nem todos os medicamentos necessários estão disponíveis na rede pública”, ressalta dra. Daniela. Sobre a doença - A asma é resultado da combinação genética a inúmeros fatores, como mofo, poluição, infecções virais (gripes e resfriados), ar frio e seco, alteração climática, perfume, produtos de limpeza, poeira, ciclo menstrual, cigarro, pelos de animais, produtos químicos e até mesmo o estresse. O diagnóstico é confirmado a partir da análise do histórico clínico e do exame físico, com a espirometria (teste do sopro), este último somente em crianças

acima de 6 anos. Com a proximidade do inverno, os sintomas como tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito se agravam devido ao frio, ao aumento de infecções respiratórias e à exposição em locais fechados. Alguns hábitos podem contribuir para melhorar os sintomas, como o uso de umidificadores de ar quando a umidade está baixa, e prática de atividade física regular, mas sempre sob orientação médica.

7


CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO

Geral al Ger

8

Quarta-feira, 26 de março de 2014

Técnicas regionais serão empregadas em piscicultura africana Dois projetos na área de piscicultura serão implantados em Angola, na África, por meio de uma ação da Apta/ Instituto de Pesca, que contará com a atuação dos pesquisadores Luis Marques Ayrozza e Daercy Ayroza, da regional do Médio Paranapanema/Assis e como parte do programa, técnicos da Universidade de Algarve, do departamento de Ciências do Mar, e da empresa Blue Scope, ambas sediadas em Lisboa, estão no Brasil para buscar informações sobre experiências já consolidadas nesta área, incluindo nutrição de peixes, por isso estiveram na Coopermota segunda-feira, a professora Maria Teresa Dinis e os consultores da empresa Blue Scope, Rita Vital, Carlos Melo da Silva, Rita Bataglia dos Santos, e o empresário

Os profissionais avaliaram a ração para peixes produzida pela cooperativa (Foto: divulgação)

angolano, Giap de Matos, com a proposta de conhecer sua fábrica de rações.

A proposta é estabelecer ações de cooperação entre os três países para a trans-

ferência de conhecimento e de tecnologia. Na visita à Coopermota, os pesquisadores

analisaram a ração comercializada pela cooperativa e suas peculiaridades de produção para diferentes fases da criação de peixes. Os projetos a serem implantados em Angola terão experiências no sistema de viveiro escavado e de tanque-redes. De acordo com Ayroza, a delegação brasileira irá a Angola no começo de maio para definir as áreas onde os projetos serão implantados e as espécies a serem utilizadas. A Tilápia já foi definida como uma das opções do programa, tendo o Bagre Africano, natural daquela área, como uma possível segunda a ser empregada. Os pesquisadores visitaram estações de piscicultura e diversas outras iniciativas do sistema de criação e produção de peixes em Palmital, Xavantes e Fartura.

Vectra Sedan Elegance, aut. 2011, prata completo Entr. + 48 x 659,00

Meriva Max, 2008, preta, completa Entr. + 48 x 469,00

Vacinação contra o HPV atinge 60% do público alvo na cidade Texto: Daniele Melo

Ao menos 60% das meninas com idades entre 11 e 13 anos, estudantes da rede pública de ensino, já foram imunizadas contra o papilomavírus humano (HPV), causador de câncer de colo do útero, na campanha iniciada na primeira semana do mês. A meta da iniciativa organizada pela Secretaria Estadual da Saúde é imunizar 80%

desta parcela da população nesta faixa etária. “Estamos indo muito bem; acredito que esta semana atingimos nossa meta; a campanha continua até o dia 10 de abril e ainda temos algumas escolas que não foram visitadas; antes de agendarmos a vacinação nas escolas, os pais, professores e alunos são orientados sobre a importância da vacina; todas as escolas serão visitadas; após a

campanha a vacina entrará no calendário vacinal”, explica. “Os pais estão colaborando bastante; até agora não tivemos nenhum problema; esta é a primeira dose; a segunda deve ser aplicada cinco meses após a primeira e a terceira daqui a cinco anos; é muito importante prevenir”, diz. Em 2015, a vacina contra o HPV será destinada às meninas entre nove e 11 anos e

a partir de 2016, passará a ser aplicada nas meninas com nove anos de idade. Sobre o HPV - O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão é via relação sexual, mas também há contagio entre mãe e bebê durante a gra-

videz ou o parto, chamado de transmissão vertical. Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas e em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o de colo de útero, que causa dores, corrimento ou sangramento vaginal.

Honda City, 2010, preto, completo Entr. + 48 x 659,00

Profissionais dedicados a crianças Posto do Trabalhador e adolescentes têm encontro hoje oferece vagas de emprego Acontece hoje a 13ª edição do Encontro ‘Juntos pela Rede’ organizado pelo Projeto Rede Ciranda, com a proposta de articular e fortalecer a rede de atendimento à criança e ao adolescente no município. A reunião se repete mensalmente com a intenção de promover o diálogo entre os profissionais das instituições integrantes da rede e oferecer treinamentos e encaminhamentos. Na oportunidade, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Magda Teodoro de Arruda, que falará sobre ‘adolescência na história: direitos e deveres’. Integram atualmente a

Rede Ciranda, a Associação Filantrópica Santa Cecília, Associação Beneficente de Assis – SIM, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Assis – APAE, Associação dos Amigos do Projeto Guri, Associação Filantrópica Nosso Lar, Associação de Recuperação Florestal do Médio do Paranapanema – Flora Vale Projeto Broto Verde, Casa da Criança “Dom Antonio José dos Santos”, Casa da Menina “São Francisco de Assis”, Centro de Integração Empresa Escola Ciee, Circulo dos Amigos dos Pobres do Pão de Santo Antonio – Capsa, Comunidade Kolping de Santa Cecília, Fundação Futuro-Legião Mirim, Casa de Acolhimento “Antonio Me-

risse”, Serviço Especializado de Reabilitação – SER, Associação Musical dos Coristas Pais e Amigos Assisenses – Amcopa, CRAS I, II e III, Creas, Programa Pétala, Recuperação e Assistência Cristã – RASC, Aspat – Associação de Pais e Amigos para Apoio e Talento, Comunidade Braços Abertos, Projeto Renovo, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Assis e Conselho Tutelar. O Encontro ‘Juntos pela Rede’ ocorre hoje, na Casa da Criança “D. Antônio José dos Santos”, instalada na avenida Getúlio Vargas, 1.700 – Jd Alvorada), às 8h30. Mais informações pelo telefone 3323-1765.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador divulgou ontem a relação de vagas de emprego disponíveis esta semana. Há oportunidade para motorista, habilitado na categoria D e encarregado de obras, pedreiro e servente de pedreiro, é desejável que os candidatos tenham experiência mínima de dois anos e tenham ensino médio completo. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: Luciana.Leao@cart.invepar.com.br Estão disponíveis ainda vagas técnico em edificações, engenheiro civil e arquiteto, os candidatos devem ser do sexo masculino, ter curso superior

completo e experiência em medições e orçamentos de obras, com experiência em obras do FDE, é preciso ter condução própria e CNH nas categorias AB. Há ainda vaga para auxiliar administrativo, os candidatos devem ser do sexo masculino, ter ensino médio completo e experiência comprovada na função. É necessário ainda ter experiência na área e no pacote Office, com facilidade de aprendizado em sistemas financeiros, ter condução própria e CNH nas categorias AB. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: aline@progredior.com.br.

Duster, 2013, preta, completa Entr. + 48 x 799,00

Gol G5, 1.0, 2009, vermelho, compl. Entr. + 48 x 449,00

Renovação reúne católicos Trânsito providencia a manutenção de em formação ministerial

faixas para pedestres em um cruzamento Classic 1.0, 2010, bege Entr. + 48 x 359,00

Centenas de integrantes dos grupos de oração da diocese participaram do encontro (foto divulgação)

A Renovação Carismática Católica organizou durante o final de semana a primeira etapa de formação do ministério de oração por cura e libertação, na Paróquia Santo Antônio, em Palmital e reuniu os integrantes dos gru-

pos de oração da diocese. A pregação ficou a cargo de Rita de Cássia, de Sorocaba e sua equipe. Durante a iniciativa os participantes trocaram experiências e vivenciaram a prática da oração.

Fox 1.0, 2 portas, 2004, preto, completo Entr. + 48 x 349,00

Os serviços foram realizados ontem na avenida Sebastião Mendes de Brito

O Departamento Municipal de Trânsito providenciou ontem a manutenção da sinalização horizontal de faixas para pedestre e in-

dicação de ‘pare’, no cruzamento entre as avenidas Sebastião Mendes de Brito e Félix de Castro. Os serviços são refei-

tos periodicamente em toda a cidade e visam oferecer maior segurança aos usuários do sistema viário.

Uno Vivace, 2013, prata, completo Entr. + 48 x 489,00

18 3321 5757 99703 6211 Avenida Otto Ribeiro, 2686 - Assis - SP

www.superautoassis.com.br

CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO


Foto: divulgação

CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO

9

Quarta-feira, 26 de março de 2014

Geral

Esportes

PASSOS SA UDÁVEIS SAUDÁVEIS

Competidores da cidade vencem prova regional

Profissionais estimulam a prevenção contra doenças Texto: Daniele Melo Fotos: Bruno Muniz Silo

Profissionais da Unidade Estratégia de Saúde da Família da Bela Vista, organizaram ontem pela manhã um pedágio que incluiu a distribuição de materiais educativos sobre a tuberculose e dengue, na avenida Perimetral saída para Cândido Mota. A iniciativa que se repetirá amanhã e sexta-feira em outros pontos da cidade, integra a semana de prevenção à tuberculose organizada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Gipa – Grupo Integrado de Prevenção e Atenção a DST/ HIV/AIDS e Tuberculose. De acordo com a agente de saúde, Célia Campos, durante esta semana serão intensificadas as suas ações com os pedágio e ministrando orientações na sala de espera. “A semana visa intensificar a identificação de sintomáticos respiratórios, aqueles pacientes com tosse por período igual ou superior a três semanas, para serem submetidos a tratamento; aproveitamos também para distribuir material educativo sobre a dengue, cujos casos estão aumentando cada vez mais na cidade”, explica. “Abordamos os motoristas que fazem parte da nossa área de abrangência; distribuímos nosso material e orientamos, porém é difícil a abordagem; o pessoal não presta muita atenção; precisamos da atenção de todos; a prevenção é necessária”, conclui. De acordo com Maria do Carmo Paes Ferreira Coelho, coordenadora do grupo, todas as unidades de Saúde da cidade intensificarão sua participação na campanha. “Cada uma fez sua programação incluindo orientações aos moradores em salas de esperas, distribuição de materiais educativos e bus-

Centenas de motoristas foram orientados pela equipe de saúde

ca ativa de novos pacientes; precisamos que todos com problemas sintomáticos respiratórios, como tosse há mais de três semanas, febre, cansaço, perda de apetite, emagrecimento e outros sintomas, procurem uma unidade de saúde; a doença, quanto antes des-

coberta melhor para ser tratada”, orienta. A profissional acrescenta que a tuberculose é uma doença curável por meio de tratamento com remédios fornecidos gratuitamente nos Postos de Saúde, desde que o paciente faça o tratamento rigoroso.

Programação: ESF Bela Vista – de 24 a 28 a partir das 8 horas - abordagens educativas na área de abrangência - supermercado, posto de gasolina e unidade ESF III Américas - de 24 e 28 a partir das 8 horas - apresentação de vídeo em sala de espera UBS Central - Sala de espera - confecção targetas para distribuição ao público UBS Jardim Paraná – dia 27 às 11h30 sala de espera e 28 das 9 as 12 horas pedágio educativo no supermercado França.

“Pra mim foi uma surpresa, pois estou há menos de um ano nesse esporte; agora é focar nos treinamentos visando sempre melhores colocações”, comentou. Já na disputa dos 8 quilômetros, o competidor Rubens Júnior cruzou a linha de chegada em 3° lugar no geral. “Fiz uma prova estudada, já que o percurso era muito pesado, mas no final deu tudo certo; estou muito feliz e satisfeito com o resultado”, comemorou. Agora os atletas vão se preparar para a difícil prova de 6 quilômetros válida pelo Circuito Bradesco de Corridas de Rua, dia 6 de abril, também em Marília.

VALOR ACUMULADO (ONTEM): R$ 1.814.096,45 VALOR ACUMULADO PARA O SORTEIO ESPECIAL DE SÃO JOÃO: R$ 64.113.651,73 Nº de ganhadores (quina): Nº de ganhadores (quadra) : 103 Rateio do prêmio (quadra): R$ 4.598,88 Nº de ganhadores (terno): 8317 Rateio do prêmio (terno): R$ 81,36 A iniciativa incluiu a distribuição de materiais educativos sobre tuberculose e dengue

A exposição incluiu trabalhos dos alunos dos ensinos médio e fundamental (foto divulgação)

A escola estadual Professora Lourdes Pereira organizou sexta-feira passada uma exposição referente ao Dia Mundial da Água com os alunos dos ensinos fundamental e médio. De acordo com o professor Sigmar Alves Barbosa, coordenador pedagógico do ensino médio, diversas tarefas foram cumpridas pelos professores, alunos, funcioMA GENT A MAGENT GENTA

Domingo foi disputada a primeira fase do Circuito Mariliense de Corrida de Rua - Etapa Líquido – em circuitos de 4 e 8 quilômetros, na área urbana de Marília, onde atletas de Assis conquistaram medalhas, como Cezídio Neto que ficou com o título da corrida de 4 quilômetros. As disputas reuniram mais de 170 atletas de várias cidades da região. “Venho treinando forte e essa vitória me anima mais para as próximas corridas”, festejou Cezídio. Já o corredor Marcos Alves, que chegou em 6° lugar geral nos 4 quilômetros, foi considerado atleta revelação da prova.

QUINA - Concurso: 3.447 - Data: 24/03/2014 05 - 11 - 12 - 40 - 79

Alunos expõem trabalhos sobre preservação dos recursos hídricos

CIANO

Cezídio e Rubens conquistaram posições que lhes valeram troféus (Fotos: divulgação)

nários e equipe gestora da escola, antes da exposição. “Organizamos uma pesquisa sobre o consumo de água a níveis individual e mundial; fizemos a construção de um mural contendo o ciclo da água; gráficos sobre a porcentagem global de água potável disponível para consumo; a porcentagem de água nos alimentos; con-

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO

fecções de poesias sobre a temática “água” e outros; reunimos toda a comunidade escolar e também os freqüentadores do Programa Escola da Família”, relatou. “Nosso objetivo é conscientizar a comunidade sobre o uso racional da água, enfatizando os seus múltiplos usos e importâncias, levando todos à reflexão”, justificou.

LOTOFÁCIL - Concurso: 1.034 - Data: 24/03/2014 02 - 03 - 04 - 06 – 08 - 10 - 12 - 13 - 14 – 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 23

O corredor Marcos Alves chegou em sexto lugar na prova de quatro quilômetros

PREMIAÇÃO Número de acertos (15) - Qtde ganhadores: 13 Rateio (em R$): 91.359,69 ESTIMATIVA DO PRÊMIO (LOTOFÁCIL): R$ 1.500.000,00 PARA O PRÓXIMO CONCURSO, A SER REALIZADO HOJE Número de acertos (14) - Qtde ganhadores: 1.342 Rateio (em R$): 389,01 Número de acertos (13) - Qtde ganhadores: 32.252 Rateio (em R$): 12,50 Número de acertos (12) - Qtde ganhadores: 343553 Rateio (em R$): 5,00 Número de acertos (11) - Qtde ganhadores: 1567286 Rateio (em R$): 2,50 ARRECADAÇÃO TOTAL: R$ 19.649.196,25


2 CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO

tura Cultur a tur Cul

10

Quarta-feira, 26 de março de 2014

Município firma convênio para instalar uma Padaria Artesanal O prefeito Ricardo Pinheiro Santana esteve em São Paulo segunda-feira, para a assinatura de convênios com o Estado, incluindo um específico entre o município e o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo), presidido por Lú Alckmin, que prevê a instalação de uma padaria artesanal em Assis. Trata-se de um projeto elaborado para qualificar seus frequentadores na

produção de dez tipos de pães, feitos com vegetais e frutas, visando suplementar a nutrição familiar e gerar excedente cuja comercialização proporciona aos alunos uma renda complementar. O Fundo Social de Solidariedade de Assis, presidido por Darcy Pinheiro Santana, fez o pedido do curso ao Fundo Estadual e enviou a documentação necessária

há alguns meses. A solicitação foi atendida e as futuras professoras já realizaram o treinamento se qualificando para ministrar as aulas. Agora, o Fundo Social da cidade irá receber um kit que contém forno em aço inox a gás, uma mesa em aço inox, oito assadeiras e um liquidificador industrial, para iniciar a aplicação dos cursos.

Câmara parabeniza o Diário pelos seus 13 anos Durante sessão ordinária do dia 24 de fevereiro, os vereadores da Câmara Municipal aprovaram uma moção de congratulações e aplausos ao Diário de Assis, pela comemoração de seus 13 anos, celebrado em primeiro de março. A moção foi proposta pelo vereador Arlindo Alves de Sousa, em cuja opinião,

nos seus 13 anos o Diário tem promovido “um excelente trabalho em benefício da informação, levando a toda a população notícias a respeito da cidade dos mais variados temas, devido ao seu alto nível de seriedade, competência e imparcialidade, marcado por muito trabalho, superação de obstáculos e por uma imprensa sadia com

o elevado objetivo de bem informar a população”. O documento afirma ainda que o Diário contribui “imensamente com o município por sua assistência e grande contribuição à democracia através da comunicação especialmente nas informações e no elo entre as ações do poder público e o cidadão”.

O prefeito formalizou o convênio com Lú Alckmin, presidente do Fundo Social do Estado (Foto: assessoria)

Projeto Broto Verde recebe inscrições de adolescentes Texto: Nathalia Fitipaldi

O projeto Broto Verde recebe as inscrições dos adolescentes interessados em freqüentar sua programação e a formação de cadastro reserva para a turma do período da manhã. Podem se candidatar adolescentes com idades entre 14 e 16 anos, que tenham interesse na área ambiental. Eles freqüentam o projeto no período inverso ao escolar e recebem uma bolsa aprendiz no valor de R$ 100, mensais. O projeto é idealizado

pela Flora Vale (Associação de Recuperação Florestal do Médio Paranapanema), com o apoio da Prefeitura Municipal, Duke Energy-Geração Paranapanema, APRUMAR, Contato Visual, Engemap, Lojas Ao Barulho, Org. Contábil Século XX, Relojoaria Sussel, Elétrica Forte, Posto Brasil, Borrachas Baptista, Maxcolor Digital e Refrigerantes Cristalina. Para se inscrever basta entrar em contato pelo número 3323-6211, falar com a coordenadora Viviane Soares e agendar uma entrevista.

Tiro de Guerra fará solenidade de matrícula no sábado Está marcada para às 8 horas de sábado, a solenidade de matrícula da turma de atiradores de 2014 do Tiro de Guerra. O chefe de instrução do quartel, sargento Romildo Braz dos Santos convida todos os interessados a participarem. A cerimônia acontece no quartel do TG, instalado na rua Cruz e Souza, 868.

Igreja convida para celebração de seu aniversário Sexta-feira a partir das 20 horas, a 9ª Igreja do Evangelho Quadrangular da cidade, comemora seu sexto aniversário e convida toda a comunidade a participar de um culto especial que será ministrado por seu superintendente regional, pastor Wilson Victinho.A igreja está instalada na rua Ponta Grossa, 500 no Jardim Paraná.

CIANO

MA GENT A MAGENT GENTA

AMAREL O AMARELO

PRET O PRETO


26 03