Issuu on Google+

SKYLADDER®-SGR CMR 01 – F350


SKYLADDER®-SGR CMR 01 – F350

Treinamento Operacional – Diretoria de RH Rua dos Lavapés, 463 – Cambuci 01519-000 - São Paulo - SP

Gerência de Treinamento Operacional Sergio Fesneda

Administração Denis Germino Elisaldo de Melo Patrícia Saline Valdir Lopes

Elaboração técnica Ana Rita Ramos Angela Chagas Joana Costa Samuel Braz

Projeto gráfico e editoração Michel de Oliveira Rodolfo Justino

São Paulo, junho de 2007.

R:\Treinamento Tecnico\SEGMENTOS\AÉREO\CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA (CMRDA)\APRESENTAÇÕES\ESCADA METROPOLITANA.ppt


"Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão." Paulo Freire


SKYLADDER®-SGR CMR 01 – F350

Suporte giratório com escada extensível em fiberglass. ƒ Giro 360º contínuo. ƒ Ângulos de trabalho: 70º, 74º, 78º e 82º. ƒ Capacidade de carga: 113 kg. ƒ Peso do suporte: 265 kg. ƒ Peso da carroceria: 800 kg. ƒ Peso Total: 1.065 kg.

2

1


Segurança O usuário deverá estar familiarizado com os procedimentos corretos de operação, a capacidade máxima de carga e precauções de segurança aplicáveis ao seu equipamento antes de operá-lo. O treinamento do operador é importante. Esteja sempre preparado para qualquer emergência.

3

Segurança A saúde, segurança e bem-estar de cada usuário da equipe é de importância primária. Conseqüentemente, cada usuário tem a obrigação para consigo de certificar-se que todos os procedimentos de operação estão sendo seguidos. Todos os regulamentos de operação recomendados pelo fabricante, pelo empregador e por agências locais, estaduais e federais devem ser observados.

4

2


Segurança Habitue-se a checar periodicamente todos os componentes. Inspeções periódicas devem ser realizadas, de acordo com “INSPEÇÕES NO EQUIPAMENTO” e observados todos e quaisquer defeitos ou mau funcionamento. Há um alto grau de confiabilidade em seu equipamento, mas há sempre a possibilidade de uma falha mecânica ou falha devido ao desgaste normal. Cada operador deve sempre checar completamente o equipamento pessoalmente.

5

SKYLADDER-VI Os fatores mais importantes na prevenção de acidentes são atitudes adequadas com relação à segurança. É necessário somente um pouco de esforço para planejar o seu trabalho, tendo sempre em mente que a segurança vem em primeiro lugar.

6

3


SKYLADDER-VI Certifique-se sempre de que o freio de estacionamento esteja acionado, quando o veículo estiver posicionado no local de trabalho.

7

SKYLADDER-VI Mantenha a área de trabalho sempre limpa. Retire do acondicionamento somente as ferramentas e acessórios necessários à realização de cada tarefa. Espaço de trabalho congestionado pode, facilmente, causar acidentes.

Check sempre a área de trabalho antes de deixar o local.

8

4


SKYLADDER-VI Sempre que você estiver movimentando o veículo por qualquer distância, certifique-se de que o sistema de trava da escada esteja acionado. Vibrações e choques das escadas nos deslocamentos do veículo, poderão causar sérios danos a sua estrutura.

9

SKYLADDER-VI Mesmo que você esteja movimentando o SKYLADDER-SGR por uma distância curta, recolha as escadas antes de se deslocar. Passagens (viadutos, túneis, sinalizações, etc) ou troncos baixos, que você não percebeu anteriormente, poderão causar danos no equipamento ou ferimentos pessoais, bem como o rompimento de condutores, caso o equipamento não esteja devidamente recolhido.

10

5


SKYLADDER-VI Sempre siga os procedimentos de segurança. Coloque sempre os Equipamentos de Proteção Individual antes da execução das tarefas e retire-os somente após concluir os trabalhos.

11

Qualificação do operador

12

6


Não tente operar este equipamento até que você tenha:

1. Estudado e compreendido completamente este manual; 2. Recebido instruções pessoais a respeito de sua operação. 3. Conhecimento a ponto de estar sempre apto a detectar qualquer deficiência no seu funcionamento. 4. Conhecimento de suas limitações operacionais e capacidade para o qual foi projetado.

13

Conhecendo o seu equipamento Instalado no painel do veículo: ƒ Interruptor para sinalizador visual. ƒ Knob para sinalizador de desvio de tráfego.

14

7


Conhecendo o seu equipamento Sinalizador visual instalado na grade sobre a cabine da F-350

15

Conhecendo o seu equipamento Detalhe do Knob para acionamento do sinalizador de desvio de trรกfego.

16

8


Conhecendo o seu equipamento Sinalizador de desvio de tráfego, instalados na traseira dos armários.

17

Conhecendo o seu equipamento Bateria do sistema elétrico auxiliar: ƒ Sinalizador visual. ƒ Sinalizador de desvio de trânsito.

Obs.: Localização: armário inferior, lado do motorista. 18

9


Conhecendo o seu equipamento Pára-choque traseiro com articulação. ƒ Retorno por mola.

19

Conhecendo o seu equipamento Suporte com carretel para acondicionamento de fita para delimitação de área de traba-lho, direita e esquerda.

20

10


Conhecendo o seu equipamento Fechamento traseiro articulável com: ƒ Suporte para cones. ƒ Suporte para calços de rodas ƒ Suporte para estojo.

21

Conhecendo o seu equipamento Detalhe: ƒ Suporte para transporte dos calços de rodas.

22

11


Conhecendo o seu equipamento Detalhe: ƒ Suporte para transporte de cones de sinalização.

23

Conhecendo o seu equipamento Detalhe: ƒ Suporte para transporte do pneu estepe.

24

12


Conhecendo o seu equipamento Detalhe: ƒ Lingüeta de travamento do fechamento traseiro quando em posição de aberto.

25

Conhecendo o seu equipamento Detalhe: ƒ Trava do fechamento traseiro quando na posição de aberto.

26

13


Conhecendo o seu equipamento Detalhe: ƒ Sistema de trava do fechamento traseiro, na posição de fechado para deslocamento da viatura.

27

Conhecendo o seu equipamento Detalhe: ƒ Suporte traseiro para transporte de cruzetas com sistema de fixação tipo morsa, montado do lado do motorista.

28

14


Conhecendo o seu equipamento Detalhe: ƒ Suporte dianteiro para transporte de cruzetas com sistema de fixação com pino.

29

Conhecendo o seu equipamento Detalhe: ƒ Suporte lateral para transporte de escadas, lado direito e esquerdo. ƒ Cinta para amarração da escada de serviço dianteiro.

30

15


Conhecendo o seu equipamento Detalhe: ƒ Cinta para amarração da escada de serviço traseiro.

31

Conhecendo o seu equipamento Detalhe: ƒ Tubos de PVC montados sobre os armários do lado direito para transporte de bastões de fibra de vidro.

32

16


Conhecendo o seu equipamento Carroceria: ƒ Gaveteiro montado no último armário da lateral direita da carroceria.

33

Conhecendo o seu equipamento Carroceria: ƒ Sistema de trava das portas do compartimento superior da carroceria. Lado direito e esquerdo.

34

17


Conhecendo o seu equipamento Carroceria: ƒ 1º - Soltar a trava

ƒ 2º - Puxar a alça.

ƒ 3º - Engatar a alça na trava

35

Conhecendo o seu equipamento Carroceria: ƒ Lingüeta de travamento das portas.

36

18


Conhecendo o seu equipamento Suporte giratório: ƒ Vista traseira da coluna giratória com detalhe do sistema de trava no contra peso.

37

Conhecendo o seu equipamento Suporte giratório: ƒ Cinta para amarração da escada para transporte. ƒ Para evitar trepidações no conjunto da escada.

38

19


Conhecendo o seu equipamento Suporte giratório: ƒ Detalhe da alavanca de acionamento da trava da escada no malhal dianteiro.

39

Conhecendo o seu equipamento Suporte giratório: ƒ Detalhe da trava da escada no malhal dianteiro.

40

20


Conhecendo o seu equipamento Suporte giratório: ƒ Detalhe do encaixe da trava da escada no malhal dianteiro. ƒ Detalhe dos coxins para amortecimento.

41

Conhecendo o seu equipamento Suporte giratório: ƒ Soltando a trava da escada no malhal dianteiro.

42

21


Conhecendo o seu equipamento Suporte giratório: ƒ Amortecedor de mola para aliviar o peso do conjunto.

43

Conhecendo o seu equipamento Suporte giratório: ƒ Pinos do Sistema de fixação da escada no arco de posicionamento de ângulos da escada.

44

22


Conhecendo o seu equipamento Suporte giratório: ƒ Detalhe do arco de posicionamento de ângulos da escada.

45

Conhecendo o seu equipamento Suporte giratório: ƒ Escada posicionada no arco de regulagem de ângulos.

46

23


Conhecendo o seu equipamento Suporte giratório: ƒ Sistema de trava de segurança. ƒ Quando for bascular a escada no arco de posicionamento de ângulos, levantar totalmente a alavanca para liberar os pinos da trava de segurança.

47

Conhecendo o seu equipamento Suporte giratório: ƒ Cinta para amarração da escada de extensão.

48

24


Conhecendo o seu equipamento Suporte giratório: ƒ Corrente de segurança tipo mosquetão.

49

Conhecendo o seu equipamento Suporte giratório: ƒ Vista do carretel para amarração da corda de acionamento da escada de extensão.

50

25


Conhecendo o seu equipamento Suporte giratório: ƒ Vista do sistema de giro e travamento da torre.

51

Conhecendo o seu equipamento Teste da escada de fibra: ƒ Bascular a escada para ângulo menor, com a extensão totalmente estendida e aplicar uma carga estática de 170 kg.

52

26


Conhecendo o seu equipamento

53

Conhecendo o seu equipamento Vista lateral com escada estendida.

54

27


______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________


______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________


______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________


______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________



21-MANUAL DE ESCADA METROPOLITANA (SKYLADER)