Page 9

Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

PELVE Equilíbrio frontal pélvico I.

Como realizar o exame 1. 2. 3. 4. 5.

II.

O paciente, em pé, mantém os pés em posição de passo. O terapeuta, atrás do paciente, permanece sentado ou ajoelhado (Figura 1). As mãos do terapeuta conservam os polegares dobrados sob as palmas, deixando os demais dedos em extensão alinhados com as palmas. O terapeuta apóia-se firmemente sobre as cristas ilíacas, empurrandoas para baixo. Os olhos do terapeuta colocam-se na altura das cristas ilíacas do paciente; assim pode julgar, com certa segurança, se o dorso de suas mãos encontra-se ou não no mesmo plano horizontal (Figura 2).

Como elaborar o diagnóstico 1. 2.

Se houver desnível das mãos, deve-se colocar um calço sob o membro inferior mais curto. Recolocam-se as mãos sobre as cristas ilíacas para julgar agora se estão alinhadas. Aqui, podem ocorrer duas situações: -

-

As mãos estão alinhadas, o que quer dizer que, de fato, o membro inferior calçado está anatomicamente mais curto e o paciente se encontra em condições de realizar os demais exames, que serão efetuados na posição ortostática. As mãos não estão alinhadas, o que significa que o examinador se enganou, devendo então retirar o calço e refazer o exame inicial.

Angela santos diagnóstico clinico postural  
Angela santos diagnóstico clinico postural  
Advertisement