Page 37

Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

-

O elevador da escápula (saindo das transversas das quatro primeiras vértebras cervicais, insere-se sobre o ângulo superior interno da escápula).

2. Se uma das escápulas estiver mais cefálica do que a outra e o bordo interno for perfeitamente vertical, ambos os músculos devem estar igualmente retraídos; se houver báscula externa, há predominância do trapézio superior; se houver báscula interna, há predominância do elevador da escápula. 3. Se uma das escápulas estiver mais cefálica do que a outra e em báscula externa, observar o comportamento do ângulo inferior durante uma abdução maior do que 90 graus. Se este se deslocar excessivamente, tornando-se visível a partir de uma visualização anterior, deve haver uma importante retração de redondos (especialmente o maior) que, fixando uma báscula externa quando o braço encontra-se ao longo do corpo, mantém elevado o ângulo superior, onde está a cavidade glenóidea. Nesse caso, um tratamento exclusivo do trapézio superior nunca irá causar melhora desse sintoma.

Figura 2 Báscula das escápulas I. Como realizar o exame 1. O paciente permanece na mesma posição anterior. 2. O terapeuta palpa a espinha de cada escápula de fora para dentro e, ao chegar ao final da espinha, desenha um traço vertical correspondente ao bordo interno escapular nessa região (Figura 2). 3. O terapeuta continua a palpar o bordo interno (ou vertebral) até a região do ângulo inferior e desenha um traço vertical correspondente ao bordo interno escapular nessa região. 4. Em seguida, o terapeuta deve localizar a apófise espinhosa da vértebra dorsal que se encontra na mesma horizontal de cada um desses pontos já marcados (Figura 3). 5. Finalmente, com uma pequena régua, o terapeuta mede as distâncias entre os seguintes pontos: - O eixo vertebral e o bordo interno superior direito. - O eixo vertebral e o bordo interno inferior direito. - O eixo vertebral e o bordo interno inferior esquerdo.

Angela santos diagnóstico clinico postural  
Angela santos diagnóstico clinico postural  
Advertisement