Page 34

Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

2.

É importante que se comparem esses dados denunciadores de uma retração de músculos escalenos com as queixas do paciente. Os sintomas mais comuns desencadeados por retrações importantes dos músculos escalenos anterior e médio são parestesia generalizada de membro superior, incapacidade de descrever o caminho preciso da irra-diação do pescoço em direção ao membro superior, cansaço e diminuição da precisão dos movimentos das mãos com o passar do dia, e outros. Isso se deve ao fato de o plexo braquial passar pelo desfiladeiro fomiado entre o músculo escaleno anterior e médio.

Trapézio superior visto de frente I I. Como realizar o exame 1. O paciente permanece em pé, na mesma posição anterior. 2. O terapeuta mantém-se em pé, à frente do paciente, a uma distância suficiente para apreciar o triângulo formado pelo bordo superior do músculo trapézio, da clavícula e para base do pescoço. II.

Como elaborar o diagnóstico 1. Como a porção superior deste músculo insere-se no terço externo da clavícula, torna-se visível quando observado de frente; no entanto, o triângulo formado por seu bordo superior, pela base do pescoço e pela clavícula deve ser discreto, isto é, um triângulo de pequena altura. 2. Posicionamento cias clavículas 3. Se essa altura for importante, isso assinala uma retração desse músculo, o que pode aumentar artificialmente a profundidade da saboneteira. Pode haver retração de músculos escalenos, e até o aparecimento de sintomas dessa retração permanece a profundidade com aparência normal (Figura 6).

Sulco deltopeitoral I. Como realizar o exame 1. 2. 3.

O paciente permanece em pé, na mesma posição anterior. O terapeuta fica em pé, defronte do paciente, coloca o bordo cubital das mãos nos sulcos formados entre o músculo deltóide anterior e o músculo peitoral maior. O terapeuta afasta-se então ligeiramente para avaliar a posição de suas mãos (Figura 7).

Angela santos diagnóstico clinico postural  
Angela santos diagnóstico clinico postural  
Advertisement