Page 27

Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

3. Observar se de um dos lados da cintura do paciente existe uma profunda prega que não aparece do outro lado (Figura 3). 4. Em caso de crianças obesas, pode aparecer uma prega de um lado e duas do lado oposto. II.

Como elaborar o diagnóstico

Essa prega é o "golpe de machado", que indicaria a existência de uma lateroflexão da coluna para esse lado. Quando ela aparece, em geral combina-se com sinais de uma escoliose contralateral, ou seja, gibosidade contralateral, com ângulo homolateral da cintura mais fechado.

Mobilidade respiratória

Fala-se em "tipo respiratório" ou "padrão respiratório" quando, durante a inspiração, um dos movimentos descritos a seguir predomina. Na realidade, no indivíduo normal, todos os movimentos devem estar presentes ao mesmo tempo, com as características descritas. De acordo com o que será discutido, se um dos movimentos for excessivo ou insuficiente, supõe-se existir uma causa patológica para tanto. O "tipo respiratório" é, por isso, patológico, uma vez que nenhum movimento deve predominar. Mobilidade esternal I.

Como realizar o exame 1. 2. 3.

O paciente, em pé, mantém os pés em posição de passo e os braços pendentes ao longo do corpo. O terapeuta permanece em pé diante do paciente e pousa levemente o dedo indicador sobre o esterno dele (Figura IA). O paciente inspira profundamente (Figura 1B) e expira normalmente, em seguida.

Angela santos diagnóstico clinico postural  
Angela santos diagnóstico clinico postural  
Advertisement