Page 18

Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

II.

Como elaborar o diagnóstico 1.

Duas situações são observadas neste exame: -

2.

Se uma das mãos situa-se em um plano mais cefálico do que a outra, observar: -

-

3.

A região distai dos dedos médios de ambas as mãos deve cair em um mesmo plano horizontal. Quanto os antebraços tocam a região pelvitrocanteriana de um lado e de outro (Figura 1).

A pelve encontra-se adequadamente reequilibrada no plano frontal? Um desequilíbrio de comprimento de um dos membros inferiores causa uma lateroflexão lombar que pode chegar até a região dorsal alta, desequilibrando a cintura escapular (ver item III, p. 16). O exame da caída de membros superiores no plano sagital, descrito a seguir, quando um eventual flexo de cotovelo unilateral causado por trauma ou processo reumático pode determinar a diminuição do comprimento total do membro superior desse lado.

Uma vez afastadas essas duas hipóteses, observa-se então: -

A região externa da clavícula homolateral encontra-se mais alta? (exame a ser descrito no capítulo sobre posicionamento das clavículas) — Se a resposta for afirmativa essa é a causa de uma das mãos situar-se em um plano mais cefálico do que a outra (Figura 2).

-

O tronco encontra-se deslocado para um dos lados? (exame a ser descrito) — Se a resposta for afirmativa, um dos antebraços tocará menos a região lateral do quadril, tanto nas translações quanto nas lateroflexões do tronco (Figura 3).

IV Comentários sobre o diagnóstico Este é mais um dado para confirmar a translação ou a lateroflexão do tronco: o antebraço toca menos a lateral do quadril do lado em que o ângulo da cintura é mais aberto? Trata-se então de uma translação. O antebraço toca menos o quadril do lado em que o ângulo da cintura é mais fechado? Trata-se de uma lateroflexão. (Ver deslocamento do tronco no plano frontal, p. 36.)

Caída de membros superiores no plano sagital I.

Como realizar o exame 1.

O paciente fica em pé e mantém os pés em posição fisiológica.

Angela santos diagnóstico clinico postural  
Angela santos diagnóstico clinico postural  
Advertisement