Page 1

BRASIL

CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES

Jornal do Sindicato dos Bancários da Paraíba - João Pessoa, Janeiro novembro de 2020. de 2014. AnoAno XXIX. XXIII. NºNº 611559

/sindicatodosbancariosdaparaiba


janeiro 2019

opinião

Editorial

Ano atípico, atenção redobrada...

O ano de 2019 foi muito difícil para a classe trabalhadora em geral e muito complicada para a categoria bancária em particular, devido às investidas do governo contra nossos direitos. A sanha para privatizar as empresas estatais, com foco nos bancos públicos e bancos privados demitindo funcionários em tratamento de doença ocupacional são alguns exemplos de como bancários e bancários foram afetados. A categoria bancária foi beneficiada com o acordo de dois anos, que garantiu aumento real de salário e participação nos lucros e resultados dentro do pactuado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Fiquemos atentos às armadilhas que nos esperam neste ano eleitoral em que teremos uma campanha salarial difícil, devido às ações privatistas do governo neoliberal. Recentemente, a direção do Banco do Brasil informou que vai aplicar a emenda constitucional 103, de 11 de novembro de 2019, que obriga os funcionários aposentados pelo INSS a pedir demissão do banco, sob pena de sanções que podem chegar à demissão por justa causa. E essa mudança poderá trazer prejuízos aos funcionários do

BB, devido às lacunas existentes na nova legislação fruto da reforma trabalhista. Na Caixa Econômica Federal o processo de privatização começou a se corporificar no início do ano com o anúncio da criação de uma sociedade entre a Caixa Seguridade e a Tokio Marine. A instituição brasileira e a filial da seguradora japonesa celebraram um acordo que prevê a criação de uma nova companhia para distribuir produtos de seguros ligados ao mercado imobiliário na rede do banco estatal, composta por agências, lotéricas e correspondentes. O acerto vai valer por 20 anos a contar de 2021. A privatização da Caixa Seguridade servirá de modelo para outras áreas que devem ser vendidas pelo banco estatal. A próxima da fila é a operação de cartões, cuja venda está prevista para junho. Outra preocupação nossa é com a ampla campanha do Ministério Público contra os fundos de pensão e seus dirigentes, que aparece no momento em que o governo federal tenta emplacar sua tese de que o setor tem que ser gerido por “profissionais” de mercado, que seriam “independentes” e “imunes” a pressões políticas, o que não

corresponde à verdade, pois no Postalis quem levou os recursos dos trabalhadores ao prejuízo foi um banco privado internacional, que fez os investimentos em nome dos trabalhadores dos Correios. Portanto, precisamos estar atentos e mobilizados na defesa dos fundos de pensão, pois está em jogo a correta gestão de quase R$ 1 trilhão de reais, que são os ativos totais do sistema fechado de previdência complementar reservados para o pagamento de milhares de aposentadorias e pensões. Este ano tem eleições municipais para prefeitos e vereadores e sabemos, pela experiência de muitos anos de militância, que em ano eleitoral a nossa campanha fica ainda mais difícil. Com a proliferação dos bancos digitais e a ganância dos banqueiros por lucros cada vez maiores, a campanha deste ano será pela manutenção dos empregos, pela defesa intransigente dos nossos direitos históricos, através da manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a ampliação da resistência em defesa das empresas estatais, focando na defesa dos bancos públicos, fundamentais para o país.

Patrimônio: Revitalizando a fachada e renovando parte da frota A secretaria de patrimônio do Sindicato dos Bancários da Paraíba revitalizou a fachada da sede da entidade para melhor acolher e atender a categoria, dentre outras ações de melhoria. O Sindicato começou o ano renovando parte da frota através da aquisição de dois automóveis Gol para propiciar as visitas dos diretores à base em mais de 20 cidades em toda Paraíba.

Trocando

em miúdos

trocando em miúdos

Informativo do Sindicato dos Bancários da Paraíba Av. Beira Rio, 3.100, Tambauzinho, João Pessoa-PB. Fone: (83) 3224-2054 (83) 3244-2040 Site: www.bancariospb.com.br e-mail: sindicato@bancariospb.com.br Facebook: bancariospb Instagram: @bancariospb

02

Presidente: Lindonjhonson Almeida de Araújo Diretor de Comunicação: Paulo Henrique Rocha Costa Jornalista responsável: Otávio Ivson (DRT-PB 1778/96) Reportagem: Otávio Ivson e Emmanuela Leite Diagramação: Paletta arquitetura, comunicação e design Fotos: Otávio Ivson, Emmanuela Leite, Paletta e Sintrafi-PB Tiragem: 3.300


janeiro 2020

em destaque

O Bloco Os Borrachudos foi para a avenida pelo décimo-oitavo ano e mesmo sem as Muriçocas do Miramar ratificou o sucesso do camarote VIP dos Bancários. Segurança, conforto e alegria!

Joabson Nascimento & Tora Chinela e Chico Forrozado botaram os bancários pra remexer o esqueleto no XII Arraiá da Capitá, o tradicional São João dos Bancários, na sexta-feira, 7 de junho, no Espaço Cultural Marcos Lucena, do Sindicato dos Bancários da Paraíba. Muito forró, comidas típicas e alegria no ar!

O Forró dos Aposentados chegou à sua quarta edição sacudindo os bancários e bancárias que prestigiaram o evento e se renderam ao repertório dançante de João Netto e a Banda Ripa na Chulipa, no Espaço Cultural Marcos Lucena, do Sindicato dos Bancários da Paraíba, na tarde de 6 de junho de 2019.

A diretoria do Sindicato homenageou as bancárias em seus locais de trabalho e participou do ato público "Mulheres vivas, livres e por direitos !", em protesto contra a violência contra a mulher e a reforma da previdência. 03

trocando em miúdos


ações sindicais

Emir Sader veio à posse dos delegados sindicais do BB, Caixa e BNB analisar a conjuntura do país sob o domínio neoliberal Em setembro foram empossados os delegados sindicais do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil em um encontro com a participação do sociólogo Emir Sader, que proferiu a palestra intitulada "Brasil do Século XXI". Dentre outros pontos da análise de conjuntura Emir Sader enfatizou que "existe muito o que superar dentro do ambiente bancário, principalmente na construção de uma consciência coletiva acerca da urgente importância de se alertar para os riscos que a própria categoria corre por conta das ações do governo ultraliberal. Assim sendo, se faz necessário o despertar de um pensamento crítico sobre esse cenário para que se possa fazer o enfrentamento em defesa dos bancos públicos". Os delegados de base e os bancários avaliaram positivamente o evento.

Encontro dos Aposentados supera expectativas Realizado em dezembro, o XVII Encontro de Bancários Aposentados homenageou o centenário de nascimento de Jackson do Pandeiro, cuja história foi destacada por Fernando Moura, biógrafo do Rei do Ritmo. O psicólogo Pedro Fernandes falou sobre "A terceira idade e a cultura popular", tema do evento que foi encerrado com o sorteio de brindes e o almoço de confraternização ao som da banda Os Filhos de Jackson, de Alagoa Grande.

trocando em miúdos

04


janeiro de 2020

No Dia do Bancário, 28 de agosto, a diretoria do Sindicato visitou as agências da capital para homenagear a categoria e mobilizar bancários e bancárias para as lutas em defesa dos direitos e da qualidade de vida e de trabalho. A parte festiva aconteceu no dia 30, na sede da entidade, com atividades esportivas na Arena 28 de Agosto e um baile no Espaço Cultural Marcos Lucena com a animação por conta da Banda D3. A grande surpresa da noite foi a bancária Karen Janete, do Banco do Nordeste do Brasil, que cantou e encantou aos presentes à festa, arrancando efusivos aplausos.

A equipe do Bradesco levou o troféu de campeão do Torneio de Futebol Soçaite do Dia do Bancário ao derrotar o time do Santander pelo placar de 2 X 0. O Santander conquistou a artilharia (Ewerton Ramon) e o Bradesco o troféu de goleiro menos vazado (Ronaldo Júnior).

Posse da diretoria eleita com 98,97% No dia 23 de agosto foi realizada a solenidade de posse da diretoria que vai comandar o Sintrafi-PB no quadriênio 2019 2023 em um evento bastante concorrido e prestigiado pelas principais entidades sindicais do país que evidenciaram o fortalecimento e a unidade do movimento na luta da classe trabalhadora em defesa dos direitos, da democracia e da soberania.

05

trocando em miúdos


ações sindicais

Muita luta, protestos, paralisações e até greve geral contra os desmandos do governo ultraliberal de Bolsonaro e Paulo Guedes Em 14 de junho a categoria bancária foi às ruas na greve geral contra a reforma da previdência, os cortes na educação e em defesa do patrimônio público e da democracia. Pela manhã, os bancários paralisaram agências do Centro de João Pessoa e à tarde se juntaram aos trabalhadores de outras categorias e aos movimentos sociais nos protestos da Lagoa.

Protestos contra a PEC 06/2019

Em defesa do ensino público

No dia 22 de março, bancários e bancárias foram às ruas de João Pessoa, nos protestos conjuntos com centrais sindicais, organizações da juventude, partidos políticos e movimentos sociais contra a reforma da previdência proposta pelo governo Bolsonaro, sob o nome de ‘Nova Previdência’.

Em maio, bancários e bancárias participaram das atividades em defesa do ensino público e contra a reforma da previdência convocadas por professores, estudantes e técnico-administrativos da UFPB. O evento reuniu cerca de 20 mil pessoas oriundas das centrais sindicais, sindicatos, partidos políticos e movimentos sociais.

Eles votaram contra Eis os deputados federais e senadores paraibanos que, legislando em causa própria, votaram contra a classe trabalhadora mesmo sabendo que o rombo vem da dívida pública e não da previdência. trocando em miúdos

06


janeiro de 2020

Ex-ministro Carlos Gabas na audiência pública da Câmara Municipal de João Pessoa palestrou sobre a PEC 06/2019 Uma das atividades mais marcantes contra a PEC 06/2019 foi a Audiência Pública intitulada "As reformas e a perda dos direitos da classe trabalhadora. O futuro do mundo do trabalho e da Previdência Social", realizada em março na Câmara Municipal de João Pessoa, com a participação do ex-ministro da Previdência Social Carlos Gabas. Para uma plenária com sindicalistas e representantes dos movimentos sociais, Gabas enfatizou em sua palestra que "Bolsonaro não propôs uma reforma da previdência, mas um ajuste fiscal, ou seja, um desmonte do sistema de proteção social brasileiro que não tem nada a ver com o equilíbrio de contas e visa apenas acabar com a proteção social que reduz as desigualdades, optando pelo sistema de capitalização individual para favorecer os banqueiros".

Congressos da CUT O Congresso Nacional da CUT reforçou a luta por direitos, democracia e liberdade de Lula. O congresso estadual elegeu nova direção e tem a companheira Magali Pontes na Administração e Finanças.

Contra a MP 905 Em 21 de novembro, Dia Nacional de Luta contra a MP905, a categoria paralisou parcialmente 75% das agências bancárias de João Pessoa em protesto contra retirada de direitos históricos.

07

trocando em miúdos


pelos bancos

Foi um ano de protestos e muitas cobranças no BB através de reuniões com os superintendentes e nos locais de trabalho O caos nas agências, devido à falta de funcionários e boas condições de trabalho, foi focado nas reuniões com os superintendentes do Banco do Brasil, que inclusive se comprometeram a dar transparência nas reestruturações. Os descomissionamentos foram alvo de protestos e reuniões.

STJ cassa liminar suspendendo alterações no estatuto da Cassi Depois de muita luta, os associados da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) aprovaram as alterações no estatuto com 67,42% dos votos válidos. Entretanto, uma associação criada em julho de 2019 por pessoas ligadas ao mercado de saúde entrou com uma ação pedindo a suspensão das alterações no estatuto e a Justiça deferiu a liminar.

Ainda bem que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu os efeitos de uma liminar concedida pela 47ª Vara Civil do Rio de Janeiro, sustando a aplicação do novo Estatuto Social da Cassi. Os inconformados com a derrota na votação queriam que os votos nulos fossem computados como válidos. Na nossa edição de fevereiro comentaremos sobre essa tentativa sinistra.

Pela permanência do FNE no BNB

O campeão se foi antes do tempo...

Protestos contra a PEC 119/2019 que permite desviar recursos do FNE, em prejuízo do desenvolvimento do Nordeste e até a própria existência do BNB.

Em outubro perdemos o nosso companheiro Sérgio Fernando Cavalcanti Teixeira, um campeão de vendas no Banco do Brasil.

Bancos demitem sem dó O bancos mesmo auferindo grandes lucros, continuam demitindo indiscriminadamente até os afastados para tratamento de doença ocupacional. Graças à atuação do Sindicato, a Justiça tem garantido as reintegrações. trocando em miúdos

08


janeiro de 2020

A luta pela manutenção da Caixa 100% pública foi constante, bem como a busca por melhores condições de trabalho Em 15 de março, Dia Nacional de Luta Pela Caixa 100% Pública, os empregados protestaram pela manutenção da instituição totalmente estatal. No ato público em frente à agência Epitácio Pessoa, os manifestantes disseram à sociedade que enfraquecer, fatiar, reduzir e privatizar a Caixa Econômica Federal compromete o investimento social no país.

Rita Serrano foi reeleita Com mais de 81% dos votos válidos, Rita Serrano foi reconduzida ao C o n s e l h o d e Administração da Caixa como representante dos empregados.

Cobrando demandas Em abril, o sindicato cobrou da superintendência da Caixa solução para os problemas apontados pelos empregados, como a falta de funcionários e as consequências geradas pelo PDV.

Essa vitória respalda o trabalho da companheira na defesa da Caixa 100% pública e a luta pelos direitos dos bancários.

Caixa discrimina o NE Governo Bolsonaro mandou a Caixa reduzir investimentos no Nordeste, região onde o presidente foi derrotado nas urnas. Outra forma de discriminar foi deixar fora do plano de saúde os empregados contratados dentro da lei de cotas.

Protesto no Santander contra trabalho aos sábados Os bancários protestaram contra a abertura de agências do Santander aos sábados. E o banco espanhol recorreu à Justiça para desrespeitar a CCT. O sindicato também cobrou solução para problemas no banco espanhol.

09

trocando em miúdos


janeiro de 2020

em defesa dos bancos públicos

A luta em defesa dos bancos públicos foi constante e se deu de diversas formas, inclusive com a criação de comitês específicos Protestos, passetas, atos públicos, criação de comitês estaduais e nacional em defesa dos bancos públicos e participação em audiências públicas, em câmara de vereadores e na Assembleias Legislativa do Estado da Paraíba foram as formas de luta que a categoria bancária utilizou para mobilizar a sociedade para defender essas instituições que são fundamentais para o desenvolvimento do país, da região e dos municípios brasileiros, uma vez que bancos privados não atuam nos mais diversos rincões desse país continental.

Assembleia na Poupex Em assembleia geral extraordinária, os funcionários da Poupex aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com vigência de dois anos, em fevereiro.

trocando em miúdos

BNB cancela projetos

Emissão da CAT

A reestruturação implementada pela direção do Banco do Nordeste do Brasil cancelou os projetos dos Centros Culturais de Sousa -PB e Juazeiro do Norte - CE. Coisas do governo ultraliberal de Bolsonaro.

O Sindicato padronizou os procedimentos para a emissão da Comuniccação de Acidente de Trabalho, facilitando a vida de bancários e bancárias.

10


janeiro de 2020

campanha nacional

Encontro analisou a conjuntura econômica e política do país durante a campanha

Congressos e conferências O Sindicato dos Bancários da Paraíba viabilizou a participação de delegados em todos os fóruns de deliberação da categoria, da conferência regional à conferência nacional.

No início de junho, a categoria deu o pontapé inicial da Campanha Nacional 2019 com a realização do Encontro Estadual dos Bancários para debater a conjuntura econômica e política do país e escolher os delegados aos congressos nacionais do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil, para a VII Conferência Regional da Fetrafi-NE e a 21ª Conferência Nacional dos Bancários. Para enriquecer ainda mais as discussões, o evento contou com as palestras de Gustavo Cavarzan (Dieese-SP), Moisés Marques (Faculdade 28 de Agosto/Seeb-SP) e o professor da UFPB Edson Franco.

Sindicato faz remanejamento de membros do sistema diretivo da entidade Em outubro a diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba se reuniu para discutir e deliberar sobre o remanejamento dos membros da diretoria administrativa, devido à adesão de alguns diretores aos programas de demissão voluntária dos bancos Itaú e Bradesco. Com esse remanejamento, o companheiro Lindonjhonson Almeida assumiu a presidência do Sintrafi-PB. 11

trocando em miúdos


janeiro de 2020

esporte, cultura e lazer

Futebol Soçaite em alta durante o ano de 2019 nos torneios bancários do Dia do Trabalhador e em Guarabira

A equipe do Banco do Brasil foi a campeã do Torneio do Dia do Trabalhador, na Arena 28 de Agosto, na sede do Sintrafi-PB, ao derrotar a equipe do Bradesco Belém numa disputa acirrada.

No 3º Torneio Bancário de Futebol Soçaite do Brejo, na AABB de Guarabira, a equipe do BB também foi campeã ao derrotar a equipe do Sintrafi-PB pelo placar de 2x1.

A equipe do BB levou também os troféus de Artilheiro (Igor Vinagre) e de goleiro menos vazado. Os jogos aconteceram pela manhã.

A natação fez confraternização

Parajiu-jtsu Campeão

Após um ano de muitas aulas de natação para jovens e adultos, os professores Aluilson Costa e Sônia Bittencourt fizeram a confraternização de fim de ano com seus alunos e alunas, respectivamente no sindicato e nas piscinas naturais do Seixas.

Rosinerio Gomes da Silva (Nerio), funcionário do Santander, foi campeão nacional de Parajiujitsu na categoria Poliomielite no membro inferior, em junho/2019.

CPA 10 e 20 e Paternidade na formação de sindicalizados À esquerda, a homenagem à professora Dayana Soares, pioneira nos cursos de CPA10 e CPA20 para associados do Sindicato e encerramento de uma das turmas. À direita, o encerramento de duas turmas do Curso de Paternidade Responsável oferecido gratuitamente pelo Sindicato para bancários associados. trocando em miúdos

12

Profile for Walmar Pessoa

Trocando em Miúdos - Ed611  

Trocando em Miúdos - Ed611

Trocando em Miúdos - Ed611  

Trocando em Miúdos - Ed611

Advertisement