Issuu on Google+

Como tratar e evitar

a GENGIVITE e as demais doenças periodontais?

U

m sorriso saudável é o que buscamos, porém existem alguns inimigos da boca que impossibilitam isso, e um deles é a gengivite. Consultamos o Dr. Alex Ozelin - cirurgião dentista que explicará o que é, e quais os tratamentos que existem para tratar tal doença.

O que é a doença periodontal?

É uma infecção crônica de origem bacteriana que atinge tanto a gengiva quanto os tecidos dos dentes.

O que é gengivite?

É o primeiro estágio da inflamação gengival, causada pela placa bacteriana (uma película incolor e pegajosa) que se forma na margem da gengiva.

Quais os sintomas?

A gengiva pode ficar avermelhada, inchada e sangrar com facilidade. Algumas vezes, a dor e a retração gengival estão presentes.

O que é periodontite?

É um estágio mais avançado da inflamação gengival, em que estruturas de sustentação e proteção dos dentes (ossos e ligamentos) são comprometidas, o que acaba por ocasionar a perda de um ou mais dentes.

Como evitar?

Realizando visitas regulares ao dentista, além de uma higienização oral correta (escovar os dentes regularmente e usar o fio dental diariamente).

Qual o tratamento?

Inicialmente, consiste em raspagem para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva e alisamento para suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando assim, a aderência da placa bacteriana. Em casos mais avançados, muitas vezes necessitamos de cirurgias periodontais.

O que é terapia periodontal de suporte (manutenção)?

É um programa contínuo desenvolvido para prevenir recorrência de doenças periodontais em pacientes que se submeteram ao tratamento periodontal. Essa manutenção do tratamento irá permitir ao periodontista (especialista) avaliar a saúde bucal e certificar-se de que o periodonto (gengiva, ossos e ligamentos) permanece saudável.

Dr.Alex Ozelin Cirurgião Dentista CRO 42.635 Mais informações:

2273-1829 / 2061-2997


2013 03 gengivite 8ªedição