Issuu on Google+

!"#2

N . ° 1 20 17

DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES Por quê? O que pode ajudar?


!"#2

˙

TAMBÉM NESTE NÚMERO 8 Sorria — Você está sendo observado! 10

O CONCEITO DA BÍBLIA

Aborto 12 “Ficamos emocionados ao ver o amor deles” 14

AJUDA PARA A FAMÍLIA

Como mostrar que valoriza seu cônjuge 3

16 MATÉRIA DE CAPA

DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES — Por quê? O que pode ajudar? Pesquisas mostram que o número de adolescentes com depressão está aumentando num ritmo assustador.

TEVE UM PROJETO?

O isolamento térmico da formiga prateada do Saara

s VE JA MA I S N O S I TE ARTIGOS

OS JOVENS PERGUNTAM

Como controlar a ansiedade?

Como lidar com esse problema?

r

Esta revista mostra algumas coisas que adolescentes com depressão podem fazer para se sentir melhor. Mostra também como os pais podem ajudá-los e dar apoio emocional.

(Acesse ENSINOS BÍBLICOS ˛ ADOLESCENTES, ou coloque o título do artigo no campo de busca.)

PERGUNTAS FREQUENTES

As Testemunhas de Jeová prestam ajuda humanitária?

r Vol. 98, No. 1 / Bimonthly / PORTUGUESE (Brazilian Edition)

Veja algumas dicas que podem fazer da ansiedade uma coisa boa, em vez de uma coisa ruim.

Veja como as Testemunhas de Jeová ajudam seus irmãos e outras pessoas quando ocorrem calamidades. (Acesse QUEM SOMOS ˛ PERGUNTAS FREQUENTES.)

Circulação de cada número: 60.240.000. Disponível em 112 idiomas

Esta publicação não é vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bíblica, mundial, mantida por donativos. Para fazer um donativo, acesse www.jw.org.

Gostaria de receber mais informações ou ter um curso bíblico gratuito em sua casa?

A menos que haja outra indicação, os textos bíblicos citados são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.

Acesse www.jw.org ou escreva para um dos endereços abaixo.

´ ´ Despertai!, numero 1, fevereiro de 2017. Despertai! e publicada a cada dois meses pela Watchtower Bible and Tract Society of New York, Inc., ˜ ´ ´ ˜ Wallkill, New York, U.S.A., e pela Associac¸ ao Torre de Vigia de Bıblias e Tratados, Ces ario Lange, Sao Paulo, Brasil. 5 2016 Watch Tower ˜ ´ Bible and Tract Society of Pennsylvania e Associac¸ ao Torre de Vigia de Bıblias e Tratados. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil.


MAT ÉRIA D E CAPA

Depressão em adolescentes — Por quê? O que pode ajudar? ANNA1 diz: “Quando tenho uma crise de depressão, eu não sinto vontade de fazer nada, nem as coisas que normalmente gosto muito de fazer. Só tenho vontade de dormir. Eu sinto que não mereço ser amada, que não sirvo pra nada e que sou um peso para as pessoas.” Julia diz: “Eu já pensei em me matar. Mas não é que eu queira mesmo morrer. Eu só queria parar de me sentir assim. Geralmente, eu me importo com as pessoas. Mas, quando estou deprimida, não me importo com nada nem com ninguém.” Anna e Julia estavam no início da adolescência quando a depressão começou.

É normal os jovens se sentirem tristes de vez em quando. Mas, no caso delas, isso podia durar semanas ou meses. Anna diz: “É como se você estivesse presa num buraco bem fundo e escuro, sem poder sair. A gente não entende o que está acontecendo. Parece que nem é mais a mesma pessoa.” A situação de Anna e Julia não é incomum. A depressão em adolescentes parece estar aumentando num ritmo assustador. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é “a maior causa de doença e de incapacidade de meninos e meninas entre 10 e 19 anos”.

1 Os nomes foram mudados.

Despertai! N.° 1 2017

3


Os sintomas de depressão podem começar na adolescência e talvez incluam alterações no peso, no apetite e no sono. Podem aparecer sentimentos de tristeza e desespero. Alguns jovens também se sentem inúteis e acham que nunca vão melhorar. Outros sinais de depressão incluem isolamento social, dificuldades de concentração e de memória e pensamentos ou atos suicidas. Talvez haja outros sintomas sem relação com alguma doença física. Quando médicos suspeitam de depressão, em geral eles procuram conjuntos de sintomas que duram algumas semanas e que atrapalham a rotina da pessoa.

POSSÍVEIS CAUSAS De acordo com a OMS, “a depressão é resultado de uma combinação complexa de fatores sociais, psicológicos e biológicos”. Esses fatores talvez incluam: Aspectos biológicos. No caso de Julia, sua família tinha um histórico de depressão. Isso é bastante comum e indica que a genética tal-

O que os pais podem fazer ˙ Entenda que adolescentes com depressão talvez achem difícil explicar como se sentem. Eles talvez não entendam o que está acontecendo e não saibam quais são os sintomas da depressão. ˙ Adolescentes e adultos se comportam de maneiras diferentes quando estão deprimidos. Por isso, fique atento a mudanças no comportamento de seu filho, nos hábitos alimentares, no humor, no sono ou na convivência com outras pessoas. Essas mudanças podem ser sinal de depressão, principalmente se durarem algumas semanas. ˙ Leve a sério qualquer coisa que seu filho disser sobre suicídio, mesmo que ele não diga isso claramente.

vez afete a química do cérebro, contribuindo para a depressão. Problemas cardíacos e mudanças hormonais, bem como o uso prolongado e em excesso de algumas substâncias, podem causar depressão ou torná-la mais forte.1 Estresse. Um pouco de estresse pode fazer bem. Mas, quando o estresse é além do normal e dura muito tempo, ele pode prejudicar a saúde física e emocional. No caso dos adolescentes, que são mais frágeis devido às mudanças hormonais, o estresse pode levar à depressão. Mas devemos lembrar que não se sabe exatamente o que causa a depressão. Como já mencionado, ela pode ser resultado de uma combinação de fatores. Entre as coisas que podem causar estresse e provocar depressão em adolescentes estão o divórcio ou a separação dos pais, a morte de um parente ou amigo, abuso sexual, maus1 Centenas de doenças, remédios e drogas podem afetar o humor de uma pessoa. Por isso, é importante buscar um diagnóstico correto.

˙ Se você acha que seu filho tem depressão (não apenas uma tristeza passageira), talvez seja bom consultar um médico. ˙ Ajude seu filho a seguir o tratamento. Se ele não melhorar ou se surgirem efeitos colaterais negativos, fale com o médico. ˙ Ajude sua família a ter uma boa rotina de alimentação, exercícios e sono. ˙ Converse bastante com seu filho. Ajude-o a lidar com comentários ou conceitos negativos de outros sobre a depressão. ˙ A depressão pode fazer a pessoa se sentir sozinha, inferior e sem valor. Por isso, deixe claro para seu filho, por palavras e ações, que você o ama.


tratos, acidente grave ou doença. Uma criança com dificuldade de aprendizagem também pode ficar muito estressada, principalmente se isso a faz se sentir inferior. Alguns pais sobrecarregam seus filhos por esperar demais deles, talvez com relação aos estudos. Outros fatores que causam estresse são: incertezas quanto ao futuro, bullying, pais com comportamento imprevisível e falta de cuidados por parte de um pai ou mãe depressivo. Se um adolescente ficar deprimido, o que ele pode fazer?

CUIDE DO SEU CORPO E DA SUA MENTE Normalmente, tanto a depressão leve como a profunda são tratadas com remédios e com a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.1 Jesus Cristo disse em Marcos 2:17: “Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes.” E a depressão é uma doença. Mas, além de procurar um médico, você talvez possa fazer algumas mudanças no seu estilo de vida, afinal sua mente e seu corpo estão totalmente interligados. Se você tem depressão, faça o que estiver ao seu alcance para cuidar da sua saúde física e mental. Por exemplo, coma alimentos saudáveis, durma o suficiente e faça exercícios físicos regularmente. Fazer exercícios ajuda a liberar substâncias químicas que melhoram seu humor, sua disposição e seu sono. Se possível, tente descobrir o que deixa você deprimido. Tenha um plano de ação para quando você perceber que a depressão está chegando. Por exemplo, converse com alguém em quem você confia. Pense em parentes e amigos mais achegados a quem você pode recorrer para conseguir lidar melhor com a depressão. A ajuda deles pode até 1 Esta revista não recomenda nenhuma terapia ou tratamento específico.

Coma alimentos saudáveis, faça exercícios e descanse bem

Despertai! N.° 1 2017

5


suavizar os sintomas. Outra dica é escrever seus pensamentos e sentimentos num diário. Isso ajudou Julia, já citada. Acima de tudo, cuide da sua amizade com Deus. Assim, você vai ter uma visão mais positiva da vida. Jesus disse: “Felizes os que têm consciência de sua necessidade espiritual.” — Mateus 5:3.

Cuidar da sua amizade com Deus pode fazer você se sentir melhor

A depressão em meninas adolescentes A taxa de depressão em meninas adolescentes parece ser maior do que em meninos. Por quê? Um fator é que muitas garotas enfrentam assédio ou abuso sexual e maus-tratos físicos ou emocionais, o que causa muito estresse. A terapeuta Sharon Hersh escreveu: “Quando uma pessoa com o emocional fragilizado está num ambiente assustador, o resultado quase sempre é desespero e confusão.” Muitas meninas também ficam estressadas porque não têm o que a mídia apresenta como “corpo perfeito”. Uma adolescente que se preocupa demais com o que outros acham dela ou que não se sente fisicamente atraente talvez tenha mais chances de desenvolver depressão.1 1 Veja o artigo “O Conceito da Bíblia — Beleza”, na Despertai! N.° 4 2016.

Anna e Julia concordam com as palavras de Jesus. Anna tira tempo para fazer coisas que fortalecem a sua amizade com Deus. Ela diz: “Quando faço atividades espirituais, eu me concentro não apenas nos meus problemas, mas em outras pessoas. Nem sempre é fácil fazer isso, mas eu me sinto muito mais feliz.” Julia se sente melhor quando faz orações e lê a Bíblia. Ela diz: “Eu fico mais calma quando abro meu coração a Deus. E a Bíblia me ajuda a ver que Deus me ama e se importa comigo. Ela também me ajuda a ser mais positiva em relação ao futuro.” Jeová Deus é o nosso Criador. Ele sabe perfeitamente como as coisas que já passamos, os fatores genéticos e a nossa criação influenciam nossos sentimentos e nosso modo de ver a vida. Por isso, ele pode nos dar o apoio e o consolo que precisamos. Às vezes, Deus faz isso usando pessoas amorosas, que tentam nos entender. E logo chegará o tempo em que ele vai curar todas as doenças físicas e emocionais. Isaías 33:24 diz: “Nenhum habitante dirá: ‘Estou doente.’” A Bíblia promete que Deus “enxugará dos [nossos] olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor”. (Apocalipse 21:4) Essas palavras nos ajudam a ver que logo tudo vai melhorar. Se você quiser aprender mais sobre a vontade de Deus para a Terra e para os humanos, acesse o nosso site: jw.org. Lá você vai encontrar uma excelente versão on-line da Bíblia e artigos sobre diversos assuntos, inclusive sobre depressão. ˛


Telefones de pessoas com quem você pode falar quando estiver se sentindo pra baixo

Um diário com pensamentos positivos e momentos bons que você viveu

Coisas que fazem você se lembrar de pessoas que te amam

Monte um “kit de primeiros socorros” Se você tem depressão, montar um “kit de primeiros socorros” pode te ajudar a controlar seus pensamentos e sentimentos. O kit pode ter a sua cara. Essas são algumas coisas que você pode incluir.

Músicas com mensagens positivas, que te deixam pra cima

Palavras consoladoras da Bíblia, como as que encontramos nos textos de Salmo 34:18; 51:17; 94:19; Filipenses 4:6, 7

Frases motivadoras ou artigos que fazem você se sentir bem

7


Sorria Você está sendo observado! QUANDO alguém dá um belo sorriso para você, como você reage? Geralmente você sorri de volta e fica feliz com isso. A verdade é que um sorriso sincero — seja de um amigo ou de um estranho — é contagiante e desperta bons sentimentos. Uma mulher chamada Magdalena comentou: “O sorriso do meu marido, Georg, era tão aconchegante! Só de olhar pra ele eu já sentia paz e tranquilidade!” Um sorriso sincero transmite boas emoções, como alegria e bem-estar. Na verdade, “sorrir . . . faz parte da nossa natureza”, diz um artigo de um jornal on-line da Associação para Ciência Psicológica.1 O artigo diz que até mesmo recém-nascidos conseguem 1 Tttulo do jornal: Observer.

“interpretar as expressões faciais com grande precisão”. O artigo também diz: “O sorriso transmite informações importantes sobre uma pessoa e nos ajuda a saber como devemos nos comportar com ela.”1 Pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, estudaram como um grupo de pacientes idosos reagia às expressões faciais dos seus cuidadores. Os pesquisadores perceberam que, quando a expressão facial dos cuidadores refletia “ternura, cuidado, preocupação e empatia”, os pacientes ficavam mais felizes e a saúde mental e física deles melhorava. O contrário também era verdade. Quando a expressão facial 1 Usando linguagem figurada, a Bíblia mostra que Deus também sorri. O Salmo 119:135 diz: “Faz a tua face sorrir [com aprovação] sobre o teu servo.” — Nota.


dos cuidadores era fria, os pacientes se sentiam distantes deles. Quando você sorri, na verdade você está fazendo um favor para você mesmo! Estudos mostram que sorrir traz muitos benefícios, por exemplo, aumenta nossa confiança, nossa alegria e ainda diminui o estresse. Por outro lado, ficar de cara fechada tem o efeito contrário!

SORRISOS ANIMAM A GENTE Magdalena, mencionada no início, foi uma das Testemunhas de Jeová presas durante a Segunda Guerra Mundial. Ela e sua família foram enviadas para o campo de concentração de Ravensbrück, Alemanha, por não aceitarem as ideias nazistas. Ela lembra: “Às vezes, os guardas nos proibiam de falar com outros prisioneiros. Mas eles não podiam controlar nossas expressões faciais. Só de ver minha mãe e minha irmã sorrindo eu já ficava animada. Isso também aumentava minha determinação de continuar fiel a Deus.”

Talvez você tenha muitos problemas e, por isso, acha que tem poucos motivos para sorrir. Mas lembre-se que o que você pensa influencia o que você sente. (Provérbios 15:15; Filipenses 4:8, 9) Então, por mais difícil que seja, que tal pensar em coisas boas e agradáveis?1 Ler a Bíblia e fazer orações tem ajudado muitos a serem mais positivos. (Mateus 5:3; Filipenses 4:6, 7) Na verdade, as palavras “felicidade” e “alegria” e outras parecidas aparecem centenas de vezes na Bíblia! Então, o que acha de ler uma ou duas páginas da Bíblia por dia? Se fizer isso, você vai encontrar ainda mais motivos para sorrir! Não fique esperando os outros sorrirem para você. Dê o primeiro passo — sorria para as pessoas! Isso fará o dia delas ficar mais feliz. Assim, encare o sorriso como um presente de Deus — um presente que pode fazer bem tanto para você como para as pessoas que vão ver o seu sorriso. ˛ 1 Veja o artigo “Como ter sempre um ‘banquete’ ”, na Despertai! de novembro de 2013.

Despertai! N.° 1 2017

9


O C O N C E I TO D A B Í B L I A  A B O R T O

ABORTO Mais de 50 milhões de abortos são feitos todos os anos. Esse número é maior que a população de vários países.

Quem tem o direito de decidir? O QUE AS PESSOAS DIZEM As mulheres fazem

decisão, os juízes analisavam as intenções do assassino e as circunstâncias envolvidas. — Números 35:22-24, 31.

abortos por vários motivos. Entre eles estão dificuldades financeiras e problemas de relacionamento com o pai da criança. Algumas mulheres também não querem ser mães solteiras ou acham que ter um filho as impediria de ter uma carreira profissional ou de estudar mais. Já outras pessoas acham que o aborto é errado e que uma mulher grávida tem a responsabilidade de cuidar da vida que ela carrega.

Deus deu aos humanos a consciência. Quando uma mulher ouve o que a sua consciência diz e respeita a vida do bebê na sua barriga, sua consciência fica tranquila.1 Mas, se ela desrespeita essa voz interior, é provável que se sinta culpada. (Romanos 2:14, 15) Algumas pesquisas até mostram que mulheres que fizeram um aborto têm mais chances de sofrer com ansiedade e depressão.

O QUE A BÍBLIA DIZ Para Deus, a vida — princi-

palmente a vida humana — é sagrada. (Gênesis 9:6; Salmo 36:9) Isso vale para um bebê que ainda está no útero, o lugar que Deus projetou como abrigo seguro para a criança que ainda não nasceu. Veja o que um escritor da Bíblia disse: “Mantiveste-me abrigado no ventre da minha mãe. . . . Teus olhos até mesmo me viram quando eu era um embrião; todas as partes dele estavam escritas no teu livro com respeito aos dias em que foram formadas, antes de existir qualquer uma delas.” — Salmo 139:13, 16. Existem outras maneiras de saber o que Deus pensa sobre a vida de uma criança que ainda não nasceu. Por exemplo, a Lei que ele deu à nação de Israel no passado e a consciência que ele nos deu. A Lei dizia que, se uma pessoa ferisse uma mulher grávida e o bebê morresse, essa pessoa seria julgada e talvez tivesse que pagar com a própria vida. (Êxodo 21:22, 23) Mas, antes de tomar uma

r

E se a pessoa tem medo de não conseguir criar um filho, principalmente se a gravidez não foi planejada? Veja o que Deus promete a quem faz o que ele diz que é certo: “Com alguém leal, ages com lealdade; com o homem [ou a mulher] irrepreensível, ages de modo irrepreensível.” (Salmo 18:25) A Bíblia diz também: “Jeová ama a justiça e não abandonará aqueles que lhe são leais.” — Salmo 37:28. 1 Um possível risco para a saúde da mãe ou do bebê não justifica o aborto. Se, durante o parto, o casal tiver que decidir entre a vida da mãe ou do bebê, essa decisão cabe a eles. Mas os avanços da medicina tornaram essa situação muito rara, principalmente em países desenvolvidos.

“A consciência delas também dá testemunho, e, pelos seus pensamentos, elas são acusadas ou até mesmo desculpadas.” — Romanos 2:15.

Veja mais respostas a perguntas bíblicas no site jw.org


E se você já fez um aborto? O QUE AS PESSOAS DIZEM Uma mãe solteira

chamada Rute1 disse: “Eu já tinha três filhos pequenos e achava que não tinha condições de criar mais um. Então, decidi fazer o aborto. Só que depois fiquei com a sensação de que tinha feito uma coisa horrível.” Será que o que Rute fez tem perdão? O QUE A BÍBLIA DIZ Jesus mostrou o ponto de

vista de Deus sobre o assunto quando disse: “Eu não vim chamar os justos ao arrependimento, mas os pecadores.” (Lucas 5:32) Então, quando nos arrependemos de verdade e pedimos perdão a Deus, ele nos perdoa. Deus perdoa até erros graves. (Isaías 1:18) O Salmo 51:17 diz: “Um coração quebrantado e esmagado, ó Deus, não rejeitarás.” Quando uma pessoa se arrepende e busca a Deus em oração, Deus dá a ela uma cons1 O nome foi mudado.

ciência limpa e paz interior. Filipenses 4:6, 7 diz: “Por orações e súplicas, junto com agradecimentos, tornem os seus pedidos conhecidos a Deus; e a paz de Deus, que está além de toda compreensão, guardará o seu coração e a sua mente.”1 Rute estudou a Bíblia e abriu seu coração a Deus. Ela viu que com Deus “está o verdadeiro perdão”, e isso a ajudou a sentir paz interior. — Salmo 130:4. ˛ 1 Outra coisa que pode ajudar uma pessoa a sentir paz interior é a esperança da ressurreição. Alguns princípios da Bíblia indicam que até bebês que nunca nasceram talvez sejam ressuscitados. Para saber mais sobre isso, veja “Perguntas dos Leitores”, em A Sentinela de 15 de abril de 2009.

“[Deus] não nos trata conforme os nossos pecados, nem nos retribui o que merecemos pelos nossos erros.” — Salmo 103:10.

Uma mulher sábia respeita a voz da sua consciência

Despertai! N.° 1 2017

11


“Ficamos emocionados ao ver o amor deles” NO SÁBADO, 25 de abril de 2015, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o Nepal, um país montanhoso que fica ao norte da Índia. O terremoto ocorreu a uns 80 quilômetros a noroeste da capital, Katmandu. Infelizmente, mais de 8.500 pessoas morreram, fazendo desse o desastre natural que mais matou pessoas na história do país. Mais de 500 mil casas foram destruídas. Existem 2.200 Testemunhas de Jeová no Nepal, e a maioria delas morava na área atingida. Infelizmente, uma Testemunha de Jeová e seus dois filhos morreram.

Os anciãos logo começaram a procurar os irmãos que estavam desaparecidos. Uma Testemunha de Jeová chamada Babita disse: “Os anciãos colocaram o bem-estar da congregação acima do bem-estar deles. Ficamos emocionados ao ver o amor deles por nós.” No dia seguinte ao terremoto, os três membros da comissão que supervisiona as atividades das Testemunhas de Jeová no Nepal, junto com irmãos viajantes (superintendentes de circuito), começaram a visitar as congregações. Eles fizeram isso pra ver o que os irmãos estavam precisando e pra ajudar os anciãos da região.

Michelle, que é Testemunha de Jeová, disse: “O terremoto aconteceu bem na hora que as congregações da região estavam tendo reunião. Se todos estivessem em casa na hora do terremoto, o número de vítimas teria sido bem maior.” Por que os que estavam no Salão do Reino saíram ilesos? A forma como os Salões foram projetados fez toda a diferença.

Seis dias depois do terremoto, Gary Breaux, da sede mundial das Testemunhas de Jeová nos Estados Unidos, foi até o Nepal com sua esposa, Ruby. Um membro da comissão mencionada antes, chamado Reuben, disse: “Por causa de toda a confusão em Katmandu e dos tremores que aconteceram depois, a gente nem tinha certeza se o irmão Gary ia conseguir chegar. Mas ele estava determinado a vir — e conseguiu! As Testemunhas de Jeová da região ficaram muito felizes com a visita dele.”

“AGORA NÓS VEMOS AS VANTAGENS!” Os modernos Salões do Reino no Nepal são projetados para resistir a terremotos. Man Bahadur, que participa da construção dos Salões, disse: “As pessoas sempre perguntavam por que a gente fazia fundações tão sólidas pra prédios relativamente pequenos. Agora nós vemos as vantagens disso!” Depois do terremoto, os Salões do Reino foram aprovados para servirem de abrigo. Apesar dos tremores que aconteceram depois, as Testemunhas de Jeová e seus vizinhos se sentiram seguros dentro dos Salões.

“NOS SENTIMOS MAIS PRÓXIMOS DO QUE NUNCA” Silas, que trabalha no escritório das Testemunhas de Jeová no Nepal, disse: “Assim que os telefones voltaram a funcionar, eles não pararam de tocar! Testemunhas de Jeová do mundo todo estavam preocupadas com a gente. Embora alguns falassem idiomas que a gente não entendia, conseguimos sentir o amor e a vontade deles de nos ajudar.”


Uma equipe médica formada por Testemunhas de Jeová da Europa ajudando as vítimas

- Gary Breaux, da sede mundial das Testemunhas de Jeová, visitando as vítimas

' Testemunhas de Jeová e outros ficaram abrigados em Salões do Reino

Depois do terremoto, por vários dias Testemunhas de Jeová da região levaram alimentos até o Salão do Reino para distribuir aos que precisavam. Uma Comissão de Ajuda Humanitária também foi formada, e logo os suprimentos começaram a chegar, principalmente de Bangladesh, da Índia e do Japão. Poucos dias depois, médicos que são Testemunhas de Jeová chegaram da Europa e organizaram, num Salão do Reino, um lugar para atender as vítimas. Eles rapidamente começaram a traba-

lhar, não só cuidando da saúde física das vítimas, mas também de qualquer trauma emocional que elas tivessem. Expressando o que muitos sentiram, uma mulher chamada Uttara disse: “O terremoto foi horrível e muito assustador. Mas depois nos sentimos mais próximos do que nunca da nossa família espiritual.” A verdade é que o terremoto não diminuiu o amor que as Testemunhas de Jeová sentem umas pelas outras. Pelo contrário, o amor entre elas cresceu ainda mais. ˛

Despertai! N.° 1 2017

13


A J U D A PA R A A FA M Í L I A  C A S A M E N T O

Como mostrar que valoriza seu cônjuge

O DESAFIO

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Para ter um casamento feliz, marido e esposa precisam mostrar que valorizam um ao outro. Mas muitos casais deixam de fazer isso porque param de observar as qualidades um do outro. No livro Infidelidade Emocional,1 um terapeuta diz que muitos que procuram sua ajuda estão mais preocupados com o que eles não têm em seu casamento do que com o que têm. Ele afirma: “Quando vêm ao meu consultório, eles só dizem o que precisa mudar, e não o que deve continuar como está. O erro desses casais é esquecer que o amor envolve valorizar um ao outro.”

O estresse no casamento diminui quando marido e esposa mostram que valorizam um ao outro. Em geral, quando os dois se esforçam para ver as qualidades um do outro e fazem elogios, o relacionamento melhora. Quando marido e esposa sentem que são valorizados, até uma situação muito tensa pode ficar mais fácil de lidar.

Como os casais podem evitar essa armadilha? 1 Tttulo original: Emotional Infidelity.

Esposas: O livro Infidelidade Emocional diz: “Muitas mulheres esquecem que os homens enfrentam uma enorme pressão para cuidar das necessidades da família.” Em alguns casos, essa pressão existe até quando os dois trabalham fora. Maridos: Muitos homens não dão valor a tudo o que a esposa faz para cuidar da família, como trabalhar fora e cuidar dos filhos e das tarefas domésticas. Fiona,1 que é casada há três anos, diz: “Errar é humano. Mesmo assim, eu fico muito mal quando erro. Daí, se meu marido me elogia por alguma coisa que eu fiz, mesmo que seja algum serviço na casa, eu sinto que ele me ama, apesar das minhas falhas. Isso melhora minha autoestima e eu vejo que meu marido está do meu lado.” Por outro lado, quando o marido ou a esposa se sentem desvalorizados, isso coloca em risco a fidelidade no casamento. Uma esposa chamada Valerie diz: “Se você não se 1 Alguns nomes foram mudados.

r

Veja mais conselhos para a família no site jw.org


sente valorizada pelo seu marido, é fácil se sentir atraída a alguém que dá valor às suas qualidades.”

O QUE VOCÊ PODE FAZER Fique atento. Na próxima semana, fique atento às qualidades do seu cônjuge. Observe também o que ele faz para ajudar na rotina da família. Pode ser que algumas coisas tenham passado despercebidas até agora porque você as considerava como obrigação. No fim da semana, faça uma lista de (1) qualidades que você admira no seu marido ou esposa e (2) coisas que ele ou ela fez para o bem-estar da família. — Princípio bíblico: Filipenses 4:8. Por que é importante ficar atento? Erika diz: “Depois de alguns anos de casada, você pode parar de dar valor ao seu cônjuge. Em vez de perceber o que ele faz de bom, pode ser que você se concentre no que ele deixa de fazer.” Pergunte-se: ‘Será que estou deixando de dar valor ao que o meu cônjuge faz?’ Por exemplo, se o seu marido conserta alguma coisa na casa, você agradece? Ou pensa que isso não é nada mais que a obrigação dele? Marido, você elogia sua esposa pelos esforços dela em criar os filhos? Ou acha que ela está fazendo apenas o dever dela? Marido e esposa, o que acham de ter como meta ficar atentos e dar valor a cada coisa que seu cônjuge faz, por menor que seja, para você e sua família? — Princípio bíblico: Romanos 12:10. Elogie sempre. A Bíblia vai além de dizer que devemos ser gratos. Ela diz: “Mostrem-se gratos.” (Colossenses 3:15) Por isso, tente criar o hábito de agradecer ao seu cônjuge pelo que ele faz. James diz: “Quando minha esposa valoriza o que eu faço, isso me incentiva a ser um marido melhor e a fazer ainda mais pelo nosso casamento.” — Princípio bíblico: Colossenses 4:6.

T E X T O S P R I N C I PA I S “Tudo que é digno de louvor, continuem a pensar nessas coisas.” — Filipenses 4:8, nota. “Tomem a iniciativa em honrar uns aos outros.” — Romanos 12:10. “Que as suas palavras sejam sempre agradáveis.” — Colossenses 4:6.

ETHAN E TIA “Às vezes, os problemas do dia a dia me deixam esgotado em sentido físico e emocional. Mas minha esposa, Tia, sempre dá valor ao que faço. As coisas que ela diz me ajudam a recarregar as baterias.” “Eu tenho uma rotina pesada e meu trabalho é emocionalmente desgastante. Mas o Ethan sempre me diz que tem orgulho de tudo o que eu faço. Ele também me escuta quando eu conto o que aconteceu no meu dia. Quando ele faz isso, é como se tirasse um peso dos meus ombros. E eu sinto que ele realmente me ama.”

Maridos e esposas que dão valor um ao outro, e mostram isso por palavras e ações, têm um relacionamento mais forte. Michael diz: “Acho que muitos casamentos seriam salvos se marido e esposa se concentrassem nas qualidades um do outro. Ao enfrentar problemas, eles não pensariam em acabar com o casamento. Eles se lembrariam de que têm ao seu lado uma pessoa com muitas qualidades.” ˛

Despertai! N.° 1 2017

15


T E V E U M P R O J E TO ?

O isolamento térmico da formiga prateada do Saara

s

n o

Arquivos gratuitos para download desta revista e de revistas anteriores

p

[3]

50 micrômetros

10 micrômetros

luz visível e nos raios infravermelhos curtos. Segundo, ele ajuda a formiga a eliminar o calor absorvido do meio ambiente. E para que serve a parte sem pelos da formiga? Ela reflete a radiação dos raios infravermelhos médios, que vêm do solo do deserto.1 O sistema de isolamento térmico da formiga prateada permite que ela mantenha a temperatura do seu corpo abaixo de 53,6 graus Celsius, que é o máximo que ela aguenta. Inspirados nessa formiga, os pesquisadores estão desenvolvendo revestimentos especiais, que ajudam a manter o ambiente fresco sem precisar de ventiladores e outros aparelhos. O que você acha? Será que o sistema de isolamento térmico da formiga prateada é resultado da evolução? Ou teve um projeto? ˛ 1 A formiga prateada tem outras características que a ajudam a suportar o calor. Por exemplo: proteínas que não são quebradas facilmente com o calor intenso; longas pernas que a ajudam a andar rápido sem encostar na areia quente; e um incrível senso de direção, que a ajuda a encontrar o caminho mais rápido para o formigueiro.

Bíblia disponível on-line em mais de 130 idiomas

Acesse www.jw.org ou capture o código

g17.1-T 161013

A FORMIGA prateada do Saara (Cataglyphis bombycina) é um dos animais que mais tolera altas temperaturas. No Saara, quando o sol do meio-dia obriga os predadores dessa formiga a procurar sombra, a formiga prateada sai do formigueiro em busca de comida. Ela come outros insetos que não resistiram ao calor intenso. Analise o seguinte: Essa formiga tem um sistema de isolamento térmico composto de duas partes: uma cobertura de pelos especiais, que revestem a parte de cima e as laterais do seu corpo; e uma parte sem pelos, que é a parte de baixo do seu corpo. Os pelos (imagens 1 e 2), que dão à formiga uma aparência brilhante, são tubos minúsculos, com formato triangular (imagem 3). Os dois lados de fora desse tubo têm ondulações microscópicas. O lado que fica encostado no corpo da formiga é diferente, ele é liso. Esse formato tem duas funções. Primeiro, ele ajuda os pelos a refletir a radiação solar presente na

[2]

Todas as fotos: Norman Nan Shi e Nanfang Yu

[1]


Despertai n 1 2017