Page 1

RENASCIMENTO


ORIGEM E DIFUSテグ


INTRODUÇÃO O nosso grupo irá abordar a Origem e Difusão do Renascimento. Iremos falar dos conteúdos respectivos a este tema. Tentaremos responder a todas as perguntas que nos forem submetidas .


RENASCIMENTO O Renascimento é o termo utilizado para identificar o período da História da Europa entre os séculos XV e XVI Porem alguns estudiosos não estão em consenso em relação ao período do renascentismo daí existirem variações nas datas conforme o autor. O Renascimento foi um movimento cultural que afectou profundamente a vida intelectual europeia no seu período pré-moderno.


ONDE Manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica. Depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental. Ouve também manifestações renascentistas na Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e, menos intensamente, em Portugal e Espanha, e em suas colónias americanas.


TRANSFORMAÇÕES Essas transformações foram a nível: Culturais Literários Filosóficos Económicos Políticos Religiosos Sociais Científicos


HUMANISMO Humanismo Ê a filosofia moral que coloca os humanos como primordiais, numa escala de importância O Humanismo pode ser apontado como o principal valor cultivado no Renascimento


CONCEITOS Baseia-se em diversos conceitos associados: Neoplatonismo Antropocentrismo Hedonismo Racionalismo Optimismo Individualismo


FASES DO RENASCIMENTO TrĂŞs fases do Renascimento:

Trecento Quattrocento Cinquecento


HUMANISTAS


JOHANNES GUTENBERG Nasceu na Mogúncia nasceu em 1398 e morreu a 3 de Fevereiro de 1468. Foi um inventor e gráfico alemão que introduziu a forma moderna de impressão de livros, que possibilitou a divulgação e cópia muito mais rápida de livros e jornais. Teve um papel fundamental no desenvolvimento da Renascença, Reforma e na Revolução Científica


ERASMO DE ROTERDÃO Erasmo de Roterdão nasceu a 27 de Outubro de 1466 e morreu na Basileia a 12 de Julho de 1536.Foi um teólogo e um humanista neerlandês. Foi um grande crítico da vida monástica e das características que julgava negativas na Igreja Católica. Frequentou o Collège Montaigu, em Paris, e continuou os seus estudos na Universidade de Paris.


FRANCESCO PETRACA Nasceu em Arezzo em 20 de Julho de 1304 e morreu em Arquà Petrarca, em 19 de Julho de 1374)Foi um importante intelectual, poeta e humanista italiano É tido como o pai do humanismo. Teve como importante obra: "Estou vivo agora, ainda que eu prefira ter nascido noutro tempo escrita em 1330”.


MARSÍLIO FICINO Nasceu a 19 de outubro de 1433 e morreu em Careggi a 1 de outubro de 1499. Foi filósofo italiano, é o maior representante do Humanismo florentino. Juntamente com Giovanni Pico della Mirandola, está na origem dos grandes sistemas de pensamento renascentistas e da filosofia do século XVII. Traduziu obras de Platão e difundiu suas idéias.


THOMAS MORE Thomas More nasceu em Londres a 7 de Fevereiro de 1478 e morreu em Londres a 6 de Julho de 1535. Foi homem de estado, diplomata, escritor, advogado e homem de leis. Foi o primeiro Chanceler do Reino de Henrique VIII da Inglaterra. É geralmente considerado como um dos grandes humanistas do Renascimento.


PICO DELLA MIRANDOLA Giovanni Pico della Mirandola nasceu a 24 de Fevereiro de 1463 e morreu em Florença a 17 de Novembro de 1494. Foi um erudito, filósofo neoplatônico e humanista do Renascimento italiano. Giovanni passou ainda sete anos viajando pela Itália e França estudando em suas principais faculdades em Ferrara, Pádua e Paris. Dedicou-se a aprender os idiomas latino, grego, hebraico, árabe e sírio.


DIAGRAMA SOBRE O RENASCIMENTO


Porquê?

Renascimento Itália

Mecenato

Vestígios Grecoromanos

Rivalidade De Estados

Comércio Prospero


•COMÉRCIO PROSPERO – as cidades de Florença (rotas do comercio terrestre), Génova e Veneza (rotas do comercio do mediterrânico) serviam de intermediários ao comercio da rota do levante (com os muçulmanos). •RIVALIDADE DE ESTADOS – de carácter comercial, politico (fronteiras) e consequentemente militar, em tempo de paz os diferentes estados rivalizavam na cultura e na arte (cada cidade procurava possuir as mais belas igrejas, as torres mais altas, os melhores artistas e os melhores intelectuais) •VISTIGIOS GRECO – ROMANOS – a península itálica era a principal herdeira da civilização grega e romana •MECENATO – protecção á cultura (artistas e intelectuais) promovida por homens ricos (burguesia, nobreza e papas) e influentes


CONCLUSÃO Neste trabalho o grupo aprendeu que o renascimento, bem como a sua difusão é um tema deveras importante e interessante tendo em conta que é um período histórico onde o Homem impôsse fazendo-se o centro das atenções do universo.


FONTES • • • • • •

http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento http://agnazare.ccems.pt/EB23EMUS/3_ciclo/renascimento.htm http://fr.wikipedia.org/wiki/Renaissance_(p%C3%A9riode_historique) http://www.grandspeintres.com/mouvements/renaissance.php http://www.tlfq.ulaval.ca/axl/francophonie/HIST_FR_s5_Renaissance.htm Livro de história do 8º ano


FIM


Renascimento  

zjhfdglahrdav arfgkjhalejrflfgb

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you