Panorama Audiovisual Ed.23 - Janeiro de 2013

Page 80

Em profundidade > Grass Valley

Uma história em bits

A

pesar de ter passado muito tempo projetando e construindo infraestruturas centralizadas em TI, a trajetória de vídeo de Karl Schubert é realmente impressionante. Em 1992, trabalhando na IBM, ele liderou uma equipe que criou e distribuiu um dos primeiros sistemas de servidor de vídeo: o MediaStreamer da IBM. Isto aconteceu na mesma época em que a Tektronix estava trabalhando no servidor de vídeo Profile (agora parte do portfólio da Grass Valley), mas, de acordo com Schubert, esse servidor foi originalmente concebido apenas para inserção comercial, enquanto o MediaStreamer podia trabalhar com arquivos, conteúdo de broadcast, executar listas de reprodução, e muito mais. O produto trabalhava com todos os sistemas de automação da época (incluindo Alamar e Louth), e o servidor foi desenvolvido em conjunto com um sistema de arquivo, de modo que podia fornecer arquivos e streams de conteúdo variável, através de banda base padrão ou de uma rede de computador ATM (AAL-5). Na época, o MediaStreamer foi vendido a vários broadcasters, incluindo a Rogers Cable (Canadá), Dow Jones News Retrieval (EUA), TF-1 (França) e Turner Broadcasting (EUA). Da IBM, Schubert passou à Dell Computer, onde trabalhou como diretor de tecnologia e começou a sua conhecida divisão de armazenamento (design, desenvolvimento e distribuição das primeiras SAN comerciais). Ele ainda possui algumas das primeiras patentes em sistemas de servidores streaming de vídeo, redes de área de armazenamento e algoritmos RAID avançados. Em 2002, na Austin Ventures, criou um grupo para substituir os gravadores autônomos de vídeo digital (DVRs), utilizados pelas empresas de cabo. Na época, os DVRs tinham muitos problemas de falhas de disco e representavam despesas operacionais significativas para as empresas de cabo (US$ 50 por visita para substituir uma caixa). Schubert e a sua equipe descobriram uma forma de substituir os DVRs com servidores centralizados para as grandes áreas metropolitanas. Schubert criou uma nova empresa para desenvolver esses “sistemas de rede de DVR” e trabalhou com Jim Chiddox, na Time Warner, como parte do projeto “Maestro” da empresa, para projetar e criar protótipos destes sistemas. “Naquele momento percebemos que era um pouco cedo para implementar tal tecnologia inovadora”, disse, acrescentando que, quando os custos eram muito altos e a economia mudou, o projeto Maestro foi encerrado. Schubert e a sua equipe provaram que era possível realizá-lo, mas que não valia a pena realizar um maior investimento na época. “Nós podíamos abaixar o custo do produto, mas o custo de transmissão de arquivos em uma rede era muito caro. De fato, em 2003, eu disse a Jim Chiddox que não seria viável, pelo menos até 2012. E aqui estamos hoje, com implementações acessíveis para todos.” Schubert valoriza a sua nova função na Grass Valley, e espera desenvolver muitos novos produtos, e literalmente fazer a diferença no dia-a-dia da vida dos profissionais de broadcast e Página 80

O diretor de tecnologia da Grass Valley Karl Schubert espera que as emissoras e produtoras dependam cada vez menos de hardware para trabalhar produção. “Na minha carreira tive três vezes a oportunidade de fazer uma diferença real”, disse. “Uma delas foi quando estava trabalhando em sistemas operacionais;, a segunda foi quando trabalhava em redes de área de armazenamento; e, agora, em produção e gestão de vídeo na Grass Valley. Esta é a mais emocionante, pois é algo que eu quis fazer duas vezes antes, mas era muito cedo, e a tecnologia ainda não estava avançada o suficiente para fazer isso acontecer. Agora é, finalmente, a hora certa.”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.