Panorama Audiovisual Ed.06 - Agosto de 2011

Page 10

News > TV Digital

MiniCom divulga Representantes do governo brasileiro estiveram em Angola e Botsuana para explicar as vantagens do sistema nipo-brasileiro de TV Digital (ISDB-T). O objetivo era demonstrar as possibilidades de cooperação que o Brasil oferece, como intercâmbio acadêmico e científico, além de capacitação técnica.

Q

uem representou o Ministério das Comunicações na viagem, foi o engenheiro Otávio Caixeta, analista de infraestrutura na Secretaria de Telecomunicações. Segundo ele, trata-se de uma chance de estreitar os laços com a África. “Estou otimista. A adoção do ISDB-T por esses países vai nos trazer grandes oportunidades de cooperação com nossos irmãos africanos”, disse. Otávio Caixeta destaca que o ISDB-T oferece diversas vantagens para os países que o adotam, como a possibilidade de se ter TV móvel sem investimentos adicionais, o que seria importante para os países africanos. Outra vantagem, segundo Otávio, é a possibilidade de explorar as potencialidades do Ginga – ferramenta desenvolvida no Brasil que garante a interatividade na TV Digital. Ele explica que o Ginga foi pensado para atender as necessidades dos países em desenvolvimento, possibilitando a criação de modelos de negócios adequados a diferentes realidades. Como a ferramenta é aberta e gratuita, é possível desenvolver conteúdos locais, inclusive

de caráter social, voltadas para as necessidades de cada país. “O Ginga é gratuito e representa um negócio local para os africanos. A adoção do ISDB-T também abre caminho para a cooperação em conteúdos com o Brasil, com quem a África tem uma relação muito mais similar do que com Europa, por exemplo”, ressalta Caixeta. Também fizeram parte da missão brasileira na África representantes da Casa Civil e do Ministério das Relações Exteriores. O padrão nipo-brasileiro já foi adotado oficialmente por 13 países: Brasil, Japão, Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Filipinas, Peru, Venezuela, Uruguai e Suriname.

Acordo com o Paraguai Brasil e Paraguai assinaram no dia 29 de Junho um memorando de entendimento na área de TV digital. Pelo acordo, o Brasil se compromete a dar assistência ao Paraguai em todos os aspectos ligados à implantação da nova tecnologia, incluindo capacitação técnica, cooperação entre universidades, assistência na elabora-

Página 8

8a25_news_revisada_2_final.indd 8

11/08/11 23:23

Adv11-N


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.