Page 1

Edição 46 | Ano 2 Fundado em 09/04/2009

Quinta-feira, 24 de junho de 2010

Carro da semana

Filmes em exibição

Tempo ◗ Sexta . . . . .Min 13ºc • Max 25º c ◗ Sábado . . .Min 13ºc • Max 26ºc Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

◗ Domingo .Min 12ºc • Max 25ºc A Volkswagen libera imagens do novo sedã Jetta, que chegará como modelo 2011 Acesse:

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Moviecom Tivoli Fonte: Clima Tempo

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Sta Bárbara d'Oeste • (19)3458-7448 ◗ Esquadrão Classe A ◗ Fúria de Titãs ◗ Plano B ◗ Príncipe da Pérsia - As Areias do Tempo ◗ Toy Story 3

Opinião

Com Chico Sardelli e Diego De Nadai unidos Americana só tem a ganhar Humberto Vieira Administrador do Clube Veteranos

www.avozdopovo.net Fone: (19) 9733-7070 • 9144-0511 • e-mail: jornaldopovo@terra.com.br


2 Acesse:

O caos no fechamento dos DPs Ao todo 5 cidades da região metropolitana de Campinas, estão no projeto de reengenharia da Polícia Civil. Americana, Sumaré, Santa Bárbara D´Oeste, Hortolândia e Piracicaba. A determinação foi feita pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, juntamente com o Deinter 9 e com isso vários Distritos Policiais estarão sendo desativados. O Jornal A Voz do Povo esteve conversando com diversos moradores das cidades de Americana, Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré e notamos uma população bastante atemorizada com a referida medida, no nosso entender bastante arbitrária da Secretaria de Segurança Pública, uma vez que sequer fizeram uma consulta junto a população, comunidade, autoridades e especialistas na área para melhor debater o tema. Justamente na hora que presenciamos, seja em manchetes da mídia ou a olho nu, uma marginalidade tomando conta de nossos bairros e de nossos municípios, agora temos uma infeliz atitude de fechar os Distritos Policiais e passar aos bandidos a mensagem de que estaremos mais desprotegidos do que já estamos, sem levar em consideração a dificuldade daqueles que precisavam registrar suas ocorrências num local mais próximo de sua casa e agora terão que se locomover sabe Deus a quantos quilômetros de distância. É triste observarmos ainda que na Região Metropolitana com cidades com tamanha força, somente o Prefeito Bacchim de Sumaré vem gritando aos quatro cantos contra o fechamento desses Distritos Policiais. Onde estão os demais Prefeitos que permanecem calados diante de mais um final triste para a segurança pública desse país e estado de São Paulo? Não é hora de todas as autoridades se unirem num momento como esse dizendo NÃO ao fechamento dos Distritos Policiais? Pois até aqui; sabe-se que a proposta da Secretaria de Segurança Pública não passa de projetos de utopia oferecendo ainda com mais força a insegurança a nossas famílias. O caos está preste a se instalar; depois não adianta "chorar o leite derramado"!

www.avozdopovo.net

❑ PROJETOS O prefeito Diego De Nadai recebeu, no dia 22/6, no auditório Villa Americana, no Paço Municipal, os moradores dos bairros Jardim das Flores, Lilases e Jardim dos Lírios. Com a reunião, o Executivo definiu as datas do programa Prefeitura e Comunidade em Ação, que será realizado de 30 de junho a 2 de julho nos três bairros, com organização da Secretaria de Governo e Ação Comunitária. "Gosto de reunir os moradores dos bairros onde a ação será realizada para poder entender as reais necessidades e podermos nos programar de acordo com as solicitações. O envolvimento de quatro secretarias fará mais um evento de sucesso em Americana", disse o prefeito. Diego reforçou também o compromisso na melhora do bairro. "Existem diversas ações que faremos nos bairros e, com o programa, teremos uma manutenção melhor, principalmente no que se refere ao descarte irregular de lixo e entulho nas ruas e terrenos do local". ❑ PROJETOS 2 O prefeito de Americana, Diego De Nadai, o secretário de Habitação, Wilson Gomes, e empresários da cidade lançaram nesta sexta-feira (18/6), no Gabinete do Prefeito, o empreendimento Condomínio Nova Praia, um investimento de quase R$ 25 milhões de reais. O empreendimento poderá ser beneficiado pelo Plano de Incentivos a Projetos Habitacionais Populares, vinculado ao "Programa Minha Casa, Minha Vida", criado pela lei nº 5000, de 30 de abril, de autoria do Poder Executivo. ❑ RR SOARES O Pastor RR Soares esteve ontem a noite no bairro Antonio Zanaga em Americana atraindo uma grande multidão. A iniciativa de trazer o missionário foi do Vereador Oswaldo Nogueira (DEM) que inclusive atraiu no evento muitos politicos em busca do voto do povo evangélico.

❑ MOVIMENTO GAY Já o Vereador Capitão Crivelari (PP) candidato a Deputado Federal já decidiu o movimento que vai continuar apoiando: os gays. Há quem diga que o apoio que o Vereador deu em Americana foi fundamental para mais um sucesso alcançado nos ônibus cedidos por Crivelari que levaram o movimento e simpatizantes a parada gay edição 2010 na capital paulista.

nal que liga AmericanaNova Odessa, pelo risco da recuperação da via não acontecer. Na reunião realizada em São Paulo, Samartin foi informado que a secretaria não tem condições de abrir licitação agora e foi orientado a devolver a estrada ao estado, concedida a título precário ao município, para que o DER faça manutenção com recurso próprio, porém, já foi avisado que o órgão está com falta de pessoal.

❑ CANDIDATO Agora ele é pra valer. O sindicalista Paulo César Cassin é candidato a Deputado Estadual pelo PSOL. Ele promete gastar muita sola de sapato para ser uma das grandes surpresas nessa eleição

❑ REGIONAL O Administrador da Regional do São Vito Adão Carvalho dos Santos é outro incansável da Administração do Prefeito Diego De Nadai (PSDB). É comum ver Adão mesmo fora de seu horário de expediente atendendo ou dando atenção a população, fazendo anotações diante das sugestões dadas pelos moradores e comerciantes. Adão não é muito chegado ficar sentado em sua sala, mas sim ir em loco verificando os problemas apresentados faça chuva ou faça sol.

❑ SUPLENTES Os vereadores Celso Zoppi (PT), Marco Antonio Alves Jorge - Kim (PDT) e Reinaldo Chiconi (PMDB) não participaram da Sessão Extraordinária nesta quarta-feira (23), já que participam da 4ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília (DF). Chiconi será substituído por Dr. Félix Roberto Martins (PHS), primeiro suplente da coligação PMDB/ PP/ PHS. Dr. Félix obteve 1.543 votos nas eleições de 2008 e assume pela quinta vez nessa legislatura. Para o lugar de Kim foi convocada Maria de Lourdes Salvador dos Santos Ginetti, a Lurdinha Ginetti (PDT), que assume pela terceira vez nesta legislatura e obteve 1.490 votos nas eleições de 2008. Moacir Romero(PT) - foto assume o lugar de Zoppi. Ex-presidente do Partido dos Trabalhadores de Americana, Romero obteve 1.110 votos nas eleições de 2008. ❑ DEVOLVE O prefeito de Nova Odessa Manoel Samartin (PDT) pode devolver ao estado a estrada vici-

❑ ARTISTAS DO VOTO Moacir Franco e Netinho de Paula (foto). Dois artistas de renome no cenário nacional e que devem explodir em votos nas próximas eleições. Os dois já estão de olho e bem articulados para a campanha a candidatos a Deputado Federal. ❑ CONFIRMADO E o Partido Verde definiu mesmo em convenção uma candidatura com chapa completa para essas eleições: Presidente da República, Governador, Senador, Deputados Estaduais e Federais. O nome de Chico Sardelli foi confirmado para disputar a reeleição como Dep. Estadual.


3 Acesse:

www.avozdopovo.net

Cidade

Parque Primavera tem rede finalizada e recebe ligações de esgoto

Nova Estação Elevatória de Esgoto vai garantir o saneamento do Jardim da Mata O Departamento de Água e Esgoto de Americana está concluindo a construção da Estação Elevatória de Esgoto - EEE do Jardim da Mata e da rede de esgoto do bairro. Até o mês de julho a obra, realizada com recursos, máquinas e pessoal do DAE, deverá ser entregue à população. Toda a rede foi implantada e as 415 ligações estão sendo terminadas. Ficarão faltando apenas aquelas que passarão junto às futuras galerias de águas pluviais. Essas ligações serão instaladas imediatamente após a canalização das águas de chuva.

Obras de esgoto no Parque Primavera

O

DAE Americana encerrou a construção do complemento do Coletor Tronco do Córrego Santa Elisa, que vai do Jardim Santa Elisa até o Parque Primavera, ligando este bairro à Estação Elevatória que recebe efluentes dos bairros Asta I, II, e III, e Residencial Praia dos Namorados. As fossas que existiam no bairro estão sendo

desativadas para dar lugar às novas ligações de esgoto, priorizando os imóveis já habitados. Para concluir a implantação da rede de esgoto - que havia sido iniciada há dois anos e foi retomada durante o mês de maio - também foi preciso remanejar um trecho já existente de rede, aumentando sua inclinação para facilitar a vazão do esgoto. Foram investidos no local cerca de R$ 245 mil.

Segundo o diretor geral do DAE, Rumoaldo José Kokol, ambas as obras possuem importância social e econômica para a cidade. "Interligar novas regiões à nossa rede de esgoto e oferecer melhores condições aos moradores significa trabalhar pelo progresso e pela cidadania. Nossa prioridade é cuidar dos cidadãos e do meio ambiente", concluiu Kokol.


4 Acesse:

www.avozdopovo.net

Política

“Minha ficha é a mais limpa do Brasil”, diz Maluf em convenção PP lançou deputado federal Celso Russomanno ao governo de São Paulo. Russomanno disse que sua candidatura é “recheio do sanduíche” "A minha ficha é a mais limpa do Brasil", afirmou. "É bom que se diga: sou elegível, sou candidato a deputado federal e não tenho nenhuma condenação que me impeça. Tenho 43 anos de ficha limpa de trabalho. Este é o fato." Maluf negou que os processos relacionados à compra de frangos e à Paulipetro sejam barreiras à sua candidatura. No primeiro caso, Maluf foi inocentado em primeira instância, mas condenado depois pelo Tribunal de Justiça de São Paulo pela compra supostamente superfaturada de frangos congelados quando era prefeito de São Paulo, em 1996. Ainda cabe recurso da condenação. No outro caso, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Maluf e outras cinco pessoas a ressarcir cerca de R$ 4,3 bilhões aos cofres públicos pelos prejuízos causados pela Paulipetro, empresa criada por ele quando foi governador de São Paulo, em 1979, para prospectar petróleo no estado, sem sucesso. Maluf negou ter comprado frango superfaturado. "Fui inocentado em primeira instância e o caso está agravado. É mentira". Em relação à Paulipetro, reiterou: "Não tenho condenação na Paulipetro. Aliás, a coisa mais divina que fiz na vida foi dizer que tinha petróleo no estado de São Paulo. Demorou 25 anos e a Petrobras descobriu o pré-sal na Bacia de Santos. Tem uma Arábia Saudita lá embaixo". Também presidente estadual do PP, o deputado afirmou que todos os postulantes da legenda não enfrentam problemas com a Justiça. "Todos os candidatos são gente de bem", disse. Sobre sua candidatura, afirmou: "Sou candidato e desejo que a população reconheça aqueles que trabalham por ela. A marca Maluf está por todo o estado e por toda a cidade e tenho muito orgulho disso."

Críticas ao PSDB Durante a convenção, Maluf e Russomanno desfilaram uma série de críti-

Celso Russomanno e Paulo Maluf na convenção do PP em São Paulo na segunda-feira (21)

cas ao governo do PSDB no estado de São Paulo, há 16 anos à frente do Palácio dos Bandeirantes, principalmente relacionadas à segurança pública, saúde, e valores dos pedágios nas rodovias estaduais. Questionado, Maluf disse não haver contradição nas críticas aos tucanos, com quem o PP pode se associar na eleição presidencial. O partido vinha sendo, inclusive, cotado para indicar o vice na chapa de José Serra. "Não existe crítica a governo nenhum. Existe crítica a fatos", disse. "No plano nacional, vamos ter a convenção no dia 30 de junho, quando o partido decidirá quem apoiará", acrescentou Maluf, sem revelar se prefere o apoio a Serra ou à candidata do PT, Dilma Rousseff. "Minha posição depois de 40 anos no par-

tido é obedecer a convenção. O que ela decidir será a minha decisão." Russomanno afirmou que o PP vai optar pela neutralidade, ao menos por enquanto. Quanto ao seu próprio vice, o deputado disse que o nome não está definido. "Ainda estamos conversando com PHS, PTC e PTB para decidir quem será o vice e os candidatos ao Senado. Se chegarmos a um bom entendimento com o PTB, Romeu Tuma será nosso candidato a senador", declarou. O candidato declarou que sua campanha será pautada pelo fortalecimento da saúde e da segurança pública e pela diminuição das tarifas dos pedágios. "Tenho 12% das intenções de voto sem nunca ter sido candidato a cargos majoritários. Isso mostra que esse trabalho de 20 anos em defesa do con-

sumidor surtiu algum efeito", considerou. Ele disse ainda que não teme enfrentar o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, e o do PT, Aloizio Mercadante, seus principais adversários na corrida ao Palácio dos Bandeirantes. "São dois candidatos fortes, um apoiado pela máquina estadual e outro pela federal. Estou no meio do sanduíche e o melhor do sanduíche é o recheio. Celso Russomanno é o novo, é o recheio, é o melhor para São Paulo". Ao lado do candidato pepista ao governo, Maluf sacou uma metáfora futebolística para descrever seu partido nessas eleições. "Quando entramos em campo, podemos não ter torcida. Ganhamos uma, perdemos outra, mas nunca deixamos de jogar." Fonte: G1


5 Acesse:

www.avozdopovo.net

OBRAS

UPJ segue com podas de árvores no Cordenonsi e São Vito

Prefeitura realiza manutenção de asfalto no Carioba

A

Podas realizadas nas praças na região do Cemitério da Saudade

A

Unidade de Parques e Jardins (UPJ), da Prefeitura de Americana, iniciou na última sexta-feira (18/6) a poda de árvores nas praças Fernando Costa e Lions Clube e na rua São Matheus, localizadas próximas ao Cemitério da Saudade, no bairro Cordenonsi. Segundo o técnico agrícola da unidade, Antônio Donizete de Paula, as duas praças e a rua receberam a poda de 48 árvores. "Realizamos as podas na sexta, no sábado e finalizamos hoje as duas praças. A rua do cemitério será finalizada até amanhã, terçafeira", disse. A ação foi realizada pela empresa Engemaia & Cia. A equipe de podas da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciou hoje as podas de cerca de 60 árvores localizadas no interior da Escola Estadual Professor Jonas Corrêa de Arruda Filho, localizada na rua João

Bernestein, 601, no bairro São Vito. O prazo estimado para finalização é quinta-feira, 24 de junho.

Destocamento Um trabalho inusitado para Americana é o destocamento dos troncos de árvores, que é um procedimento agrícola de limpeza do solo através da retirada dos tocos ou restos de árvores (queimadas ou cortadas). A empresa Engemaia & Cia realiza a operação desde o início de seu contrato com a prefeitura, no mês de maio. De Paula afirmou que o trabalho é inovador e a UPJ adota em todas as remoções. "É um procedimento que favorece toda a população de Americana pois, após a finalização da remoção de uma árvore, o tronco é removido e o trabalho é finalizado no mesmo dia", afirmou.

Prefeitura de Americana, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, iniciou no dia 21 a manutenção do asfalto na rua Projetada, localizada na entrada do Centro de Detenção Provisória, no bairro Carioba. Segundo o responsável pela obra, Claudemir Gonçalo Rodrigues, uma equipe da Unidade de Obras Públicas finalizará amanhã a manutenção. "Iniciamos hoje a retirada do borrachudo do asfalto e, amanhã, vamos pavimentar as duas áreas que recebem os reparos". A manutenção foi necessária devido ao grande movimento de carros no local. Ao todo, a unidade utilizará 20 toneladas de massa asfáltica para refazer o asfalto.

Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Esta construção é a segunda etapa das obras para que, em seguida, a pavimentação do bairro seja realizada pela Prefeitura de Americana. No total, a Sosu realizará a construção de 3.647 metros lineares de guias e sarjetas e, após a finalização desta etapa programada para 15 de julho, será feita a pavimentação de cerca de 16.180 m² de via.

Asta 3 Continua a implantação de guias e sarjetas do bairro Asta 3 Jardim Novo Paraíso - pela

Manutenção começou nas proximidades do Centro de Detenção Provisória


6 Acesse:

www.avozdopovo.net

Obras

Em visita, moradores da Praia Azul agradecem prefeito Diego pelo asfalto

O

prefeito de Americana, Diego De Nadai, acompanhado do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Biondo, e do secretário de Governo e Ação Comunitária, Douglas Trindade, visitou no último sábado (19/6) as obras de pavimentação do bairro Praia Azul . O objetivo da visita foi ouvir os moradores sobre o andamento da obra e apresentar os locais que receberão a pavimentação. Diversos moradores do bairro agradeceram Diego pelos investimentos na Praia Azul e pela tão esperada pavimentação total do bairro. O morador Jorge Machado comentou que mora há 40 anos no local e parabenizou o prefeito pela obra. "O Diego está de parabéns. Esta melhoria será excelente para todos nós e facilitará a conservação da limpeza das casas, carros e na valorização de nosso imóvel. Só tenho que agradecer pelo investimento na Praia", disse. Moradora da Praia Azul há dois anos, Daniela Menezes não acreditou quando soube da novidade. "Quando me mudei aqui, ouvi os vizinhos comentarem da pavimentação e não acreditei. Só agora, com a administração do Diego, estou vendo a concretização do asfalto. E hoje eu vejo o prefeito de Americana, na porta da minha casa, perguntando sobre a obra. Ele nos mostrou que é uma ótima pessoa e tenho certeza que tudo irá mudar quando o asfalto ficar pronto. Até a saúde do meu filho, que possui bronquite alérgica, agradece pelo fim da poeira". Diego confirmou o comprometimento

Secretário de Obras Flavio Biondo e Prefeito Diego De Nadai (PSDB): Visita a Praia Azul

da administração em ouvir os moradores e poder atender as solicitações. "Quero estar entre a população e ouvir as necessidades do dia a dia. O asfalto é uma conquista de todos. Estamos proporcionando qualidade de vida e mais infraestrutura básica para os moradores", disse. O secretário de Obras, Flávio Biondo, afirmou que a visita às obras do município será constante. "O prefeito e eu estaremos visitando as obras, vendo o seu andamento

e, principalmente, ouvindo a população. Aqui tivemos a oportunidade de ver a satisfação da população em conversar com o prefeito e passar o resultado positivo do investimento", afirmou. Os moradores que acompanharam o crescimento do bairro aprovam as obras realizadas pela administração. "Eu moro há 28 anos no bairro e acompanhei todo o crescimento daqui. Depois que o Diego entrou o nosso bairro está sendo valorizado.

E a interação e consideração que ele tem por nós é muito importante. Toda a população da Praia Azul precisava de um prefeito como ele", disse a moradora Magda Machado. Os bairros que recebem a pavimentação na Praia Azul são Loteamento Remanso Azul, Balneário Riviera, Recanto Azul e Recanto Vista Alegre. No total, o bairro receberá um investimento de R$ 3 milhões e 57.660,64m² de pavimentação.


7 Acesse:

www.avozdopovo.net

Capa

R$ 350 mil para melhorias no Teatro Municipal de Americana União de esforços entre Chico Sardelli e Diego De Nadai

Deputado Sardelli e o prefeito Diego: convênio traz recursos para melhorias no Municipal

P

or intermédio do trabalho do deputado estadual Chico Sardelli (PV), a Prefeitura de Americana está sendo beneficiada com recursos no valor de R$ 350 mil para reformas no Teatro Municipal "Lulu Benencase". O convênio para liberação da verba foi assinado segunda-feira à

tarde (21), em São Paulo, pelo prefeito Diego De Nadai e o deputado. Os recursos são destinados para modernização dos sistemas de som, iluminação e climatização. Com a assinatura do convênio, a Prefeitura de Americana já poderá abrir a licitação para aquisição dos equipa-

mentos e contratação da empresa que será responsável pela instalação. Como o projeto total está orçado em R$ 414,6 mil, a Prefeitura entrará com contrapartida de R$ 66,6 mil. "O prefeito Diego De Nadai nos solicitou a busca desses recursos para melhorar a estrutura ofereci-

da aos espetáculos apresentados na cidade. Fomos atendidos pelo governo, possibilitando mais esse benefício ao município", disse Sardelli. O prefeito Diego agradeceu a atuação do deputado em mais esse benefício para a cidade, atendendo uma necessidade na área da cultura.


8 Acesse:

www.avozdopovo.net

Câmara

Prioridade na marcação consultas na rede pública Foi aprovado, com emenda, por unanimidade o projeto de Lei nº 45/2010, de autoria do vereador Oswaldo Nogueira (DEM), que dispõe sobre a prioridade de marcação de consultas na Rede Municipal de Saúde. Segundo o parlamentar, o objetivo é regulamentar o procedimento de agendamento prioritário, já previsto no Estatuto do Idoso e Estatuto da Criança e do Adolescente, mas que muitas vezes não é respeitado. "Queremos instituir uma sistemática para esta prioridade. A morosidade do atendimento na rede pública é uma triste realidade. Mesmo com todos os esforços para que esse quadro seja revertido, o atendimento ainda é precário", afirmou.

Vereadores sugerem implantação de horário alternativo no Ciep Jaguari

Vereador Celso Zoppi (PT)

O

Vereador Oswaldo Nogueira (DEM)

s vereadores Celso Zoppi (PT) e Odair Dias (PV), membros da Comissão Permanente de Educação, Saúde, Promoção Social, Cultura, Esporte e Turismo, protocolaram na última terça-feira (22) requerimento em que solicitam informações e providências da Adminis+tração para a criação de período alternativo no CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) "Professora Maria Nilde Mascellani", no bairro Jaguari. O requerimento está acompanhado de um abaixo-assinado com mais de 817 assinaturas. No documento, os vereadores mencionam que moradores do bairro os procuraram para relatarem que os alunos que cursam do 6º ao

Vereador Odair Dias (PV)

9º ano no sistema de ciclos, deverão freqüentar a partir do ano de 2011, as escolas estaduais próximas ao bairro, pois o CIEP não oferecerá vagas para atender a demanda do próprio bairro. "Os alunos deverão percorrer longas distâncias para freqüentarem escolas estaduais dos bairros Vila Bertini e Cordenunsi, que são os bairros mais próximos", afirmam no documento. Os parlamentares relatam ainda, que segundo os moradores, o CIEP possui capacidade e estrutura para criação de um horário alternativo para atender a demanda. "Nesse sentido, a solução encontrada para acomodar a situação seria a criação de um período alternativo, entre as 16h e 20h30, para atender aos alunos

das 5ª às 8ª series (6º ao 9º anos no sistema de ciclos), como já existe nos CIEPs dos bairros Antonio Zanaga e São Jerônimo", sugerem. Na propositura, os vereadores questionam se é possível a criação de um período alternativo entre as 16h e 20h30 no CIEP do bairro Jaguari e se há previsão e quais providências já foram ou serão adotadas para a implementação no menor prazo possível. E, em caso de não ser possível a implementação, solicitam que a Administração apresente justificativas e alternativas estudadas para a resolução do problema apresentado. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores na próxima sessão ordinária (24).


9 Acesse:

www.avozdopovo.net

Perfil

DANIELA

✔ 1- Nome completo.

✔ 13- O Que mais voce gosta em ameri-

Daniela Botin Matarazo ✔ 2- Profissão: Comerciante ✔ 3- Se tivesse escolhido outra profissão qual seria? Arquiteta ✔ 4- Na área em que você atua quem é fera? Meu pai ✔ 5- Um lugar que você conheceu e não esquece. Bariloche - Argentina ✔ 6- Qual lugar ainda quer conhecer? Veneza ✔ 7- Um momento inesquecivel. Meu casamento e o nascimento do meu filho ✔ 8- Uma grande decepção Na minha vida só tenho alegrias ✔ 9- De quem você gostaria de apertar a mão? Meu sogro ✔ 10- Qual sonho ainda pretende realizar? Sou realizada, não tenho sonhos a realizar. ✔ 11- Qual sua maior qualidade? Companheirismo ✔ 12- Seu maior defeito? Ansiedade

cana? Da tranqüilidade ✔ 14- O Que falta em americana? Mais saúde ✔ 15- Que tipo de musica você gosta? Sou eclética, gosto de uma boa música ✔ 16- E o seu prato preferido. Massas ✔ 17- O que gostaria de pedir ao prefeito da cidade? Que continue honrando os compromissos com os seus eleitores. ✔ 18- O que você não suporta nas pessoas? Falsidade ✔ 19- Uma qualidade que você admira nas pessoas? Honestidade ✔ 20- O que você não consegue ficar sem? Meu marido e meu filho ✔ 21- Que time torce? São Paulo ✔ 22- Escreva uma frase ou pensamento que gosta? O amor é benigno, é paciente, não se recente do mal. Tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba!

Ingredientes • 300 g de espaguete integral fininho (pode utilizar o normal) • 1 colher bem cheia de margarina light sem sal • 1 dente de alho picado bem miudinho • 1 cebola média picada • 2 abobrinhas pequenas picadas • 7 azeitonas picadas • 1 cenoura pequena ralada • 600 g de carne de sobrecoxa de frango cortada em cubinhos • 2 cubinhos de caldo de frango, se encontrar o com azeite de oliva fica mais saboroso. • 1 cubinho de caldo de tomate, caso não encontre esse caldo utilize 3 cubos de caldo de frango e uma colher de sopa de colorau. • 7 tomates médios picados, se desejar tire a pele. • pimenta-do-reino a gosto • louro em pó a gosto

Dicas de maquiagem para o Inverno Com a chegada do inverno teremos cores fortes, como o vermelho, laranja, dourado, preto, chocolate e violeta dando vida e esquentando o visual. Os batons terão cores intensas e vibrantes, como groselha, vinho, rosa, chocolate, marrom, vermelho e violeta e suas variações. O gloss devera continuar presente trazendo cor aos lábios durante o dia. Já os olhos ganharão tons beges para proporcionar equilíbrio. Em relação as sombras, estas terão cores neutras como marrom, cinza, grafite, preto, perolado, areia e nude. Só que se a maquiagem dos lábios for suave, os olhos podem ser destacados com tonalidades metálicas e cintilantes, como verde, violeta e azul. O preto traz sensualidade e glamour ao look. Para as sobrancelhas, estas serão bem marcadas e o blush para manter o estilo saudável ganham novos tons, o vinho e avermelhados. Mas o rosado e bege queimado continuarão na moda.

• 1 colher de chá de orégano • 250 ml de água Modo de Preparo Cozinhe o espaguete al dente. Cozinhe também al dente, de preferência no vapor, a abobrinha e reserve. Coloque numa panela grande, a margarina. Deixe derreter e acrescente a cebola, deixe dar uma douradinha e coloque o alho. Acrescente o frango e deixe dourar. Pique os cubinhos de caldo sobre o frango, mexa. Coloque os tomates, a pimenta - do - reino, o louro e a cenoura ralada. Cozinhe por aproximadamente 10 minutos. Acrescente a água e o orégano, deixe ferver em fogo médio até dar uma encorpada. Então coloque a abobrinha, as azeitonas e em seguida o macarrão. Mexa bem. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Desligue e sirva em seguida.


10 Acesse:

www.avozdopovo.net


Acesse:

www.avozdopovo.net

11

Ligue os pontos

Sudoku

Caça Palavra

Desenho para colorir:

Nomes de Alimentos Escritos em Inglês

✔ Pepper ✔ Pineaple ✔ Potato ✔ Raspberries ✔ Rice

✔ Salt ✔ Soda ✔ Strawberries ✔ Sugar ✔ Tangerine

✔ Tea ✔ Tomato ✔ Vegetables ✔ Water ✔ Watermelon


A Voz do Povo  

A Voz do Povo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you