Voz das Águas 8

Page 3

MUNDO

Programa Agenda Água na Escola é considerado “Solução para Água” no 6° Fórum Mundial na França

O

Programa Agenda Água na Escola - Mobilização Social e Educação Ambiental para Gestão das Águas do Estado do Rio de Janeiro - desenvolvido pelo Grupo de Educação para o Meio Ambiente (GEMA) foi considerado como uma das Soluções para Água (Solutions for Water) pelo 6 º Fórum Mundial da Água. Solutions for Water é uma plataforma on line lançada no 6 º Fórum Mundial da Água, realizado em março, em Marselha, na França, que apresentou soluções relacionadas a problemas de água em todo o mundo. O principal objetivo da plataforma é se tornar um centro de conhecimento das soluções concretas para o dilema da água. Além disso, que seja um site de rede social, voltado para pessoas, instituições, organizações, empresas e ONGs. Com foco na gestão integrada dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro, o Programa Agenda Água na Escola teve uma atuação pioneira nos municípios de Arraial do Cabo, Araruama, Armação dos Búzios e Cabo Frio. O objetivo é a formação de jovens gestores ambientais para o monitoramento da qualidade da água e controle da ocupação da faixa marginal permanente de rios e lagoas. Revelando-se um eficaz instrumento de mobilização social, gestão integrada dos recursos hídricos e conservação ambiental, o programa atingiu diversas escolas da rede pública, municipal e estadual nos municípios. Na primeira fase, o programa capacitou agentes multiplicadores, trabalhando especificamente as questões relativas ao ciclo da água, os resíduos sólidos e os espaços de gestão. Sensibilizando professores e alunos, o Agenda

Água na Escola desenvolveu de forma participativa um diagnóstico socioambiental, promoveu a coleta da água, elaborou relatórios e organizou dados do monitoramento da qualidade da água. A partir daí, construiu uma agenda de prioridades, com propostas de ações nos pontos monitorados. O programa realizou também eventos culturais, para divulgação de dados e pactuação da Agenda Água. E, finalmente, preparou um seminário de avaliação. Recentemente, em Casimiro de Abreu, o Programa Agenda Água nas Escolas contou com o apoio do Fórum da Agenda 21, para ações que envolveram estudantes da Escola Estadual Mataruna, de maio a dezembro de 2011. Nos encontros, os alunos aprenderam sobre reflorestamento, plantaram mudas e visitaram a Escola da Mata Atlântica, no Distrito de Aldeia Velha, em Silva Jardim.

Capacitação de jovens para o monitoramento da qualidade da água

Março/Abril 2012

Nas reuniões, os jovens pesquisaram sobre a hidrografia local, realizaram biomapas e desenvolveram uma agenda de propostas sustentáveis, entre elas a mudança de hábitos relacionados a saneamento e à gestão de recursos naturais. O Programa Agenda Água na Escola é desenvolvido em parceria com o Consórcio Intermunicipal Lagos São João e Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João.

Agenda 21 Casimiro de Abreu

O Agenda Água na Escola com membros do Fórum da Agenda 21 de Casimiro de Abreu em ação integrada

6° Fórum Mundial da Água realizou-se em Marselha

O

6º Fórum Mundial da Água, maior evento global sobre o tema, ocorreu de 12 a 17 de março em Marselha, na França. Cerca de 20 mil pessoas de 140 países reuniram-se em torno da busca de soluções para os principais desafios que envolvem a água, uma das prioridades da agenda internacional. Organizado pela Seção Brasil do Conselho Mundial da Água, a participação brasileira ocorreu em 2 frentes: nas mais de 100 sessões oficiais do Fórum e nas atividades do Pavilhão Brasil, organizado por mais de 40 instituições. A delegação brasileira foi chefiada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Vários representantes dos Comitês de Bacia do Brasil estiveram presentes. Representantes de todos os Comitês de Bacia do Rio de Janeiro também foram a Marselha, além de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), entre eles a presidente Marilene Ramos, o subsecretário Luiz Firmino, o superintendente regional Túlio Vagner e a diretora de PSA (Pagamento de Serviços Ambientais) Fátima Casarim e outros. Do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) foi o secretário executivo Jaime Azulay, que fez uma apresentação do programa de reuso da água da CEDAE e Mário Flávio Moreira, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ).

Jaime Azulay, secretário executivo do CBHLSJ, Marilene Ramos, presidente do INEA e Luiz Firmino, subsecretário executivo da SEA

Voz das Águas

3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.