Page 54

PERSONA ∙ LUCAS BARBOSA

INTÉRPRETE DE SONHOS

Q

uando Lucas começou a rabiscar casas em folhas brancas, nem sequer sabia que um dia viria a ser arquiteto. As moradas que habitavam seu imaginário na infância nada tinham de elementares e já sinalizavam um futuro promissor. Natural de Campos dos Goytacazes (RJ), este arquiteto de apenas 27 anos já é uma referência da arquitetura em sua cidade natal e outros municípios, como Búzios, Macaé, Itaperuna e Rio das Ostras. Formado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), Lucas decidiu empreender cedo e desde 2012 comanda a equipe do Studio Lucca, onde trabalha em parceria com a Criare Móveis Planejados. "Um bom projeto é aquele que entrega, além de beleza e funcionalidade, a materialização do sonho do cliente.”

CONHECIMENTO E CRIATIVIDADE Com trabalhos assinados em diversas regiões do Brasil e com o Studio Lucca prosperando mesmo em meio aos solavancos da economia, Lucas é frequentemente convidado a ministrar cursos, palestras e oficinas.

54 PERSONA_01.indd 54

A demanda se tornou tão intensa que ele acabou criando a Spot, empresa que gerencia sua participação em eventos não só de arquitetura como também de empreendedorismo e motivação profissional. “O Studio Lucca está sempre de portas abertas a estudantes de arquitetura com vontade de aprender. Entendo que conhecimento é algo que devemos compartilhar.” Seu tom idealista se traduz em algumas de suas referências, entre elas Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi, expoentes do modernismo brasileiro. Embora fã confesso da escola modernista, o fluminense reconhece a importância de uma arquitetura menos datada. “Um projeto que se propõe ser atemporal deve considerar primeiro a funcionalidade para depois atender aos requisitos estéticos. Este é o princípio que norteia meu trabalho e a partir disso busco inovar”, conta ele, que atribui às suas primeiras experiências profissionais o seu repertório criativo. “Quando comecei, precisava fazer muito com pouco dinheiro, e essa vivência me ensinou que a criatividade não depende de orçamento”, finaliza.

© Igor Gomes

O IDEALISTA E INQUIETO LUCAS BARBOSA, PARCEIRO DA CRIARE CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ), ACREDITA QUE A MISSÃO DA ARQUITETURA É MATERIALIZAR SONHOS.

REVISTA CRIARE 25

26/03/2019 17:07

Profile for VoxPress

Revista Criare ed25  

Revista Criare ed25  

Advertisement