Issuu on Google+

ProvĂŠrbios sobre galinhas e galos


1-A galinha da vizinha, é mais gorda do que a minha. 2-A galinha da vizinha, é sempre melhor do que a minha. 3-A galinha de Janeiro vai pôr com a mãe ao poleiro. 4-A mulher e a galinha, com o Sol recolhida. 5-A mulher e a galinha são bichos interesseiros: a galinha pelo milho e a mulher pelo dinheiro. 6-À mulher e à galinha, torcer-lhe o pescoço para a fazer boa.


7-Aldeã é a galinha e vai à mesa da rainha. 8-Aonde a galinha tem os olhos tem os ovos. 9-Aonde canta o galo não canta a galinha. 10-Bago a bago enche a galinha o papo. 11-Branco é, galinha o põe. 12-Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal aos doentes. 13-Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.


14-Comprar galinha gorda por pouco dinheiro. 15-Conselho de raposa, morte de galinha. 16-Contar com ovo no cu da galinha. 17-Cuidados de caldos de galinhas nunca fizeram mal a ninguĂŠm. 18-Da galinha a preta, da pata a parda, da mulher a sarda. 19-Da garganta para baixo, tanto sabe a galinha como a sardinha. 20-De galinha, a pata; de pata, parda.


21-De galinhas e más fadas não se enchem as casas. 22-Deitar-se com as galinhas. 23-Doze galinhas e um galo comem como um cavalo. 24-É a rainha a galinha que põe os ovos na vindima. 25-Em casa não tens sardinha, na alheia pedes galinha. 26-Em tua casa não tens sardinha e na alheia pedes galinha. 27-Focinho de porco e galinha de bico, nunca fizeram o homem rico.


28-Fraca 辿 a galinha que n達o esgravata para ela. 29-Furtar rodilha.

galinha

e

apregoar

30-Galinha cega de vez quando apanha um gr達o.

em

31-Galinha de campo n達o quer capoeira. 32-Galinha de casa mais come do que vale. 33-Galinha de Celorico planta os ovos pelo bico. 34-Galinha de eira quer capoeira.


35-Galinha de Janeiro enche o poleiro. 36-Galinha do mato não quer capoeira. 37-Galinha dos ovos de ouro. 38-Galinha e mulher não se deixam passear. 39-Galinha e pêro tudo é um. 40-Galinha gorda choca está ela.

a

soldado,

41-Galinha gorda não precisa de tempero. 42-Galinha gorda por pouco dinheiro não há no poleiro.


43-Galinha pedrês não a comas, não a vendas, não a dês. 44-Galinha pedrês, vale por três. 45-Galinha pinta, ovos trinta. 46-Galinha preta põe ovo branco. 47-Galinha que canta de galo, põe o dono a cavalo. 48-Galinha que canta, faca na garganta. 49-Galinha que canta quer galo. 50-Galinha que canta, quer pôr. 51-Galinha que como galo canta anuncia a morte do dono.


52-Galinha que em casa fica, sempre depenica. 53-Galinha cobiça.

rica

tudo

que

54-Galinha velha faz boa cozinha. 55-Galinha velha faz bom caldo. 56-Galinhas de São João pelo Natal poedeiras são. 57-Grão a grão, enche a galinha o papo. 58-Isso foi quando as galinhas tinham dentes.


59-Luar de Janeiro faz sair a galinha do poleiro, lá em Fevereiro que leva a galinha e o carneiro. 60-Mais vale pedaço de pão com amor que galinha com dor. 61-Mais vale um ovo hoje que uma galinha amanhã. 62-Mulher pariu, quer galinha. 63-Mulher que assobia e galinha que canta, nunca têm bom fim. 64-Não contes com o ovo no cu da galinha.


65-Não cries galinha onde a raposa mora, nem creias em mulher que chora. 66-Não há galinha gorda por pouco dinheiro. 67-Não ponhas todos os ovos debaixo da mesma galinha. 68-Nem sempre galinha, nem sempre sardinha. 69-No princípio as criadas até os pés das galinhas lavam. 70-O galo nica e a galinha pica. 71-O galo nica e a galinha recolhe.


72-O ovo de hoje vale mais que a galinha de amanhã. 73-Onde canta galo não canta galinha. 74-Pé de galinha não mata pinto. 75-Pede-se dizer tudo dos ladrões de galinhas, menos que são ambiciosos. 76-Prudência de caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. 77-Quando ao pobre se dá galinha, ou está doente o pobre ou a galinha.


78-Quando as galinhas tiverem dentes. 79-Quando o galo canta, galinha está por perto.

a

80-Quando mais me dá a minha galinha amarelo, mais eu quero por ela. 81-Quem não tem que fazer, compra galinhas e torna-as a vender. 82-Quem vende sardinha, come galinha. 83-Rainha é a galinha que põe ovos na vindima.


84-Raposa que apanha galinhas.

dorme

não

85-Ruim é a galinha que para si não esgravata. 86-Sardinheiro vende a sardinha e come galinha. 87-Se o vilão soubesse o sabor da galinha em Janeiro, não deixaria nenhuma no poleiro. 88-Sempre a galinha puxa para onde lhe estão os ovos. 89-Uma galinha sustenta dez pintos mas dez pintos não sustentam uma galinha.


90-Vale mais uma sardinha com paz do que uma galinha com guerra. 91-Vinte galinhas e um galo comem tanto como um cavalo. 92-Viva a galinha com a sua pevide. JoĂŁo, Paulo e RĂşben,7ÂşE, Escola EB 2,3 Dr. Carlos Pinto Ferreira


Proverbios