__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

“O Vôo supersónico da galinha de Claúdio Fragata Editora Record 2005

FICHA DE TRABALHO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Ano lectivo 2008/2009 Ciências da Natureza

Ano lectivo 2008/2009


FICHA DE TRABALHO

Com os conhecimentos que adquiriste nas aulas de Ciências da Natureza durante os 5º e 6º anos, sobre os animais, és capaz de responder às questões da Ficha de Trabalho sobre a Galinha Galatéia. Para te ajudar, tens no quadro seguinte, todas as palavras de que necessitas, para completar correctamente as expressões.

Proventrículo Granívoras Casca Moela Ovípara Nutrientes

Parada Nupcial

Dimorfismo sexual

Moela

Trituradas

Armazenadas

Interna Temperatura

Impermeáveis

Papo Sexuada Ciências da Natureza

Proventrículo Ano lectivo 2008/2009


A galinha

“Disseram à Galatéia que na Lua morava um galo lindo-maravilhoso. Ninguém acreditava nessa história, mas a Galatéia acreditou e foi a correr fazer a mala, para ir à Lua. Na mala, o espaço que sobrou, encheu de grãos de milho para comer durante a viagem.” (pág. 6 - adaptado)

1. As aves que que se alimentam de grãos, designam-se 2. O seu sistema digestivo é muito curioso. composto dividido em duas partes, o

___________________.

A Galatéia tem um estômago ______________________ e a

______________________.

“Durante a viagem, a certa altura os astraunautas sentiram fome, então, tiraram de dentro duma caixinha uma pílula de comida. Nessa altura o foguetão deu um tranco e a pílula saltou para pertinho do bico da Galatéia. Bastou uma bela bicada e a pílula foi para o papo. A Galatéia passou a viagem de papo cheio.” (págs. 24 e 27 - adaptado) Ciências da Natureza

Ano lectivo 2008/2009


3. Quando a Galatéia engole as pílulas, acumula-as no _________________ onde são _________________________. - Depois passam pelo ______________________ onde

sofrem a acção dos

sucos digestivos. - Seguem depois para a _________________ onde são ____________________ com a ajuda de pequenas pedrinhas e areias que engole.

“ Na Lua a Galatéia andou e andou. Acabou por chegar à conclusão que o Galo da Lua não existia. Na viagem de volta sentia-se mais cómoda. O seu lugarzinho parecia mais macio e fofinho. Quando se virou para ver melhor, viu... o Galo da Lua!” (págs. 28 e 30 - adaptado)

4. As penas são o tipo de revestimento das aves. Estas são revestidas de uma película de gordura que as torna ________________________ à água e são uma

barreira

às

perdas

de

calor,

contribuindo

para

manter

a

_____________________do corpo.

Ciências da Natureza

Ano lectivo 2008/2009


“O Galo da Lua foi para o quintal onde Galatéia morava. Era um galo lindo, de peito estufado, branco como o luar e estava empoleirado numa flecha de ferro.” (págs. 30 e 32 - adaptado)

5. Quando é possível distinguir o macho da fêmea, por exemplo, pela cor da plumagem, dizemos que há _______________________________________________. 6. O Galo da Lua, utiliza a sua plumagem colorida para atrair a Galatéia na época de acasalamento. Este comportamento designa-se _____________________. “Frederico pediu que Deco prestasse atenção. Nessa altura, a galinha do vizinho ajeitou-se no ninho. Sabes quem é o pai dos ovos que a Galatéia está chocando? O Galo da Lua.” (pág. 4 - adaptado)

7. O tipo de reprodução entre o Galo da Lua e a Galatéia é ______________, porque envolve dois seres da mesma espécie, um macho e uma fêmea. 8. A fecundação, dá-se dentro do corpo da fêmea, ou seja, é ___________. 9. Os novos seres desenvolvem-se dentro de ovos, fora do corpo materno. Podemos então dizer que a Galatéia é _______________________________________.

Ciências da Natureza

Ano lectivo 2008/2009


“A Galatéia põe ovos muito amarelinhos.” (pág. 4 - adaptado)

10. Para os novos seres se desenvolverem dentro dos ovos, necessitam de

__________________, que

existentes

dentro

do

ovo

recebem através das substâncias de reserva e

de

oxigénio,

que

recebem

através

da

____________________ do ovo, que é muito porosa.

Bom Trabalho! Ciências da Natureza

Ano lectivo 2008/2009

Profile for Voo Supersonico

Galinha Galateia  

Ficha de trabalho de CN

Galinha Galateia  

Ficha de trabalho de CN

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded