Issuu on Google+

Dezembro/2013

Prezado Associado, Mais um ano chega ao fim e com ele surgem as reflexões sobre as conquistas obtidas, as lutas, os esforços empreendidos para alcançar nosso principal objetivo, que é a melhoria da qualidade de vida dos nossos associados, moradores dos Jardins. A mudança da gestão municipal foi um desafio para a AME JARDINS. Tivemos que estabelecer novos contatos, novas parcerias, novos diálogos para que nossos bairros mantivessem a qualidade dos serviços públicos, como conservação de vias, eficácia na iluminação, manutenção das áreas verdes, entre tantos outros. Fomos recebidos pelos secretários municipais de Serviços, Simão Pedro Chiovetti, Relações Governamentais, João Antonio da Silva Filho, Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, e Segurança Urbana, Roberto Porto, além de encontros mais frequentes com o Subprefeito de Pinheiros, Angelo Salvador Filardo Junior, gestor direto de nossa região. Enfrentamos algumas dificuldades no contato com alguns setores da Prefeitura. Contestamos algumas ações que, por política da atual gestão municipal, prejudicaram os Jardins, como a descontinuidade de alguns serviços, entre os quais a retirada de agentes de trânsito, que dificultou bastante o fluxo na região. Levamos adiante o projeto de estudo das árvores, cujo laudo final do IPT foi entregue em novembro de 2012 para a Prefeitura. Desde janeiro de 2013, o poder público municipal iniciou o trabalho de remoção de 333 árvores mortas, com risco de queda, e substituição por espécies mais jovens e adequadas à atual configuração dos Jardins. Esse é um projeto pioneiro, que tem por objetivo evitar riscos à integridade física dos moradores e eventuais prejuízos patrimoniais decorrentes da queda de árvores, uma constante na região há anos. Além disso, com o estudo capitaneado pela AME JARDINS, será possível que a Prefeitura realize um plano de manutenção das árvores do perímetro de atuação da entidade. A AME JARDINS também avançou na questão de conservação das áreas verdes. Além das praças Gastão Vidigal e Guilherme Kawall, mantidas pela entidade, a Morungaba está em reforma, fruto de nossa parceria com o vereador Floriano Pesaro (autor da emenda parlamentar) e a Subprefeitura de Pinheiros. Com apoio dos moradores, associando-se à entidade, nossa expectativa é de firmar novo Termo de Cooperação com a Prefeitura para manutenção diária da praça. Outra conquista foi a retomada da Operação Delegada na região da Avenida Brigadeiro Faria Lima, uma ação da Polícia Militar em parceria com a Prefeitura focada no combate ao comércio irregular, mas que contribui, forte e eficazmente, para a segurança dos pedestres. Durante algumas semanas, entre os meses de abril e maio, essa importante ação foi desarticulada, praticamente extinta em nossa região. Procuramos o Secretário Municipal de Segurança Urbana, que atendeu nosso apelo e retomou a operação com efetivo completo.


Dezembro/2013

Dentre tantas outras ações sobre acessibilidade e conservação de calçadas, fiscalização de uso irregular do solo, zeladoria urbana, assistência social e moradores em situação de rua, o que mais demandou esforços em 2013 foram as discussões do novo Plano Diretor Estratégico (PDE) e o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A AME JARDINS posicionou-se firmemente sobre esses dois temas. No caso do IPTU, firmamo-nos como uma voz em defesa dos bairros Jardins e da cidade que repudia esta verdadeira extorsão tributária imposta pelo aumento. Além da pressão exercida perante vereadores na votação da matéria, a entidade apoiou a FIESP, ACSP e FECOMERCIO na Ação Direta de Inconstitucionalidade que, por enquanto, liminarmente, suspendeu a lei aprovada pela Câmara Municipal. No caso do PDE, a nossa associação mobilizou mais de 25 outras entidades de vários bairros de São Paulo, sempre com objetivo de preservar, de proteger as poucas zonas estritamente residenciais da cidade, entre elas, os Jardins, pulmão verde paulistano. A votação do PDE será em 2014 e vamos permanecer atuantes nesses próximos passos de reorganização da cidade. Essas duas grandes lutas de 2013, portanto, ainda não chegaram ao final. Em 2014 precisaremos ainda mais do seu apoio para que, juntos, possamos estar mais próximos para seguirmos na luta por uma cidade justa e igualitária para seus cidadãos. Tenham todos um final de 2013 com muita luz e um novo ano repleto de paz e realizações! Aproveitamos esta mensagem para informar que a associação estará em recesso entre os dias 23 de dezembro de 2013 e 03 de janeiro de 2014. Contatos podem ser feitos pelo email amejardins@amejardins.com.br

Julio Serson Presidente – AME JARDINS

Conselho AME JARDINS: Andrea Matarazzo, Carlos Jereissati Filho, Daniel Feffer, Fabio Ermírio de Moraes, Fernando Dhelomme, Fernando José da Costa, Gustavo Jobim, JeanMarc Etlin, João Doria Jr., João Maradei Jr., João Paulo Diniz, Jorge E. P. Levy, Jorge Yunes, Julio Serson, Luiz Lara, Marcelo Cunha, Marcello Serpa, Marcos Arbaitman, Raul Doria e Washington Umberto Cinel.


Carta05 12 final de ano