Page 1

VO'ARTE

www.voarte.com

Rua São Domingos à Lapa, 8N | 1200-835 Lisboa | Portugal Telm: +351 91 993 97 40 | Telm: +351 91 404 04 71 Tel: +351 21 393 24 10 | Fax: +351 21 393 24 15 voarte@voarte.com Direcção Artística Ana Rita Barata e Pedro Sena Nunes Produção Clara Antunes Comunicação Bruno Reis

A Associação Vo’Arte nasceu da vontade de produzir, promover e valorizar a criação contemporânea, através do cruzamento de linguagens artísticas e do desenvolvimento de projectos nacionais e internacionais. Com 15 anos de actividades artísticas, pedagógicas e sociais nas áreas da criação, programação, formação e inclusão, a Vo’Arte acredita na cultura artística e continua a promover artistas consagrados e criadores emergentes, a criar novos espectáculos, performances, exposições, instalações, filmes, seminários e propostas de programação cultural transdisciplinar. A Vo’Arte incentiva o diálogo criativo; fomenta as relações entre arte e comunidade; contribui para o alargamento e formação de novos públicos; impulsiona a descentralização, a internacionalização e o intercâmbio entre projectos artísticos. Apresentou criações na área da dança contemporânea/performance e cinema, destacando transversalmente a formação, em Capitais Europeias da Cultura (Guimarães 2012, Porto 2001), Capitais Nacionais da Cultura (Coimbra 2003, Faro 2005), Exposições Mundiais (Saragoça 2008 e Expo 98), e em Campeonatos Desportivos (Mundial de Boccia 2010 e Campeonato Europeu de Futebol de 2004).


FESTvoarte \

Reúne os cinco Festivais que a Vo’Arte programa, produz e divulga anualmente:

Lugar à Dança – Festival Internacional em Paisagens Urbanas (membro da Rede Internacional CQD – Cidades que Dançam) \ 15 edições Coimbra Dança \ 5 edições Arte NonStop – Mostra Internacional \ 5 edições InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias \ 3 edições InArte – Encontros Internacionais de Inclusão pela Arte \ 2 edições

São Festivais com diferentes conceitos, parceiros, objectivos e linguagens, que promovem disciplinas tão diversas como a dança, cinema, teatro, música, artes visuais e cruzamentos criativos. Transversal a todos é a preocupação com a formação e desenvolvimento de públicos, a projecção de jovens criadores e a tónica no diálogo aberto entre todos.

bailarinos profissionais. Passa pela implementação de workshops, a criação de três espectáculos de dança e três documentários, bem como de seminários internacionais e assenta numa sólida base científica: o método de consciência corporal para deficientes visuais que a coreógrafa norueguesa Kjersti Engebrigtsen tem vindo a desenvolver ao longo da sua experiência académica e profissional desde 1987.

DIFvoarte \

Plataforma de difusão que incentiva a criação contemporânea pluridisciplinar e promove a difusão nacional e internacional de criadores independentes. Garante o acompanhamento específico e individual de cada projecto artístico, ao nível da produção de materiais gráficos e videográficos para promoção, consultadoria e captação de recursos logísticos e financeiros. Nos últimos 15 anos foram apoiados, entre outros, António Tavares, Jean Paul Buccchieri, Vasco Martins, Hélio Santos, Moovlab, Yola Pinto, Cláudia Nóvoa, Radar 360º e MãoSimMão.

PRODvoarte \

Representa as produções e as actividades residentes da Vo’Arte. Divide-se em três grandes campos:

Projectos transdisciplinares (com predominância para as disciplinas da dança/ /performance, do vídeo e da fotografia e expressões intersticiais) que a Vo’Arte desenvolve em colaboração com artistas convidados. Reforça-se nesta área o trabalho com a comunidade, numa perspectiva que explora diversos temas, sensibilidades e disciplinas. Por exemplo: Devaneios Flutuantes (Teatro Taborda, 2001), Sarva (CoimbraDança, 2003), Cidade Nua (TAGV, 2004), Da Pele à Pedra (Minas da Panasqueira, 2005), Arquivar (Festival Circular, 2005), Corpo Todo (Casa da Música, 2007), Ícaro (Casa da Música, 2009) ou Emergência (Casa Pia, 2010). CiM - Companhia Integrada Multidisciplinar. Companhia de dança contemporânea com direcção artística de Ana Rita Barata (coreografia) e Pedro Sena Nunes (vídeo e dramaturgia), produção e direcção executiva de António Barata e Célia Carmona e colaboração de outros criadores. Criada em 2007 numa parceria entre a Vo’Arte e a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, a CiM integra integra intérpretes, bailarinos e actores com e sem necessidades especiais. Promovendo uma abordagem inclusiva da criação artística através da dança, imagem e som e desenvolve um trabalho focado nas particularidades do movimento e expressividade de cada intérprete. Tem 11 obras em repertório, entre espectáculos de palco, rua, performances, exposições e instalações. Já apresentou o seu trabalho em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Brasil e E.U.A., com a participação de mais de 43.000 pessoas. Fragile - projecto europeu de dança com cegos e bailarinos que a Vo’Arte desenvolve entre 2011 e 2013 em parceria com coreógrafos da Baerum Kulturhus (Noruega) e Universidade de Talin (Estónia). Visa a integração de pessoas cegas e com baixa visão nas artes performativas e a pesquisa de novos métodos de trabalho para

CINEvoarte \

Plataforma de criação, produção, difusão e programação de cinema associada à visão e à obra do realizador e produtor Pedro Sena Nunes. Promove os géneros documentário, ficção, experimental, vídeo-dança, vídeo-arte, vídeo-clip e instalação. Visa a criação de projectos inovadores e parcerias que, através da linguagem cinematográfica, ofereçam novos olhares sobre os mais variados territórios, fomentando a investigação e desenvolvimento de projectos que integrem imagem, vídeo ou cinema.

Com presença em festivais nacionais e internacionais, os filmes produzidos pela Vo’Arte, têm recebido vários prémios ao longo dos anos. Engloba ainda a área da formação (workshops e masterclasses de introdução ao vídeo, linguagem cinematográfica, cinema documental e experimental), programação (secção Olhares Frontais dos Encontros de Viana – Cinema e Vídeo, Mostras de cinema para festivais, espaços e eventos culturais), projectos sociais e co-produções de cinema.

LABSvoarte \

Laboratório de investigação e formação transdisciplinar, traduzido na promoção de residências artísticas, ensaios abertos, apresentações informais, workshops e cooperação com escolas dos vários níveis de ensino. Criado para responder à necessidade de partilhar processos de criação e de comunicar e divulgar as várias manifestações artísticas contemporâneas. LABSvoarte tem maior expressão no projecto SOUDOS - Espaço Rural de Artes, espaço alternativo de experimentação e acolhimento de criadores nacionais e internacionais para residências artísticas, no concelho de Torres Novas, aberto à partilha de reflexões em torno da arte, com especial enfoque nas artes performativas e audiovisuais.

Vo'Arte  

Documento descritivo dos eixos de actividades prosseguidos pela Associação Vo'Arte, dirigida por Ana Rita Barata (coreógrafa) e Pedro Sena N...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you