Issuu on Google+


Reutilizar Reduzir Reciclar Respeitar Responsabilizar


ž  Podemos

reutilizar coisas que ainda são úteis. Por exemplo, até há poucos anos, o leite era distribuído em garrafas de vidro, reutilizáveis um número ilimitado de vezes. Os pacotes de leite, hoje utilizados, são uma situação mais rentável, mas também mais prejudicial.


Há muitas atitudes que todos nós podemos fazer para acabar com o desperdício: •  Desligar as luzes ao sair de um

compartimento; •  Utilizar lâmpadas de baixo consumo; •  Não deixar os aparelhos em stand-by; •  Fechar a torneira enquanto se está a lavar os dentes.


ž  Reciclar

consiste em recuperar parte do que deitamos para o lixo, para ser reutilizado. É uma boa solução, porque permite economizar recursos. Porém, apenas 9% do lixo é reciclado. ž  Recicla-se, principalmente, vidro, papel, cartão, ferro e alumínio.


ž  Temos

também de respeitar a Natureza. ž  Verificou-se extinção de espécies animais e vegetais ao longo dos tempos. Porém, o ser humano tem vindo a piorar a situação. ž  Existem várias espécies em vias de extinção que habitam em Portugal: a águia real, o lince ibérico…


ž  Em

2007, foi usado pela primeira vez em Portugal o sistema do poluidor-pagador. ž  Neste sistema, o cidadão paga uma taxa por cada quilo de lixo indiferenciado que produz.


ž  Ana

Teixeira, nº1 ž  Daniel Oliveira, nº7 ž  Inês Faria, nº11 ž  Teresa Sousa, nº27


Política dos 5Rs