Issuu on Google+

O aquecimento global Trabalho elaborado por: Pedro Costa nยบ 17 Raquel Barbosa nยบ18


Conceitos: •  Aquecimento global: é um dos maiores desafios ambientais que a Humanidade enfrenta. •  Efeito de estufa: é um fenómeno natural, sem ele não existiria vida na Terra, as temperaturas seriam demasiado baixas e não permitiria a existência de seres vivos, e encontra-se principalmente na troposfera.


O que é o aquecimento global? •  O aquecimento global é o aumento anormal da temperatura global do planeta e também é considerado um dos desafios ambientais mais sérios que a Humanidade enfrenta.


Causas: •  Enfraquecimento da camada de ozono; •  “Microclima” urbano; •  Efeito de estufa.


Consequências: •  Diminuição das calotes polares: A espessura das suas calotes de gelo diminui cerca de 10%, o degelo está a afetar as regiões polares e também os glaciares das grandes cadeias montanhosas.

•  O aumento do stress hídrico Aumento dos conflitos entre as populações das regiões semiáridas, devido às alterações climáticas que faram aumentar a pressão sobre os recursos hídricos.


•  A perda de produção agrícola A produção agrícola será muito afetada pelas alterações climáticas(escassez de água e pela alteração dos ciclos vegetativos das culturas agrícolas).

•  Acréscimo dos riscos para a saúde humana O aquecimento global facilita o aumento das doenças infeciosas, transmitidas por insetos que migram, transportam vírus e bactérias de umas regiões para as outras, a disponibilidade de alimentos a qualidade do ar e a exposição a fenómenos extremos põem em risco a saúde humana.


•  Acréscimo do risco de incêndios As secas aumentaram o risco de incêndios, destruindo a vegetação e acelerando a erosão dos solos.

•  A diminuição da biodiversidade As alterações climáticas provocam modificações nos habitats e põe em risco algumas espécies animais e vegetais, 20 a 30% de espécies vegetais e animais correm o risco de extinção, se a temperatura passar dos 1,5 e 2,5ºC, algumas espécies vão ficar muito vulneráveis como por exemplo o urso polar, a foca, a morsa e o pinguim.


•  Agravamento das catástrofes naturais As cheias, as secas, as ondas de calor e as vagas de frio tem vindo a aumentar em quantidade e intensidade, originando só “duas” estações e provocando impactos negativos, prevê-se que a partir de 2070, possam ocorrer na Europa ondas de calor de dois em dois anos.

•  Subida do nível médio das águas: No ultimo século as águas do mar subiram entre 10-25cm, provocando inundações de terras baixas e aumentando e erosão costeira. Prevê-se que esta subida em 2100 atinja cerca de 88cm, se isso acontecer na Europa cerca de 70milhões de habitantes das zonas costeiras poderá estar em risco.


Soluções: •  Para melhorar a qualidade do ar, devemos: 1.  Ampliar a superfície florestal; 2.  Reduzir a emissão de gases se efeito de estufa; 3.  Nas unidades fabris: -instalar catalisadores(filtros) nas chaminés, para filtrar os fumos e os gases produzidos; -ter um funcionamento estações de tratamento de resíduos. 4.

Instituir o princípio do poluidor pagador, ou seja a aplicação de multas a quem agredir o ambiente;

5. Sensibilizar as populações para o uso de transportes públicos (comboios, autocarros, elétricos, metros…)


5. Fazer uma inspeção periódica dos veículos motorizados rodoviários, para tentar reduzir os níveis de poluição atmosférica e sonora, e também para verificar o estado do parque automóvel; 6. Substituir a produção de energia em centrais termelétricas, por energias alternativas, não poluentes e renováveis:


Em Portugal… •  Entre 1990 e 2003 as emissões de gases de efeito de estufa (GEE), aumentaram cerca de 37%. •  Este problema pode ter co sequências graves no nosso país: -  Maior frequência de fenómenos climáticos extremos, como precipitação intensa em curtos períodos de tempo e ondas de calor, em 2080 a frequência de verões quentes será 10 vezes maior que na atualidade; -  Aumento de incêndios florestais;


-

Aumento dos períodos de seca no Alentejo, desertificação do solo em toda a margem esquerda do rio Guadiana, devido ao aumento da temperatura e á diminuição da precipitação; -  O nível médio das águas poderá aumentar vários centímetros, aumentando a erosão costeira e contaminando as reservas de água doce pela sua mistura com a água salgada; -  Migração para norte de culturas mediterrânicas, como as oleaginosas e os sobreiros; -  No oceano Atlântico podem ocorrer alterações nas correntes marítimas e nos ecossistemas.


Melhorar o mundo estĂĄ nas nossas mĂŁos!


Aquecimento global