Page 1

UNIVERSIDADE GAMA FILHO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ..........................CURSO.................................

Relação da Ginástica Artística e da Dança na escola Value of Gymnastics and Dance in school.

Autora: Vivian Mesquita Gomes. Orientadora: Ms. Rafaela Liberali.

São Paulo, 1291 24 e 25/09/2011


OBJETIVO O objetivo deste trabalho foi demonstrar através de uma revisão bibliográfica a importância da dança e da ginástica no contexto da educação física escolar.


Introdução Atividades Corporais e Artísticas

(SOARES, 1996)

Movimento corporal superando a esportivização (MARTINS, 2002)

3


INTRODUÇÃO Nosso aparelho locomotor é rico de informações e os conceitos principais do currículo escolar estão relacionados à ação motora, a decisão de evidenciar a prática da ginástica artística e da dança na educação física escolar foi por ambas serem manifestações de domínio motor extremamente ricas que variam da mais simples para mais complexa linguagem corporal. CITAÇÃO (BETTI, 1999; SOARES, 1996)


INTRODUÇÃO Além dos benefícios imediatos atribuídos a prática de atividades corporais e artísticas, a ginástica passa a levar aos escolares atitudes positivas, o redescobrir do prazer, uma variação enorme de movimentos, capacidades... CITAÇÃO (LEGUET, 1987; GUEDES, 1997)


INTRODUÇÃO O objetivo da escola é a socialização e a construção dos conhecimentos, torna-se necessário estimular uma ação crítica, criativa e transformadora, entre o sentir, pensar e o agir.

CITAÇÃO (BARRETO, 1998)


INTRODUÇÃO A dança é um elemento potencial que visa uma formação humana crítica e a ginástica artística é composta de elementos ricos considerados fundamentais para o desenvolvimento motor do ser humano

CITAÇÃO (SERVO,DENDENAKLEINUBING, 2006, NUNOMURA,NISTA-PICCOLO, 2005)


INTRODUÇÃO A educação física mistura idéias próprias compostas da magia do universo da ginástica com influência do trabalho de expressionismo da dança, já que o currículo cultural enfatiza o diálogo e a leitura da gestualidade implícita nas manifestações corporais.

CITAÇÃO (BUENO, 2004)


METODOLOGIA Utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica que consiste na procura de referências teóricas para análise do problema de pesquisa e a partir das referências publicadas fazer as contribuições científica ao assunto em questão.

CITAÇÃO (LIBERALI, 2011)


Metodologia

Revisão bibliográfica Número de artigos científicos: 21 Período: 1995 a 2010. Bancos de dados : Boletim E.F.(www.boletimef.org) E.F. Muzambinho (www.efmuzambinho.org.br) E.F. Deportes (www.efdeportes.com) Palavras-chaves: movimento, ações motoras, ginástica artística, dança, educação física escolar. 08/08/09

10


CONCLUSÃO Nosso corpo é feito de movimentos, e por essa razão devemos explorá-lo, sofisticá-lo e enriquecê-lo, o acesso as ginásticas e as danças é direito de todos e juntas à educação física escolar oferecem um vasto manancial ilimitado de aprendizagem, de acervo motor, ritmo e expressividade.


REFERÊNCIAS •

BARRETO, D. Dança... Ensino, sentidos e possibilidades na escola. 1998. 217 p. Dissertação (Mestrado em Educação Física) apresentada à Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, 1998.

BETTI, I.C.R. Esporte na Escola: mas é só isso, professor? Revista Motriz, v.1, n.1, p.2531, junho/1999.

BUENO, T.F. Ginástica de Grande Área: uma realidade possível no contexto escolar. 2004. 139 p. Dissertação (Mestrado em Educação Física) apresentada à Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, 2004.

DAOLIO, J. Educação Física Escolar: em busca da pluralidade. Rev. Paul. Educ. Fís., São Paulo, supl. 2, p. 40-42, 1996.

GUEDES, J.E.R.P.; GUEDES, D.P. Características dos programas de Educação Física Escolar. Revista paulista de Educação Física, São Paulo, v.11, n.1, p.49-62, jan/jun 1997.

LEGUET, J. As ações motoras em ginástica esportiva. São Paulo: editora Manole Ltda, 1987.


REFERÊNCIAS •LIBERALI, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. 2ª ed rev. ampl, Florianópolis: Postmix, 2011, 206p. •MARTINS, A.S. Educação Física Escolar: novas tendências. Rev. Min. Educ. Fís., Viçosa, v. 10, n. 1, p. 171-194, 2002. •NUNOMURA, M.; NISTA-PICCOLO, V.L. (Org.) Compreendendo a Ginástica Artística. São Paulo: Phorte, 2005. •SERVO, G.; DENDENAKLEINUBING, N. A dança na perspectiva emancipatória: um relato de experiência. 2006. Disponível em: <www.unochapeco.edu.br/static/files/trabalhosanais/Extens%C3%A3o/Educa%C3%A7%C3%A3o/Gizeli%20Servo.pdf>. Acesso em 13/02/2011. •SOARES, C. L. Educação Física Escolar: conhecimento e especificidade. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, n.2, 1996.


OBRIGADO!!! FIM!!!


Ginástica e dança na educação física escolar  

Trabalho de conclusão de curso

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you