Page 1

ANO 1

Nº1

ABRIL/2014

CASTRO – PARANÁ – BRASIL

A ARTE DO GRAFITE

H

istórias cotidianas retratadas em forma de poesia, criatividade e ousadia de sobra, desenhos e fábulas mágicas – com todos os detalhes bem elaborados – são marcas da obra da dupla Gustavo e Otávio Pandolfo, mais conhecidos como Os Gêmeos. Além de fascinante, a arte feita por eles retrata dificuldades enfrentadas por cidadãos do mundo todo, que são, muitas vezes, inevitavelmente vítimas de do modelo socioeconômico. êmeos idênticos e paulistanos, Otávio e Gustavo têm muros grafitados nos quatro cantos do mundo! Los Angeles, Nova York, Alemanha, Portugal, Itália, Espanha, China e Japão são alguns dos locais que contemplam a arte dos gêmeos. Formados em Desenho de Comunicação, pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos, desde muito cedo estiveram envolvidos com as artes!

N

a década de 1980 começaram a grafitar pelas ruas do bairro Cambuci, na Zona Sul de São Paulo, local onde nasceram. Quando Hip Hop estava no auge, hoje com 32 anos, já militavam no movimento! Mas, isso não era o bastante para eles. Além de ser atuante no grafite, faziam apresentações de break por toda a cidade. A modalidade de dança nasceu nos Estados Unidos – junto com o rap e o próprio grafite – é uma das marcas dos movimentos dos anos 1970.

G

C

laro, com o passar do tempo, os significados dos movimentos mudam ou até mesmo o rumo dos trabalhos. Sendo assim, os gêmeos paulistanos mudaram radicalmente o vínculo com o Hip Hop, desde o final da década de 1980, mas, como conhecem muito a cultura, sempre recebem convites ligados ao movimento. imaginação desses irmãos deixa sempre a porta aberta – como um convite – para novas ideias e também como possibilidade de mergulhar no mundo do humor e da arte.

A


AGENDA CULTURAL MUSEU OSCAR NIEMEYER

De 20/03/2014 a 22/06/2014 ABRAHAM PALATNIK A mostra “Abraham Palatnik - A Reinvenção da Pintura” tem curadoria de Pieter Tjabbes e Felipe Scovino e traz uma retrospectiva com aproximadamente 90 obras do artista - a maior já dedicada totalmente ao seu trabalho. Com uma mistura de tecnologia e estética em suas criações, Palatnik utiliza movimento, luz e tempo como os principais instrumentos de trabalho. O uso que este artista faz da tecnologia e suas possibilidades inovadoras imprimem em sua arte grande potencialidade poética. De 17/07/2014 a /2014 FRIDA KAHLO Em julho na cidade de Curitiba A cidade de Curitiba será a única brasileira a receber a exposição dedicada exclusivamente a Frida Kahlo. Nomeada como "Frida Kahlo suas fotografias", entrará em cartaz dia 17 de julho no MON (Museu Oscar Niemeyer). As informações são da assessoria de comunicação do MON. Sob curadoria de Pablo Ortiz, a mostra será composta por obras do acervo fotográfico do Museu Frida Kahlo, no México. A exposição não traz exibir obras produzidas pela artista. Nascida em 1907 em Coyoacán, no México, a pintora ficou famosa por seus trabalhos com auto-retratos. Em 1925, aos 18 anos, Frida sofreu um acidente que mudaria o rumo de sua vida. Após ele, ficou deitada em sua cama por meses, onde começou a pintar auto-retratos como passatempo.

Poucos anos depois, ela conheceu o muralista Diego Rivera, com quem se casou, e se tornou uma grande influência para sua carreira. Frida Kahlo reafirmou em suas obras a cultura mexicana, a identidade nacional e o folclore e arte popular de seu país.

Horário Terça a domingo, das 10h às 18h Venda de ingressos até 17h30 Preços: R$ 6,00 inteira e R$3,00 para professores e estudantes com identificação Entrada gratuita: menores de 12 anos, maioresde 60 anos e grupos pré-agendados de estudantes de escolas públicas, do ensino médio e fundamental Dias e horários especiais Mais MON Toda primeira quinta-feira do mês: das 10h às 20h Entre 18h e 20h a entrada é gratuita Domingo + Arte Todo primeiro domingo do mês com entrada gratuita, das 10h às 18h. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes 999 Centro Cívico . 80530.230 Curitiba . PR 55 41 3350.4400


REFERĂŠNCIAS BIBLIOGRĂ FICAS USADAS NESTE JORNAL Texto http://www.nopatio.com.br/uploads/2011/11/IMG_arte-4.jpg http://guia.uol.com.br/curitiba/noticias/2014/03/10/curitiba-recebe-exposicaode-frida-kahlo-em-julho.htm

Imagem http://casadelagracia.wordpress.com/2012/05/31/vai-um-grafite-ai/ http://www.nopatio.com.br/uploads/2011/11/IMG_arte-4.jpg http://www.descubracuritiba.com.br/exposicoes/museu/584/museu-oscarniemeyer/ http://guia.uol.com.br/curitiba/noticias/2014/03/10/curitiba-recebe-exposicaode-frida-kahlo-em-julho.htm http://www.emol.com/noticias/magazine/2012/10/17/565051/obras-de-fridakahlo-y-diego-rivera-seran-exhibidas-en-museo-de-toronto.html http://www.acontececuritiba.com.br/n/noticias/ultimas-noticias/5646-museuoscar-niemeyer-tem-visita-guiada-e-fica-aberto-ate-as-20-horas-nesta-quintafeira-

Jornal tarefa 3  

Tarefa 3 Viviane Dias

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you