Issuu on Google+

Como preparar uma Reunião do Conselho? Introdução: Trabalhamos num sistema conciliar, onde as reuniões do conselho serão definidoras da agenda e recursos da comunidade. O pastor presbiteriano que se descuida desta reunião perde a capacidade de realizar um projeto significativo para sua própria comunidade. Todos pastores devem preparar minuciosamente a reunião do conselho. Aqui seguem algumas direções importantes para esta reunião: 1.

Não sobrecarregue a agenda do Conselho – Se os temas precisam ser tratados, priorize aqueles que são mais urgentes e prioritários, mas não se exceda na pauta. Uma reunião demorada dá motivos para irritabilidade e mau humor. Caso as reuniões estejam sempre demorando, tente descobrir se isto se dá por causa da má organização do tema, ou por existirem questões que estão sempre sendo ponto de discordância e divergência na reunião. É preferível fazer várias reuniões com uma pauta menor que uma reunião com pauta complicada e longa. Normalmente as reuniões do Conselho são realizadas depois de um longo dia de trabalho. Nem sempre estes dias foram positivos para os membros do conselho: A irritabilidade dos negócios, as pressões comerciais e financeiras, problemas familiares podem se confundir com a pauta. 2.

Planeje cuidadosamente a agenda – Um dos privilégios do Presidente é que ele pode organizar a agenda numa coerência e forma que ele deseja. Portanto, pense no que é mais importante. Por exemplo: se existe um tema que gera alterações no humor dos membros do conselho e que sempre divide opiniões, é melhor trabalhá-lo exaustivamente, quando isto é possível, numa única reunião, que ficar sempre retornando a temática, que vai alterar a disposição das pessoas para a discussão do próximo item. Se possível, deixe este tema como o último (desde que sua reunião não seja exaustiva demais, porque se as pessoas estiverem cansadas, a irritação vai atrapalhar o dialogo), depois de ter tratado temas mais amenos, porque as pessoas estão desarmadas. Discutir temas amenos depois da discussão de um assunto que gerou serias discordâncias, torna aquilo que é simples em algo complexo. Por isto, planeje com cuidado a sua agenda;

3.

Escolha o Horário mais apropriado ao grupo – Quem disse que a reunião do Conselho deve ser à noite? Particularmente não gosto de reunião nos sábados de manhã, mas se o grupo, eventualmente acredita que este dia é o melhor dia para o referido encontro, por que não realizá-lo neste horário. Ao determinar horário, faça algumas perguntas: (a) O rendimento será melhor? (b) Os membros do Conselho estarão descansados? (c) Haverá um ganho em termos de produtividade?

4.

5.

Não faça reunião com as pessoas quando estiverem com sono ou com fome – Se a reunião vai acontecer num determinado período no qual as pessoas precisam comer alguma coisa, tenha a delicadeza de comprar algum lanche para seus presbíteros. Alguns organismos ficam irritados quando estão com fome, outros se irritam facilmente se estiverem cansados ou com sono. Reuniões com os presbíteros com sono, fome ou cansaço, facilita o desgaste e o relacionamento, além do mais, a produtividade torna-se ruim e as pessoas menos criativas.

Não tenha pressa no exercício devocional – Confesso que por durante muito tempo (e ainda hoje), sou tentado a tratar com superficialidade a questão da leitura da Bíblia e das orações. Estas coisas, contudo, não são perda de tempo. Ao ler a Bíblia, procure tirar duas ou três lições. Deixe que eles comentem o texto, e reflitam sobre um princípio ou mandamento encontrado. Particularmente gosta de ler as epistolas pastorais, que por serem pastorais, sempre se adequam bem ao contexto de liderança que é um atributo do Conselho da igreja. Na hora das orações, pergunte aos membros se eles gostariam que a gente orasse por um assunto especifico ou algo que os preocupe. Muitas vezes não sabemos quais os dilemas que enfrentam, e uma oportunidade desta pode ser interessante para que se fale do que passa na alma. Confissões pessoais que saem de nossa boca podem ser didáticos e estimular outros a fazerem o mesmo. Lembre-se: presbíteros não são nossos inimigos,


mas aliados. Estão servindo ao mesmo Deus, e são homens que desejam (via de regra), servir de forma coerente e fiel a Deus. Aproveite esta oportunidade para orar pelos problemas de membros da igreja e projetos da igreja como um todo. Se existe alguém enfermo ou fraco na fé, use este tempo para interceder por eles. Caso estejam envolvidos em algum projeto da comunidade ou preocupados com o andamento de algum setor da igreja, orem por isto também. Use este precioso tempo para que o conselho exerça a função de dar uma cobertura espiritual na igreja. Lembre aos presbíteros de como é grande a responsabilidade e seriedade de orar pela igreja e protegê-la espiritualmente das acusações de satanás. 6.

Leitura da Ata anterior – A primeira tarefa da agenda da reunião do Conselho é a leitura e aprovação da ata anterior. Esta oportunidade é importante para se verifique se as decisões anteriores foram colocadas em prática, e se os termos das resoluções anteriores estão claramente explicitados. Uma decisão mal compreendida ou mal relatada na ata pode comprometer um projeto importante da igreja no futuro. Esteja atento, portanto, à sua leitura. Ata é uma forma também de se registrar os atos da igreja, para que as futuras gerações saibam quais princípios nortearam a vida da igreja num determinado período da sua história.

7.

Agenda: Deve ser detalhada e, de preferência, descrita num papel para orientar a discussão. Ela pode ser dividida em três partes principais, conforme o modelo abaixo: Pauta, assuntos pendentes e informações.

8.

Pauta – Chamamos de pauta aquilo que deve ser discutido pelo conselho. Lembramos que a distribuição da pauta deve e precisa ser pensada por quem dirige a reunião. (ler o item 2). Quais são os assuntos que precisam ser tratados? Para aqueles que são mais distraídos e desorganizados, sugerimos que na sua agenda pessoal, você tenha sempre uma folha na qual você vá escrevendo os assuntos na medida em que eles vieram à sua mente. Anote! Isto pode facilitar a preparação da agenda.

Assuntos pendentes – Esta é uma forma de manter a memória acesa quanto a assuntos que precisam de uma definição e que estão sendo postergados. Muitas vezes, assuntos difíceis de ser tratados são postergados e procrastinados. Assuntos como confrontação, disciplina ou temas pesados, tendem a cair nesta lista. A descrição deles lembra ao grupo de que algo muito importante, que precisa ainda ser tratado, não está sendo feito.

Informações – Trata-se apenas de pequenas notificações que você não deseja que caiam no esquecimento. Por exemplo: Um retiro dos presbíteros, a reunião do presbitério, uma data importante, etc., podem ser colocadas neste item para refrescar a memória.

Um modelo de Reunião do Conselho: Para orientação futura, dispomos abaixo uma das reuniões do Conselho da igreja Presbiteriana de Anápolis- GO. Por motivo de discrição, mudamos alguns nomes para que a privacidade constitucional da reunião seja mantida.


IGREJA PRESBITERIANA DE ANÁPOLIS Reunião Conselho 27 Junho 2006 1. Devocional  

Leitura Bíblica – 1 Ts 1.1-10 Intercessão: ______________________ ______________________

2. Agenda          

   

Leitura da Ata anterior. Projeto do Edifício de Educação Religiosa Nova Secretaria: Contratação funcionário, preparação Sala anexa, compra de equipamento eletrônico: computador. Relatório Financeiro. Relatório Congregação X Relatório Congregação Y. Convocação Assembléia Igreja – eleição. 20 Agosto 2006 (diáconos). Relatório da situação administrativa do Acampamento. Recepção novos membros: Situação diáconos: Eleição Agosto/06  Atuais: Amir, Eder Luiz  Mandatos vencidos: Dorinha, Nelse, Manoel, Marcio, Josias, Jose Soares, ítalo, Pedrosa.  Em Treinamento: Eleição Agosto: Adaulton, Fernando, Douglas, Vitor, Rogério.  Colaborador: Cleo Padilha  Iniciar treinamento: Nirlan, Arminio. Solicitação uso do templo  Fundação James Fanstone: 11.08.06, 19 hs colação de grau.  Hezir Aguiar Nunes e Jose Carlos Silva (22 Set 2006-20hs)-casamento.  Andréa Rios Borges e Denis Silva Muniz – 01.12.2006. Situação Seminarista ... Solicitação Depto Infantil: verba R$ 300.00___________ ______________________________________________ ______________________________________________

3. Assuntos Pendentes:  

Eleição de Presbíteros: formatação. Confrontação membro tal...

4. Informações: 4.1. Férias Obreiros: Márcia Regina: 18-27 Julho Samuel Vieira: 4-14 Julho Jose Carlos: 10-25 Julho 4.2. Culto do presbitério : Dia 12 de Agosto 4.3. Supremo Concilio da Igreja: 17-22 de Julho 4.4. Aniversario da igreja de Anápolis: 13 de Agosto. Pregador: _________


Como preparar um reuniao do conselho