Issuu on Google+

Apresentação de Projeto


Apresentação Alterne o seu circuito! Esse é o slogan do FACOMSOM, um projeto musical promovido pela Produtora Júnior UFBA – Empresa Júnior de Produção em Comunicação e Cultura da Universidade Federal da Bahia, que tem como objetivo criar um ambiente de incentivo à cena musical alternativa e diferentes produções artísticas de Salvador, assim como diversificar a agenda cultural local e proporcionar visibilidade a artistas iniciantes. Chegando a sua nona edição no dia 03 de novembro às 17 horas, o FACOMSOM ganha novos espaços e monta o seu palcono Museu de Arte Moderna da Bahia, conciliando dois locais característicos do seu público e levando para dentro do museu bandas consagradas da cena alternativa como Moveis Coloniais de Acaju, Quarteto de Cinco, Tabuleiro Musiquim e mais uma atrações escolhida pelo público, além de intervenções artísticas como o Grupo de Palhaçaria Cia A Outra Viagem e o grupo de Malabares de fogo. Iniciado em 2005, o FACOMSOM já promoveu, em oito edições, 28 bandas de estilos musicais variados, apresentando-as a um público que somaram mais de 12 mil pessoas. Na ultima edição (2011), o FACOMSOM atraiu um total de 4.000 mil jovens, adultos e interessados nessa vertente artística para a Biblioteca Central da UFBA, onde o público pôde apreciar bandas como Pirigulino Babilake, Ministereo Público, Suinga, Lunata e Velotroz, além disso, intervenções artísticas nos intervalos das bandas como Grafitte e Malabares de fogo.


Justificativa Salvador sofre com uma carência de shows e de espaços gratuitos e acessíveis onde os artistas possam mostrar a diversidade cultural produzida na cidade, gerando assim uma pressão exercida por estes artistas assim como nota-se uma retração do público que gosta de música alternativa ou procure opções diversificadas de entretenimento. Visando diversificar as opções de lazer, levar para novos espaços a música alternativa e proporcionar ao público estudantil e jovem soteropolitano um local de sociabilidade, interação e cultura, a Produtora Júnior - UFBA desenvolveu o projeto FACOMSOM, este que vem incentivando a cena alternativa soteropolitana e abrindo as portas para bandas iniciantes desde 2005. O FACOMSOM surge então com o potencial de:

Integrar a comunidade universitária e o público jovem, oferecendo uma boa opção gratuita de lazer e entretenimento. Promover artistas, através da criação de uma agenda cultural para apresentação de bandas, facilitando a formação de um público cativo. Estimular a cena artística alternativa em Salvador Promover bens e serviços culturais


Justificativa O evento possui um grande significado artístico, visto que incentiva a diversidade e interação de diversos tipos de arte, e dá ao público a oportunidade de entrar em contato com as mais variadas produções artísticas consagradas ou não do c enário alternativo nacional. Desde 2005 o evento vem crescendo consideravelmente,como estudantes de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, conhecemos a expectativa dos demais alunos e do público jovem em relação a eventos desse tipo. Além disso, teremos a oportunidade de exercitar na prática os conhecimentos passados em sala de aula nos cursos de ornalismo e Produção Cultural.


Objetivo Geral Criar um espaço de apresentação e promoção de artistas de diversos segmentos emergentes, fomentar a cena alternativa local assim como promover a expansão do público jovem interessado nestes segmentos para outros espaços além da faculdade.

Objetivos Específicos Congregar em um mesmo espaço, diversos segmentos artísticos; Promover interação entre a comunidade jovem e universitária; Proporcionar à comunidade soteropolitana um evento cultural gratuito; Oferecer aos artistas participantes a oportunidade de atuação em um projeto que proporcione visibilidade no cenário alternativo baiano; Exercitar na prática os conhecimentos passados em sala de aula nos cursos de Jornalismo e Produção Cultural.


Metas • 3 intervenções de segmentos artísticos diferentes • 1.500 estudantes da UFBA, sendo estes de pelo menos oito cursos distintos. • 2.500 pessoas no evento • 29 artistas atuando no evento, tendo seus trabalhos divulgados nas midas da Produtora Júnior-UFBA • Capacitação para 30 pessoas (membros da Produtora Jr – UFBA).


Avaliação dos resultados Nossos indicadores para os resultados previstos são: • Contratos e clipagem de fotografias das três intervenções artísticas • Fotos e contagem da SUCOM sobre o número de pessoas no evento • Clipagem de matérias/ postagem nas redes da Produtora Júnior, releases e presskits enviados para meios de comunicação. • Produção feita pelos membros da Produtora Júnior – UFBA


Público alvo O público-alvo é formado principalmente pelos estudantes universitários na faixa etária de 17 a 26 anos, que se interessam e frequentam eventos do circuito alternativo da cidade e que são abertos a novidades e atraídos por lugares com entrada franca. Este público já é familiarizado com o local escolhido para sediar o FACOMSOM tendo em vista a localização do Museu de Arte Moderna da Bahia, Av. Contorno próximo ao Campo Grande e visto que o espaço já é utilizado f requentemente para semelhantes fins e que permite uma maior abrangência de público. A área possui uma boa localização, com uma estrutura desejada, comportando o público com comodidade e segurança. Possui facilidade de acesso,boa sinalização e uma relação comum com o público.



Facom Som 2012