Issuu on Google+

Leia Anuncie e Assine

3054-0444 Toledo, de 24 a 30 de junho de 2011 - Ano 2 - nº 99

ONDY NIEDERAUER

VALDIR PAGLIARINI

VIVER BEM

POLÍTICA E GENTE

BRUNO RADUNZ

WANDERLEY GRAEFF

Pioneiro de Toledo, Ondy Niederauer é escritor, historiador e primeiro contador. Ele está escrevendo no Viver uma série de artigos sobre a história de Toledo, nesta edição, destacando a primeira visita de um governador à cidade, realizada há 60 anos.

O articulista destaca a malfadada Operação Satiagraha, que envolvia o banqueiro Daniel Dantas e uma facção criminosa que, segundo o Ministério Público Federal, cometeu o crime de evasão de divisas, movimentando entre 1992 a 2004, quase 2 bilhões de dólares.

Pesquisadores descobriram substância para flagrar distúrbio do sono e apurar se tratamento está surtindo efeito; alimentação correta retarda envelhecimento, que tem como causas fatores genéticos, ambientais e estresse; facilite a vida na cozinha com dicas simples.

Em ano de janela de transferência, Lúcio enfrenta assédio de vários partidos; PMDB se mobiliza com calendário de reuniões até dezembro; estrutura da administração municipal cresceu muito e número de servidores ativos hoje chega próximo a 3.100.

Miro Dal Vesco elogia mobilização por voos em Toledo; prefeito foi feliz na nomeação de secretários da Cultura; Rotary Lago promoverá o seu tradicional Café Colonial; no artigo, “Nós, seres humanos, temos o péssimo hábito de reclamar de muitas coisas em nossa vida”.

Téio mostra trabalho com a linha de produtos da Mac; Os caminhos de um bom evento levam até domingo ao Centro de Eventos Ismael Sperafico; clubes de Lions em tempo de troca de diretorias; Feijoada do Yara é destaque no clube; Unimed comemora São João.

PÁGINA 07

PÁGINA 02

PÁGINA 07

PÁGINA02

PÁGINA 11

PÁGINA 12

Feira Shopping é destaque do feriadão Mais de 100 expositores apresentam seus produtos e serviços na 18ª edição da Feira Shopping 2011. Verdadeira vitrine do comércio, indústria e prestação de serviços de Toledo, a Feira Shopping deverá levar um público estimado pela organização em cerca de 60 mil pessoas até domingo (26) no Centro de Eventos Ismael Sperafico. A Feira é uma realização da Acit, que elaborou uma extensa programação artístico-cultural e gastronômica, com a Feira das Etnias. PÁGINAS 03 e 05

Toledo terá Academia de Letras, Artes e Ciências em 60 dias PÁGINA 03

A Festa das Etnias é um dos destaques da programação da Feira Shopping 2011

Inaugurados dois novos centros de educação infantil PÁGINA 03

Hospital Bom Jesus é vendido para grupo de Santa Catarina PÁGINA 03

Novo Curso de Direito terá 100 vagas na Fasul PÁGINA 05

Reunião detalhou constituição da entidade cultural no ano em que Toledo comemora 60 anos da sua criação

NossoCard Crediário estampa logo de empresas locais PÁGINA 10

Cartão foi apresentado a empresários e lançado na Feira Shopping


02

Toledo/PR • 24 a 30 de junho de 2011

OPINIÃO

“Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha.” (Gandhi)

POLÍTICA & GENTE Assédio Com o foco nas eleições de 2012, os vários partidos políticos se encontram em pleno período fértil de busca de lideranças reconhecidamente populares. Todos desejam se cacifar com nomes em condições de participação nas disputas majo- Vice-prefeito Lúcio de Marchi, entre o ritária e proporcional. vereador Adelar Holsbach e o prefeito de Alguns nomes estão Cascavel, Edgar Bueno, na inauguração do Super Muffato: assédio de outras siglas enfrentando o assédio permanente de várias siglas, especialmente aqueles que são detentores de cargos eletivos e apontados como de grande potencial eleitoral. A lista inclui vereadores e até o vice-prefeito Lúcio de Marchi (PP), que já recebeu alguns convites. PMDB O PMDB está se mobilizando para as eleições municipais de 2012. Para isso, vem realizando encontros regulares de suas lideranças e o quadro de filiados. Um calendário de reuniões está definido até o final do ano, sempre no segundo sábado de cada mês, com início às 10h30 nas dependências da Ated – Associação Toledana de Educadores. Aniversário O vereador Ademar Dorfschmidt (PMDB) tem sido pródigo na elaboração de projetos de repercussão, seja positiva ou não. No segundo caso, se enquadra o projeto que propõe folga ao servidor público no dia do seu aniversário. Como se a categoria já não fosse brindada com um sem número de privilégios, que os mortais comuns não gozam. Estrutura A estrutura da administração municipal cresceu muito nos últimos anos. O número de servidores ativos hoje chega próximo a 3.100. O número é consequência da implantação de novas estruturas, entre elas, vários novos Centros Municipais de Educação Infantil nas duas gestões do prefeito José Carlos Schiavinato, e do quinto ano do ensino fundamental. Comparativo Tire-se o chapéu para o cuidado que a administração municipal de Toledo dedica aos espaços públicos esportivos da cidade. O colunista esteve em Cascavel e testemunhou o estado de abandono das praças esportivas da cidade. Com isso, constata-se que os toledanos daqui, são bem melhores que os de lá. Explica-se: o secretário de Esportes e Lazer, Juarez Berté, é natural do distrito toledano de Novo Sarandi. Medonhice Pois bem, o Berté, que já está no cargo há um bom tempo, não conseguiu resolver as questões da má conservação dos estádios Ninho da Cobra: gramado ruim e de Cascavel, que se en- entorno feio contram em situação vexatória. O Olímpico está interditado pela Federação Paranaense de Futebol pelas más condições dos banheiros e outras dependências.

Já o Ninho da Cobra, onde são disputados os jogos do Campeonato Amador, tem um péssimo gramado, vestiários em más condições e um aspecto visual do seu entorno que é simplesmente medonho. Nota 10 O comparativo de qualidade dos campos de futebol de Toledo e Cascavel é inevitável. Assim, é preciso ressaltar a qualidade do trabalho desenvolvido pelo secretário toledano Mauro “Butim” Maiorki. Não é a toa que o homem se sustenta no cargo já há uma década e meia. Aterro Os convidados para a visita técnica e café da manhã no Aterro Sanitário de Toledo ficaram impressionados com o que viram. Ao invés de lixo espalhado a céu aberto, mau cheiro, moscas e urubus, retrato dos lixões país afora, estruturas bem compactadas e cobertas de grama onde é possível realizar um piquenique. Segundo o prefeito José Carlos Schiavinato, três urubus habitam a região do Centro Cívico, “provavelmente em protesto por terem sido desalojados de seu habitat tradicional”. Rogério prefeito O livro “Calendário Histórico de Toledo”, de Luiz Alberto Costa, registra que no dia 30 de junho de 2006 o vereador Rogério Massing (PSDB), então presidente da Câmara Municipal, assumia interinamente a prefeitura de Toledo. Rogério permaneceu no cargo por um período de dez dias, enquanto o prefeito Derli Donin (PP) realizava viagem à Europa e o vice-prefeito Léo Inácio Anschau (PSDB) não assumia em razão de candidatura a deputado estadual. João Martins Entre os vereadores da atual legislatura que pretendem testar os seus nomes nas urnas mais uma vez, está o vereador João Martins (PDT). Ele considera que vem realizando um bom trabalho de representação popular, que o credencia a disputar a reeleição. Martins integra a base de sustentação do prefeito José Carlos Schiavinato (PP).

Luiz Alberto Cypriano, assessor de Captação de Recursos da Prefeitura de Toledo, sobre o prazo estimado para a liberação de empréstimo junto à Agência Francesa de Desenvolvimento.

“A prorrogação foi mais uma prova que o novo Código é necessário e urgente e assim o Senado terá mais tempo para debater a proposta e acabar com as eventuais dúvidas sobre o que irá votar.” Dilceu Sperafico, deputado federal, sobre a prorrogação de decreto da reserva legal

“Temos a obrigação, como empresário, de incentivar os eventos que geram recursos para a cidade e para a região”. Divonsir “Zico” Cardoso, diretor da Nishi/Toyota, sobre o patrocínio da Expo Toledo 2011.

A (in) justiça nossa de cada dia Chefe de Gabinete da Prefeitura, Reinaldo Sales, e vereador João Martins, na inauguração do Super Muffato

- Em 30 de junho de 1985, foi fundado o Sindicato do Comércio Varejista de Toledo, tendo como presidente o empresário João Inácio Kreuz. Hoje, 26 anos após, ele está à frente da entidade. - Foi o diretor geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), Luiz Antônio Pagot, quem deu a notícia: está autorizada a contratação do Projeto do Contorno Norte de Cascavel. - A obra deverá promover desenvolvimento e infraestrutura para a região norte da cidade. - Frequentadores do Estádio 14 de Dezembro reclamam dos fumantes nos dias de jogos do Toledo, que não estão nem aí para a saúde alheia espalhando fumaça em meio ao público. - Questionado a respeito da proibição do fumo em espaços públicos, o vereador Leoclides Bisognin (PMDB) disse que a lei pode gerar várias interpretações, não sabendo precisar se no estádio é mesmo proibido fumar.

Deputado federal

O Programa Bolsa Verde e a realidade da família rural O Programa Brasil sem Miséria, anunciado pelo governo no início O Brasil sem Miséria incluiu também a criação do Programa Água para de junho, teve a felicidade de reconhecer a importância do campo no Todos, que deverá ser implantado nos moldes do Programa Luz para Todesenvolvimento econômico e humano do País. dos. Para a população urbana, o novo programa pretende estimular a geEntre seus avanços, trouxe o Programa Bolsa Verde, que deverá ração de emprego e renda, tendo o microcrédito como alavanca para a inrepassar 2.400 reais, em quatro parcelas de 600 reais, por família, clusão produtiva de moradores de grandes, médias e pequenas cidades. para investimento na produção agropecuária, dentro da estratégia de Para isso, o governo planeja investir na qualificação profissional, inclusão da população rural de menor renda. intermediar oportunidades para interessados em abrir seu próprio Conforme o Censo 2010, do IBGE, dos 190 milhões de cidadãos negócio e incentivar a economia solidária, concedendo microcrébrasileiros, 30 milhões vivem no campo e 25% dos pedito e promovendo o Programa Microempreendedor quenos agricultores e trabalhadores rurais, cerca de Individual. 7,5 milhões, estão em situação de miséria. Isso signiOutro objetivo é oferecer educação às pessoas caO governo fica que não produzem o suficiente para sobreviver e rentes, acabando com o analfabetismo. No País, das dependem do poder público, entidades beneficentes e 16,2 milhões de pessoas pobres, 25,8% com 15 anos planeja investir caridade de vizinhos. ou mais são analfabetos. A proposta prevê a oferta de na qualificação O projeto de inclusão produtiva rural prevê também cursos de profissionalização e qualificação de resultaprofissional, distribuição de sementes e mudas e repasse de tecnodos, preparando os alunos para a realidade e necessiintermediar logias, financiamentos para produção, e implantação oportunidades para dades do mercado de trabalho. de saneamento básico. O importante é que irá atender interessados em abrir Entre os mais pobres, não falta somente o acesso à famílias que vivem no campo em situação de pobreza, saúde, moradia, justiça e crédito, mas também à insseu próprio negócio e trução, à terra, aos insumos para produção e outros embora tenham terras para cultivar. incentivar a economia recursos essenciais, além de oportunidades e voz atiO objetivo é capacitar os pequenos produtores rusolidária rais, para a promoção do aumento da produção priva nas instituições. mária, melhoria da alimentação das famílias rurais, Hoje, o principal programa social do governo, o Bolsa maior acesso de agricultores familiares aos mercados Família atende mais de 12 milhões de famílias, com auxílio e redução de custos dos alimentos para a população entre 32 e 242 reais. No País, são 16,26 milhões de pessoas urbana, através da maior oferta de produtos agrícolas. em situação de extrema pobreza, das quais 59% na Região Nordeste. As conquistas serão viabilizadas com o melhor acompanhamento A meta é incluir mais 800 mil famílias no Programa Bolsa Família das famílias carentes, proporcionando-lhes conforto mínimo da vida até dezembro de 2013 e implementar ações com Estados e municímoderna. Conforme estudos do governo, 48 4% dos domicílios rurais pios, visando maior acesso a serviços públicos, distribuição de docunão contam com rede d’água e sequer têm poço ou nascente na pro- mentos, atendimento à saúde, construção de cozinhas comunitárias priedade, enquanto 53,3% não possuem fossa séptica. e moradias transitórias.

Projeto gráfico: Grécia Comunicação - www.grecia.ppg.br

“Temos a experiência do financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, que levou um prazo de seis meses, aproximadamente.”

Professor vjpagliarini@yahoo.com.br

DILCEU SPERAFICO

EXPEDIENTE

O QUE DISSERAM NO VIVER

VALDIR PAGLIARINI

RÁPIDAS

Editora Viver Toledo Ltda. CNPJ 10.995.596/0001-60 Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila Industrial CEP 85904-450 Toledo - PR Fones: (45) 3054-0444 - 3054-0333 vivertoledo@vivertoledo.com.br

por Wanderley Graeff | wanderley@vivertoledo.com.br

viados para a imprensa, e assim reAssunto amplamente divulgado passada, de forma fatiada. pela mídia desde 2008, difícil era Dantas foi preso e solto tantas não ver e ouvir diariamente o nome vezes que virou motivo de chacode Daniel Dantas e do grupo Opta e assunto farto para charges na portunity, ao lado de uma denomimídia. Anexadas ao processo, estão nação um tanto curiosa e até difícil provas como um vídeo mostrando o de se pronunciar: Operação Satiabanqueiro tentando subornar a pograha. lícia federal, além de fortes indícios Para quem não havia ainda se de evasão de divisas, formação de dado conta da extensão do caso ou quadrilha, gestão fraudulenta, lavamesmo para quem tiver curiosidade gem de dinheiro entre outros. em saber seu desfecho, aqui vai. Na Há um bom tempo, a imprensa definição do secretário de redação deixou de dar destaque ao caso, no da sucursal de Brasília da Folha de aguardo da decisão da justiça. A reSão Paulo, a Operação Satiagraha vista Veja edição 2221, deste mês abriu uma verdadeira “caixa de pande junho, publica a matéria intitudora”. Negócios ligados ao nome lada “Impunidade do banqueiro DaAnunciada”. niel Dantas desde Cita que no afã o governo Fernande prender Daniel do Henrique até a Dantas foi preso e Dantas, o delegagestão Lula, foram solto tantas vezes do encarregado da colocados no cenque virou motivo de investigação, Protro do debate pochacota e assunto tógenes Queirós, lítico. O nome pompofarto para charges com a cumplicidade do juiz Fausto so da operação rena mídia. de Sanctis e uma mete à ideia de jusajudinha da Agêntiça e bom senso, cia Brasileira de “Busca da VerdaInteligência (Abin), de”, em sânscrito. promoveu um festival de abusos, Os envolvidos, o banco Opportuque incluiu espionagem e escutas nity, empresa brasileira de investiilegais contra ministros, senadores, mentos, com sede no Brasil e com juízes, advogados e jornalistas. E atuação no paraíso fiscal das Ilhas apesar de tantas provas, o procesCayman, seu proprietário Daniel so foi anulado na justiça. Mais uma Dantas e ao seu lado uma facção vez, livraram da cadeia o banqueiro criminosa que, segundo o Ministée com ele toda a quadrilha. rio Público Federal, cometeu o criA matéria termina citando que os me de evasão de divisas, movimentrês mentecaptos responsáveis petando entre 1992 a 2004, quase 2 las ilegalidades da Satiagraha, apebilhões de dólares. sar de tudo, vão muito bem. ProtóDaniel Dantas teria se beneficiagenes, de carona com a votação do do de recursos públicos, desviaTiririca, se elegeu deputado. O juiz dos pelos operadores do mensalão, De Sanctis foi promovido a desematravés da criação de empresas de bargador – o CNJ alega não ter comfachada, para o desvio das verbas. petência para punir um desembarO processo incluía mais de 200 págador – e o delegado Paulo Lacerda ginas com as transcrições de interestá aposentado. ceptações telefônicas, de e-mails Retrato da injustiça que grassa entre Opportunity, políticos e jornanum país com leis que bem merelistas e anotações de próprio punho ciam ser passadas a limpo. do juiz. Documentos que eram en-

Do fundo do baú

De 1968, a foto mostra a garotada do Internacional, de Toledo, incluindo o arquiteto Ênio Perin.

Diretor e Editor Wanderley Graeff wanderley@vivertoledo.com.br

Gerência Administrativa Luciane Graeff lucianegraeff@hotmail.com

Depto Comercial - Vendas Ana Maria Bellocchio

Diagramação Lídio Ricardo

Equipe Karine Graeff Wanderley Graeff Jr. Mayara Martan Bruno Marcos Radunz


Toledo/PR • 24 a 30 de junho de 2011

CIDADE Hospital Bom Jesus é vendido para grupo de Santa Catarina

03

RESUMO Força Premiada

Grupo de Santa Catarina adquiriu parcela majoritária. Transição administrativa acontece na primeira semana de julho Foi efetivada na manhã de terça-feira a venda de 50,78% do Hospital Bom Jesus de Toledo. A parcela majoritária - que pertencia à família Okano - passa a ser de um grupo de investidores da área hospitalar de Santa Catarina. A transição administrativa acontece na primeira semana de julho. Na oportunidade, a imprensa e o corpo clínico serão convidados a conhecerem os novos majoritários da entidade. A infraestrutura Hospital é composto por 200 leitos em 12 mil metros quadrados de edificações. A instituição mantém 275 funcionários e um corpo clínico com 101 médicos e 25 especialistas e é referência no atendimento aos 18 municípios da 20º Regional de Toledo.

A Sicredi Oeste promoveu na semana o segundo sorteio da campanha “Força Premiada”. A cooperada Ieda Terra Tremea, de Vila Nova, foi contemplada com um notebook. Na foto, o vice-presidente João Lunkes, o gerente da Unidade Nova Santa Rosa Fábio Scherer, o superintendente Regional Inácio Cattani, o conselheiro João Maria de Almeida, o presidente Círio Kunzler e o gerente da Unidade Barão Jeter Suptitz.

Já em 2010, Michele, Jorge e Sandro Okano anunciavam a intenção de venda da casa de saúde

Arraial Solidário Lunitti

Toledo terá Academia de Letras, Artes e Ciências Mais de mil crianças serão beneficiadas Um novo e bonito capítulo da história artístico-cultural de Toledo começou a ser escrito na noite de segunda-feira, 20, na Casa da Cultura. Foi o 1º encontro para a discussão da proposta de criação da Academia de Letras, Artes e Ciências de Toledo, reunindo escritores, poetas e professores locais e dirigentes da Academia Cascavelense de Letras (ACL), de Cascavel. O objetivo foi colher informações e orientações sobre o processo legal de constituição, instalação e funcionamento da academia, incluindo normas para eleição de acadêmicos, escolha de patronos e ações práticas que permitam o cumprimento de suas finalidades. “Há um ditado que diz que se o líder senta, os liderados deitam; se o líder fica em pé, os liderados andam; e se o líder avança, os liderados voam”, disse Antonio de Jesus, da ACL.

Ao final da reunião, foram acertados novos encontros destinados à elaboração e aprovação de estatuto social, criação e instalação da academia, alguns dos quais com a presença de dirigentes da ACL, no prazo de 60 dias. O encontro foi presidido pelo escritor Bruno Marcos Radunz e a professora, poeta e artista plástica Edy Braun foi eleita presidente da entidade. Participaram do encontro histórico os escritores Bruno Marcos Radunz, Rubens Bragagnollo, Luiz Alberto Martins da Costa, Neida John Pitt, Antonio Ruiz Marques, Miguel Campos Sepúlveda, Vítor Beal e Pitágoras da Silva Barros, poetas Edy das Graças Braun, Otília Stédile, Lucas Felipe Batista Bispo e Helga Ivone Viezzer, professor e colunista Valdir José Pagliarini, professora Graciela Alves Souza e a secretária municipal de Cultura, Rosângela Reche.

Mais que uma manifestação cultural, o Arraial Solidário Lunitti é uma grande festa da solidariedade. O evento será realizado nesta sexta-feira (24) pela quarta vez, a partir das 10 horas, no estacionamento do Lunitti Centro. Toda a renda será revertida às obras realizadas pelas entidades parceiras - Casa de Maria, Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos e

o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, que atendem a mais de mil crianças e adolescentes. O evento terá várias atrações, entre elas, Musical A Família, atividades recreativas com o Sesc e apresentação de hip hop pelo Caic. Faz parte da programação o recebimento de agasalhos que serão destinados as entidades sociais.

Semana do Empreendedor A terceira edição da Semana do Empreendedor Individual terá programação especial em Toledo. O evento, realizado pelo Sebrae/ PR em parceria com a Prefeitura Municipal e entidades locais, acontece de 27 de junho a 2 de julho, das 9 às 17 horas, e oferecerá serviços gratuitos. Uma estrutura especial de atendimento, para os empreendedores, será montada na Praça Willy Barth, que fica no Largo São Vicente de Paulo, no centro da cidade. Instituto Federal

Na cerimônia de posse do novo reitor do Instituto Federal de Educação do Paraná, o ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu o professor Luiz Carlos Eckstein, Diretor Geral do Campus de Foz do Iguaçu e Cascavel. O ex-deputado Irineu Mário Colombo, doutor em história social e mestre em educação, assumiu a reitoria. Escola de Administração Começaram os primeiros cursos na Escola de Administração Pública Municipal. Em julho, começam mais dois cursos. Nos dias 1º e 2 de julho será realizado o primeiro módulo do curso de aperfeiçoamento em serviços de assistência e administração, para assistentes e analistas em administração. A segunda turma do mesmo curso será nos dias 8 e 9 de julho. Cupido Premiado

Beto Lunitti e representantes da entidades parceiras no lançamento do Arraial Solidário

Reunião formalizou constituição da entidade, que deverá contar com cerca de 20 a 25 integrantes

Blitz de consciência para quem anda em duas rodas Detalhes podem salvar a vida de quem se locomove em duas rodas. Esta corresponde a uma das mensagens que a blitz educativa, realizada terça-feira (21), levou aos motociclistas e ciclistas do estacionamento da Sadia, na Avenida Senador Atílio Fontana. Aproximadamente 1500 motoristas foram orientados a não abusar da velocidade, checar os pneus e apertar a alça (jugular) do capacete, além de receberem um panfleto explicativo com estatísticas sobre acidentes e mais dicas de segurança. Com a participação de agentes comunitários de saúde e

guardas municipais, a blitz foi aprovada pela empresa. “A Sadia está de portas abertas para este tipo de campanha”, afirmou a engenheira de segurança do trabalho, Fabíola Chassot Rosário, destacando que o trânsito atinge diretamente a seus funcionários assim como a toda sociedade. Organizada pelas secretarias de Saúde e de Segurança e Trânsito, os ciclistas também foram abordados pela iniciativa. Segundo dados do 19º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, houve 108 vítimas deste veículo em 2009.

Blitz abordou motociclistas e ciclistas no estacionamento da Sadia

Toledo inaugura dois novos CMEIs Dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) foram inaugurados em Toledo, num investimento total de R$ 712.865,64, com recursos do Programa Paraná Urbano e capacidade de atendimento para 75 crianças em período integral em cada unidade. O CMEI Cleusi Berger foi inaugurado na Vila Boa Esperança, enquanto que a unidade

do Jardim Santa Maria recebeu o nome de CMEI Elizia Carraro. Com as novas creches, Toledo conta agora com 22 CMEIs que atendem cerca de duas mil crianças em idades que variam de 4 meses a três anos. Segundo a diretora do Departamento de Educação Infantil, Patrícia Anschau, mais três unidades estão previstas, uma delas no Jardim Panorama.

Ganhadores receberam os seus prêmios em mais uma campanha bem sucedida da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, “Cupido Premiado”, alusiva ao Dia dos Namorados. Foram distribuídos mais de 200 mil cupons aos clientes das lojas do Fundo de Promoções. A campanha Cupido Premiado, desenvolvida pela VBeal Publicidade, é uma realização da Acit, em parceria com a cooperativa de crédito Sicoob Oeste e Prefeitura de Toledo. Café no Aterro

O registro de Fábio Ulsenheimer, da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Toledo, mostra detalhe da visita técnica com café da manhã de autoridades, lideranças, estudantes e imprensa ao Aterro Sanitário. Local mostra a qualidade da destinação dos resíduos sólidos em Toledo.


04

Toledo/PR • 24 a 30 de junho de 2011

EMPRESAS E NEGÓCIOS Feriadão

Feira Shopping é atração em Toledo A Feira Shopping 2011 transcorre até domingo (26), devendo atrair dezenas de milhares de pessoas. No local, os visitantes poderão observar um pouco do potencial do comércio e da prestação de serviços de Toledo, realizar ou encaminhar futuros negócios. Mais de 100 expositores mostram seus produtos e serviços. A comissão organizadora estima que mais de 60 mil pessoas passem pelo Centro de Eventos Ismael Sperafico. Sobre a Feira Shopping 2011 A Feira Shopping 2011 é uma realização da Acit com o patrocínio do Bancoob, Sicoob e Centauro - por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O evento também conta com

o apoio da Prefeitura de Toledo, Unimed Costa Oeste, BRDE, Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional e Cervejaria Colônia. A 7ª Festa das Etnias é um dos destaques da programação Comidas típicas das culturas italiana, alemã e oriental são servidas na praça de alimentação, que conta ainda com shows todas as noites. A atração é organizada pelas entidades: Centro Comunitário e Social Dorcas, Associação Promocional e Assistencial de Toledo (APA) – Lar dos Idosos e Centro Beneficente Educação Infantil Ledi Maas – Lions Clube. Pratos típicos Na cozinha italiana são servidas lasanhas, canelones, torteis,

macarrão, polenta ao molho e carne de frango. A oriental traz o yakimeshi, sukiaki, tempurá, karaage, yakisoba e frango xadrez. Já o cardápio alemão será ao estilo café colonial, dividido em salgados e doces. Uma grande variedade de lanches também está à venda na praça de alimentação. No domingo, 26 de junho, será servido um almoço a base de churrasco, arroz, cuca, mandioca, maionese e saladas diversas. Valores Os ingressos para os jantares custam R$ 17,00. Já para o almoço de domingo o preço será de R$ 15,00 por visitante. No domingo à noite não haverá jantar.

Cinemagia 3D: filmes em três dimensões na Feira Shopping 2011 A Feira Shopping 2011 terá um espaço para quem gosta de cinema: o Cinemagia 3D. Trata-se de uma estrutura inflável com capacidade para 40 pessoas por sessão. A alta resolução proporciona

aos espectadores a impressão de que os objetos na tela ganhem ‘volume’, gerando um efeito real. Os filmes apresentados são curtas-metragens de animação e têm duração de 20 minutos. As temáticas estão rela-

cionadas à ecologia e ao meio ambiente. Estão previstas cerca de 80 sessões no Cinemagia 3D durante os cinco dias do evento. Os ingressos para o Cinemagia 3D custam R$ 10,00.

Expo Toledo 2011 agitará cidade com três grandes shows A Sociedade Rural de Toledo fechou a programação de shows nacionais da Expo Toledo 2011, com três grandes atrações. O evento acontecerá em outubro e já tem os espaços para a exposição comercial praticamente todos vendidos. Este ano, vão agitar a arena as duplas Bruno e Marrone e Gino e Geno, além do fenômeno do sertanejo universitário, Luan Santana, hoje o show número 1 do Brasil. A promoção dos shows está a cargo da empresa Paulo Roberto Eventos. A Expo Toledo 2011 está sendo trabalhada para se firmar como a melhor feira do Oeste do Paraná, segundo afirmou João Alberto Bombardelli, presidente da Sociedade Rural de Toledo. “A cada ano procuramos melhorar e incrementar a feira. A edição 2011 já está toda elaborada e com praticamente todos os espaços vendidos”, explica.

João Alberto Bombardelli e o empresário Paulo Roberto, responsável pelos shows da Expo Toledo 2011

Sobre a exposição, Bombardelli, ressalta: “a área agropecuária estará bem forte esse ano, com destaque para a pro-

dução da região e animais de excelência. Os equipamentos também serão de ponta”, finaliza.


Toledo/PR • 24 a 30 de junho de 2011

EMPRESAS & NEGÓCIOS

Fasul iniciará curso de Direito no segundo semestre Wanderley Graeff Equipe do Viver Toledo A Faculdade Sul Brasil (Fasul) anunciou a criação do curso de Direito em seu campus em Toledo. O novo curso terá início no segundo semestre deste ano e tem a perspectiva de apresentar excelente nível, a julgar pela avaliação do MEC. O diretor Aziz Rachid Junior, comemora a conquista, salientando que no momento em que

o Ministério da Educação está cortando 11 mil vagas de cursos de Direito em todo o Brasil, Toledo está recebendo a autorização para 100 vagas. De acordo com o diretor, os avaliadores do MEC ficaram muito impressionados com a cidade e com a instituição e, como consequência, conferiram alto índice à avaliação: “Numa escala que vai de 0 a 5, recebemos nota 4 nos quesitos avaliados, que foram: organização didática pedagógica, corpo

docente e estrutura. Com isso, estamos preparados para iniciar a primeira turma do curso, contando com bons professores e com o compromisso de oferecermos qualidade”, diz Rachid. Processo seletivo O curso terá duração de cinco anos, divididos em dez semestres e já está com as inscrições abertas para o processo seletivo. Para mais informações: www.fasul.edu.br ou pelo telefone 45 3277 4000.

Rachid: curso de Direito terá início no segundo semestre na Fasul

Feira Shopping 2011

Acessos mais seguros são pelo viaduto e trevo do Olinda Com a realização da Feira Shopping 2011, que vai até domingo (26), o acesso dos visitantes ao Centro de Eventos Ismael Sperafico sofreu mudanças. As vias serão monitoradas pela Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal. O acesso pode ser feito pelo portal instalado às margens da PR-163, que liga Toledo a Quatro Pontes. Para isso, o visitante precisa seguir pela Avenida Parigot de Souza e passar pelo trevo do Olinda Parque Hotel para fazer o retorno no sentido da rodovia que vai para Marechal Cândido Rondon, ou utilizar-se do viaduto sobre a PR-163. Opção Os visitantes também têm a opção de seguir pela Rua Barão do Rio Branco, passando pela

rodovia, no sentido Quatro Pontes a Toledo. Neste caso é mais complicado, uma vez que praticamente não existe acostamento na via para realizar a conversão e se deslocar até o estacionamento do Centro de Eventos. Assim como nos anos anteriores, a Rua Minas Gerais situada ao lado do antigo kartódromo estará fechada. Os motoristas não poderão seguir por esta estrada em direção ao Jardim Porto Alegre, apenas os pedestres. Placas A entrada na Feira Shopping é gratuita e a Transtol disponibiliza ônibus em horários especiais. Durante a Feira haverá estacionamento gratuito e monitorado. O custo é de R$ 8,00 por veículo – moto ou carro – e a ação coordenada pelo Conselho

Feira Shopping: feriadão com bons atrativos no Centro de Eventos, a exemplo de 2010

do Jovem Empreendedor de Toledo (Cojem). Horários Na quinta-feira, dia 23 de junho, abre às 14h e segue até às 23h. Na sexta-feira, dia 24 de

junho, o horário será das 18h às 23h. No sábado, dia 25 de junho, os portões do Centro de Eventos ficam abertos das 14h às 23h e no domingo, dia 26 de junho, das 11h às 21h.

05


06

Toledo/PR • 24 a 30 de junho de 2011

ESPORTES

Vanzella fatura título do Listão do Toledão

A equipe vencedora com dirigentes do clube e patrocinadores

A equipe da Vanzella Auto Peças conquistou o título do Campeonato Listão Elétrica Toledo/Petry-Lar/Frigorífico Lunatto de Futebol Sete Livre Masculino 2011, do Toledão. Depois de empate em 2 a 2 no

tempo regulamentar e na prorrogação, diante da Toleagri/ Brasil Sul Encomendas, a equipe campeã chegou aos 3 a 2 nos pênaltis, tendo como destaque o goleiro Carioca, que defendeu três cobranças.

Luiz Carlos entregou a premiação ao goleiro Robson, da Toleagri

Romera/Lance a Lance, terceira colocada

Na preliminar a Romera Móveis/Lance A Lance conquistou o terceiro lugar ao vencer a Churrascaria 4 Irmãos/Móveis Avenida/Móveis Dourado. Ao final dos jogos, foi realizada a entrega da premiação, pelo

vice-presidente Danilo Gass, o secretário Executivo Donizete de Souza, integrantes do Departamento de Esportes e os patrocinadores Luiz Carlos, da Auto Elétrica Toledo, e Lunato, do Frigorífico Lunato.

Cipó, da Toleagri, foi o artilheiro com 17 gols

Basquete Veteranos da Industrial: Campeonato Paranaense uma rica história em disputa em Toledo A equipe de Veteranos da Industrial é uma das mais antigas de Toledo e região, somando uma rica história de atividades e de confraternização entre amigos. Atualmente, a equipe é comandada pelo corretor de seguros Ivonir Rosch, o “Nico”, da Vip Seguros, tendo como fiéis escudeiros vários amigos, entre eles

Beto Ballestrin e Júlio Dall´Óglio. No último domingo, o Industrial atuou no Estádio Ninho da Cobra, em Cascavel, diante da boa equipe do Gavec, registrando empate sem gols. Mazola, do Industrial, desperdiçou a oportunidade da vitória à equipe toledana, ao perder uma penalidade máxima.

Desde a última quarta-feira (22), o município de Toledo é a capital do basquete paranaense. Isso porque a cidade está sediando o Campeonato Paranaense de Basquetebol, categorias Sub-12 e Sub-15 anos. Mais de 200 atletas de todo o Estado estão participando da competição, que segue até o domingo (26). Os jogos estão acontecendo no ginásio de esportes Jaime Zeni, diariamente, a partir das 8h00. A equipe Sub-12 Ninfa/Incomar/Toledo fez o jogo de aber-

tura da competição na quarta-feira, onde enfrentou o time de Pinhão. E paralelamente ao Paranaense, está acontecendo um quadrangular Adulto, envolvendo os times de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu. Os jogos são no período da noite. Organização Durante os cinco dias de evento, a Abatol está disponibilizando quatro professores e cerca de 50 pais, todos voluntários, para o bom andamento das atividades.

Divisão de Acesso

Toledo volta a campo neste domingo Equipe do Industrial, que atuou no Ninho da Cobra, em Cascavel Júlio, Beto e Nico: na retaguarda da equipe toledana

Toledo encara o São José, as 15h30, no Estádio 14 de Dezembro

Após terminar o primeiro turno do Campeonato Paranaense – Divisão de Acesso 2011 na segunda colocação e o confronto diante do Sport Campo Mourão, em Apucarana no meio da semana, o Toledo volta a atuar no Estádio 14 de Dezem-

bro, domingo, às 15h30. Diante do São José, a equipe comandada pelo técnico Rogério Perrô, continua a busca pelo acesso à elite paranaense em 2012. No primeiro turno, o time toledano venceu o São José por 2 a 0, em Irati.

PITÁGORAS DA SILVA BARROS Professor aposentado, ex-vereador e missionário.

Ramiro, o nosso eterno menestrel Olha pessoal! Não dá para eszemos uma equipe afinada para perar muito para falar sobre nosatender aos produtores rurais e sos amigos da velha guarda. Escerealistas que na época giravam tava ensaiando um artigo sobre seus negócios em torno do feijão e o Amândio Tetê e ele se foi ando milho. Dentre eles se destacava tes da hora, me deixando com a o Waldemar Rossoni. caneta na mão. Agora vou ter de Ramiro foi um dos idealizadores mudar o texto, porque o que era dos festivais de música que eram só alegria ficou mesclado da triso xodó dos toledanos. Os cinemas teza de sua partida. Fica, então, enchiam de famílias que iam aprepara mais adiante. E este espaço ciar boas composições e interprede hoje que seria dele, vou deditações, e torcer por seus ídolos car ao ainda vivo Ramiro Carlos pratas-da-casa. Geralmente ele Rebouças. ganhava algum primeiro lugar em O Ramiro chegou para cá ainda composição que fazia muitas vena década de 60, diretamente do zes em parceria com meu irmão Rio de Janeiro para assumir o carTóti. go de fiel da Cibrazém, cujo priInstituiu a serenata como uma meiro titular fora o Nelson Genaatração para os jovens que queri. Ramiro era um tipo boa pinta, riam encantar suas amadas e que alto, moreno, forte, de voz semiaqui não sabiam como e não ti-rouca – o que lhe valeu o apelido nham, antes dele, as condições de “pato rouco” da parte de seus de fazer. Lembro de umas dez amigos cariocas. Era extremamenque participei e destaco as das te comunicativo, fazendo amizades casas da Denise Hamilton (o Dr. com toda a sociedade daqui. E toHamilton nos recebeu com um cava violão com maestria (até hoje lauto banquete em plena manão apareceu aldrugada), da Cloguém que se lhe ri Fernandes e da comparasse). Késsy Gbur (a peComo todo dido do apaixonaRamiro foi um dos artista, gostava do Tita “Decamidealizadores dos de se exibir em pos”). Seo Paulo festivais de música qualquer oportambém nos brintunidade, execuque eram o xodó dos dou com uma tando a música bela recepção. toledanos clássica Czardas Outro grande com o violão nas amigo que ele teve costas. Era um em sua passagem show aplaudido por aqui foi o Frupor todos. Também cantava muituoso Nogueira. Nogueira ganhou to bem, principalmente as músio primeiro prêmio da Loteria Fedecas dos Beatles, sobretudo Yesral, comprou um caminhão e saiu terday, porque tinha um inglês desfilando pelas ruas poeirentas castiço. Era tão bom que foi o do centro com o Ramiro ao lado. responsável pela trilha sonora do Depois contratou seus serviços filme nacional “Um ramo para Lupara montar sua empresa cereaísa”, onde inclusive aparece em lista... Mas isso já é outra história. longo sketch tocando a música Como tudo prossegue e a fila tema, de sua autoria. anda, Ramiro se mudou para CasNa época em que ele aportou cavel e foi trabalhar como vendepor aqui eu trabalhava no Cartódor de tratores na Nodari, gario de Registro de Imóveis com o nhando um monte de dinheiro, Dr. Haroldo Hamilton, meu granmas também tocando violão e de amigo. Ramiro chegou lá uma cantando em uma orquestra que tarde e disse que recebera boas ele fundou com o instrumentista informações sobre mim no Banco Lincoln e outros bons músicos lodo Brasil e que precisava de uma cais. Fez sucesso e passou a fazer pessoa no cargo imediatamenparte da história cascavelense. te abaixo do dele. Pediu licença Antes que eu encerre, preciso para o Dr. Hamilton e me fez uma dizer que ele também é autodidaoferta irrecusável, na base de o ta como foi meu pai Oscar Silva, dobro do que eu ganhava. Claro e de uma cultura semelhante. que aceitei. Sei por ouvir falar que ele não Foi um período de aprendizado anda bem de saúde, que está que nunca mais esquecerei, poraposentado e vive com sua filha que tive como mestre uma das única. Mas espero que ele leia espessoas mais íntegra e boa que tas toscas lembranças não apenas conheci na vida. Até o inglês ele como um breve relato de sua estafez questão que eu aprendesse da em Toledo, mas como um preito (já me esqueci). Depois ele tamde admiração deste seu amigo que bém convidou o João Viezzer e fio ama como a um irmão.


Toledo/PR • 24 a 30 de junho de 2011

SAÚDE

“Suba o primeiro degrau com fé. Você não tem que ver toda a escada. Você só precisa dar o primeiro passo.” ( Martin Luther King Jr.)

VIVER BEM DICAS Facilite a sua vida na cozinha Alho: exagerar no alho ao cozinhar e se arrepender depois tem solução: coloque na panela alguns talos de salsinha e leve novamente ao fogo, para que o gosto do alho seja absorvido. Baba do quiabo: para eliminar a baba do quiabo, lave-o ainda inteiro, seque-o e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão, deixando repousar durante 15 minutos. Depois lave ligeiramente, corte e cozinhe. Bolo queimado: se o bolo que deu tanto trabalho queimou, não se desespere: passe um ralador de queijo concavo na parte queimada até retirar a crosta. Cenouras e aipos: para resolver o problema de cenouras e aipos meio murchos, mergulhe-os em água gelada misturada com uma colher de chá de mel por uma hora. Escorra e seque levemente. Batata frita sequinha: para que as batatas fritas fiquem bem sequinhas, depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha. Cheiro de fritura: frituras deixam um cheiro desagradável que fica impregnado na cozinha. Para remediar, coloque meia colher (chá) de canela em pó em uma frigideira seca, aqueça e deixe alguns minutos. O cheiro desaparece e o aroma de canela perfuma a casa por um bom tempo. Purê: quando o purê fica muito aguado, basta salpicar a mistura com um pouco de leite em pó. Congelamento de crepes e panquecas: Intercale-os com papel impermeável, embrulhe em um papel alumínio na quantidade que irá utilizar e congele.

07

Apnéia Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo e do Instituto do Sono, na capital paulista, descobriram uma substância com potencial para flagrar o distúrbio, indicar sua intensidade e apurar se o tratamento está surtindo efeito. O dedo-duro se chama cisteína e abre a perspectiva de um teste simples e de baixo custo. O achado não foi imediato. Na verdade, os especialistas se debruçavam sobre outra molécula, a homocisteína, um marcador de risco cardiovascular. Mas, ao dosar seus níveis em pessoas com e sem apnéia, notaram que eles eram semelhantes. No entanto, ao voltarem os olhos para a cisteína, observaram uma diferença significativa. O estudo analisou o sangue de 150 pessoas, metade delas apnéicas. A turma que roncava apresentou, em media, uma taxa de 490 ƒÊmol/l de sangue ante 439 dos indivíduos livres do problema. Quanto mais grave o distúrbio, maiores os índices da substância. Alimentação correta retarda envelhecimento Fatores genéticos, ambientais e estresse são as principais causas do envelhecimento precoce. Uma boa alternativa para retardar esse envelhecimento é a alimentação, que tem o poder de combater os radicais livres. Os fatores acima citados fazem com que o organismo produza radicais livres cada vez mais, danificando assim as células do corpo, causando o envelhecimento precoce. Com uma alimentação equilibrada as células recebem nutrientes que neutralizam a ação negativa dos radicais produzidos por poluição, atividade física em excesso ou até mesmo o próprio estresse. É importante ainda que a alimentação não apresente aditivos químicos (corantes, emulsificantes, conservantes, etc.), excesso de gorduras saturadas e gordura trans, pois estas substâncias aumentam a produção de radicais livres. Esclerose múltipla x divórcio A esclerose múltipla é uma doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, possui mais de um milhão de casos no mundo diagnosticados, dos quais 450 mil destes estão concentrados em países desenvolvidos na Europa. Em Portugal, por exemplo, existem atualmente mais de cinco mil casos de doentes com a enfermidade. Cerca de 10 a 15% dos doentes seguem um curso mais grave e inexoravelmente progressivo, e em 25% dos casos a progressão é lenta, com sintomas moderados. A doença neurológica crônica é causada por uma degeneração da camada isoladora lipídica de mielina que envolve os axônios neurais que recobrem e isolam as fibras nervosas (estruturas do cérebro pertencentes ao sistema nervoso central). Esclerose múltipla x divórcio II A doença ocorre com maior incidência nas mulheres e também são elas que a enfrentarão muitas vezes sozinhas, porque logo após a confirmação do diagnóstico da esclerose múltipla as chances de ocorrer uma separação no casamento é de seis vezes mais quando o sexo feminino é o “problema” se comparado com o número de doentes do sexo masculino. A mulher passa por duas situações ao mesmo tempo: primeiro descobre que está doente e, em seguida, enfrentará o desfacelamento de seu matrimônio. O divórcio em vias de fato, devido à esclerose múltipla, doença que não escolheu. Esclerose múltipla x divórcio III O dado é de um estudo elaborado por três instituições americanas que avaliaram os casos de pacientes com esclerose múltipla. Segundo o trabalho, publicado no jornal intitulado “câncer”, as mulheres que pos-

por Mayara Martan

suíam um relacionamento conjugal há mais tempo e tiveram a doença diagnosticada se separam menos de seus cônjuges, do que as que estavam casadas por um período menor. Ou seja, a relação estável torna o casal mais compreensível e amigo, mantendo-o mais firme na hora de enfrentar problemas, como uma doença. O estudo acompanhou, durante cinco anos, 515 pacientes com diagnóstico de esclerose múltipla. Queda de cabelo Embora um ditado garanta que as mulheres reconhecem seu charme, os carecas, membros de um grupo abrangente — metade dos homens com mais de 50 anos sofre de calvície —, muitas vezes não se sentem atraentes. Isso porque eles não são só atingidos no couro cabeludo. A cabeça também padece com frustração e insegurança. Mas, ainda que a cabeleira da adolescência seja irrecuperável, é possível, ao menos, conter a perda dessa cobertura natural. Entretanto, a finasterida, medicamento conhecido por debelar a queda, vive envolta em uma discussão que propõe uma escolha perturbadora: manter os fios ou arriscar sofrer disfunções sexuais? Recentemente, um estudo com 71 voluntários da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, concluiu que a diminuição de libido provocada pelo remédio permanece em alguns pacientes até 40 meses depois da interrupção do tratamento. Queda de cabelo II Em outro trabalho, no entanto, muitos manifestaram diminuição da libido apenas por acreditarem ter tomado finasterida. Isso está incrustado no subconsciente de algumas pessoas. Em outras palavras, pode ser exagerado acusar o fármaco de principal causador do transtorno. De fato, a finasterida age sobre a testosterona, substância muito associada ao desejo. A droga inibe uma enzima que promove a transformação desse hormônio masculino em di-hidrotestosterona (DHT), molécula que, além de aumentar o apetite sexual, causa nos homens com pré-disposição genética o enfraquecimento dos cabelos. Logo, esse bloqueio pode reduzir sensivelmente a vontade de fazer sexo. Ou até diminuir o volume ejaculatório, uma ameaça para quem pretende aumentar a família. Mas isso não é motivo para se descabelar. A suspensão da finasterida quando o paciente quer ter filhos é uma prática comum e aparentemente eficaz. Queda de cabelo III Na pesquisa da MSD, 1,8% dos participantes tiveram diminuição da libido, 1,3% padeceram com a disfunção erétil e 0,8% apresentaram diminuição do volume ejaculatório. Apesar do possível papel do efeito placebo no levantamento, há quem simplesmente não queira correr esses riscos. Para eles, uma solução pode ser as drogas de uso tópico, que promovem a dilatação vascular. Isso aumenta o aporte sanguíneo e de nutrientes para o couro cabeludo, além de extratos da planta Serenoa repens, um análogo natural e ligeiramente menos agressivo da finasterida. Essas alternativas, todavia, têm sua eficiência contestada. Outra saída é o transplante capilar, uma das cirurgias plásticas mais realizadas pelos brasileiros. Antigamente implantavam- se até fios de plástico. Queda de cabelo IV Hoje, o cabelo da nuca da pessoa é retirado e implantado, fio por fio, em orifícios com um microbisturi. O método atual, apesar de não erradicar completamente a dor e os inconvenientes de um pós-operatório, é bem menos hostil ao corpo. Um dos maiores impeditivos, nesse caso, é o preço: o tratamento não sai por menos de 5 mil reais. Apresentados os prós e os contras de cada procedimento, vale levar a discussão para o consultório e avaliar o futuro do topo da cabeça.

ONDY NIEDERAUER

Pioneiro, contabilista, ex-vereador e historiador

A visita do governador II O artigo retrata a primeira visita realizada a Toledo por um governador do Estado, Bento Munhoz da Rocha Neto, em junho de 1951. Hoje, o discurso do Dr. Dátero Alves de Oliveira, no banquete oferecido ao governador. Este discurso foi peça muito importante usada para convencer o governador a sancionar a lei nº 790, da emancipação de Toledo, no dia 14 de novembro de 1951. “Nobre Governador do Estado; Mui digna caravana visitante; Meus Senhores. Gloria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade. Ao saudar Vossa Excelência podemos dizer, e sem medo de errar: - Glória ao nosso Governador, porque temos a paz em Toledo, garantida por um governo de mãos honradas, capaz de nos proporcionar o bem estar comum. É, senhor Governador, com o coração cheio de ardor cívico e patriótico, que Toledo recebe de braços abertos tão nobre visita, sincera e bem intencionada. Vive este lugar, um de seus melhores dias, um dos dias mais felizes de sua existência, numa emoção que é representada no semblante alegre dos que o recebem; dos que aqui habitam; dos que, lutando pelo pão de cada dia, lutam também pelo engrandecimento do Paraná. É para nós, enobrecedora a honra que nos traz a presença de um Governador que, com a ilustração, talento e conhecimento de causa, dirige os destinos do Estado do Paraná. Toledo, nobre Governador, como já teve oportunidade de observar, é uma vila que surgiu, e pode-se dizer, de um dia para outro, caracterizando e demonstrando a vivacidade do trabalhador, do dinamismo, do esforço e da abnegação. É característica dos brasileiros,

tência religiosa e mantem um colégio dirigido pelas Irmãs Vicentinas. Possuindo também, com eficiência a assistência médica, patrocinada pelas firmas locais, e que não vacilam em dar o conforto aos Senhor Governador. Foi em Setembro de 1946, que que aqui residem. Toledo tambem conta com 764 a Maripá adquiriu a Fazenda Britânia. Iniciando os seus primeiros eleitores e ainda é de Toledo que trabalhos no ano de 1947. E, so- foi arrecadado pelos cofres do Esmente em 1948 é que se fizeram tado, 40% dos impostos e taxas do município de Foz do Iguaçu. No as primeiras medições . ano de 1951, o A Fazenda Britâpróprio progresnia, com sede em so verificado inToledo, não sendo sequer Distrito, Toledo tambem conta dica como certo, uma arrecadação conta com mais de com 764 eleitores e ainda maior. 4.000 almas. Em saudando Gente do Rio ainda é de Toledo que Grande do Sul e foi arrecadado pelos o nosso governador, embora ToleSanta Catarina, cofres do Estado, do na esfera adaqui chegando, ad40% dos impostos e ministrativa não quire as sua protaxas do município seja ainda um priedades e, coodistrito sequer, o perando com os de Foz do Iguaçu seu povo senteParanaenses, nes-se dignificado, te curto lapso de por que vê o Gotempo, criou mais vernador jovem e uma célula de trabalho para engrandecimento da com um passado honrado e cheio de lutas pelo bem estar comum, produção nacional. As empresas colonizadoras aqui com os olhos voltados para esta sediadas, já construíram 400 qui- gleba, que ainda ontem era sertão lômetros de estradas de rodagem, virgem e que hoje já é uma expresdentro deste sertão, proporcionan- são no município de Foz do Iguaçu. Toledo sente-se esperançoso, do-nos as vias de comunicação, que porque vê, na feliz administração tantos benefícios nos trazem. Toledo possui, assistência es- de hoje, uma era mais promissora colar e instrui mais de 200 crian- para o Estado, cheia de dinamismo ças na sua sede. Mantem mais de jovem, refletida num Governo efitrês escolas no interior da Fazen- ciente e de mãos honradas, marda com assistência e freqüência cando as diretrizes progressistas, de cerca de 250 alunos. Tem assis- dignas do atual desenvolvimento traduzir a vontade real de progredir, quando tem seus olhos voltados para a grandeza de Pátria comum.

do Paraná dando ao povo uma garantia para o bem estar comum. Feliz também sente-se Toledo, porque vê que a luta do povo que desbrava o sertão, está amparada na inteligência útil de um homem de boa vontade que sabe ir ao encontro de seus governados, deles sentir as necessidades, correspondendo à confiança que lhe foi depositada. Senhor Governador: A simples saudação que ora lhe é tributada, parte de gente simples mas dinâmica, que ama o progresso, que vive o passado árduo, mais dignificante e que, espera ter a honra de comungar dos mesmos propósitos que o lançaram na luta pelo engrandecimento do Paraná. O povo de Toledo, com satisfação imensa, grava a nobre visita, e é com orgulho que lhe dá as boas vindas, esperando que digno administrador do Estado lhe seja como foi Osório para os seus soldados. O grande General afirmou: “Para governar homens de boa vontade, basta lhe indicar o caminho.” Nós somos como estes soldados e, esperamos de Vª. Excia. que nos indique o caminho; que não dispense o apoio e a vontade desta gente, que quer ombrear com o seu Governador; que também, nos leve junto nesta jornada cívica a qual levou-o ao poder no Estado, onde encetou a luta de elevar o Estado do Paraná ao nível de Estados líderes brasileiros, não poupando esforços para ver o nosso querido Brasil cada vez mais cheio de glória. Obrigado”.


08

Toledo/PR • 24 a 30 de junho de 2011

SOCIAL

Cine Panambi

(45) 3378-4774 PROGRAMAÇÃO DE 24 a 30/06/2011

CARROS 2

Um ótimo lugar para toda a família Um bom lugar para se divertir é, sem dúvida, o Shopping Panambi. O centro de compras e lazer reúne o que há de melhor para toda a família passar horas agradáveis. A praça de alimentação, tem opções de lanches, doces, comida chinesa, pratos requintados e outras delícias. O cinema, com duas salas, acompanha os filmes em cartazes Brasil a fora, e o comércio, tem produtos para homens, mulheres e crianças, com roupas, brinquedos, calçados, acessórios, jóias, artigos para casa, entre outros. Família Jhonny´s Um dos ambientes mais charmosos e aconchegantes do Shopping Panambi é o Família Jhonny´s. Neste inverno, uma boa pedida é apreciar o fondue, acompanhado de um bom vinho. Se preferir, o cardápio do Jhonny´s tem deliciosas opções

em massas, sopas, carnes, peixes, saladas e até mesmo lanches caprichados e os deliciosos past Para o almoço ou jantar, são várias as opções de pratos caprichados com saladas, massas, carnes, peixes, sopas, fondues, entre outros. Já para o lanche da tarde ou o happy hour, o cardá-

pio do Jhonny´s oferece deliciosos pastéis doces e salgados, lanches e porções. Todas as quintas-feiras, os clientes ainda são brindados com uma boa música ao vivo. Café no Bule O Café no Bule, empreendimento Família Jhonny´s, tam-

bem é um bom lugar para fazer aquele lanchinho. São várias opções de tortas doces e salgadas, pão de batata, tortinhas, sanduíches, doces, entre outras delícias. Dentre as bebidas, são várias opções em cafés quentes e frios, chás, sucos, chocolates, capuccinos e refris.

(estreia mundial) Animação. Dublado. Classificação indicativa: livre Diariamente: 16h00, 19h20 e 21h20

KUNG FU PANDA 2

Animação. Dublado. Classificação indicativa: livre Diariamente: 15h40 e 19h50

VELOZES & FURIOSOS 5

Ação. Classificação indicativa: 14 anos. Sessões: diariamente: 21h30

AGENDA DE EVENTOS ATÉ DOMINGO (26) - Feira Shopping 2011 no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Na programação: shows artístico-culturais, Cinema 3D, Festa da Etnias com jantares típicos. SEXTA-FEIRA 24/06 - Sexta universitária com a Banda Major Tom, no Empório Santa Maria. Red Label com 4 energéticos a R$ 100,00 até 2:00 h. Antecipados R$15,00. Camarotes: R$ 300,00 com consumação. SÁBADO 25/06 - Baile no Clube Olímpico. Animação da Banda Hábitu’s. Informações no fone: (45) 3378-1441. - Show com a banda Alma Serrana, no Empório Santa Maria. Antecipados: R$ 15,00 (1º lote) e R$ 20,00 (2º lote). Camarotes: R$ 300,00 com consumação. - XI Mostra Cultural Hispano Americana, no Teatro Municipal. - III Jantar Típico Italiano no Salão Social da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. DOMINGO 26/06 - Mati-Baile no Clube Olímpico, com animação da Banda Panamérica.

Crisiele Klein e Joselaine Busatto

QUARTA 29/06 - Baile com a Banda Munique, no Clube Olímpico. Informações no fone: (45) 3378-1441. SEXTA 01/07 De Cascavel, Maria e João Cattusso

Carros 2 estreia no Cine Panambi Emanuela Decampos, Maiara Lamperti e Jaqueline Barbieri

O Cine Panambi acompanha neste final de semana, a estreia mundial da animação Carros 2. Todos aqueles carros sensacionais criados pela equipe de magos da Pixar estão de volta. Dessa vez, a estrela Lightning McQueen forma uma du-

pla com o melhor amigo, Mater, para competir numa corrida internacional contra os carros mais velozes do mundo. Os dois acabam se envolvendo no mundo da espionagem internacional ao conhecer Finn McMissile (Michael Caine), um investigador.

Relâmpago McQueen e o amigo Mate encaram nova aventura em Carros 2, que estreia neste final de semana Heloisa Hitz e Fernanda Vian

3277-2728 Rua Pedro dos Santos

3378-1316 Shopping Panambi

- Show com a banda Chimarruts, no Empório Santa Maria. Antecipados: R$ 20,00 (primeiro lote), R$25,00 ( segundo lote), R$30,00 ( terceiro lote). Camarotes: R$ 500,00 com 10 ingressos. Reservas: 45 3054 5700 - 3054 5701. SÁBADO 02/07 - Show com a banda Nega Fulô e Grupo Vem Ki Vem na oca, no Empório Santa Maria. Red Label R$ 90,00 até as 2h. Mulheres e universitários free até 00h30. Antecipados: R$ 15,00. Camarotes R$ 300,00 de consumação. Reservas 45 3054 5700 - 3054 5701. - Festa do Agnoline na Localidade da Usina. - XV Noite de Queijos e Vinhos do Lions Clube, no Salão de Inverno do Olinda Park Hotel. - Baile de Lançamento da Concórdia Fest, com a Banda ...


Toledo/PR • 24 a 30 de junho de 2011

SOCIAL

09

“A sorte afeta tudo. Deixe o seu anzol sempre lançado. No riacho onde menos esperar, haverá um peixe.” (Ovídio)

ALEX DONEGA

alex@vivertoledo.com.br

Amop Os prefeitos de Corbélia, Eliezer Fontana, e de Toledo, José Carlos Schiavinato, ambos do PP, seguem em campanha para a presidência da Amop. A possibilidade de consenso ainda existe, mas remota. A eleição está marcada agora para 30 de junho, a partir das 9h30, na sede da entidade em Cascavel.

Recuperação Toledo realizou no mês passado 1.792 contratações, enquanto o número de demissões ficou em 1.381. Nossa cidade apresentou melhores resultados que se comparado ao ano anterior, em que o número de contratações foi bem menor. Em 2010, Toledo contratou 1.479. No Paraná foram abertos 16.789 postos de trabalho com carteira assinada, variação de 0,68% no nível de emprego. No ano, o volume acumulado é de 91.039 empregos, com variação de 3,82%. Destaque para a construção civil, que acumula alta de 8,88% sobre ano passado, e serviços, que lideram em número de vagas ocupadas, com 33.499 novos empregados.

Show da Química

Nayara Cristina de Souza fotografada por Jode

Em comemoração ao Dia do Químico e ao Ano Internacional da Química, o curso de Química da Unioeste, campus de Toledo, realizou inúmeras atividades e com uma divertida peça de teatro que recebeu diversos aplausos. Tudo isso ocorreu no Shopping Panambi.

Maurício Ferreira, gerente do novo Super Muffato e supervisor Sato, do Café Itamaraty

O tempo passa e as fotos vão ficando antigas e nós cada vez mais velhos, ou melhor, experientes. Agradeço ao fotógrafo Joder pela nova foto que estará sendo usada nesta coluna. Não posso esquecer-me de agradecer a Kéia Tonin que com muita descontração e alegria assinou a antiga foto e a Cristina Oliveira que fez o make up do colunista


10

Toledo/PR • 24 a 30 de junho de 2011

GERAL

“O sucesso não é o final e o fracasso não é fatal: o que conta é a coragem para seguir em frente” (A. D.)

Câmara

Aprovados projetos de compra de 2,6 mil computadores e adutora de água para Sadia A Câmara de Vereadores de Toledo aprovou em sessões extraordinárias um total de seis Projetos de Lei (PLs) do Executivo. Os PLs 84, 87, 88, 89, 90 e 91 foram todos aprovados por unanimidade nas duas sessões e motivaram intensos debates em torno de suas propostas e temas relacionados, especialmente na área de infra-estrutura rural e apoio ao produtor. O PL 84 altera dispositivo da Lei “R” nº 52/2011, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional suplementar no orçamento-programa tendo em vista operação junto à Agência de Fomento para aquisição de maquinário e infra-estrutura básica e foi o que deu início aos debates. Já o Projeto de Lei 87 autoriza o Município de Toledo a efetuar investimentos em apoio à Sadia na implantação de trecho de rede adutora de água para abastecimento do seu complexo industrial. A nova adutora vai substituir rede instalada há 30 anos liga a Granja Santa Inês, no Rio São Francisco, à indús-

tria passando pelos bairros São Francisco e Panorama. A nova adutora de 1.836 metros será instalada ao longo do sistema viário pela empresa e o Município vai apoiar através do serviço de retroescavadeira para a abertura e fechamento de valas e recomposição do asfalto e das calçadas atingidos nas obras. Já o Projeto de Lei 88 autoriza o Executivo a contratar financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, através da Caixa Econômica Federal – para aquisição de 2.620 computadores portáteis. A compra será através do Prouca-Programa Um Computador por Aluno, envolvendo computadores portáteis cotados ao preço de R$ 376,94 cada, para uso nas escolas da rede municipal toledana. O PL recebeu diversas manifestações de apoio, inclusive do vereador Paulo dos Santos (PT). Também foi aprovado o Projeto de Lei 89, que autoriza o Município de Toledo a conceder incentivos ao Clube de Caça e Pesca, visando a 38ª Festa Na-

Alfabetização

Visita marca a abertura de novas turmas em 2011 As turmas do 1º chamamento do Programa Paraná Alfabetizado (PPA) em 2011 iniciaram suas aulas neste mês de junho. A equipe da Coordenação do PPA no Núcleo Regional de Educação de Toledo, realizou visita a uma das turmas de alfabetização. A visita à turma da alfabetizadora Maria dos Anjos Moraes, que funciona no Centro Catequético da Igreja Maria Mãe da Igreja no município de Toledo, simbolizou a aula inaugural do PPA em 2011. Na ocasião, os coordenadores presenciaram momentos de descontração e emoção ao ouvirem os relatos dos alfabetizandos. Relatos como o de Maria Soares, que aos 77 anos quer aprender ler e escrever. “Meu pai não queria que eu estudasse, ele achava que se eu aprendesse a escrever iria fazer cartas para arrumar namorado. Eu não aprendi naquela época, mas, mesmo assim arrumei namorado”, brincou a alfabetizanda. Casada há 58 anos, ela é mãe de 13 filhos e tem 30 netos e 26 bisnetos. Se os pais de Maria Soares não queriam que ela namorasse cedo, os pais de Maria Ma-

dalena de Moraes pensavam o contrário. “Para meus pais só os filhos homens precisavam estudar, as filhas tinham que casar cedo e aprender os afazeres domésticos”, desabafa a alfabetizanda mais idosa da turma. Maria Madalena tem 80 anos e esbanja disposição. Cada turma de alfabetização tem seus exemplos de superação e força de vontade. De acordo com a coordenação regional do PPA, cerca de 1.150 alfabetizandos começaram a alfabetização neste ano, distribuídos em mais de 90 turmas nos municípios jurisdicionados ao Núcleo de Toledo, a maioria deles idosos que não tiveram a oportunidade de estudar na juventude. “Isso só é possível com o empenho dos coordenadores locais de alfabetização e dos alfabetizadores populares, que constituem suas turmas”, afirma a Coordenadora do PPA, Luciléia Albarello. “Também com o apoio e a parceria das Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação, na divulgação, cedência de materiais e acolhida dos alfabetizados em turmas da EJA FASE I”, completa.

Sessão extraordinária da Câmara Municipal: seis projetos aprovados

cional do Porco no Rolete. Pelo PL o Município destinará R$ 65 mil para custear em parte a realização do evento e despesas com a ampliação e adequação do pavilh��o das autoridades, além de até 50 horas/máquina e até 100 m³ de pedra britada para a adequação e melhoria das vias de acesso e das áreas de circulação no clube. O Projeto de Lei 90 também foi aprovado e altera o Plano Plurianual do Município de Toledo, para o período de 2010 a

2013, para inclusão de ações pela acessibilidade e mobilidade urbana como ciclovias e propostas da comunidade recebidas na audiência da LDO em 23 de maio, entre outras alterações. Por fim, o Projeto de Lei 91, autoriza a abertura de crédito adicional suplementar de R$ 434 mil no orçamento-programa, para o exercício de 2011, nos recursos da administração direta toledana e do Fundo Municipal de Trânsito.

Oficina de Ciências e Biologia analisou ciclo de vida do bicho-da-seda O Núcleo Regional de Educação de Toledo, através das coordenações de Ciências e Biologia, e em parceria com a Unioeste – Campus Cascavel, realizou a oficina Ciclo de Vida do Bicho-da-Seda: do Ovo ao Fio, ministrada pelas professoras Rose Meire Costa Brancalhão, Ednéia Fátima Brambilla Torquato, Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro e Celeste da Rocha Paiva. A oficina trouxe informações sobre o ciclo de vida do Bicho-da-Seda, um inseto de importância econômica, social e ambiental para o ser humano. O bicho-da-seda é um inseto holometábolo, ou seja, que apresenta metamorfose completa durante o seu desenvolvimento. “Durante seu ciclo de vida este inseto passa por vários estágios: ovo, lagarta ou larva, pupa ou crisálida e mariposa”, explica a coordenadora de Ciências no NRE Toledo, professora Dal-

va Veronica Stoffel, que também comenta sobre outro tema abordado na oficina. “Foi ressaltada a importância da sericicultura nas pequenas propriedades rurais, onde predomina o trabalho familiar”, afirmou. A oficina teve certificação de oito horas. Participaram dezenove professores dos municípios de Toledo, Ouro Verde do Oeste, Marechal Cândido Rondon, São Pedro do Iguaçu, Santa Helena, Tupãssi, Guaíra e Maripá. A coordenadora de Biologia do NRE, professora Rosemarie Margareth Zeni, avalia o encontro. “Os professores participaram com muito interesse das dinâmicas e atividades sugeridas. Todas as metodologias propostas podem ser aplicadas em sala-de-aula”, disse. Ela ainda ressaltou a importância do Bicho-da-seda nas indústrias: têxtil, cosmética, alimentícia e em pesquisas na área da medicina.

Educandários receberão material didático Fortalecendo a parceria entre Núcleo de Educação e Unioeste nessa oficina, será encaminhado as escolas e colégios do NRE um material didático-pedagógico, composto pelo livro “Biologia Celular Básica: Técnicas e Atlas” e pela revista

em quadrinhos “A Vida do Bicho-da-Seda”. Ambas as obras são de autoria e co-autoria da oficineira Rose Meire Brancalhão e são uma produção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Unioeste – Campus Cascavel.

Projeto “Pegadas da Fé” pode inserir Toledo na rota do turismo religioso O município de Toledo pode ser inserido na rota do turismo religioso regional. O projeto “Pegadas da Fé” está sendo desenvolvido pela empresa Nec Assessoria e consiste na criação de um roteiro ou a definição de um produto do segmento católico de Toledo, que possa ser inserido num grande trabalho de regionalização do turismo religioso do Estado. O projeto foi apresentado pelo turismólogo e vice-presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Oeste do Paraná (Adeturoes-

te), José Francisco Campos, o “Chico Paulista”, à Diocese de Toledo em sua última reunião geral do clero. A aceitação por parte dos 19 municípios que fazem parte da Diocese e estavam presentes à reunião, foi unânime. Como consequência, o bispo, Dom Francisco Carlos Bach, fez questão de enaltecer a iniciativa, autorizando o início dos trabalhos voluntários, que consistem em levantamentos de inventário dos produtos e serviços que possam ser preparados e disponibilizados a seu público alvo.

Feira do Livro no Incomar destaca literatura de 27 a 30 de junho O Colégio Vicentino Incomar realiza de 27 a 30 de junho a Feira do Livro, promoção que colocará a leitura em destaque durante toda a semana para os cerca de 1,5 mil alunos e suas famílias. O evento reúne editoras que colocarão à disposição desde livros de banho para uso na banheira por bebês e infantis até a literatura infanto-juvenil, passando pelos livros didáticos. A promoção reúne livros das editoras FTD e Editora do Brasil e programação com oficinas sobre sustentabilidade, contação de estórias, incentivo à leitura e palestras com escritores, com apoio das editoras Saraiva e Ática/Scipione. “Teremos livros para todas as idades e de todos os preços mas com preços diferenciados porque o nosso objetivo é proporcionar valores acessíveis”, afirma a coordenadora de eventos e marketing, Rosalete Gubiani. A programação será centralizada na Biblioteca do Incomar, onde serão realizadas a exposição e venda de livros e trabalhos, mas as atividades incluem também palestras a alunos, pais e professores e atividades com os professores regentes em sala de aula de segunda a quinta-feira. Na Biblioteca os livros estarão à disposição das 8h às 12h e das 14h às 19h para os alunos e os pais poderão participar do even-

to das 10h30minh às 12h e das 13h30minh às 19h, com acesso pelo portão da Rua 12 de Outubro (continuação do Largo São Vicente de Paulo). A Feira do Livro do Incomar terá a presença dos escritores Lauro Daros, da Editora FTD, e de Cirlei Rossi, da Editora do Brasil, que também é coordenadora geral do Incomar. No dia 29, às 19h30, a programação conta com palestra aos pais sobre o tema “Aproximando os filhos da literatura”, a cargo da assessora pedagógica da Editora Saraiva Carolina Zanella de Queiroz. Na mesma data e horário os professores terão a palestra “Como trabalhar a literatura em sala de aula”, com a assessora pedagógica da Editora Saraiva Maria de Fátima Tecchio. A programação inclui ainda um cronograma de atividades em sala de aula e de visitação à Biblioteca do Incomar por todas as turmas.

Feira do Livro envolverá a comunidade escolar do educandário

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO PARANÁ COMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDO RUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do cartório de registro civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilidades para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documentos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

NOVO ENDEREÇO Turma de alfabetização visitada pela equipe do NRE Maria Madalena de Moraes e o Coordenador Regional Isaias Corcino

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e comarca de toledo-pr, aos 24 dias do mês de junho de 2011. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Oficial


Toledo/PR • 24 a 30 de junho de 2011

ESPECIAL

11

LEITURAS DA MADRUGADA “Não sei se a vida é curta ou longa demais para nós. Mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocarmos o coração das pessoas.” (Cora Coralina)

BRUNO RADUNZ

brunoradunz@ibest.com.br

Miro Dal Vesco

Sônia e Julio Guedes, Claudio e Norma Albarello no Baile dos Namorados do Toledão

Olmiro Dal Vesco, atualmente residindo em Curitiba, é nosso leitor assíduo do Viver Toledo. Ele escreveu: “Obrigado por lembrar-se do seu velho amigo... O jornal está cada vez melhor. Adorei a reportagem da iniciativa da Acit e demais, em relação ao Aeroporto. Está mais do que na hora. Fiquei feliz pela iniciativa do meu amigo Walmor Lodi, grande pioneiro de nossa terra. Crescemos juntos, fomos engraxates, bancários e empresários. É o momento certo para reivindicar o velho sonho de termos um Aeroporto condizente com o gigante que é a nossa região”.

Política Na última edição foi comentado o assunto relacionado com o PSD, com novos integrantes. Só gostaria de dizer que minha única militância é o PCT - Partido Cultural de Toledo, ou seja, meu único objetivo é lutar pela melhoria da qualidade de ensino e difusão da cultura.

Cultura Muito propícia a indicação da Rosângela Reche para a Secretaria da Cultura. Aliás, o nosso prefeito tem sido muito feliz nas escolhas, pois tivemos anteriormente o Tita Furlan que exerceu um trabalho magnífico à frente da pasta.

Vândalos Impressionam os atos de vandalismo em nossa cidade. Agora até a placa explicativa da Praça do Japão foi destruída. Será que nossas câmaras não flagraram a ação desses marginais?

Altair “Camelo” de Menezes” e Dilma no evento do Toledão

Edmundo

É impressionante a diferença entre o Brasil e outros países com respeito às punições impostas às pessoas conhecidas. O diretor do FMI, acusado de violência sexual, foi preso e julgado em poucos dias. Aqui, Edmundo, que tirou a vida de três pessoas em acidente automobilístico, passou 19 horas na cadeia. Já está solto...

Café Colonial

Décio Holzbach recebeu amigos em sua residência para comemorar o aniversário

No dia 09 de julho acontece o 17º Café Colonial Beneficente do Rotary Clube Toledo Lago. O evento será realizado no Toledão, das 18 às 22 horas. A renda será destinada a melhorias na UTI Pediátrica e no Banco de Leite do Hospital Bom Jesus.

Festival Gospel consolida-se e passa a regional

Conferindo as delícias da Pizza do Nino, André Domingues e Marlise

O 5º Festival Regional de Música Gospel, realizado no Teatro Municipal de Toledo foi um sucesso absoluto, comemorado pela secretária da Cultura, Rosângela Reche. “O Festival Gospel está crescendo cada vez mais. Para esta edição conseguimos passá-lo de municipal para regional. Isso foi muito bom, superando todas as nossas expectativas”. De acordo com a secretária, nos três dias do evento, mais de três mil pessoas compareceram ao Teatro para conferir um espetáculo de vozes. O prefeito José Carlos Schiavinato e o vice Lúcio de Marchi, além de prestigiar o evento, soltaram as vozes, cantando a música Jesus Cristo, composta por Roberto Carlos. Festin O próximo evento a ser realizado pela Secretaria da Cultura será o Festival de Inverno (Festin). O evento deve acontecer de 29 a 31 de julho, em sua 36º edição. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até dia 19 de julho. Mais informações podem ser obtidas no site da prefeitura: www.toledo.pr.gov.br e também na Casa da Cultura, pelo telefone: 3252 2833. Os vencedores do Festival Gospel Categoria Juvenil: 1º Matheus Felix, Barrabas, Toledo; 2º Beatriz Saraiene, Até o Fim, Toledo; 3º Fábio Henrique, Paraíso, Toledo; 4º Maria Gabrielly, Humano Amor de Deus, Tupãssi; 5º Mayara Arielly, Deus é Capaz, Toledo; 6º Marina Jakovacz, Apaixonado, Toledo.

Dudu, Bruna, Solange e Dirceu De Paulo na Pizza Itália do Nino

Categoria Adulto: 1º Gabriel Bueno, És o meus Herói, Cascavel; 2º Lucas Jordam, Eu tenho um Deus, Toledo; 3º Patrícia Souza, Foi Deus que fez você, Toledo; 4º Márcia Regina, Ninguém me impedirá de Louvas, Toledo; 5º Eduardo Souza, Hallyluya, Toledo. Categoria Especial: 1º Merliane, Soube que me amava, Toledo; 2º Lucas Bloemer, Sobre as águas, Toledo; 3º Duio, Te amo tanto, Toledo; 4º Fabrício, Deus de Promessa, Mal. Cândido Rondon; 5º Sandro, O Escudo, Mal. Cândido Rondon

Nossa ingratidão *Bruno Marcos Radunz

“Uma mulher acordou uma manhã após a quimioterapia, Nós, seres humanos, temos o olhou no espelho e percebeu péssimo hábito de reclamar de que tinha somente três fios de muitas coisas em nossa vida. cabelo na cabeça. Reclamamos que temos que - Bom (ela disse), acho que acordar, ir à aula, de ter que vou trançar meus cabelos hoje. trabalhar, do frio, da chuva, do Assim ela fez e teve um dia calor, dos vizinhos, dos colegas maravilhoso. de trabalho, do nosso azar, da No dia seguinte ela acordou, felicidade dos outros, do enri- olhou no espelho e viu que tiquecimento de amigos, enfim, nha somente dois fios de cabeassim como vocês, caros leito- lo na cabeça. res, não fujo dessa linha e tam- Hummm (ela disse), acho bém tenho minhas queixas. que vou repartir meu cabelo no Isso acontece somente por- meio hoje. que nos acostumamos a vaAssim ela fez e teve um dia lorizar demasiadamente os magnífico. aspectos materiais, em detriNo dia seguinte ela acordou, mento das coisas que realmen- olhou no espelho e percebeu te são importanque tinha apetes em nossa nas um fio de curta passagem cabelo na cabeNos acostumamos ça. (ou seria lona valorizar ga, para alguns) - Bem (ela disdemasiadamente os se), hoje vou tais como nossa saúde, harmonia aspectos materiais, amarrar meu caem detrimento das belo como um em família, fé em coisas que realmente rabo de cavalo. Deus, humildade, são importantes honestidade... Assim ela fez e O hábito nos teve um dia dileva a sempre vertido. nos espelharNo dia seguinmos somente nos vencedores, te ela acordou, olhou no especomo por exemplo, um jogador lho e percebeu que não havia de futebol que ganha milhares um único fio de cabelo na cade reais no mês, valor que não beça. ganharemos em toda nossa ati- Yeeesss... (ela exclamou), vidade profissional no transcor- hoje não tenho que pentear rer do nosso tempo. Ora, os que meu cabelo. realmente recebem valores eleATITUDE É TUDO! vados é uma ínfima porcentaSeja mais humano e agradágem na escala econômica. vel com as pessoas. Temos que sim é pensar nos Cada uma das pessoas com outros 99% das pessoas que quem você convive está travanse igualam a nós. Então pode- do algum tipo de batalha. remos realmente avaliar o que Viva com simplicidade. somos realmente. Ame generosamente. Dentro desses 99% existem Cuide-se intensamente. muitas pessoas que estão bem Fale com gentileza. abaixo de nós, passando por E, principalmente, não reclaproblemas gravíssimos e mui- me. tas vezes são mais felizes do Se preocupe em agradecer que nós. pelo que você é, e por tudo o Querem um exemplo? que tem! Vou lhes contar uma história E deixe o restante com Deus. de perseverança: Pensem nisso!


12

Toledo/PR • 24 a 30 de junho de 2011

SOCIAL

“A verdade e a solidariedade são dois elementos firmes que permitem aos profissionais dos meios de comunicação converter-se em promotores da paz.” (Papa João Paulo II)

WANDERLEY GRAEFF

wanderley@vivertoledo.com.br

Feira Shopping Os caminhos de um bom evento levam até domingo ao Centro de Eventos Ismael Sperafico. A maior programação já agendada na história do evento inclui, várias atividades artístico-culturais e gastronômicas com a Festa das Etnias. Sem contar, é claro, com as oportunidades de negócios para os mais variados gostos.

Lions Um dos mais renomados profissionais da região, Téio mostra trabalho com a linha de produtos da Mac, a mais badalada marca do mundo, mostrando detalhes e resultados das técnicas mais usadas em uma maquiagem atual e moderna. A modelo é Marciele Rosa

O Lions Clube de Toledo e o Lions Clube Toledo Cidade promoverão solenidade conjunta de posse de suas diretorias para 2011-2012. O evento será realizado quinta-feira (30), às 20h30, no Olinda Park Hotel.

A matriarca Reni Muffato com a nova geração da família na inauguração do Super Muffato da Avenida Maripá

Rápidas

Decolando Foi pelo MSN que o empresário Marcos Solano confirmou à coluna: assina segunda-feira o contrato de parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo. Será para o início das operações da Sol Linhas Aéreas no Aeroporto Luiz Dalcanalle Filho. No dia 04 de julho, que coincide com o segundo aniversário do Viver Toledo, a empresa iniciará os vôos diários entre Toledo, Curitiba e Umuarama.

- Evento já tradicional, o Arraial Lunitti será realizado nesta sexta-feira (24), no estacionamento do Lunitti Centro. Conta com a participação de entidades assistenciais, que ficam com a renda.

São João

- O Toledão prepara a sua 25ª Colônia de Férias. Será de 11 a 15 de julho, para crianças e adolescentes de 3 a 13 anos.

Para comemorar o dia de São João, a Unimed Costa Oeste realiza nesta sexta-feira, 24, uma festa junina aos beneficiários da cooperativa de saúde. Comidas e bebidas serão servidas ao público durante todo o dia, na recepção. A festa já é tradicional na Unimed de Toledo e a cada ano ganha mais adeptos. Todos os funcionários da empresa estarão tipicamente trajados.

- O presidente da Liga de Futebol de Toledo, Anilton Pozzobon, confirmou para o final de julho o coquetel de lançamento do Campeonato Amador 2011.

- No dia 15 de julho, o Toledão promoverá a sua tradicional Festa Julina. Na animação: Musical Lu & Vilson

O secretário de Comunicação Social da Prefeitura, Victor Beal Filho, e Fabiana Nassar, da área de Marketing do Super Muffato

Queijos e Vinhos No próximo dia 02, acontece no Salão de Inverno do Olinda Park Hotel, a tradicional Noite de Queijos e Vinhos, que será animada pela Banda Savanah. Promovido pelo Lions Clube, o evento é beneficente em prol do Lar dos Idosos, Creche Ledi Maas e Fundação Waldir Becker de Apoio aos Pacientes com Câncer. Ingressos podem ser solicitados pelos fones (45) 3055-4549 e 9911-9766..

NossoCard Crediário

Arquiteta Andrea Becker e empresário Paulo Garcia, da Conceito Interiores, que assinam parceria na Casa Toledo, na Feira Shopping 2011

O Cartão NossoCard, parceria do Sicoob, Acit e Cabal, passa a ser disponibilizado no mercado de varejo como cartão de crédito nacional e internacional. O cartão irá absorver todo o cadastro de clientes do crediário das empresas, permitindo que o lojista amplie a linha de crédito para seus clientes, com a redução da inadimplência já que o pagamento é garantido e o risco é do agente financeiro, no caso o Sicoob Oeste. Além disso, a marca do lojista parceiro virá estampada no cartão de crédito de seus clientes, a exemplo das grandes redes de varejo.

Café Colonial O Rotary Club Toledo Lago promoverá o seu tradicional Café Colonial, no dia 09 de julho. A renda do evento será revertida a melhorias na UTI Pediátrica e Banco de Leite do Hospital Bom Jesus. Resta saber se a destinação será mantida, agora que o hospital foi vendido para um grupo empresarial catarinense - que ao contrário da família Okano, deve ter como foco principal o lucro.

- Beto Niedermeyer segue um ritual: o café da manhã em sua sala no Allmayer Supermercado com gerentes e supervisores e, eventualmente, alguns dos seus muitos amigos. O empresário Divonsir “Zico Cardoso (Nishi/Toyota) costuma passar por lá e o resultado são animadas rodas de conversa. - Para uma boa reflexão, célebre frase de Bob Marley: “Para que levar a vida tão a sério se ela é uma incansável batalha da qual jamais sairemos vivos!”.


99ª edição do Jornal Viver Toledo