Issuu on Google+

Rua Estilac Leal, 1614 esq. com Almirante Barroso - centro

3054-5573 Toledo, de 13 a 19 de maio de 2011 - Ano 2 - nº 93

VIVER BEM

VALDIR PAGLIARINI

POLÍTICA E GENTE

ONDY NIEDERAUER

BRUNO RADUNZ

WANDERLEY GRAEFF

Contraceptivos: falta, segundo umestudodaFederaçãoBrasileira de Ginecologia e Obstetrícia, informação a respeito das particularidades de cada escolha; musculação:benefícios que aumentam a longevidade; curiosidades da sexta-feira 13; dicas para facilitar o seu dia-a-dia.

O que devemos comemorar neste dia 13 de maio, não deve ser a extinção da atividade criminosa que foi a escravidão no Brasil. Comemoremos a contribuição que o povo africano nos trouxe. O povo brasileiro não seria o que é, sem que o espírito da Mãe África habitasse o seu corpo.

Sobraram críticas - e não foram poucas - ao vereador Adelar Holsbach; Toledo soma 112 quilômetros de estradas rurais pavimentadas, algo sem similar no Paraná e, quem sabe, no Brasil; Ênio Perin: tem autoridades com as narinas tapadas, enquanto a cidade respira um ar fétido.

Aproximava-se um jipe verde-escuro, trazendo na esteira densa nuvem de poeira morena. Ao passar diante do Clube do Comércio, viu-se que a poeira era precedida por um jipe e, dentro da nuvem de pó seguiam mais três viaturas militares semelhantes. Era outubro de 1953.

Grandes grupos econômicos de Toledo não prestigiam mídia local; saúde no país está em estado de calamidade pública; os insuportáveis comentaristas da Band; corremos um grande risco de passarmos o maior fiasco na Copa.

Eduardo e Tina: choque cultural na Nova Zelândia - sem contar as paisagens, deslumbrantes; nomeação de Vitinho Beal foi medida acertada de Schiavinato; Toledo virou mesmo território das filiais das concessionárias – problema é na hora da assistência técnica.

PÁGINA 07

PÁGINA 02

PÁGINA 02

PÁGINA 07

PÁGINA 11

PÁGINA 12

>> AGROLAZER | LIDERANÇAS DEBATEM FUTURO DO SETOR

Toledo projeta ações para o turismo rural A proposta de criação de um circuito integrado, que oferecerá produtos e serviços do segmento turístico desenvolvidos no espaço rural a um novo mercado consumidor, está sendo debatida em Toledo. Lideranças ligadas ao setor público e privado, alem de empreendedores interessados no segmento, reuniram-se na Prefeitura para traçar as diretrizes na definição do projeto Agrolazer de Toledo. PÁGINA 03

Promoção que sorteará carro vai até sábado PÁGINA 05 Wanderley Graeff

Propriedade no interior de Toledo que já desenvolve atividades na área: turismo rural tem muito a ser explorado

Premen tem apoio de Novo campo sintético Arns para Anfiteatro é inaugurado O PÁGINA 03

PÁGINA 06

Perspectiva mostra como será o anfiteatro do educandário toledano

Copa Coamo terá etapa regional em Toledo no sábado PÁGINA 06

Estádio passa por adequações para Divisão de Acesso PÁGINA 06

Viver Toledo flagrou uma cena rara e bela. Em plena área urbana, o Araçari estava numa árvore na Rua Raimundo Leonardi, nas proximidades da Rádio Guaçu, junto com outros três pássaros da espécie, parente do tucano.


02

Toledo/PR • 13 a 19 de maio de 2011

OPINIÃO

“Erros são sempre perdoáveis se você tiver a coragem de admiti-los.” (Bruce Lee)

POLÍTICA & GENTE Polêmica Sobram críticas - e não são poucas - ao vereador Adelar Holsbach, o “Pelanca” (PDT), diante da informação de que o nome de Mauri Refatti é o seu preferido para o cargo de diretor da Câmara Municipal. Quem criticou enfatizou o fato de Refatti ter deixado Toledo há pelo menos uma década e meia. O que as pessoas preconizam é que o cargo deveria contemplar alguém que residisse na cidade e conhecesse as suas complexidades contemporâneas. Fedentina O arquiteto Ênio Perin está inquieto com a omissão de autoridades em relação à fedentina que tem tomado conta da cidade. Segundo ele, há quem se preocupe com lascas de árvores, mas revelando-se com as narinas fechadas enquanto odores fétidos exalam dos quatro cantos da cidade. Toledo parece cercada de podridão por todos os lados, com uma profusão de odores para todos os gostos (argh!). Com a palavra, o Ministério Público, o Instituto Ambiental do Paraná e os representantes legais do povo na Câmara Municipal. Mato Grosso A propósito de Perin, ele está concentrado no momento no projeto do Centro Político-Administrativo do Governo do Mato Grosso. Por conta disso, tem viajado constantemente a Cuiabá. Asfalto Toledo soma 112 quilômetros de estradas rurais pavimentadas, desde 2005, algo sem similar no Paraná e, quem sabe, no Brasil. Já foram investidos cerca de R$ 15 milhões, entre recursos públicos e da participação dos produtores no programa de parceria entre os produtores e a administração municipal. Cada quilômetro de pavimentação rural custa em média R$ 180 mil. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura Rural, Lídio Michels, a meta da administração de chegar a 174 quilômetros até o final de 2012, deverá ser concluída antes do prazo previsto. Pedágio A senadora Gleisi Hoffmann (PT) está propondo que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça a reavaliação dos contratos de concessão de rodovias realizados pelos governos estaduais. A discussão sobre o tema iniciou no Tribunal de Contas da União (TCU), que está questionando a rentabilidade dos contratos de concessão firmados entre 1995 e 1997, principalmente os esta-

belecidos durante o Governo Fernando Henrique Cardoso.

“Juntos buscamos desenvolver ações para o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que atuamos.”

74 anos O deputado estadual Duílio Genari comemorou 74 anos terça-feira, 10 de maio, na condição de detentor de carreira política sem similar na história do Oeste do Paraná. Nascido em Veranópolis, no Rio Grande do Sul, Duílio chegou a Toledo aos 16 anos de idade e após exercer a atividade de pequeno empresário, elegeu-se vereador com a maior votação proporcional do município, em 1972. Depois disso foi presidente da Câmara Municipal, prefeito, presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e exerce o 7º mandato consecutivo de deputado estadual.

Rainer Zielasko, presidente da Faciap, sobre o mesmo assunto.

Manfred Dasembrock, presidente da Central Sicredi PR, sobre a renovação da parceria ao Núcleo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná – Faciap.

“Temos trabalhado a questão de responsabilidade social com bastante afinco, para informar e conscientizar que o papel das empresas vai além da sua contribuição com o pagamento dos impostos.” “Uma das próximas metas é organizarmos a rota das ambulâncias, trabalhando para que estas vias tenham o mais uniforme piso que for possível. Não é justo que uma pessoa, com a saúde já debilitada, sofra o risco e o desconforto de passar por um buraco.”

José Carlos Schiavinato, prefeito de Toledo, ao sancionar decreto que estabelece critérios para execução de obras que impliquem na abertura de valetas ou buracos em passeios e vias públicas.

“Me sinto de alma lavada. Volto para esta Casa com mais empenho e entusiasmo.”

Elton Welter (PT), ao retomar a cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa, depois que o STF confirmou que a vaga de suplente é da coligação e não do partido do parlamentar que se licenciou.

VALDIR PAGLIARINI

Rápidas - O jornalista Júlio César Fernandes está à frente do portal Paraná Oeste, que aborda temas de interesse político. O endereço é www.paranaoeste.com.br. - No “blog do Júlio”, ele conta que Cascavel tinha 195.324, mas caiu para 193.231. - Lideranças trabalham para o município chegar aos 200 mil eleitores e assim assegurar a realização do segundo turno nas eleições municipais. - O diretor do Colégio Premen, Carlos Arthur Longen, comemora o apoio do vice-governador e secretario de Educação, Flávio Arns, para a construção do anfiteatro. - Não convidem para a mesma mesa: presidente do PDT de Toledo, Neudi Mosconi, e o vereador João Martins. Os dois andam trocando farpas pela imprensa. - O vereador Rogério Massing reassume o mandato após licença de 30 dias, em que deu oportunidade ao suplente, Paulo Gaspar. Ambos são tucanos.

Deputado Federal

A violência e o comércio legal e ilegal de armas no País Menos mal para o parlamento e a sociedade que a proposta Antes disso, o poder público, em sua atribuição constitucional de novo plebiscito sobre o comércio de armas no País já esteja de garantir a integridade da vida e do patrimônio dos contribuincaindo no esquecimento. A venda legal de revólveres, pistolas, tes, precisa enfrentar o desafio maior, que é fazer valer as mediespingardas e munições, para quem não sabe, já caiu 90% em das já em vigor. apenas 10 anos. Os números mostram isso, apesar da comoção nacional proPesquisas do governo, entidades civis e universidades compro- vocada pelo massacre em escola do Rio de Janeiro, onde um exvam que o comércio e porte ilegais são os verdadeiros respon- -aluno usou dois revólveres adquiridos ilegalmente para matar 12 sáveis pela violência e dão ao Brasil o triste título de campeão estudantes e ferir outros 12. Na prática, segundo autoridades pomundial de mortes por armas de fogo. liciais e especialistas, o comércio ilegal de armas Desde a implantação do Estatuto do Desarmaé corriqueiro em todo o País e não envolve apenas mento, em 2004, 90% das lojas de armas e mutraficantes e criminosos profissionais. nições fecharam as portas. De 2,4 mil estabeleciNa verdade, diante das exigências impostas pela A realidade mostra legislação, insuperáveis para a maioria dos intementos em 2002, restaram apenas 280 em 2008, quando homicídios com armas de fogo no País so- que a adoção de novas ressados, muitos cidadãos de bem preferem busmaram 20.909, contra 51.043 em 2003. ou maiores restrições car o mercado informal para comprar armas, proAlém disso, o comércio legal de armamentos curando preservar a sua e a segurança da família, legais à venda de representava apenas 10% do movimento de 2000. armas não vai garantir acreditando não correr riscos de punição. Hoje, brasileiros compram armas de uso restrito Tanto que não foi do crime organizado ou tráfico segurança ao cidadão de drogas que o assassino de Realengo conseguiu das Forças Armadas trazidas do Paraguai por mohonesto. toboys. Em depósitos do Judiciário estão 750 mil os dois revólveres e farta munição. Comprou de unidades, o equivalente ao armamento em poder pessoas comuns, moradoras do bairro. dos órgãos de segurança pública. Mesmo que 70% das armas que circulam no País O mais grave é que tais depósitos estão sendo sejam de fabricação nacional, segundo o próprio Miatacados, com roubo anual de milhares de armas. Por isso, se nistério da Justiça, muitas delas são exportadas e trazidas de volta propõe a destruição ou inutilização imediata do armamento apre- de forma ilegal, através de países vizinhos, como o Paraguai. endido. Conforme o Ministério da Justiça, no Brasil há hoje 16 Sabendo disso, a maioria da população brasileira votou pela milhões de armas em circulação e pelo menos 7,6 milhões delas continuidade do comércio legal de armas, quando foi consultada são ilegais. a respeito em 2004. Diante disso, a proposta do senador José Sarney de realizar A venda foi mantida, mas bastante restrita, com imposições nova consulta à população sobre o fim do comércio de armas, como a obrigação de renovar o registro das lojas a cada três apresentada no dia 12 de abril, parece não fazer sentido. A reali- anos, além das exigências feitas aos compradores, incluindo idadade mostra que a adoção de novas ou maiores restrições legais de mínima de 25 anos, curso especial e certidões de antecedenà venda de armas não vai garantir segurança ao cidadão honesto. tes criminais.

Projeto gráfico: Grécia Comunicação - www.grecia.ppg.br

O QUE DISSERAM

Rentabilidade De acordo com a senadora, “a rentabilidade excessiva das primeiras rodovias privatizadas está sendo questionada por parte dos ministros do TCU. Naquela época, a situação era outra. Tínhamos outra Taxa Selic, Risco Brasil, insegurança jurídica. Hoje, temos outro cenário na economia, que aponta para o equilíbrio, para o crescimento e segurança do empresário.” Para a parlamentar, os valores cobrados atualmente estão em desacordo com a realidade do país, sendo necessária uma avaliação do equilíbrio econômico financeiro.

DILCEU SPERAFICO

EXPEDIENTE

por Wanderley Graeff | wanderley@vivertoledo.com.br

Editora Viver Toledo Ltda. CNPJ 10.995.596/0001-60 Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila Industrial CEP 85904-450 Toledo - PR Fones: (45) 3054-0444 - 3054-0333 vivertoledo@vivertoledo.com.br

Professor vjpagliarini@yahoo.com.br

Homenagem à Mama África verno Vargas, e hoje uma modalidaO que devemos comemorar neste de esportiva brasileira. dia 13 de maio, não deve ser a exA oralidade do povo africano é tinção da atividade criminosa que outra herança marcante e dava-se foi a escravidão no Brasil. Antes, cocomo forma de se manter as tradimemoremos a enorme contribuição ções. Pelas histórias se conserva a que o povo africano nos trouxe. Não sabedoria e o conhecimento através há dúvida de que o povo brasileiro de gerações. A narração oral da hisnão seria o que é, sem que o espítória foi aspecto essencial para que rito da Mãe África habitasse o seu se conservasse a tradição dos mitos corpo. e das lendas das culturas tribais e A contribuição dos africanos na nativas. formação do Brasil foi essencial, tanO culto afro-brasileiro acompanha to na composição física da populaquase toda a História do Brasil sob ção quanto na conformação do que as várias formas que suas diferentes viria a ser sua cultura, como língua, origens determinaram. O Candomculinária, religião, música, estética, blé e a Umbanda além dos seus valosão os mais conheres sociais. cidos. Sabe-se que o Grande parte da contribuiu grandeNão há dúvida de que riqueza do nosso mente para a desvalorização daque- o povo brasileiro não vocabulário, como le povo guerreiro seria o que é, sem mulata, batuque, não veio na baga- que o espírito da Mãe canela, samba, poeira, cafuné, cagem da África, mas Quitute, do povo europeu. África habitasse o seu çamba. corpo. acarajé, moqueca, O preconceito fez guisado, além da com que fossem famosa feijoada, vistos como infesão outras marcas. riores ou mesmo A culinária africana aqui introduzida primitivos. Palavras como preto e é vasta. Destaques para produtos negro vão se reproduzindo em metácomo o leite-de-coco, a pimenta maforas: câmbio negro, lista negra, hulagueta, o gengibre, o milho, o quiamor negro, entre outros, que remebo, o amendoim, as ervas aromátitem a ideias pejorativas. cas e o azeite de dendê. Os pratos A riqueza trazida pelos africanos doces à base de ovos, coco e milho destaca, hoje, o Brasil no cenário – canjica, quindim, pamonha, paçomundial. A rica música que se faz ca, tapioca. e consome no país estruturou-se a E para não me alongar mais, cito partir de duas básicas matrizes afriapenas dois dos milhares de descencanas, provenientes das civilizações dentes africanos, que marcaram a conguesa e iorubana. A primeira nossa arte: Machado de Assis e Aleisustenta a espinha dorsal dessa mújadinho. Para encerrar, um provérbio sica, que tem no samba a sua base. africano que demonstra a sabedoria O Maculelê, dança afro-indígena, e a delicadeza desse povo: Deus eso Congado, herança de uma maniconde-se da mente do homem, mas festação da religiosidade popular, o revela-se ao seu coração. Lundu, entre outras. A Capoeira, a Salve o nosso povo irmão africaprincípio perseguida no Brasil, deno, neste dia 13 de Maio! pois liberada na década de 30 no go-

Do fundo do baú

Assim era a Avenida Brasil na Cascavel de 1950, antes da emancipação na mesma data do desmembramento de Toledo do território de Foz do Iguaçu. Os dois municípios foram criados na mesma data, em 1951, e instalados em 14 de dezembro de 1952. (Fonte: portal Paraná Oeste).

Diretor e Editor Wanderley Graeff wanderley@vivertoledo.com.br

Gerência Administrativa Luciane Graeff lucianegraeff@hotmail.com

Depto Comercial - Vendas Ana Maria Bellocchio

Diagramação Lídio Ricardo

Equipe Karine Graeff Wanderley Graeff Jr. Mayara Martan Bruno Marcos Radunz


Toledo/PR • 13 a 19 de maio de 2011

03

CIDADE >> AGROLAZER | LIDERANÇAS DEBATEM FUTURO DO SETOR

Toledo projeta ações para o turismo rural A proposta de criação de um circuito integrado, que oferecerá produtos e serviços do segmento turístico desenvolvidos no espaço rural a um novo mercado consumidor, está em debate em Toledo. Representantes da Secretaria da Indústria Comércio e Turismo, Emater, Adeturoeste e NEC Assessoria, assim como os empreendedores interessados do segmento, reuniram-se na Prefeitura para traçar as diretrizes na definição do projeto Agrolazer de Toledo. A proposta constitui na criação de um circuito integrado, que oferecerá produtos e serviços do segmento turístico desenvolvidos no espaço rural a

Reunião no Auditório da Prefeitura debateu o turismo rural no município

um novo mercado consumidor. De acordo com José Francisco campos, o “Chico Paulista”, da NEC Assessoria e vice-pre-

sidente da Adeturoeste, instituições envolvidas no desenvolvimento desta modalidade de turismo na região, o encontro

serviu para esclarecer detalhes do projeto e levantar as reais necessidades de cada interessado quanto a sua capacitação em infraestrutura, mão de obra e comercialização. O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Sr. Narcizo Muller, assegurou que a administração pública dará total apoio ao projeto, confeccionando material para divulgação, propiciando treinamento e auxiliando nas possíveis necessidades de infraestrutura, como acessos e sinalização. O trabalho faz parte do Programa Nacional de Regionalização do Ministério do Turismo, no qual Toledo está inserido.

Colégio Premen tem apoio de Flávio Arns para anfiteatro O diretor do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – Premen, Carlos Arthur Longen, está comemorando um dos resultados da visita feita ao educandário pelo vice-governador e secretario de Educação, Flávio Arns. Ele obteve de Arns o compromisso em torno da construção do anfiteatro. De acordo com o diretor, “foi firmado o compromisso entre Estado, Município e o Colégio Premen para a concretização de uma obra aguardada há muito tempo pela comunidade escolar. A construção do anfiteatro será muito importante para respaldar as inúmeras ativida-

Imagem ilustrativa mostra como será o Anfiteatro do Colégio Premen

des internas e servir à comunidade cultural de Toledo”, afirma. O projeto é assinado pelo arquiteto João Viezzer.

Carlos Longen comemora tambem a excelente performance do Premen na primeira edição no Brasil da Olimpíada de Mate-

mática da Rede POC - Matemática sem Fronteiras. Participaram 110 escolas de todo país com a participação de 279 classes das melhores escolas públicas e privadas, totalizando 10.500 estudantes de 12 estados brasileiros. O Colégio Estadual Presidente Castelo Branco obteve excelentes colocações: classificaram-se em 2º lugar as turmas 1ªC e 1ªG, enquanto obtiveram o 3º lugar as seguintes turmas: 1ªB - 1ªD – 1ªJ – 2ªC - 2ªD – 2ªF – 2ªG. “A família Castelo Branco sente-se orgulhosa com os resultados obtidos e parabeniza seus alunos e professores”, comentou o diretor.

Compras coletivas

Diário Eletrônico Regulamentação de completa um ano e sites em discussão garante economia na Assembleia A criação do órgão Oficial Eletrônico do Município de Toledo está permitindo uma economia expressiva para a administração municipal na publicação de atos oficiais. Há mais de um ano em funcionamento, o Órgão Oficial do Município permitiu uma redução de cerca de 40 por cento nas despesas com publicações de atos oficiais. Desde a implantação do órgão, em 16 de março de 2010, através da lei número 2.022, a publicação de todos os atos do Executivo e do Legislativo passaram a ser feitos na rede mundial de computadores, no site do município. As publicações incluem todos os atos do Executivo e do Legislativo, atos de conselhos e de órgãos da administração direta e indireta, ressalvados aqueles que a lei determine que sejam publicados por meio de veículo de comunicação impresso. O Órgão Eletrônico encontra-se

no site da prefeitura de Toledo (www.toledo.pr.gov.br) e possui certificação digital, o que garante total segurança com relação as publicações na internet. Mesmo divulgado no Órgão Oficial Eletrônico alguns atos também são publicados em jornais impressos, visando dar maior publicidade. É o caso dos editais referentes a licitações, entre outros. Para estes casos, o município mantém contratos, feitos através de licitação, com veículos de circulação local, regional e estadual. Os demais atos são publicados somente no Diário Oficial Eletrônico. O Diário Oficial Eletrônico circula de segunda a sexta-feira, no site da prefeitura de Toledo, sempre a partir das 9h. De responsabilidade da Secretaria Municipal de Comunicação, o trabalho é feito pelo funcionário Juarez Polachini, que recebe os documentos e publica o diário eletrônico diariamente.

Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Leia, assine e anuncie 3054-0444 3054-0333

Foi protocolado terça-feira (10) na Assembleia Legislativa projeto de Lei de autoria do Deputado Andre Bueno (PDT), que propõe a regulamentação dos sites de compras coletivas no Estado. As discussões sobre o assunto iniciaram ainda no mês passado, quando a Abrabar (Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas) procurou a Comissão de Indústria e Comércio da Alep pedindo providências sobre o assunto. O projeto apresentado, disciplina a venda eletrônica de produtos e serviços através de compra coletiva pela internet e estabelece critérios de funcionamento para essas empresas, como por exemplo, a obrigatoriedade de todos manterem serviço telefônico de atendimento ao cliente, e as mesmas serão responsabilizadas por eventuais danos causados aos consumidores. “O comércio virtual de compras coletivas é fato novo. O Brasil assiste a este fenômeno com intensidade desde 2010 e, até o presente momento, nada foi feito para que essa atividade tivesse uma regulamentação, no sentido de proteger o consumidor. É de suma importância que o vínculo criado entre os sites de compra coletiva, estabelecimentos e consumidores, seja transparente”, justifica o deputado. O recolhimento de impostos também está sendo regulamentado pela proposta, a partir de aprovada a nova Lei, impostos de competência Estadual e

Municipal serão recolhidos na sede das empresas responsáveis pelo fornecimento do produto ou do serviço, independentemente da localização da sede do responsável pela veiculação. As empresas também serão responsáveis pela veracidade das informações publicadas. Para o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo, é preciso que o projeto seja analisado o aprovado pelos deputados o mais rápido possível. “É fundamental que as normas de atuação entre os sites de compra coletiva, estabelecimentos e consumidores sejam transparentes. Principalmente para que o público seja informado das condições e detalhes dos produtos e serviços oferecidos, regras de uso, a entrega, as características e todas as informações que permitam uma escolha consciente entre participar ou não da ação programada”.

RESUMO Lixo A Transportec, empresa responsável pela coleta do lixo em Toledo, renovou em 100% a sua frota de caminhões. Segundo o gerente Milton Pereira, a Grande Pioneiro pela densidade demográfica é a região da cidade que mais gera resíduos. Paraná Alfabetizado

O Programa Paraná Alfabetizado (PPA) formou mais uma turma com 23 pessoas em Toledo. A cerimônia aconteceu na Igreja Assembléia de Deus, e contou com a presença de familiares e amigos dos alfabetizados. Eles prestigiaram o resultado de oito meses de dedicação e superação dos alunos, em sua maioria idosos, que participaram das aulas de alfabetização desde agosto do ano passado. O chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Léo Inácio Anschau, prestigiou a solenidade. Jubileu A Pastoral da Criança da Diocese de Toledo completa este ano seus 25 anos. O Jubileu de Prata prevê a realização de celebrações eucarísticas, em ação de graças, em cada município sede de Decanato. A primeira foi na Paróquia S. Cristóvão, na Vila Industrial envolvendo as líderes e as comunidades paroquiais de Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu. Ponte

Foi entregue a nova ponte sobre o rio Guaçu, em Linha Giacomini. A obra foi executada em parceria entre a prefeitura de Toledo e o estado, através do DER. A prefeitura investiu cerca de R$ 25 mil para a concretagem das cabeceiras, enquanto o estado cedeu as vigas de concreto. Ostomizados A Associação dos Ostomizados de Toledo recebeu a sua sede própria, na Rua 1º de Maio, 380, na Vila Pioneiro. A Prefeitura de Toledo investiu cerca de R$ 140 mil na reforma e ampliação do antigo centro comunitário da Vila Operária, além da compra de equipamentos e instalação de ar condicionado para deixar a estrutura de acordo com a necessidade dos integrantes da entidade. Prefeito participa de Marcha em Brasília O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, participou terça-feira, 10, em Brasília, da 14ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O movimento, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), protesta pela elevada carga tributária e a suspensão anunciada pelo governo federal de repasse de recursos de contratos de obras ainda não iniciadas. Outros temas ainda discutidos são os royalties, regulamentação da Saúde e programas do governo federal executados pelos Municípios.


04

Toledo/PR • 13 a 19 de maio de 2011

EMPRESAS E NEGÓCIOS Toledo se destaca pela sua diversificada e boa gastronomia. São várias opções em restaurantes, pizzarias, casas de lanches, panificadoras e confeitarias, que oferecem bom ambiente com atendimento e produtos de qualidade.

Gastronomia Diversificada

Doce Café

Uma boa opção para um lanche é a Doce Café, Cafeteria e Confeitaria. A Doce Café oferece excelentes opções em tortas doces e salgadas, salgados assados, sanduíches naturais, docinhos, mousses, entre outras delícias, que podem ser degustadas com cafés, capuccinos quentes ou gelados, chás, sucos ou refrigerantes. A cafeteria é climatizada e tem ambiente wi-fi. A Doce Café também aceita encomendas para festas. No cardápio, doces e salgados comuns, além de mini bolos, doces decorados, entre outras delícias, como o bolo com pasta americana e ainda bonecos em biscuit, muito utilizados em casamentos. A cafeteria fica na Ledoíno José Biavatti, 1656 – Vila Industrial (a uma quadra do Teatro Municipal) - fone (45) 3378-2245.

Buffet no almoço nos dois endereços e também no jantar no shopping. À noite, a la carte no endereço do lago com mais de cem variedades de pratos com peixes, carnes bovina, suína e frango, além de massas.

Água Doce Cachaçaria

Restaurante aconchegante, ótimo atendimento, pratos fartos e deliciosos, integra uma rede com mais de 90 casas espalhadas pelo Brasil. Pratos típicos irresistíveis, como Escondidinho, Bolinho de carne-de-sol, Feijão Tropeiro e Arroz Carreteiro, entre outros. Serviço de bar, consagrado por preparar batidas e coquetéis deliciosos. Av. Parigot de Souza, 3377 – fone 3379-1034.

Tutti Fratelli Pizzeria

Rodízio de pizza com vários sabores salgados e doces. Atendimento de segunda-feira a sábado. Às quartas-feiras, promoção com preço especial para universitários. A casa tem estrutura para o atendimento de festas e confraternizações em domicílio. Av. Parigot de Souza, 4241 – Jardim Santa Maria. Disk Pizza 3252-4448

Filezão

Pizza Itália

Localizada à Rua Céu Azul, 319, no Jardim Santa Maria, com fone e disk-pizza 3277-5607, a Pizza do Nino serve a mais autêntica pizza italiana, alem de contemplar o eclético paladar dos clientes com uma profusão de sabores italianos e brasileiros. A casa atende exclusivamente a la carte - sem rodízio - de quarta-feira a domingo. Email: pizzaitalia@pizzadonino.com

Rua Santos Dumont, 1595, e também anexo ao Super Muffato. Serve diariamente um farto Buffet de saladas, pratos quentes e carnes. É referência para eventos – festas, aniversários, casamentos, confraternizações – contratados para qualquer dia da semana, à noite. Tem capacidade para até 400 pessoas confortavelmente acomodadas, em ambiente climatizado.

Big Peixe

Empório do Pão

O melhor em panificação e confeitaria. Atende das 7h às 20h20 de segunda a sexta-feira, aos sábados das 7h às 12h e das 16h às 20h20 e aos domingos das 8h às 12h e das 17h às 20h20, com lanches, salgados, tortas, bolos e café expresso. Encomendas pelo e-mail: emporiopao@uol.com.br. Rua Dom Pedro II, nº 2099 – fone 3055-3355

Restaurante Chinatown

Parque Ecológico e Shopping Panambi. Delivery pelos fones 3277-2728 e 3378-1316. Comida chinesa, com mais de duas décadas de tradição.

O Big Peixe é o lugar certo para você e sua família. O Big atende diariamente servindo porções e pratos a la carte, rodízio de peixes com música ao vivo nas sextas-feiras. Aos sábados, rodízio no almoço e jantar. Aos domingos, buffet no almoço. BR-467 KM 81. Fone 3252-2517.

forcapremiadasicredi.com.br

Sua mãe sempre deu a maior força para você. Agora é a vez do Sicredi. Produtos participantes: • Cartões • Investimentos • Consórcios • Crédito Geral e muito mais

Sorteio de mais de

200 TVs LCD

E ainda concorra a milhares de brindes e a 5 Hilux.

Quanto mais Sicredi você usar, mais chances de ganhar. Participe.

Fundos de investimento não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Crédito - FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de


Toledo/PR • 13 a 19 de maio de 2011

05

EMPRESAS & NEGÓCIOS >> COMÉRCIO | CUPONS DE CAMPANHA CONTINUAM SENDO DISTRIBUÍDOS

Promoção do Dia das Mães que sorteará carro zero km vai até sábado As lojas do Fundo de Promoções, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) desenvolvem até este sábado (14) a promoção “Caminhão da Mamãe”, que sorteará aos clientes um Clio quatro portas e mais 12 prêmios. Os cupons serão distribuídos pelas lojas e depositados nas urnas até às 17 horas de sábado, aproveitando o horário estendido especial do comércio. O sorteio será no dia 18. Os prêmios serão um carro, duas geladeiras, dois fogões, dois televisores de 32 polegadas, dois home theaters e três microondas.

Além destes prêmios, qualquer pessoa que enviar mensagens SMS às mamães concorrerão ao sorteio de um aparelho de telefone celular smartphone. Para concorrer é preciso acessar o hotsite www. caminhaodamamae.com.br, preencher o formulário, escolher uma das cinco mensagens e enviar um SMS grátis ao celular da mamãe. Já os consumidores que comprarem com o NossoCard, podem ganhar cupons em dobro. Para isso é preciso levar a nota fiscal de compras na central do cartão, na Acit. Os vendedores das lojas par-

ticipantes da promoção também concorrerão a prêmios: um notebook mais 11 máquinas fotográficas aos demais vendedores. Segundo a diretora de Comércio da Acit, Francielle Rezzadori de Souza, o comércio de Toledo contabiliza resultados positivos com as vendas para o Dia das Mães. “Ainda não temos dados oficiais, mas um levantamento preliminar indica aumento em torno de 20% nas vendas. O movimento no comércio foi intenso, especialmente na sexta e no sábado e acreditamos que a maioria dos lojistas está satisfeito”, diz.

A diretora ressalta que a campanha de prêmios está sendo um sucesso, constituindo-se um diferencial que tem contribuído para movimentar o comércio. “Sem dúvidas as promoções fomentam as vendas e são uma ferramenta para que os lojistas conquistem e fidelizem seus clientes. E sempre dizemos aos clientes para que peçam seus cupons e não deixem de participar das promoções”, frisa Francielle. A campanha “Caminhão da Mamãe” é uma realização da Acit, através do Fundo de Promoções, em parceria com o Sicoob Oeste e Prefeitura de Toledo.

9ª Feicopi Sicoob Oeste novamente em será aberta primeiro no ranking estadual sexta-feira

A premiação foi recebida pelo gerente da Unidade Parigot de Souza, César Backes

A cooperativa de crédito toledana Sicoob Oeste fechou o mês de abril mais uma vez no topo do ranking entre as 19 cooperativas singulares Sicoob do Paraná. Não foi a primeira vez que o Sicoob Oeste obteve a primeira colocação. Para obtenção do ranking são avaliados 16 itens, entre os quais a inadimplência, índice de devolução de cheques, depósitos à vista e a prazo e diversos outros indicadores que apontam o desempenho da cooperativa.

Entre outros números, alguns se destacam no desempenho do Sicoob Oeste, como o baixo índice de devolução de cheques – 0,6% - ou seja, apenas seis devoluções a cada mil cheques compensados. No Sicoob Paraná o índice chegou a 1,8 enquanto a média nacional, divulgada pelo Serasa Experian, cresceu mensalmente de janeiro a março chegando a 2,13%. Igualmente mereceu destaque a inadimplência que representa somente 0,2%, isto é, de

cada mil, apenas duas contas ficam pendentes. Em todo sistema o índice é de 1,5%, que também está bem abaixo da média do sistema financeiro nacional.

A 9ª Feira Industrial e Comercial da Grande Pioneiro (Feicopi) será aberta nesta sexta-feira (13), no Centro de Eventos Deziré Refosco. Mais de 35 empresas dos mais variados segmentos do comércio, indústria e prestação de serviços estão se preparando para levar novidades, promoções e outros atrativos para a feira. O público poderá encontrar confecções, calçados, decorações, cosméticos, artesanato, entre outros produtos, além de uma praça de alimentação diversificada. Segundo a empresária Márcia Alves, a expectativa é excelente. “Este é um grande desafio, já que pela primeira vez teremos a feira em maio, mas apostamos que o evento será um sucesso.” Além de desfile de moda com lançamentos da coleção outono inverno, estão programadas apresentações culturais com talentos locais durante a feira. A 9ª Feicopi será aberta na sexta-feira (13), às 19h, encerrando-se às 22h. No sábado (14), o funcionamento será das 14h às 22h30 e no domingo (15), das 14h às 20h.

Diretora de Comércio da Acit, Francielle Rezzadori de Souza: resultados positivos com as vendas para o Dia das Mães

Acit e Sebrae levam consultoria à pequena empresa A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e o Sebrae são novamente parceiros para atender empresários através do Programa Negócio a Negócio. O objetivo é auxiliar micro e pequenas empresas a desenvolver o seu negócio. Este trabalho será focado no atendimento aos empresários integrantes dos Núcleos Multissetoriais da Vila Pioneiro e do Jardim Panorama, e também aos empreendedores individuais, cujo núcleo setorial está em formação. Serão realizadas consultorias

gratuitas às empresas, para seja feito o diagnóstico do negócio e posteriormente o acompanhamento. “A intenção é auxiliar os empreendimentos para que se desenvolvam melhor e atinjam suas metas”, comenta a consultora do escritório local do Sebrae, Deborah Steiner França. Segundo a consultora, no ano passado cerca de 1600 empresas foram atendidas por meio do Programa Negócio a Negócio. Os interessados em receber a consultoria podem entrar em contato com a Acit, pelo telefone (45) 3055-4635, com Ana Cláudia.


06

Toledo/PR • 13 a 19 de maio de 2011

ESPORTES

Estádio passa por reformas antes do início do Campeonato Paranaense O Estádio Municipal 14 de Dezembro está recebendo investimentos para sediar, no dia 22 de maio, o início da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense, com a estreia do Toledo ocorrendo diante do Sport Campo Mourão. A prefeitura de Toledo, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, está investindo cerca de R$ 40 mil na realização de diversas melhorias. As obras incluem a troca de piso e azulejo dos vestiários, pintura geral e colocação de grama sintética no salão principal e nos corredores de acesso ao gramado. Segundo secretário de Esportes, Mauro Maiorki, as obras estarão concluídas antes do início

Arquivo/Viver/Toledo

Depois da queda em 2010, a bola voltará a rolar para o Toledo no Estádio 14 de dezembro no dia 22 da competição, atendendo as recomendações feitas pela Federação Paranaense de Futebol.

Em 2005, informa o secretário, o Estádio 14 de Dezembro foi adequado às exigências do

Estatuto do Torcedor. Já naquela época o espaço passou por uma ampla reforma, dando melhores condições para a arbitragem e equipes local e visitante. Agora uma nova reforma está sendo feita, atendendo as necessidades apontadas. “É uma reforma menor, porém necessária para dar melhores condições aos participantes”, observou o secretário. Mauro destacou também que o Estádio Municipal está dentro das exigências técnicas para sediar competições deste porte, com laudos autorizados pela Vigilância Sanitária, de Engenharia, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, segundo determinações legais.

Vila Pioneiro ganha campo sintético de futebol Da assessoria Os moradores da região da Vila Pioneiro, que utilizam a estrutura do Ginásio de Esportes Euzébio Garcia para a prática de esportes, ganharam mais um espaço. Foi entregue no último dia 7, pelo prefeito José Carlos Schiavinato, o campo sintético, ao lado do ginásio, completando assim a estrutura de esportes hoje existente, que congrega um ginásio de múltiplo uso, uma piscina semi-olímpica e agora um campo sintético. Para o prefeito, o espaço representa mais uma opção para os jovens, além da piscina, inaugurada recentemente. Com mais opções de atividades esportivas, acredita ele, os jovens

Fábio Ulsenheimer

Autoridades deram pontapé inicial na inauguração do novo campo de futebol sintético

poderão ter uma ocupação mais saudável, desenvolver hábitos positivos e ficar afastados de más companhias. “É um espa-

Listão do Toledão em andamento Está em andamento o 4º Campeonato Listão do Toledão. A competição está sendo disputadas às terças e quintas-feiras, a partir das

19h15 com dois jogos. O certame conta com a participação de onze equipes, reunindo cerca de 120 sócios-atletas.

A equipe da Vanzella Auto Peças, que disputa o Listão do Toledão

ço a mais para a prática de atividades físicas”, complementa o secretário de Esportes, Mauro Maiorki. De segunda a sex-

ta-feira as atividades serão realizadas sob a orientação de professores de Educação Física, através de escolinhas de esportes. Nos finais de semana as atividades ficarão a cargo da comunidade. Lideranças do bairro deverão coordenar a utilização do espaço. A área que deu lugar ao campo sintético era antes uma quadra de areia, totalmente abandonada. Com a implantação do piso sintético, alambrado de eucalipto e rede de proteção a expectativa é que o espaço seja melhor utilizado, principalmente por crianças e jovens do bairro e moradores próximos. Na melhoria do espaço, a administração municipal investiu R$ 57 mil em recursos próprios.

Copa Coamo terá etapa regional em Toledo no sábado A Copa Coamo de Cooperados – Futebol Suíço 2011 Oeste – terá neste sábado a realização dos jogos da região Oeste do Paraná, com jogos em Toledo, Vila Nova, São Pedro do Iguaçu e Tupãssi. A organização da Copa Coamo prevê nas sete etapas classificatórias a participação de 500 equipes reunindo mais de 7 mil atletas e dirigentes. As etapas classificatórias serão realizadas até o dia 2 de julho quando serão definidos os campeões regionais para a grande final do sábado, 23 de julho de 2011, em Campo Mourão. De acordo com o gerente do entreposto de Toledo, Marino

Mugnol, “a Copa Coamo é um momento ímpar de confraternização entre os cooperados e seus familiares, integrando a família Coamo através do esporte”. “A Copa Coamo é diferente, é um projeto de esporte e lazer que deu certo. Os cooperados entendem os objetivos e querem se divertir, é bonito de ver o lado amistoso dos atletas e dirigentes, e muitos esperam dois anos para entrar em campo e se divertir. Eles mostram que além do campo da produção também são bons no campo de jogo”, garante o presidente de honra do evento, José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo.

No Paraná, 348 municípios participarão do Dia do Desafio Em um café da manhã na última quarta-feira (11) no Restaurante Filezão, o Sesc Paraná realizou o lançamento do Dia do Desafio 2011 na área de abrangência de sua Unidade de Toledo. O evento, que no ano passado contou com a participação de aproximadamente 5,6 milhões de paranaense, em 347 municípios, será realizado no dia 25 deste mês e tem estimativa da participação de cerca de 6 milhões habitantes do estado, em 348 cidades do Paraná. O Dia do Desafio foi criado para o incentivo à prática de

exercícios físicos e evitar o sedentarismo, que já é considerado a doença do século. Com uma competição saudável entre cidades de mesmo porte em população, visa mobilizar o maior número de participantes e agregar a prática de atividades físicas na vida das pessoas. Para participar do Dia do Desfio, basta realizar 15 minutos de atividades físicas, como dança, caminhada, entre outro, no dia 25, a partir da 0h, até às 21h e ligar confirmando a participação no número: 0800 643 6690,

Toledo Futsal joga em casa pela reabilitação Após a derrota por 4 a 1 sofrida na última partida para o Clevelândia, que tirou a equipe da liderança do certame, o Toledo Futsal volta à quadra neste sábado (14) para tentar alcançar novamente a liderança. A equipe comandada pelo técnico Robson Recalcatti enfrentará a Unipa, de Foz do Iguaçu, que ocupa a nona posição no Campeonato Parana-

ense – Série Prata. O time toledano ainda não pode contar com o capitão Zocca, que teve uma lesão muscular há duas semanas, e o fixo Luan Andrin, que foi expulso na última partida. O jogo entre Toledo e Unipa acontece neste sábado, a partir das 20h15, no Ginásio Aldanir Ângelo Rossoni.

Intertorcidas do Yara Iniciou-se na última quarta-feira (11) o 6º Campeonato Intertorcidas de Futebol Sete do Yara Country Clube. A competição reúne dez equipes formadas pelos torcedores de times do futebol brasileiro. Internacional, Flamengo, Co-

ritiba, Corinthians e Palmeiras integram o grupo “A”. Vasco, TCW, Grêmio, Santos e São Paulo são as equipes que disputam pelo grupo “B”. As rodadas acontecem nas segundas e quartas-feiras a partir das 19h15.

PITÁGORAS DA SILVA BARROS Professor aposentado, ex-vereador e missionário.

Mazurek foi “o cara”. A primeira vez que ouvi falar dele foi por parte de um colega de turma. Fiquei curioso e com ciúmes. - Ele está na aeronáutica. Apareceu com o uniforme de cadete. O cara é elegante e a meninada fica toda caída quando ele passa. Imaginei a cena. Sempre sonhei com a farda celeste da força aérea, porque era o máximo do charme. Depois me esqueci e só voltei a ouvir falar dele quando o Edílio me disse que aquele estudante lassalista era especial. E era mesmo. O Edílio não errava em seus prognósticos. O destaque para ele era muito natural. Quando o professor Ondy Niederauer (Contabilidade) ausentava-se da aula, pedia que Mazurek o substituísse perante os colegas – o que ele fazia com maestria. Um dos seus maiores fãs era o Felipe Muraro, companheiro dos três anos de Técnico Contábil. Quando foi criada a Utes – União Toledana de Estudantes de Segundo Grau, Mazurek se destacou e foi aclamado presidente, porque não havia páreo para ele, pois era bom em tudo, desde o seu serviço no escritório da Cerâmica São Francisco e Cerâmica Prata, de propriedade do saudoso Waldyr Becker, onde dividia espaço com o Luiz Carlos Giaretta, passando pela vida social, familiar e estudantil. E era realmente bonito e elegante. Ainda por cima educado, atencioso e inteligente. Difícil ignorá-lo. Vez por outra usava um chapéu panamá – o “top” da moda – que lhe caía muito bem, e era um dos únicos que possuía carro: um fusca branco novinho. Por isso e outros motivos a belíssima colega dele, Ivanir Turra (cobiçada por toda a juventude), transformou-se rapidamente em sua esposa. Mas o mais importante foi o seu papel na liderança estudantil, que extrapolou as fronteiras de nossa cidade. Ele nos reuniu em torno de um objetivo comum: a luta por um Brasil melhor, a partir de Toledo. Deu brilho ao movimento estudantil, primeiramente organizando os grêmios, tanto da cidade quanto do interior. Transformou a Utes numa das melhores e maiores entidades representativas do município. Nada acontecia ao arrepio da nossa instituição. E quando ele se manifestava, fazia com brilhantismo e era ouvido e aclamado por todos. Passou a ser conhecido em todo o estado a partir do congresso estudantil da Upes em Cornélio Procópio, lá pelos idos de 68. Milhares de estudantes se reuniram para eleger a nova diretoria e escolher a rainha dos estudantes. Mazurek levou daqui a Míriam Mazzaferro para nos representar (e seus pais foram juntos). No primeiro dia a coisa estava feia e quem tomava conta do pedaço era o estudante Pedro Brambilla, esquerdista e incendiário, cuja intenção era de levar o estudantado ao confronto com as forças de repressão. Mazurek, assim como o líder cascavelense Luiz Picolli, ficaram mudos. Picolli já

era fã de carteirinha do Mazuka. No segundo dia, Mazurek pediu a palavra e passou a discursar com toda a tranqüilidade, mas enfaticamente. Detalhou o movimento em Toledo, falou de nossos propósitos e sonhos para uma grande nação. Milhares de estudantes ficaram em total silêncio, ouvindo palavra por palavra. Os aplausos foram ensurdecedores. Mudou-se o rumo do congresso. Muitos perguntavam como podia um estudante com tanta sabedoria e o porquê de ele ter se pronunciado somente no segundo dia. Seu nome foi ventilado para a presidência da Upes, mas não era o seu propósito. Ali se elegeram outros dois grandes líderes, representantes de Curitiba: Darlan Dallagnoll e Sérgio Canan, respectivamente presidente e vice. Para coroar o sucesso de nossa representação, a Míriam (linda) foi eleita a rainha dos estudantes do Paraná. Já na estrada, de volta para Toledo, Mazurek sintonizou a rádio de Cornélio e pegou o locutor na hora em que desancava o pau nos toledanos, chamando-os de baderneiros. Mazurek, que estava com o Felipe, parou o carro, encostou-o em um posto e pediu licença para usar o telefone. Conseguiu entrar no ar e, educadamente, refutou todos os argumentos do radialista, que acabou se desculpando e elogiando a atitude de nosso líder. Era assim que ele agia. Não deixava nada para trás. Programou e levou a bom termo a Fiel (Feira do Livro), os Jogos da Primavera, os Jogos Estudantis, a eleição da Rainha dos Estudantes e da Rainha da Primavera, inúmeros bailes e gincanas esportivo-culturais, entre outros. Enfrentou a todos os prepotentes da época, de peito aberto, inclusive o Lourival Mendes, que queria impedir aos estudantes o meio-ingresso. Todos os grandes feitos da educação tiveram a nossa participação, mercê de sua liderança. Foi aí que resolvemos convencê-lo a vôos mais altos. A princípio, relutou, mas acabou aceitando a candidatura a vereança. Perdemos por pouco, mas não desistimos. Quatro anos depois o elegemos com uma enxurrada de votos. Fez uma ótima gestão e se credenciou a ser nosso representante em Brasília. Elegeu-se deputado federal com todo apoio dos estudantes paranaenses, principalmente do oeste. E daí pra frente o perdemos! Não era mais nosso e sim de todos, até porque já residia em Cascavel. Muito mais gostaria de contar sobre ele, mas tenho que ser justo com os outros, dedicando-lhe o mesmo espaço. Hoje reside em Brasília, onde ocupa relevantes cargos na iniciativa privada. Coisa que não nos surpreende. Tenho imensa honra de ter sido seu amigo e de ter convivido e lutado ao seu lado. Ele foi tão importante para nós como o Edílio. Foi o nosso grande líder. Foi “o cara”.


Toledo/PR • 13 a 19 de maio de 2011

SAÚDE

“O verdadeiro homem quer duas coisas: perigo e jogo. Por isso quer a mulher: o jogo mais perigoso.” (Friedrich Nietzsche)

VIVER BEM DICAS Para evitar que as roupas lavadas com cloro ou água sanitária fiquem com aquele cheiro característico, coloque na água de enxague algumas pitadas de sal e o cheiro some na hora. Para recuperar os biscoitos amanhecidos, leve-os, lado a lado, ao forno quente por alguns minutos ou no microondas por 30 segundos, na potência alta. Ficarão fresquinhos como novos. Para remover manchas em tapetes, use creme de barbear. Faça espuma com o creme, porque a espuma é um bom removedor e age instantaneamente. Lave em seguida com pano úmido e depois seque. Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre. As manchas somem num instante. Para o detergente ficar mais eficiente, coloque algumas gotas de vinagre na garrafinha. Misture bem. Além de tudo é uma baita economia, porque pode comprar um detergente mais barato e assim potencializar seus efeitos. Microondas sem odores, é só colocar uma tigela com água e algumas folhas de louro, ligar na potencia alta e deixar ferver. Fervido, desligue o microondas e deixe a tigela descansar no interior do microondas por 10 minutos ou então junte 1 xícara (chá) de água e 2 fatias de limão em um recipiente que vá ao microondas. Aqueça por 2 minutos na potência alta. Quando o vapor assentar, limpe com um pano macio.

ONDY NIEDERAUER

Pioneiro, contabilista, ex-vereador e historiador

A aviação em Toledo A história da aviação em Toledo, em capítulos. Uma homenagem ao carioca/toledano Manuel Raimundo “Cacá” de Carvalho. Palavras de um gaúcho toledano, para um carioca idem toledano.

A inauguração oficial do aeroporto Aproximava-se um jipe verde-escuro, trazendo na esteira densa nuvem de poeira morena. A poeira era sinal de que há vários dias não se fazia presente uma chuva muito necessitada. Ao passar diante do Clube do Comércio, viu-se que a poeira era precedida por um jipe e, dentro da nuvem de pó seguiam mais três viaturas militares semelhantes. Era outubro de 1953. Os jipes passaram, foram até a esquina e voltaram, parando diante do Clube. Era tardinha, e o pessoal do escritório da Maripá estava sentado na larga varanda tomando aperitivos, conversando, uns jogando “general” com dados, outros uma canastra ou escova. Quando as viaturas foram parando, e logo se destacaram os sócios Arthur Mazzaferro e Ondy H. Niederauer, presidente e tesoureiro, respectivamente, e foram receber os viajantes convidando-os a entrarem no Clube e se refrescarem. Os viajantes pareciam estarem apressados e somente queriam uma informação. Talvez o calor e as explicações que receberam que se tratava de um clube social e que estavam sendo convidados pela diretoria do mesmo, convenceu-os. Aceitaram o convite e foram conduzidos ao grande lavatório do Clube. Diante do espelho, ficaram pasmos com a própria aparência. Era muito quente e eles tinham viajado em jipes abertos. Suados, receberam, no rosto e braços, toda a poeira vermelha que se levantava na estrada. Nem

07

se podia distinguir os traços fisionômicos dos visitantes. Após se lavarem e já mais à vontade, participaram do bate-papo informal dos presentes. Feitas as apresentações, lá estava o General de Divisão, Joaquim Justino Alves Bastos, comandante da 5ª Divisão de Infantaria em Ponta Grossa, acompanhado por alguns oficiais e outros acompanhantes militares. Vinham de Guaíra e pretendiam, naquele dia, pernoitar em Laranjeiras do Sul, e na próxima noite em Ponta Grossa. Falando com o General, este autor foi relatando sobre Toledo, sobre a Maripá e sobre o trabalho de colonização que se estava desenvolvendo na região da ex-fazenda do ingleses. O assunto despertou grande interesse do General. O presidente do Clube do Comércio, Arthur Mazzaferro disse que estava sendo preparado um churrasco informal para aquela noite e convidou a comitiva para permanecer e conhecer melhor a nossa cidade. Com simpatia, o General Alves Bastos aceitou o convite. Foram acomodados no Duque Hotel e à noite participaram do churrasco bem gaúcho servido no Clube do Comércio. Na manhã do dia seguinte, tendo manifestado interesse pelo trabalho da colonizadora, foram os visitantes conduzidos aos escritórios da Maripá, recepcionados por Willy Barth, e lá lhes foi mostrado tudo que estava sendo feito, os projetos, as plantas e a organização. (Continua)

Contraceptivos: escolha o melhor para você Em 1960 foi liberado nos Estados Unidos o uso da primeira pílula anticoncepcional, que deu às mulheres maior independência sobre seu corpo e facilitou o planejamento familiar. De lá para cá, as estratégias para quem não quer engravidar se tornaram mais variadas e seguras. Entre as opções disponíveis estão a camisinha — que é, também, a maneira mais eficiente de se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis —, o diafragma, o dispositivo intrauterino (DIU), além de uma série de métodos hormonais alternativos à pílula, como injetáveis, implante, anel e adesivo. E vale notar que os contraceptivos à base de hormônios causam cada vez menos efeitos colaterais. Contraceptivos: escolha o melhor para você II Opções, portanto, não faltam. O que falta, segundo um estudo coordenado pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), é informação a respeito das particularidades de cada escolha. Nesse esforço científico, foram entrevistadas 9 mil mulheres que, em princípio, queriam usar um anticoncepcional hormonal combinado, ou seja, que contivesse as versões sintéticas dos dois hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona. Ao relatar ao médico que gostariam de aderir a essa alternativa, ouviram informações detalhadas sobre os prós e os contras de cada método — este incluído. Depois da orientação, 28% mudaram a escolha inicial. Isso significa que 28 em cada 100 mulheres iriam usar um método menos ajustado às suas expectativas ou ao seu estado de saúde. Musculação Durante um bom tempo, levantar peso era visto com desconfiança por profissionais da saúde. Mas isso mudou. Já se sabe que a musculação, por si, causa benefícios que, na somatória, aumentam a longevidade. Seus ótimos efeitos sobre o esqueleto foram dos primeiros a ser reconhecidos pela ciência. Agora, impressiona a quantidade de trabalhos relacionando esse tipo de atividade física à maior capacidade do organismo de debelar males graves, como tumores. Uma investigação realizada pelo renomado Instituto Karolinska, na Suécia, em conjunto com a Universidade de Granada, na Espanha, merece destaque. Primeiro porque foi feita com quase 9 mil voluntários, uma quantidade de gente que não deixa muita margem a dúvida nos resultados. Musculação II E eles apontam que os indivíduos mais musculosos, confrontados com aqueles que eram flácidos, apresentaram uma incidência de doenças graves menores ao longo de nada menos que 19 anos. Aliás, na turma mais fracote houve uma taxa 50% mais alta de mortes em comparação com o grupo dos fortinhos. A pesquisa reforça ainda mais as evidências que ligam a força muscular à prevenção de problemas crônicos. É o caso do câncer — sim, ele já pode ser incluído nessa categoria de males que, se não têm cura, podem ser tratados e controlados por muitos e muitos anos. O levantamento feito por suecos e espanhóis constatou que pessoas com músculos tonificados resistem mais aos tumores. Musculação III É possível que isso tenha a ver, entre outras coisas, com o poder desse tipo de exercício contra substâncias oxidantes, que danificam

por Mayara Martan

o DNA e, conseqüentemente, contribuem para o aparecimento de células anormais, isto é, malignas. O interessante é que os benefícios não foram observados apenas em quem era magro e fazia musculação. Embora a gordura corporal contribua para reações inflamatórias que aumentam o risco de um câncer, homens obesos que se submetiam a treinos com pesos também pareceram menos sujeitos ao câncer. Ou seja, a musculação, apesar de não queimar tantas calorias quanto a atividade aeróbica, ajuda essa parcela da população a reduzir a ameaça de um tumor. Comportamento: curiosidades da sexta-feira 13 A sexta-feira no dia 13 de qualquer mês é considerada popularmente como um dia de azar. O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias. Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia. Comportamento: curiosidades da sexta-feira 13 II Alguns incidentes ocorridos nesta data: - Mu, terra de nossos ancestrais, foi destruído em uma sexta-feira 13, e esta seria a origem do medo deste dia, segundo o pseudo-historiador James Churchward. - 13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso. - O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram. Comportamento: curiosidades da sexta-feira 13 III - A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero). - Alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira. - A morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira quando é celebrada a páscoa. - Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios à sexta-feira. - No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Primeiro vinho tipo Amarone do Brasil Vinícola Luiz Argenta produz safra espetacular, que será usada para a elaboração inédita de um vinho tipo Amarone Foram 1.440 kg e concentrando os de uva Merlot e 360 açúcares e aromas. kg de uva Cabernet Após o prazo de 35 Franc colhidas madias, os 1.800 kg de nualmente no pico uva renderão apemáximo de sua manas 650 garrafas de turação. um vinho rico em Após colhidas e complexidade e estruselecionadas, as tura, aingindo aproxiuvas foram colocamadamente 16 graus das cacho a cacho de teor alcoólico. em uma estrutura Esse processo de especial construída desidratação das para este processo no uvas e vinificação O vinho Amarone sótão de uma casarão é tradicionalmente diferenciada segue produzido na Itália construído em 1931. o mesmo padrão Assim estas uvas dos vinhos italianos passarão por um processo de Amarone, produzidos na Valpodesidratação, perdendo água licella, região do Veneto.

12

A vinícola ainda não escolheu um nome para esse vinho, que só ficará disponível em 2015, pois passará 2 anos em barricas de carvalho e mais 2 anos de maturação em garrafa.

A idéia de produzir um vinho desse tipo foi do enólogo da Luiz Argenta, Edegar Scortegagna, que passou 4 anos e meio na Itália estudando e se aprofundando no mundo do vinho.


08

Toledo/PR • 13 a 19 de maio de 2011

SOCIAL

Conheça um pouco do Peru

Primeira parte da revitalização já foi entregue

O banheiro feminino ficou mais amplo e moderno

As obras de remodelação do Shopping Panambi estão a todo vapor. A primeira etapa já foi entregue. O banheiro feminino, o primeiro a passar

pela reforma, já está pronto. O ambiente foi ampliando e ficou muito mais agradável e moderno. Agora, reforma semelhan-

Quem circulou pelo Shopping

O fraldário ficou mais amplo e confortável

te está sendo feita no banheiro masculino, que deve ficar pronto em breve. Em seguida, as obras continuam na área externa da pra-

ça de alimentação, que ganhará novo piso e novas mesas e cadeiras, tudo, para o conforto e bem estar dos clientes do centro de compras e lazer.

Shopping expõe carro da Stock Car

Machu Picchu: visita obrigatória no Peru

Por Rita Guerro Lumiar Turismo Na América do Sul encontramos muitos países interessantes. Destaque para a grandiosidade da Argentina com sua musicalidade e gastronomia; a potência do Chile com seus vinhos, montanhas e sua vocação para a modernidade; o exótico Equador, pequeno em tamanho, mas repleto de paisagens e tradições culturais. Hoje, chamamos a atenção dos leitores para mais uma pérola americana: o Peru. Ao Peru não se chega casualmente, porque quem vai pra lá tem interesse histórico e cultural e sabe reconhecer no turismo uma oportunidade de aprender e se surpreender com o mundo. A esta altura já deve ter surgido na mente do leitor a imagem das ruínas de Machu Pichu. Mas achar que o Peru só se resume à Machu Pichu é tão errado quanto achar que o Brasil só se resume ao Rio de Janeiro. Margeado a oeste pelo oceano Atlântico, o Peru é entrecortado pelas cordilheiras dos Andes e também tem grande parte do território coberta por selva amazônica. Entre a Costa e a Selva, fica a região serrana, que abriga os maiores centros arqueológicos do impé-

Cine Panambi (45) 3378-4774 PROGRAMAÇÃO DE 13 a 19/05/2011 SALA 1: FILME 1: THOR

Priscila Almeira e Ariane de Souza

Quem passou pelo Shopping Panambi no final de semana passado teve a oportunidade de conhecer de perto o carro da Stock Car do piloto toledano Rodrigo Sperafico. O carro ficou exposto no hall central do shopping, onde o piloto tirou fotos com os fãs, deu autógrafos e falou sobre a expectativa para a prova deste final de semana no circuito do Velopark, no Rio Grande do Sul. Na ocasião foram distribuí-

Rodrigo Sperafico falou sobre a Stock Car e distribuiu autógrafos

dos brindes, como bonés, canetas e adesivos personalizados da equipe.

Com: Natalie Portman, Chris Hemsworth, Anthony Hopkins. Ação, Aventura, Drama. Legendado Classificação indicativa livre. Sessões: Sábado, domingo e quarta: 15h30min, 19h30min e 21h30 Diariamente: 19h30 e 21h30 SALA 2: FILME 1: RIO-UMA AVENTURA MAIS QUE MARAVILHOSA

rio inca no continente americano. Assim como Equador, o Peru tem altitudes que variam de zero a mais de quatro mil metros, ou seja, possui climas e vegetação muito diferentes em suas regiões. Grandes cidades como a capital Lima e lugares exóticos como o lago Titicaca, o lago mais alto do mundo (3.800 m de altitude), além da misteriosa Nazca, onde figuram imagens lineares imensas, que só podem ser vistas a bordo de um avião. Mas realmente, o ponto obrigatório e mais famoso é sem dúvida Machu Picchu - uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2.400 m de altitude, no vale do rio Urubamba, próximo à Cuzco, distante 1000 km da capital Lima. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti (uma espécie de imperador do povo inca). O local é o símbolo mais famoso deste Império por causa de sua localização e pela sua descoberta tardia, em 1911. A disposição das casas, a excelência do trabalho de construção e o grande número de terraços para agricultura são impressionantes, e destacam a grande capacidade daquela sociedade. Por tudo isso, Machu Pichu foi elevado à categoria de Patrimônio mundial da UNESCO e uma das 7 novas maravilhas do mundo. Aventura, Animação, Comédia.Dublado. Classificação indicativa livre. Sessões: Sábado, domingo e quarta: 16h00, 19h20 Diariamente: 19h20 FILME 2: SEXO SEM COMPROMISSO Com: Natalie Portman, Ashton Kutcher, Kevin Kline, Cary Elwes, Greta Gerwig. Comédia, Romance. Legendado. Classificação indicativa 14 anos. Diariamente: 21h20 DIA 20 DE MAIO DE 2011 ESTRÉIA NO CINE PANAMBI “PIRATAS DO CARIBE – 4”

Arnoldo, Marta e Herta Kierlling

3277-2728 Rua Pedro dos Santos

Marileide e Ronaldo Falconi

3378-1316 Shopping Panambi


Toledo/PR • 13 a 19 de maio de 2011

SOCIAL

“A abundância não diz respeito a quanto dinheiro se tem, mas à atitude sobre o quanto se tem.” (Rick Jarow)

ALEX DONEGA

Meninas de Ouro

Já não é novidade o pioneirismo de Toledo em várias iniciativas públicas. O prefeito José Carlos Schiavinato sancionou a lei municipal que tem o objetivo de criar e incentivar um programa de reciclagem de resíduos sólidos na construção civil.

As atletas da Ginástica Rítmica de Toledo estão a cada dia fazendo mais sucesso no exterior e trazendo medalhas para casa. Após as disputas da etapa de Portimão (POR) na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, as toledanas Pâmela de Oliveira, no conjunto, e Angélica Kvieczynski, no individual, embarcaram para Kiev, na Ucrânia, representando mais uma vez nossa cidade e país.

Três municípios do Oeste informam em tempo real, pela internet, sobre receitas e despesas. São eles: Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo. Outros, de 50 mil a 100 mil habitantes, estão se adequando à mesma legislação.

Articulações Depois de ser alijado da disputa da presidência da Associação dos Municípios do Paraná, o prefeito de Corbélia, Eliezer Fontana (PP), articula sua volta para a Amop - Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, que presidiu de 2009 a 2010. O desafio dele é convencer o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato (PP), a desistir do pleito.

Solange Soares da Silva comemorou aniversário na última terça (10). Este belo ensaio ficou a cargo de Kéia As acadêmicas de Engenharia Química Camila Celant e Fernanda Rengel Allan Tressi aproveitando para fazer compras no Shopping Panambi

9ª Feicopi A 9ª Feira Industrial e Comercial da Grande Pioneiro será realizada neste final de semana, no Centro de Eventos Deziré Refosco. Mais de 35 empresas dos mais variados segmentos do comércio, indústria e prestação de serviços estão se preparando para levar novidades, promoções e outros atrativos para a feira. O público poderá encontrar confecções, calçados, decorações, cosméticos, artesanato, entre outros produtos, além de uma praça de alimentação diversificada.

Toque de recolher

alex@vivertoledo.com.br

Reciclagem

Transparência

O polêmico projeto de lei sobre a implantação do toque de recolher em Toledo teve a rejeição de 18 representações de entidades e organizações de Toledo e região. O encontro teve a organização do Centro Acadêmico de Ciências Sociais e do Diretório Central dos Estudantes da Unioeste, de Toledo. O projeto proíbe permanência de jovens menores de 16 anos em locais públicos, como boates e lanchonetes.

09

Jardel Ceconi almoçando no Chinatown

Novidades

Shadow

A loja Valentinni, do Shopping Panambi, está com diversas novidades da coleção de inverno que acabaram de chegar de São Paulo. Vale lembrar que a loja trabalha com as marcas Lado Avesso, Dona Florinda e Angels, entre outras. Destaque para as blusinhas da Loba que estão fazendo muito sucesso entre as clientes.

A Status Honda está com a poderosa e confortável, Shadow 750, 10/10, última unidade da loja. O valor dessa moto é de R$ 31.700,00, mas a concessionária de Toledo está fazendo um preço imbatível, por apenas R$ 29.990,00. É a oportunidade de conseguir comprar uma bela moto por um preço como esse.

Exposição Foi aberta na terça-feira, 10, com um coquetel e a presença de artistas e convidados, a II Exposição Coletiva de Artistas Visuais de Toledo. A exposição permanece aberta até o dia 31 de maio, no hall do Teatro Municipal, com acesso livre, diariamente das 9 às 11h30 e das 14 às 17h30. A exposição reúne os mais diferentes trabalhos de artistas locais, incluindo esculturas, telas utilizando diversas técnicas de pintura, cerâmicas, origami, entre outros trabalhos de artistas toledanos.


10

Toledo/PR • 13 a 19 de maio de 2011

GERAL

“O tempo é o bem mais precioso que um homem pode desperdiçar” (Teofrasto, sucessor de Aristóteles na escola peripatética)

CHAMA CRIOULA

por Marcos Padilha | marcospadilha@yahoo.com.br

Parque Temático Mundo A Vapor: quem vai à Serra Gaúcha não pode deixar de visitar

Serra Gaúcha Maria Eduarda, que está de aniversário neste fim de semana

Jantar Dançante Quem aprecia um bom e autêntico churrasco gaúcho não pode perder o Jantar Dançante que acontece neste sábado, 14. O jantar será servido a partir das 20h30, seguindo-se apresentação das invernadas de dança. Em seguida será realizado o sorteio de uma cesta de produtos de beleza do Dia das Mães.

Bons momentos A prática da dança vem crescendo consideravelmente em todo o país devido à busca por qualidade de vida. Diante desse crescimento a dança de salão surge como uma ótima opção, pois é uma atividade física que pode ser feita por pessoas de todas as idades e nunca sai de moda. Sem contra-indicações, é uma opção para quem quiser se exercitar e manter a forma, pois 40 minutos de exercício gastam 600 calorias.

Quem visita a Serra Gaúcha não pode deixar de conhecer o “Museu Mundo a Vapor”. Trata-se de uma representação dramática. Ao chegar ao Museu, a perfeita reconstituição do famoso acidente ferroviário ocorrido em Paris, em 1895. Uma locomotiva desgovernada cruzou em alta velocidade a estação de Montparnasse. Atravessou a parede e ficou pendurada a 12 metros de altura. A rota Gramado-Canela traz os inusitados museus temáticos. São pequenos, bem organizados e tratam de temas distintos e não muito freqüentes em outros lugares do mundo. Boa parte de O Mundo a Vapor - ao contrário da cópia fiel exposta na entrada - é um universo em miniatura. As peças funcionam a menos de um metro de distância do turista. Mais do que conhecer toda a parte tecnológica, O Mundo a Vapor aproxima você dos costumes, da vida e da forma de trabalho dos colonizadores da região. Um fato não dá pra negar, não existe nada semelhante em nenhum canto do planeta.

Crianças Maravilhosas Acontece neste sábado (14) o desfile da coleção de inverno da Anabell Modas e One Store. O que mais impressiona é a beleza das crianças que durante todo o evento desfilam na passarela como verdadeiros modelos profissionais, com criatividade, alegria e espontaneidade deixando os pais com os olhos brilhando por ver seus filhos em evidência. Parabéns aos idealizadores deste evento.

Eduarda Cristina, que fará a abertura do desfile da One Store

Grupo adulto do CTG Pealando a Saudade de Quedas do Iguaçu durante apresentação no costelão em homenagem ao Dia do Trabalhador

Tradição e cultura O tradicionalismo gaúcho, como qualquer outra cultura busca preservar e transmitir a vivência e os costumes dos nossos antepassados. Alguns desses costumes levamos pela vida inteira. Manter essa chama acesa é valorizar os feitos grandiosos que outrora foram conquistados com muito suor e sangue. A cultura gaúcha busca transmitir para as crianças que freqüentas as aulas nos Centros de Tradições Gaúchas, o respeito ao próximo, a honestidade, a responsabilidade e tudo isso empregado através da dança, da poesia, da execução de instrumentos musicais, além dos concursos culturais. O CTG Chama Crioula está de portas abertas para receber todos os interessados em conhecer e vivenciar essa cultura maravilhosa e assim manter viva a história dos nossos desbravadores.

Silvia e José Mário Schmidt (Livraria Saber) que iniciaram o curso de Samba de Gafieira e Bolero no CTG Chama Crioula

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO PARANÁ COMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDO RUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do cartório de registro civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilidades para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documentos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

Teatro toledano terá peça Encontro de Corais impulsiona a arte do canto espírita no domingo O Grupo Espírita Fraternidade estará apresentando a peça teatral “O Resgate”, domingo, 15, às 20 horas no Teatro Municipal de Toledo. Com produção do próprio Grupo Espírita e direção de Marcio “Formiga” Franz, a peça mostra, à luz da doutrina espírita, casos de obsessão, uso de

drogas, renúncia, perseverança e vitória. Os ingressos estão sendo vendidos pelos trabalhadores do Grupo Espírita Fraternidade, Casas Espíritas de Toledo e região e na bilheteria do Teatro ao preço de R$ 7,00. Na data do espetáculo, o valor será de R$ 14,00.

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e comarca de toledo-pr, aos 13 dias do mês de maio de 2011. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Oficial

Edital Evento contou com cinco grupos da própria cidade

Cartaz de divulgação da peça espírita que será encenada neste domingo

O Teatro Municipal de Toledo recebeu em seu palco o X Encontro Municipal de Corais. O evento reuniu os grupos Sadia, Viva a Idade, Meninos e Meninas de São Vicente de Paulo, Cristo-Rei e Cantare. Ao final da apresentação, marcada por uma pluralidade de gêneros musicais, todos cantaram juntos “parabéns pra você” em homenagem ao Dia

das Mães. A secretária de Cultura, Rosângela Reche de Souza, acredita que o encontro tenha cumprido o seu objetivo. “Além de expor a produção dos corais do município, estimulamos grupos iniciantes a quebrar uma certa timidez. No próximo ano, certamente mais corais irão se apresentar”, avaliou a secretária.

Café do Dorcas é sucesso Como já era esperado, confirmou-se o sucesso do tradicional Café Colonial da Entidade Dorcas, realizado no último sábado, no Salão Social da Igreja Evangélica Luterana Cristo Redentor. Com a renda revertida às ações de assistência a cerca de 500 crianças e adolescentes mantidos pelas duas unidades da instituição, o Café Colonial reuniu um público expressivo. Quem compareceu elogiou a qualidade dos produtos servidos, satisfazendo-se com uma profusão de sabores doces e salgados do mais autêntico café colonial da região.

JUÍZO DE DIREITO DA VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE, FAMÍLIA E ANEXOS COMARCA DE TOLEDO EDITAL DE PUBLICIDADE COM PRAZO DE 30 (TRINTA) DIAS O(A) EXMO(A). SR(A). DR(A). RODRIGO RODRIGUES DIAS, MM. JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE, FAMÍLIA E ANEXOS DA COMARCA DE TOLEDO, ESTADO DO PARANÁ, NA FORMA DA LEI, ETC... FAZ SABER a quem o conhecimento deste haja de pertencer, em especial para resguardar eventuais direitos de terceiros, que por este Juízo e Cartório da Vara de Família e Anexos, se processam os autos n.º 000114480.2011.8.16.0170, de ALTERAÇÃO DE REGIME DE BENS, em que são requerentes, DAVID APARECIDO BANCI CARNEIRO e MICHELLE FRANCINI BOTTIN CARNEIRO, tendo os requerentes, em resumo, declarado o seguinte: “Que os REQUERENTES são casados pelo regime de comunhão parcial de bens desde 10 de fevereiro de 2006, como prova a certidão de casamento anexa; Que devido a boa convivência de ambos, estes decidiram por alterar o regime de bens celebrado na data do casamento, do regime de Comunhão Parcial de Bens, para COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS. 3. Quando o casal decidiu unir-se em matrimônio, adveio a necessidade de adquirir um imóvel próprio, motivo pelo qual, optaram pelo financiamento do imóvel denominado lote urbano nº 03, da quadra nº 628, com área de 469,89 m2, matriculado perante o 1º Ofício do Registro de Imóveis da Comarca de Toledo, sob n° 45.375; Que a compra do imóvel foi efetivada em 29 de novembro de 2005, menos de 03 (três) meses antes do casamento, somente em nome da Autora Michelle Francini Bottin; Que o imóvel foi adquirido por ambos os cônjuges, sendo que o pagamento das prestações igualmente está sendo efetuado por ambos, entretanto, está registrado apenas em nome da Sra Michelle; Que pelo fato do imóvel ter sido adquirido antes da união matrimonial, o Autor David Banci Carneiro não consegue utilizar seu saldo de FGTS para antecipar as parcelas do financiamento, amortizando assim a divida que de fato é do casal; Pelos fatos acima narrados, necessário se faz a alteração do regime de bens do casal de Comunhão Parcial para Comunhão Universal de Bens. Ante todo o exposto, requer: - seja recebida a presente demanda, juntamente com os documentos que a acompanham, para seja autorizada a alteração do regime de casamento, de comunhão parcial de bens para o de comunhão universal de bens do casal; - a intimação do Ilustre Representante do Ministério Público para atuar no feito; - seja oficiado o Cartório de Registro Civil para Comarca de Toledo para a retificação do assento de casamento”. E, para que ninguém possa alegar ignorância, se passou o presente edital e cópias de iguais teores, que serão afixados no lugar de costume e publicados na forma da lei, para CONHECIMENTO DE TERCEIROS. DADO E PASSADO nesta Cidade e Comarca de Toledo, Estado do Paraná, ao(s) 4 de maio de 2011.Eu, (Shelly Cristine Dal Moro), digitei. ELIEZER AP. CARNEIRO WILLE Auxiliar de Cartório (autorizado pela Portaria n.º 52/2004)


Toledo/PR • 13 a 19 de maio de 2011

ESPECIAL

LEITURAS DA MADRUGADA “Não há nada mais gostoso que um amor correspondido.” (Vinícius de Moraes)

BRUNO RADUNZ Saúde caótica Caros leitores, reforcem vossas orações porque a saúde em nosso país está em estado de calamidade pública. Todos deveriam se informar. A situação é alarmante, para não dizer, desesperadora. Nem com convênios conseguimos mais consultas, somente para um mês ou dois para frente. É rezar para não adoecer...

Carmem e Feliz Fornari também prestigiaram o evento beneficente do Dorcas

IPVA Para quem paga parcelado o IPVA do seu veículo, hoje é dia de pagamento e para fugir das filas dos bancos, uma dica da coluna: a Léris Placas. Pague seu imposto no correspondente bancário do Banco do Brasil, anexo à empresa, com mais comodidade. A Léris Placas está situada próxima ao Detran.

Presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares de Toledo, Delvo Badin, Claudete Frasson (Emater) e os diretores da cooperativa, Ligia de Azevedo e Elírio Cavaleri, na inauguração do Restaurante Popular da Vila Paulista

Comentarista Confesso que quando assisto a algum jogo na Bandeirantes onde o comentarista é o ex-jogador Neto, baixo o volume da TV e ouço no rádio, pois é muita bobagem dita e levada para nossas casas. Também tem o Milton Neves, que é um chato de “galocha”.

Copa do Mundo

O vereador Paulo Gaspar foi cumprimentar o vice-governador Flávio Arns em sua visita recente a Toledo

A meu ver, a atitude mais sensata que o governo brasileiro deveria tomar era a de desistir da realização da Copa aqui no Brasil. Corremos um grande risco de passarmos o maior fiasco. E se alguém precisar ser atendido em algum hospital? E os aeroportos? E os estádios? O da provável estréia nem começou a ser construído...

Unimed Pela primeira vez sou obrigado a criticar a administração nacional da Unimed por ações de sua gestão. Criticar por patrocinar clubes de futebol, pagar altos salários para jogadores e o exorbitante salário do Felipão. Com esse dinheiro poderiam melhorar a remuneração dos médicos que recebem muito pouco por consultas e procedimentos. Não é a toa que muitos estão se descredenciando do convênio.

Em alta A Quimitol, dos empresários Edson e Loreni Carollo, que no último dia 07 comemoraram com uma bela festiva os 25 anos da existência da empresa. Na festiva foram homenageados os funcionários com vários anos de casa, colaboradores e parceiros comerciais, sendo servido após um delicioso jantar.

Deputado Welter, com Dirceu, na Colorado´s Fest

Justiça O assunto já foi amplamente discutido e abordado mas quero manifestar o meu contentamento com o retorno do deputado estadual Elton Welter à Assembleia Legislativa. Fez-se justiça com esse batalhador toledano que muito já fez e muito certamente fará pelo município e região.

Em baixa Os grandes grupos econômicos de Toledo. Se dependessem deles, os órgãos e profissionais de imprensa passariam sérias dificuldades de sobrevivência, isto porque os mesmos diretores dos referidos grupos em nada ou quase nada prestigiam a mídia local. Loreni e Edson Carollo: 25 anos de Quimitol

Ligeirinhas - Frase interessante: Osama morto – Obama reeleito! - A Fasul tem obtido muito êxito no universo universitário graças ao trabalho e competência do seu diretor Aziz Rachid Júnior. - Narciso Muller, em suas compras, prestigiando os embutidos produzidos com muito esmero por seu irmão, os produtos Frigorosa, à venda no Allmayer. - O vereador Adriano Remonti destaca-se no seu partido, o PT, como grande articulador da sigla. - Dilceu Sperafico é um dos expoentes do PP nacional, sendo sempre consultado nas grandes decisões do partido.

11

Adelar Malacarne, devidamente trajado, na Colorado´s Fest

brunoradunz@ibest.com.br

Acostumando-se a migalhas! *Bruno Marcos Radunz

lelas ou que não tem condições de se abrir e viver uma história A questão do acostumar-se por inteiro não vive e não deixa com o pouco ou quase nada viver. Pode viver assim distribuindo acaba com nossa autoestima. Acaba com qualquer possibilida- afagos poucos indefinidamente de de relacionamento. Primeiro – afinal, nada muda em suas viporque a relação em si come- das… Aquele que não está preça doente. Um que não pode ou sente, não pode atender ao telenão quer dar quase nada e, ou- fone, não pode te ver, não está tro – carente – que aceita o pou- nem aí para suas necessidades. Não comparece e – perdoe-me co, ou melhor, as migalhas. Parece normal? Sabe aquele – não são forcas ocultas que o ditado “ruim com ele pior sem impedem. Não são problemas ele”? Pois é, tem muita gente vi- ligados ao trabalho, à família, à vendo assim. Com essa dinâmi- vida, à frustração etc, etc… Apenas entenda que este que ca, essa tônica. Imagine que se perderem essa sua única fon- não pode – NÃO QUER, NÃO te de “restos” vai ficar à deriva. TE ESCOLHEU, NÃO VAI ESCOFamintos, impotentes, sem po- LHER, NÃO VAI MUDAR… Vai manter tudo como uma históder… Receber migalhas afeta nossa ria mais ou menos de amor… autoestima e com o tempo va- Ele pode mudar? Talvez. Quem mos achando que é isso o que sabe se um raio cair na sua camerecemos. Que não nascemos beça e então – BINGO – lá estapara ser totalmente felizes, que rá ele, pelo menos por um pepodemos viver dessa maneira ríodo, cheio de amor para dar… O que pode ser esse raio? Um – mendigos ambulantes – à esenfarto fulminante, um acidenpreita do outro. De uma distração sua, ou ain- te, uma perda, um acordo dada quem sabe de um “raio” de queles do tipo – a companheira consideração que esse apresen- ou companheiro entram com o pé e ele… Bem, ta vez ou outra. você sabe… Você deve coAção! nhecer dezenas Parece duro, de pessoas que Receber migalhas mas não! Não vivem exatamenafeta nossa acontece. E ente como estou autoestima e com tão, o que fazer? colocando. Infeo tempo vamos Nesses casos lizmente, caímos nessa armadilha. achando que é isso o podemos deixar tudo como está Investimento! que merecemos. e parar de reclaComeçamos a mar ou pensar relação para inem algumas alvestir, achamos ternativas para que tudo bem – se o outro não estiver totalmen- fazer o outro acordar e entrar de te inteiro, tocamos, deixamos o vez ou sair da relação. A questempo passar e, quando acorda- tão é: estamos prontos para sair mos, foi-se meses, anos, uma fora? Estamos prontos para covida – num relacionamento in- meçar de novo? Se sim, podemos agir de difefundado que nunca, nunca vai sair desse marasmo – até por- rentes formas para ver qual a reação do outro – o que acontece que foi concebido dessa forma. Bem, então, qual o nosso pa- com a relação se mudarmos… pel nessa relação? Encolher? Primeiro, podemos escolher esNão cobrar, não atormentar o friar para ver se o outro se liga outro com nossos desejos, nos- que existimos de fato. E, então, sas inquietações, nossos so- quem sabe, possamos investir nhos? Deixar a vida passar? Não em resgatar sonhos, desejos, ou seja, mudar o foco… A vida sorrir? Não incomodar? Enfim, numa situação que bei- agradece. Segundo, podemos pressionar ra o masoquismo – nosso papel se limita a acabar com nossa fe- o outro de vez e dar um prazo, licidade e, o pior, vivermos es- algo do tipo “basta”… E, por úlfomeados com base na benevo- timo, podemos ainda ROMPER. lência do outro – que pode ou Por um ponto. Acabar. Terminar. Escolher viver outra historia. não acontecer… Outra vida, outra relação… Arrastando-se! Fácil? Não. Não e nada fácil. Qual o papel do outro nessa história além de ser comple- E possível mesmo que seja nementar à nossa neurose? Con- cessária ajuda psicológica. Para tinuar exatamente como sem- sair de determinadas relações, pre foi – ou seja, mesquinho, precisamos recuperar a autoesinseguro, indefinido, inconstan- tima. E isso nem sempre é tão te. Aquele que dá pouco, muito simples como parece… De todo modo, todo passo depouco, tão pouco que a relação pode se arrastar indefinidamen- manda uma decisão, uma escolha. Depois, no nosso tempo, e te… Preste atenção nisso. Ouvi só caminhar… Escolhas, sempre esse comentário de um mestre escolhas. (Baseado em texto de José esta semana: aquele que se preserva para viver relações para- Carlos Bortolotti)


12

Toledo/PR • 13 a 19 de maio de 2011

SOCIAL

“Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.” (Confúcio)

WANDERLEY GRAEFF

wanderley@vivertoledo.com.br

Toledão O Toledão anuncia uma boa novidade para os próximos dias: internet wireless. Com seu próprio equipamento e por intermédio de senha, mo associado terá acesso ilimitado nas dependências internas do clube. Enquanto isso, segunda (16) e terça (17), até às 18 horas, o clube estará fechado para adequações de seu sistema de prevenção de incêndio.

À Portuguesa

Beto e Gisela Niedermeyer (Allmayer Supermercado) no Café Colonial da Entidade Dorcas

Acertou A nomeação do publicitário Victor Beal Filho para o cargo de secretário de Comunicação Social foi uma das medidas mais acertadas do prefeito José Carlos Schiavinato. Beal é um colaborador de qualidade, que conhece do meio e está imprimindo um ritmo mais dinâmico de trabalho à pasta.

O tradicional jantar à base de Frango à Portuguesa promovido pelo Lions Clube Toledo Cidade será reeditado neste sábado, 14, às 20h, na Igreja Evangélica Luterana no Brasil (Igreja do Sino). Os convites, ao valor de R$ 15,00, estão à venda com os integrantes do clube de serviços.

Em evento em Toledo na semana, Jaime Basso, presidente da Sicredi Vale do Piquiri; Thomas Domhoff, superintendente de Planejamento Estratégico do Banco Sicredi; Círio Kunzler, presidente da Sicredi Oeste; e Manfred Dasenbrock, presidente da Central Sicredi Paraná

Nova Zelândia

Sicredi

A Nova Zelândia é um dos melhores países para se viver e só quem viaja àquele país consegue constatar essa realidade. Foi o que testemunharam o engenheiro civil Eduardo Della Costa e a esposa Maria Cristina, a “Tina”, da Lumiar Turismo, por ocasião de visita à filha, que lá reside. Tina relata que o povo é muito educado e a criminalidade praticamente zero – a tal ponto que os caixas eletrônicos ficam na calçada, os check-ins são feitos eletronicamente pelos próprios passageiros e não há filas nos aeroportos. “É um choque cultural extraordinário. Sem contar as paisagens, deslumbrantes”, descreve.

A Central Sicredi Paraná vai ampliar a sua área de atuação para mais de 1.100 cidades. Mais do que isso, passará a coordenar as ações de expansão do sistema no maior mercado nacional. Isso se dará com a incorporação de São Paulo, segundo anunciou em visita a Toledo o presidente da Central, Manfred Dasenbrock. Ele coordenou reunião com as cooperativas de crédito do sistema da região, que teve como anfitriã a Sicredi Oeste PR.

Fiasco O Brasil corre o risco de um fiasco monumental, do tamanho da magnitude da Copa do Mundo Fifa. O atraso nas obras de estádios e de infraestrutura do país é conversa recorrente. Alem da torcida pela seleção, existe aquela para que a incompetência não se estabeleça e ainda uma outra: para que não chova nas principais cidades do país no período de realização da Copa, já que São Paulo e Rio costumam parar nessas ocasiões.

Celso e Cleonice Loch, ele gerente geral da Caixa

Rápidas - A Amic - Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná assina convite para coquetel para profissionais da área de saúde e imprensa, dia 20, às 19h30, no Madaly Eventos. - Está aberta para visitação, até 31 de maio, a II Exposição Coletiva dos Artistas Visuais de Toledo. No hall de entrada do Teatro Municipal, das 9h às 11h30 e 14h às 17h30. - Toledo tem uma empresa cuja fundação se confunde com a própria história da cidade. A Ótica e Joalheria Scherer iniciou as atividades em 1952, ano da instalação do município. - O Clube Olímpico agendou para sábado (14) uma dupla atração: Os Federais e Banda Motivos. Ingressos antecipados a R$ 15,00. Informações: fone (45) 3378-1441. - Foi prestigiadíssimo o Café Colonial do Dorcas. Entre outros, lá estiveram Beto e Gisele Niedermeyer; Geraldo e Mari de Albuquerque; o “gerentão” da Câmara Amir Silveira e a esposa Lourdinha; Luiz, Mari e Diego Ribeiro; Rainer e Fabiana Zielasko; vereador João Martins e a esposa Solange.

Larissa Prestes e Fabiana Lunardi na promoção beneficente da Dorcas

É fria Está virando moda: concessionárias de automóveis instalam filiais em Toledo, mas na hora da assistência técnica o proprietário é obrigado a deslocar-se a Cascavel, ficando um ou dois dias a pé e retornando àquela cidade para apanhar o veículo. A experiência foi descrita ao colunista por um empresário: “É fria. Nessa conversa não entro mais. O carro pode ser bom, mas essas idas e vindas não estavam no meu programa”, disse.

Filiais Toledo virou mesmo um território das filiais, no caso das concessionárias de automóveis. Em apenas um caso o proprietário é da cidade, no caso Divonsir “Zico” Cardoso, da Nishi/Toyota.


93ª edição Jornal Viver Toledo