Page 1

Rua Estilac Leal, 1614 esq. com Almirante Barroso - centro

3054-5573 Toledo, de 18 a 24 de fevereiro de 2011 - Ano 2 - nº 82

CHAMA CRIOULA

VALDIR

POLÍTICA E GENTE

MAYARA MARTAN

PITÁGORAS

WANDERLEY GRAEFF

Grupos de dança do CTG Chama Crioula, campeões nacionais 2011, se apresentam em jantar dançante; Escolinha retomou atividades com força total; cantor e compositor nativista João Chagas Leite faz show no Teatro Municipal.

Em “Saúde das crianças, dicas de especialistas”, vários tópicos são colocados de maneira objetiva. O incentivo demasiado à competição pode tornar a criança obsessiva e deixá-la com baixa autoestima – o que no futuro dará origem a adultos inseguros.

Alívio nas hostes petistas, com a recondução de Jorge Samek à presidência de Itaipu; PT promove série de eventos com militância; radar da Avenida Maripá virou obsessão para o radialista Batista Franco; sigla com maior presença na mídia com novas filiações é o PP.

Gagueira: 5% da população mundial a carrega de maneira passageira; injeção, hospital, exame de sangue - se a reação ultrapassa os limites e impede de cuidar direito da saúde, então é uma forma de fobia; batata frita durante a dieta, pode?

Encontro com Omero Bordin, Walmor Lodi e o mano Aristóteles resultou num estalo de lembrança de uma das figuras mais folclóricas de Toledo. E surgiram passagens pitorescas da cidade, desde os tempos dourados. Leia em “O último playboy de Toledo”.

Governador Beto Richa deve prestigiar posse de Rainer na Faciap; toledano Duio Botta gravará segunda-feira para o programa Raul Gil, do SBT; Toledo dispõe de uma loja especializada em artigos tradicionalistas; Omero Bordin: sempre um bom papo.

PÁGINA 06

PÁGINA 02

PÁGINA 02

PÁGINA 07

PÁGINA 06

PÁGINA 12

>> ASSOCIATIVISMO | SISTEMA PARANAENSE RECEBE SUA NOVA DIRETORIA

Toledano Rainer Zielasko será empossado em Curitiba A nova diretoria da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, será empossada em cerimônia festiva no Castelo do Batel, segunda-feira, 21, em Curitiba. Com a presidência do industrial de Toledo Rainer Zielasko, a equipe já iniciou seus trabalhos em janeiro, quando foi realizada a primeira reunião do Conselho de Administração com as diretrizes e o planejamento da nova gestão. PÁGINAS 4 E 5

Wanderley Graeff

Ex-presidente Ardisson Akel e Rainer Zielasko, na assembléia que elegeu o toledano

Fabiane Kahenler, mãe da pequena Karin, a contemplada de 2 anos, recebeu o prêmio entregue por Beto Niedermeyer

Allmayer entrega carro 0K do Festival de Prêmios PÁGINA 09 Ricardo Almeida / AENotícias

Acit cria diretorias do Programa Empreender e de Comércio Exterior Diálogo do governador Beto Richa com presidente da Copel marcou lançamento PÁGINA 03

Beto Richa lança internet em banda extralarga da Copel PÁGINA 10

“Pais do Coração”

Encontro de troca experiências conta com presença de promotoras PÁGINA 03


02

Toledo/PR • 18 a 24 de fevereiro de 2011

OPINIÃO POLÍTICA & GENTE Samek Alívio geral nas hostes petistas, com a recondução de Jorge Samek à presidência de Itaipu. Recondução que teve a participação das bancadas estadual e federal do Partido dos Trabalhadores, que desejam melhor tratamento da mega-estatal. Segundo o deputado estadual Elton Welter, os parlamentares do PT esperam maior abertura no relacionamento com Itaipu. Reunião do PT O Partido dos Trabalhadores promoverá reunião do Diretório Municipal de Toledo neste domingo, 20, às 9 horas. Na oportunidade, o deputado estadual Elton Welter vai expor as principais ações que realizou na Assembléia Legislativa, assim como ouvirá a opinião dos filiados a respeito do que eles esperam do novo mandato. Mais filiados De acordo com o presidente da sigla, Valtair Caetano Apolinário (foto), até o mês de abril, o PT deverá contabilizar pelo menos 150 nova filiações, no processo de fortalecimento da sigla com vistas às eleições municipais de 2012. Segundo ele, assim que acabaram as festas de final de ano, a sua diretoria já começou a pensar as ações consideradas importantes para o fortalecimento do partido. Entre elas, Apolinário destaca um evento regional com a presença da senadora Gleisi Hoffmann no dia próximo dia 25, às 19h30, no Centro e Eventos Ismael Sperafico. Planejamento Outro evento agendado é o Seminário de Planejamento do PT de Toledo, no dia 26 de fevereiro, sábado, das 8h30 às 16h30, no Sítio Paz d´Água, em Novo Sobradinho. As atividades desse evento serão conduzidas pelos filiados Amauri Linke, Carlos Roberto “Dedé” da Silva e Esther Lemos. Radar O polêmico radar da Avenida Maripá virou obsessão para o radialista Batista Franco. É ele quem tem canalizado as queixas de cidadãos que se sentem lesados pela medição - segundo essas pessoas com velocidades muito acima da real. Encaminha todas ao Ministério Público, através do promotor José Roberto Moreira. Este, com fama de fala mansa, mas rígido na hora de apertar quem tem algo a dizer.

Bocão Batista Franco tem colecionado adjetivos: “Bocudo” e “Bocão são os mais célebres. Não tem perdoado ninguém quando o assunto envolve as polêmicas do Poder Público. Concurso A Prefeitura de Toledo está contribuindo para a criação de cerca de uma centena de vagas no mercado de trabalho da cidade. A Secretaria de Recursos Humanos iniciou o processo de contratações de profissionais nas mais diversas áreas, aprovados nos concursos públicos 03 e 04/2010. Aeroporto A Secretaria da Infraestrutura e Logística já fez o levantamento das desapropriações para a construção da terceira pista do Aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba. Trata-se de uma área de 857 mil m², que corresponde a 243 lotes, com 32 casas, onze áreas livres, nove barracões e um ginásio de esportes. Resíduos As prefeituras de Toledo, Maripá, Ouro Verde do Oeste, Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon e Palotina discutem a formação de um Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Os municípios querem buscar alternativas conjuntas para reduzir os custos para o tratamento adequado de resíduos. Filiações Inegavelmente, a sigla que tem obtido maior presença na mídia com novas filiações é o Partido Progressista. Desde as eleições de outubro, já foram realizadas quatro atos de filiações, todas no escritório regional do deputado federal Dilceu Sperafico, que chamou para si a responsabilidade de coordenar o processo de fortalecimento do PP para o pleito de 2012. Os novos filiados são: Nélvio Hubner, Jair Mimo, Flavio Vendelino Scherer, Luiz Claudio Belotto, Joeli Acioli, Luiz A. Hoffmann e Pedro Ari da Silva. Sanepar O diretor-presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, anunciou há poucos dias em Toledo a criação da Gerência de Resíduos Sólidos.

O QUE DISSERAM “Volto agora com a receptividade do governador Beto Richa, para que os interesses comuns dos nossos estados possam ser atendidos”. André Puccinelli, governador de Mato Grosso do Sul, sobre a integração ferroviária com o Paraná, no trecho entre Cascavel e Maracaju.

“É uma obra fundamental. Além de baratear o custo de escoamento da safra agrícola do centro-oeste e norte do Brasil, vai proporcionar o desenvolvimento econômico e social de toda a região e fortalecer o Porto de Paranaguá”. Beto Richa, governador do Paraná, sobre o mesmo assunto.

“A adesão é expressiva, pois é um cartão genuinamente de Toledo e uma novidade no plano estadual e nacional, pois fomos um dos precursores do produto”. Marcel Sarturi, gerente da Acit, sobre o cartão NossoCard.

“Não adianta a pessoa ser bem sucedida na profissão, se ela pega o dinheiro e coloca tudo no seu bolso. Ele tem que ajudar sua cidade a melhorar em todos os aspectos. É muito simples, não tem complicação”. Augusto Sperotto, empresário, pregando a necessidade de participação das pessoas nas questões da comunidade.

Professor vjpagliarini@yahoo.com.br

Escritor e empresário brunoradunz@ibest.com.br

Saúde das crianças, dicas de especialistas

As brincadeiras da época empurrar o outro para atingir certa velocidade em descidas estrategicamenIvo era extremamente lépido na arte de perseguir lebrões. Outra característe escolhidas. tica que possuía era a visão também extremamente aguçada, o que possibiliOs freios eram em formas de alavancas que faziam as rodas trancarem, tava distinguir os animais da vegetação rasteira, fáceis de serem confundidos. não sem muitas vezes levarmos tombos fantásticos, sem, no entanto, nunCaminhamos e corremos muito naquelas plantações, onde de vez em quanca termos nos machucado com maior gravidade, somente com alguns arado fazíamos uma pausa para verificar o que as arapucas habilmente montanhões na pele. das por ele no dia anterior à minha vinda haviam capturado. Éramos só energia, corríamos de um lado para outro, enquanto Alaídes coAs arapucas eram feitas de pedaços de madeira cuidadosamente cortados, meçava os preparativos para a Páscoa. Ninhos cuidadosamente elaborados montadas em forma de pirâmide, onde com um estímulo alimentício, como com trançagem de fibras eram feitos por diversas mulheres quirera, pedaços de mandioca cozida, acondicionados no inque a ajudavam na empreitada, numa espécie de mutirão, terior da mesma, faziam com que pequenos roedores e pásfato bastante peculiar na região, saros viessem a se interessar, entrando nela. Os ovos que então eram dados de presente eram ovos A armadilha consistia em que uma das extremidades da Éramos só energia, normais de galinha, simplesmente cozidos e pintados com arapuca era erguida fragilmente por um apoio que cairia corríamos de um papel celofane, num colorido extremamente criativo, utilicom qualquer toque que a possível vítima faria. lado para outro, zando-se de técnicas russas conhecidas por meu avô. Encontramos diversos pardais, sabiás e alguns ratos do enquanto Alaídes Outro costume da época era o de que quando chegasse mato, que Ivo cuidadosamente acondicionava em caixas de o domingo de Páscoa, os pais escondiam diversos ninhos papelão, ou simplesmente os soltava depois de examiná-los começava os cuidadosamente, mais pelo prazer da caçada do que qual- preparativos para a com ovos em locais esmos da casa para serem procurados pelos filhos, consistindo numa alegria ímpar para os quer outra coisa, mas sem nunca ter maltratado nenhum Páscoa. mesmos. deles. A lenda do coelho permanecia mais viva do que nunca, Quando enjoávamos de caçar roedores, pegávamos nosonde as crianças recebiam mensagens da figura represensos bodoques, que estavam pendurados em nossos pescotativa que pregava a necessidade do bom comportamento ços e íamos até os pés de erva mate que vovô cultivava e era e aproveitamento escolar, sob pena de nada ganhar. a principal fonte de renda da família. Nunca esquecerei ter encontrado certa ocasião debaixo de minha cama Lá caçávamos pombas, nambus, joão-de-barro, ou pelo menos tentávamos. ovinhos de chocolate com uma varinha de marmelo. Tinham um significado Sou obrigado a confessar que só consegui acertar uma vez numa pomba, que maior do que mil palavras. perdeu algumas penas e continuou voando. Ivo era mais certeiro no bodoque, Outra opção de divertimento era o de subir em árvores. Quantas raspadas já havia matado várias espécies de aves. levamos subindo e descendo em árvores, mas com o fato positivo da sensaDe volta a casa, novas brincadeiras nos esperavam. Como era bom andar ção de liberdade, da atividade física e saúde. de carrinho feito com madeira, inclusive as rodas, utilizando a forma de um

Do fundo do baú Datada de 1987, a foto mostra detalhe da inauguração da Fiação da Coopagro, hoje Fiasul, pelo então governador João Elísio Ferraz de Campos, ato testemunhado, entre outros, pelos repórteres Lincoln Leduc e Wanderley Graeff, e pelo então deputado estadual Sabino Campos.

Projeto gráfico: Grécia Comunicação - www.grecia.ppg.br

A meta é colocar o tema nas negociações dos contratos de concessão. “São quatro áreas que a Sanepar tem capacidade e corpo técnico para atuar: abastecimento público, coleta e tratamento do esgoto, gestão de resíduos sólidos e a drenagem urbana”, afirmou Ghignone. Ele reiterou que a empresa investirá R$ 134 milhões em obras de água e esgoto em Toledo e Cascavel.

VALDIR PAGLIARINI

BRUNO RADUNZ

EXPEDIENTE

por Wanderley Graeff | wanderley@vivertoledo.com.br

Editora Viver Toledo Ltda. CNPJ 10.995.596/0001-60 Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila Industrial CEP 85904-450 Toledo - PR Fones: (45) 3054-0444 - 3054-0333 vivertoledo@vivertoledo.com.br

Diretor e Editor Wanderley Graeff wanderley@vivertoledo.com.br Diretor Comercial Alex Donega alex@vivertoledo.com.br

Um dos bons artigos da edição núapta a formar frases com no mínimo mero 2202 da revista Veja é sobre a três palavras, e aos 6, elaborar sensaúde das crianças. Trata-se do manutenças mais complexas. Dificuldade al lançado pela Sociedade Brasileira de em executar estas tarefas pode ser inPediatria, que dá dicas importantes sodício de problemas de audição. Cerca bre a prevenção de doenças e males de 15% das crianças apresentam almais comuns dos pequenos. gum tipo de distúrbio auditivo. Escutar O artigo aborda algumas questões mal durante o desenvolvimento infantil relacionadas ao desenvolvimento das pode comprometer a fala e o rendimencrianças entre 2 a 10 anos. to escolar. A recomendação é consulUma delas se refere ao excesso de tas periódicas ao pediatra. peso, que pode antecipar em dez a vinAs crises constantes de birra é oute anos a manifestação de doenças tro ponto comum nas crianças. Até os cardiovasculares, hereditárias ou não. 3 anos, elas são esperadas, já que os Para evitar esse mal, a sugestão é equipequenos ainda não sabem como se librar as refeições, que devem ser feitas expressar. Depois dessa idade, a birra à mesa, com três horas de intervalo ené uma tentativa de testar e controlar os tre elas. O esperado é que nesta faixa, pais. Uma maneira de lidar com o proas crianças ganhem em média de 2 a 3 blema é ignorar esse comportamento, quilos por ano. o que fará com que a criança não veA alimentação não deve ser restrinha a repeti-lo. ta a poucos alimentos; quem come de O excesso de televisão e computatudo tende a ter uma dieta mais saudor pode prejudicar o desenvolvimendável. Cerca de 80% dos adolescento cognitivo e motor das crianças. O tes acima do peso tempo gasto nessas viram adultos obeatividades não deve sos, por excesso de ultrapassar a duas açúcar e gordura nas horas diárias. Cerca de 80% dos refeições. A sugesO incentivo dematão é apresentar no- adolescentes acima siado à competição vos sabores às crianpode tornar a criando peso viram ças – principalmente ça obsessiva e deiverduras, frutas e le- adultos obesos, por xá-la com baixa auexcesso de açúcar toestima – o que no gumes – já que o paladar não nasce com futuro dará origem a e gordura nas a criança, ele vai se adultos inseguros. A refeições. expandindo ao longo vitória não deve ser da vida, sobretudo o objetivo em nena primeira infância. nhuma atividade. O O consumo de cálfundamental é escio é outro ponto a ser observado, já timular a criança a dar o seu máximo. que uma dieta pobre desse composEm relação ao crescimento, sabe-se to pode causar problemas de crescique a estrutura óssea não se desenmento e, no futuro, causar osteoporovolve depois da puberdade. Se o tratase. Nessa faixa etária, o consumo diário mento não for feito a tempo, até os 7 deve variar de 500 a 1300 miligramas anos, a deficiência de crescimento será (dois a quatro copos e meio de leite). irreversível. Há diferentes causas para Algumas fontes desse mineral são os o atraso no desenvolvimento da altura, queijos, iogurtes e verduras escuras. que vão de doenças, como anemia e A escovação dos dentes de leite deasma, até a deficiência de hormônio do vem ser regulares; até os seis anos de crescimento – que pode ser combatida idade, deve ser feita pelos pais, três vecom a terapia de reposição hormonal. zes ao dia. A não escovação, além de Para finalizar, uma dica do médico propiciar o aparecimento de cáries e Eduardo da Silva Vaz, presidente da comprometer a dentição definitiva, auSociedade Brasileira de Pediatria, que menta o risco de doenças na gengiva. ressalta que o desenvolvimento neuQuanto à visão, o habito de piscar romotor é intenso até os 6 anos. Este excessivamente pode ser um sintoma ponto deve ser observado, pois se não de problema. A partir do terceiro ano há evolução na idade correta, a criande vida, recomenda-se fazer exame de ça pode não alcançar todo seu potenvisão anualmente. cial, vindo a não alcançar seu desenvolAos 3 anos, a criança deve estar vimento pleno. Gerência Administrativa Luciane Graeff lucianegraeff@hotmail.com Depto Comercial - Vendas Ana Maria Bellocchio

Equipe Karine Graeff Wanderley Graeff Jr. Mayara Martan Bruno Marcos Radunz Diagramação Lídio Ricardo


Toledo/PR • 18 a 24 de fevereiro de 2011

03

CIDADE >> EMPREENDEDORISMO | ENTIDADE VAI INCREMENTAR ATIVIDADES

Acit cria diretorias do Programa Empreender e de Comércio Exterior Em assembléia geral extraordinária, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) aprovou a criação de duas novas diretorias, a do Programa Empreender e de Comércio Exterior que passarão a compor a Diretoria Executiva a partir da próxima gestão, em março. A criação das duas novas diretorias atende a necessidade da entidade de direcionar

ações nestes setores. Os Núcleos Setoriais, do Programa Empreender, estavam ligados à Diretoria de Produtos e Serviços e necessitam de atenção especial, destaca o presidente Eduardo Della Costa. “Temos 12 núcleos setoriais, inúmeras ações são desenvolvidas e avaliamos a necessidade de acompanhá-las de forma mais intensa. O diretor precisa

estar mais presente, acompanhando os núcleos, trazendo as informações e demandas para que possamos desenvolvê-los ainda mais.” A Diretoria de Comércio Exterior também preenche uma lacuna que havia na entidade. A Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) desenvolve ações, através do Instituto Ippex e a Acit pretende

ampliar a atuação nesta área. “A intenção é fomentar ações na área de comércio exterior, prospectar novos negócios, certificar empresas e trabalhar com a experiência de algumas das nossas empresas que já atuam neste setor. É possível fazer integração com o Mercosul, países da Europa e iniciar esse processo na entidade”, explica o presidente da Acit.

“Pais do Coração”

Encontro de troca experiências conta com presença de promotoras Com a participação da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude (representada pelas Promotoras de Justiça Katia Krüger e Andreia Cristina Bagatin), da Vara de Infância e Juventude (representada pelo Juiz de Direito Rodrigo Rodrigues Dias), bem como dos técnicos do Serviço Auxiliar da Infância e das entidades responsáveis pelo acolhimento institucional de crianças foi realizado o 1º Encontro do Grupo de “Pais do Coração” da Comarca de Toledo. O evento foi desenvolvido no dia 9, na Usina de Conhecimento. No final de 2008, foi criado o Grupo de Apoio à Adoção de Toledo-PR (GAAT). As atividades do grupo são coordenadas pelo Poder Judiciário (Vara da Infância e Juventude e Serviço de Auxílio à Infância – SAI) e pelo Ministério Público em parceria com Universidades (UNIOESTE e PUC-PR) e visam à preparação das pessoas que estejam em processo de habilitação para adoção. Des-

Encontro foi importante para a troca de experiências e terá outras edições

de lá, dois grupos já foram formados (2009 e 2010) e muitos de seus participantes já adotaram seus “filhos do coração”. Neste primeiro encontro, houve o depoimento de uma “filha do coração”, adotada aos oito meses (e que, na atualidade, conta com 27 anos). De forma tocante e sincera,

nico do motor; Pedal eletrônico (PWM); Sensores; Atuadores; Instrumentos de diagnósticos (SCANNER); Instrumentos de medições eletroeletrônicos; Proteção ao meio ambiente: Utilização dos materiais, conservação, descarte e impactos ambientais, entre outros. As aulas ocorrem de segundas a sextas-feiras no período noturno das 19 às 22h30 com início previsto para o dia 14 de março e término no dia 25 do mesmo mês. O treinamento será ministrado, desenvolvido e certificado pelo Senai e acontecerá nas dependências do mesmo, à Rua Júlio de Castilhos, 4171. Inscrições, reservas de vagas ou mais informações pelos fones: (45) 3379-6164 ou 9967-0362 c/ Marcio ou ainda pelo e-mail: sindirepa-tdo@hotmail.com.

Virada Cultural de Toledo é adiada para maio A Virada Cultural de Toledo, programada para os dias 19 e 20 de março, foi adiada para os dias 28 e 29 de maio. Conforme o secretário da Cultura, João Batista Furlan, o objetivo da transferência de datas é proporcionar à comunidade um evento de maior qualidade. “Estendemos o prazo para que a organização do evento pudesse ser feita com maior tranquilidade, oferecendo aos munícipes uma Virada Cultural mais completa”, afirma o secretário.

Evento reuniu comunidade escolar do Jardim Filadélfia

A Escola Municipal Antonio Scain, localizada no Jardim Filadélfia, foi a primeira contemplada com investimentos do projeto Orçamento do Povo, implantado no ano passado. Um ato na terça-feira, 15, com a presença de autoridades, membros da comunidade, estudantes e professores marcou o início do projeto e a entrega do parque infantil da escola. A pintura foi uma reivindica-

ção dos moradores do bairro e exigiu um investimento de R$ 8.460.00. Outros R$ 9 mil foram aplicados na implantação do parque infantil, entregue na mesma oportunidade. O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, lançou o projeto e entregou o parque infantil ao lado dos vereadores Luís Fritzen e Rogério Massing, secretários, diretores, funcionários da escola e comunidade em geral.

Câmara de Toledo homenageia radialista Nhô Zeca

Sindirepa promove curso de injeção eletrônica diesel O Sindirepa – Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos de Toledo em parceria com o Núcleo de Automecânicas e o Senai promovem no próximo mês um curso de “Reparador do Sistema de Injeção Eletrônica Diesel - Common Rail” com carga horária de 40h. O curso envolve todo o composto do funcionamento do motor Diesel; Característica do motor; Circuito de baixa pressão de combustível; Circuito de alta pressão de combustível; Bomba de combustível de baixa pressão; Tubo Comum Common Rail; Bomba de combustível de alta pressão; Funcionamento do turbo (geometria variável); Válvula reguladora de pressão de combustível; Eletroválvula dos injetores; Painel de instrumentos; Unidade de controle eletrô-

Execução do Orçamento do Povo começa com pintura em escola

A Virada Cultural é um circuito em volta do Parque Ecológico Diva Paim Barth, onde as mais diversas manifestações artísticas, dentre elas artes plásticas, teatro, shows, circo, oficinas, dentre outras atividades são apresentadas ao público. “Cultura é qualquer manifestação de vida de um povo, nosso objetivo é fazer uma mescla de manifestações de diversas partes do Brasil, misturando a cultura nordestina com a gaúcha, por exemplo”, afirma o secretário.

ela compartilhou a sua experiência e emocionou a todos. O Grupo já definiu que novos encontros ocorrerão, sendo que o tema para a próxima reunião será a apresentação de propostas para alteração legislativa das regras que disciplinam o tempo de licença maternidade em situ-

ações de adoção de crianças maiores e, mesmo, a concessão de licença paternidade para os homens que venham a adotar. Por vezes, a ausência de licença (ou o reduzido tempo de licença) funciona como um desincentivo para que crianças maiores sejam adotadas.

Abertas inscrições para 1° Festival de Verão A Secretaria da Cultura de Toledo realizará o 1° Festival de Verão (Festão) nos dias 19 e 20 de março no Teatro Municipal. As inscrições já estão disponíveis e podem ser realizadas por pessoas de todo o país pessoalmente na Casa da Cultura, ou através do e-mail casacultura@ toledo.pr.gov.br, até o dia 10 de março de forma gratuita. De acordo com o secretário da Cultura, João Batista Furlan, o objetivo de fazer um Festão é oportunizar a participação de

interpretes de todo o território nacional. “Como o já tradicional Festival de Inverno (Festin) tem uma característica local, decidimos organizar um festival no qual as pessoas de todo o Brasil pudessem participar, proporcionando mais oportunidades para artistas regionais e um verdadeiro espetáculo para os munícipes. E, ao contrário do Festin, o Festão não é separado por categorias privilegiando o intérprete indiferentemente de gênero musical e idade”, afirma.

A Câmara de Toledo homenageou em sua última sessão, José Galdino de Lima, o “Nhô Zeca”, abrindo espaço durante intervalo da sessão ordinária para manifestação de sua família. A advogada Eliane de Lima Bombardelli, falando em nome da família do radialista recentemente falecido, agradeceu o gesto da Câmara e disse que embora entristecidos participam também com orgulho da homenagem. Lembrando também seu tio, vereador Francisco Galdino de Lima, que faleceu em acidente na legislatura 1983-88 que vitimou também os vereadores Waldomiro Franco de Souza e José Pedro Brum, a advogada rememorou que seu pai disputou uma vaga na Câmara em 1976 e foi bem votado, com 880 votos, não se elegendo por um detalhe. Como não registrou o apelido “Nhô Zeca” e 300 de seus votos foram dados com esta denominação lhe faltaram três votos para eleger-se. Apesar disso ele seguiu atenden-

do a população através de seu trabalho no rádio com o programa “Tarde Sertaneja”, o qual ela agora dá continuidade para manter o trabalho do pai. Segundo ela a intenção é sempre lembrar de Nhô Zeca com muito orgulho, como cidadãos toledanos e honrados pelo trabalho que ele realizou no rádio toledano. O trabalho ético de Nhô Zeca no rádio toledano foi destacado ainda por vários vereadores durante a sessão. Nhô Zeca chegou a Toledo em 1968 e passou a atuar como locutor sertanejo na Rádio Guaçu AM, onde permaneceu por 15 anos. Por outros 10 anos atuou na Rádio União e atualmente comandava seu programa Tarde Sertaneja, na Rádio Integração, onde estava há 16 anos. Ele deixou a esposa, Cezária Correa Marcelino de Lima, com quem teve seis filhos: Alda, Marli, Eliane, Marcos, Ânnata (in memorian), e Mariana, além de sete netos - Marina, Gabriel, João Vitor, Maria Clara, Vitória, Maria Luíza e Marcos Filho.

Agradecimento e convite para missa de 7º dia A família Passianot, consternada pelo passamento de Catharina Simione Passianot, ocorrido no último sábado, 12, aos 88 anos de idade, agradece a todos, parentes e amigos, pelas manifestações de amizade e solidariedade. Convida para missa de sétimo dia, que será celebrada domingo, dia 20, às 19 horas, na Catedral Cristo Rei.

Detalhe da homenagem realizada pela Câmara Municipal


04

Toledo/PR • 18 a 24 de fevereiro de 2011

SAÚDE >> ASSOCIATIVISMO | SISTEMA PARANAENSE RECEBE NOVA DIRETORIA

Toledano Rainer Zielasko será empossado em Curitiba No dia 21 de fevereiro, às 19h30, a nova diretoria da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, será empossada em cerimônia festiva no Castelo do Batel, em Curitiba. Com a presidência do industrial de Toledo Rainer Zielasko, a equipe já iniciou seus trabalhos em janeiro, quando foi realizada a primeira reunião do Conselho de Administração com as diretrizes e o planejamento da nova gestão. A diretoria é composta por líderes empresariais de diversas regiões do Paraná que seguem seus trabalhos até 2012. Nomeada “União e Trabalho”, foi eleita no final de 2010, durante a XX Convenção da Faciap, e uma de suas principais características é a busca pela integração entre o empresariado da capital com o interior do Estado, para fortalecer ainda mais o Sistema Associativista. Com mais de 50 anos de atuação, atualmente a Federação está pre-

A Caixa Econômica Federal compartilha do momento ímpar que a classe empresarial toledana está vivendo com a posse de Rainer Zielasko na presidência da Faciap.

Rainer em pronunciamento quando da sua eleição, na Convenção da Faciap, em Foz do Iguaçu

sente em 75% dos municípios do Paraná com 288 Associações Comerciais e 12 Coordenadorias Regionais, representando os interesses de mais de 50 mil empresários. Na mesma ocasião, serão empossados os membros do Conselho Superior da Faciap, presidido pelo empresário Ardisson Naim Akel, antecessor de Zielasko.

Conheça os integrantes do Conselho de Administração da Faciap Rainer Zielasko – Presidente – Toledo Edson José Ramon – 1º Vice-presidente – Curitiba Adilson Emir Santos – 2º Vice-presidente – Maringá José Divonsil da Silva – Vice-presidente Adjunto – Guarapuava Manuele Fritzen – Vice-presidente Adjunta – Foz do Iguaçu Marcos Paulo Destefeni – Vice-presidente Adjunto - Toledo Augusto José Sperotto - Vice-presidente para Assuntos das Sociedades Garantidoras de Crédito – Toledo Caio Vieira Gottlieb - Vice-presidente para Assuntos de Comunicação e Marketing – Cascavel Claudenir Machado - Vice-presidente para Assuntos das MPEs – Toledo Darnes Frademir de Almeida - Vice-presidente para Assuntos de Esportes – Marechal Cândido Rondon Deborah Regina Wolski Dzierwa - Vice-presidente para Assuntos de Eventos – Curitiba Elizangela de Paula Kuhn - Vice-presidente para Assuntos de Turismo – Foz do Iguaçu Elói Mamcasz - Vice-presidente do Conselho de Jovens Empresários – Guarapuava Eugênia Ceres Rauen Costa Monteiro - Vice-presidente para Assuntos de Responsabilidade Social – Paranavaí Gastão Fabiano Gonchorovski - Vice-presidente para Assuntos de Inovação – Fazenda Rio Grande Geison Cortez - Vice-presidente para Assuntos de Estágio – Arapongas Guido Brezolin Junior - Vice-presidente para Assuntos da Indústria – Cascavel Jean Flávio Zanchetti - Vice-presidente para Assuntos de Empreendedorismo – Nova Esperança José Torres Sobrinho - Vice-presidente para Assuntos de Serviço – Cascavel Khaled Nakka - Vice-presidente para Assuntos de Novos Projetos e Serviços – Cascavel Luiz Ajita - Vice-presidente para Assuntos do Cooperativismo – Maringá Luiz Carlos Peretti - Vice-presidente para Assuntos de Desenvolvimento Regional – Dois Vizinhos Lupercio Guandeline - Vice-presidente para Assuntos de Infraestrutura e Logística – Porecatu Marcelo Bernardi Andrade - Vice-presidente para Assuntos de Finanças e Patrimônio – Curitiba Marcio Pauliki - Vice-presidente para Assuntos do Comércio – Ponta Grossa Marcos Bertolini - Vice-presidente para Assuntos das Coordenadorias Regionais – Castro Marcus Vinícius Tadeu Pereira - Vice-presidente para Assuntos Jurídicos – Curitiba Massimiliano Alfredo Silvestrelli - Vice-presidente para Assuntos do SCPC - Marin

A posse de Rainer Zielasko na Faciap é um orgulho para Toledo e região. O Allmayer Supermercado deseja sucesso pleno ao novo presidente e sua diretoria.

"Trabalhar a grandeza do interior em harmonia com a força da capital. É assim que daremos a contribuição da FACIAP para o desenvolvimento do Paraná" Rainer Zielasko Presidente da FACIAP

ACIT e o Sicoob Oeste parabenizam o empresário por esta importante conquista, que demonstra o resultado do trabalho associativista de Toledo e da região Oeste do Paraná.


Toledo/PR • 18 a 24 de fevereiro de 2011

05

EMPRESAS & NEGÓCIOS >> ASSOCIATIVISMO | SISTEMA PARANAENSE RECEBE SUA NOVA DIRETORIA

Lideranças ressaltam importância da atuação de Rainer na Faciap Prefeito José Carlos Schiavinato “O Rainer é um grande empregador e uma pessoa que sempre teve participação na sociedade. Isso vai sem dúvida valorizar o desenvolvimento comercial e industrial de Toledo. É uma pessoa que vai poder estar sempre junta do governador para discutir as questões do setor empresarial do Paraná e nós vamos também estar juntos auxiliando esse desenvolvimento”. Eduardo Della Costa – Presidente da Acit “A posse do Rainer é um marco histórico para nossa cidade e interior. Uma grande oportunidade para que se efetivem mudanças nas ações e atuação da Federação junto as entidades, principalmente do interior. Pelo que representa nossa Federação, é necessário que ela ocupe um papel maior de destaque nas discussões que envolvem o setor empresarial , seja junto ao Governo do Estado, Camara de Deputados e onde se fizer necessário que nossa voz seja ouvida , e, para ter esta representatividade, , será necessário que a Faciap reconquiste a credibilidade junto a todas Associações do interior , que após isto , tenho certeza que a participação destas Associações junto a Federação aumentará mais. E aí que entra a importância de termos uma pessoa coma as credenciais do Rainer: credibilidade, ponderação e atitude”. Deputado Duílio Genari O empresário Rainer Zielasko faz por merecer a ascensão à Faciap, por tudo o que ele já fez em Toledo. É muito bom que tenhamos pessoas capazes e experientes como ele numa função tão importante, mas acima de tudo com disposição para fazer um trabalho que venha contribuir para o desenvolvimento de nossa região e do Paraná”. Beto Niedermeyer – Empresário “Pela primeira vez na história temos um toledano na presidência da Faciap, o que é motivo de muito orgulho para toda a região. Estamos na torcida para que ele seja um bom presidente e represente muito bem a classe empresarial, na expectativa também de que ele tenha um ótimo plano de gestão, que contribua com as reivindicações regionais, como a Ferroeste. Nesse sentido, creio que ele poderá contribuir muito com o Oeste paranaense”

Vice-prefeito Lúcio de Marchi “É um orgulho para Toledo. O Rainer é um empresário bem sucedido, que há anos vem desenvolvendo muitas atividades na área empresarial. Toledo deve ser orgulhar de ter um empresário do porte do Rainer Zielasko, que pela contribuirá muito com o Paraná pela sua visão de futuro e sua vontade de trabalhar”. Walmor Lodi – Presidente do Sicoob Oeste “Com o Rainer Zielasko na presidência da Faciap, Toledo, a região Oeste e a classe empresarial ganharão muito. É um sonho que tínhamos que será realizado e sabemos do potencial, da capacidade dele. O Rainer trabalhou comigo no Sicoob Oeste e tenho certeza do excelente trabalha que ele fará. Politicamente ele tratará de muitas coisas boas para Toledo e região e a cidade está de parabéns, pois temos a satisfação de saber que todos nós iremos ganhar muito com um toledano na presidência Faciap”. Ardisson Naim Akel – Ex-presidente da Faciap “O Rainer Zielasko é um velho companheiro de luta. Presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Toledo e já está testado, então, estamos muito confiantes que ele irá fazer um ótimo trabalho. A Faciap está com a equipe bem ajustada, as contas em dia, reservas financeiras, e nesse ano que passou, graças à sensibilidade do prefeito de Curitiba, Beto Richa, conseguimos a cessão de um terreno de quase 3 mil m² em uma área nobre de Curitiba, e caberá ao Rainer edificar nossa sede própria. Entrego terreno, projeto e uma parte dos recursos, e ele terá que correr atrás para construí-la, pois isso faz parte de um ciclo de dirigentes de Associações Comerciais e é um de nossos sonhos”. Jeferson Nogarolli – Membro vitalício do Conselho Superior da Faciap “Para nós, é uma alegria grande ter alguém da competência do Rainer Zielasko à frente da Federação e também alguém do Oeste que é uma região que tem a melhor coordenadoria, a Caciopar, que é um exemplo para as outras, e já estava na hora de eleger alguém da região Oeste. Estamos contentes, pois ele vem da cidade de Toledo e a

Acit é uma referencia dentro do sistema e a gente tem certeza que vai ser um grande presidente para a Federação. Tenho certeza que o Rainer trará muito dinamismo, muito trabalho e muita união. Ele é uma pessoa que sempre trabalhou nesse estilo e contará com o apoio do Sebrae e trabalhará com o apoio do Sicoob. Então o Sicoob, o Sebrae, a Fecomércio, todos juntos, conseguiremos fortalecer cada vez mais as micro e pequenas empresas. Augusto Sperotto – Presidente da GarantiOeste “É um motivo de muito orgulho a ascensão de um toledano a uma entidade mor do Estado do Paraná, que é a Faciap, que representa as Associações Comerciais e Empresariais das cidades paranaense. Como sócio do Rainer, é muito importante essa presidência, pois abre portas, abre os caminhos, abre nossa cabeça mostrando novos horizontes. Será de muito orgulho daqui dois anos ter o Rainer com o trabalho feito, com o dever cumprido, pois ele terá o apoio da sociedade toledana, da Acit, do Sicoob. Ele tem um bom amparo e isso é resultado de um trabalho conjunto da sociedade, através do associativismo e acima de tudo, a consciência das pessoas que participam em fazer algo mais que o trabalho entre as quatro paredes de sua empresa, buscando o melhor para o meio em que vive, fazendo com que contagie seu meio social para que no futuro a pessoa pense que tenha valido a pena participar, pois algo de bom foi feito. E o Rainer pensa assim, e vai fazer isso”. Claudemir Machado – Vice-presidente da Pequena e Média Empresa da Faciap É um desafio novo que eu e o Rainer assumimos. Pretendo ajudar o Rainer a fortalecer o sistema de associativismo no Paraná. É a primeira vez que alguém do interior assume a presidência da Faciap e isso vem nos engrandecer. Solange Martins – Diretora Financeira do Sicoob Oeste “Para nós é um motivo de muito orgulho o Rainer Zielasko assumir a Faciap. Ele foi o presidente que me sucedeu na Acit, é um líder que tem o associativismo enraizado em suas ações do cotidiano e faz isso dentro da sua empresa e dentro do Sicoob. É bastante atuante e representa sua empresa na Associação Brasileira de Têxteis, alem de ser uma pessoa que está bastante conectada com a sociedade.


06

Toledo/PR • 18 a 24 de fevereiro de 2011

SOCIAL

“Sucesso é a capacidade de enfrentar o fracasso sem perder o entusiasmo.” (a.d.)

CHAMA CRIOULA

Eduarda e Marcos Padilha em visita ao Dreamland, o primeiro museu de cera da América Latina, em Gramado, na Serra Gaúcha

por Marcos Padilha | marcospadilha@yahoo.com.br

Eduardo e Cristiane Dorneles com os professores Claudia e Marcos Padilha em confraternização na residência da família Carletto, encerrando mais um curso na Escola de Dança Lilian Moema

Olha o Bicho

Aconteceu no último dia 12 o jantar dançante para apresentação dos grupos de dança do CTG Chama Crioula, campeões nacionais 2011. Durante o jantar foram apresentadas as coreografias premiadas no festival. O grupo Mirim dançou as coreografias “Sonhos Perdidos” e “Olha o Bicho”. Logo após o grupo Juvenil apresentou para todos os presentes que abrilhantaram mais um evento tradicionalista os temas “Diário de Campo e Distância” e “Tia Corrucha”. As coreografias de entrada e saída de palco são a oportunidade de coreógrafo e dançarinos retratarem temas e fatos históricos que marcaram a origem da cidade e de alguma atividade que marcou a infância de todos.

PITÁGORAS DA SILVA BARROS Professor aposentado, ex-vereador e missionário.

O último playboy de Toledo

Grupo adulto em confraternização após o Festival Nacional

Capital do Nativismo Acontece neste sábado, 19, o show com o grande cantor e compositor nativista João Chagas Leite. O show acontece no Teatro Municipal de Toledo às 20h30.

Recepção com festa na chegada da delegação do CTG Chama Crioula após a conquista do bicampeonato brasileiros em Danças Tradicionais

Escolinha Novos dançarinos agregam a Escolinha que retornou as atividades no último dia 15 com força total. Além dos dançarinos que já faziam parte do elenco novas crianças iniciaram suas atividades artísticas. Da mesma forma que a escolinha os grupos Mirim, Juvenil e Adulto retomaram suas atividades depois das curtas férias em virtude do Festival Nacional. Agora com o compromisso maior de manter o Chama Crioula e a cidade de Toledo no lugar mais alto do pódio.

Tomando conta Iniciaram domingo,13, os novos cursos de dança de salão. Foram abertos os cursos Básico, às 19h, e de Tango, Bolero, Samba de Gafieira e Forró às 20h30. A diretoria do CTG informa que ainda há vagas para novos interessados em praticar uma atividade física agradável e prazerosa. Os interessados em participar das aulas poderão comparecer diretamente no CTG aos domingos nos horários das atividades ou realizarem suas inscrições no site: www.dancamarcospadilha.com.br no link Inscrições. Para mais informações, fones (45) 99249232 e 9924-9231.

O professor Marcos Padilha ao lado dos dançarinos do CTG Chama Crioula no Rodeio Interestadual de Capanema

Em meados do ano passado, jogava conversa fora com o Omero Bordin (Vip Seguros), a quem considero uma das memórias vivas de Toledo, juntamente com o Walmor Lodi e o meu mano Aristóteles, quando deu um estalo de lembrança de uma das figuras mais folclóricas de Toledo. Então pedi ao “Merão” que me lembrasse de algumas passagens pitorescas de nossa cidade, desde os nossos tempos dourados. Ele desfiou um bocado delas, mas uma sobre um dos meus saudosos amigos me emocionou. Estudei com ele no La Salle, jogamos bola juntos no Águia Negra F. C., fomos a vários bailes e festas. Então fizemos em conjunto este registro histórico: “Um pouco antes de partir desta para melhor, o nosso personagem foi flagrado no raiar da madrugada, com um copo de uísque cowboy (sem gelo) na mão, na frente do Clube Olímpico, trajando uma calça boca-de-sino, camisa estampada de mangas compridas, botas reluzentes e um ainda mais reluzente cinto de couro muito largo e adornado com uma fivela dourada gigantesca. Sempre em posição de quem estava prestes a sacar uma arma para um duelo mortal com um fictício inimigo. Eu fui seu colega de La Salle e era um de seus poucos amigos, porque várias vezes me solidarizei com ele quando fora perseguido e discriminado. Sua pedra de tropeço era o professor Henrique Brod. Não se bicavam. Gostava de conversar com ele e admirava-o por estar sempre “viajando na maionese”, como se diz hoje em dia. Na verdade, era um sonhador. Também teve uma época em que jogava um futebol fino e fizemos o meio-de-campo certa vez num time da cidade, em uma tarde memorável no campo do La Salle, quando enfrentamos de igual para igual a equipe do Esporte, que precisava da vitória para ser campeã com uma rodada de antecedência, mas esbarrou em nós. E olha que o Esporte tinha o Narigão, o Nica, Pagliosa e companhia... Um timaço! Pois é! Esse cara aí de cima era o Ingo Waechter. Gente boníssima, mão-aberta e incapaz de ofender alguém. Não matava uma barata.

Ficava meia hora na frente do espelho arrumando o cabelo, e mais meia hora para escolher a “roupa matadora”. Sempre no estilo “elvispresleyano”, se é que existe este termo. Aliás, sempre que podia, penteava a melena, fosse onde fosse. Algumas vezes participamos de bailes por este interiorzão e nos matinês do Grêmio e do Toledão. E quando alguém arrepiava com ele (pois a moda também era brigar), saía de mansinho, pois não gostava de confusão; só de curtir a vida numa boa, conforme falava. O único registro que tivemos de um ato de bravura seu me foi relembrado pelo meu grande amigo Gelson Leonardi. E foi assim meio na base da bravata. Quando o Celso Dall´Oglio foi seqüestrado, assim que ele soube da notícia pelas ondas da Guaçu, muniu-se de sua poderosa espingarda calibre 22 (a antiga Flauber, ou “Flober”) campeã de tiro e se embrenhou na mata de São Pedro, só saindo de lá quando encontraram o estimado doutor. Era um artista na feitura de cartazes e faixas no seu Stúdio 17, empresa fundada em 1968, cujo nome foi inspirado no nome de uma música que era sucesso do conjunto da jovem guarda The Jordan (sua empresa é hoje administrada por seu filho Márcio, dentro do mais excelente padrão de qualidade, e sucesso em Toledo e região pela sua credibilidade). Emblemático como ninguém, usava óculos escuros da melhor marca e nunca “importado” do Paraguai; anelão no dedo que chamada atenção de longe, e só dirigia carrão, tipo Landau ou Dojão – e geralmente incrementado com algum diferencial no visual. Um de seus carros era um importado dos EUA, modelo Fairlane, rabo-de-peixe. Registre-se que ele carregava a turma para os bailes (entre seus convidados eu, Omero) e só cobrava a gasolina e um litro de Drury´s). Um dia ele nos deixou. Uma semana antes estava firme ali no Lago Municipal, onde curtia as tardes com seu indefectível copo de uísque e de bem com a vida. Ingo foi um cara que deixou saudades. E outro playboy igual e amigão das boas horas nunca mais haverá.


Toledo/PR • 18 a 24 de fevereiro de 2011

SAÚDE

“Sacrificar-se a serviço da vida é uma graça...” Albert Einstein

VIVER BEM Gagueira Atualmente, 5% da população mundial a carrega de maneira passageira, geralmente dos primeiros anos de vida até os 12 anos. Já 1% sempre irá conviver com o problema. Para falar, vários circuitos cerebrais são envolvidos. É preciso escolher as palavras, organizá-las e até saber como entoá-las. Uma pessoa com gagueira tem dificuldade para unir tudo isso. É um problema de sincronia que ocorre no cérebro. Em torno de 55% dos casos, esse distúrbio tem origem nos genes. O restante vem de traumas ou de males como o famoso acidente vascular cerebral. É que se ele atingir uma região específica do encéfalo pode culminar em bloqueios na hora de se comunicar. Com tudo isso, já deu para perceber que a questão não está na boca, no nariz, na língua ou nas cordas vocais, por mais que, em última instância, sejam eles os responsáveis por emitir o som. Já se chegou a usar métodos extremamente arcaicos para lidar com a gagueira, como colocar próteses na língua. Uma curiosidade: sabe quem teve que passar por isso? George VI que liderou o Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial (1940-1944). Gagueira II Sorte que, depois de submetido as técnicas hoje sabidamente ineficientes, o rei conheceu o terapeuta Lionel Logue. Ele seria o que hoje chamamos de fonoaudiólogo. São esses profissionais que possuem o conhecimento necessário para atenuar os efeitos desse curto circuito na massa cinzenta. Por meio de técnicas específicas, tentam ativar outras vias no cérebro. Há pesquisas científicas mostrando que, após o tratamento, as áreas cerebrais de um indivíduo com esse problema estão mais parecidas com as de sujeitos fluentes. Durante as sessões, a musculatura responsável pela fala, muitas vezes desequilibrada em decorrência da pane na cabeça, também é trabalhada para relaxar e fazer seu serviço a contento. Hoje, sabe-se da importância do diagnóstico precoce. Se a criança ficar mais de seis meses gaguejando, procure um especialista. Isso porque, quanto mais cedo começa o tratamento, maiores são as chances de controlar o transtorno. Ele pode não ter cura, porém, não impede ninguém de compartilhar suas idéias, suas histórias e a sua saúde com muita gente. Fobia é doença e tem tratamento Injeção, hospital, exame de sangue. Muita gente treme só de lembrar. Diante de uma agulha, então, surge o medo. Se esse tipo de reação ultrapassa os limites e impede de cuidar direito da saúde, então é uma forma de fobia. E toda fobia merece atenção. Metade da tendência de desenvolver esse tipo de fobia é genética, mas enxergar o temor de pessoas da família na infância ou até mesmo vivenciar um evento traumático quando criança pode servir de estopim. Em média, 4% dos indivíduos sentem algo muito ruim diante de um ferimento ou até mesmo da necessidade de ir ao médico ou tomar uma injeção. Esse medo se manifesta, primeiro, como mal-estar físico, incluindo tonturas

ESPORTE Voleibol do Toledão Estão abertas as inscrições para o 13º Campeonato Daco / Brasil Net Informática / Colônia de Voleibol Feminino Livre 2011 do Toledão. As inscrições podem ser realizadas no departamento de esportes até dia 21/02 (2ª feira). O campeonato terá início dia 01/03 (3ª feira) com rodadas todas as 3ª e 5ª feira as 19h15. Lembrando que na edição de 2010 a equipe da Daco sagrou-se campeã vencendo na final a equipe da Spaço da Beleza Cosméticos por 2 x 0. Bola 8 No Toledão, no último sábado (12) aconteceu a rodada final do 2º Torneio Interno Lanchonete D’Paula de Bola 8 (Bilharito) 2011. O torneio aconteceu nos dias 05 e 12/02 e contou com a participação de 18 associados. Paulo Panasowitz não deu chances aos adversários e faturou o 1º lugar da competição vencendo na final Claudionir da Silva. Em 3º lugar ficou Luiz Diel e em 4ª colocação ficou Marconcelos Peiter. Ex-atletas do Aliança Os ex-atletas do Aliança de São Miguel realizarão seu tradicional encontro anual, neste domingo (20). A programação começará às 9h30 com a realização de uma partida amistosa entre os ex-atletas do Aliança e um combinado do Rio Grande do Sul. Às 14h30, um

07

e desmaios. E, depois de uma experiência dessas, o sujeito pode passar a evitar clínicas, laboratórios e até cadeira de dentista. Isso, claro, deixa sua saúde à mercê da própria sorte. Não é raro que mulheres com o problema desistam de engravidar só porque temem o parto.

por Mayara Martan

da quantidade que você comer, claro. A temperatura ideal é entre 170º e 180°C. Se durante o preparo muita fumaça começar a sair da frigideira, é sinal de que esquentou além da conta. E a quantidade de óleo deve ser suficiente para cobrir o alimento. Mas sem exageros. Não vale extrapolar na quantidade do ingrediente nem usá-lo com muita parcimônia: isso faz com que a batata absorva mais e mais óleo, tornando-se um petisco pra lá de gordo. Outra dica é não reutilizá-lo, mesmo que pareça novinho. Durante o aquecimento prolongado o produto se altera, demorando mais tempo para fritar os alimentos. Isso também aumenta sua absorção.

Fobia é doença e tem tratamento II O psicólogo e especialista em saúde coletiva Romeu Gomes, da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, se dedicou a estudar a origem desse comportamento no sexo masculino. Segundo ele, os homens evitam buscar os serviços médicos principalmente devido ao medo de um diagnóstico negativo. E, para agravar, a ala masculina é culturalmente criada para demonstrar coragem. Essa cobrança é um fator impeditivo para que procurem auxílio, já que no consultório podem se tornar mais evidentes suas emoções e fragilidades. Infelizmente, os profissionais de saúde nem sempre estão preparados para lidar com isso. Tem gente que não suporta nem ao menos se lembrar do cheiro de um hospital. O lugar é associado à expectativa e à dúvida em relação a um procedimento médico e, quando essa pessoa vai lá, sempre sente estresse e ansiedade. Em outras palavras, a incerteza e a angústia se referem à possibilidade de sentir dor ou incômodo durante um tratamento. Já a aflição ao ver sangue estaria ligada a um sentimento de ameaça à integridade física e a pensamentos de morte. O importante é estar ciente e procurar ajuda quando esse tipo de raciocínio é paralisante. Batata frita durante a dieta, pode? Pode, libera um estudo da Un iver sidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Lá, os pesquisadores elaboraram um programa de reeducação alimentar para 86 pessoas acima do peso. Elas seguiram uma dieta durante três meses. Mas, pasme, podiam incluir no cardápio de cinco a sete porções de batatas por semana. Na prática, uma porção equivale a uma batata cozida ou a duas colheres de sopa da versão frita. No final do trabalho, todos os participantes perderam medidas, mostrando que o alimento pode fazer parte de uma estratégia para eliminar os quilos extras. Só que, antes de sair correndo até o fast-food mais próximo, é importante saber que tudo depende da maneira como a fritura for feita – e

por Wanderley Graeff Jr.

combinado feminino do distrito de São Miguel jogará contra equipe feminina de Toledo. E às 16h, os gremistas do distrito enfrentarão os gremistas de Vila Ipiranga e Dois Irmãos. Ginásio Alcides Pan

O prefeito José Carlos Schiavinato e assessores vistoriaram as obras da reforma e ampliação do Ginásio de Esportes Alcides Pan, que passará de aproximadamente 3,5 mil pessoas para 5 mil pessoas sentadas. A reforma, que prevê troca e elevação da cobertura, construção de novos sanitários, copa, camarotes e cabines para a imprensa, entre outras estruturas, tem previsão de término entre os meses de junho e julho.

12


08

Toledo/PR • 18 a 24 de fevereiro de 2011

SOCIAL

Cine Panambi (45) 3378-4774 PROGRAMAÇÃO DE 18/02 a 24/02/2011

AS VIAGENS DE GULLIVER (DUBLADO) Aventura,Comédia. Dublado.Classificação indicativa livre. Sessões: Diariamente: 19h50min Sábado e domingo: 16h00 e 19h50

Shopping Panambi: endereço para boas compras e descontração No Shopping Panambi o cliente encontra diversas opções de compras e gastro-

nomia para toda a família. Seja para curtir um happy hour com os amigos ou apre-

ciar um prato mais elaborado com tranqüilidade, segurança e comodidade, o Shop-

O TURISTA (Estréia sábado 19/02) Com: Johnny Depp, Angelina Jolie, Paul

Bettany, Timothy Dalton Ação, Drama, Suspense. Classificação indicativa 12 anos. Sessões: Diariamente: 21h30 ENROLADOS Animação. Dublado. Classificação indicativa Livre. Sessões: Diariamente: 19h30 Sabado e domingo: 15h30 e 19h30 DE PERNAS PRO AR Comédia. Classificação indicativa 12 anos. Sessões: Diariamente: 21h15

ping Panambi é o local ideal para seus momentos de lazer e descontração.

CONFIRA QUEM PASSOU PELO SHOPPING ESSA SEMANA:

Andressa Sauer, Cristina Hass e Fabiane Reckziegel

Círio Kunzler, Miriam Sell e Claudeane Joner

Daniele Maciel e Emerson Coelho

Adriana e Nilton Rech

Loja Centro (45) 3277-1012 Loja Shopping Panambi (45) 3055-2012

Natalia Ribeiro, Eliandra Bragnolo e Evelyn Laguna

Graciele e David Bianchini

DESTAQUES DO SHOPPING

Valentinni

As meninas mais antenadas da cidade não podem

deixar de passar na Valentinni Modas, no Shopping Panambi, que está sempre com as novidades da moda da estação. São calças, saias, vestidos, blusinhas e acessórios das marcas Missbela, Lado Avesso, Dona Florinda, Angel, Makallu, Katoomba, entre outras, todas com excelentes formas de pagamento. Fone: 3055-4090

Officium

As mais destacadas novidades em moda jovem masculina e feminina podem ser encontradas na Officium, no Shopping Panambi. A loja é ponto certo para quem procura produtos de qualidade com bons preços e prazos de pagamentos. Não deixe de conferir. Fone: 3378-4133

L´Marca

Só na L´Marca, as mulheres encontram o que há de melhor em tamanhos especiais. A loja é especializada em moda maior, trazendo as tendências mais atuais para quem precisa de tamanhos especiais, mas que faz questão de andar em dia com a moda. Fone: 3378-2120

Lumiar

Quem pretende fazer uma viagem, “obrigatoriamente” precisa passar na Lumiar Turismo. A agência, que

tem um posto de atendimento no Shopping Panambi, tem excelentes opções em pacotes e assessoria de viagens. Fone: 3055-2012.

Farmácia Panambi

Na Farmácia Panambi, você encontra todos os tipos de medicamentos e ampla linha de produtos de perfumaria e higiene, tinturas, maquiagens, etc. A Farmácia Panambi está com preços especiais em sua linha de bronzeadores e protetores. Fone: 3055-4549.

www.voelumiar.com.br


Toledo/PR • 18 a 24 de fevereiro de 2011

09

ESPECIAL Allmayer entrega veículo 0K de seu Festival de Prêmios O Allmayer Supermercado realizou quarta-feira, 16, a entrega do automóvel Ford KA 0K do Festival de Prêmios que promoveu para comemorar os seus 10 anos de existência. Anteriormente, dezenas de outros prêmios contemplaram vários clientes – televisores, ar-condicionado, refrigeradores, máquinas fotográficas, bicicletas, play-stations e fornos microondas. O diretor do Allmayer,

Beto Niedermeyer, procedeu a entrega do automóvel a Fabiane Kahenler, mãe da garotinha Karin Cristine Kahenler Duarte, de 2 anos de idade, que teve o cupom contemplado no sorteio realizado no dia 12 de fevereiro. Após a entrega, Beto e Fabiane compareceram em cartório para o registro da entrega do prêmio, atendendo às exigências da Receita Federal.

Mãe diz que prêmio veio em muito boa hora A mãe de Karin, Fabiane, preencheu cinco cupons em nome da filha. P - Qual foi a sua reação ao receber a notícia que sua filha ganhou o carro? Fabiane: Foi um choque maravilhoso. Esse carro vem em um momento que eu estava

precisando muito. É um presente de Deus. Não tinha carro, moto, nada. VT: Você é cliente há muito tempo do Allmayer? Fabiane: Já vinha direto aqui e agora vou vir mais ainda fazer minhas compras. O Allmayer deu muito sorte para a minha família.

Parabéns a todos os contemplados e obrigado aos clientes que fizeram desta promoção um sucesso!


10

Toledo/PR • 18 a 24 de fevereiro de 2011

GERAL >> TECNOLOGIA I PARANÁ CONTA COM SERVIÇO PIONEIRO DE COMUNICAÇÃO

Beto Richa lança internet em banda extralarga da Copel Uma transmissão de voz e imagem por videofone com 100 Mbps de velocidade entre o governador Beto Richa e o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer marcou o lançamento oficial de um novo serviço de telecomunicações da Copel. O BEL-100 oferecerá conexão à internet em banda extralarga, que permite ao usuário a transmissão simultânea de voz e vídeo com grande qualidade técnica, alta confiabilidade e elevado desempenho. É um serviço pioneiro, ainda não disponível no País. “Esta é a linha da nossa administração: a busca da modernidade, das ações pioneiras e dos resultados que atendem aos interesses do povo do Paraná, melhorando a vida de todos os cidadãos”, disse Richa. O governador disse que iniciativas como esta sinalizam que a Copel vai voltar a ser a referência e a primeira em geração de energia do Brasil, como foi no passado. “Estamos vendo a alta das ações da Copel e o aumento do patrimônio. Iniciativas como esta demonstram competência, visão estratégica, modernidade e compromisso em fazer o melhor”, disse Richa. O serviço BEL-100 estará disponível inicialmente para o mercado corporativo, atendendo a empresas e grandes usuários de internet, em especial o Governo do Estado, como parte de um pacote de medidas para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços públicos, em especial a área de educação.

Ricardo Almeida / AENotícias

Governador Beto Richa lança banda extra larga da Copel

Meta é que Paraná seja Estado 100% digital Os mais de 17 mil km de cabos de fibras ópticas que compõem o sistema de telecomunicações da Copel integram hoje 240 dos 399 municípios do Paraná, devendo alcançar a totalidade deles até o fim do próximo ano. Atualmente, já estão interligados por meio de fibra óptica 1.707 órgãos do governo. “Vamos transformar o Paraná em pouco tempo num caso único no Brasil de Estado 100% digital”, afirmou Richa. Uma das aplicações de interesse da administração públi-

Serviço abrangerá inicialmente área central de Curitiba Até o final do ano, mais de 40 dos 75 bairros de Curitiba terão acesso ao BEL-100, por meio da rede de fibras óticas da Copel. Gradativamente esse alcance será estendido a todo o Paraná, até o final de 2014. “Toda a estrutura da administração estadual – direta e indireta – poderá se conectar em banda extralarga pelo sistema de fibras ópticas da Copel, conferindo agilidade, velocidade e muita economia à gestão dos serviços públicos”, assegurou o presidente da estatal, Lindolfo Zimmer. “Estamos cumprindo a orientação do governador Beto Richa de colocar à disposição da população do Paraná a moderna e vigorosa estrutura de telecomunicações construída pela Copel para aumentar a competitividade do Estado, beneficiar a coletividade e gerar fontes adicionais de receita e novos negócios para a empresa”, acrescentou Zimmer. O lançamento do BEL-100 coloca o Paraná em posição de vanguarda nas telecomunicações brasileiras por oferecer ao público um serviço de qualidade comparável apenas ao de países que são referência em conexão digital no mundo, como Japão e Coréia. “Tenho certeza de que o Paraná está ganhando um diferencial muito importante de infraestrutura”, completou o presidente da Copel.

ca permitidas pelas fibras ópticas da Copel será o uso da tecnologia voz sobre protocolo de internet, ou VoIP, que transporta para o ambiente da internet os serviços de telefonia, com custos sensivelmente menores. Já em uso no Detran, a tecnologia poderá ser estendida a todo o restante da estrutura estadual. Vantagens A internet em banda extralarga da Copel chega ao mercado oferecendo até 100 Mbps (megabites por segundo) de velocidade de conexão, com

bandas simétricas que permitem downloads e uploads com a mesma capacidade. Além de permitir o tráfego simultâneo de voz e vídeo pela internet com qualidade e sem interrupções, o BEL-100 apresenta a conveniência da tarifação sob consumo, sem impor limitação de tráfego. Ou seja, a velocidade não é reduzida depois de atingir um limite de uso. A fibra óptica também proporciona uma conexão de alta confiabilidade, já que ela é imune a interferências eletromagnéticas.

Roman apresenta plano de ações a prefeitos do Oeste O secretário estadual de Esportes, Evandro Roman, expôs aos prefeitos da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) seu plano de gestão frente à pasta que assumiu no dia 1º de janeiro deste ano a convite do governador Beto Richa. Roman é o único oestino a fazer parte da equipe do secretariado do governador paranaense. O desafio maior de Roman, árbitro da Fifa por profissão, é o orçamento limitado da pasta deste ano, de apenas R$ 10 milhões, dinheiro esse vinculado a outras secretarias de governo, como Casa Civil e Educação. No entanto, ele está entusiasmado com o trabalho que tem pela frente. Segundo Roman, Curitiba e Londrina, as duas maiores cidades do Paraná, devem voltar a participar dos Jogos Abertos do Paraná, quem sua 54ª edição serão realizados em Toledo de 11 a 20 de novembro. O esforço para que o retorno aconteça após anos de ausência vem sendo feito exaustivamente pelo secretário, que acredita que o retorno dessas duas delegações trará mais brilho ao evento, o principal do calendário esportivo paranaense. Outra meta é o programa Talento Olímpico, que visa

Sicredi inaugura novo endereço em Tupãssi

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO PARANÁ COMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDO RUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do cartório de registro civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilidades para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documentos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e comarca de toledo-pr, aos 12 dia 18 do mês de fevereiro de 2011. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Oficial

Dirigentes da cooperativa e lideranças da comunidade descerraram a fita inaugural

A cooperativa de crédito Sicredi Oeste inaugurou sábado (12), uma nova sede para a unidade de atendimento em Tupãssi. O novo espaço fica localizado à Praça Independência e foi projetado com tecnologia moderna, visando o conforto e a segurança dos associados e da comunidade. A solenidade contou com a presença de cooperados, autoridades locais, diretoria, executivos e colaboradores da Sicredi. Há nove anos no município, a Sicredi Oeste vem apresentando um constante crescimento. Segundo o gerente, Christian

Kohler, a unidade de Tupãssi detém a terceira maior carteira de crédito da cooperativa, ficando atrás apenas das unidades de Toledo. “A credibilidade que os sócios depositam na instituição tem apresentado bons resultados para nossa unidade, o que gera retorno à cooperativa e aos associados”, declara. Para o gerente, a nova estrutura trará mais comodidade aos associados, principalmente com o auto-atendimento ampliado. “Tupãssi terá uma unidade padrão, conforme as normas sistêmicas do Sicredi, o que garante especialmente

a segurança dos funcionários e dos sócios, e isso para nós é o mais importante”, diz. Conforme o presidente, Cirio Kunzler, os recursos investidos na cooperativa retornam para a comunidade local através de linhas de crédito para fortalecer e oferecer ao associado e dar a oportunidade de crescimento nas atividades por ele desenvolvidas. “Esta nova unidade de atendimento é um presente para Tupãssi, que acredita e investe na cooperativa, tornando o Sicredi cada vez mais forte”, comemora.

Leia, Assine e Anuncie 3054-0444 Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Secretário estadual de Esportes, Evandro Roman

destinar, ainda em 2011, 250 bolsas-auxílio de um salário mínimo para atletas com idades entre 11 e 17 anos, com vistas a prepará-los às Olimpíadas de 2016. Ano que vem, o número de bolsas deve atingir 600. Os recursos para esse fim, estimados em R$ 1,5 milhão, devem ser obtidos por meio de parceria com a iniciativa privada e instituições de economia mista. Roman priorizou também a valorização de professores de educação física e a luta contra a obesidade infantil. O secretário tem até julho para apresentar os primeiros resultados da pasta, conforme contato de gestão assinado por ele e pelo governador Beto Richa.

Temporada boa em Foz começa no dia 14 de março A quarta edição da campanha Temporada Boa em Foz será lançada no dia 14 de março e terá divulgação através de sites e das redes sociais. O principal objetivo da estratégia de marketing “Fique 4 e pague 3” é despertar a vontade do consumidor em conhecer um dos melhores destinos turísticos do Brasil num período que é considerado de baixa temporada, que vai de março a junho. Além de ser um excelente parque hoteleiro, hoje a cidade conta com mais de 20 mil leitos e é dona de uma miscelânea de passeios e inúmeras atividades que podem ser feitas por diferentes idades e grupos, seja da melhor idade, corporativos, casais em lua de mel, estudantes, personalidades ou pessoas comuns e uma gastronomia internacional. “Vamos trabalhar a sensibilização da hotelaria de forma a participarem massivamente desta campanha, pois a intenção é antecipar a Temporada Boa de 2012, pedindo que se inscrevam antecipadamente”, argumenta o presidente da ABIH Oeste, Mauro Sebastiany. No ano passado, a temporada contou com 43 hotéis e a meta é aumentar a adesão, pois Foz do Iguaçu possui um dos maiores parques hoteleiro do Brasil, com diferentes categorias.


Toledo/PR • 18 a 24 de fevereiro de 2011

SOCIAL

11

“Não é benéfico ajudar um amigo colocando moedas em seus bolsos quando existem buracos neles.” (Douglas Hurd)

ALEX DONEGA

alex@vivertoledo.com.br

Kamelo, Dilma e Arthur no Toledão

Registro da Ariana Karina Grand que comemorou seus 15 anos no mês de janeiro junto de sua família

Caçula de Valtair e Márcia Apolinário, Leonardo Rossa Apolinário está com 1 aninho

Para se refrescar Aqui ao lado do Viver Toledo, Rua Santos Dumont, 4110, sala 6, tem um lugar que toda nossa equipe adora estar, é a casa de sucos Ki Hora Boa. São mais de 35 sabores de sucos naturais, lanches, sanduíche natural, salgados, sorvetes, salada de frutas e o delicioso açaí na tigela.

Bruno Radunz recebeu bela agenda histórica da Caixa, entregue pelo gerente Celso Loch

Todo feliz Juliano Garcia está com um enorme sorriso em seu rosto neste momento. O motivo é o sucesso que a sua revista Cult Mag está fazendo em toda região. A primeira edição foi muito bem aceita, recebendo elogios.

Olímpico Neste sábado tem baile de lançamento do CD e DVD da Banda Fole. Ingressos antecipados R$ 10,00 até as 23 horas.

No Toledão, João da Silva “Vaquinha” Pedro, Luiz “Pajé” Arrosi e Flávio Bordin

Hindyra Marihellym Folador em registro de Kéia

Você traz Matricule-se na Escola de Idiomas Wizard e ganhe 40% de desconto nas parcelas. A promoção é válida para todas as idades. Vá logo, pois as vagas estão acabando e são válidas somente para alguns horários. O prazo da promoção é até o dia 25 de fevereiro. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 3379-2079.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo – AEAT, no uso de suas atribuições conforme Artigos 18 e 23 do estatuto da entidade, convoca os associados para Assembléia Geral Ordinária a realizar-se no dia 17 de março de 2011, em primeira convocação as 19:30h com maioria absoluta dos membros titulares ou em segunda convocação as 20h00min com qualquer número de membros titulares em pleno gozo de seus direitos e quites com a tesouraria, na sede da AEAT, localizada a Rua Raimundo Leonardi, 1809, centro, Toledo-PR, com a seguinte ordem do dia: a) Leitura, discussão e votação do relatório de contas apresentadas pelo Conselho Diretor; e b) Eleição e posse do Conselho Diretor para o período subseqüente. ESTATUTO / OBSERVAÇÕES: 1. Conforme Artigo 42 - parágrafo único, as chapas que concorrerão a eleição deverão ser inscritas e protocoladas na secretaria da AEAT até 15 dias corridos antes da eleição. 2. Conforme Artigo 21, o Conselho Diretor é composto de 9 (nove) membros, a saber: Presidente, Vice-presidente, Primeiro Secretário, Segundo Secretário, Primeiro Tesoureiro, Segundo Tesoureiro, Diretor Social, Diretor de Patrimônio e Diretor de Esportes. 3. Conforme Artigos 36 e 37, ficam convocados os membros da Comissão de Ética para a coordenação do processo eleitoral. Toledo, 11 de fevereiro de 2011. Arquiteta Margareth Cristiane Rech Presidente

O Toledão tem sido o ponto de encontro de amigos para um bom churrasco

NOVO ENDEREÇO


12

Toledo/PR • 18 a 24 de fevereiro de 2011

SOCIAL

“Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência.” (Henry Ford)

WANDERLEY GRAEFF Faciap

Aiesca, Helena, Maurício e Laura Roriz foram conferir os sabores extraordinários da Pizza do Nino

Com direito ao prestígio de lideranças do quilate do governador Beto Richa, o toledano Rainer Zielasko tomará posse na presidência da Federação das Associações Comercial e Empresariais do Estado do Paraná, segunda-feira (21), no Castelo do Batel, em Curitiba. O evento será testemunhado por lideranças empresariais de todo o Paraná, incluindo caravanas regionais organizadas pela Acit e Caciopar. O colunista cobrirá o evento para o Viver Toledo e para a Rádio Guaçu.

wanderley@vivertoledo.com.br

Os Monarcas

Lamartine Braga Côrtes, Ivo Rocha e Ondy Niederauer, ícones da história toledana, em dia de confraternização no Yara Country Clube

A diretoria do Toledão firmou contrato com Os Monarcas para o baile do dia 19 de novembro de 2011, em comemoração aos 39 anos de fundação do clube. A secretaria do clube já está relacionando interessados em participar deste concorrido evento que promete agitar a cidade e região. Informações sobre o grupo: www.osmonarcas.com.br e contatos pelo telefone (45) 33783044 com Donizete e Mayara.

Recanto do Gaúcho Toledo dispõe de uma loja especializada em artigos tradicionalistas. Os proprietários Anelise Weich do Prado e Beto do Prado estão sempre atentos às novidades para oferecer aos clientes uma diversificada linha de produtos - do vestuário gaúcho, a acessórios para o chimarrão e churrasco. O Recanto do Gaúcho está localizado à Rua Barão do Rio Branco, 1625, fone (45) 3278-1115, sempre com um chimarrão de erva de excelente qualidade.

Omero Bordin com Maria Cecília no Toledo Futebol Clube

Ganhe prêmios incríveis à sua escolha.

Teacher Sandra e seus alunos do Teens 3 do Fisk

Rápidas

A cada R$ 25.000,00 em compras, ganhe 10.000 pontos para trocar por prêmios no Multiplus *Promoção válida para compras realizadas de 1 de janeiro a 31 de março/2011. Consulte regulamento completo no site www.todeschinisa.com.br/multiplus.

Fidelidade, inclusive passagens aéreas.*

- O horário de verão começou em 17 de outubro e vai até às 23h59 deste sábado, 19 de fevereiro, numa duração total de 127 dias. - O empresário e corretor de seguros Omero Bordin é dono de uma das mais privilegiadas memórias da região. Em assuntos como esportes e política, ele se recorda de fatos que muita gente já nem se lembra mais. Algumas horas de bate-papo com Omero são ótimas e divertidas. - O Clube Olímpico terá neste sábado, o baile de lançamento do CB e DVD da Banda Fole. Ingressos antecipados a R$ 10,00 até às 23 horas. Informações: 3378-1441.

Personalize seus ambientes. E deixe a vida acontecer. www.todeschinisa.com.br/multiplus | 0800 979 0210

MATRICULE-SE JÁ O que sempre foi

PERFEITO agora está

Visite uma loja exclusiva e faça um orçamento!

SENSACIONAL TOD12579011-Folheto_Multiplus_A5.indd 1

Primato

12/13/10 10:40:31 PM

A Primato Cooperativa Agroindustrial mobiliza o seu quadro associativo em torno de sua Assembléia Geral Ordinária, neste sábado, 19, às 9h, no auditório do Colégio La Salle. Será apresentada a prestação de contas relativa ao exercício de 2010, destinação das sobras apuradas, orçamento e plano de atividades para o exercício de 2011 e eleição dos membros do conselho fiscal.

3277-2109 Centro 3277-0748 Lago

Duio no SBT

O cantor toledano Duio Botta voltará a gravar participação no programa Raul Gil, do SBT. Ele estará em São Paulo na segunda-feira, 21, quando interpretará a canção “Fora da Lei”, de Ed Motta. Duio integra a equipe da Rádio Guaçu e é dono de uma bela voz.

82ª edição Jornal Viver Toledo  

82ª edição Jornal Viver Toledo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you