Issuu on Google+

Toledo, de 15 a 21 de outubro de 2010 - Ano 2 - nº 66

ALEX DONEGA

ALVIR PREISNER

BRUNO RADUNZ

MAYARA MARTAN

DOM FRANCISCO

WANDERLEY GRAEFF

Rainer: da Fiasul e da Acit para a Faciap; balada Groove Society movimentará Toledo no início de novembro; cardápio do Gigabom está a cada dia mais variado e a novidade da vez é o Açaí na Tigela: é delicioso, dá energia e é benéfico à saúde.

Abordagem sobre as pesquisas furadas no Viver Toledo teve ampla repercussão; esporte agita e movimenta economicamente uma cidade; futsal toledano aos poucos resgata a credibilidade; Mal. Rondon na semifinal da Liga Futsal.

Descrédito total nas pesquisas no Brasil; toledano é Superintendente de Negócios Varejo e Governo do Banco do Brasil; pastor Martinho Krebs acompanha pelo Viver as coisas de Toledo em Porto Alegre.

Dicas para manter a saúde da sua audição, afinal, vivemos em um ambiente de poluição sonora; os cuidados na depilação com cera; não se alimentar pela manhã pode interferir na concentração e no desempenho das atividades no início e no decorrer do dia.

Precisa-se de professores educadores. A educação e a escola encontram-se perante novos desafios criados pelo contexto sócio-político de nossa cultura. Trata-se especialmente da crise de valores que assume formas de subjetivismo e de relativismo moral.

Toledo na vanguarda da classe empresarial paranaense; Duílio e Pudell prestigiam lançamento de livro dos 50 anos de vida episcopal de D. Armando; Bruno vai a Porto Alegre para show do Green Day e contato para novo livro que vem aí.

PÁGINA 08

PÁGINA 02

PÁGINA 11

PÁGINA 07

PÁGINA 02

PÁGINA 12

>> MEIO EMPRESARIAL | REGIÃO OESTE NA VANGUARDA

Toledano Rainer Zielasko presidirá a Faciap O toledano Rainer Zielasko será eleito presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, durante a XX Convenção Faciap, que será

realizada em Foz do Iguaçu de domingo (17) a terça-feira (19). Será a primeira vez que um empresário da região Oeste assumirá a entidade associativista. PÁGINA 03

Sicredi Oeste e Sociedade Rural firmam parceria para Expo Toledo 2011 Wanderley Graeff

Com um ano de antecedência, cooperativa de crédito formaliza com a Sociedade Rural o termo de parceria para a edição de 2011 do evento do agronegócio toledano. Assinatura aconteceu durante a Expo Toledo 2010, com o testemunho do governador Orlando Pessuti.

Rainer Zielasko: toledano no comando da classe empresarial paranaense

Praça de alimentação do Shopping Panambi é parada obrigatória

PÁGINA 03

Pastoral da Criança realiza assembleia estadual em Toledo

PÁGINA 09

Com João Bombardelli e Círio Kunzler, governador Orlando Pessuti testemunhou a assinatura do termo de parceria

Para o happy hour ou uma boa refeição, Shopping Panambi tem várias opções “Sorrindo no Lago”

Dentistas realizam ação comunitária pela saúde bucal PÁGINA 04

Acit oferece serviço de emissão de nota fiscal eletrônica

PÁGINA 10

Agricultores animados com regularização das chuvas PÁGINA 10

PÁGINA 03

Artigo

Sperafico: O sentimento do dever cumprido e os desafios do futuro PÁGINA 03

É tempo de semeadura na região, que em breve terá a paisagem dos campos dominada pelo verde intenso da soja

Tempo bom para a agricultura: depois da regularização do regime de chuvas, tempo é de semear as culturas de verão, com destaque para o milho e soja, que dominarão a paisagem dos campos do Paraná.


02

Toledo/PR • 15 a 21 de outubro de 2010

OPINIÃO POLÍTICA & GENTE Repercussão Nunca recebi tantos telefonemas por um enfoque realizado aqui no Viver Toledo como a nossa colocação de que as pesquisas devem ser extintas do processo eleitoral brasileiro. Isso por que as empresas ou grandes institutos de pesquisas mudaram o foco inicial de bem informar a população e passaram a prestar serviços aos contratantes. A repercussão demonstra por um lado a insatisfação coletiva com a manipulação de dados, por outro o alto índice de leitura do Viver. Pagou... Com os institutos de pesquisa é assim: pagou, levou. O contratado faz o jogo de quem está pagando e pra salvar a pele e o nome, no dia da eleição, traz a Boca de Urna, aproximando os números da realidade. Uma vergonha.

por Alvir Preisner | alvir@certto.com.br

cos falam é que politicamente também rende muito. Mas poucos prefeitos principalmente sabem disso.

ou não nos Japs, até aqui os objetivos estão sendo alcançados com louvor. Tomara que continue, pois a cidade merece.

Toledo Toledo veio para os Japs com pouca estrutura. Nem a cozinha própria, para atletas tomarem seu café, almoço ou jantar de acordo com seus jogos, que tem os horários mais diferentes possíveis. Tem time que joga 8 da manhã, outra modalidade ao meio-dia, outros tarde e noite. E o restaurante central oferecido pela Paraná Esportes tem seus horários e não pode mudar. Cidade organizada no mínimo tem sua própria estrutura. Não vou contar, mas tinha muita gente reclamando. Anos anteriores sempre teve. Estamos regredindo?

Marechal Enquanto isso, o bom time de Marechal Cândido Rondon reverteu a desvantagem da Inteli/Orlândia e agora encara o São Caetano/ Corinthians/Unip, que eliminou o Atlântico Uri Erechim, numa das semifinais da Liga Futsal. Na outra semifinal, enfrentam-se Malwee/ Jaraguá e Carlos Barbosa. Campanha

Expo

Enganando? Nossas autoridades deveriam prestar mais atenção nesse detalhe. No dia de votação, a pesquisa de boca de urna pouco influencia, pois a grande maioria vota primeiro e depois acompanha na televisão. E todos dizem: mudou no dia, mudou porque o candidato tal falou aquilo. Engano. E aí, já é tarde. Eles conhecem Aqui no Paraná sabemos que pelas pesquisas até no sábado havia empate em 45 a 45. Mas o governador eleito Beto Richa pediu bloqueio das pesquisas conseguindo impedir a sua divulgação e parece que a justiça eleitoral também conhece o esquema, pois aceitou o pedido. Richa chegou a ser criticado por setores da imprensa, inclusive a Rede Globo, mas a pesquisa das urnas, que é a que vale mesmo, mostrou que ele estava certo e levou a eleição no primeiro turno. Eles conhecem II Como também o senador Osmar Dias (foto) conhece bem, pois foi vítima das mesmas artimanhas feitas por Roberto Requião quatro anos antes. É o tal ditado: cobra comendo cobra. Mas o importante disso tudo é que nossos leitores entenderam e elogiaram o que escrevemos. Muito bom. Só falta a extinção, a proibição definitiva da publicação dessas pesquisas vergonhosas. Maringá Como o esporte agita e movimenta uma cidade, não é mesmo? Alem da ajuda na economia da cidade, pois durante dez dias milhares de atletas e dirigentes, além de familiares gastam na cidade. Hotéis, restaurantes, lojas, supermercados, todos saem ganhando com um evento esportivo como são os Jogos Abertos do Paraná. O que pou-

Passada a campanha eleitoral do primeiro turno, a Expo Toledo foi ponto de concentração de lideranças e autoridades. Como o ex-prefeito Derli Donin e o governador Orlando Pessuti, adversários que, como muitos, nutrem um relacionamento amistoso. Esse, por sinal, deve ser o exemplo que todos os políticos devem seguir, pois a vida é um constante aprendizado que nos mostra que, questões ideológicas a parte, viver em harmonia é o que importa. Recuperando O time da Cipauto Romera Toledo Futsal faz bonito nas suas participações. Está decidindo a final da série bronze mas até aí, normal. Muitos como eu, acreditavam que era pela facilidade da competição. E aí, acompanhei em Maringá a equipe enfrentar o Umuarama, time da Liga Nacional e um dos grandes do nosso futsal e o que eu vi? Toledo mostrando uma superioridade em todos os 40 minutos de jogo. Um 4 x 4 que só veio com gol do Umuarama faltando dois segundos. Isso mesmo, dois Segundos. Mas o que eu queria dizer mesmo, é que esta equipe está recuperando o bom nome da cidade. Recuperando II Enquanto o time da série ouro desmantelou, ficou devendo a jogadores, deixando uma péssima impressão no mundo esportivo, o novo Toledo vai aos poucos, com trabalho bem fundamentado, muito bem conduzido, recuperando a força do futsal de Toledo. Independente dos resultados, se vai ou não ser campeão, se avança

D. FRANCISCO BACH Bispo da Diocese de Toledo

Precisa-se de professores educadores A educação e a escola encontram-se perante novos desafios criados pelo contexto sócio-político de nossa cultura. Trata-se especialmente da crise de valores que assume formas de subjetivismo e de relativismo moral. O profundo pluralismo dá origem a comportamentos diferentes, às vezes até antiéticos que acabam por destruir qualquer identidade comunitária. Antigamente a ciência da educação preocupava-se em repassar conhecimentos intelectuais à criança, partindo-se do pressuposto que as famílias proporcionavam a educação básica: valores familiares, éticos e sociais, ensinando uma postura de caráter e honestidade. Os novos tempos exigem novas figuras educativas além daquelas tradicionais. É comum o pensamento de que a educação básica é responsabilidade da Escola. Isto é verdade, mas apenas em parte. A verdade é que não podemos reduzir à questão da educação às paredes das escolas. É certo que a escola assume um papel fundamental na sociedade, no desenvolvimento das pessoas. Entretanto, a educação escolar nem sempre consegue desenvolver uma educação global que abranja as várias dimensões do ser humano. Trabalhar apenas a dimensão intelectual não é mais suficiente. Muitos pais, por necessidade, comodismo ou até incompetência, transferem para a Escola a total responsabilidade da educação dos seus filhos. Vemos com nossos próprios olhos o resultado deficiente para aqueles que optaram por essa via. Pode até resultar em pessoas intelectualmente capazes, mas em indivíduos pobres em sensibilidade, em solidariedade, em responsabilidade. Também é bastante grande o número de pessoas que compreendem a educação como transferência de informações para uma boa adaptação da pessoa ao meio a que perten-

EXPEDIENTE

Projeto gráfico: Grécia Comunicação - www.grecia.ppg.br

ce. Neste caso, a arte de ensinar seria apenas a capacidade de armazenamento de dados e de comunicá-los às pessoas. Embora isto seja muito necessário e positivo, não se pode olhar a educação deste modo reducionista. Desta forma, o aprendizado seria apenas a capacidade de repetir as informações recebidas. O ser humano estaria mais parecendo um robô do que gente. Que educação se quer hoje? Certamente não é apenas a dos livros. Precisamos de uma Escola onde o professor não seja apenas mestre de matemática ou biologia e não seja apenas um decodificador de dados armazenados; mas que seja mestre do saber e mestre da vida. Precisamos de professores-educadores que ensinem a grandeza da vida e a dignidade das pessoas. Que falem e vivam os valores fundamentais da vida. Que apontem metas e alimentem esperanças. Queremos que o resultado sejam pessoas capazes de pensar a vida e superar o egocentrismo numa dimensão de desprendimento e fraternidade. O ser humano é a única criatura que se faz e, para tanto, precisa ser educado também nas carteiras escolares. Parabenizo as Escolas e os Professores que são capazes de proporcionar educação integral a seus alunos. Ser professor-educador merece todo respeito, visto que o educador não é mero transmissor de ciência, mas formador de personalidades, de pessoas corretamente inseridas no campo social. A Escola, mais do que nunca, é chamada a dar um imenso contributo para a formação das novas gerações, já que todos nós estamos conscientes de que, como escreve João Paulo II, “o futuro do mundo e da Igreja pertence às gerações jovens”. Parabéns a todos os professores pelo seu dia; são dignos do nosso maior respeito! Editora Viver Toledo Ltda. CNPJ 10.995.596/0001-60 Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila Industrial CEP 85904-450 Toledo - PR Fones: (45) 3054-0444 - 3054-0333 vivertoledo@vivertoledo.com.br

Diretor e Editor Wanderley Graeff wanderley@vivertoledo.com.br Diretor Comercial Alex Donega alexdonega@vivertoledo.com.br

Na foto de arquivo, da campanha eleitoral, o então candidato a governador Beto Richa ouve reivindicações do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, engenheiro civil Eduardo Della Costa, sobre temas de interesse regional. Entre eles, a construção do Aeroporto Regional do Oeste. Richa se comprometeu totalmente com as causas oestinas.

VALDIR PAGLIARINI Professor vjpagliarini@yahoo.com.br

Aos mestres, com carinho O dia do professor foi instituído no Brasil, por um Decreto Imperial, de 15 de Outubro de 1827, outorgado por Dom Pedro I. Percorridos já os 183 anos da outorga, vemos um país caminhando para sair de uma situação de terceiro mundo, valorizando muito o progresso e tudo mais que envolve a economia, mas pouco se importando com os trabalhadores da Educação. A referida Lei trazia em seu artigo primeiro, a hoje curiosa determinação de que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental), deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Elas aprenderiam as prendas (costurar, bordar, cozinhar, etc), para a economia doméstica. É preciso ficar claro que educar é uma arte. Como salienta Célio Müller, advogado especializado em Direito Educacional, professor universitário e autor do Guia jurídico do mantenedor educacional. Mas também é um trabalho de grande impacto social, com repercussão direta no desenvolvimento do País, pois seria impensável uma nação sem escolas, sem estudo e sem professores. Salienta também que devemos sempre lembrar dos fundamentos legais de nossa profissão, pois os educadores têm lugar de honra nos três poderes constituídos, já que muitos de nossos juízes, legisladores e altos funcionários da administração pública são originados da carreira acadêmica, e têm usado a experiência adquirida no trato com os alunos para o desempenho também de suas funções públicas. A respeito da atividade docente, a Constituição Federal, no seu artigo 206, reza que no

Gerência Administrativa Luciane Graeff lucianegraeff@hotmail.com Diagramação Lídio Ricardo

Brasil, o ensino será ministrado com base nos princípios da valorização dos profissionais do ensino, garantidos, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos. Por outro lado, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996), vemos, no Art. 67, que a valorização dos profissionais da educação deve ser assegurada, através do ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos; aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim; piso salarial profissional; progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação do desempenho; período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho; e condições adequadas de trabalho. É preciso salientar que nestes últimos quatro anos, no Paraná, tivemos avanços consideráveis na carreira do magistério. Quero deixar aqui meu apreço especial aos professores das séries iniciais, profissionais abdicados, que cumprem seu papel com dignidade, e muitas vezes não têm o reconhecimento devido. Com a grande parte dos pais de hoje preocupando-se mais com a sobrevivência e menos com a família, os filhos pequenos geralmente vão encontrar na escola, na figura do professor/da professora, a atenção, o carinho, a dedicação, os valores básicos para a convivência na sociedade. Parabéns a todos os colegas professores, do ensino infantil, fundamental, médio ou superior. Que tenhamos disposição para continuar nessa tarefa difícil, mas abençoada, sempre com dedicação e desejo de constante aprimoramento e valorização.

Equipe Karine Graeff Wanderley Graeff Jr. Mayara Martan Bruno Marcos Radunz


Toledo/PR • 15 a 21 de setembro de 2010

03

CIDADE >> MEIO EMPRESARIAL | REGIÃO OESTE NA VANGUARDA

Toledano Rainer Zielasko assumirá presidência da Faciap Wanderley Graeff Viver Toledo

Rainer Zielasko: toledano na liderança da classe empresarial paranaense

O toledano Rainer Zielasko será eleito presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, durante a XX Convenção Faciap, que será realizada no Hotel Mabu em Foz do Iguaçu de domingo (17) a terça-feira (19). Será a primeira vez que um empresário da região Oeste assumirá a entidade associativista. Ele sucederá o atual presidente, Ardisson Naim Akel, de Curitiba. A Faciap reúne quase 300 Associações Comerciais do Paraná, somando mais de 50.000 empresas. “É uma grande responsabilidade que assumiremos, mas que o faremos com todo empenho, uma vez que dará representatividade para a nossa região. Não tinha como dizer não. Será importante também do ponto de vista de proximidade com o Governo do

Estado, com o que poderemos ajudar Toledo no que for possível. Da mesma forma, teremos a nossa cadeira na Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil”, disse ao Viver Toledo. A assembleia da Faciap será realizada terça-feira, às 17 horas. A posse festiva está programada para o dia 29 de novembro, no Palácio Batel, em Curitiba. O mandato de Zielasko começará efetivamente no dia 1º de janeiro de 2011, para um período de dois anos. Outro toledano, Claudemir Machado, integra a chapa como diretor de Micro e Pequenas Empresas. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, Eduardo Della Costa, comemora o feito. Para ele, “será um avanço extraordinário para a região, que terá a oportunidade de liderar a entidade que congrega todas as associações paranaenses. Estamos muito orgulhosos desse feito”, comentou ao Viver Toledo.

Sicredi e Sociedade Rural firmam parceria para Expo 2011 Wanderley Graeff Viver Toledo O Sicredi Oeste marcou presença de maneira expressiva na Expo Toledo 2010, disponibilizando recursos para financiamentos, e foi mais alem, firmando acordo de parceria para a edição do próximo ano. Assim, a presença da cooperativa de crédito está assegurada na Expo Toledo 2011 não só como patrocinadora do evento, mas principalmente na disponibilização de recursos para o financiamento de máquinas e equipamentos. O termo de parceria foi formalizado entre os presidentes da Sociedade Rural de Toledo, João Alberto Bombardelli, e Círio Kunzler, do Sicredi Oeste. O ato foi realizado no estande da cooperativa de crédito no Centro de Eventos Ismael Sperafico, sob o testemunho de autoridades e lideranças como o governador Orlando Pessuti, o prefeito José Carlos Schiavinato, o deputado federal Dilceu Sperafico e o deputado estadual Elton Welter, entre outras. “Estamos muito satisfeitos com a parceria que mantemos com a Sociedade Rural. Mais do que marcar presença na Expo Toledo, o Sicredi Oeste está aqui para apoiar o cooperado, colocan-

do à sua disposição recursos para o programa de investimentos e Pronaf”, disse Círio Kunzler. No total, R$ 5 milhões estavam disponíveis para o financiamento dos cooperados. Para João Alberto Bombardelli, a parceria com o Sicredi Oeste demonstra a credibilidade alcançada pela Sociedade Rural de Toledo na organização da Expo Toledo, um evento que se consolidou como uma das referências em feiras voltadas ao setor do agronegócio. “Estamos muito satisfeitos, pois um acordo de parceria firmado com um ano de antecedência demonstra que estamos no caminho certo e, mais do que isso, contando com parceiros que contribuem de maneira decisiva para que tenhamos um evento cada vez mais fortalecido”, salientou. Segundo João Alberto Bombardelli, a avaliação da Expo Toledo 2010 é a melhor possível levando em conta a ótima ocupação dos espaços do Centro de Eventos Ismael Sperafico, a excelência e diversidade dos animais, o bom público que compareceu e o volume de negócios realizados ao longo dos cinco dias de realização. “A Sociedade Rural está plenamente satisfeita, pois tivemos mais uma edição da Expo Toledo realizada com êxito, atingindo a todos os objetivos”, completou.

José Gomercindo/AENotícias

Pessuti assina como testemunha da parceria, assistido por Bombardelli, Kunzler, Schiavinato e Fernando Fenner

para novos segmentos desde o dia 1º de outubro. Após análise e troca de experiências com outras associações que já oferecem o serviço e em virtude dos benefícios que traz aos associados, a Acit definiu por disponibilizar o serviço. “Os principais benefícios são a facilidade na emissão da NFE, segurança e redução de custos aos associados”, diz o diretor. Para utilizar o serviço a empresa deve ser associada, precisa ter a certificação digital no modelo A1 e fazer o cadastro junto à entidade. O processo de cadastro e liberação de senha deve levar cerca de dez dias. Depois disso a Acit fará o treinamento na empresa para uti-

Durante a convenção da Faciap, empresários dos mais diferentes segmentos de atuação terão a oportunidade de discutir sobre o tema inovação e buscar potencializar seus negócios. Este ano o tema é “Inovação na pequena empresa”, com uma programação focada no despertar para o cenário de resultados. O evento começa com um jantar de boas vindas na noite de domingo (17) com show da dupla sertaneja Lucas & Renan. Inovação em pauta Na tarde de segunda-feira (18) o tema inovação entra em pauta. Marco Aurélio Ferreira Vianna, considerado pela Revista Exame como um dos principais pensadores da administração do Brasil, vai falar sobre a relação da inovação e liderança como desafios do século XXI. Já o painel Inovação vai trazer cases de sucesso no cenário paranaense onde a consciência quanto à importância da inovação faz toda a diferença no resultado do negócio. Fomento Para inovar as empresas precisam de recursos. Pensando nisso que o Sicoob, Finep e Sebrae Nacional participam do Painel Fomento à Inovação que também acontece na programação de segunda-feira e será mediado por Gina Paladino, assessora da presidência da Fiep – Federação das Indústrias do Paraná. Fechando a programação da tarde a palestra “Sinfonia Empresarial: Afinando empresas para o sucesso” com o Maestro Paulo Torres e o Grupo de Câmara Ladies Ensamble promete de forma lúdica e diferenciada envolver as lideranças do sistema Associativista e os empresários. Papo de Mercado A Convenção deste ano também abre espaço para discussão do cenário de negócios, e traz em parceria com a Rede Paranaense de Comunicação o Papo de Mercado para dentro da programação. A discussão sobre o mercado de consumo tem espaço na abertura dos trabalhos da tarde de terça-feira (19).

Mulher Empresária e Jovens Empresários O Encontro da Mulher Empresária abre a programação da Convenção juntamente com o Encontro do Jovem Empresário com início às 9h00 de segunda-feira (18). Entre os destaques da programação das mulheres está a palestra com Margaret Mussoi Groff - uma profissional reconhecida no cenários de negócios e que está à frente da diretoria financeira da Itaipu Binacional. Fechando a programação das mulheres o ator e palestrante Tony Correa promete levar à reflexão sobre desenvolvimento pessoal e interpessoal com a palestra “Jardim Secreto”. Encontro Capacitar O programa Capacitar, por sua vez, promove capacitação para os dirigentes das entidades e como conseqüência aumenta a oferta de produtos e serviços aos seus associados, desencadeando o fortalecimento da economia local. O programa que é fruto de uma parceria entre o Sebrae Paraná e a Faciap está no seu segundo ano de atuação e o segundo encontro de benchmarking acontece durante a Convenção, na manhã de terça-feira (19).

DILCEU SPERAFICO Deputado Federal E-mail: dep.dilceusperafico@camara.gov.br

O sentimento do dever cumprido e os desafios do futuro

Cooperativa de crédito disponibilizou recursos na Expo Toledo para financiamentos através do BNDES

Governador Orlando Pessuti, que é médico veterinário, elogiou qualidade dos animais da Expo Toledo

Acit oferece emissão de nota fiscal eletrônica A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) está disponibilizando aos seus associados o serviço de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFE). O objetivo é atender pequenas e médias empresas que necessitam emitir pequeno número de notas fiscais mensalmente, proporcionando maior facilidade e redução de custos. A Nota Fiscal Eletrônica está cada vez mais presente na vida das empresas, destaca o diretor de Produtos e Serviços, Luiz Eduardo Guaraná. A obrigatoriedade da sua utilização está diretamente ligada à atividade econômica e vem sendo implementada gradativamente pela Receita Estadual, estando prevista a exigência

Tema inovação dominará Convenção da Faciap

lização do serviço. “O sistema é on line e poderá ser utilizado sete dias por semana, 24 horas por dia. Em qualquer lugar que o empresário estiver poderá fazer a emissão da NFE, utilizando sua senha em qualquer equipamento com conexão com banda larga”, explica. O serviço será disponibilizado pela Acit em parceria com uma empresa especializada. Os associados vão pagar por operação realizada e o custo será bastante acessível, ressalta o diretor. Além disso, o empresário não precisará manter um sistema próprio em sua empresa, evitando custo mensal de manutenção e atualizações do software.

Outro benefício é quanto ao arquivamento dos documentos fiscais. “As empresas têm a obrigatoriedade fiscal na guarda dos documentos durante cinco anos, mais o ano vigente. A responsabilidade legal perante a Secretaria Estadual da Fazenda será da empresa parceira da Acit, oferecendo toda segurança jurídica em toda a operação aos usuários”, enfatiza o diretor. As empresas interessadas podem entrar em contato com o Departamento de Atendimento da Acit, pelo telefone (45) 30554618 e 3055-4622. No site da Acit (www.acit.org.br) está disponível a lista de empresas que já têm e as que terão a obrigatoriedade de emitir a NFE.

Chegamos ao final de mais uma caminha cívica com o sentimento do dever cumprido e os resultados que a população nos julgou merecedores. Naturalmente, ambicionávamos votação ainda maior, visando o fortalecimento da nossa representação política e o reforço de nossos argumentos na defesa dos interesses da região e do Estado, mas nos julgamos privilegiados com o apoio recebido. Uma multidão de 107.820 paranaenses, de 264 municípios, nos confiou a honra e a responsabilidade de representar seus anseios e sentimentos na Câmara dos Deputados e Congresso Nacional, ao longo dos próximos quatro anos. Faremos isso com maior experiência e dedicação, resgatando os novos compromissos assumidos com a população, na campanha eleitoral deste ano. Percorrendo os municípios, conversando com prefeitos, vereadores, lideranças e cidadãos, recordamos conquistas dos últimos 16 anos e dimensionamos a sua importância para o desenvolvimento e bem-estar das comunidades. Para nós, foi satisfação de haver feito a nossa parte no esforço coletivo pelo crescimento econômico e humano do nosso Estado. Legislar, fiscalizar o Executivo, defender os segmentos produtivos, especialmente o agronegócio, e buscar recursos para os municípios, são nossas tarefas constitucionais e queremos, sempre que possível, ir além do cumprimento dessas obrigações. Pretendemos aperfeiçoar o nosso trabalho, buscando mais informações sobre as vocações e aspirações de cada município e necessidades de agricultores, pequenos e médios empresários e trabalhadores. Ao mesmo tempo, procurar saber mais sobre programas e disponibilidades de recursos da União, para direcioná-los aos municípios, de acordo com suas prioridades.

Dessa forma, estaremos retribuindo à altura o empenho de nossa equipe, o apoio de autoridades e lideranças e a confiança de 107.820 eleitores e eleitoras, de diversas regiões do Paraná. Vamos prosseguir buscando verbas federais para investimentos em educação, saúde, infra-estrutura urbana e rural, habitação, esporte, cultura, geração de empregos, assistência social, apoio à agricultura e demais áreas da administração pública. É um direito fundamental dos municípios, diante das injustiças da divisão do bolo tributário do País. Trazer recursos federais a fundo perdido não significa nenhum favor a dirigentes municipais, mas dever de representante popular e direito elementar dos cidadãos, que trabalham, produzem e recolhem tributos. Se a União concentra 60% dos impostos recolhidos pela população e o Estado fica com mais 26%, deixando apenas 14% para as prefeituras, ao mesmo tempo em que lhes transferem novas e onerosas responsabilidades, os repasses voluntários são compensação justa e urgente. Sendo assim, até que encontremos o apoio indispensável à discussão e aprovação de verdadeira reforma tributária, vamos continuar lutando por mais verbas da União para os municípios. Na ampliação e diversificação de nossas ações em nosso próximo mandato, vamos igualmente intensificar as ações políticas, procurando fortalecer nossos parceiros, para que administrem os municípios com competência, seriedade e criatividade, viabilizando nossa tarefa de reivindicar benefícios para suas comunidades. Assim, levaremos adiante nosso trabalho, sem demagogia ou favorecimento de individualidades, apostando na inteligência, seriedade e sentimento de justiça da sociedade.


04

Toledo/PR • 15 a 21 de outubro de 2010

SAÚDE Domingo será de “Sorrindo no Lago”

Jantar da ABO em 2009: evento vai comemorar mais uma vez o Dia do Dentista

16h00, em comemoração ao Dia do Dentista, que acontece no dia 25 de outubro. Jantar E também para comemorar o Dia do Dentista, os profissionais

da área se reúnem num jantar dançante que vai acontecer no dia 22, no Buffet Mafalda. O jantar é aberto a toda a sociedade. Os interessados em adquirir os cartões devem entrar em contato com os organizadores pelos fones 3055-3955 (Giovani) ou 9122-9595 (Juciliane).

Ação visa deixar mais bonito o sorriso dos toledanos

CNPJ 10.995.596/0001-60 R$ 300,00

Centenas de pessoas devem participar neste domingo (17), na quadra do Parque Ecológico Diva Paim Barth, do projeto “Sorrindo no Lago”, evento promovido pela regional de Toledo da Associação Brasileira de Odontologia e pelo Núcleo Odontológico de Toledo. O projeto, que acontece pela primeira vez, tem como objetivo orientar a população sobre higiene bucal, bem como prevenir e diagnosticar problemas como o câncer bucal. No local, serão montados consultórios móveis, e cerca de 25 dentistas estarão realizando trabalho de prevenção, e orientando a população sobre a importância da saúde bucal. Para as crianças entenderem a importância de cuidar da higiene bucal, serão realizadas diversas brincadeiras, teatros e distribuídos brindes relacionados ao tema. O evento será gratuito, e acontece a partir das

BOA MESA Restaurante Chinatown: opção para quem gosta da culinária oriental Há vários anos o Restaurante Chinatown é referência para moradores de Toledo e região que apreciam a culinária oriental, especialmente a chinesa. Diariamente, o Chinatown

oferece na hora do almoço um delicioso e variado buffet com saladas, pratos quentes, carnes e sobremesas, além das opções do cardápio a la carte. Todas as noites, no China-

town do Lago tem serviço a la carte e, nas noites de sexta-feira, é servido um buffet especial. Já no Chinatown do Shopping Panambi, todas as noites tem buffet.

Simone Rodrigues e Daniela Reis

Mirian Sell, Eli Sell e Elsa Kolndorfer

Camila, André, Soraya Palacio

Lauderi e Iva Dal Bosco

Preta, Isabela e Fernanda

Itamar e Rose Santos

SERVIÇO Restaurante Chinatown Rua Pedro dos Santos, 689 Fone (45) 3277-2728 Shopping Panambi Fone (45) 3378-1316


Toledo/PR • 15 a 21 de outubro de 2010

EMPRESAS & NEGÓCIOS >> DECORAÇÃO | CIDADE TEM ÓTIMAS OPÇÕES

Via Brasil especialidade em gesso e decorações

A Via Brasil é especializada em gesso e decorações, como os ambientes das fotos

Karine Graeff Viver Toledo Há 13 anos, a Via Brasil atua em Toledo e região levando aos clientes o que há de melhor em gesso e decorações para os mais diversos tipos de ambientes, sejam eles residenciais ou comerciais. Uma das lojas pioneiras do ramo na cidade, a Via Brasil preza pela qualidade de seus produtos. A empresa é especializada em divisórias naval e drywall, eucatex, forrações, pisos de madeiras, poliface, eucafloor, durafloor, borrac ha, paviflex, forros, pvc, gesso, isopor, eucavid, persianas, porta

sanfonada e papel de parede. Com uma equipe formada por aproximadamente 30 colaboradores que trabalham interna e externamente, a Via Brasil tem atuação com abrangência em toda a região. Em seu quadro funcional, instaladores especializados são a garantia da qualidade do serviço prestado. Para solicitar orçamento sem compromisso, faça uma visita à loja.

SERVIÇO Via Brasil Gesso e Decorações Avenida Maripá, 4476, Centro Fone (45) 3252-7625.

Promoção válida para M. C. Rondon e Toledo AGORA ABERTO AOS DOMINGOS

05


06

Toledo/PR • 15 a 21 de outubro de 2010

SOCIAL

“Acredite na pureza do ser humano, na pureza de criança que talvez esteja escondida, mas que existe em cada um de nós”. (a.d.)

CHAMA CRIOULA

por Marcos Padilha | marcospadilha@yahoo.com.br

Costelão a Campeira

Acontece neste domingo, 17, a I Festa do Costelão a Campeira, promovido pelo CTG Chama Crioula. Segundo o patrão Orandi Gayardo, a expectativa é que sejam servidos 50 costelões. Que serão colocados no fogo durante a madrugada para que fique saboroso e apreciado por todos. Os interessados em adquirir os costelões deverão entrar em contato com o patrão Orandi Gayardo ou se dirigir até o CTG no período da noite.

Dia das Crianças

Paulo Pagnussatt numa boa prosa durante a Semana Farroupilha

No dia 12 de outubro, os pais puderam levar seu filhos para passear e se divertir com as diversas opções de atividades proporcionadas em virtude do Dia das Crianças. Em Toledo os parques instalados nos diversos pontos da cidade estiveram sempre lotados de crianças que passavam momentos agradáveis divertindo-se nos brinquedos disponíveis nos parquinhos. Porém o que temos de maior valor é o fato das crianças estarem curtindo um dia feliz na companhia dos pais, que podem dedicar um pouco mais do seu tempo para curtir um dia maravilhoso com seus filhos.

A criançada se divertiu nos playgrounds instalados pela cidade

Alunos do CTG em acampamento recreativo

Cuidados com as crianças

Atividades recreativas no Dia das Crianças

Festa a fantasia também fez parte das atividades

Crianças normalmente brincam, correm e caem o tempo todo. No entanto, algumas brincadeiras causam acidentes graves, que poderiam ser evitados, na maioria das vezes, com um pouco mais de cuidado dos adultos com relação aos pequenos. A afirmação é da médica pediatra do Hospital de Pronto Socorro João XXIII (HPS), da Rede Fhemig, Marislaine Lumena Mendonça, que também é membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Quedas de móveis e bicicletas e ingestão de corpos estranhos, como peças de brinquedos, moedas, broches, bijuterias, pilhas e baterias são comuns e podem causar sufocação e engasgamentos graves. De janeiro a agosto de 2010 foram registrados 1.624 atendimentos a crianças de 0 a 12 anos, que haviam ingerido algum tipo de corpo estranho. Em 2009 esse número foi de 2.672 durante todo o ano. Lumena faz um alerta sobre o perigo de peças pequenas ou pontiagudas nas mãos de crianças muito pequenas. “Crianças com até 3 anos têm tendência a colocar pequenas peças na boca e são mais propensas a

engolir ou sofrer engasgos que podem causar sufocação. Por isso, os brinquedos não devem ser pequenos e nem conter partes destacáveis que possam ser colocadas na boca”, explica a médica, que aconselha aos pais comprarem brinquedos que contenham o selo do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), o que comprova que o produto passou por testes antes de ser comercializado. Lumena aconselha aos pais, ainda, terem atenção às brincadeiras dos filhos “Além de escolher brinquedos que não apresentam perigos, é importante assegurar-se de que as crianças saibam usá-los e que brincam em locais seguros. A melhor maneira é supervisionar as brincadeiras e até mesmo participar delas. Podem aproveitar este momento para interagir com as crianças e ensiná-las a dividir e a respeitar regras”. A médica enfatiza que a maioria dos acidentes ocorre dentro das próprias casas, principalmente na cozinha. “Envenenamentos e intoxicações em crianças menores de 05 anos representam maior risco e 90% destes

acidentes acontecem dentro de casa. Os medicamentos, cosméticos, plantas, pesticidas, álcool, material de limpeza ou de pintura são alguns dos produtos envolvidos. A soda cáustica e outros agentes corrosivos, comercializados sem controle e em frascos sem tampa de segurança, quando ingeridos são responsáveis por lesões do tubo digestivo que deixam sequelas

graves e necessitam de tratamento prolongado”. Outro tipo de acidente grave e que, segundo a pediatra Marislaine Lumena, também poderiam ser evitados com a atenção dos adultos, são as queimaduras, principalmente por óleo de cozinha e álcool líquido. Portanto vamos cuidar das nossas crianças, pois elas são nosso bem mais precisos.


Toledo/PR • 15 a 21 de outubro de 2010

SAÚDE

“Ha vários motivos para não se amar uma pessoa e um só para amá-la.” (Carlos Drumond de Andrade)

VIVER BEM Poluição sonora

Vivemos em um ambiente composto por vários tipos de ruídos e sons diferentes, desde o cantar dos pássaros ao som de veículos que transitam diariamente nas cidades. A poluição sonora é justamente quando a junção de todos esses ruídos ultrapassa o que o ouvido humano pode suportar, em grandes quantidades. O máximo que o ouvido humano suporta, sem o uso de protetores, deve corresponder a 60 decibéis, que corresponde ao som ambiente, composto de conversas, música, toque de telefone e ruído de pessoas trabalhando. Acima disso, o ouvido começa a sofrer perda progressiva da audição. A audição normal consegue escutar ruídos de 0 a 20 decibéis, o que corresponde ao tic-tac de um despertador, por exemplo. A pessoa com perda moderada de audição não escuta níveis menores de 20 decibéis, mas consegue escutar sussurros, que correspondem a sons de 20 a 40 decibéis. A surdez moderada corresponde a pessoas que escutam apenas sons altos, de 40 a 60 decibéis, sendo que tem dificuldade para falar ao telefone. Na surdez severa para ouvir, a pessoa precisa de um som tão alto quanto o barulho de uma impressora rotativa, que emite até 80 decibéis. Já na surdez profunda a pessoa só ouve ruídos como os provocados por uma turbina de avião (120 decibéis), disparo de revólver (150 decibéis) e tiro de canhão (200 decibéis). Poluição Sonora II Os problemas nós já sabemos quais são. Mas e os cuidados? Vamos a algumas dicas para manter a saúde da sua audição. Bom, a primeira é a higiene dos ouvidos. Ele só deve ser limpo com um pano úmido e até onde o dedo alcançar. Nunca se deve enfiar nada dentro do ouvido. Quando houver excesso de cera é preciso procurar o otorrino, que está habilitado a fazer a limpeza e retirar a cera. Hastes flexíveis, grampo de cabelo, unha comprida, entre outros instrumentos, podem perfurar a membrana timpânica e levar à surdez.

ESPORTE Peladão

Massas Viccari/Suquinho Industrial que busca o título contra o Coelhito/Prisma Sat Total.

O Campeonato Peladão de Futebol Suíço, edição 2010, chega ao fim nesse sábado com o título das três categorias em jogo, no Estádio Municipal 14 de Dezembro. Às 17h, as equipes Yara/ADM/Global/ Seberi Car e Trocão disputarão o título na categoria veterano. O campeão desta, será premiado com uma moto Yamaha YBR Factor 0 km. Logo em seguida, às 18h, a categoria feminino será decidida pelas equipes Toledão/Bortolotto Ferro e Aço e Constrular/Orca Contab./Vip Seguros. A equipe campeã receberá como premiação uma moto Yamaha Crypton. Valendo um Uno Mille 0 km, os times Massas Viccari/Suquinho Industrial e Coelhito/Prisma Sat Total disputarão o título na categoria masculino, às 19h. Municipal Sub-20 Neste domingo (17), será realizada a 3ª rodada do returno do Campeonato Municipal Sub-20. O Santos, que goleou o São Luiz por 4 a 1 na última rodada, recebe em Dois Irmãos o Coopagro, que empatou em 0 a 0 com o Comercial. Este enfrentará o São Luiz, no Jardim Gisela. O Penharol, que aplicou a maior goleada até agora, em cima do Socedema por 9 a 0, vai até o Recanto Municipal para enfrentar o Náutico, que goleou por 6 a 1 o Panorama. O time do Jardim Panorama vai a Linha São Paulo em busca da reabilitação diante do São Paulo, derrotado por 4 a 1 pelo Ipiranga, que enfrenta o Socedema em Dez de Maio. Todas as partidas têm início às 14h. Amador A 3ª rodada do returno Campeonato Amador segue neste domingo (17), com todos os jogos sendo disputados simultaneamente. Após empatar com o São Luiz por 2 a 2, o Santos recebe em casa o Co-

07

Outra dica é quanto ao ambiente de trabalho. Pessoas obrigadas a conviver todos os dias com ruídos excessivos devido à profissão que desempenham têm o direito de receber das empresas equipamento de proteção para os ouvidos. Esses trabalhadores são obrigados, por lei, a usar os equipamentos de segurança, sob pena de serem demitidos por justa causa. Alguns antibióticos são tóxicos para os ouvidos podendo levar a surdez. Todo medicamento deve ser prescrito por profissional qualificado que conhece bem suas indicações, suas contra-indicações, seus riscos e a sua susceptibilidade individual às substâncias (sua história clínica). Isto vale também para as gotas otológicas! Depilação na virilha Substituir a gilete pela cera na hora de depilar parece uma idéia dolorosa. Mas quem se utiliza do método há muitos anos garante que a depilação com cera vai enfraquecendo a raiz dos pelos, fazendo com que ele demore a nascer. A cera quente precisa estar numa temperatura adequada. Do contrário, poderá causar queimaduras, bolhas e deixar cicatrizes e manchas na pele. Mulheres que tomam pílula anticoncepcional precisam tomar cuidado na hora de depilar o buço. Neste caso, a depilação seguida de exposição ao sol pode escurecer a pele e causar o aparecimento do temido bigode. Depilação com cera não causa flacidez na pele. Sessões seguidas de depilação podem escurecer a virilha, principalmente quando há exposição ao sol sem proteção. Para clarear a região, será preciso fazer tratamentos com luz pulsada, laser ou cremes clareadores que tenham ácidos e vitaminas. Para melhorar o resultado da depilação, os esteticistas recomendar uma esfoliação leve nos pelos encravados.

por Mayara Martan

cereais matinais, bolachas e barrinhas de cereais, preferencialmente um a dois tipos de alimentos deste grupo. Quem busca redução do peso deve tomar cuidado com as quantidades e evitar os que apresentam maior adição de açúcar e gorduras principalmente os doces e recheados. Dê preferência para os produtos integrais. É extremamente importante que pelo menos uma opção de fruta esteja presente no café da manhã, pois ajuda no melhor o aproveitamento de vitaminas e minerais, os quais variam de fruta para fruta. Os leites e derivados (queijos e iogurtes), também não podem faltar. Ingira pelo menos uma opção e tente valorizar as versões que são desnatadas. O café da manhã é um auxílio no controle do apetite para as próximas refeições do dia, além disso, estimula o gasto de energia para digestão e absorção dos alimentos consumidos. Tomar café da manhã é extremamente necessário, mas fique atento as quantidades e busquem valorizar alimentos mais saudáveis.

Desjejum Não se alimentar pela manhã pode interferir na concentração e no desempenho das atividades realizadas no início e no decorrer do dia. Além disso, ficar muito tempo sem se alimentar interfere também no gasto energético do corpo. O café da manhã ou desjejum apresenta um importante papel no que se refere à alimentação, por ser a primeira fonte de nutrientes que o corpo recebe para garantir a energia necessária às atividades de cada indivíduo durante o seu dia. Os alimentos mais indicados para o consumo neste horário são basicamente: o carboidrato como pães, torradas,

por Wanderley Graeff Jr.

opagro, que foi derrotado pelo Comercial por 1 a 0. O Comercial recebe o São Luiz, no Jardim Gisela. O Socedema, que venceu o Penharol por 2 a 0, recebe em Dez de Maio, o Ipiranga, que venceu o São Paulo por 1 a 0. O Penharol busca reabilitação no Recanto Municipal diante do Náutico, que empatou em 4 a 4 com o Panorama, que enfrentará em Linha São Paulo, o time do São Paulo. GR nos JAP’s A equipe de Ginástica Rítmica da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi viaja nesta quinta-feira, 14, para Maringá, para participar da fase final dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS). As disputas serão realizadas na cidade canção de 15 a 17 de outubro, tanto no individual como no conjunto. Campeã por equipe nos últimos anos, além dos primeiros lugares no individual e no conjunto, a equipe pretende repetir as conquistas de anos anteriores. “Temos um histórico muito bom de participação nos Jogos Abertos do Paraná e queremos repetir estes resultados positivos”, comenta a professora Adelina Magedanz, que está supervisionando os treinamentos na ausência da técnica Anita Klemann, que acompanha em Aracaju a preparação da seleção brasileira individual para o pré-pan no México. O conjunto de duas cordas e três fitas será formado pelas atletas Monize Gmach, Morgana Gmach, Nicole Müller, Débora Chisté e Milene Franque. No individual, participam nos aparelhos corda, arco, bola e fita, as atletas Simone Luiz, Morgana Gmach, Aline Soares e Monize Gmach. As atletas estão sendo treinadas pelas professoras Serli Rodrigues dos Santos e Débora Souza, que vão acompanhar a equipe. Brasileiro de GR Começa nesta quinta-feira, 14, em Campinas, SP, o Campeonato Brasileiro Infantil e Pré-Infantil de GR. A equipe da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi já está em Campinas para o início das disputas. Campeãs paranaenses na categoria infantil Tainá Ferroldi, Manoella Sorrentino, Kaoanna Teixeira, Marine Vieira, Gabriela Gris e Mayra Cruz, que integram a equipe, pretendem repetir na etapa nacional o resultado conquistado no Campeonato Paranaense, em setembro, em Maringá. No individual geral, os cinco primeiros lugares na disputa ficaram com a equipe de Toledo, com Thainá como campeã geral, Kaoanna em segundo e Gabriela Gris em terceiro. O pré-infantil também está otimista. A equipe, formada pelas ginastas Jéssica Kunzler, Geovana Wentz, Rafaela Silva, Jainny Klemann e Elen Nunes de Abreu, ficou em segundo lugar no Campeonato Paranaense, realizado em Marechal Cândido Rondon, em setembro. Por aparelho, Geovana Wentz destacou-se conquistando três medalhas: duas de prata nos aparelhos mãos livres e arco e uma de bronze em bola. Na etapa nacional, a equipe quer melhorar ainda mais o desempenho, garantindo os primeiros lugares no pódio.

12


08

Toledo/PR • 15 a 21 de outubro de 2010 “A experiência é uma coisa que você não consegue adquirir através do nada.” (Oscar Wilde)

SOCIAL ALEX DONEGA Sucessão O empresário toledano Rainer Zielasko vai suceder Ardisson Naim Akel na presidência da Faciap - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná. A confirmação dos novos diretores da Federação vai ser no dia 19 de outubro, durante Convenção Estadual da Faciap em Foz do Iguaçu.

Currículo Rainer Zielasko é industrial do setor têxtil, sendo um dos sócios-proprietários da Fiasul. Ele já presidiu a Associação Comercial e Industrial de Toledo. Atualmente é vice-presidente da Caciopar e membro do conselho de administração da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) e do Sicoob Paraná.

Maria Luisa Laurindo festejou seus 15 anos ao melhor estilo no Olinda Park Hotel no último sábado

Site O apresentador Mauro Picini está com seu novo site no ar, www.ligadoemvoce.com. O site ficou bem bolado, sendo possível ver nele as melhores partes do programa Ligado em Você da TV Record.

Emanuelly Cristina Brandalise da Rosa em ensaio fotográfico com Ivete Tonin

Erwin Soliva, presidente da Sociedade Rural Oeste, entre a rainha da Expovel 2010, Bruna Shultz, e a rainha de 2009, Andressa Janine. O evento em Cascavel será realizado de 05 a 14 de novembro

Rosmari Dall´Oglio, Antonio Marcos e Inês Carvalho, na inauguração da CVC

Açaí

O cardápio do Gigabom está a cada dia mais variado e gostoso e a novidade da vez é o Açaí na Tigela. Muitas pessoas ingerem este alimento sem saber que, além de ser delicioso e dar muita energia, é também muito benéfico à saúde, pois possui alguns dos principais nutrientes que o corpo humano necessita.

Teio e Rita Vargas conferindo jantar recente no Restaurante Paiol em Nova Videira

alexdonega@vivertoledo.com.br


Toledo/PR • 15 a 21 de outubro de 2010

CINEMA Cine Panambi (45) 3378-4774 PROGRAMAÇÃO DE 15/10 a 21/10

Praça de alimentação: parada obrigatória A praça de alimentação é parada obrigatória para quem freqüenta o Shopping Panambi. De segunda a segunda, a praça de alimentação do shopping funciona das 10h00 às 22h00 com cardápios e opções para agradar todos os gostos.

Gigabom O Gigabom oferece lanches, sorvetes, sucos, panquecas, mini-pizzas e as deliciosas batatas recheadas. E agora, o Gigabom está com uma novidade: Açaí na Tigela. O Açaí na Tigela é a novidade deste verão no Gigabom Esta semana, a novidade está em promoção: apenas R$ 8,90. Fone 3055-2596.

Chinatown O Restaurante Chinatown é a opção para que gosta de pratos orientais. Todos os dias, o restaurante serve buffet com o melhor da comida chinesa tanto no almoço, quanto no jantar. Se o cliente preferir, há outras opções no cardápio do serviço a la carte. Saladas, yakissoba, O melhor da culinária chinesa pode ser encontrado no frango xadrez, rolinho Restaurante Chinatown primavera, entre outros pratos, além da saborosa banana caramelizada, são algumas das opções encontradas no Chinatown. Fone 3378-1316

No Família Jhonny´s, o cliente pode optar por saborear os deliciosos pastéis, doces ou salgados, com ou sem borda recheada, e sanduíches variados, ou então os pratos caprichados com saladas, massas, carnes, peixes, sopas, fondues, além das porções de mini-pastéis, batata frita, frango com bacon, frios, etc. E toda quinta-feira no Jhonny´s, tem música ao vivo. Fone 3055-3830. Café no Bule O Café no Bule é o lugar ideal para quem aprecia um bom café com deliciosas tortas. No café, além de várias opções em cafés, quentes e frios, há chás, sucos, chocolates, capuccinos, além de deliciosas tortas doces e salgadas, pão de batata, tortinhas, sanduíches, docinhos, entre outras delicias. Fone 3055-2277.

Nos dias quentes, os sucos do Café no Bule são excelentes opções

Família Jhonny´s O Jhonny´s tem um dos ambientes mais aconchegantes e charmosos do Shopping Panambi.

No Jhonny´s, há saborosas opções de pratos, como as saladas especiais

Sábado Será realizada neste sábado (16) a entrega dos prêmios do Concurso Cultural Coração de Criança, desenvolvido pelo Shopping Panambi no contexto da campanha promocional alusiva ao Dia da Criança. São eles: um Playstation 3, um netbook e dois computadores infantis.

Síndico do Shopping Panambi, Edílson Utzig, e a arquiteta Carolina Palma, responsável pelo projeto da Yogo Way

Natal Enquanto isso, o Shopping Panambi prepara-se para o próximo evento. A campanha de Natal contará com decoração especialmente desenvolvida, sob a responsabilidade dos artistas plásticos Neimar Proença e Tuka Rocha. Dez duendes, dois Papais Noéis e uma Mamãe Noel, a Sagrada Família, uma esteira e um saco de presente serão dispostos pelos espaços internos do shopping.

Denise Freitas e Tina Della Costa, quando de workshop promovido pela Lumiar Turismo no Shopping Panambi

Filme 1: TROPA DE ELITE 2 Policial. Classificação indicativa:16 anos. Sessões: Diariamente: 15h00min, 19h15min e 21h30min. SALA 2: Filme 1: MEU MALVADO FAVORITO

Animação. Dublado. Classificação indicativa:Livre. Sessões: Diariamente: 15h30min. Filme 2: RESIDENT EVIL 4 - RECOMEÇO Com: Milla Jovovich, Ali Larter Ação. Legendado. Classificação indicativa:14 anos. Sessões: Diariamente: 19h30min e 21h20min.

09


10

Toledo/PR • 15 a 21 de outubro de 2010

INTERIOR >> AGRICULTURA | CULTURAS DE VERÃO EM TEMPO DE PLANTIO

Agricultores animados com regularização das chuvas

Cristiano e Hildor Johann, produtores rurais de Linha Peabiru, no distrito de Vila Nova

Wanderley Graeff Viver Toledo A regularização do regime de chuvas na região anima os produtores rurais, especialmente aqueles que aguardavam o fim da estiagem para semear as sementes da safra de verão. Com isso, as culturas preferidas dos agricultores, a soja e o milho, são lançadas ao solo para em breve transformarem os campos da região num mar de verde intenso. Este é o caso de Hildor Jo-

hann, de Linha Peabiru, no distrito de Vila Nova. Acompanhado do filho Cristiano, ele disse ao Viver Toledo que aproveitará estes dias de normalização do regime pluvial

Em breve, cenário da região será dominado pelo verde intenso dos campos de soja

para semear a soja em suas terras. Hildor reside em Linha Peabiru desde 1975, quando chegou a Toledo procedente de Venâncio Aires-RS para se de-

O lazer através do futebol Os dias de lazer da família Johann envolvem entre outras atividades o esporte. Cristiano, 20 anos, seguiu o caminho do pai, Hildor, na paixão pelo futebol. Ele defende a equipe do Penharol, de Novo Sobradinho, na disputa do Campeonato Amador de Toledo, onde atua com desenvoltura na zaga da equipe que realiza excelente campanha. Hildor, por sua vez, integra a equipe de veteranos do Copas Verdes. Ele é um dos fundadores do time que atua nas manhãs de domingo em partidas amistosas onde, segundo ele, o mais importante, é a oportunidade para reencontrar os amigos e desenvolver novas amizades.

dicar ao cultivo, “numa terra em que se plantando, tudo dá”, diz. Segundo ele, muita gente que acreditou nas previsões da meteorologia e apostou no milho, plantando ainda com a terra seca, se deu bem. Já quanto à soja, em outubro é o forte do período de plantio. “Até o final do mês toda a soja deverá estar nas lavouras. Depois, é esperar pela regularidade nas chuvas de verão para que tenhamos uma ótima safra, como a deste ano, quando colhemos entre 60 e 70 sacas por hectare”, comenta.

Pastoral da Criança realiza assembléia estadual Será realizado de 19 a 21 de outubro, no Instituto João Paulo II, em Toledo, a assembléia estadual de dirigentes da Pastoral da Criança. Representantes de todo o estado estarão em Toledo neste período participando de diversas atividades e reflexões. A programação começa ao meio dia, terça-feira, 19, com um almoço reunindo todos os participantes. As atividades prosseguem com palestras sobre auto-estima e espiritualidade além de troca de experiências entre os participantes, apresentação do plano de ações para 2011 e eventos culturais. No dia 20, às 11h, será realizada uma celebração com a presença do bispo Dom Francisco Bach e padres da diocese de Toledo. Ao todo, segundo a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Maria Bartmanozicz, representantes de 22 dioceses estarão participando do evento em Toledo, totalizando cerca de 40 participantes, que permanecerão alojados no Instituto João Paulo II, durante todo o período. A Pastoral da Criança atua no atendimento às crianças e no acompanhamento das famílias através de visitas domiciliares,

celebração da vida e reuniões de reflexão. São realizados encontros de mães quando é feita a pesagem das crianças, palestras preventivas e orientações sobre os cuidados para garantir um crescimento mais sadio. Durante as reuniões de reflexão, o enfoque é ecumênico, contribuindo assim para a formação cristã das famílias. Da diocese de Toledo são 12.660 famílias atendidas, abrangendo 19 municípios e um total de 32 paróquias. A preocupação da Pastoral da Criança, descreve Maria, é com a nutrição, mas também com a educação e cidadania (visando alimentar o corpo e a alma). Todos os participantes são voluntários e recebem antes uma capacitação, com um total de 42 horas, e repasse de materiais para estudos, entre eles o guia do líder. Na diocese, explica ela, são 2 mil voluntários atuando no atendimento de 14.560 crianças de zero a seis anos de idade e gestantes. Neste ano, explica a coordenadora diocesana, o maior enfoque está sendo a implantação de hortas caseiras suspensas. “Muitas famílias reclamam que não tem espaço para cultivar.

Por meio da observação do cenário econômico regional, ele vislumbra várias oportunidades de investimento na região. “O Oeste tem o maior potencial energético do mundo, mas não há uma indústria de componentes eletrônicos na região, nem um forte segmen-

As inscrições para o 1° Festival de Inverno Infantil de Toledo, o Festinho, encerram nesta sexta-feira, 15. Neusa Maria Federhen, da comissão organizadora, lembra que a participação é aberta a crianças com idade entre quatro e 12 anos incompletos. Para realizar a inscrição, o pai ou responsável legal do interessado deve levar um xerox do RG e CPF, um CD com a gravação da música original, e na seqüência a música interpretada pelo candidato, e uma autorização reconhecida em cartório, permitindo a participação do menor de idade no festival, as inscrições e a autorização são retiradas na Casa da Cultura. Conforme Neusa, crianças de Toledo e dos municípios membros Associação Cultural do Oeste (ACEO) podem participar, diferente do Festin, onde a

participação é apenas local. As crianças poderão apresentar-se em quartetos, trios, duplas ou individual. Elas serão divididas em duas categorias: infantil, de quatro a oito anos incompletos e infanto-juvenil, para crianças de oito a 12 anos incompletos. De acordo com Neusa, uma comissão formada por profissionais da área irá analisar os CD´s, e fará uma pré-seleção dos inscritos. Os pré-classificados irão se apresentar no Teatro Municipal. Organizado pela Secretaria de Cultura, o Festinho tem como objetivo valorizar a cultura local e incentivar as crianças a desenvolvem talentos culturais. O evento está programado para iniciar na sexta-feira, 22, com a apresentação dos pré-classificados, e no sábado, 23, a grande final com a apresentação dos cinco melhores classificados por categoria.

Mais navios na temporada de cruzeiros Temporada 2010/11 começa em outubro e terá duas embarcações a mais em relação ao período anterior A temporada de cruzeiros marítimos 2010/11, que começa em outubro, trará 20 navios para a costa brasileira. São duas embarcações a mais que a temporada passada. A informação é da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), que prevê a geração de 4 mil empregos diretos no período. “Os navios de cruzeiros representam um incremento de

40% nas economias das cidades portuárias”, disse o vice-presidente executivo da Abremar, André Pousada, para os membros do Conselho Nacional de Turismo (CNT), em reunião em Brasília (DF). Os 20 navios da temporada 2010/11, que termina em maio do próximo ano, representam 10% da frota de 200 transatlânticos em operação no mundo.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO PARANÁ COMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDO RUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do cartório de registro civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilidades para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documentos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

A Pastoral da Criança, fundada por Zilda Arns, realiza trabalho extraordinário em favor da vida

Neste ano estamos enfocando muito a produção de plantas em canteiros suspensos, utilizando garrafas pet, vasos, entre outras embalagens alternativas”, conta ela. A Pastoral quer que as famílias produzam e tenham condições de enriquecer a alimentação com o que cultivam no próprio quintal. Além disso, a Pastoral continua o trabalho que já vem fazendo anos de aproveitamento de alimentos alternativos, como folhas, caules e cascas, normalmente desprezados. As líderes ensinam a preparar pratos alternativos e saborosos, usando estas alternativas.

A Pastoral A Pastoral da Criança está com 27 anos de atividade no Brasil, 25 deles em Toledo. O trabalho começou com a médica Zilda Arns falecida no início do ano durante o terremoto que devastou o Haiti -, em Florestópolis, próximo a Londrina, pela sua preocupação com elevados índices de mortalidade infantil. Hoje ela está presente em 22 países, envolvendo milhares de voluntários num trabalho de orientação e acompanhamento de crianças e suas famílias.

Especialista dá dicas de como atrair empresas Não basta oferecer terreno, infraestrutura e barracão para atrair empresas. É necessário inteligência, perspicácia e visão estratégica de futuro. Essa é a receita ideal para pequenos e médios municípios que buscam o desenvolvimento por meio da geração de emprego e renda. Para um dos mais renomados especialistas em negócios do País, o economista Wilhelm Milward Meniers, do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, apostar na diversificação é o segredo. “O Oeste tem um filão principal, a agricultura, mas é preciso apostar na diversificação e no empreendedorismo da juventude”, observa. Wilhelm esteve em Cascavel proferindo palestra a prefeitos e secretários municipais de Indústria e Comércio da região, a convite do Sebrae e da Amop.

Inscrições para o Festinho encerram na sexta-feira

to voltado ao setor eletroeletrônico. Este buraco existe e quem investir nestes segmentos, aproveitando a visibilidade mundial que gera a presença da usina de Itaipu, vai se dar bem”, comenta. Para Alan Alex Debus, gerente do Sebrae de Toledo, os

O economista Wilhelm Milward Meniers, durante a palestra na sede da Amop

municípios precisam focar a melhoria de seu ambiente institucional . “É necessário conhecer o município, a vocação e o que retorno o empresário pode ter se investir na cidade. Uma empresa é composta por pessoas e é preciso pessoas qualificadas, e treinadas, com saúde, água, esgoto, energia e outras condições favoráveis à qualidade de vida. Só assim para retirar resultados no curto e médio prazos’, diz. Para o prefeito de Medianeira, Elias Carrer, a parceria entre a Amop e o Sebrae é das mais férteis. “É importante saber onde estamos e para onde vamos. Os contatos com essas pessoas abrem um horizonte promissor para encontrar o caminho das pedras na difícil tarefa de atrair empreendimentos”, indica Carrer.

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e comarca de toledo-pr, aos 15 dia do mês de outubro de 2010. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Oficial


Toledo/PR • 15 a 21 de outubro de 2010

11

LEITURAS DA MADRUGADA

SOCIAL

“Não foi apenas o trabalho que ficou envenenado pela filosofia da competição; o lazer está igualmente envenenado. O lazer sereno e restaurador dos nervos passou a ser encarado como enfadonho.” (Bertrand Russell)

BRUNO RADUNZ

brunoradunz@ibest.com.br

Devemos acreditar nas pessoas? * Bruno Marcos Radunz

Governador Orlando Pessuti com o Viver Toledo

Claudete Frasson com a bela mesa que montou na Expo Toledo com alimentos produzidos no rico interior toledano

Pesquisas Depois das últimas eleições, uma coisa ficou clara aos brasileiros: a falta de credibilidade que os chamados institutos angariaram depois de errarem por margens bem acima do que projetaram. Será que o brasileiro está começando a votar por conta própria, esquecendo da influência da mídia?

Tarcísio Hübner Tive a oportunidade de reencontrar o ex-colega e amigo Tarcísio Hübner, toledano que faz sucesso no alto escalão do Banco do Brasil. Atualmente, ele ocupa o cargo de Superintendente de Negócios Varejo e Governo, no Estado do Rio de Janeiro. Tarcísio veio a Toledo rever familiares e amigos.

Pessoal do Sicredi Oeste e da Vegrande na Expo Toledo 2010

Profissional

Dedé

Em tempos difíceis para se conseguir um bom atendimento nos bancos, destaco o profissional João Alberto Horn, colaborador da Caixa Econômica Federal local, onde atua por mais de 26 anos. João tem sempre uma atenção especial destinada a seus amigos e clientes.

Carlos Roberto da Silva, o popular Dedé, além de suas atividades profissionais, é compositor de mão cheia, tendo várias de suas músicas cantadas Brasil a fora por cantores famosos. Também destaque para seu trabalho de composição de trilhas e vinhetas comerciais.

Conferindo a Expo Toledo, Ivania Welter e Geni Hunhoff

No evento do agronegócio toledano, Marino Mugnol, Robert Hickson e Mauro Bruno Orso

Martinho Krebs Quem sempre acompanha o Viver Toledo e tece alguns comentários é o pastor Martinho Krebs, que atualmente reside em Porto Alegre. Martinho teve passagem por Toledo onde deixou bons amigos.

São Jorge O empresário Cézar Antônio Césaro deu um show na Expo Toledo com seus maquinários de última geração. Cézar inova e vem conquistando cada vez mais clientes com sua empresa de locação de equipamentos. Desde uma furadeira até máquinas pesadas você encontra na São Jorge.

Quando em visita à Rádio Guaçu, o deputado Elton Welter conferindo o Viver Toledo

Ary Moschetta Por trás do sucesso, sempre tem alguém com competência e abnegação tomando frente das coisas. Muito do sucesso da nova eleição do deputado Dilceu Sperafico se deve ao trabalho sério e consistente do seu chefe do Escritório Regional de Toledo, Ary Moschetta. Ele coordena o trabalho da equipe vitoriosa com satisfação, estampada em seu semblante.

a mesma simplicidade de uma criança... Conversando com um amigo Pessoas especiais que não que se recupera de uma enfer- precisam fazer jogos para conmidade, me relatou de quantas seguir o que buscam, porque pessoas haviam ido visitá-lo nos seus desejos são realizados por momentos difíceis pelos quais suas ações e reações, não por passou. capricho ou frescura, pessoas Disse-me ele: que fazem o bem e nos prote- Olha, foram poucas pessoas gem do mal, apenas com um que se lembraram de mim nos sorriso, com uma palavra, um momentos extremos. beijo, um abraço, uma oração.... Disse mais: O problema maior é que vive- Não conseguimos encher mos num mundo onde o capitaduas mãos com o número de lismo frívolo estraçalha as pesamigos que possuímos. soas, tornando-as maltrapilhas E chego a ter mesma conclu- e agourentas, com um desejo são sobre o fato. A vida é assim só, o dinheiro, o poder, a riquemesmo, nos reservando tais za. descalabros. Então fica difícil encontrarMas acredito que devemos mos pessoas que atravessam acreditar nas pessoas. Esta as ruas sem ter medo da luz que sempre foi uma qualidade (para existe nelas, caminham firmes e mim; para outros, defeito) que levantam a cabeça em momenachei possuir, a característica tos de completo desespero. de mesmo tendo sido “traído” Transparentes, amigas, esou subjugado por muitas pes- pontâneas, ingênuas, que passoas próximas, de ter sempre a sam na Terra e deixam marcas postura conciliadora, que aceita profundas de suas presenças, perdões, que sabe deixam suas lemPrecisamos pedir desculpas, branças, que deiacreditar nas enfim, ser humilde. xam saudades e pessoas, aquelas Acredito que denão apenas rasque, às vezes a vemos dar valor tros. gente confunde às pessoas, tirar Pessoas que erde dentro delas as ram mais que acercom anjos ou coisas positivas, as outras entidades tam, aprendem suas qualidades e mais do que ensidivinas. relevar seus defeinam e vivem mais tos. Ver mais qualidades do que do que sonham... defeitos. Sem isso, a convivênPessoas, simplesmente pescia em grupo me parece bastan- soas, que nem sempre têm certe prejudicada. teza de tudo, mas acreditam Precisamos acreditar nas pes- sempre... soas, aquelas que, às vezes a Homens e mulheres de almas gente confunde com anjos ou limpas e corações puros! outras entidades divinas. Falo E para completar o raciocínio, daquelas pessoas que existem uma citação bíblica que ilustra em nossas vidas, que enchem a minha inquietação. Está regisnosso espaço com pequenas trado em Eclesiastes 7:20, que alegrias e grandes atitudes. segue: Daquelas que olham no fundo “Não existe no mundo nindos nossos olhos quando é pre- guém que faça sempre o que é ciso e quando precisam ser ver- direito e que nunca erre.” Encontre seus verdadeiros dadeiras, que tecem elogios por uma atitude nossa, que agrade- amigos! Pense nisso! cem e pedem desculpas, com


12

Toledo/PR • 15 a 21 de outubro de 2010

SOCIAL

“Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão.” (Madre Teresa de Calcutá)

WANDERLEY GRAEFF

wanderley@vivertoledo.com.br

D. Armando

Extraordinário Há muito tempo a classe empresarial toledana pontua na vanguarda dos empreendedores paranaenses. Essa condição será ainda mais reforçada com a ascensão de Rainer Zielasko à presidência da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. Cabe aos cidadãos de bem assumir posições arrojadas em benefício da sua cidade e região e é o que Rainer fará ao ascender à liderança de gente quer faz a diferença para o Paraná e o Brasil.

O deputado Duílio Genari prestigiou o lançamento de livro de D. Armando Círio, arcebispo emérito de Cascavel e primeiro bispo de Toledo, na Catedral Nossa Senhora Aparecida. O parlamentar estava acompanhado do ex-prefeito e ex-deputado Egon Pudell. O livro retrata os cinqüenta anos de vida episcopal, os trabalhos do arcebispo e a presença da Igreja no Oeste do Paraná. Um momento marcante do encontro foi quando D. Armando disse aos presentes que a região deve se orgulhar de ter políticos como o deputado Duílio Genari, pelo trabalha que este realiza em prol de toda a população.

Engenheiro civil Derli Donin e o economista Neuroci Frizzo, presidente da Ferroeste na Expo Toledo 2010 Dom Armando, deputado Duílio Genari e ex-prefeito Egon Pudell: amizade de longa data

Orquestra Rainer Zielasko com a esposa, Fabiana: eleição terça-feira

Sul Colaborador do Viver Toledo, Bruno Radunz viajou a Porto Alegre para alguns compromissos. Pai coruja, Bruno levou a filha Júlia a “território inimigo”, o Ginásio Gigantinho, propriedade do Internacional, rival do Grêmio, time de Bruno, para o show da banda americana Green Day. Bruno tambem manteve contato com a AGE Editora para discutir a publicação de mais um livro.

Olímpico A banda argentina La Ruta 66 será uma das atrações deste sábado no Clube Olímpico, que cantará em português os seus maiores sucessos, que podem ser acompanhados no youtube. A noitada reserva ainda a presença da Banda Fole. Os ingressos antecipados estão à venda a R$ 10,00. No domingo, a atração do mati-baile será o Musical Integração.

O Teatro Municipal se abrirá neste domingo, 17, às 20h, para o show “Raízes”, no lançamento da Orquestra de Viola Caipira de Toledo. No repertório, canções de grandes poetas da cultura popular brasileira, mostrando por meio da música sertaneja raiz os hábitos, as alegrias, as tristezas, os amores, o respeito pela natureza, a simplicidade do modo de vida do caipira em canções com poesia simples, mas de muito conteúdo. A Orquestra tem a regência de Davi Ferreira e é composta por jovens talentos da região.

Toledão A inauguração da climatização do salão e das 800 novas cadeiras, devidamente estofadas, será um dos atrativos do próximo evento social do Toledão - o baile de comemoração aos 38 anos do clube, no dia 06 de novembro. Atendendo a muitos pedidos dos sócios que desejam um evento começando mais cedo, a Banda Hora Nacional iniciará o evento às 22h30. Mesas para 4 pessoas com cadeiras confortáveis: sócio R$ 90,00 e não sócio R$ 100,00. Para informações: fone (45) 3378-3044.

O sucesso do MR. GYN Banda de pop rock de Goiânia, GYN é uma homenagem a cidade natal dos integrantes – é a abreviatura do código aéreo da capital. A banda começou apresentando-se em bares de Goiânia e gravou o primeiro CD, Coisa de Brasileiro, em 1999. O segundo CD, Pirata pra quê?, continha canções como “Minha Juventude”, “A minha Paz”, “Por quê?”, “Quanto Tempo” e “Minha Razão”, que logo ganharam as emissoras de rádio, com vendas de mais de 33 mil cópias. Logo, surgiram os convites para shows em todo o Brasil. Em 2005 veio o terceiro álbum “Cada Dia”; em 2007 a comemoração dos 10 anos de carreira com o primeiro DVD eletroacústico ao vivo. O MR. GYN contabiliza parcerias especiais, entre elas, Valéria Costa, Éverson (U2 Cover), Bruno Gouveia (Biquini Cavadão) e Marcelo Hayena (Uns e Outros).

Em julho de 2010 veio o CD “O Melhor Lugar do Mundo”, com clássicos dos anos 80. O MR. GYN estreou em terra paranaense neste mês de outubro, com shows de sucesso em Toledo (Empório Santa Maria, dia 8), União da Vitória e Maringá, em todos levando grandes públicos. Integram o MR. GYN: Anderson Richards (vocal), Marcos

Cesar (bateria), Pedro Lutti (violão e guitarra), Rodrigo Baiocchi (baixo) e Hesthon Henrique “Pão de Queijo” (violão).

A banda tem fã clube em Toledo com página no Orkut – comunidade: mr gyn – zoraide. O site da banda é www. mrgyn.com.br.


Viver Toledo 66ª edição