Issuu on Google+

A melhor Pizza da cidade

Corretora de

Seguros

45 2103.7500 www.vipseguros.com

Toledo/PR • de 26 de outubro a 01 de novembro de 2012 - Ano 4 - nº 167

PITÁGORAS

MAYARA MARTAN

D. FRANCISCO

LAMARTINE

POLÍTICA & GENTE

SOCIAL

Tive a felicidade de estar, em 1973, ao lado do Ministro Mario Andreazza, do governador Parigot de Souza e do prefeito Wilson Carlos Kuhn no momento da assinatura da ordem para construção da BR-467, ligando-nos ao resto do mundo por via asfáltica.

O Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual – IDOT, através dos fisioterapeutas Eder Lopes e Cristian Alberto Ueda, realizou nos dias 11 e 12 palestra e curso sobre Osteopatia, com o tema “Osteopatia: um novo conceito”. O curso foi ministrado pelo fisioterapeuta Danilo Ninello.

A Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, dia 2 de novembro, traz à memória da Comunidade cristã vários mistérios: o mistério da morte, a comunhão solidária com os que nos precederam na fé, a lembrança dos que caminharam conosco na peregrinação terrena, tanto na comunidade familiar como na eclesial.

Eu achava interessante como o Brasil era rico, e aqueles que vinham para Toledo estavam procurando um lugar para trabalhar e “fazer o futuro”, sem ter ideia de que seria muito melhor do que se pudesse imaginar.

Eleitores de cinco municípios paranaenses voltam às urnas neste domingo (28), quando acontece o segundo turno das eleições 2012; Ainda atônitos com a derrota nas urnas, o primeiro e segundo escalão da Prefeitura de Toledo promove desde já uma limpa em suas pastas.

O pioneiro e escritor Vítor Beal tomou gosto pela literatura e tem em desenvolvimento várias obras; Servidor é Show será reeditado nesta sexta-feira (26), às 19h00, no Teatro Municipal; Old Fest vai embalar festa em ritmo dos anos 60, 70 e 80 no sábado (27).

PÁGINA 07

PÁGINA 06

PÁGINA 06

PÁGINA 06

PÁGINA 02

PÁGINA 12

Transição do governo municipal começa dia 29 de outubro O processo de transição do governo municipal de Toledo, já tem data para começar. Será na próxima segunda-feira, dia 29, quando acontece a primeira reunião oficial. O atual prefeito, José Carlos Schiavinato e o prefeito eleito, Beto Lunitti, já estiveram reunidos informalmente no último dia 11, quando ambos designaram os seus representantes para integrar a comissão de transição. PÁGINA 03

Eleitores de cinco municípios conhecem seus prefeitos no próximo domingo

Paço Municipal aguarda equipe de transição para esta segunda-feira, comandada por Beto Lunitti

Eleitores de Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa voltam às urnas no próximo domingo (27), quando serão definidos os novos prefeitos das cinco cidades paranaenses que tiveram segundo turno nas eleições 2012. PÁGINA 09

Victor e Leo: dupla será atração Prati-Donaduzzi no Natal Luz Havan em Toledo Campanha de conscientização sobre descarte de medicamentos PÁGINA 08

PÁGINA 09

Dupla romântica sertaneja será atração na Havan

PÁGINA 09 Descarte de lixo tóxico e medicamentos terão destinos corretos

Mostra Fotográfica expõe trabalhos de fotógrafos toledanos no Teatro PÁGINA 03

Conheça as empresas que foram Destaque Empresarial PÁGINAS 04 e 05


02

Toledo/PR • 26 de outubro a 01 de novembro de 2012

OPINIÃO

“Não desista enquanto você ainda for capaz de fazer um esforço a mais. É nesse algo a mais que está a sua vitória.” (Roberto Shinyashiki)

POLÍTICA & GENTE Segundo turno Eleitores de cinco municípios paranaenses voltam às urnas neste domingo (28), quando acontece o segundo turno das eleições 2012. As disputas pelo poder majoritário municipal acontecem em Curitiba - Ratinho Júnior (PSC) e Gustavo Fruet (PDT) -, Londrina - Marcelo Belinati (PP) e Alexandre Kireeff (PSD) -, Maringá - Carlos Roberto Pupin (PP) e Enio Verri (PT) -, Ponta Grossa - Marcelo Rangel (PPS) e Péricles de Mello (PT) - e Cascavel - Edgar Bueno (PDT) e José Lemos (PT). Cascavel não é Toledo Enquanto a campanha eleitoral em nosso município foi tranquila, em Cascavel se vê o retorno do jaguncismo, com ameaças e atos de violência sendo perpetrados todos os dias (e noites). Jagunços armados contratados para cabos eleitorais têm tentado inclusive adentrar dentro de igrejas, a contragosto dos oficiais evangélicos. Domingo, em frente à Assembléia de Deus, houve um grande tumulto promovido por eles. Milagre Eleitoral O jornal do Marcos Formighieri (Gazeta do Paraná) foi o único que publicou uma pesquisa que coloca o atual prefeito Edgar Bueno na frente da corrida eleitoral. Enquanto os cinco institutos de pesquisa mais credenciados do país publicavam o contrário, a Gazeta do Paraná e o instituto de pesquisa Radar (???) colocam Bueno com quase dez pontos percentuais na liderança. Fim do Mundo Ainda atônitos com a derrota nas urnas, o primeiro e segundo escalão da Prefeitura de Toledo promove desde já uma limpa em suas pastas e, segundo comentários “da Boca”, até apagando as pegadas. Alguns retornarão às atividades privadas; outros, entretanto, que vivem dezesseis anos de marajanato público, não sabem aonde irão amarrar o burro. Um deles, mais gaiato, disse não estar preocupado, “porque o mundo vai acabar em 12 de dezembro”. Escola do Trabalho Um projeto que não foi defendido por nenhum dos candidatos a prefeito, tanto em Toledo como na sua macrorregião, foi o da criação de uma Escola do Trabalho, nos moldes das que existem em Terra Roxa e Cascavel (só que nesta meio desestimulada em favorecimento da iniciativa privada). Terra Roxa viabilizou a falta de mão-de-obra qualificada na confecção industrial usando esse instrumento e se tornando referência nacional. Toledo precisa e merece ter um apetrecho desses para atender vários setores empresariais e mesmo para preparar as donas de casa dos bairros nas artes de panificação, economia doméstica, maquiagem, corte, costura, bordado, cabelos, unhas e penteados, entre outras. Nova Secretaria É dada como certa a criação da Secretaria Especial da Mulher em Toledo. Beto Luniti sempre apregoou que esta área estava desprovida e que sua preocupação era grande. E foi graças ao contingente eleitoral feminino que ele alcançou sucesso nas eleições. Outra pasta que poderá ser ativada será a da Segurança, passando a ter status privilegiado.

Café da Adhonep A Adhonep - Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno -, promove neste sábado (27), um café da manhã empresarial. O evento vai acontecer no Hotel Maestro Executive, a partir das 7h30, e tem como missão passar aos participantes, a vida com crescimento econômico e pessoal baseado no equilíbrio e nos princípios éticos e saudáveis. Objetivos A vice-coordenadora do evento, Eliane Altenhofen, destaca que a Adhonep promove esses encontros para compartilhar momentos de alegria e conquista com os amigos. “O café da manhã é apenas uma motivação para que os amigos se reúnam e possam falar de coisas boas, trocar vivencias e promover a aproximação com os princípios de uma vida saudável e plena”, destaca. Eliane lembra que nos tempos modernos e agitados que o mundo vive, as prioridades e as verdadeiras necessidades das pessoas vão ficando de lado. Sobre a Adhonep “Muitas pessoas conquistam o sucesso econômico, a estabilidade tão sonhada, mas ainda possuem um vazio existencial, ou até mesmo um esgotamento por tanto esforço. A própria gratidão pela vida e a celebração das conquistas oportunizadas por Deus vão perdendo espaço”, resume, lembrando que o encontro serve como um incentivo a essas práticas saudáveis e vitais. Eliane relata também que os valores da família e a valorização do próprio ser humano são ações fundamentais para a Adhonep. O café da manhã será aberto aos interessados, e os convites podem ser adquiridos pelo fone 9971-0186. Caixa A Caixa Econômica Federal vai inaugurar nesta sexta-feira (26) mais uma agência em Toledo, dentro do projeto de 608 novas unidades em todo o país, ainda em 2012. O banco é parceiro dos principais Programas Federais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. A rede do banco é composta, atualmente, em todo o país, por 3.050 agências (463 com Penhor), sendo 612 postos de atendimento bancário; 11.431 casas lotéricas; 19 unidades móveis; 25.411 correspondentes Caixa Aqui e 21.477 pontos de auto-atendimento. Arrocho O governador Beto Richa determinou arrocho geral para todas secretarias e departamentos a fim de conseguir uma economia de 20% nas despesas gerais. Papel higiênico, cafezinho, diárias, clipes, esferográficas, ligações interurbanas e quejandos vão ser cortados até o dia 31 de dezembro. Talvez até alguns aspones percam a mamata. Elton Fomos lembrados de que o pé quente Elton Welter também ganhou a eleição em Guaíra com o Fabian Vendruscolo, que havia sido o primeiro prefeito do PT e perdera a última eleição para o Manoel Kuba. Encontro Missionário Centenas de seminaristas e missionários de toda a região estão reunidos no salão do Sindicatos dos Comerciários de Toledo para o Encontro Missionário que é realizado todos os anos, em promoção conjunta da Igreja Evangélica Livre com as demais denominações evangélicas da cidade.

DILCEU SPERAFICO Deputado Federal

O aeroporto regional e o desenvolvimento do Oeste do Paraná Foi com grande satisfação que participamos, no dia 10 de outubro, e questões ambientais, para a execução da obra. da retomada da luta pelo Aeroporto Regional do Oeste, empreendimenRelevante foi também constatar que a agência já conhece a realidato fundamental ao desenvolvimento econômico e humano da região. de das limitações dos serviços da aviação civil oferecidos ao Oeste do Na economia globalizada e competitiva e no Brasil de dimensões Paraná. continentais, que está ampliando o acesso da população ao turismo, Para reverter esse quadro, o governo estadual se dispõe a participar o transporte aéreo, seja de cargas ou de passageiros, é recurso funda- do empreendimento e órgão de renome, como o Instituto Tecnológico mental para qualquer projeto de crescimento regional. de Aeronáutica (Ita), realizará levantamento técnico, que irá fundamenNão propomos a desativação e defendemos a contitar e viabilizar o projeto. nuidade de melhorias nas pistas de Cascavel e Toledo, O instituto já está encarregado de estudos de viabimas consideramos o aeródromo de maior parte, como lidade de construção de novos aeroportos e ampliação conquista vital à expansão dos setores agroindustrial e Na economia globalizada de pistas já existentes, em todo o País, dentro do projeturístico do Oeste, com conseqüente melhoria da qualito de expansão da aviação comercial. e competitiva e no dade de vida de toda a população. Essa informação demonstra que retomamos as negoBrasil de dimensões Foi com essa visão que nos integramos à comitiva ciações no momento oportuno, o que aumenta nossas continentais, que está que foi à Brasília tratar do Aeroporto Regional do Oeste, ampliando o acesso da possibilidades de sucesso. com resultados que consideramos promissores. O otimismo dividimos com todos os integrantes da população ao turismo, comitiva, Afinal, ouvimos diretamente da diretora de Infra-eso secretário de Estado de Infraestrutura e Loo transporte aéreo, trutura Aeroportuária Civil da Agência Nacional de Aviagística, José Richa Filho; o colega deputado federal Eduseja de cargas ou de ardo Sciarra; o prefeito de Toledo e presidente da Assoção Civil (Anac), Fabiana Todesco, detalhes do planejapassageiros, é recurso ciação dos Municípios do Oeste do Paraná, José Carlos mento de ampliação e melhoria dos serviços de aviação fundamental para comercial em todo o País. Schiavinato; o presidente da Federação das Associaqualquer projeto de Ela nos revelou que, dentro desse programa, o goverções Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, crescimento regional Rainer Zielasko; o presidente da Coordenadoria das Asno federal tem interesse em implantar estrutura aeroviária mais ampla e adequada no Oeste do Paraná, mas sociações Comerciais e Empresariais do Oeste do Parapara isso depende de novos estudos de demanda e de ná, Mário César Costenaro; o presidente da Associação potencial da atividade, para definição de investimento Comercial e Empresarial de Toledo, Edésio Reichert; e correspondente às necessidades e aspirações da região. o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cascavel, O importante, portanto, foi saber que a Anac reconhece a importân- José Torres Sobrinho. cia do Oeste no contexto aeroviário nacional e promete atender aos anJuntos mostramos a força econômica, a capacidade de mobilização seios da região. e a necessidade de novo aeroporto do Oeste, através de ações efetivas Com esse objetivo, disponibilizará recursos definidos por critérios ao longo de 12 anos, incluindo o projeto de engenharia da obra, orçada técnicos, levando em consideração condições da área disponibilizada em 150 milhões de reais.

EXPEDIENTE

Editora Viver Toledo Ltda. CNPJ 10.995.596/0001-60 Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila Industrial CEP 85904-450 Toledo - PR Fones: (45) 3054-0444 - 3054-0333 vivertoledo@vivertoledo.com.br

Diretor e Editor Wanderley Graeff wanderley@vivertoledo.com.br

Jairo Eduardo

O “grito” do silêncio na UTI Tragédia “raptou” a voz do radialista Valdomiro Cantini O programa “Fantástico”, da rede Globo, pôs no ar, no último domingo, um quadro intrigante. Primeiro apresentou um sujeito como adivinho. Após inúmeras “adivinhações” ao entrevistar as pessoas, revelou-se que o tal homem sabia de tudo da vida alheia não por adivinhação, mas por ler o que elas publicaram sobre si próprias em redes sociais como o Facebook e o Twitter. Da mesma forma, a presente reportagem foi construída tendo como única fonte uma conta bem específica do Twitter. Faz dez dias que uma das vozes mais marcantes do rádio local silenciou. Valdomiro Cantini não fala mais na CBN desde que o filho, Fabiano, foi transportado em estado grave da rodovia 180 até a UTI do HU. Comunicador nato, hábil na palavra falada, elogiado por uns, odiado por outros, Cantini desapareceu da emissora de rádio. A garganta da voz grave e modulada, deu lugar aos dedos que digitam no Twitter. Por ali, mesmo sem entrevistá-lo, adentra-se no eu profundo de um ser humano angustiado. Aqui, três postagens recentes do radialista na rede: “Dr. Paulo Garrilio, neuro, nos impressiona fortemente com seu realismo. Dói muito saber do estado neurológico do meu filho. Mas ele vencerá”./ “Nunca imaginei que um simples piscar de olhos de um filho nos desse tamanha alegria”/”Na espera da mais bela notícia, que o menino acordou do coma. Sete dias de aflição, angústia e dor”. As postagens também apresentam a rotina da família na UTI. Como o revezamento do radialista e a esposa Vania no hospital, a solidariedade dos amigos, visitas de autoridades. “Gostaria muito de voltar amanhã à CBN, mas não posso”, escreveu ele. Pai é assim. Mãe também. Sabe que nada pode alterar com sua presença ali. Mas não abandona o posto. Em tempo: Gente má, vozes que parecem vir do inferno, publicam impropriedades na internet que sugerem comemorar o fato horrendo. Estima-se que os pais do “menino” nunca precisem ler aquelas letras diabólicas. O ódio humano não tem limites nem no absurdo, nem na barbárie.

Editorial Quando as principais estrelas de um time de futebol brigam em campo, a pancadaria vai para as arquibancadas. Dali, vai para as ruas, e se torna incontrolável. É assim na eleição. Implora-se que os candidatos habilitados para o segundo turno retomem as rédeas da campanha das mãos dos talibãs e xiitas. Urna não combina com tiro, agressão, calúnia. Urnas devem exprimir somente acidadania, a democracia e a civilidade.

Mão inchada Convencido de que a eleição poderá ser disputada urna a urna, voto a voto, o candidato à reeleição se auto-impôs uma meta arrojada, que está sendo cumprida à risca desde a semana passada: irá apertar 1.500 mãos por dia. Para tanto, Edgar tem feito campanha 18 horas por dia. Opostos Beto Richa veio a Cascavel para anunciar a polícia pacificadora na região Norte. E põe todo seu peso político na eleição local. O mesmo tratamento o oponente não vem recebendo de aliados do Planalto. É uma novela sem fim a gravação do apoio de Dilma ao professor Lemos. Falou e Disse “Julgam o Tufão porque ele é traído, fazem brincadeira. Burro, bobo. Mas deve ter tanto Tufão por aí!” (Murilo Benício, o “Tufão”, da novela Avenida Brasil, no “Globo Repórter”) Carta do leitor “Prezado editor: Tenho que reconhecer que você tem procurado se manter imparcial no atual pleito municipal. Normalmente os órgãos de imprensa, em todo o mundo, acabam declarando apoio explícito a determinado candidato, sobretudo nas eleições majoritárias como é o nosso caso no momento. Do ponto de vista da ética jornalística a isenção é sempre louvável” (José Alberto Dietrich Filho, advogado e jornalista)

Gerência Administrativa Luciane Graeff lucianegraeff@hotmail.com

Assinaturas

Karin Alessandra Graeff

Equipe Karine Graeff Wanderley Graeff Jr. Diagramação Lidio Ricardo


Toledo/PR • 26 de outubro a 01 de novembro de 2012

03

CIDADE

Transição do governo municipal começa dia 29 O processo de transição do governo municipal de Toledo, já tem data para começar. Será na próxima segunda-feira, dia 29, quando acontece a primeira reunião oficial. O atual prefeito, José Carlos Schiavinato e o prefeito eleito, Beto Lunitti, já estiveram reunidos informalmente no último dia 11, quando ambos designaram os seus representantes para integrar a comissão de transição. O processo de transição governamental caracteriza-se, sobretudo, por propiciar condições para que o chefe do Poder Executivo em término de mandato possa informar ao prefeito eleito sobre as ações, projetos e programas em andamento, visando dar continuidade à gestão pública, e ao prefeito eleito, antes da sua posse, possa conhecer, avaliar e receber do atual gestor todos os dados e informações necessários

Caravana da Poesia Chega a Toledo na próxima semana Na próxima quarta-feira, dia 31, acontece em Toledo a Caravana da Poesia. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e Núcleos Regionais da Educação, tem o objetivo de incentivar a leitura nas escolas da rede estadual de ensino. Até o final do ano, a caravana percorrerá cerca de 3,5mil quilômetros levando apresentações culturais, oficinas e palestras às escolas dos Núcleos Regionais de Educação em todo o Paraná. Em Toledo, o ônibus da Caravana estará no Auditório da Universidade Paranaense – Unipar, onde haverá o Cerimonial de Abertura, marcado para às 09h00. A partir deste horário, o público está convidado a prestigiar apresentações culturais, artísticas e literárias dos alunos das escolas da região. Já no período da tarde, o Colégio Estadual Dario Vellozo receberá diversas oficinas voltadas a professores e alunos. As oficinas terão início às 13h30, com previsão de término às 15h30. Serão 12 oficinas, nas áreas de música, cartoon, literatura, dramatização, expressão corporal, criação, ilustração, fotografia, entre outras.

O prefeito eleito, Beto Lunitti, tomará conhecimento do andamento do município na próxima segunda-feira

à elaboração e implementação do programa do novo governo. Após a instalação da equipe de transição o próximo passo é o futuro governo tomar conhecimento sobre as decisões tomadas que possam ter repercussão para o futuro do município, conhecer os ór-

gãos e entidades com os quais o município tem maior interação, em especial daqueles que integram outros entes federativos, organizações não governamentais e organismos internacionais; conhecer as principais ações, projetos e programas, elaborados pelos órgãos e en-

tidades durante a gestão em curso, além de saber também sobre os estoques de suprimentos de todos os departamentos e as licitações em curso, entre outras informações. Ao todo 12 pessoas estarão envolvidas no processo de transição que começa oficialmente no dia 29, às 9h00, no Paço Municipal Alcides Donin. O prefeito eleito, Beto Lunitti disse que a expectativa é positiva em relação ao processo de transição. “Vivemos numa sociedade republicana. Acreditamos que o diálogo entre as equipes será tranquilo e os encaminhamentos que se fizerem necessários, ainda na gestão do atual prefeito José Carlos Schiavinato serão feitos, pois ambos temos um compromisso com a gente de Toledo, amamos nosso município e queremos o melhor para o futuro de todos que aqui vivem”, disse o prefeito eleito, Beto Lunitti.

Parque das Águas passa por manutenção

Prati-Donaduzzi busca conscientizar mulheres sobre prevenção do câncer A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi está provendo desde o começo da semana uma campanha interna alusiva à Campanha Mundial Outubro Rosa. A medida visa chamar a atenção das colaboradoras para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo uterino. As atividades de conscientização iniciaram na segunda-feira (22) e encerram neste sábado (27). Todos os dias estão sendo realizados exames de mamografia e o preventivo de câncer de colo uterino para as mulheres que trabalham na empresa e esposas de colaboradores. Além disso, estão sendo realizadas palestras sobre prevenção do câncer e violência contra mulher; sorteio de brindes e distribuição do Laço Rosa, símbolo da campanha. A ação é realizada pelos setores Responsabilidade Social, Universidade Corporativa – Uniprati e Saúde Assistencial e Ocupacional – Sesmt. A Prati-Donaduzzi é uma empresa que se preocupa com a saúde da mulher. Por isso, oferece durante todo o ano às mulheres com mais de 35 anos mamografias anuais e o exame preventivo de câncer do colo uterino. Outubro Rosa O movimento popular Outu-

Prati-Donaduzzi está promovendo ações do Outubro Rosa

bro Rosa é celebrado em todo o mundo e tem como símbolo o laço rosa, que representa mundialmente a luta contra o câncer de mama e incentiva a participação da população, empresas e entidades. A mobilização iniciou nos Estados Unidos, onde várias cidades realizavam ações isoladas referente ao câncer de mama no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. Desde então, diversos monumentos passaram a ser iluminados de rosa durante o período da campanha.

Mostra Fotográfica expõe trabalhos de fotógrafos toledanos no Teatro

O Parque das Águas passa por manutenção para em breve reabrir ao público

Um dos mais belos e completos espaços de lazer dos toledanos, o Parque Temático das Águas, está sendo preparado para a temporada verão 2012/2013. O local está passando por alguns serviços de manutenção preventiva e pequenos reparos, para em breve atender a população. Segundo o diretor do parque, Manoel Rosa de Lima, o “Lila”, os trabalhos visam dar

todas as condições de uso para os freqüentadores. “Sempre é preciso alguns ajustes e pequenos consertos para que tudo funcione a contento”, explicou. Lila também afirmou que ainda não está definida a data para a reabertura do espaço. “Apesar dos dias já estarem mais quentes, a água ainda é muito gelada. Porém, assim que os preparativos estiverem em dia, nós divulgaremos o

reinício das atividades com os banhistas”, finalizou. O complexo, inaugurado em dezembro de 2009, conta com piscinas para crianças e adultos, córrego lento, toboágua, tobobóia, quiosques e sombreiro. Além destes atrativos, possui espaço administrativo para cadastro de usuários, sala para realização de exames médicos, recepção, depósito de materiais, vestiários e banheiros.

Projeto Hora do Conto visa despertar o interesse pela leitura Aconteceu na semana passada na Biblioteca Pública da Vila Pioneiro – Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, o Projeto “Hora do Conto”, que é de-

senvolvido há vários anos pela entidade, e atinge as escolas circunvizinhas e a UEI Professora Iraci. O projeto envolveu cerca de 150 crianças. A assistente em biblioteca, Silvia Moreira Corrêa da Cruz contou a história Os sete corvos, dos Irmãos Grimm. Para finalizar a atividade, as crianças con-

feccionaram um pássaro e receberam um marca-página. O projeto tem como objetivo despertar o gosto pela leitura por meio do encantamento e, consequentemente, aumentar o número de leitores. Na próxima quarta-feira (31), o projeto segue com as crianças na Biblioteca do Jardim Panorama.

Mostra ficará aberta até o dia 02 no hall do Teatro Municipal, com trabalhos de 23 fotógrafos toledanos

Editorial de moda, cenas de casamento, arquitetura, espaços públicos de Toledo, paisagens e pontos turísticos do Brasil e do mundo. Assim é constituída a 2ª Mostra de Fotografia de Toledo, que contempla 50 trabalhos de 23 fotógrafos toledanos. As obras estão expostas no hall do Teatro Municipal até o dia 2 de novembro, com entrada franca. O objetivo da Mostra, como destaca a secretária da Cultura de Toledo, Rosangela Reche, é valorizar, incentivar e divulgar os trabalhos fotográficos de Toledo. “O interessante na Mostra é poder compartilhar esse trabalho, não só com a população, mas com outros profissionais da arte. A Mostra tem como característica a expressão cultural, visando à valorização, o incentivo e a divulgação dos trabalhos”. Cada um dos nomes que participam da exposição usa a fotografia de forma completamente diferente, seja na técnica ou nos temas que abordam. Um ponto interessante da exposição, como aponta a secretária, é que cada fotógrafo tem um estilo e isso pode ser verificado na Mostra. “O tema é livre. Cada um pode trabalhar

dentro do seu contexto. O mais interessante na Mostra é que ela valoriza o estilo de cada artista. Cada um procura levar o melhor que sabe fazer, expondo o melhor da sua arte”, explicou a secretária. Para a estudante de Publicidade e Propaganda, Jessica Moraes, a fotografia mostra a essência do momento. “Os fotógrafos, sejam profissionais ou amadores, conseguem registrar o momento e eternizá-lo. Todas as obras apresentam uma perspectiva e um significado único, mesmo aqueles objetivos registrados em ângulos diferentes”, comenta a estudante, sinalizando para dois retratos do famoso ponto turístico francês, a Torre Eiffel. Os registros são de Elisa Ferrer e Vinícius Moraes. Além da foto da torre francesa, entre os trabalhos à mostra na exposição estão registros do Parque Ecológico Diva Paim Barth; o ponto turístico mais famoso do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar; fotos de trabalhadores e casais em momentos mais marcantes da vida, o casamento e um dos lugares mais visitados do mundo, a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.


06

Toledo/PR • 26 de outubro a 01 de novembro de 2012

ESPECIAL


Toledo/PR • 26 de outubro a 01 de novembro de 2012

ESPECIAL

05


06

Toledo/PR • 26 de outubro a 01 de novembro de 2012

VIVER BEM “Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.” (Machado de Assis)

Mayara Martan

Osteopatia e Kinesio Taping em foco O Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual – IDOT, através dos fisioterapeutas Eder Lopes e Cristian Alberto Ueda, realizou nos dias 11 e 12 palestra e curso sobre Osteopatia, com o tema “Osteopatia: um novo conceito” no auditório da Acit. O curso foi ministrado pelo fisioterapeuta Danilo Ninello e foi direcionado aos profissionais da área e acadêmicos do curso de fisioterapia e afins. Danilo explicou que a osteopatia é um modelo de pensamento de diagnóstico e tratamento que surgiu por volta de 1900 nos EUA. Osteopatia e Kinesio Taping em foco II E esse modelo utiliza todo um raciocínio que busca a causa da doença. “A partir dessa busca foram criadas técnicas manuais para então proporcionar a cura do seu paciente”, explica ele. Ele afirma que a osteopatia, ao contrário do que as pessoas pensam, não é um tratamento complementar e sim um tratamento alternativo. “A diferença é que quando você pensa em um técnica ou complemento complementar você pensa que ele vem somar dentro da medicina convencional. A osteopatia vem como uma visão diferenciada do paciente, testes específicos, e a partir da sua avaliação, vivência, da sua análise do paciente, você vai escolher as técnicas adequadas para tratar o paciente”, afirma ele. Uma “idosa nova” Apesar de possuir mais de 100 anos, no Brasil a osteopatia é relativamente nova no país. As primeiras pessoas que chegaram no país com a osteopatia, os espanhóis da escola de Madri, se instalaram há mais ou menos 15 anos aqui. “De lá pra cá houve um crescimento muito grande e o número de adeptos vem crescendo e também do número de osteopatas. Eu sou de uma escola que já formou mais de três mil alunos”, ressalta Danilo. É importante saber que, por lei, a osteopatia é um ramo da fisioterapia e, através de encaminhamento, é que ela é indicada. Uma “idosa nova” II “É uma questão de trabalho em conjunto com médicos da medicina clássica e osteopatas, pois a doença pode estar em diversas áreas, seja ela nutricional, postural, numa alteração de um tecido que não funciona bem, ou músculo que se rompeu ou que está em uma má posição, entre outros”, afirma ele. O que acontece é que a osteopatia não se utiliza de técnicas tão invasivas para tratar esse paciente. O tratamento não é caro, segundo Danilo, visto que trabalha com poucas sessões, dependendo do problema. “O trata-

BRUNO RADUNZ

Bruno Marcos Radunz é escritor, administrador de empresas e presidente da Academia de Letras de Toledo.

Aula de Direito Uma manhã, quando nosso ra do professor, que sempre foi novo professor de “Introdução ao uma pessoa tranquila em sala de Direito” entrou na sala, a primei- aula. ra coisa que fez foi perguntar o Porém, seguíamos respondendo: nome a um aluno que estava sen- Para salvaguardar os direitos tado na primeira fila: humanos... - Como te chamas? - Bem, que mais? - perguntava - Chamo-me João Carlos, se- o professor. nhor. - Para diferençar o certo do er- Saia de minha aula e não que- rado... Para premiar a quem faz o ro que voltes nunca mais! - gritou bem... o desagradável professor. - Ok, não está mal, porém... João Carlos estava desconcer- Respondam a esta pergunta: tado, pois afinal de contas não ha-Agi corretamente ao expulsar via feito nada errado. Quando deu João da sala de aula?... de si, levantou-se Todos ficaram rapidamente, recalados, ninguém colheu suas coirespondeu, um sas e saiu da sala. silêncio sombrio Você, caro leitor, Todos estavam astomou conta da você é bom em sustados e indigsala. tomar decisões? Se nados, porém nin- Quero uma a sua resposta for resposta decidiguém falou nada. - Agora sim! - sim, ótimo. O mundo da e unânime! perguntou o pro- realmente precisa de - Não! - responfessor - para que demos todos a pessoas como você. uma só voz. servem as leis?... Seguíamos as- Poderia dizersustados, porém -se que cometi pouco a pouco couma injustiça? meçamos a responder à sua per- Sim! gunta: - E por que ninguém fez nada a - Para que haja uma ordem em respeito? Para que queremos leis nossa sociedade, disse um dos e regras se não dispomos da vonpresentes. tade necessária para praticá-las? - Não! - respondia o professor. Cada um de vocês tem a obriga- Para cumpri-las, disse outro. ção de reclamar quando presen- Não! ciar uma injustiça. Todos. Não vol- Para que as pessoas erradas tem a ficar calados, nunca mais! paguem por seus atos. - Vá buscar o João Carlos - disse, - Não! olhando-me fixamente. - Será que ninguém sabe resNaquele dia recebi a lição mais ponder a esta pergunta? prática no meu curso de Direito. - Para que haja justiça - falou tiQuando não defendemos nosmidamente uma garota. sos direitos perdemos a dignida- Até que enfim! É isso... Para de e a dignidade não se negocia. que haja justiça. (Texto recebido do amigo e proE agora, para que serve a jus- fessor José Carlos Bortolotti) tiça? *Bruno Marcos Radunz é admiTodos come��avam a ficar inco- nistrador de empresas, palestranmodados pela atitude tão grossei- te e escritor.

mento em média com a osteopatia está em torno de R$ 100,00 a R$ 150,00 por sessão. Se você pensar nos procedimentos e custo de exames particulares o valor não é caro. Até porque você precisa pensar no custo benefício, e esse é grande”, complementa. Análises de quem trabalha O Osteopata Eder Lopes, da Idot, afirma que hoje em dia ele é muito bem recebido nas clínicas para explicar a respeito, o que não acontecia há alguns anos atrás. “Os fisioterapeutas querem conhecer as técnicas e os efeitos nos pacientes. A escola Idot vem para especializar os fisioterapeutas nesta área e trazer novos caminhos de cura aos pacientes”, explica Eder. O fisioterapeuta Cristian Alberto Ueda, também organizador do evento, afirma que a osteopatia tem sido muito bem aceita pelos pacientes em Toledo. (Na foto, Cristian, Danilo e Eder). Análises de quem trabalha II “Eu trabalho tanto com a medicina clássica quanto com a osteopatia, e sempre buscando uma forma de melhorar a qualidade dos tratamentos para os pacientes. E eu encontrei isso na osteopatia, que é minha grande paixão hoje. A partir dela nós analisamos o paciente como um todo e não apenas nas suas le-

LAMARTINE BRAGA CÔRTES

Primeiro dentista, vice-prefeito na gestão 1973-1976, Lamartine conta detalhes de sua chegada a Toledo, em 1955, extraídos do livro de crônicas “As Histórias e estórias do Tigrão da Lapa”.

Como era Toledo em 1955 Personalidades do início da cidade

adquiriram chácaras perto da cidaO pessoal do Duque Hotel, vindo de, cultivando frutas e verduras. de diferentes regiões do Brasil, Numa segunda etapa instalaram sempre tinha alguma coisa para oficina mecânica, bicicletaria, cocontar, sobre os costumes, histómércio e atividades diversas, fundarias e lendas. ram um clube esportivo e cultural, o Eu achava interessante como o Ceato. Brasil era rico, e aqueles que vinham Na década de 1960 chegaram a para Toledo estavam procurando um Toledo os primeiros médicos deslugar para trabalhar e “fazer o futucendentes de japoneses, Dr. Torao ro”, sem ter ideia de que seria muito Takada e Jorge Okano, que fundaram melhor do que se pudesse imaginar. o Hospital bom Jesus. Japoneses em Toledo Haroldo Hamilton Foi durante aquele tempo que esNo dia em que o Fabiano e eu fotive residindo no Duque Hotel que mos marcar sua passagem com o certo dia lá esteve hospedado um Perin na agência da Cia. Cruzeiro do grupo de japoneses e dentre eles Sul, encontramos o Haroldo Hamilum que se destacava e que parecia ton, que nos convidou para ir a casa ser o líder. dele, que a Olga já sabia que nós esDepois ficamos sabendo por altávamos aqui. guém da Maripá que eles estavam O Haroldo e a Olga nos receberam comprando terras onde mais tarde festivamente, tínhamos parentes em estabeleceram a “Colônia Sol Nascomum: tia Silvia Braga Munhoz da cente”, na estrada para São Luiz. Rocha, viúva de tio Caetano Munhoz Todos no hotel comentavam como da Rocha (pai do Bento, médico, foi era boa a vinda de colonos japosócio da firma Rocha & Cia., prefeito neses, porque sabíamos que eram de Paranaguá, demuito trabalhadoputado, secretário res, conheciam da fazenda e presitodos os segredos dente do estado de da agricultura, e o Os japoneses já 1920 a 1928). Willy Barth estava Cunhado do gov. contente, torcencultivavam a soja Bento Munhoz da do para que eles se instalassem em muito usada em sua Rocha (o “rochiToledo. alimentação, antes nha”), o pai da ex-ministro Um comentário dela ser conhecida e Olga, Aramis Athayde interessante de funcionário da Ma- plantada de maneira era enteado de tia Silvia. Minha tia ripá que nos relatou intensiva em todo teve 12 filhos e tio que um membro da o Brasil com a Caetano tinha mais comitiva sempre 10 de dois casapegava um pouco mecanização de mentos anteriores, de terra de alguns nossa agricultura com o Bento inclulugares colocava na ído. boca e fazia sinal Estávamos apreafirmativo com a sentados. O Harolcabeça, dizendo:do foi aluno da escola naval, no Rio -“Bom, muito bom, né”? de Janeiro, depois em Curitiba curCom a sabedoria e prática milenar sou direito na Universidade Federal. de seu povo fazia o teste para ver se Acabamos jantando na casa do a terra era fértil, se era própria para Haroldo, a Olga estava contente, nos o que pretediam plantar. recebeu com um belo jantar (eles tiOs japoneses já cultivavam a soja nham uma excelente cozinheira, que muito usada em sua alimentação, trouxeram do Rio de Janeiro, a Lourantes dela ser conhecida e plantades, que quando foi embora deixou da de maneira intensiva em todo o saudades). Brasil com a mecanização de nossa Depois que o Fabiano voltou para agricultura. Curitiba, eu jantei com eles inúmeA primeira família de japoneses ras vezes, tendo como companheique veio a Toledo foi a de Kenzo ro o Hasdrubal Meng, gerente do Takemori, em 1957, que inicialmente Banco do Bstado, sempre com reitrabalhou com lavoura de hortaliças terados convites do Haroldo, e nós e depois montou com os filhos uma tínhamos a cara de pau, pois os janoficina mecânica e de torno, onde a tares eram 5 estrelas e os anfitriões família trabalhou por muitos anos e eram perfeitos. ainda funciona na Avenida Maripá. Houve uma época que o Haroldo O senhor Takemori nasceu em Hitirou umas prolongadas “férias”, e roshima e veio ao Brasil em 1930 quem atendeu no cartório foi o Sylestabalecendo-se em São Paulo, vio Sebastiani, boa praça, amigo trabalhando em fazendas de café. do Haroldo de Curitiba, com quem Quando veio para Toledo já estava fiz logo amizade, mas quando o casado e com filhos. Sua cidade Haroldo reassumiu o cartório ele natal, Hiroshima fora destruída, asvoltou para Curitiba, e aqui deixou sim como Nagazaki, pelas bombas muitos amigos. atômicas ao final da segunda guerra Meu consultório demorou 30 dias mundial. para chegar, e durante todos esses Os Takemori foram seguidos pelos dias eu passava o tempo no quarto Aoki, Ogaki, Nakamura, Uemura e do hotel, lendo, escrevendo para Sato, que foram os pioneiros. Dea Irene e papai, lendo, estudando, pois, vieram os Uemishi, Umetsu, Ilpensando, sonhando, com muita zima, Sukekawa, Hinamura, Sawada, saudade da Irene e de casa, mas Kawahara, Nabeyama e Hirose. feliz. A maioria inicialmente se instalou na “Colônia Sol Nascente”, na estrada para São Luiz do Oeste e alguns

sões” afirma Cristian. Ele complementa dizendo que o importante é chegar na causa do problema, e isso é o que tem trazido os ótimos resultados positivos com menos sessões. “Na fisioterapia clássica os pacientes chegam de 40 a 60 sessões e na osteopatia os pacientes tem melhora imediata após a sessão, sendo total ou parcial e chegam a oito sessões dependendo do grau das lesões. Não há comparação”, analisa o fisioterapeuta. A osteopatia é indicada em diversas patologias como lombalgia (dores na região lombar), ciatalgias (nervo ciático), cervicalgias (dores na região cervical), entre outras. Kinesio Taping A técnica surgiu no Japão em 1973 pelo quiroprata Kenzo Kase. Sempre as pessoas utilizaram bandagens rígidas, que limitavam o movimentos, meias compressivas, que tem um bom auxílio, porém limitam um pouco o corpo. “E esse japonês pensou em um material que pudesse auxiliar o tecido no seu funcionamento junto com o movimento. Ele se uniu a alguns engenheiros e criou um tecido muito semelhante a pele e através desse contato desse material com os tecidos superficiais ele consegue aumentar a circulação sanguínea nos tecidos superficiais e direcionar forças de tensão modificando algumas posição de articulação e músculos. Ou seja, ele pode prevenir e auxiliar um movimento dentro do esporte ou no paciente convencional”, afirma Danilo. Kinesio Taping II O profissional afirma que a popularização do Kinesio Taping foi durante as Olimpíadas de Pequim, em que as equipes já receberam o material e o treinamento para utilizar o produto. Danilo (foto) alerta que o uso indevido não causará problemas, mas também não trará soluções. “É preciso ter conhecimento da fisiologia do corpo, do seu funcionamento, para saber utilizá-lo e torná-lo uma ajuda e não um adereço. Além disso, é possível associá-lo a exercícios, outras terapias, trabalhando o nível físico, no pensamento do paciente, entre outros”, conclui Ninello.

D. FRANCISCO BACH Bispo da Diocese de Toledo

A irmã morte A Comemoração de Todos os Fiéis terra. A Igreja reza pelos falecidos, Defuntos, dia 2 de novembro, traz à pedindo que Deus lhes conceda o rememória da Comunidade cristã vápouso eterno, a participação do conrios mistérios: o mistério da morte, a vívio eterno com ele. comunhão solidária com os que nos A Comemoração de Todos os Fiéis precederam na fé, a lembrança dos Defuntos coloca toda a Igreja diante que caminharam conosco na peregrido mistério da morte. Ela é uma reanação terrena, tanto na comunidade lidade irreversível. Ninguém dela esfamiliar como na eclesial. O Dia de Ficapa. Contudo, qual o seu sentido? É nados leva as pessoas às suas raízes Jesus Cristo quem dá uma resposta. familiares, simbolizadas pela visita O Cristo ressuscitado venceu a moraos cemitérios. Dia de Finados é o te e garante que, após a morte, pode dia da saudade e o dia da esperança. seguir-se a vida feliz para sempre. Levar flores aos túmulos dos parenO que perpassa os textos litúrgicos tes parece uma obrigação de gratideste dia é a esperança da vida que dão e de reconhecimento. No fundo nasce da morte, a partir do mistério realiza-se um rito muito significativo. pascal de Cristo Jesus. Em Cristo JeAs flores simbolizam o jardim, o pasus abre-se uma nova perspectiva, raíso, a felicidade eterna que todos onde a morte já não é mais o fim desejam aos seus entes queridos. desesperador, mas a passagem para Depois que a pedra uma realidade nova do túmulo de Jesus de plenitude de vida Cristo foi removida, em Deus. A fé no o Cemitério pode Cristo ressuscitado Levar flores aos ser chamado de transforma a vida Campo Santo, Cam- túmulos dos parentes do cristão. A morte po da Paz, Jardim da parece uma obrigação já não é mais o fim Esperança. Já não é de todas as coisas. de gratidão e de mais o lugar fatídico Ela é, antes, uma reconhecimento. No porta, uma passado fim sem sentido, mas o lugar da esfundo realiza-se um gem para uma realiperança da vida em dade nova. O Cristo Cristo Jesus. Este rito muito significativo. vivo garante a vida encontro com as As flores simbolizam para sempre (cf. raízes da vida, com 19,1.23-27a; Rm o jardim, o paraíso, a Jó os antepassados, 5,5-11; Jo 6,37-40). felicidade eterna que A morte será elimidesperta em nós a perspectiva do futodos desejam aos nada definitivamenturo. É a esperança. te em Cristo Jesus seus entes queridos. (cf. Is 25,6a.7-9; Esperança da vida, ressurreição e glóRm 8,14-23; Mt ria em Cristo Jesus. 25,31-46). A Igreja A reflexão acima vive a esperança da nos leva a fazer três considerações glória em Cristo Jesus (cf. Sb 3,1-9; na Comemoração de Todos os Fiéis Ap 21,1-5a.6b-7; Mt 5,1-12). Defuntos. Primeiramente, somos graO prefácio da liturgia eucarística do tos ao Senhor Deus pelas maravilhas dia clarifica o mistério pascal que maque realizou, por sua graça, nos que nifesta-se na Comemoração de Todos nos precederam na fé. Não apenas os Fiéis Defuntos: “Nele brilhou para nos santos canonizados, mas nos nós a esperança da feliz ressurreição. santos que conviveram conosco na Para os que creem em Cristo a vida família, na sociedade ou na Igreja. não é tirada, mas transformada. E, Damos graças a Deus pelo que ele redesfeito o nosso corpo mortal, nos é alizou em nossos avós, pais, irmãos, dado, nos céus, um corpo imperecíparentes e amigos que já passaram vel”. Isso porque, “um por todos, ele deste mundo ao Pai. Depois, olhaaceitou morrer na cruz para nos livrar mos para eles como testemunhas a todos da morte. Entregou de boa da fé cristã. Eles nos precederam vontade a sua vida, para que pudésna fé. Aparecem como luzes a indisemos viver eternamente”. Assim, a car o caminho, como exemplos de morte do cristão transforma-se num fé, de amor e de fidelidade. Brota, despertar para a vida eterna feliz então, o desejo de imitá-los, de em Deus. Transforma-se, no dizer seguí-los no mesmo caminho. Finalde São Francisco de Assis, numa mente, a comunidade eclesial pede irmã, que, com carinho, nos toma a Deus que manifeste sua bondade pela mão para apresentar-nos ao e misericórdia para com os que já Pai, a fim de participarmos da feliterminaram o seu peregrinar nesta cidade eterna.


Toledo/PR • 26 de outubro a 01 de novembro de 2012

ESPORTES Amador - Oitava rodada segue com quatro jogos neste domingo Quatro jogos que foram adiados devido às chuvas do último final de semana acontecerão neste domingo (28) pelo Campeonato Amador. No Campo dos Amadores, o Coopagro, que ocupa a lanterna no Sub-20 e a sétima colocação nos amadores, recebe o Socedema, oitava do Sub-20 e déci-

mo nos amadores. O Comercial, que não faz boa campanha nas duas categorias (vice-lanterna no Sub-20 e lanterna nos amadores) receberá o Náutico, sétimo colocado na categoria preliminar e oitava no principal, no Jardim Gisele. Em Novo Sobradinho, o Penharol que realiza ótimas campanhas nas duas

Jiu Jitsu conquista bons resultados em competição em SC

2º “Cinquentão” de Futebol Sete tem início nesta sexta-feira

A academia Gracie Barra Sul/Red Lions/Rede Lux/Rodolfo Garcia de Toledo ficou com a segunda colocação geral na 3ª Copa Santa Catarina de Jiu Jitsu. Os atletas conquistaram 12 medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze. A competição aconteceu no último domingo, 21, no Ginásio do Colégio Marista, em Chapecó, Santa Catarina, e teve 11 representantes de Toledo. “Os atletas mostraram um jiu jitsu de altíssimo nível com técnicas refinadas e não tiveram muito trabalho para conquistar as medalhas”, ressaltou o treinador Rodolfo Garcia. Os lutadores campeões foram Rodolfo Garcia (pesadíssimo, faixa preta), Douglas Mellos (médio, faixa marrom), Klidson Abreu (super-pesado, faixa roxa) e Tiago Costa (meio pesado, faixa azul), que também conquistaram ouro no absoluto. Kleber Ramalho (pesadíssimo, faixa roxa) e Marsueli Frank Fenner (médio, juvenil, faixa verde) foram medalhistas de ouro em suas categorias e ainda obtiveram a segunda colocação no absoluto. Da faixa branca, Ângelo André (pena) e André Holtz (pena) ficaram em primeiro lugar nas suas categorias. Holtz ainda conquistou a medalha de bronze no absoluto. O atleta Mário Castello (leve, faixa branca) ficou com a segunda colocação tanto na categoria, como no absoluto, conquistando duas medalhas de prata. Ainda houve dois lutadores da faixa branca, Clodoaldo Valverde (pluma) e Rodolfo Oliveira que não subiram ao pódio, mas que fizeram boas lutas, vencendo as estreias. Os atletas agora se preparam para o Open Toledo que acontecerá no dia 18 de novembro.

Terá início nesta sexta (26), o 2º Campeonato Listão de Futebol Sete “Cinquentão”, do Toledão. O certame conta com a participação de seis equipes, e as rodadas acontecerão

categorias, sendo vice-líder no Sub-20 e líder nos amadores, receberá o São Paulo, sexto colocado no Sub-20 e terceiro nos amadores. Fechando a rodada, Santos e Panorama se enfrentam em Dois Irmãos. O Santos é líder no Sub-20 e vice-líder nos amadores, enquanto o Panorama ocupa a terceira posição no

às sextas-feiras. Na primeira rodada, as 19h, a equipe São Francisco Telhas e Tijolos encara a equipe Luckmann Contabilidade/Jelog Logística e Transportes. As 20h, Trans-

Sub-20 e a quinta nos amadores. A equipe do Maracanã folga nesta oitava rodada. No sábado (20), o Colorado recebeu o Ipiranga e venceu por 5 a 0 no sub-20 e empatou em 3 a 3 nos amadores. Os jogos do sub-20 acontecem as 15h e dos amadores as 16h45.

portadora Três Rios e Suprgasbras/Cabines Dalla Vechia irão se enfrentar. No jogo que finaliza a rodada, Cartório Barão enfrenta RC Esportes, as 21h.

A equipe Luckmann Contabilidade foi a campeã da primeira edição do “Cinquentão”

Rugby Feminino tenta arrecadar fundos O Clube de Rugby Feminino de Toledo (Harpias) está arrecadando fundos para participar de campeonatos para assegurar vaga ao brasileiro da modalidade. Para viabilizar a participação nas próximas duas etapas da Taça John Swan Seven’s, em Londrina nos dias 27 e 28 de outubro, e em Curitiba, nos dias 24 e 25 de novembro, as Harpias estão vendendo pizzas de bacon com milho, marguerita e calabresa ao valor de R$ 15,00. A equipe é a atual e primeira campeã da modalidade que foi incluída neste ano nas disputas dos Jogos Abertos do Paraná e já ganhou etapas do paranaense, além de ter sido campeã do Torneio Internacional de Rugby, há alguns meses, em Cascavel. Porém, apesar dos resultados posi-

As Harpias foram campeãs dos Jap´s 2012 tivos, a falta de verba dificulta a participação das Harpias em outros torneios da modalidade, que vem se difundindo com força em todo o país.

Os interessados em adquirir pizzas ou em patrocinar o rugby, podem entrar em contato nos telefones (45) 9954-0654, (45) 9953-2497 e (45) 9108-8854.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO PARANÁ COMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDO RUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do cartório de registro civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilitações para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documentos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

Relação de processos de casamentos Adecir Koprovski Alexandre Aparecido Nogueira Claudecir Ranzani Pachelli Eidy Aibara Toko Everton Luiz Dalpiaz Fernando Campeol de Oliveira Giliandro Queiroz de Souza Glauciano Scarton Jackson Luiz Albring Jeferson Rodrigo de Souza Marcelo Rodrigo Dries Marcelo Shigueo Kamio Moisés de Lima Paulo César Guedes Guerra Rafael Duarte Pinheiro Rayllan Paulo Gonçalves Amorim Roberto Sérgio Kloeckner Júnior Roni Maikel Bringhentti Sandro Adriano Chagas Sidnei Ramos da Silva

Andréia Jorge Cardoso Leila Cristiane dos Santos Tania Aparecida Dall Alba Débora Cristina da Motta Limberger Juliene Scortegagna Andréia Cristina da Silva Ana Paula Bueno da Silva Keile Josieli Niedermeier Vanessa Aparecida Antes Luana Flávia Jassnicher Ane Rosilene Schons Jéssica Fornazari dos Santos Dienifer Jaqueline Alves Borrer Elaine Terluk Ana Flávia Furlam Bevilaqua Sara de Oliveira Thomazi Andreia Henkel Daniele Alves Jaqueline Mari do Nascimento Juliana Uncini Sartoro

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e Comarca de Toledo-PR, aos 26 dias do mês de outubro de 2012. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Oficial

07

PITÁGORAS S. BARROS

Professor e bancário aposentado, ex-vereador e missionário pita_barros@yahoo.com.br

Assim foi temperado o aço (III) Tive a felicidade de estar, em drich, o Darciso Fritsch, o Aloisio 1973, ao lado do Ministro Mario An- Lunkes, o Germano Tomelin, a Madreazza, do governador Parigot de ria Dolores Dib (Lola), a Diva Zeni, a Souza e do prefeito Wilson Carlos Marilene Camargo, a Enê Genari, a Kuhn no momento da assinatura da Marilena Hofstaetter, a Tânia Adaordem para construção da BR-467, mes, o José Gobor, a irmã Luiza, o ligando-nos ao resto do mundo por Willibaldo, o dr. João Klein, a Maria via asfáltica. Estava lá em Curitiba e Helena Garicoix, a Jussanã, a Carsai na foto junto com aquelas auto- mem Dewes, a Agemir, a Nair Maridades e dos amigos Felipe Muraro ria e sua mãe Nair Weber Schimie Jaime Zeni. Coisas da vida em fun- dt, dona Alice Fabrício dos Santos ção da minha ligação umbilical com e tantos outros fazendo um trabalho elogiável. esta cidade. Por motivos também que fogem Por uma ironia do destino estive presente também na criação do a nossa compreensão, acabei assuprimeiro estabelecimento de ensi- mindo a vereança por quatro anos no superior, a Facitol, participando e ganhei mais fôlego para lutar pela como membro do Colegiado que cidade. E logo me incomodei com reunia muitas autoridades e lide- as condições precárias da parte suranças, ao lado do então bispo D. perior do imóvel alugado onde ainGeraldo Majella Agnello e do atual da hoje é o Sindicato Rural, enquanarcebispo de São Paulo, D. Odilo to a Prefeitura já funcionava em Scherer. Muitas lutas e empenhos seu prédio próprio. Foi outra batada comunidade foram coroados de lha para conseguirmos convencer ao prefeito de que êxitos. o Legislativo tinha Finalmente tídireito igual, mas nhamos uma faculdade e nossos Finalmente tínhamos vencemos com a disposição de nosjovens não preuma faculdade e so presidente Willicisavam mais se nossos jovens não baldo Feiten. deslocar até Curitiprecisavam mais se Peraí! Estou faba, Londrina, Ponta Grossa ou Ma- deslocar até Curitiba, zendo apologia de mim? Nadinha disringá para estudar. Londrina, Ponta so. Preciso testeDecidi com meu Grossa ou Maringá munhar o que foi grupo de amigos feito para registrar para estudar. a participar diregente que nem é tamente da polímais lembrada. tica local e meu Vou encerrar nome foi lançado para concorrer ao legislativo muni- contando que ainda brigamos pela cipal, mas houve outro grupo inco- instalação do restaurante para os modado com isso e lançou candi- funcionários da Coopagro (foi predatos em todos os setores que me ciso a intervenção do Ministério do apoiavam, e até meu pai, iludindo-o Trabalho, que mandou dois fiscais ao afiançar que ambos seríamos vi- a meu pedido), e pela criação do toriosos. Nenhum nem outro. Fica- Lago e Horto Municipal de Toledo, mos como suplentes. A motivação depois denominado de Diva Paim era porque eu não me curvaria ao Barth – uma das maiores benfeitoras de nossa comunidade. desmando de quem quer que fosse. Lembra-se como terminei o artiAssim - meio como um prêmio de consolação - indicaram-me para ser go anterior? Pois é! A Utes não tinha sede próo primeiro chefe do Núcleo Regional de Educação. Assumi e aprovei- pria, só um lote perdido por aí. Chatei o ensejo para, além de colocar mei o Davi Pereira, o Adair Perin e na equipe os melhores professores o Jacó Carlos Diel, os maiores líe funcionários dos colégios, criar deres estudantis da época, e me cursos de segundo grau em todos propus a brigar na Câmara pela os municípios que tinham carência, sede da entidade. Saiu a construmesmo contra as ordens da profes- ção que hoje está ali ao lado do sora Gilda Poli, secretária estadual da Lago, constrangida por ter abrigaEducação. Usei o subterfúgio de im- do vários incompetentes nas direplantar extensões e ganhei a parada. torias posteriores e por ter vários dos seus espaços loteados, venForam mais de vinte cursos médios. Não se admitiu em nosso tem- didos a preço vil para a iniciativa po injustiça a quem quer que fosse. privada. Ninguém sabe o porquê e Professores e demais servidores nem para que, muito menos o que encontraram as portas da nossa foi feito do dinheiro. Mas isso também faz parte do sala e de nosso coração abertas. Ali conosco estavam o Adolar Frie- tempero do aço.


04

Toledo/PR • 09 de março dede 2012 26 ade15outubro a 01 novembro de 2012

A noite somente com reservas (não válido para o Shopping)

Buffet Terça a sexta

R$ 13,00 Sábados

No Shopping Panambi Almoço semanal

Domingo (especial)

Fim de semana e jantar

R$ 15,00

R$ 11,00

R$ 18,00

R$ 14,50

3277-2728 Rua Rua Pedro Pedro dos dos Santos Santos

3378-1316 Shopping Panambi

Cine Panambi (45) 3378-4774 PROGRAMAÇÃO DE 26/10 a 01/11/2012 SALA 1 A ERA DO GELO 4 Animação, aventura. Dublado. Classificação indicativa: livre Sessões: sábado, domingo e quarta: 16h10 ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE Comédia. Classificação indicativa: 10 anos Sessões: diariamente 19h40 e 21h30 SALA 2 VALENTE Animação, aventura. Dublado. Classificação indicativa: livre Sessões: sábado domingo e quarta: 16h00 RESIDENT EVIL 5: RETRIBUIÇÃO Ação, terror, ficção científica. Dublado. Classificação indicativa: 14 anos Diariamente: 19h30 BUSCA IMPLACÁVEL 2 Ação, suspense. Dublado. Classificação indicativa: 14 anos Sessões: diariamente 21h20

Contagem regressiva para Prati-Donaduzzi realiza campanha de conscientização sobre descarte de medicamentos o Natal Luz Havan A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi realiza até o dia 31, uma campanha de conscientização sobre uso racional e descarte correto de medicamentos. A atividade faz parte

do PID – Programa de Inclusão Digital, projeto desenvolvido em parceria com a Fasul – Faculdade Sul Brasil voltado para adolescentes e jovens dos 14 aos 18 anos e que oferece

3252-2517 BR 467, KM 81 Sede Alvorada

aulas que incluem temas como desenvolvimento profissional, responsabilidade social e cidadania. Para a assistente social da Prati-Donaduzzi, Maria Rita Pozzebon, o projeto é mais uma importante ação de responsabilidade social da indústria. “Neste projeto focamos a conscientização ambiental e ações de cidadania, formamos os jovens e adolescentes para pensar na coletividade, no bem comum e em ações que beneficiem a comunidade em que vivem”, explica. A campanha de conscientização acontece através de uma parceria com os colégios estaduais Luiz Augusto Morais Rego, Dario Vellozo e Presidente Castelo Branco. Segundo o instrutor do PID, Thiago Bornioti, os colégios estão recebendo materiais educativos sobre uso racional de medicamentos e forma correta de

descartar. “Os alunos do PID são voluntários na ação e utilizam diversas formas para divulgar a campanha, além disso, eles exercitam as habilidades aprendidas durante o período do curso como organização, falar em público, relacionamento pessoal e trabalho comunitário”, explica. Pontos de coleta Após conhecerem os perigos da automedicação e do descarte incorreto de fármacos os alunos são orientados a levar os medicamentos até as farmácias que são parceiras do projeto. “Os pontos de coleta contam com área específica para realizar o descarte correto destes resíduos que posteriormente são recolhidos por empresa especializada”, explica. Como forma de incentivar a participação será sorteada uma bicicleta entre todos que levarem os medicamentos até as farmácias participantes.

Victor e Leo: atração está confirmada para o Natal Luz Havan em Toledo

A Havan de Toledo já iniciou a contagem regressiva para o Natal Luz Havan 2012. Em comemoração aos 26 anos de fundação da rede, o Natal Luz Havan será especial neste ano, com o espetáculo em Toledo. Para o evento, no dia 10 de novembro, a Havan escalou ninguém menos que a dupla de maior sucesso no universo sertanejo, Victor & Leo. Em Toledo, a expectativa é

de que o evento, que será gratuito, repita o sucesso das últimas edições, quando milhares de pessoas foram assistir aos espetáculos. Além do mega show principal com Victor & Leo, o público poderá acompanhar o acendimento de centenas de milhares de lâmpadas contornando a fachada da loja, promovendo um espetáculo de luzes. No mesmo dia também acontece a “Chegada do Papai Noel Havan”, quando o “Bom Velhinho” aparecerá trazendo sua mensagem de paz e esperança para o Natal. Um show de fogos de artifício encherá o céu com cor e brilho. Para completar o megaevento estão previstas, ainda, atrações regionais.


Jr.

Toledo/PR • outubro 24 de fevereiro 01 de março 2012 Toledo/PR • 26 de a 01 deanovembro de 2012

09

GERAL Eleições 2012

Eleitores de cinco municípios conhecem seus prefeitos no próximo domingo O resultado final do segundo turno das eleições para prefeito nos cinco municípios paranaenses deve ser conhecido até as 18h00 deste domingo (28). A avaliação é do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), tendo por base o tempo gasto na apuração realizada no primeiro turno, quando houve vários candidatos a prefeito e

também a vereador. Serão realizados segundo turno em Curitiba - disputa entre Ratinho Júnior (PSC) e Gustavo Fruet (PDT) -, Londrina - Marcelo Belinati (PP) e Alexandre Kireeff (PSD) -, Maringá - Carlos Roberto Pupin (PP) e Enio Verri (PT) -, Ponta Grossa - Marcelo Rangel (PPS) e Péricles de Mello (PT) - e Cascavel - Edgar

Bueno (PDT) e José Lemos (PT). O coordenador de comunicação do TRE-PR, Marden Machado, afirmou que a apuração será bastante rápida. “A expectativa é que a apuração seja bem mais rápida que a apuração do primeiro turno. Esperamos que por volta das 18h00 já esteja definido o quadro das eleições”, afirmou. Após a divulgação do resulta-

do das eleições neste domingo, começa o prazo para recursos finais. A diplomação de todos os candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 19 de dezembro, quando é encerrado o chamado processo eleitoral. Em Londrina a diplomação está marcada para o dia 17 de dezembro e em Curitiba ocorrerá no dia 18.

Promoção promete movimentar o comércio na Tríplice Fronteira Edgar Bueno e professor Lemos disputam o pleito em Cascavel

Assistentes sociais de Cascavel conhecem os Certis de Toledo Região da Tríplice Fronteira terá o Black Friday Cataratas: seis dias de promoção que vão variar de 20 a 70%

Aconteceu no final de semana em Foz do Iguaçu, o lançamento da Black Friday Cataratas. A mega liquidação será realizada de 29 de novembro a 04 de dezembro, nas três cidades da Região Trinacional Iguaçu: Foz do Iguaçu, Ciudad Del Este/PY e Puerto Iguazu/AR. O desconto da promoção será de 20 a 70%. O objetivo é movimentar a econômica da região trinacional num período que o comércio e a ocupação hoteleira está mais tranquila, mas que se aproxima da agitação das festas de fim de ano e recebimento do 13º salário.

Empresas de Foz do Iguaçu, como hotéis, agências de viagem, lojas de departamentos, serviços e lazer já aderiram ao evento. Na primeira edição, mais de 200 mil pessoas visitaram Ciudad Del Leste em busca dos descontos de 20 a 70%. O evento de vendas é promovido pela Câmara do Comércio de Tecnologia da Informação (CCTI) do Paraguai, que propôs uma liquidação integrada entre as 3 cidades de fronteira, visando beneficiar as comunidades para que todos possam comprar produtos característicos de cada país e ainda movimentar a economia do turismo de lazer, eventos e negócios. A Black Friday Cataratas já está nas mídias sociais e para saber quais lojas já estão participando, basta entrar no http:// www.bfcataratas.net/V1/ e http://www.facebook.com/BlackfridayCataratas

Coordenadores de assistência social do município de Cascavel vieram a Toledo na última sexta-feira (19), conhecer o sistema social de atenção ao idoso. Além de apreciarem os centros especializados, como as unidades dos CRAS, bem como os Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis), os assistentes sociais aproveitaram a ocasião para visitar alguns pontos turísticos, como o Parque Ecológico Diva Paim Barth, Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, Parque das Aves e Aquário Municipal. Acompanhados por um grupo de idosos, além da oportunidade turística, a vinda a Toledo foi um ensejo do grupo em conhecer o sistema e funcionamento de programas

30 de outubro Dia do Comerciário

SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE TOLEDO

O

voltados à atenção a terceira idade, como destacou a assistente social, Carin Savaris, coordenadora de uma das seis unidades do CRAS de Cascavel. “Toledo é referência para todo o estado em atenção ao idoso. Viemos ao município compreender o funcionamento dos programas assistenciais, a estrutura de lazer e saúde para a terceira idade”, explicou. “Queremos, para a próxima gestão em Cascavel, implantar centros com os mesmos propósitos e estruturas semelhantes aos Certis de Toledo”, comentou a coordenadora. Toledo é o segundo município do Paraná com Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis). Em Cascavel, a assistência social para idosos funciona através dos Centros de Assistência Social (CRAS), que contemplam seis unidades. Para a presidente do grupo de idosos que acompanharam as coordenadoras, Zélia Gasparotto, é uma esperança a implantação de uma unidade em Cascavel. “Há algum tempo estamos esperando um Certi em Cascavel. Já conhecia as unidades de Toledo e vemos como os idosos são valorizados no município”, ressaltou Zélia. “Aqui eles têm atenção básica em saúde, fisioterapia, lazer, recreação. Toledo é exemplo não só para a região Oeste, mas para todo o estado”, apontou a presidente.

espírito de luta e a determinação daqueles companheiros comerciários - que foram os primeiros a se indignarem contra a exploração dos patrões -, através de gerações, vem inspirando e renovando a luta dos trabalhadores comerciários em busca de novas conquistas, maiores salários e por melhores condições de trabalho e de vida. Apoiamos toda ação que traga benefícios reais para os trabalhadores da nossa categoria, pois, isso refletirá em prol do profissional e da qualidade de serviço prestado no comércio. Não compre aos domingos, hoje eles trabalham amanhã poderá ser você ou alguém que você goste.


10

Toledo/PR • 26 de outubro a 01 de novembro de 2012

SOCIAL

“Fé é o pássaro que sente a luz e canta quando a madrugada é ainda escura.” (Rabindranath Tagore)

ALEX DONEGA

alex@vivertoledo.com.br

Groove Society

Campeonato Paranaense

Pelo quinto ano consecutivo, a festa Groove Society, a mais esperada do ano, promete roubar a cena e levar um grande publico para o Olinda Park Hotel, em Toledo, no dia 1° de novembro, véspera de feriado. O evento reunirá atrações nacionais e de muito peso. Para se ter ideia da qualidade, Gui Boratto, Renato Ratier e Daniel Kuhnen deram um show dias atrás no Warung Tour, realizado em Amsterdan, na Holanda.

A equipe Sergio Ferrari Racing Team de Toledo está jorrando de alegria. No último domingo (21), seu piloto, o toledano Daniel Kaefer, tornou-se campeão do Paranaense de Marca. A prova foi disputada no autódromo de Cascavel. A prova de Cascavel definiu também os 10 classificados para o Campeonato Brasileiro de Marcas 1.6, que será disputado no dia 2 de dezembro, em Curitiba. Kaefer e sua equipe garantiram a primeira vaga. Parabéns!

Programação King’s Beverly e Rafael com o tesouro da família, Arthur Rafael Martignago. Joder fez esse lindo registro fotográfico

25/10-B12 Acústico 26/10-Andressa Rogoski II e Marquinhos com o melhor do Pop Rock.Entrada: R$ 5,00. A partir das 22:00Horas.

Colônia Penal Toledo discute implantação de Colônia Penal Agroindustrial. O terreno escolhido tem 18.230 m² e teria capacidade para receber 100 detentos em regime semiaberto. A nova unidade poderia receber presos de oito cidades, entre elas Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand, Formosa do Oeste e Toledo, desafogando a cadeia pública local. A Colônia Penal Agroindustrial seria a terceira instalada no Paraná. Atualmente apenas Piraquara e Guarapuava possuem esse tipo de unidade penal.

Marcia Leonel, Salete Dalllagnol, Gladis Stockmann, Eunice Cielo e Deise Hemmig durante Convenção Anual Faciap

Carro utilizado pela Equipe Sergio Ferrari Racing Team, que conquistou o Campeonato Paranaense A Nina Calçados inaugurou mais uma loja em Toledo. A quarta loja da família Malmann fica localizada na Rua dos Pioneiros próximo do semáforo.

Centro Comercial Catedral

Onde a elegância começa pelos pés

INAUGURAÇÃO NOVA LOJA

Rua dos Pioneiros, próximo ao semáforo

Tudo com 30% de desconto à vista TRÊS LOJAS EM TOLEDO Rua Barão do Rio Branco, 1291 Centro - 3252-0404 Rua Barão do Rio Branco, 1078 Centro 3252-0377 Avenida Tiradentes, 1090 Centro - 3252-04052

DE

240

,00*

*Consultar o regulamento.

POR:


Toledo/PR • 26 de outubro a 01 de novembro de 2012

11

SOCIAL MACIEL

maciel@anestezia.com

Eleições - 2º turno

A linda Bia Romano

As amigas Nathielly R. Zeuckner e Fernanda Honorato

A disputa pela prefeitura de Cascavel está acirradíssima, com empate técnico em várias pesquisas divulgadas, porém, com uma leve vantagem para o atual prefeito, Edgar Bueno, sobre o candidato Professor Lemos Já na capital, Curitiba, as pesquisas indicam folgada vantagem para o candidato Gustavo Fruet, algumas com até 16% sobre o candidato Ratinho Junior. Contudo, com base nos resultados das eleições no primeiro turno, onde as pesquisas erraram feio, puro vexame em algumas cidades, tendo Toledo como exemplo, não se pode confiar nelas, pois a suspeita de manipulação descarada foi denunciada em todos os cantos, mesmo considerando que, no caso de Curitiba, ser evidente tratar-se de uma cidade super conservadora.

A elegância e beleza de Gabriela Bressan

Groove Society Falta exatamente uma semana para a festa mais esperada do interior. Para este ano, que será a quinta edição, a organização preparou uma festa recheada de atrações de peso e uma estrutura que é novidade até para eventos na capital. A certeza de casa cheia e eminente uma vez que a marca de ingressos vendidos no ano passada já foi ultrapassada. Gente de todo o estado esta sendo esperada e a festa que mais reúne gente bonita, promete ser a melhor de todas

A bela família Wisniewsky, Nathyele, Claire e Nayara.

as edições. Você não vai ficar fora dessa vai? De gringo, apenas o FUNKTION-ONE, o melhor sound system do planeta, utilizados em eventos como Tomorrow Land e Globar Gathering. No Olinda Park Hotel a estrutura montada será executada pela mesma empresa que realizou eventos como Revellion em Copacabana com David Guetta e Rock in Rio. As atrações confirmadas são: Daniel Kuhnen, Gui Boratto, Kings os Swingers (Mau-Mau + Renato Ratier), Rodrigo Carreira e os Djs residentes Tony Grizza, Canzil e Namitack. Um show de festa e o site anestezia.com estará promovendo o evento com sorteios na sua Fan Page : www.facebook.com/siteanestezia. Vale a pena conferir!!! Ingressos O terceiro lote já esta se esgotado, mas você ainda pode os encontrar em varias cidades da região. Em Cascavel na LZK do JL Shopping e Posto Macarico, em Toledo na Zero Hora Conveniência e Azul Banana, Assis na Pitiguara FM, Corbélia na Express Revolution, além do site www.okingressos.com.br – Garanta o seu!

Taynah Tiem e Camila Brum Braun no lançamento do HB20

38


12

Toledo/PR • 26 de outubro a 01 de novembro de 2012

SOCIAL

“Todos gostamos de belas palavras, porém poucos de nós as transformam em atos” (Sun Tzu)

Servidor é Show

Vítor Beal

O “Servidor é Show” virou uma tradição revelando os talentos artísticos entre os servidores municipais de Toledo. O evento será reeditado nesta sexta-feira (26), às 19h00, no Teatro Municipal.

Old Fest

Lucas, Anna, Rosi e Dilso Colpo, em ensaio produzido pela fotógrafa Fernanda Abreu

Quem gosta de uma festa embalada a boa música, não pode perder a Old Fest, que acontece neste sábado (27) no Green Hall. A festa será embalada pelas músicas que fizeram sucesso nos anos 60, 70 e 80. Os ingressos podem ser obtidos no O Barão Conveniência ou ainda pelo fone 9928-0707.

Rápidas

Os escritores Vítor Beal e Bruno Radunz em visita ao Viver Toledo

O pioneiro e escritor Vítor Beal tomou gosto pela literatura e tem em desenvolvimento várias obras. “Um Coração Valente – História do Padre Antonio Patuí associado com fatos da colonização de Toledo e do oeste do Paraná”, seu segundo livro, será lançado no dia 30 novembro no Teatro

Municipal. Vítor tem em desenvolvimento as seguintes obras: “Filhos da Coragem – História da Pós-Colonização de Toledo”; “Conquistas – História da Colonização de Toledo contada de maneira objetiva e diferenciada”; e “Vitoriosos – O Poder do Voto”.

Sábado (27), às 20h, o Teatro Municipal abriga o espetáculo teatral infantil “Histórias que vem debaixo da cama”, da Cia. Variedades Produções Artísticas de Curitiba. Realização do Sesi. Ingresso: 1k de alimento. Também no Teatro Municipal, segunda (29), às 19h00, será realizado o encerramento do Festival de Jogos, Dança e Ginástica das Escolas Municipais de Toledo. O evento é direcionado aos alunos, pais e professores. Entrada franca.

37 anos O gerente da agência Sicredi Oeste Centro, Munir Hammoud e Serginho da Mundial Auto Center, em evento recente da cooperativa de crédito

O curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, formou muita gente boa. Passaram pelo curso milhares de profissionais, alguns alcançando notabilidade na vida pública, como o governador Beto Richa, e o ex-prefeito de Toledo, Derli Donin, além de muitos outros que atuam em empresas de projeção, no Brasil e no exterior.

Walmart

Quem também confirma a inauguração em poucos dias em Toledo é a rede de supermercados Walmart. Com pessoal contratado já em fase de treinamento, a rede americana expande a sua atuação na região Oeste, onde já possui um empreendimento com a bandeira Big, em Foz do Iguaçu.

Boas vendas De desfile recente com a assinatura da Essencial Modas, Katiúscia Lasarin, Mari Ribeiro, Mayara Bandeira e Neusa dalanol

As projeções da indústria e dos economistas apontam para uma alta nas vendas para o Natal. Isso se dará em decorrência de fatores como oferta de crédito e renda do trabalhador. Em Toledo, como sempre, o Natal será estimulado pela campanha de vendas assinada apelo Fundo de Promoções da Acit, que costuma sortear excelentes prêmios.

Na comemoração do aniversário do Allmayer Supermercado, o reencontro de velhos amigos: Omero Bordin e Lina Batista Lino

Av. Ministro Cirne Lima, 2270 - Jardim Santa Maria

Fone: 3277-2224

Simpatia é o que não falta à Ivete Balestrin e Ana Maria Formighieri, que há anos atendem os clientes da Sul Gráfica com alegria contagiante

Tem a do dia A mulher está se confessando: - Padre Ademir, eu acho que cometi um pecado capital. - O que foi minha filha? - Hoje pela manhã, quando olhei-me no espelho, fiquei um tempão observando o meu rosto e achei-me muito bonita! - Não se preocupe, minha filha! Cometer enganos não é pecado! A Rota está com toda a loja em promoção: até 1+9 vezes sem juros. Promoção também de ponta de estoque. Venha conferir!

45 3055-4574 - RUA BARÃO DO RIO BRANCO, 2107 - CENTRO - TOLEDO - PR

Mastersat Eletrodomésticos, Eletrônicos e Informática Ltda Rua Barão do Rio Branco, 1782 - Centro - Toledo - PR Tel (45) 3054-5009 / (45) 3054-5045


167ª edição do Jornal Viver Toledo