Issuu on Google+

A melhor Pizza da cidade

Toledo/PR • de 07 a 13 de setembro 2012 - Ano 4 - nº 160

PITÁGORAS Jacob Alfredo Kaefer: assim como as grandes corporações cooperativas, também sentiu na pele a oscilação do dólar, o aumento dos preços da soja e do milho, a competição desleal dos grandes grupos multinacionais e a crise mundial. Como Fênix, sempre teima em ressurgir das cinzas. PÁGINA 07

MACIEL

Gente bonita ilustra a coluna

D. FRANCISCO

VIVER BEM

POLÍTICA & GENTE

WANDERLEY GRAEFF

Como tornar-me um ser humano à altura do projeto do Criador? Qual é o caminho a percorrer para alcançar a felicidade plena e absoluta, tão buscada por todos nós? Nós, cristãos, encontramos tais respostas ao nos debruçarmos sobre as Sagradas Escrituras.

O período gestacional é um momento de expectativa, mas nem sempre tão glamoroso. Mal estar, indisposição e cansaço são alguns dos sintomas típicos. As causas são variadas e vão desde fatores psicológicos, passando por alterações hormonais até a mobilidade gástrica anormal.

Em tempos de campanha eleitoral, uma mensagem inspiradora de um cidadão que pensou o mundo; Lodi satisfeito com receptividade; Benir e Beto: questões comerciais congeladas e campanha em conjunto; OST lança campanha “Seu candidato reflete o que você pensa?”.

Iniciada comercialização de estandes da Feira Shopping 2013; Foz do Iguaçu com alta taxa de ocupação dos hotéis no feriado da Independência; Rotary Toledo viabiliza equipamento para área da saúde; Casa Toledo tem abertura neste dia 14.

PÁGINA 06

PÁGINA 06

PÁGINA 02

PÁGINA 12

PÁGINA 11

Agricultura

Paraná terá maior área de soja da história O plantio de soja no Paraná vai ocupar na safra de verão 2012/13 a maior área já destinada à cultura no Estado. A soja deverá ocupar 80% da área plantada de grãos, segundo a primeira estimativa de safra, divulgada pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento. A produção de grãos de verão deverá ter aumento de 25% em relação à safra 2011/12.

PÁGINA 05

Semana da Pátria

Desfile marca comemoração pela Independência Carlos Rodrigues

PÁGINA 03

Preços em alta da soja no mercado internacional vão impulsionar o plantio no Paraná

Professores da Unioeste/ Toledo firmam parceria no México

Expansão na telefonia móvel é discutida na Acit

PÁGINA 08

PÁGINA 03 Durante a semana, atividades cívicas foram realizadas em frente à prefeitura

Voto consciente: Observatório Social de Toledo lança campanha PÁGINA 02

Acit constitui três novos Núcleos Setoriais PÁGINA 03

D. Francisco celebra ordenação de mais um padre Mobilização da sociedade está dando resultado, com operadoras expondo projetos

La Salle promoveu torneio de pesca esportiva PÁGINA 07

Esta é uma semana de intensa atividade na Diocese de Toledo em vista da preparação de mais uma ordenação presbiteral. Será na Igreja Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon. PÁGINA 03

Unioeste promove ciclo de debates no Campus de Toledo Família lassalista desfrutou de uma agradável tarde de lazer

PÁGINA 04


02

Toledo/PR • 07 a 13 de setembro de 2012

OPINIÃO

“Estendi meus sonhos sob teus pés. Pisa de leve já que pisa meus sonhos.” (Fedor Dostoievski)

POLÍTICA & GENTE Lodi O candidato a vereador Walmor Lodi (PR) fez visita de cortesia à redação do Viver Toledo, quando comentou que está muito satisfeito com os rumos que a sua campanha está tomando. O candidato tem visitado muitas famílias em todos os recantos da cidade e encontrado bom respaldo às suas propostas, o que tambem ocorre no meio empresarial. “Tenho me sentido muito bem na campanha, com ótima receptividade das pessoas”, disse. Lodi II Com base numa rica experiência de vida social, comunitária e empresarial, que incluiu as presidências do Sicoob Oeste da Acit, Lodi se julga preparado para contribuir muito com a comunidade investido de um mandato no Poder Legislativo.

Casas Os novos moradores do residencial Imperial, no bairro Pinheirinho, que receberam as chaves da casa própria, terão toda a infraestrutura pública à disposição, praticamente na porta de casa. Segundo o prefeito José Carlos Schiavinato, que entregou as casas ao lado de representantes da Caixa Econômica Federal (foto) para 46 famílias beneficiadas, uma parceria com o Governo do Estado viabilizará a construção de uma escola estadual, do sexto ano ao ensino médio, e uma escola técnica profissionalizante de ensino médio nas imediações.

Voto consciente O Observatório Social de Toledo promoveu coletiva de imprensa para a apresentação da campanha “Seu candidato reflete o que você pensa?”. O objetivo da ação é fazer com futuros edis reflitam sobre os compromissos que pretendem assumir e se comprometam com os mesmo. Cartas serão enviadas aos candidatos à vereança.

Casas II Uma área de 8 mil metros foi repassada pelo município ao estado para a construção de uma escola estadual no Loteamento Barcelona, onde estão sendo construídas mais 218 casas, e outra de 12 mil metros, no Jardim da Mata, onde estão sendo edificadas 315 unidades, para a implantação de uma escola técnica profissionalizante.

Merlini Candidato a vereador pelo PDT, Roberto Merlini (foto) esteve em visita ao Viver Toledo, onde foi recebido pela equipe e expôs um pouco das suas propostas. Empresário bem sucedido e com projeto de expansão dos negócios da sua empresa, a MasterSat, Merlini se propõe a ser um defensor da família na Câmara Municipal. Alem disso, ele tem contatado empresários e colaboradores de empresas, comentando sobre o trabalho que pretende fazer em defesa do comércio e indústria, sobretudo na geração de empregos e renda.

Praça Schiavinato destacou outros serviços públicos disponíveis aos novos moradores destes conjuntos habitacionais, como a inauguração de uma nova unidade de saúde no bairro, a menos de 500 metros do local. Ele salientou que outras estruturas já estão em funcionamento, como escola municipal, creche, academia, parque infantil, entre outros, alem da construção da Praça do Esporte e da Cultura (PEC), a primeira do estado, que também deverá proporcionar aos moradores uma estrutura ímpar.

BAÚ

Intrigas O empresário Benir Rotta, candidato a vereador pelo PDT, não confirmou que haja discórdia em seu relacionamento com o candidato a prefeito e seu ex-sócio, Beto Lunitti (PMDB). Nos últimos dias circularam rumores de que ambos teriam travado uma ríspida discussão, por conta de desavenças comerciais. Intrigas II De acordo com Benir Rotta, “as questões pessoais que tenho com o Beto estão congeladas. Tenho altruísmo suficiente para separar as coisas, tenho postura política definida e sou partidário. Meu partido, o PDT, está na coligação do Beto e, então, estou com ele.” Os dois (foto) têm sido vistos juntos com freqüência nas atividades da campanha eleitoral.

O registro do nosso arquivo pessoal mostra um evento de que participamos - a comemoração de aniversário do médico Ivo Rocha, há alguns anos, no Sítio Paz d´Água: ex-prefeito e ex-deputado Egon Pudell, contador e historiador Ondy Niederauer, Paulo Gbur, médico e ex-deputado Ivo Rocha e, em pé, advogado Heli Alberto Zeni – Ondy, Ivo e Heli, falecidos recentemente. Todos, cidadãos que deram contribuição extraordinária ao desenvolvimento de Toledo.

DILCEU SPERAFICO Deputado Federal

Os benefícios da Agência Francesa vão além dos recursos Toledo avançou ainda mais na condição de município modelo, Planejamento e o Tesouro Nacional, levando em conta a viabilidade como segunda cidade do País, ao lado de Curitiba, a receber re- dos projetos e a capacidade de pagamento do município. A etapa cursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), para in- final é a apreciação dos senadores, para a concessão de aval pelo vestimentos em programas de desenvolvimento e preservação governo federal. ambiental. Lá ouvimos senadores de outros Estados apoiando a iniciativa, Foi com orgulho que acompanhamos, mesmo que à distância, destacando a importância de Toledo e elogiando o grande trabalho a formalização do convênio histórico, em 31 de julho, em Paris. realizado no município. Junto com o prefeito José Carlos Schiavinato, assiIsso mostra que as coisas estão andando muito naram o contrato o diretor da Agência na América bem e Toledo vai continuar progredindo, de forma Latina, Philippe Orliange, o assessor de Captação cada vez mais positiva, gerando empregos, renda e de Recursos da Prefeitura de Toledo, Luiz Alberto qualidade de vida para os seus habitantes. O convênio vale Cypriano, a procuradora do Ministério da Fazenda, Nossa convicção sobre a correção dos rumos do destacar, foi rara Ana Raquel Marquez, a representante da Embaixamunicípio e resultamos de suas ações, cresce cada conquista, à qual da Brasileira em Paris, Maria Cristina Ferraz Alves vez mais diante do reconhecimento de instituições e o coordenador regional da AFD para a América com a credibilidade da Agência Francesa, o que muito poucos Latina, Matthieu Robin. nos motiva ainda mais para prosseguir trabalhanmunicípios Somados aos recursos, conforme relatou o prefeido por Toledo. to, vieram elogios de autoridades francesas ao muniComo nos orgulha também a postura do prefeito brasileiros têm cípio, o que nos enche de satisfação. O convênio vale Schiavinato, ao declarar a intenção de dividir com a acesso. destacar, foi rara conquista, à qual muito poucos muAmop o conhecimento adquirido nas negociações nicípios brasileiros têm acesso. com a Agência. Conhecendo os critérios da instituiPara o bem de todos nós, Toledo foi pioneiro nesse ção, outras prefeituras poderão também buscar reconvênio, assim como já havia sido no financiamento cursos externos para investir no seu desenvolvimendo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), obtendo recur- to, em condições semelhantes. sos com juros muito pequenos, que não oneram as cofres públicos. O contrato assinado por Toledo envolve financiamento de 9,5 miEssa condição é fundamental, por permitir a antecipação em 10 lhões de euros da Agência Francesa e 10,5 milhões de euros de conou 15 anos de investimentos importantes para a melhoria da qua- trapartida do município. lidade de vida da população e a preservação de recursos naturais. Se o prefeito considerou a viagem como muito produtiva, não teDiante disso, devemos parabenizar o prefeito por mais essa ação mos dúvida de que analisou também outros projetos, experiênbem sucedida, como é o adiantamento de benefícios à comunidade. cias e inovações que merecem ser aproveitadas por Toledo, por Podemos avaliar a dimensão da conquista, porque acompanha- serem ambientalmente corretas, coerentes com o modelo admimos no Senado a votação de autorização para contratação da ope- nistrativo do município e trazerem benefícios concretos ao ser ração, após o empréstimo haver sido aprovado pelo Ministério do humano.

EXPEDIENTE

Editora Viver Toledo Ltda. CNPJ 10.995.596/0001-60 Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila Industrial CEP 85904-450 Toledo - PR Fones: (45) 3054-0444 - 3054-0333 vivertoledo@vivertoledo.com.br

Diretor e Editor Wanderley Graeff wanderley@vivertoledo.com.br

por Wanderley Graeff | wanderley@vivertoledo.com.br

Voto consciente: Observatório Social de Toledo lança campanha

Campanha pelo voto consciente foi lançada pelo Observatório Social

“Seu candidato reflete o que você pensa?”. É com este mote que o Observatório Social de Toledo (OST) – em parceria com a agência de Publicidade Proiz – lançou uma campanha de conscientização sobre o voto. Segundo Cleber Lindino, presidente do OST explica que a iniciativa surgiu após o diagnóstico da necessidade em provocar uma reflexão sobre as expectativas da população ao escolher determinado candidato ao pleito. “Conhecer a história pessoal e, talvez, política de quem você pretende eleger é um dos primeiros passos para que seu voto tenha argumento”, declara o presidente do OST. Além dos adesivos, o público pode conferir as peças do projeto em banheiros de uso público, como em shopping, lojas, restaurantes, entre outros. Ao se olhar no espelho, destes locais, você verá a sua imagem refletida em uma espécie de

“Santinho” em tamanho real. “O nosso trabalho voluntário neste projeto oferece uma abordagem diferenciada, sem que seja necessário interagir diretamente com o público”, complementa Dhionata Schneider, diretor de criação da Proiz. Sobre a Campanha Na primeira etapa, os candidatos a prefeito assinaram um documento com propostas para o Poder Executivo após as eleições. “Formaliza as promessas e atitudes dos candidatos à Prefeitura”, enfatiza Lindino. Já, os 256 candidatos à vereança receberam uma carta-proposta com sugestões de trabalho. A partir de agora, o público-alvo são os cidadãos. Conecte-se O público também pode participar via Facebook. Para conhecer as ações da campanha, acesse a página www.facebook.com/votorefletevoce e participe.

Sicredi Oeste PR entrega três tratores solidários em Ouro Verde do Oeste Três instituições e um único objetivo: estimular o agronegócio familiar. O Trator Solidário é um programa do governo do Estado do Paraná que atende os produtores beneficiários do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) através de parceiras com indústrias e instituições financeiras. Na tarde terça-feira (4) os agricultores Altamiro Rohling, Celso Natal Kleinubing e Valdomiro Adamczuk receberam os tratores modelo TL 75, no município de Ouro Verde do Oeste, localizado no Oeste do PR . Segundo o técnico da Emater PR, Gerson Bertolini, a parceria entre o governo, indústria e instituição financeira garante ao produtor rural a troca de seu maquinário com ótimos preços. “É um programa importante, compra-se a prazo com juro extremamente barato e com dez anos para pagar”. E explica a parceria, “a New Holland fornece as máquinas com valor fixado em pregão 40% mais baratas do que o valor de mercado, e a instituição financeira Sicredi Oeste PR, com o financiamento de tratores a juros de 2% ao ano”. Um incentivo para incrementar tecnologicamente as pequenas propriedades e, assim, fortalecer o cinturão de resistência à evasão do campo. Para o secretário da agricultura do município, Irineu GroeGerência Administrativa Luciane Graeff lucianegraeff@hotmail.com

Assinaturas

Karin Alessandra Graeff

ler, o trator é uma ferramenta importante na pequena propriedade. “O novo veículo representa agilidade, mobilidade para o desenvolvimento das atividades em todos os setores”. E acrescenta, “além de oferecer ao produtor mais qualidade de vida”. O produtor Altamiro Rohling justifica que o novo maquinário vai facilitar o serviço no dia-a-dia. “Um veículo novo na propriedade proporciona mais conforto e menos manutenção”. E completa, “eu não teria condições de comprar este equipamento direto da fábrica”. Bertolini explica que esse mesmo trator, se fosse comprar à vista em uma revenda, custariam R$ 83 mil reais, no programa trator solidário ele vai custar R$ 62,4 mil reais, com o prazo de 10 anos e dois anos de carência. Segundo o presidente da Sicredi Oeste PR, Cirio Kunzler, a cooperativa firmou a parceria com o governo do Estado do Paraná em 2009. “Desde então, já beneficiamos nossos associados com 55 tratores através do Pronaf, somando por volta de R$ 3 milhões”. E conclui “esta parceria está alinhada a missão do sistema do Sicredi, de oferecer soluções financeiras, agregar renda à atividade desenvolvida pelos seus associados e gerar desenvolvimento para as comunidades onde atua”, frisa o presidente. Equipe Karine Graeff Wanderley Graeff Jr. Diagramação Lidio Ricardo


Toledo/PR • 07 a 13 de setembro de 2012

03

CIDADE Semana da Pátria

Desfile marca comemoração pela Independência A Semana da Pátria se estende até esta sexta-feira, 7, com o desfile cívico da Independência, que tem como tema a paz. Cerca de 90 instituições estão confirmadas para o desfile cívico de 7 de setembro, marcado para iniciar às 8h30, em frente ao Horto Municipal, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. A Semana da Pátria em Toledo contou com sessões cívicas diárias em frente à prefeitura. Autoridades, secretários, assessores, funcionários públicos e representantes de escolas e instituições se concentraram logo cedo, em frente ao prédio, para a execução do hino nacional e homenagens à Pátria, com declamações, poesias e apresentações. A programação ao longo da semana contou com a participação de alunos de escolas municipais.

Carlos Rodrigues

D. Francisco celebra ordenação de mais um padre

Estudantes participaram de atividades cívicas em frente á prefeitura

Professores da Unioeste/Toledo firmam parceria no México Os professores doutores da graduação em Ciências Sociais do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Eric Gustavo Cardin e Silvio Antonio Colognese, viajaram ao México com o objetivo de firmar parceria com a Universidade de Quintana Roo. O objetivo do acordo é possibilitar a mobilidade docente e discente das pessoas vinculadas aos cursos de pós-graduação em Ciências Sociais das duas Universidades. “Isso visa permitir a troca de conhecimentos, o oferecimento de disciplinas e a produção de pesquisas conjuntas”, comenta Eric Cardin.. Na viagem os docentes da Unioeste ofereceram cursos referentes às fronteiras brasileiras, para professores e alunos do curso de mestrado em Ci-

Professores Silvio e Eric: compromissos no México

ências Sociais da Universidade Quintana Roo e participam de reuniões que visam oficializar o convênio que o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unioeste está realizando com a institui-

Colégio Dario Vellozo faz intercâmbio cultural em Assunção

Estudantes do Dario Vellozo, que levam apresentações à capital paraguaia

Entre os dias 06 e 09 de setembro um grupo de alunos e professores do Colégio Estadual Dario Vellozo participa de um intercâmbio cultural com o objetivo de integrar as culturas tanto do Brasil quanto do Paraguai. A programação prevê visita ao Colégio Experimental Paraguai-Brasil da capital Assunção, conhecer a escola, professores e alunos, passeios pela cidade histórica e duas apresentações no dia 08 de setembro sendo uma delas no Teatro Tom Jobim, que fica na Embaixada Brasileira daquele país. Para as apresentações o Colégio preparou musicas e danças a partir de trabalhos extraídos

do festival de danças e das aulas de música. A iniciativa complementa o intercâmbio cultural que o Colégio Estadual Dario Vellozo realiza com o Colégio Experimental Paraguai Brasil, através do Projeto Pieta (Projeto Intercambio Estudantil Toledo-Assunção) coordenado pelo professor Rosan Luiz do Prado há 10 anos. Além disso, ambos os Colégios participam todo ano da Mostra Cultural Hispano-Americana evento do calendário cultural do município realizado no Teatro Municipal de Toledo sob a organização do Hispano Escola de Idiomas e Agência de Turismo.

ção mexicana. A viagem finaliza com a participação dos docentes no “13º Seminário Internacional de Verano: Caribe, Economia Política Y Sociedad da Universidade de Quintana Roo”, na

cidade de Chetumal, México, onde Eric e Silvio serão conferencistas. Conforme conta o professor Eric a viagem como um todo é fundamental para a concretização de alguns objetivos do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Unioeste. “Temos como meta a internacionalização do nosso programa e neste ano começamos a investir de forma mais objetiva e organizada para realizar isso”. As atividades no México representam a continuação de discussões iniciadas no início deste ano durante o I Colóquio Internacional Dinâmicas de Fronteira realizado pela Unioeste. Na ocasião, o Professor Juan Carlos Arriaga da Universidade mexicana apresentou uma carta de intenção de convênio, que agora está se materializando.

Sesc promove semana literária e feira do livro Está chegando a 31ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc. O evento acontece de 10 a 15 de setembro, simultaneamente, em 21 cidades do Paraná, incluindo Toledo. O tema da edição parte do conceito do “Recriar-se, Reinventar-se em tempos apressados”. Este ano, o autor homenageado será o paranaense Dalton Trevisan, que por seus hábitos reclusos também é conhecido como “O Vampiro de Curitiba”. A Semana Literária 2012 traz várias novidades, a começar pelo site, totalmente novo, criado para o evento. Ele já divulga todas as atividades, mostra a dimensão do evento e todos os

acontecimentos pelo Paraná. O site assume ainda a função de memória histórica da Semana Literária. Vale registrar que toda a programação pode ser compartilhada nas redes sociais. Para quem gosta e acompanha a boa literatura brasileira, é um prato cheio. O site é atualizado diariamente, lá o leitor pode conhecer os autores, ler notícias e entrevistas, além de acessar os podcasts (entrevistas e narrativas em áudio), além, é claro, de toda a programação do estado. Vale a pena conferir. Serviço: www.sescpr.com.br/ semanaliteraria

Feira de Imóveis terá lançamento em Toledo A 4ª Feira de Imóveis Obra Nota 10 será lançada oficialmente em Toledo na terça-feira (11), na sede do escritório local do Sebrae, a partir das 8h. Realizada em parceria entre o Sebrae/PR, Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná - Secovi/PR, Núcleo Setorial de Imobiliárias e Construtoras, com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, a etapa de Toledo acontece-

rá de 21 a 23 de setembro, no Centro Comercial Catedral. A quarta edição da Feira tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e a expectativa é de movimentar o mercado imobiliário. “A Feira é uma grande vitrine para que as empresas demonstrem os imóveis e o grande crescimento da construção civil no município”, destaca o coordenador do Núcleo Setorial de Imobiliárias, Gabriel Sebben.

Esta é uma semana de intensa atividade na Diocese de Toledo em vista da preparação de mais uma ordenação presbiteral. Desta vez, o jovem diácono Jauri Strieder, de 31 anos, será ordenado sacerdote. A celebração eucarística, marcada para sábado (08), às 10h, será na Igreja Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon. A celebração será conduzida pelo bispo diocesano, D. Francisco Carlos Bach, que recentemente conferiu a ordem presbiteral a outro jovem, Pe. André Boffo Mendes, de 25 anos, em celebração realizada em Assis Chateaubriand. Com o lema “Eis-me aqui, Senhor” (1Sm 3,4), o diácono Jauri aguarda com muita expectativa para iniciar o seu ministério presbiteral na Igreja Católica. “Com o meu sacerdócio, o que mais me motiva é ser instrumento da graça de Deus para a humanidade”, diz. Nascido em São Clemente, distrito do município de Santa Helena, o diácono Jauri ingressou no seminário ainda adolescente, com 14 anos de idade. “Senti o chamado a ser padre num momento concreto, durante uma ordenação sacerdotal em Santa Helena, em 1994. No ano seguinte, em janeiro, ingressei em Curitiba no Seminário Menor da Congregação dos Legionários de Cristo”, revela. Depois de ter passado pelo noviciado em São Paulo, prosseguiu a formação na Europa por 12 anos. Teve a oportunidade de conviver com importan-

Diácono Jauri, que será ordenado sacerdote pelo bispo de Toledo

tes teólogos da Igreja, dentre eles o cardeal Joseph Ratzinger, atual Papa Bento XVI. “Todos os dias, de manhã e à tarde, ele (Ratzinger) atravessava caminhando a Praça de São Pedro, simplesmente com uma maletinha. Tive vários encontros com ele, antes de ser Papa. Três anos antes de se tornar Papa, pude acompanhar o então cardeal numa viagem à Alemanha. Foi um período da Europa que recordo com muita alegria”, conta. Concluída a Teologia em 2011, foi incardinado na Diocese de Toledo, isto é, deixou a congregação na qual realizou seus estudos e foi acolhido por D. Francisco. Após receber a ordem presbiteral, a partir daí como padre, Jauri Strieder conduzirá sua primeira missa no dia 9 de setembro, às 10h, na Capela Nossa Senhora de Fátima, em São Clemente, distrito de Santa Helena.

Acit constitui três novos Núcleos Setoriais O Programa Empreender, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), conta com três novos Núcleos Setoriais. Os setores de Mecânicas de Motocicletas, Bicicletarias e Hospedagem realizaram as etapas iniciais de constituição e o próximo passo será a elaboração do Planejamento Estratégico, a fim de identificar as necessidades de cada grupo. A ação é uma das metas do Empreender para 2012, visando fomentar o desenvolvimento das diversas áreas, bem como os setores ligados a estes segmentos. O foco é reunir as empresas, elevar a competitividade pelos caminhos da troca de experiências e treinamentos, aumentar a capacidade de geração de negócios e promover o associativismo. O Núcleo Setorial de Hospedagem reunirá hoteis, motéis e pensionatos. Segundo o diretor do Empreender, Gilberto Menoncin, este segmento está crescendo e por meio de ações conjuntas a expectativa é fomentar o crescimento, além de tornar a cidade de Toledo ain-

da mais atrativa e promover maior ocupação dos hoteis e similares. A realização do Planejamento Estratégico e definição de ações e metas estão programados para o próximo dia 12. O Núcleo de Mecânicas de Motos prevê a realização do Planejamento Estratégico em três etapas, com início no dia 4. Entre os principais objetivos a serem alcançados estão a formação de mão de obra especializada, a qualificação técnica e empresarial, a elaboração de políticas de venda, entre outras. Já o Núcleo Setorial de Bicicletarias iniciou a discussão sobre o Planejamento Estratégico, que terá continuidade no próximo dia12. Entre os desafios estão a organização e modernização do setor, aperfeiçoamento em gestão empresarial, qualificação, definir estratégias de mercado, entre outros aspectos. A partir do Planejamento Estratégico serão elaborados planos de ação para cada meta e parte-se para o trabalho dos grupos em busca de atingir os resultados esperados.


04

Toledo/PR • 09 15 de setembro março de 2012 07 a 13 de 2012

A noite somente com reservas (não válido para o Shopping)

Buffet Terça a sexta

R$ 13,00 Sábados

No Shopping Panambi Almoço semanal

Domingo (especial)

Fim de semana e jantar

R$ 15,00

R$ 11,00

R$ 18,00

R$ 14,50

3277-2728 Rua Rua Pedro Pedro dos dos Santos Santos

3378-1316 Shopping Panambi

Cine Panambi (45) 3378-4774 PROGRAMAÇÃO DE 07/09 a 13/09/2012 SALA 1 - A ERA DO GELO 4 Animação, aventura. Dublado. Classificação indicativa: livre Sessões: sexta, sábado, domingo e quarta: 19h30 Segunda, terça e quinta: 21h20 SOMBRAS DA NOITE Comédia. Legendado. Classificação indicativa: 14 anos Sessões: sexta, sábado, domingo e quarta: 15h40 e 21h20 Segunda, terça e quinta: 19h30 SALA 2 - VALENTE Animação, aventura. Dublado. Classificação indicativa: livre Sessões: sexta, sábado, domingo e quarta: 16h00 e 19h40 Segunda, terça e quinta: 21h30 E AÍ, COMEU? Comédia. Classificação indicativa: 10 anos Sessões: sexta, sábado, domingo e quarta: 21h30 Segunda, terça e quinta: 19h40

Unioeste promove ciclo de debates no Campus de Toledo Com o objetivo de discutir qual o papel da Universidade na Sociedade Contemporânea, o Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e o Núcleo de Documentação, Informação e Pesquisa (NDP) realizaram na última semana, o primeiro encontro do projeto Ciclo de Debates, “Universidade e Sociedade Contemporânea”, no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O professor Dr. convidado para ministrar a primeira palestra, foi o ex-reitor de Universidade, Erneldo Schallenberger, que atualmente é professor associado da Instituição. O docente em sua fala fez uma contextualização sobre o início das universidades até a atualidade. Erneldo pontuou que a função principal das universidades é a de produzir conhecimento científico e tecnológico. O ex-reitor fez diversos apontamentos sobre as contradições sociais existentes hoje. Pontuou também que o conhecimento científico abre portas para os homens, mas deixou claro que este conhecimento não é autônomo. Deixou algumas indagações como, se é possível associar ciência, tecnologia e educação? E qual a missão da universidade? No seu pensamento sobre a Instituição ele disse que é por intermédio do estudo científico que as universidades precisam pensar o futuro, mas sem abandonar

os problemas atuais. Erneldo disse ainda que é necessário que os egressos sejam cidadãos críticos e criativos, capazes de se adaptar as mudanças. O professor também destacou que é preciso implantar na sociedade a cultura da reflexão. “Percebo que hoje é comum, pessoas individualmente buscando resolver problemas coletivos, eis aí algo milagroso para se fazer”, argumenta. Schallemberger finalizou falando a respeito da região que a Unioeste está inserida, sobre as peculiaridades e particularidades locais, entretanto, deixou claro que o conhecimento desenvolvido na Unioeste e pela universidade precisa se estender e ser global. Ao término das suas contribuições os participantes do evento tiveram oportunidade de argumentar. Diversos professores fizeram o uso da palavra e questões a respeito da liderança da universidade foram levantadas. Problemas relacionados com a região oeste também foram citados. Ao final do debate foi possível constatar pela fala dos participantes que é preciso que a Unioeste crie uma identidade, e que ela se lembre do seu papel de transformadora da sociedade. Segundo o acadêmico do 1º ano de Filosofia, Hector Santos, para ele participar desta programação foi muito bom. “É interessan-

Ex-reitor Erneldo Schallenberger: conhecimento precisa se estender e ser global

te porque mostrou, a nós alunos, qual a situação da universidade e como ela deve atuar perante a sociedade”. O professor coordenador do mestrado em Engenharia de Pesca, Aldi Feiden, disse que a experiência foi fantástica. “É uma proposta que começa como um projeto de extensão, mas ele tem um papel muito maior, que é fazer com que as pessoas da universidade se conheçam e exprimam sua opinião sobre a instituição o que contribui para agente definir o que é a Unioeste, e qual o futuro dela”, finaliza.

Coordenadores do Programa ALFA III visitam Campus O Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu a visita dos coordenadores do projeto “Universidades Estratégicas do Programa ALFA III”. O projeto é uma iniciativa da Comunidade Europeia para promover ações conjuntas entre Instituições de Ensino Superior (IES) europeias e de outros países em desenvolvimento. O objetivo geral do programa é contribuir para o fortalecimento do papel das IES em promover processos locais de desenvolvimento econômico inclusivo e equitativo em áreas marginais ou de fronteira da América Latina. Por intermédio de intercâmbios para docentes e estudantes é procurado aumentar a capacidade das universidades parceiras para influenciar os processos de planejamento estratégico para a promoção da participação democrática e da coesão social nos territórios em que estão localizados. Os professores da Colômbia que estiveram no Campus de Toledo, conforme relata o diretor,

José Dílson Silva de Oliveira, conversaram sobre a estrutura da Universidade, da qualificação dos professores e das várias áreas de atuação do Campus. “Falamos também sobre os cursos de graduação, mestrado e doutorado”, comenta José Dilson. O grupo, formando por Germán Gallego - Director Unidad de Gestióne; Victor Manuel Yepes Madrid - Dirección Internacionalización, da Fundación Universitária Católica Del Norte ainda visitou o Instituto de Pesquisa em Aqüicultura Ambiental(InPAA). Segundo José Dílson, esse projeto permite a qualificação dos docentes e estudantes que podem se envolver no intercâmbio nas instituições vinculadas. “Isso traz enriquecimento tanto acadêmico de aplicação em projetos de pesquisa que sempre traz resultado positivo para a sociedade, como também aspectos culturais que enriquecem os integrantes envolvidos no projeto e que transferem estes conhecimentos para os demais da comunidade universitária”, finaliza.

Matrículas abertas para o 2º semestre. Matricule-se e indique um amigo. Para cada amigo matriculado, ganhe R$ 50,00 de desconto.


Toledo/PR • 07 a 13 de setembro de 2012

05

GERAL Agricultura

Paraná deverá ter maior área de soja da história O plantio de soja no Paraná vai ocupar na safra de verão 2012/13 a maior área já destinada à cultura no Estado. A soja deverá ocupar 80% da área plantada de grãos, segundo a primeira estimativa de safra, divulgada pelo secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. A produção de grãos de verão deverá ter aumento de 25% em relação à safra 2011/12. Com a expansão da soja, outras culturas – como milho, arroz, feijão e algodão – vão perder espaço na safra que começa a ser plantada. As lavouras de grãos de verão vão ocupar uma área de 5,67 milhões de hectares, praticamente a mesma da safra anterior. Dessa área, 4,56 milhões de hectares deverão ser ocupados por plantios de soja – um avanço de 4% sobre a área ocupada na safra passada. As demais culturas dividirão o restante da área e terão redução no plantio. A área de milho será 13% menor; a de feijão cairá 12% e de arroz, 4%. De acordo com o secretário, as perspectivas são de recuperação da produção, mas, naturalmente, tudo dependerá do clima. A primeira estimativa aponta para uma produção total de grãos de verão de 22,38 milhões de toneladas, um acréscimo de quase 4,5 milhões de toneladas em relação à safra passada, que foi de 17,9 milhões de toneladas.

Chuniti Kawamura/ANPr

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, apresenta a primeira estimativa da safra de grãos de verão 2012/13

Embora a área plantada com soja seja a maior da história, as estimativas ainda não apontam para um recorde na produção do grão. A previsão é que o Estado colha 14,99 milhões de toneladas de soja – abaixo do recorde estadual, registrado na safra 2010/11, quando foram colhidos no Paraná 15,34 milhões de toneladas do grão. “Não podemos falar ainda em safra recorde de soja porque vai depender do clima”, disse Ortigara. As previsões climáticas indicam que no segundo semestre deste ano haverá o retorno da corrente “El Niño”, o que aponta

para um final de inverno e início de primavera com chuvas regulares, e um pouco mais de chuva durante o verão. “Se houver uma combinação de clima favorável com o uso adequado de tecnologia, a tendência é termos bons resultados”, afirma o secretário. Segundo ele, o aumento na área plantada com soja está relacionado à rentabilidade e do menor risco climático da cultura. “O produtor fez as contas, analisou as influências do clima sobre as culturas e concluiu que nesta safra a soja seria a melhor opção”, afirmou. Este ano, o preço médio da

Universidades

Unioeste e outras quatro estaduais entre melhores do País Cinco das sete universidades estaduais do Paraná estão entre as cem melhores do Brasil, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), publicado segunda-feira (3/9) pelo jornal Folha de S. Paulo. Em sua primeira edição, o RUF é definido pelo jornal como “uma iniciativa de avaliação sistemática do ensino superior no país”. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a melhor avaliada entre elas – ocupa a 19ª posição. No Paraná só é suplantada pela Universidade Federal (UFPR), que está em sétimo lugar entre as brasileiras. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) ocupa a 25ª posição; a estadual de Ponta Grossa (UEPG) está em 54ª; a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em 57ª; a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em 85ª. De acordo com a Folha de S. Paulo, os dados, veiculados em caderno especial, resultam de um trabalho de oito meses, levantando informações de publicações acadêmicas. Com o Datafolha, ouviu centenas de cientistas e profissionais de Recursos Humanos. Até então, o Brasil dependia de classificações globais ou, no máximo, continentais, que citam poucas instituições brasileiras e desconsideram características nacionais.

Campus de Toledo da Unioeste: instituição está na 57ª posição

MC do Brasil

A melhor gráfica da cidade!

800 vagas limitadas Remuneração de R$ 40,00 a R$ 200,00 por semana para assistir de 3 a 15 propagandas por semana. Necessário ter computador com internet Fones para contato e mais informações: (45) 9990-3494/ (45) 9966-3400 (45) 3054-8957 CNPJ 077192640001-49

soja – impulsionado pela quebra da safra norte-americana – subiu cerca de 76%, em relação à média dos preços pagos ao produtor no ano passado. No Paraná, o valor oscilou R$ 41,15 por saca em 2011 para R$ 72,60 este ano. Por conta dessa elevação, cerca de 20% as safra a ser plantada já foram comercializados – percentual três vezes maior do que o registrado a esta altura na safra passada (6%). “O produtor está aproveitando as oportunidades do mercado mundial e está travando os preços”, explicou Ortigara.

Preço ajuda e milho tem incremento de 4% Ortigara disse que os preços do milho também estão bons, o que foi determinante para evitar uma redução ainda maior na área plantada. “Felizmente, muitos produtores decidiram plantar o milho, o que permite fazer a rotação de cultura e ainda ajuda na recuperação do solo”, observou. A área plantada com milho cai de 980,2 mil hectares plantados na safra passada para 851,9 mil hectares, uma redução de 128 mil hectares na primeira safra. Com isso, a produção esperada para a safra 2012/13 é de 6,83 milhões de toneladas, um incremento de 4% (290 mil toneladas) em relação à safra de verão anterior, que resultou numa colheita de 6,54 milhões de toneladas. O preço médio da saca de milho subiu 20% este ano, em relação ao ano passado, avançando de R$ 22,23 em 2011 para R$ 26,60 este ano. O secretário lembrou que a grande safra de milho no Paraná será plantada durante a safrinha, consolidando a alternativa de plantio de soja, durante o verão, e milho na segunda safra. Feijão O feijão da primeira safra também apresenta queda na área plantada, da ordem de 12%, devendo cair de 247,5 mil hectares plantados na safra 2011/12 para 217,3 mil hectares na safra 2012/13. A produção poderá ter um aumento de 9%, devendo avançar de 347,8 mil toneladas na safra passada para 378,4 mil toneladas nesta safra, se não houver problemas de clima como aconteceu na temporada passada. Os preços do feijão, assim como os demais grãos, estão animadores para os produtores. O preço médio pago ao produtor subiu de R$ 61,81 a saca em 2011 para R$ 96,43 a saca em 2012, um aumento de 56%. Safra 2011/12 Ortigara fez uma avaliação da safra de grãos 11/12,que está se encerrando. Segundo ele, apesar da quebra de safra no início deste ano – provocada por uma seca que reduziu lavouras de soja, milho e feijão –, a produção agrícola do Paraná se recuperou e as perdas em relação à safra passada somaram cerca de 1%. O volume de produção de grãos de verão e inverno da safra 11/12 somou 31,5 milhões de toneladas, cerca de 400 mil toneladas a menos que na safra anterior (10/11) que somou 30,95 milhões de toneladas. “Foi um ano bem delicado por causa da estiagem que prejudicou a safra de verão e felizmente houve recuperação com a safrinha de milho que deve atingir 10,5 milhões de toneladas”, disse. A estiagem que aconteceu no início deste ano provocou uma quebra de 19% na produção de grãos de verão em relação ao ano anterior, sendo a lavoura que mais perdeu foi a soja. O volume de soja colhido este ano do Paraná foi 29% menor.

Novo caminhão de linha vai melhorar manutenção dos trilhos da Ferroeste A Estrada de Ferro Paraná Oeste – Ferroeste concluiu a reforma de um caminhão de linha, veículo sobre trilhos utilizado para a manutenção de vias permanentes, que estava desativado no pátio da empresa, em Guarapuava, há 15 anos. O equipamento já está em teste no Terminal de Cascavel e logo será colocado em operação. Com a entrada em atividade do caminhão especial, que estava parado desde 1997, a eficiência das operações de manutenção da via permanente melhorará, informa o engenheiro de via Luis Gastão Jampersi. O caminhão de linha restaurado dispõe de braço hidráulico (Munk), que é utilizado para remover trilhos e pedras quando há necessidade de execução de serviços como em quedas de barreira. Além disso, como o veículo comporta mais equipa-

Veículo melhorará eficiência das operações de manutenção da via

gem, poderá levar maior quantidade de carga e ferramentas. Para melhorar o desempenho do novo veículo, será acoplada a ele uma Kombi Safári, o que permitirá o transporte dos funcionários que fazem a manutenção da ferrovia com

maior conforto. Também está em estudo a preparação de uma plataforma para o transporte do caminhão de linha. Para concluir a reforma no veículo ferroviário foram investidos aproximadamente R$ 60 mil.

Walmor Lodi, mora em Toledo desde 1952, casado com Lourides há 39 anos, 4 filhos - Cristiano, Mariel, Ana Francela e Juliano, 2 netos - Sami e Filipo. «a vida famíliar estabelece laços de amor, harmonia e convivência social, e desenvolve a personalidade, o caráter e o espírito fraterno em prol da comunidade». “estou preparado para contribuir muito para o bem da comunidade, na educação na saúde e na atenção aos setores econômicos da prestação de serviços, comércio e a industrialização da nossa produção”.


06

Toledo/PR • 07 a 13 de setembro de 2012

VIVER BEM “Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.” Buda

Mayara Martan

Enjoos na gravidez O período gestacional é um momento de muita expectativa, mas nem sempre tão glamoroso quanto esperado. Mal estar, indisposição e cansaço são apenas alguns dos sintomas típicos dessa fase. Além desses, outro bastante comum é a náusea que geralmente ocorre entre a quinta e a 18ª semana da gravidez, explica a ginecologista e obstetra Bárbara Murayama, membro da Sociedade Paulista de Ginecologia Obstetrícia. “Quase todas as mulheres sentem enjôo durante a gestação, mas a gravidade do sintoma varia de uma para outra”, afirma. Enjoos na gravidez II As causas também são variadas e vão desde fatores psicológicos, passando por alterações hormonais até a mobilidade gástrica anormal, quando o estômago não trabalha de maneira adequada retardando seu esvaziamento. Cultivar o hábito de comer de três em três horas não é apenas saudável pelo fato de acostumar o organismo a receber alimentos em horários pré-estabelecidos, mas também evita exageros nas principais refeições.

PITÁGORAS S. BARROS

Professor e bancário aposentado, ex-vereador e missionário pita_barros@yahoo.com.br

Enjoos na gravidez III Assim, quanto menos comida precisamos digerir, mais rápido é o processo de esvaziamento do estômago, explica o ginecologista obstetra Domingos Mantelli, especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas. “Quando a comida fica retida por muito tempo no estômago, maior a chance de a gestante ter refluxo, gastrite e náusea”, complementa. Faça repousos “Levando em conta fatores psicológicos que podem desencadear enjôos, como estresse e ansiedade, a melhor maneira de evitar o problema é fazendo repousos periódicos”, aponta Bárbara Murayama. Além disso, quando estamos em repouso, nosso corpo consegue direcionar o fluxo sanguíneo para funções específicas do corpo, como a digestão, acelerando o processo. Pratique exercícios Atividades leves, como a caminhada, favorecem a digestão, proporcionam a sensação de bem-estar e aliviam o estresse emocional. “Quando fazemos uma atividade prazerosa, nosso corpo libera endorfinas, substâncias que melhoram nossa disposição física e mental e até aliviam dores”, afirma Domingos. Seja a motorista A recomendação de dirigir ao invés de ser o passageiro em passeios de carro é dada não apenas a gestantes, mas a todas as pessoas que costumam sentir enjôo quando estão em movimento. Afinal,

LAMARTINE BRAGA CÔRTES

Primeiro dentista, vice-prefeito na gestão 1973-1976, Lamartine conta detalhes de sua chegada a Toledo, em 1955, extraídos do livro de crônicas “As Histórias e estórias do Tigrão da Lapa”.

quem controla o veículo não é pego de surpresa em curvas, desvios e brecadas, o que poderia causar mal estar. Entretanto, como alerta a ginecologista Bárbara Murayama, o estado geral de saúde da gestante deve ser avaliado. Se a gravidez for caracterizada por desmaios frequentes, por exemplo, ela deve ser impedida de dirigir, pois pode causar acidentes. Evite movimentos bruscos Quando estamos em repouso, deitados ou sentados, nosso sangue alcança uma distribuição uniforme pelo corpo. Por isso, quando realizamos movimentos bruscos, como levantar rapidamente, há uma queda repentina da pressão arterial, o que pode causar mal estar, enjôo e até desmaio. “Tais reações são mecanismos de defesa do corpo, pois nos impedem de prosseguir uma atividade até que o fluxo sanguíneo seja restabelecido”, esclarece Domingos. Evite líquidos durante as refeições “A dieta para quem quer evitar enjôos e vômitos deve ser seca e fracionada”, aponta Bárbara. Assim, ela recomenda que molhos, caldos e condimentos sejam evitados nesta fase. Além disso, levando em conta a teoria de que o estômago da gestante leva mais tempo para esvaziar, ao ingerirmos líquido durante as refeições, criamos um bolo alimentar ainda maior, dificultando a digestão. Diminua a ingestão de café Segundo o ginecologista Domingos Mantelli, todo alimento de gosto ou odor acentuado pode piorar enjôos e náuseas, portanto, o consumo de café deve ser diminuído ou cortado da dieta. Fique atento ainda ao fato de o excesso de café é um estimulante, aumentando, assim, a frequência cardíaca da mãe e do bebê.

D. FRANCISCO BACH Bispo da Diocese de Toledo

Jacó e Esaú

Como era Toledo em 1955

Jesus é a palavra definitiva de Deus

Ainda jovem li o penúltimo lide pintainhos, fazendas, supermervro escrito por Machado de Assis, cados, financeiras, comunicação com o título acima, só que invertiimpressa e tecnologia. Até hospido. Adulto, tomei conhecimento do tal privado para atender a uma deentrevero entre os dois, narrado na manda sempre crescente no seBíblia, quando um troca com o mais tor. São milhares de famílias que esperto o direito à primogenitura dependem direta e indiretamenpor um prato de lentilhas. Argh! te da iniciativa, suor e dedicação Jacó lutou contra o Anjo e, desta família Kaefer. como marca perene, ficou manEm face de sua competência co de uma perna, mas viu a glóadministrativa e ao seu tino coria de Deus. Linda história de um mercial, foi elevado à condição de homem que sempre lutou para aldeputado federal por mais de cencançar seus objetivos, apesar de to e cinquenta mil eleitores paranaque nem sempre foi de forma leal. enses em duas legislaturas. Trabalhou sete anos para o sogro Como o Jacob bíblico no episóLabão pelo amor de Raquel, mas dio com Labão, ele tem sido traído foi enganado com a entrega de Lia. constantemente. Quando não por Não desistiu. Trabalhou mais sete pessoas, pelo sistema financeiro anos e alcançou a vitória. globalizado que é ingrato e devoraConheci aqui dor. Assim como as em Toledo a histógrandes corporaria de outro Jacó. ções cooperativas, Como Fênix, sempre também sentiu na Jacob Alfredo Kaeteima em ressurgir fer. Também coxo, pele a oscilação do mas desde crian- das cinzas. É guerreiro dólar, o aumento ça, vítima de padenodado. Tem fé em dos preços da soja ralisia infantil. Sua milho (alimenDeus e é homem de etosdobásicos doença fez sua para as mãe levá-lo a São têmpera forjada no aço. aves e suínos), a Paulo, onde o incompetição desleternou por vários al dos grandes grumeses para tratapos multinacionais mento duro e doloroso. Como não e a crise mundial. Forçou-se, a continham recursos, ela sofreu para tragosto, a demitir mil funcionários mantê-lo até que houvesse uma de uma penada só. melhora. Ele não andava e só um Entretanto, como Fênix, semmilagre mudou o quadro. pre teima em ressurgir das cinzas. Milagres não faltaram em sua É guerreiro denodado. Tem fé em vida. Quando jovem, decidiu ajuDeus e é homem de têmpera forjadar no sustento de casa, abatenda no aço. do durante a madrugada, pois não Também traído no campo político conseguia dormir, galinhas que por aquele a quem ajudou eleger – comprava na colônia para depois o próprio governador do Estado – revender na cidade. Pagava um não se deixou abater. Tem muisoldo para seu irmão Roberto carto chumbo e pólvora para gastar regá-lo nas costas até a rodoviáaté em chimango velho. ria, de onde seguiam para CascaEm cima de suas próprias pervel e vendiam toda a produção por nas e não mais das do irmão bom preço. Assim cresceu em enmais novo, dará a volta por cima vergadura e em posses. Não comem tempo recorde e, para o desprou a primogenitura e nem logrou gosto de seus inimigos e das seus irmãos. Muito pelo contrário. cassandras do mau agouro, conProsperou em conjunto com o Veltinuará a gerar empregos e divisas, cir, com o Saldi, com a Helenice e e a defender no Congresso Naciocom o Roberto. Nas “horas vagas” nal o povo do oeste do Paraná. formou-se na área de Economia Eu o conheço e acredito em sua na antiga Fecivel, indo igualmente tenacidade. Não lhe devo nada de ônibus todas as noites. além da amizade e faço-lhe esta hoA sua labuta inicial deu origem a menagem atendendo ao apelo do um complexo industrial inimaginámeu coração. vel, que compreende atualmente frigoríficos, granjas de produção Siga em frente amigão!

Na continuidade de nossa narra- cava o Moinho Genari, do Polenitiva de como era Toledo em 1955, ce Genari onde trabalhavam seus dobrando a Rua D. Pedro II para a filhos mais velhos Luiz, Nelson e esquerda, ao lado do hotel morava Duílio, sempre cuidados por dona o competente mecânico Arno Pap- Giustina Genari. Perto dali, a residência do Sr. pini, casado com dona Iraci, cabeleireira que atendia em casa sendo Mascarello, funcionário do Moinho Genari e patriarca de numerosa muito prestigiada. No outro lado da rua, na esquina, família, amigo e um bom cabo eleia casa do Bonifácio Dewes, uma toral. Perto do moinho, na esquina modas poucas de alvenaria na época, com grande varanda na frente. rava dona Cota, de numerosa faPerto dali morava o Sr. Grando, pa- mília e nossos amigos. Na quadra triarca da importante família Gran- seguinte morava dona Miloca, pesdo (Delfino, Carlos, Itacir, Palmino, soa amiga e prestativa, que era casada com o Sr. Coraldino, um dos Zelindo e Glacy). Depois do hotel, continuando primeiros jardineiros de Toledo. Na esquina da Avenida Maripá ainda pela Maripá, à esquerda a casa de Edvino Tempass, que com a Rua Bonfim, a casa dos fundou a pioneira “Rádio Colméia Schoenel, dois competentes pede Toledo”, e depois, por muitos dreiros, ainda hoje existente e indicada para tombamento pelo anos, foi inspetor de menores. Ao lado ficava a casa do Natal município. Na quadra seguinte, depois da Roman e dona Neli, ele antigo estrada para as funcionário da chácaras, à esMaripá e corretor, querda, a casa do sendo pessoas Santo Campagmuito queridas na Carlos Becker era nolo, de dois anvizinhança, com diretor da Cia. Agro dares, com porão quem morava a Industrial do Prata, irmã de dona Neli, pessoa muito querida bem “italiano”, parreiral, já consa Amábile (depois e respeitada em Toledo truída em área de casada com Gere, no inicio de 1955 chácara, que era a mano Dalbosco) e adoeceu e acabou divisão da Maripá o sobrinho, Carlos falecendo. até a atual AveniMagro (depois cada Cirne Lima. A sado com Idelsa estrada anterior Rotawa). a casa do Santo, Na esquina da Maripá com a Independência, à levava a três propriedades impordireita a casa do Sr. Carlos e dona tantes, pois produziam leite, ovos, Ida Becker, dois andares, varan- frangos, uvas (vinho) e frutas para da frontal, muito bem construída, a cidade. A casa mais próxima da Maripá com vários cinamomos em sua frente. Carlos Becker era diretor era dos Preussler, depois a proda Cia. Agro Industrial do Prata, priedade e parreiral do Juvenildo pessoa muito querida e respeita- Lorandi, e seu vizinho, Ângelo da em Toledo e, no inicio de 1955 Pancera, também com um belo parreiral. adoeceu e acabou falecendo. Essas propriedades além de forConheci a dona Ida Becker quando viemos morar na casa que o necerem produtos orgânicos e Clécio Zenni nos alugou, ao lado frescos, ofereciam uma simpática de nossa casa atual. Ela era uma recepção a quem ia fazer commulher simples e muito forte, ensi- pras. As crianças de casa adoranou muita coisa para a Irene, sem vam acompanhar a Irene para ver contar da arte de fazer geleias, os cachorrinhos “Fox” da frau Mamanteiga, e os sábios conselhos, ria Flávia Preussler (Arnoldo Preusque muito marcaram nossa ami- sler), “darem risadas”, latindo zade, além da família querida para eles (os dentes à mostra não de quem privamos da amizade, eram de boas vindas). A casa tinha dona Diva casada com o Clécio muitas rosas no jardim e um belo Zenni, o Waldir, a Cleini e o José pomar com muitas frutas, sempre tinha ovos frescos, queijo, leite e Francisco. Dobrando a Independência à nata fresca com o que a Irene fazia esquerda, na quadra seguinte fi- manteiga pura e gostosa.

Todos nós, seres humanos, mente com termos de filosofia, em muitos momentos de nos- mas com termos relacionais: Ele sas vidas nos deparamos com é o Deus de Abraão, de Isaac, de questões que exigem decisões e Jacó. Por vontade própria, revelarespostas. Ainda com tenra ida- -se mediante a Palavra e desta de, escutamos pessoas nos per- forma comunica-se com o ser guntarem: “O que você vai fazer humano estabelecendo uma relana vida? Vai seguir a profissão ção amorosa. O fundamento de toda a Bíblia der seu pai?” Na juventude, além da decisão vocacional, a grande é Deus que fala. O elemento maioria deve escolher criteriosa- constitutivo de Israel como Povo mente o companheiro ou compa- de Deus é exatamente este: “Dai nheira com que vai compartilhar ouvidos à minha palavra, e serei a sua vida e formar uma família. um Deus para vós e vós sereis um Enfim, a vida exige de nós esco- povo para mim. Andai pelos caminhos que vos ordenei para serdes lhas e posicionamentos. Há questões cujas respostas felizes” (Jr 7,23). A relação de Deus com a humasão buscadas em vista da completa realização humana ou até nidade concretiza-se de modo em razão de seu peso de eter- absoluto em Jesus Cristo, a Panidade. Como tornar-me um ser lavra do Pai. Em outras palavras, humano à altura do projeto do Jesus Cristo é a palavra definitiva e total de Deus Criador? Qual é para os homens o caminho a pere mulheres de correr para alcantodos os tempos. çar a felicidade O fundamento de comunica plena e absoluta, toda a Bíblia é Deus Deus plenamente sua tão buscada por que fala. O homem natureza e os todos nós? Nós, cristãos, encontra- da Bíblia relaciona-se seus desígnios mos tais respostas com Deus mediante através de Jeao nos debruçar- a escuta e caminha à sus Cristo. Tudo o que se pode mos sobre as Saluz da fé. saber e dizer de gradas Escrituras. Deus encontra-se Certa vez, enem Jesus Cristo, contrei uma defio rosto do Pai: nição que afirmava que evangelizar é ensinar ao “Eu sou o caminho, a verdade e homem a arte de bem viver aqui a vida. Ninguém vai ao Pai senão e na eternidade. Aliás, o próprio por mim“ (Jo 14,6). “A Igreja exprime a consciência Jesus Cristo, no início de sua vida pública, afirma: “Eu vim para de se encontrar, em Jesus, com a evangelizar os pobres” (Lc 4,18). Palavra definitiva de Deus; Ele é o O Papa Bento XVI, então Cardeal “o primeiro e o Último” (Ap 1,17). Ratzinger, no ano 2000, explicita- Cristo deu à criação e à história va tal afirmação: “Eu vos mostro a o seu sentido definitivo; por isso resposta à vossa pergunta funda- somos chamados a viver o temmental, eu vos mostro o caminho po, a habitar na criação de Deus” da vida, eu vos mostro a estrada (Verbum Domini, 14). Agora podemos entender que à felicidade. Antes, eu sou este caminho”. Há uma íntima relação a nossa história pessoal e soentre Jesus Cristo, a Palavra do cial, caminho para o ser humaPai, e a nossa realização humana no perfeito, passa ela correta compreensão e adesão a Jesus e eterna. Ao ter presente o conjunto da Cristo, que quer comunicar-nos Sagrada Escritura e não apenas vida e vida em abundância. Crisuma frase ou passagem bíblica, to é a Palavra definitiva do Pai. O compreende-se em profundidade apóstolo Paulo define com clarea realidade da Palavra de Deus. za Jesus Cristo como modelo de O Deus da Bíblia é um Deus que homem perfeito e aconselha-nos se revela, isto é, mostra-se, dá-se a segui-lo: “Haja entre vós o mesa conhecer, comunica-se. Deus mo sentir e pensar que no Cristo não pode ser definido biblica- Jesus” (cf. Fl 2,5).


Toledo/PR • 07 a 13 de setembro de 2012

07

ESPORTES Colégio La Salle promoveu 2º Concurso de Pesca Esportiva de Pais

Tudo pronto para a Copa Sicredi Oeste de Futebol Sete

O Colégio La Salle realizou no último dia 1º, o 2º Concurso de Pesca Esportiva de Pais. O evento aconteceu no pesque pague Big Peixe, em São Roque do Lopeí. Realizado pelo segundo ano, o evento tem como objetivo, além da pescaria, o congraçamento entre a família lassalista. O evento contou com a presença de pais, alunos, professores, APM, funcionários, coordenação, direção e toda a comunidade lassalista. A premiação do evento foi para o

No próximo dia 15, acontece a quarta edição da Copa Sicredi Oeste de Futebol Sete. O certame terá disputas nas categorias masculino e feminino, e tem como objetivo proporcionar entretenimento e lazer para os associados. No dia 15, acontecem as rodadas regionais envolvendo as comunidades da área de atuação da cooperativa, nos seguintes locais: Toledo (Unidades Centro, Barão, Pioneira e Dez de Maio) - na Associação Banestado; Nova Santa Rosa, no campo da Asmunsar; Vila

maior e menor peixe e a maior quantidade. Os maiores peixes foram fisgados por Ricardo Bonatto (56cm), Cristiano Samuel Fauth (51cm) e Sandro Maurício Knies (46,5cm). Sandro Mauricio Knies e Joaquim Arruda (6cm) e Adelberto John Wessel (6,5cm) pescaram os menores peixes. Já Adelberto John Wessel (26), Adeilton Di Berti (7) e Antonio Carlos Piveta (6) fisgaram a maior quantidade de peixes.

Galeria Cultural recebe visita de candidatos Copa de Sinuca começa na próxima semana no Toledão

Concurso de Pesca do Colégio La Salle: congraçamento entre a família lassalista

Durante caminhada para visita em algumas empresas na região da Vila Industrial, os candidatos da coligação Amor, Trabalho e Competência (PP/ PSDB/PRP/DEM/PR/PPS/PTB/ PRB/PSB/PSL/PSD/PV), João Poletto e a professora Janice Salvador, aproveitaram para conhecer o trabalho desenvolvido por Niulton Pegoraro na Galeria Esportiva e Cultural de Toledo. O presidente da Associação Ouro e Prata, um entusiasta pelo futebol, tem realizado um trabalho exemplar de resgate da história do esporte como um todo em Toledo, daí a importância da visita. Pegoraro mostrou os inúmeros quadros expostos na Galeria, entre eles um de 1989, onde aparece o então atleta João Poletto na disputa de um Interclubes. Para Poletto o momento foi de emoção pura, por lembrar dos bons tempos da infância e juventude.

Poletto e Janice fizeram questão de assinar a lista de presenças e ouvir algumas propostas apresentadas por Pegoraro para melhoria do uso daquele espaço, que deverá ficar ainda melhor com a implantação do Eco Ponto e uma Academia da Terceira Idade coberta. Compromissos Pegoraro pediu a contratação de pelo menos um estagiário, uma reforma em determinados pontos do prédio e ainda a instalação de um mini-auditório com capacidade para 40 pessoas onde hoje funciona a Academia de Letras de Toledo. João Poletto e Janice Salvador se comprometeram em atender as reivindicações por entenderem serem justas. Os candidatos da coligação Amor, Trabalho e Competência, ressaltaram que irão “valorizar e ajudar neste trabalho de preservação de uma parte também da história do município e não apenas do esporte”.

O departamento de esportes do Toledão está preparando a 6ª Copa Cartório Barão/Auto Escola Capital de Sinuca. As inscrições podem ser feitas até o dia 12. A competição começa no sábado, dia 15, e terá rodadas todas as sextas-feiras a partir das 19h15, e sábados às 14h00.

Recreação E no dia 06 de outubro, acontece no clube a 5ª Tarde Recreativa. Das 14h00 às 18h00, a criançada vai se divertir com diversas brincadeiras e atividades especialmente desenvolvidas para elas.

Copa Quarentinha: inscrições abertas no Yara Niulton Pegoraro recebeu o candidato a prefeito João Poletto

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO PARANÁ COMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDO RUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do cartório de registro civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilitações para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documentos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

Relação de processos de casamentos Adriano Piazza

Simone Dalla Vecchia

Antonio Marcos Trovo

Francisca da Costa Freire

Antônio Pereira de Freitas

Maria Vital dos Santos

Celso Teixeira de Almeida da Silva

Nathani Fantine de Sá

Daniel Nogueira Cherdoski

Franciele Cristina Fredi

Delcir Miguel Gutt

Elaine Cristina Domingues

Fabio Luiz Ulsenheimer

Jucilene Cristina de Oliveira Cal

Juliano César Bueno

Daniela Cristina Peiter

Juliano César Novaes

Paloma Amanda Gomes

Nerisson Luís de Lima

Jaqueline Simionato

Senival Luís Tozze da Silva Junior

Lauren Gabrielle Almeida

Valcir Cirilo do Nascimento

Melania Lizabete Gambetta

Vinicius Mariano de Lima

Anna Puebla Vitkoski Fagotti

Wesley Wilmes Xavier

Joceli Mara Bernardo

Hilário Mauerwerk

Elizete Lucia Back

Jeferson Luiz Rekowsky

Leila Camila Wissmann

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e Comarca de Toledo-PR, aos 07 dias do mês de setembro de 2012. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Oficial

Copa Sicredi: disputas regionais acontecem na próxima semana

Arrancadão de Natação dia 15 na Vila Pioneiro A piscina pública da Vila Pioneiro sedia no próximo dia 15, o 1º Arrancadão de Natação – Torneio de 25 metros. Podem participar da competi-

6ª Copa Cartório Barão/Auto Escola Capital de Sinuca têm inscrições abertas até dia 12 no Toledão

Copa Quarentinha começa dia 18 no Yara Country Clube Encerram no dia 13 de setembro, as inscrições para a 1ª Copa Quarentinha de Futebol Sete do Yara Country Clube. A competição inicia dia 18, e terá rodadas todas as terças

e quintas, e é destinada a atletas acima de 40 anos, com exceção do goleiro, que pode ter idade aproximada de 30 anos. As inscrições devem ser feitas por equipes, no departamento de esportes do clube.

Nova e Novo Sarandi, no Esporte Clube Ouro Verde; Tupãssi, no Memória Country Clube; São Pedro do Iguaçu e Ouro Verde do Oeste (será realizada na localidade que tiver maior número de equipes inscritas). Os campeões regionais participarão da grande final que acontece no dia 22 de setembro, na Associação do Banestado, em Toledo. Mais informações podem ser adquiridas nas Unidades de Atendimento da cooperativa através do regulamento.

ção atletas das categorias até 12 anos, 13 a 15 anos, e livre, masculino e feminino. Os interessados devem procurar a Secretaria de Esportes e fazer as inscrições.

Judocas da Academia Ricardo Santos/H Consórcios brilham no Paranaense Três ouros, duas pratas e dois bronzes. Assim foi a participação da Associação de Judô Ricardo Santos/H Consórcios no Campeonato Paranaense Sênior e por Equipes Masculino e Feminino. A competição aconteceu em Foz do Iguaçu-PR, no último sábado (1º), e reuniu cerca de 600 atletas de todo o estado. As medalhas douradas vieram com Ana Heloísa Venzel (pesado), Kleber Ramalho (pesado) e Klidson de Abreu (meio pesado). Já as de prata, foram conquistadas por Lyandra Franz (leve), judoca do Projeto Atleta do Futuro/Prefeitura de Mercedes/Associação Ricardo Santos e pela equipe feminina da Academia Ricardo Santos/H Consórcios. Os bronzes ficaram para Brenda Nabozny (pesado) e Márcia da Silva (leve). Na classificação geral, a equipe feminina ficou com o quarto lugar e o time masculino teve o quinto melhor desempenho. Os resultados deram a Associação de Judô Ricardo Santos/H Consórcios o quarto lugar geral do

certame. O grande destaque da delegação foi o experiente Kleber Ramalho. Com o título em sua categoria – vencendo todas as lutas por ipon (golpe perfeito) –, Ramalho garantiu vaga no Campeonato Brasileiro. Para o técnico responsável pela delegação, Ricardo dos Santos, a determinação e o bom preparo dos judocas resultaram nas conquistas. “Fomos com uma seleção muito forte, tanto nas disputas individuais, quanto nos confrontos por equipe”, afirmou Ricardinho, que frisou a relevância do judô feminino toledano. “Das sete medalhas, cinco vieram com as meninas. A nossa equipe, prata no Paranaense, é a atual campeã dos Jogos Abertos do Paraná, com certeza, um orgulho para nossa cidade”, finalizou. Agora, as atenções dos atletas e técnicos da Academia Ricardo Santos/H Consórcios focam-se no Torneio Internacional Nelson Morimoto, que acontece em Presidente Prudente-SP, no próximo dia 14.


08

Toledo/PR • 07 a 13 de setembro de 2012

GERAL Expo Toledo 2012

Caixa trará “Caminhão da Sorte” com transmissão pela TV para o Brasil radas ou participar como integrante da auditoria popular que validará os resultados. Criado na década de oitenta, o veículo tem o objetivo de dar mais transparência aos sorteios das loterias federais. A que a busca desta atração, inédita em eventos de grande porte na região, é fruto do arrojo e desprendimento da Sociedade Rural de Toledo e sua assessoria e obteve total empenho da gerência da Caixa em Toledo e da instituição em Brasília para a sua concretização.

Encontro foi mais uma etapa de mobilização da sociedade organizada por melhorias

Diretores da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), secretários municipais e outras lideranças empresariais participaram de reunião com representantes de duas operadoras de telefonia móvel. O encontro foi mais um desdobramento da mobilização iniciada em junho, visando a melhoria da qualidade dos serviços de telefonia móvel. O diretor de Relações Institucionais da Região Sul, da Vivo, Daniel Silveira da Encarnação, apresentou o projeto de instalação de novos equipamentos de telecomunicação no município. Também foram apresentadas e discutidas sugestões para alteração na legislação municipal, que trata sobre o sistema e padrões para instalação de estações de rádio-base de telefonia celular. Segundo o presidente da Acit, Edésio Reichert, o encontro complementa as ações realizadas no sentido de buscar melhorias nos serviços e o resultado é positivo. “Com base em uma proposta elabo-

rada em conjunto pelas operadoras, foram apresentadas sugestões pontuais para orientar alterações na legislação, de modo que atendam a necessidade de expansão dos serviços em nosso município”, destaca. Reichert salienta que as observações foram encaminhadas à administração municipal. “O prefeito Schiavinato havia solicitado às empresas para que enviassem suas sugestões, porque há real interesse que as empresas continuem investindo na melhoria dos serviços, acompanhem o desenvolvimento de Toledo e atendam a população”, afirma. Participaram reunião o vice-presidente da Acit, Jefferson Paulo Martins, o secretário de Indústria e Comércio, Narcizo Muller, a secretária municipal de Planejamento Estratégico, Ione Bernhard, o coordenador regional da Fiep, Lieser Belenzier, o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Toledo, Joel Loh, a diretora de Relações Institucionais da OI, entre outros técnicos das duas operadoras.

Caminhão da Sorte: transmissão ao vivo de Toledo pela Band

Arquitetura

Casa Toledo apresenta programação cultural aos visitantes Mais do que conferir as novidades e tendências sustentáveis dos setores de Arquitetura e Decoração, o público que comparecer na Casa Toledo 2012 terá a oportunidade de interagir com as atrações culturais, jantares e eventos diferenciados para adultos e crianças. A Mostra abre para visitação no dia 14 de setembro, às 16h. A exposição está situada na avenida Maripá, 5505 - Centro. Os ingressos custam R$ 5,00 e devem ser adquiridos na bilheteria do evento. Programação Na sexta-feira, dia 14 de setembro, às 16h, será realizada uma palestra com o tema da Casa Toledo 2012: “Sustentabilidade”. Após, às 19h30, o público pode desfrutar do jantar: “Noite do Sukiaki”, com o valor de R$ 20,00 por pessoa. No dia 15, a partir das 18h, a Casa oferece uma degustação e às 19h30 o Coral Ítalo-Brasileiro se apresenta. Para quem deseja jantar - neste mesmo horário - haverá rodízio de pizza, os

convites devem ser reservados anteriormente ao valor de R$ 20,00 cada. No domingo, os visitantes podem prestigiar uma “Roda de Conversa”, na língua alemã, às 18h. O evento Esta é a 3ª edição do projeto, mas é a primeira vez que simula ambientes em uma residência.O espaço possui 395 metros quadrados de área cons-

truída em 2 mil m² de terreno. Dimensão que será divida, entre os profissionais, em 17 ambientes. Com o tema voltado à sustentabilidade, a equipe da Casa Toledo apresenta novidades nos setores de Arquitetura, Design e Engenharia. Um designer e 20 arquitetos participam da iniciativa.

A Indústria Farmacêutica Prati-Donaduzzi está com as inscrições abertas para o curso “Mulher: preparando-se para os desafios profissionais”. O treinamento é voltado às mulheres com idade igual ou acima de 35 anos, com Ensino Médio completo ou cursando. Com duração de 80 horas, o curso tem como objetivo fornecer conteúdos importantes que possam auxiliar o público feminino a ingressar no mercado de trabalho. As participantes terão aulas de: postura profissional; ética e cidadania; saúde da mulher e qualidade de vida; matemática básica e raciocínio lógico; relações humanas no trabalho; comunicação e trabalho em equipe; expressão oral e escrita; e segurança e saúde no trabalho. A ação é mais uma iniciativa de Responsabilidade Social da Prati-Donaduzzi em prol da comunidade. A participação no curso não implica em vínculo empregatício com a empresa. Ao todo, estão sendo ofertadas 30 vagas. Os interessados em participar do curso podem realizar a inscrição no setor de Recrutamento e Seleção da Prati-Donaduzzi (Rua Mitsugoro Tanaka, 145, Centro Industrial Nilton Arruda). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 2103-1377.

Prati-Donaduzzi inicia atividades do curso de cuidador de idosos

R$ 139,00

Expansão na telefonia móvel é discutida na Acit

O curso envolve cuidadores de idosos, familiares e profissionais da saúde R$ 264,00

O “Caminhão da Sorte”, que realiza os sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal, será uma das atrações da Expo Toledo 2012 – 7 Internacional, em outubro próximo. O veículo ficará estacionado dentro do Centro de Eventos Ismael Sperafico e realizará os sorteios ao vivo, com transmissão pela TV Bandeirantes, de segunda (08/10) a sábado (13/10), às 20 horas Quem estiver no parque poderá ter a sorte de ser escolhido para acionar os dispositivos que liberam as bolas nume-

PratiDonaduzzi oferece curso voltado às mulheres

A Indústria Farmacêutica Prati-Donaduzzi, por meio do setor de Responsabilidade Social, em parceria com o Centro de Revitalização da Terceira Idade do Jardim Coopagro, iniciou segunda-feira, 3, as atividades da segunda turma do curso para cuidadores de idosos. O treinamento é gratuito e tem como objetivo capacitar os participantes no atendimento e cuidado com pessoas da terceira idade. Está voltado aos cuidadores de idosos, familiares e profissionais da área de saúde. “O curso objetiva fornecer dicas, proporcionar algo que vai ajudar no dia a dia, na vivência com a melhor idade. A missão de ser cuidador é

uma tarefa árdua”, destaca a gerente da área de Responsabilidade Social da Prati-Donaduzzi, Maria Rita Pozzebon. Dona Rosalina Vieira Prolo, moradora de Linha Floriano, cuida da sogra e está participando pela primeira vez do curso. “Estou aprendendo a cuidar melhor dos idosos e também tendo conhecimento de como agir quando chegar à melhor idade”, frisa. As atividades, que encerram no dia 25 deste mês, têm carga horária de 30 horas/aula, com módulos desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar envolvendo médico, enfermeira, dentista, psicólogo, fisioterapeuta, entre outros profissionais.

www.miriamriosdecoracoes.com.br

Papel de Parede


Jr.

Toledo/PR • 24 de 01 de março 2012 Toledo/PR • fevereiro 07 a 13 dea setembro de 2012

09

TURISMO Serra Gaúcha

Lazer e diversão para toda a família Conhecida como uma rota romântica, a Serra Gaúcha é uma excelente opção de férias para toda a família. São dezenas de atrativos para agradar crianças e adultos. Karine Graeff, do Viver Toledo, esteve em alguns destes, que são os principais atrativos, e traz aos leitores uma síntese de cada lugar. Gramado Zoo O Gramado Zoo é traz um novo conceito para o segmento. No lugar das grades e jaulas, vidros blindados e enormes viveiros de imersão reproduzem com fidelidade o habitat das espécies. Atualmente, vivem no parque 1.500 animais. Durante o percurso de 1.200 metros do zoo, o visitante recebe informações através dos educadores ambientais e das placas ilustrativas com fácil leitura. Com uma vista magnífica dos vales, o Gramadozoo tem estrutura com banheiros, restaurante, loja de produtos que valorizam a fauna brasileira, e é totalmente adaptado para portadores de necessidades especiais.

No Gramado Zoo, em vez de jaulas, os animais ficam protegidos por vidros blindados

SERVIÇO: Gramado Zoo RS-115 p/ Taquara, km 35 (distrito de Várzea Grande), Gramado (RS) - www.gramadozoo.com.br Parque do Caracol O Parque do Caracol é um belíssimo e bem estrutura parque com uma vista incrível da Cascata do Caracol. O parque tem restaurante, lanchonete, play groud, artesanato, trilhas ecológicas e a famosa escadaria de aproximadamente 700 degraus. O desafio em descer e subir é muito lindo, em meio à vegetação, bancos estão localizados estrategicamente para um pequeno descanso. Ao chegar ao seu final, a surpresa: a visão única da cachoeira para cima com direito a muitos pingos d’água. Dentro do Parque do Caracol você pode desfrutar de um delicioso passeio de trenzinho que narra um pouco da história da imigração, das primeiras viagens de trem Karine, Beto e Pedro Martinazzo, em visita ao pela região e da importância da preservação da natureza. Parque do Caracol O trem leva os passageiros até a Vila dos Imigrantes, um lugar animado e divertido com os hábitos e costumes dos imigrantes alemães e italianos. SERVIÇO: Parque do Caracol - Estrada do Caracol - Canela (RS)

SERVIÇO: Parque Terra Mágica Florybal - Estrada do Caracol – Canela (RS) - www.parqueterramagicaflorybal.com.br Aldeia do Papai Noel Bem no centro de Gramado, está localizada a Aldeia do Papai Noel. Com uma vista deslumbrante do Vale do Quilombo, o parque fica aberto o ano todo e requer uma parada obrigatória ao turista. Dentre as atrações, renas do Papai Noel, pirâmide de Natal, árvore dos desejos, casa do Papai Noel (original em estilo bávaro), fábrica de brinquedos, museu do brinquedo, chalé dos ursos, chafariz, presépio com bonecos eletrônicos, oratório, casa das miniaturas, carrossel, trenzinho, monorail e a praça da neve, essa uma das paradas preferidas dos turistas. A praça é cercada por toras de eucalipto com grandes bonecos de neve decorados, trenó e neve artificial que fica caindo o tempo todo.

Beto e Pedro Martinazzo na Praça da Neve, na Aldeia do Papai Noel

SERVIÇO: Aldeia do Papai Noel - Rua Bela Vista, 353 – Parque Knorr – Gramado (RS) - www.papainoel.com Hollywood Dream Cars A mais linda exposição de carros antigos do Brasil. Nela pode-se sentir e viver o clima da emoção e nostalgia do glamour de Hollywood, dos anos dourados das décadas de 50 e 60, além de conhecer maravilhosas motos antigas, das mais famosas marcas.

Alpen Park O Alpen Park é a opção para quem curte aventura. São dezenas de brinquedos e atrações radicais, como rapel, muro de escalada, tirolesa, bungee trampolim, arvorismo, quadriciclo, touro mecânico, simulador mini rider 2, entre outros, com destaque para a montanha russa e o trenó. Quem é ligado em novas tecnologias, não pode deixar de conferir incríveis atrações como o cinema 4D e o cineminha 6D com seus efeitos especiais e sensoriais, e ainda o alpen interactive, onde os participantes interagem com jogos apresentados em 5D. Não há cobrança de ingressos para o parque, apenas de estacionamento. As atividades são cobradas conforme sua escolha. Os atrativos são para todas as idades. SERVIÇO: Alpen Park - Rodovia Arnaldo Oppitz, 901 – Canela (RS) - www.alpenpark.com.br

Parque Terra Mágica Florybal Um dos mais novos atrativos da região, o Parque Terra Mágica Florybal é, sem dúvidas, fascinante e mexe com o imaginário das pessoas, especialmente das crianças. Em meio à natureza exuberante, o parque tem cerca de mil esculturas de dinossauros, índios, animais silvestres, personagens bíblicos, entre outros, esculpidos no cimento, fibra de vidro e ferro, além de réplicas de dinossauros e animais que se mexem e emitem sons, levando as crianças ao delírio. Nas trilhas que cruzam o parque, pode ser encontrado muito verde, além de atrações que deixam o público admirado, como: degustação de chocolate direto da fonte Parque Terra Mágica Florybal: encanto e magia (inclusa no valor do ingresso), caverna dos primatas, aldeia dos índios, o Guardião da Floresta, este sendo uma estátua com cerca de 12 metros de altura, em que se pode subir em uma de suas mãos e admirar o parque do alto. Há também atrações como passeio no carro temático do Dino, teleférico, fazendinha do cacau, cinema 7D, uma área de playground, com jogos eletrônicos liberados, e passeio de mini-trem. Dentro do parque, o visitante conta com área de alimentação, transporte, sanitários, estacionamento privado e loja temática.

SERVIÇO: Hollywood Dream Cars - Avenida das Hortênsias, 4151 Dreamland - Museu de Cera O Museu de Cera Dreamland, em Gramado, é o primeiro projeto do gênero a apresentar ícones do cinema e da cultura pop em toda America Latina. Mais de 60 astros do cinema e personalidades são distribuídos em 20 cenários temáticos. Dentre os “artistas”, Elvis Presley, Lady Di, Madonna, Angelina Jolie, Brad Pitt, Albert Einstein O “trenó” é uma das principais atrações do Alpen Park

SERVIÇO Dreamland - Museu de Cera Avanida das Hortênsias, 5507 www.museudeceradrealmland.com.br Harley Motor Show- Museu de Motos Anexo ao Museu de Cera, está o Harley Motor Show, o primeiro espaço temático em toda a América Latina inteiramente dedicado aos apaixonados pelas motos Harley Davidson. Numa área de quase 1.000m², apresenta mais de 20 motos Harley Davidson incrivelmente restauradas, abrangendo quase um século de verdadeiras preciosidades até os mais modernos e atuais modelos. Entre as mais marcantes atrações do Harley Motor Show está uma moto idêntica à vista no filme “Sem Destino” (Easy Rider, 1969), além de máquinas iguais às usadas pela polícia rodoviária federal e à polícia do exército. Há ainda uma Night Road, que foi projetada em parceria com a Porsche, e outros modelos dos anos 20 aos anos 70 do século XX. No local também há um bar temático.

Lady Gaga e Amy Winehouse: personagens do Museu de Cera de Gramado

Harley Motor Show é um belo atrativo para os amantes do motociclismo

SERVIÇO Avenida das Hortênsias, 5507

Mini Mundo O Mini Mundo é um parque onde as miniaturas são reproduções de obras arquitetônicas reais, exibidas em cenários que formam uma pequena cidade em movimento. As construções ganham vida através da sonorização e da presença de cerca de 2.500 mini-habitantes, também em escala reduzida, e suas ferrovias, rios e estradas permitem a integração As miniaturas do Mini Mundo encantam pelas reproduções perfeitas

do centro aos bairros e áreas rurais. Um lugar onde o visitante se sente um gigante. O parque tem play para as crianças, praça de alimentação e loja.

SERVIÇO Mini Mundo Rua Horácio Cardoso, 291 – Gramado (RS) www.minimundo.com.br R$264,00


10

Toledo/PR • 07 a 13 de setembro de 2012

SOCIAL

“Semeie um ato, e você colhe um hábito. Semeie um hábito, e você colhe um caráter. Semeie um caráter, e você colhe um destino.” (Charles Reade)

ALEX DONEGA Estimativa

Arte Francesa

A estimativa populacional para o ano de 2012 divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ontem revela que 23 dos 50 municípios do Oeste registraram perda de habitantes se comparada à estimativa de 2011. Em número de habitantes os que tiveram maior acréscimo foram Cascavel, com 3.032 moradores, e Toledo com 1.568. Parte dos habitantes que deixa o Oeste migra para o interior de Santa Catarina e São Paulo.

O Teatro Municipal de Toledo abriu na última semana a exposição Arte Francesa. As obras fazem parte do acervo do Ateliê Criativa e foram concebidas pela professora Elaine Teixeira e pelas alunas Ângela Nogueira Bender, Branca Schüller da Igreja, Claci Schumacher, Carla Patrícia de Souza, Clair Dietrich, Fiore Lorenzetti, Gabriela Welter, Leila Scalcon, Liria Guandalin, Maria Clara Berti, Marcielly Gzesiuk, Neli Martim, Rose Adams, Sonia Brandini, Thais Dal Pai Bim, Veslei Companhoni e Adair Carlos Matias. As obras permanecerão expostas no hall do Teatro Municipal até o dia 10 de setembro.

King’s Pub 06/09- Tributo Raimundos com a banda Enigma 77 10/09-Happy Hour com Acústico de Rafael Meneguini

Feriado O Hotel Rafain de Foz do Iguaçu está com a promoção da Semana da Pátria

O que? A Promotoria de Justiça de Toledo ajuizou ação de indenização contra uma mulher que desistiu de adotar a criança de quem já havia obtido a guarda. O Ministério Público requer, à Vara da Infância e Juventude da comarca, que a adotante seja condenada ao pagamento de indenização por danos morais, além de custear tratamento psicológico para a menina. Menina morou durante cerca de um ano com a família que havia manifestado interesse em adotá-la

02

Os amigos Guilherme e Rafael estiveram nos Estados Unidos, conhecendo o lado Leste. Nas fotos 2 e 3- Estátua da Libertade e ao fundo a Ponte de Manhattam New York, 4- Sea World Orlando – Flórida

03

04

Crianças à partir de 4 anos de idade ganham

35% de desconto!

alex@vivertoledo.com.br


Toledo/PR • 07 a 13 de setembro de 2012

11

SOCIAL MACIEL

maciel@anestezia.com

O Barão Conveniência Quer ver os jogos do Brasileirão com conforto, num ambiente super agradável? Então vá até O Barão Conveniência saborear um delicioso café e aproveite para assistir o jogo do seu time de coração. Vale a pena conferir

Onder ir no feriadão?

Juliano Soder, da Sodder Motos e Náutica, no lançamento da Yamara R1 2013. Confiram as fotos do lançamento no www.anestezia.com

A sensualidade de Luana Vanzella

Quer saber as melhores opções de balada para você curtir nesse fim de semana prolongado? Confira então a agenda de eventos do site www. anestezia.com

A beleza de Jossielli Spielmann

Thais Caroline Rosseto e Nathalia Topan no show de Pedro Henrique e Fernando

Rhavana, Karen, Luciana, Eliziane, Ana e Patricia prestigiando o anestezia.com no show de Conrado e Aliksandrot

Conexão Empresarial

Patricia, Fernando, Naiade e Priscila na Afogavet

Teve inicio nessa quinta-feira, 05.09, o Programa Conexão Empresarial, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo – ACIT, com a palestra de um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, Oscar Schimidt, tendo como tema Obstinação e Trabalho em Equipe. A programação ainda contempla as palestras de Dado Schneider, Doutor e Professor em Comunicação e Marketing, no dia 13.09, com o tema Vendas no Século XXI, Mudar ou Morrer. No dia 17.09, segue com Leila Navarro, especialista em assuntos comportamentais, liderança, gestão de pessoas, vendas e empreendedorismo, com o tema Resultado e Sucesso. Encerrando, no dia 24.09, com o tema Empreendedorismo, Economia e Globalização, se apresenta Ozires Silva, que tem formação militar, intregrante do grupo que criou a Embraer, ex-diretor da Petrobrás, ex-ministro de estado da infraestrutura, ex-presidente da Varig, criador da empresa de biotecnologia Pele Nova e atualmente reitor da Unimonte, em Santos.

38

Mari, Aryala e Tati curtindo o Empório Santa Maria


12

Toledo/PR • 07 a 13 de setembro de 2012

SOCIAL

“O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.” (Buda)

WANDERLEY GRAEFF

wanderley@vivertoledo.com.br

Feira Shopping

Luciane e Wanderley Graeff recepcionaram os candidatos a prefeito e vice pela coligação Amor, Trabalho e Competência, João Poletto e Janice Salvador, que fizeram visita ao Jornal Viver Toledo, cumprimentaram os integrantes da equipe e comentaram detalhes da campanha eleitoral

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) iniciou a comercialização das primeira etapa dos estandes da Feira Shopping 2013, que será realizada de 5 a 9 de junho. A primeira vai até 17 de setembro, para empresas associadas que expuseram na edição 2012 e querem manter a mesma localização do estande. A segunda fase vai de 18 a 30 de setembro, destinada a empresas associadas que participaram neste ano e desejam mudar o local do estande. Já a partir de 1º de outubro ao dia 15, a Acit abrirá as vendas para os demais associados. Na última etapa, após o dia 21 de outubro, a comercialização será aberta a todas as empresas interessadas.

Foz do Iguaçu O Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Foz do Iguaçu realizou uma pesquisa em 28 estabelecimentos da cidade e constatou que a ocupação média na rede hoteleira deve ser de 81,8% no feriado de 7 de setembro. O índice representa um aumento em comparação com o mesmo período de 2011, quando a projeção era de 70% de quartos ocupados. O levantamento do Sindhotéis aponta crescimento em todas as categorias de estabelecimentos pesquisados. Para o presidente do sindicato, empresário Carlos Silva, o aumento na média de ocupação se deve ao trabalho de divulgação dos atrativos, à qualidade dos empreendimentos e a excelência no atendimento com colaboradores capacitados.

William Neitzel e Luana Camila Grande trocam alianças neste sábado (08), com cerimônia e festa no Restaurante Filezão. Aqui, fotografados por Fernanda Abreu

Ademir Marques, Ademir e Luciana Zorzo e Kátia Marques na posse da nova diretoria do Toledão

Cruzeiros Ao que tudo indica, a construção de um terminal marítimo de passageiros no Porto de Paranaguá deverá sair do papel. O projeto do governo do estado já tem o pré-projeto concluído e após a análise da Caixa Econômica Federal será lançado o edital para contratação do projeto. Com isso, em breve os navios de cruzeiro deverão inserir o Paraná nas escalas de seus navios. Isso deverá ter reflexos em nossa região, uma vez que as agências de turismo, como a toledana Lumiar, uma das mais experientes do ramo, atualmente têm como referência o Porto de Santos.

O presidente do Clube de Caça e Pesca, Nélson Cornélius, e José Carlos Bueno no lançamento da Festa do Porco no Rolete

Boa ação

Daniele Portz e Gibran Pagnussatt conferiram o lançamento da Festa do Porco no Rolete, no Clube de Caça e Pesca

O Rotary Club Toledo e parceiros do meio rotário viabilizaram um mamógrafo para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste do Paraná. Do total de investimento - R$ 137.690,00 - a contribuição ficou assim distribuída: Rotary Club Horicon (EUA), R$ 9.774,00; Distrito 6250 (EUA), R$ 26.064,00; Distrito 4640 (Brasil) e Rotary Club Toledo, R$ 35. 787,00; e Fundação Rotária R$ 66.065,00.

Festa A Paróquia São Francisco de Assis, do Jardim Coopagro, realiza a Festa do Padroeiro São Francisco de Assis. Neste sábado (08), à tarde, serão realizadas atividades recreativas e culturais, com a Rua do Recreio, com brincadeiras para as crianças, show de talentos, apresentação de GR e show de encerramento com a cantora toledana Andressa Rogoski. No domingo (09), acontece o ponto alto da festa, com a procissão, missa em honra a São Francisco de Assis e almoço com paleta desossada e recheada. à tarde, tem matinê com a banda Embalos da Noite. Informações: fone 3252-8086.

Rápidas - Como acontece todo segundo sábado do mês, o comércio de Toledo estará com as portas abertas até às 17h deste sábado (08).

Francisco “Chico Paulista” Campos com a esposa Santina no lançamento da Festa Nacional do Porco no Rolete

- A peça teatral infantil “A Bela e a Fera” será levada ao palco do Teatro Municipal na quarta-feira (12), às 9h, 14h30 e 20h. Realização: Vem Vento Produções Artísticas. Informações: (45) 3378 2528. - “Vendas no Século XXI” é a palestra que Dado Schneider proferirá quinta-feira (13), à 20h, no Teatro Municipal. O evento integra o Conexão Empresarial 2013 da Acit. Informações: (45) 3055 4600. - Os professores doutores do Campus de Toledo da Unioeste, Eric Gustavo Cardin e Silvio Antonio Colognese, viajaram ao México com o objetivo de firmar parceria com a Universidade de Quintana Roo, na área de Ciências Sociais.

Ortodontia - Implantes Dentários, - Cirurgia Bucal Facial Prótese Dentária - Estética Bucal Mastersat Eletrodomésticos, Eletrônicos e Informática Ltda Rua Barão do Rio Branco, 1782 - Centro - Toledo - PR Tel (45) 3054-5009 / (45) 3054-5045

Dra. Kely Gruber - Dr. Isabella Rotta - Kleber Gruber Tel: (45) 3054-7922 - (45) 9961-7919 Rua Haroldo Hamilton, 596, Centro Comercial do Lago - Toledo - PR

Gesso Convencional e Acartonado, Papéis de Parede, Persianas, Banheiras, Cubas e Acabamentos em Geral, Pisos Laminados, Pisos Porcelanato, Revestimentos, Pastilhas, Aberturas em Vidro Temperado

45 3055-4574 - RUA BARÃO DO RIO BRANCO, 2107 - CENTRO - TOLEDO - PR


160ª edição do Jornal Viver Toledo