Page 1

Leia Anuncie e Assine

3277 A melhor Pizza da cidade

3054-0444 Toledo/PR • de 24 a 30 de agosto de 2012 - Ano 4 - nº 158

PITÁGORAS Quem é toledano de priscas eras deve se recordar da primeira – e última – vez que aconteceu aqui o Carnaval Integrado, graças à iniciativa da Atec. Nenhum dos clubes queria realizar a folia de momo. Diretores alegavam que o evento não era mais rentável. PÁGINA 07

MACIEL

Gente bonita ilustra a coluna

PÁGINA 11

D. FRANCISCO

LAMARTINE

POLÍTICA & GENTE

WANDERLEY GRAEFF

Quando lemos o Evangelho segundo João, no início, constatamos que Jesus, o Verbo, antes de sua encarnação, estava junto de Deus, era Deus (cf. Jo 1,1). Sua vinda não foi por acaso, pois tinha como missão fazer a vontade daquele que o enviou: “Eis que vim para fazer a tua vontade” (Hb 10,9).

Toledo em 1955. Lamartine dá sequência aos seus relatos contando como era a cidade naqueles tempos, incluindo detalhes sobre o alemão Isemberg, que aqui se estabeleceu por aqui após a Segunda Guerra, foi pioneiro da agricultura mecanizada e um dos fundadores da Coopagro.

Flávio Arns elogia a conquista de 6,4 na média do IDEB pelas escolas municipais de Toledo e garante construção de novo colégio; ministra Gleisi Hoffmann cumpriu agenda de campanha na cidade; lideranças toledanas em eventos em Foz e Assunção.

Toledo vive tempo de lançamentos de seus grandes eventos: Festa do Porco no Rolete e Expo Toledo, esta com show já contratado de Michel Teló; limpeza e beleza de Toledo rendem elogios de visitantes; Toledão tem jantar festivo de posse da diretoria.

PÁGINA 06

PÁGINA 06

PÁGINA 02

PÁGINA 12

Caciopar defende unidade pelo Aeroporto Regional do Oeste

Arquiteto toledano Mário Costenaro, presidente da Caciopar, com o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, em plenária da entidade empresarial

Criar meios para integrar ainda mais as entidades organizadas e as forças políticas e econômicas pelas obras do Aeroporto Regional é um dos desafios da nova diretoria da Caciopar. A luta ganha ainda mais importância diante do risco que os atuais aeroportos da região representam devido a estruturas acanhadas e mal projetadas. Exemplo disso é o que ocorreu recentemente em Cascavel, quando um avião, devido ao vento lateral, derrapou na pista e, por pouco, não protagonizou um incidente mais grave. PÁGINA 08

Porco no Rolete

Esquadrilha da Fumaça será um dos atrativos

PÁGINA 09

Um dos mais espetaculares shows aéreos do mundo tem volta agendada a Toledo MSC Fantasia: luxo e sofisticação em roteiros por Santos, Búzios, Salvador, Ilha Grande e Angra

Cruzeiros

Temporada com muitos atrativos Os cruzeiros marítimos têm sido opções de viagens muito procuradas ultimamente, por se tratar de viagens completas, onde se conhecem vários lugares diferentes, usufruindo de excelente infra-estrutura, conforto e ótima gastronomia a bordo de verdadeiros resorts flutuantes. Uma referência no Paraná, a Lumiar Turismo apresenta várias opções para a temporada.

Equipamentos eólicos

Paraná terá duas fábricas, uma delas em Toledo ANPR

PÁGINA 03

PÁGINA 09

Poletto conclama que eleitores votem por Toledo PÁGINA 03

As melhores da Dinheiro

Coamo é campeã no ranking de Cooperativas Agrícolas PÁGINA 08

Ministra Gleisi participa de comício em Toledo PÁGINA 03

Governador Beto Richa assina termo de cooperação para fábricas, observado pelo deputado Duílio Genari


02

Toledo/PR • 24 a 30 de agosto de 2012

OPINIÃO

“A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes.” (Winston Churchill)

POLÍTICA & GENTE Elogios a Toledo O vice-governador e secretário estadual de Educação, Flávio Arns (foto), elogiou a conquista de 6,4 na média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) pelas escolas municipais de Toledo. “Toledo está de parabéns, o resultado foi muito significativo e demonstra o compromisso do município com a educação básica, com resultados positivos tanto de proeficiência como de aprovação e evasão. A base da educação é fundamental para que a pessoa se saia bem no decorrer de sua vida”, disse Arns, que cumpriu na cidade tambem uma agenda política, em apoio às candidaturas de João Poletto e Janice Salvador à prefeitura. Reflexão Arns também avaliou os dados do estado e considerou que o Paraná precisa fazer uma profunda reflexão para melhorar os seus índices. O Paraná ficou com a média de 4,4 na avaliação das escolas estaduais. “Nós ficamos dentro das metas colocadas pelo Ministério da Educação e queremos fazer um grande debate no Paraná para melhorar estes índices. Precisamos agora organizar todos os dados, pois o Paraná tem capacidade e competência para termos resultados mais significativos”, observou. Professores Em sua passagem por Toledo, Arns comentou que o estado já está implantando uma política de atuação que deverá trazer aspectos positivos para a educação. Conforme o vice-governador, o estado contratou no ano passado 17 mil professores e mais 13 mil neste ano, além de investir na recuperação das escolas e liberação de professores para mestrado e doutorado bem como equiparação salarial, valorizando quem faz a educação. Colégio O secretário estadual de Educação também adiantou para Toledo que o município deverá ser contemplado ainda no próximo ano com uma nova escola estadual. A construção da sede própria do Colégio Estadual Jardim Gisele, que divide espaço com a Escola Municipal Norma Belotto, no Jardim Gisele, poderá ter iniciada as suas obras ainda neste ano. A licitação para a construção da nova escola já foi encaminhada Gleisi Quem tambem circulou por Toledo foi a ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann. Ela esteve na cidade com a finalidade específica de reiterar apoio à candidatura das oposições à prefeitura toledana, Beto Lunitti e Adelar “Pelanka” Holsbach. Gleisi participou de reunião com os candidatos e de um comício no Jardim América.

Unioeste O vice-reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor toledano Carlos Alberto Piacenti, realizou visita de trabalho a Universidade Nihon Gakko e Universidade Americana, em Assunção, no Paraguai. Na primeira, Piacenti (foto) assinou com a instituição Termo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural e, na segunda, debateu a possibilidade da Unioeste ofertar curso de pós-graduação lato sensu na área de Odontologia, curso que é disponibilizado no Campus de Cascavel da Unioeste. Mercosul O prefeito de Toledo e presidente da Amop, José Carlos Schiavinato, defendeu, em Foz do Iguaçu, assuntos de interesse da região em reunião organizada pela Presidência da República no Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul. Schiavinato falou sobre temas como a ferrovia, ações de intercâmbio no agronegócio, flexibilização de leis trabalhistas com a implantação de uma escola de formação de mão-de-obra compartilhada, segurança na fronteira e maior agilidade para resolver o problema da falta de médicos no Brasil. Conforme o prefeito, a reunião foi muito importante, pois aproxima os municípios das decisões do Mercosul. Piscinas A administração municipal entregou a cobertura e o aquecimento da piscina pública Aldo Bello, na Vila Pioneiro, ao lado do Ginásio de Esportes Euzébio Garcia. Foram investidos cerca de R$ 400 mil na piscina, incluindo a obra, cobertura e aquecimento. O espaço conta com uma piscina semi-olímpica de 25 x 17 metros, aquecida e coberta, dois banheiros, vestiários, sala de materiais, sala de administração e arquibancada. Toledo possui oito piscinas públicas. Seminário Alunos e professores do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Unioeste participarão do 1º Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade, entre os dias 29 e 31 de agosto na Universidade Federal do Rio de Janeiro. São eles: Jandir Ferreira de Lima, que é membro da Comissão Científica do Seminário, Pery Francisco Assis Shikida - coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Carlos Alberto Piacenti, Crislaine Colla, Moacir Piffer e Ricardo Rippel. Além dos alunos doutorandos, Ednilse, Marines e Sérgio e os mestrandos, Elisiane, Ana Carolina e Arnaldo que também farão parte da caravana. Ambulâncias O Paraná vai ampliar e renovar a frota de ambulâncias nos municípios, com a aquisição de 300 veículos até o final de 2013. O primeiro lote, com 50 unidades, foi entregue pelo governador Beto Richa, terça-feira (21), no Palácio Iguaçu, e será distribuído para as regionais da Secretaria de Saúde para atender municípios de diversas regiões do Paraná. Ao todo, o Estado investirá R$ 28,5 milhões para essa finalidade.

DILCEU SPERAFICO Deputado Federal

O Curso de Medicina e o atendimento da saúde pública No esforço pela melhoria da saúde pública de Toledo e região, inicia- enormes dificuldades, como a falta de parceria do Governo do Estado. mos novo trabalho em parceria com a Universidade Tecnológica Agora ele é parceiro e a Secretaria de Estado da Saúde aprovou e a avaFederal do Paraná (UTFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do lizou a iniciativa. Com recursos do governo federal estamos construindo o prédio e paParaná (PUCPR), com o estudo da viabilidade de criação de Curso ralelamente buscando verbas para o equipamento do estabelecimento. de Medicina. Os objetivos são consolidar Toledo como grande centro univer- Será hospital de alta complexidade, exigindo equipamentos modernos, sitário e melhorar o atendimento da população. Para isso, já rea- ao lado de médicos especialistas, que felizmente já atuam em grande lizamos reuniões em Curitiba e Brasília, tratando especificamente número em Toledo e terão novos instrumentos para atender melhor a população. do assunto. Nosso empenho deu resultados, a obra está andamenÉ meta de médio prazo, mas por ela estamos lutanto, como pode e deve ser acompanhada pela população do, pois a definição e planejamento de ações de médio e esperamos até o final do ano assegurar recursos para e longo prazo são a certeza de maiores benefícios à coCom recursos aquisição de parte dos equipamentos e em 2013 conmunidade. do governo cluir mais essa etapa, colocando o estabelecimento em Foi o que aconteceu quando buscamos os campi de federal estamos funcionamento. ambas as instituições, cuja conquista talvez muitos ainda construindo o prédio Com o apoio do governador Beto Richa tudo será mais não dimensionem corretamente. e paralelamente fácil e o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo, Nem todos sabem, por exemplo, que a UTFPR já está construindo seu terceiro bloco, de total de 10, para abri- buscando verbas para já anunciou que o que for necessário para o hospital inigar cerca de cinco mil alunos, em pouco tempo. Com o o equipamento do ciar o atendimento, ele fornecerá. Isso porque o estabelecimento não vai atender somenCurso de Medicina, haverá quase um segundo campus estabelecimento te Toledo, mas os 18 municípios da 20ª Regional de Saúem Toledo. de, com população em torno de 500 mil habitantes, que O curso será progresso efetivo, com atração de pessohoje dependem do Hospital Bom Jesus, mantido no SUS as qualificadas, como professores de Medicina, todos os doutores, trazendo mais renda e investimentos na construção civil, pois graças ao grande esforço de seus dirigentes. Desafio semelhante ocorre no Mini-Hospital da Vila Pioneiro, onde o necessitarão de casas, apartamentos, lazer e assim por diante, além de volume de pessoas atendidas diariamente é muito grande, embora não assegurarem avanços à saúde pública. O atendimento da população, por sinal, recebeu avanços no último ocorram em Toledo as verdadeiras tragédias mostradas diariamente pela ano, com três novas Unidades Básicas de Saúde (Ubs) e uma Unidade de televisão, com pessoas morrendo em macas ou em filas, à espera de Pronto Atendimento (Upa), todas em construção e que logo entrarão em assistência médica ou internação hospitalar. Logicamente devemos melhorar nosso serviço e a grande virada ocorfuncionamento, além do grande sonho do Hospital Regional, também já rerá com as novas Ubs, a Upa e o Hospital Regional, que garantirão a está sendo construído. A nossa luta pelo estabelecimento vem de muito tempo, enfrentando Toledo uma dos melhores saúdes públicas do País.

EXPEDIENTE

Editora Viver Toledo Ltda. CNPJ 10.995.596/0001-60 Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila Industrial CEP 85904-450 Toledo - PR Fones: (45) 3054-0444 - 3054-0333 vivertoledo@vivertoledo.com.br

Diretor e Editor Wanderley Graeff wanderley@vivertoledo.com.br

por Wanderley Graeff | wanderley@vivertoledo.com.br

Jairo Eduardo

Mais educação, senhores... O que aprender com os números do Ideb aqui; secretário acena com intervenção em escolas ruins As escolas municipais de Cascavel tem praticamente a mesma estrutura física, material e humana. Porém, os resultados são bem distintos. Na escola do Distrito de Juvinópolis, sofríveis e vermelhos 4,1 de Ideb, Crianças do Emília Galafassi o índice que afere a qualidade com Leidiane: 7,2 na educação. Na Escola Emília Galafassi, no Parque São Paulo, notórios 7,2, a nota mais alta do município. Veja o que diz o secretário da Educação, Valdecir Nath: “Acompanhamos de perto as escolas de baixo Ideb. Reforçamos a estrutura lá. Mesmo assim, em algumas, o resultado permaneceu baixo. Só pode ser um problema local de gestão. Possivelmente teremos que intervir na direção destas escolas”, disse. Na outra ponta, a Escola Emília Galafassi, visitada pelo Pitoco. De fora, já se aprecia os cuidados. Muro bem pintada em cores alegres, sem pichação ou qualquer reparo a ser feito. Por dentro, a limpeza e organização dão a tônica. Mas o que vale mesmo é o “recheio” disso tudo. É o que diz a diretora Leidiane Zaguski Almeida, 35, graduada em Pedagogia e especialista em Educação: “Trata-se de um trabalho de equipe, um engajamento que começa lá no pré-primário com méritos desde a zeladora à direção. A presença dos pais, acompanhando as tarefas, tudo soma para o desempenho atingido”. Leidiane e sua equipe passaram o dia de ontem recebendo cumprimentos dos pais e comunidade escolar. Foz campeã No comparativo com a região, Cascavel obteve uma nota média que a coloca em um pelotão intermediário entre os 50 municípios da Amop (16º). Está acima da meta, com 5,8 de média (a meta era 5,5). A Educação, considerada a “prima rica” entre as secretarias municipais, terá R$ 105 milhões no orçamento deste ano. O problema, definitivamente, não está na falta de dinheiro. Mas, o que outros municípios fizeram para elevar o nível da educação? A referência regional passou a ser Foz do Iguaçu. Lá, a prefeitura dotou todas as salas de aula de ar condicionado, estruturou as escolas e adotou a palavrinha mágica: meritocracia. Escolas que atingem ou superam as metas do Ideb, tem suas equipes premiadas com o 14º salário. Resultado: entre as dez escolas com maior Ideb do Paraná, três estão em Foz do Iguaçu, incluindo a primeira colocada. Cascavel não está na “lanterna”, mas também não está na ponta. Está próxima da média. Porém, “média” é uma palavra perigosamente próxima de medíocre. É preciso avançar mais. Mais educação, senhores! Editorial O Ideb e o Enem estão aí para aferir o aprendizado dos alunos. Agora, o Brasil está desafiado a produzir uma prova, um exame nacional, que traga a avaliação do professorado. O país não pode ajoelhar-se diante de interesses corporativistas. E nem passar a mão na cabeça de educador que não quer se educar. Seguramente a maioria dos mestres é composta de gente empenhada. Até por essa razão, ninguém deve temer a avaliação. Aí sim, o ciclo estará fechado e saberemos quem está na escola para ensinar, e quem está lá para enganar. Médio baixo As notas das escolas estaduais no Ideb ficaram bem abaixo das escolas municipais. Segundo o chefe do Núcleo, Vander Piaia, a avaliação do Ideb põe peso em reprovação e evasão escolar, fatores mais presentes no ensino médio, “principalmente quando a família estimula ou consente a troca dos bancos escolares pela vida profissional”, afirma o educador. Chumbo grosso “Temos mais de duas mil crianças e adolescentes fora da escola hoje em Cascavel. Podem contratar mais policiais, mais armas e mais chumbo”. O desabafo é do médico Ovídio Rohde, na reunião da Acic. Para o médico, a educação é a maior aliada da segurança pública e a forma mais eficaz que quebrar o ciclo da miséria. Hora do adeus Na entrevista à Tarobá Cabo, o prefeito de Cascavel voltou a anunciar o fim da carreira política. Se confirmada a intenção, a eleição do dia 7 de outubro (ou quem sabe 28 de outubro, data do segundo turno) será a última oportunidade em que os eleitores poderão ver a foto do caudilho na urna eletrônica. Falou & disse “Se você acha que a educação é cara, experimente a ignorância...” (Derek Bok - Advogado e educador norte-americano)

Gerência Administrativa Luciane Graeff lucianegraeff@hotmail.com

Assinaturas

Karin Alessandra Graeff

Equipe Karine Graeff Wanderley Graeff Jr. Diagramação Lidio Ricardo


Toledo/PR • 24 a 30 de agosto de 2012

03

CIDADE Poletto conclama Concurso para médicos e que eleitores farmacêuticos será no domingo votem por Toledo A prova escrita do Concurso Público Municipal para contratação de 24 novos servidores da área de saúde, graduados em medicina e farmácia, será realizada domingo, 26, no Campus I da Universidade Paranaense - Unipar, localizado na Avenida Parigot de Souza, 3636, Jardim Prada. O candidato poderá entrar no local da prova a partir das 7h50min. Os portões serão fechados às 8h20min e a prova começará às 8h30min. O inscrito deve levar uma caneta esferográfica preta ou azul e um documento com foto, e não poderá utilizar nenhum material de pesquisa, calculadora, celular e estabelecer

comunicação com outros candidatos durante a prova. Segundo o secretário de Recursos Humanos, Luiz Gilberto Birck, foram realizadas 327 inscrições. Os candidatos concorrem a uma vaga para farmacêutico bioquímico e 23 para médicos, nas especializações em clínico geral, clínico geral plantonista, angiologista/vascular, oftalmologista, nefrologista, neuropediatra, pediatra, pediatra – plantonista e familiar. Os salários variam de acordo com o cargo e a jornada de trabalho, entre R$ 2.299,36 e R$ 12.822,96. O prazo de validade do concurso será de dois anos. A lista do ensalamento dos

Concorrência por cargo Concorrência por cargo Médico Familiar- 39 inscritos – 7 vagas Médico Pediatra Plantonista- 66 inscritos- 2 vagas Médico Pediatra- 11 inscritos- 1 vaga Médico Clínico Geral plantonista- 2 inscritos- 5 vagas Médico Neuropediatra- 0 inscritos- 1 vaga Médico Neurologista- 3 inscritos- 1 vaga Médico Nefrologista- 1 inscrito- 1 vaga Médico Otorrinolaringologista- 6 inscritos- 1 vaga Médico Oftalmologista- 6 inscritos- 1 vaga Médico Angiologista/ vascular- 1 inscrito- 1 vaga Médico Clínico Geral – 64 inscritos- 2 vagas Farmacêutico Bioquímico- 127 inscritos- 1 vaga candidatos está disponível na Prefeitura de Toledo ou na internet no site oficial do município

Ministra Gleisi participa de comício em Toledo Uma carreata e um comício deram as boas vindas ao apoio trazido pela ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a Beto Lunitti e Pelanka. A carreata foi organizada pelo Comitê das Mulheres da Coligação “Toledo humano, desenvolvido e participativo” ((PMDB, PDT, PT, PSDC, PSC, PPL e PC do B). Enquanto a carreata desfilava pelas ruas da cidade, Gleisi foi recebida na sede da Cotroledo por Beto Lunitti e Pelanka. Gleisi concedeu entrevista coletiva à imprensa, acompanhada do deputado federal Zeca Dirceu e do deputado estadual Elton Welter. A ministra reafirmou que o Governo Federal apóia a candidatura de Beto e Pelanka, e ratificou o compromisso de que os programas federais como os Restaurantes Populares, Minha casa, minha vida serão mantidos e ampliados em Toledo no governo do peemedebista Beto. Segundo Gleisi o governo federal vem desde o governo do ex-presidente Lula, fortalecendo os programas em parceria com

Ministra Gleisi Hoffmann, que cumpriu agenda de campanha em Toledo

os municípios e atendendo necessidades da população. “Com o Beto Lunitti no governo vamos continuar e ampliar os investimentos. Toledo já foi contemplada com pouco mais de 2 mil unidades do Minha casa, minha vida e vamos ampliar ainda mais. E temos outros programas que podem sem implantados aqui como projetos para área urbana, de saneamento, de saúde, de reforma e am-

pliação de unidades básicas de saúde, de atendimento a saúde mulher e da criança. E Toledo tem o compromisso da minha parte que estes programas chegarão aqui”, enfatizou Gleisi. Logo após a coletiva de imprensa, os anfitriões Beto Lunitti e Pelanka conduziram a ministra Gleisi, Zeca Dirceu, Elton Welter para o comício na Associação de Moradores do Jardim América e Bela Vista.

Clientes recebem prêmios da promoção “Paizão Show de Bola” Os ganhadores da campanha “Paizão Show de Bola”, alusiva ao Dia dos Pais, receberam os prêmios na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Foram distribuídos cerca de R$ 10 mil em premiação, contemplando 21 clientes sorteados por meio dos cupons entregues nas empresas do Fundo de Promoções, mais seis internautas que participaram da promoção no Facebook da Acit. O estudante Leandro Tanzawa foi um dos ganhadores do televisor de 32 polegadas. Ele concorreu com apenas um cupom, entre os aproximadamente 400 mil distribuídos na campanha. “Comprei uma camiseta pólo e ganhei um ótimo prêmio. Acho muito importante as campanhas do comércio de Toledo, porque não importa qual é o valor da sua compra, sempre há chances de ganhar”, conta. O diretor de Cooperativismo da Acit, Gilberto Furlan, avalia a campanha promocional como positiva para valorizar e fortalecer o comércio de Toledo, além de atrair consumidores de cidades vizinhas. Ganhadores Luzia Soares da Silva, de Ouro Verde do Oeste, ganhou um televisor LCD de 32. Dolores Beppler foi contemplada com um netbook. Carlos Magro e Francisca Emídio Silva ga-

Leandro Tanzawa recebeu o prêmio principal da campanha do Dia dos Pais

nharam um smartphone cada um. Já os ganhadores dos kits de ferramenta foram Eliene Kostaneski e Nilton Pamocene. Vanilda da Silva e Eleandro Miguel da Silva foram os ganhadores das duas churrasqueiras elétricas. Ganharam camisas oficiais de times de futebol: Cleber Peres, Eberson Zulpo, Nelci Veríssimo, Vilson Kuhn, Vanda de Almeida, Neuza Laurinda da Conceição, Alice Tizziani Fernandes, Maria Rosilda Souza, Vilmar Wendpop, Leylian Ferreira Pires e Vaneti van Klein. Eliane Ribeiro Cerbarro, Ana Paula Wermann e Alexandre Leite curtiram a página da Acit no Facebook, postaram fotos dos filhos e pais e foram sorteados. Pais e filhos das fotos também ganharam camisetas ofi-

ciais de times de futebol. Empresas As empresas que contemplaram os clientes nesta promoção foram: Supermercado Schorr, Herbioeste, Chinelos & Cia, Sonomag, Supermercados Lunitti, Mânica Móveis, Officium, Virol, Fumacol, Bicicletaria Avenida, Above and Beyond, Toleagri, Lojas Quero Quero, Malhas Catarinense, Poli Loterias, Supermercado Trento, Nina Calçados, Bigolin, Móveis Líder. Os vendedores Luzia Gonçalves, da Officium, e Luiz Zanutto, da Móveis Líder, que fizeram o atendimento dos clientes ganhadores das TVs LCD, ganharam uma churrasqueira elétrica. A campanha é uma realização do Fundo de Promoções da Acit, em parceria com o Sicoob Oeste e Shopping Panambi.

www.toledo.pr.gov.be, na página “concursos”, no link comunicado n° 04 –Ensalamento.

Mostra de Teatro vai até domingo em Toledo Desde quarta-feira, 22, e até este domingo, 26, o Teatro Municipal de Toledo está abrigando a 4ª Mostra de Teatro, que ao todo reunirá cerca de 120 artistas integrantes de grupos de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Foz do Iguaçu, além de dois espetáculos convidados de São Paulo. Ao todo, durante o período, serão 16 espetáculos teatrais. Destes somente o espetáculo Tamo junto, - stand up comedy, com Marco Luque, será pago. O ingresso custa R$ 63,00 inteira e R$ 33,00 meia. A programação é variada e destinada a diferentes públicos. Confira a programação Sexta-feira, 24 14h30 – Peça: “Sonho de uma Noite de Verão” – Grupo de Teatro Trapos e Farrapos de Palotina – Classificação Livre 15h00 – Poema: E Agora José – Ator: Mateus Gentil de Palotina – Classificação Livre 15h10 – Circo da Alegria – Classificação Livre 20h – Peça: “A Historia da Mulher” – Grupo Viva Idade da Unimed de Toledo – Classificação Livre 20h40min – Grupo Desekenow Iaveh – Classificação 12 anos Sábado, 25 20h30 - Stand Up Comedy “Tamo Junto” - Marco Luque – Classificação 14 Anos. Valor: R$ 33,00 meia / R$ 63,00 inteira Domingo 26 De Agosto 16h – Peça: “Os Irmãos Green e a Vingança da Bruxa” – Grupo de Teatro Vida É Sonho de Foz do Iguaçu – Classificação Livre 19h – Peça: “Genesis” – Grupo de Teatro Vida É Sonho de Foz do Iguaçu – Classificação 14 Anos 20h – Peça “Advocacia Segundo Os Irmãos Marx” – Grupo de Teatro de Marechal Cândido Rondon – Classificação 14 Anos

Marco Luque: stand-up comedy “Tamo Junto”, sábado, no Teatro Municipal de Toledo

Candidatos tiveram candidaturas lançadas com presença das principais lideranças locais

O lançamento oficial da candidatura de João Poletto e de Janice Salvador a prefeito e vice pela coligação “Amor, Trabalho e Competência”, formada pelos partidos PP, PSDB, PRP, DEM, PR, PPS, PTB, PRB, PSB, PSL, PSD e PV, no anfiteatro do Colégio La Salle, contou com a exibição de uma mensagem de apoio gravada pelo governador José Richa. “Daremos continuidade a uma administração que é exemplo para todo o Paraná e o Brasil. Poletto e Janice são pessoas capacitadas para estarem à frente de um município que promete ainda mais prosperidade para sua gente”, declarou Richa. Entre os pronunciamentos, o deputado federal Dilceu Sperafico (PP) disse que tem uma responsabilidade a nível nacional de firmar mais uma vez o apoio a Toledo, através de Poletto e Janice. A candidata a vice salientou que “nós vivemos numa cidade onde podemos nos organizar, definir nossas ideias, de forma democrática. Toledo continua sendo essa cidade excepcional, que tem passando por grandes avanços em prol da qualidade de vida

de seus cidadãos. As ações que aqui aconteceram e que virão acontecer, só nos engrandecem e nos fazem ter certeza de que este município continuará com um trabalho de interesse público”, ressaltou Janice Salvador. O prefeito José Carlos Schiavinato lembrou que “não se faz administração sem conhecimento, competência e capacidade de articulação. Poletto e Janice estão preparados há muito tempo. Não poderia ter outras pessoas mais capacitadas”. Poletto O candidato a prefeito João Poletto se comprometeu em fazer um governo pautado no diálogo e na democracia e assegurou que não decepcionar nenhum munícipe, para dar continuidade aos avanços e as conquistas que Toledo tem registrado nos últimos anos. Referindo-se ao apoio de 12 partidos, disse que “são grandes instituições que se sentem responsáveis pela continuidade do crescimento de Toledo. Essa é uma responsabilidade que é de todos os que lutam para que os avanços e o desenvolvimento prossigam”, disse.

Equipamentos eólicos

Paraná terá duas fábricas, uma delas em Toledo As indústrias Flessak Energia Eólica (Feel), de Francisco Beltrão, e a Global Blade Technology (GBT), com sede na Holanda, assinaram nesta quarta-feira (22/08) termo de cooperação para a fabricação de equipamentos para geração de energia eólica. Com investimento inicial de US$ 50 milhões, serão construídas duas fábricas: uma de turbinas eólicas em Francisco Beltrão, Sudoeste do Estado, e outra, de pás para turbinas, em Toledo, no Oeste. O documento foi assinado também pelo governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu. “Mais uma empresa acredita no novo momento do Paraná. Esse empreendimento está alinhado com o novo ciclo paranaense de desenvolvimento pela via da industrialização. Investimentos em energias renováveis são bem-vindos ao Paraná”, declarou Richa. O presidente da Feel, Pedro Antônio Furlan, explica que a empresa paranaense será a única no País a dominar todo o processo tecnológico na produção de turbinas eólicas. “Isso representa um importante passo para nacionalizar a produção, hoje dependente da importação de componentes”, explicou Furlan. O governador disse que o compromisso de seu governo é investir na industrialização do interior e destacou que o investimento em energia eólica é fundamental para a geração de riquezas e empregos e para a promoção do desenvolvimento sustentável. A estimativa dos empresários é que sejam produzidas na nova fábrica cerca de 150 turbinas por ano a partir do segundo semestre de 2013, com faturamento aproximado de US$ 240 milhões. Serão criados cerca de 300 empregos. PROGRAMA – Richa apresentou aos empresários o programa

Paraná Competitivo, que prevê incentivos fiscais e tributários para investimentos no Estado. O programa já assegurou investimentos de R$ 18 bilhões e a criação de 85 mil empregos no Paraná. “O Paraná Competitivo tem resgatado a confiança do setor produtivo, que se sente mais seguro para investir com um governo estável e com segurança jurídica”, disse Richa. Como o segmento de energia eólica é isento de tributos, de acordo com legislação federal, o investimento da Feel não foi contemplado pelo programa Paraná Competitivo. De acordo com o diretor da GBT, Arthur Schuler da Igreja, com a instalação das fábricas em Beltrão e Toledo, novas empresas serão atraídas para a região em atividades de transporte, monitoramento e montagem. “Vamos buscar os incentivos do Paraná Competitivo para atrair esses investimentos. É um programa interessante e que tem bons resultados”, disse. TECNOLOGIA – O projeto estimula a inovação tecnológica em energia eólica no Brasil, pois o contrato entre as duas empresas prevê a transferência de tecnologia pela holandesa GBT. A Companhia de Energia de Elétrica do Paraná (Copel) pretende apoiar o investimento para a expansão do sistema eólico no Paraná. As duas empresas pretendem transformar o empreendimento em referência nacional na indústria global de equipamentos eólicos. Trata-se de um investimento em energia alternativa renovável que aproveita as características físicas do Estado, especialmente porque as turbinas serão adaptadas aos ventos da região. A assinatura do documento foi acompanhada pelos deputados estaduais Duílio Genari e Ademar Traiano, líder do governo na Assembleia Legislativa.


04

Toledo/PR • 09 15 de março 24 a 30 agosto de 2012

Buffet Terça a sexta

R$ 13,00 Sábados

No Shopping Panambi Almoço semanal

Domingo (especial)

Fim de semana e jantar

R$ 15,00

Shopping Panambi: lazer e descontração para toda a família O Shopping Panambi é ponto de encontro para compras e lazer de toda família. Com 54 lojas para agradar homens, mulheres e crianças, o Shopping Panambi é o lugar ideal para se passar algumas horas de descontração num local com segurança, conforto e comodidade. Enquanto pais e mães fazem compras, as crianças podem brincar num espaço dedicado a elas e, depois, toda a família pode degustar as delícias da praça de alimentação, que tem cardápio para agradar todos os paladares, seja para um simples lanche ou um prato mais elaborado. Na mídia O Shopping Panambi tem vários canais para facilitar o contato com seus clientes, expondo as novidades e tudo o que acontece no local. Além do site, www.shoppingpanambi.com. br, a fan page na rede social facebook, é atualizada diariamente com fotos e promoção das lojas. Para ter acesso, basta curtir a página através www.facebook.com/PanambiShopping, ou ainda seguir pelo twitter no twitter.com/panambishopping.

A noite somente com reservas (não válido para o Shopping)

R$ 18,00

3277-2728 Rua Rua Pedro Pedro dos dos Santos Santos

R$ 11,00

R$ 14,50

3378-1316 Shopping Panambi

Cine Panambi (45) 3378-4774 PROGRAMAÇÃO DE 24/08 a 30/08/2012

A ERA DO GELO 4 Animação, aventura. Dublado. 2d. Classificação indicativa: livre. Sessões: diariamente 19h20 BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE Ação, crime. Dublado. Classificação indicativa: 13 anos Sessões: sábado, domingo e quarta: 15h00 e 21h Diariamente: 21h00 VALENTE Animação, aventura. Dublado. Classificação indicativa: livre. Sessões: sábado, domingo e quarta: 15h40 e 19h30. Diariamente: 19h30 E AÍ, COMEU? Comédia. Classificação indicativa: 10 anos Sessões: diariamente 21h30

Shopping Panambi: lazer e descontração para toda a família

Fermop

Finalíssima reúne nata da música oestina em noite memorável Os melhores intérpretes das músicas Sertaneja, Popular e Gospel da região Oeste foram conhecidos na noite de domingo (19/8) durante a realização da grande final do Fermop (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná), realizada no Clube Aliança de Corbélia. Cerca de 1,5 mil pessoas provenientes de vários municípios da região, participaram da festa, que distribuiu R$ 11 mil em prêmios aos finalistas. Participaram também prefeitos, vices, secretários de Cultura e demais personalidades ligadas ao meio artístico. Os finalistas foram escolhidos durante as três etapas classificatórias, realizadas em Matelândia (29/6), Itaipulândia (22/7) e Toledo (27/7). A primeira colocação da Categoria Popular foi conquistada por Andréia Karen, de Cascavel, com a música “Pense em mim”. A segunda colocação foi conquistada por Daiane de Jesus Neis, de Palotina, com a música “Pra sempre vou te amar”. A terceira colocação coube a Cátia Bartolomeu, de São Miguel do Iguaçu, com a música “Aquarela do Brasil”. Já a categoria Gospel teve como vencedor o músico Paulo Sérgio da Cruz, de Céu Azul, com a música “Deus vai na frente”. Em segundo lugar, apareceu a cantora Laidy Dayane, de Toledo, com a canção “Nas asas do senhor”. Logo após, em terceiro lugar, surgiu a dupla Marisa e Leandro Jr., de Ubiratã, com a canção “Conquistando o impossível”. A Categoria Sertaneja teve como

As demais colocações foram reconhecidas com valores simbólicos em dinheiro, R$ 200, mais troféu. A melhor torcida foi a do Município de Ubiratã, que recebeu um troféu. “O Fermop é um centro de excelência em cultura, um evento que desperta valores, que semeia a unidade regional e que celebra um dos grandes valores do país, que é a música em seus mais variados

estilos. Estão todos de parabéns, os músicos pela coragem e determinação, os jurados pelo desafio de eleger os melhores, as prefeituras pelo empenho e a equipe da Amop pelo desprendimento e dedicação”, destacou o prefeito de Toledo e presidente da Amop, José Carlos Schiavinato. O Fermop é uma iniciativa da Amop que conta com apoio da TV Tarobá, da Itaipu Binacional e do governo do Estado.

Instituto de diabetes de Cascavel reúne pacientes neste sábado Laidy Dayane, de Toledo, com a canção “Nas asas do senhor”, obteve o segundo lugar vencedora a dupla Alcinei e Elizeu, de Céu Azul, com a música “Quem é ele”, tendo como segundo colocada a dupla Zetty Alex e Ana Julia, de Guaraniaçu, com a interpretação de “Vai por aí”. Já a terceira colocação foi conquistada por Cleverson e Kadu, de Cafelândia, com a canção “Cada viola que se cala”. Os primeiros colocados de cada categoria levaram para casa, além de troféus, cheques no valor de R$ 1,5 mil. Já os segundos colocados levaram troféu e um cheque de R$ 900 e os terceiros colocados troféu e cheque de R$ 700.

CASCAVEL - O Instituto de Diabetes do Oeste do Paraná (Idop), fundado em 16 de maio de 2012, pelo médico endocrinologista Renê Azzolini e esposa Cristiane Azzolini, farmacêutica, bioquímica e nutricionista especialista em nutrição hospitalar, com o apoio do Lions Clube Cascavel Serviços, está iniciando o atendimento de pacientes da cidade e região. A primeira ação coletiva da instituição acontece neste sábado, dia 25 de agosto, às 8h30, com uma série de atividades, totalmente grátis aos interessados. Conforme Neiva Anna Genari Scalco, presidente da Região Épsilon, Gestão 2012/2013, do Lions Clube Cascavel Serviços, os diabéticos tipo 1 inscritos serão recebidos no restaurante do Novo Super Beal, na Avenida Brasil, 4.967, no Centro. Após a recepção, haverá café da manhã, testes de glicemia, palestras proferidas por médico e nutricionista, ginástica e curso rápido de contagem de carboidratos. “Nosso atendimento será totalmente gratuito e voltado aos dependentes do uso de insulina, desde que previamente inscritos”, informa Neiva, que dirige a entidade fundadora e mantenedora do Instituto, que tem campo

de atuação em todo o Oeste do Paraná. Os interessados, segundo ela, poderão se inscrever pelo telefone 45 3035-7516, do próprio Idop. Outras informações também poderão ser solicitadas ao consultório do médico Renê Azzolini, pelos telefones 45 3222-9905/35432033 e ao Lions Clube Cascavel Serviços, com a presidente Neiva, pelo telefone 45 3035-7226. Segundo ela, o evento terá o apoio de vários parceiros, como o Super Beal, que colocou o restaurante e outras instalações à disposição, profissionais de saúde, estudantes voluntários e laboratórios farmacêuticos de renome internacional, como o Low Sucar , entre outros, além de dirigentes e membros do Lions Clube Serviços de Cascavel. “A doença muitas vezes é silenciosa e as pessoas só descobrem o diabetes quando surgem as complicações, que podem atingir os olhos, rins, nervos, coração e as artérias, ocasionando cegueira, insuficiência renal, infartos do miocárdio, derrames e amputações dos membros”, explica Neiva. Os diabéticos insulino dependentes interessados devem entrar em contato com o instituto o mais breve possível, pois as vagas são limitadas.

Matrículas abertas para o 2º semestre. Matricule-se e indique um amigo. Para cada amigo matriculado, ganhe R$ 50,00 de desconto.


Toledo/PR • 24 a 30 de agosto de 2012

05

GERAL Oeste

Parceria vai criar sala para grandes projetos Uma parceria da Itaipu, Amop e Faciap vai criar um ambiente para a elaboração de projetos para acelerar a execução de obras consideradas fundamentais para o futuro do Oeste. A informação é do presidente de Itaipu, Jorge Samek, e foi dada no sábado durante plenária da Caciopar em Medianeira. A ausência de projetos tem sido um dos limitadores para que a região consiga ver concretizadas algumas de suas mais antigas reivindicações. Para uma plateia formada por líderes políticos e empresariais, Samek disse que em vários setores do governo há recursos para grandes obras, mas para consegui-los é indispensável contar com o suporte de bons projetos. Os entendimentos para a criação de um ambiente

que dê suporte aos anseios regionais estão em estágio avançado, conforme o presidente de Itaipu. “Em pouco tempo, vamos contar com um importante instrumento de desenvolvimento à disposição das grandes lutas do Oeste”, garantiu. Samek foi o convidado especial da plenária, a primeira sob o comando da nova diretoria da Caciopar, e falou sobre Visão estratégica para o Oeste e a Itaipu. “A hidrelétrica foi iniciada em uma época em que o Brasil era a China, com crescimento entre 10% e 12% ao ano. E também em um período em que o País importava 90% do petróleo que consumia. Agora, somos um país diferente, a sexta economia do mundo”. Apesar da força do turismo, Samek afirmou que a agroindústria é e será a gran-

de impulsionadora do desenvolvimento regional e os próximos anos tendem a ser muito bons. Gargalos Os problemas estruturais que a região e o País ainda enfrentam são, de certo modo, naturais, conforme Samek. “São desafios habituais de uma nação em franco desenvolvimento, mas que precisam ser superados com bons projetos, trabalho e determinação”. O Oeste tem um trunfo que precisa ser ainda melhor trabalhado, conforme ele, que é estar em uma região de fronteira. Essa condição traz problemas, mas principalmente vantagens. “Precisamos aprender a potencializar isso. A boa vizinhança com a América do Sul é indispensável para o Brasil e o maior beneficiado é a região”, conforme Samek.

Integração é imprescindível, diz Costenaro O presidente da Caciopar, Mario César Costenaro, afirma que a proposta para otimizar resultados no Oeste é simples: “Trabalhar juntos para que possamos fazer a diferença. Agindo assim, todos só temos a ganhar”. E prosseguiu: “Somos o que somos pelo que temos feito. Os avanços virão com o trabalho articulado, com a atitude proativa, com a união e com o trabalho decidido”, afirmou. Essa unidade, ressaltou o deputado federal Dilceu Sperafico, precisa ser empregada para tirar o Aeroporto Regional da prancheta. “Precisamos sim Costenaro: trabalho em conjunto para fazer a diferença dessa obra, que virá para potencializar o desenvolvimento de uma das regiões que mais trabalham e produzem no Brasil”. Para o presidente da Faciap, Rainer Zielasko, somente com unidade é que a região e o Paraná conseguirão se tornar ainda mais competitivos diante dos cenários nacional e mundial.

Energia

Lançadas convenção Copel discute participação na Usina da Faciap e campanha pela duplicação da 277 Hidrelétrica Baixo Iguaçu O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Rainer Zielasko, fez durante a plenária da Caciopar, em Medianeira, o lançamento da 22ª Convenção Anual da Faciap. Neste ano, ela será realizada em Foz do Iguaçu nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro. O foco dos trabalhos será Associativismo, a força do Paraná. A expectativa é reunir mais de 1,4 mil empresários de todas as regiões do Paraná. Os diretores da Caciopar, Rose-

meri Petzold e Khaled Nakka, fizeram durante a plenária a apresentação do material publicitário de uma nova etapa da campanha pela duplicação da BR-277. O tema é: Duplicação já! Agora, de Matelândia a Cascavel. Dez outdoors foram instalados às margens da rodovia e cobram agilidade em uma obra que é reivindicada há duas décadas. O lançamento oficial será no dia 28 de agosto, às 8h30, entre Cascavel e Santa Tereza do Oeste e entre Céu Azul e Matelândia.

O Governo do Paraná, por meio da Companhia Paranaense de Energia (Copel), discute participação na futura Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu. O empreendimento foi arrematado em leilão pela empresa Neoenergia, com quem a Copel iniciou entendimentos em 2011, conforme orientação do governador Beto Richa. Leiloada em 2008, a Usina Baixo Iguaçu recebeu do governo federal a concessão

para o uso do bem público para exploração do potencial de energia. “Com a concessão, mais uma etapa para a construção da usina foi superada. Estamos definindo a participação da Copel no empreendimento, que está situado na base territorial da companhia, pois já operamos três grandes hidrelétricas no Rio Iguaçu”, diz o presidente em exercício da Copel, Jaime de Oliveira Kuhn.

Localizada no trecho final do rio Iguaçu entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques, a usina terá potência instalada de 350 megawatts e capacidade para atender ao consumo de uma cidade com 700 mil habitantes. Os investimentos totais previstos chegam a R$ 1,5 bilhão. A futura usina de Baixo Iguaçu será vizinha da Usina Governador José Richa, construída e operada pela Copel desde

1999. A Companhia possui ainda no Rio Iguaçu as usinas Bento Munhoz e Ney Braga. “A participação em Baixo Iguaçu é mais um passo na retomada de expansão em geração de energia elétrica que a Copel manteve até o ano de 2004 e agora está sendo recuperada”, diz Jaime Kuhn. “A operação de Baixo Iguaçu pode ser feita, por exemplo, a partir da Usina José Richa, melhorando a rentabilidade do projeto”.


06

Toledo/PR • 24 a 30 de agosto de 2012

VIVER BEM “Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.” Buda

Mayara Martan

Protetor solar O protetor solar deve ser passado com antecedência e reaplicado ao longo do dia. O filtro deve ser utilizado, no mínimo, 15 minutos antes da exposição solar e deve ser reaplicado a cada duas horas. Isso porque as moléculas químicas – responsáveis por absorver a radiação e não permitir que ela chegue às camadas mais profundas da pele – são consumidas com o passar do tempo e precisam ser repostas. É indicado reaplicar após banho de mar, suor excessivo ou atrito, mesmo que o protetor diga que não sai na água.

esse tipo de raio solar que é o mais relevante quando o assunto é tratamento e prevenção de rugas e manchas. É ele também um dos responsáveis pela formação de melanoma (câncer).

Protetor solar II Rosto exige um produto específico. A pele do rosto, em geral, é mais oleosa que a do corpo, portanto exige mais cuidados para prevenir o aparecimento de cravos. O ideal é optar por um protetor solar oil-free ou em gel. O número do FPS é essencial. FPS significa fator de proteção solar e indica a quantidade de tempo que você pode expor-se ao sol sem queimar se comprado à exposição sem proteção alguma.

Faça chuva ou sol Protetor solar é cuidado diário. Não saia de casa sem protetor solar, mesmo no inverno ou em dias nublados. Diariamente, deve ser usado um filtro solar FPS 15. Isso protege a pele, mantendo-a mais jovem, bonita e prevenindo manchas e câncer. Na praia, piscina ou práticas esportivas, o ideal é usar um filtro com FPS a partir de 30. Se bronzeou, não protegeu. Se a pele ficar mais escura, isso significa que o protetor solar não protegeu efetivamente. Os bronzeadores ou produtos com FPS inferior a 15 são contra-indicados. É importante ler o rótulo. O protetor solar precisa proteger contra UVA e UVB. Verifique isso antes de comprar.

Protetor solar III Um FPS 15, por exemplo, permite que você fique 15 vezes mais tempo no sol sem se queimar. Para exposição solar intensa, na praia, por exemplo, as pessoas de pele mais morena devem usar um protetor de FPS 30 e as de pele mais branca um FPS 60. A partir desse número – há disponíveis produtos com FPS até 100 -, a escolha deve ser quando há indicação de um especialista, pois geralmente são mais caros e não oferecem benefícios maiores para determinado paciente. Protetor solar IV Há mais que o FPS. Além de levar em consideração o FPS, é importante escolher produtos que indiquem a proteção contra UVA. É

Homenagem a uma pioneira Este espaço é dedicado a homenagear uma pioneira de Toledo: Emília Maria Leduc Beal,que completa 90 anos neste domingo (26).

Dona Emília com familiares

Emília mora em Toledo há 60 anos - chegou no ano de 1952, no dia do seu aniversário, proveniente de Joaçaba-SC, após quatro dias de viagem. Ela nasceu num distrito de Bento Gonçalves-RS. Casou-se com Olivo Beal e teve os filhos: Diana Maria, Dione Maria e Vítor. Tem 10 netos, 17 bisnetos e 1 trineta. Há longos anos, Emília participa, voluntariamente, de diretorias da APAE de Toledo (Escola Bem-me-quer). No ano de 1952, veio visitar seu irmão Artur Leduc – que morava em Gal. Rondon (hoje, Marechal Cândido Rondon) – e Willy Barth, sabedor que a família trabalhava em Santa Catarina com hotel, insistiu e convenceu Olivo e Emília para que viessem trabalhar no ramo em Toledo. Foi assim que surgiu o Duque Hotel. Depois vieram: Pálace Hotel, Toledo Hotel, Itaúna Hotel e Hotel Niágara. (Nos salões do Duque Hotel, foram realizados os primeiros bailes de Toledo, inclusive o primeiro Baile de Carnaval, já que clubes não existiam – o primeiro clube foi fundado no ano de 1953 – Clube do Comércio. Dona Emília, nos primeiros anos, colaborou com inúmeras festas promovidas pelo padre Antônio Patuí – época que toda a comunidade era uma “grande família” – e também, participando ativamente na fundação e na estruturação de diversas entidades filantrópicas e assistenciais, a fim de que Toledo desse os primeiros passos na rudimentar cidade nascente. Ferrenha defensora de Toledo, dona Emília, de alguma forma, acreditava que a “Terra da Promissão” (assim, era a propaganda da época) pudesse crescer e tornar-se um local bom para “fazer a vida” e ter vida condizente, porém, jamais imaginou que Toledo alcançasse tão rapidamente esse índice de progresso galopante: “Do meu apartamento, eu fico admirando todos aqueles enormes edifícios e quase não consigo acreditar... como seria bom se o Olivo estivesse aqui para ver tudo isto... como Toledo cresceu!”.

Proteção para crianças Crianças precisam de um protetor especial. Os bebês com menos de seis meses não devem usar nenhum tipo de protetor solar, pois sua pele ainda absorve facilmente as substâncias. Portanto, praia não é lugar de bebê pequeno e, ao sair no sol, ele deve estar sempre protegido com roupas leves e chapéu. Entre os seis meses e dois anos, os pais devem optar por protetores infantis, com FPS mínimo de 50, e não podem abrir mão do chapéu e roupas. A partir dos dois anos, a criança pode usar o mesmo protetor dos pais, contanto que seja com um alto fator de proteção.

Cabelos e lábios E para proteger cabelos e lábios? Para proteger os cabelos, deve-se utilizar cremes específicos com proteção solar, mas também não abrir mão dos chapéus, bonés, etc. Para os lábios, há batons com proteção e filtros em bastão. Lembre-se que, sem proteção, os lá-

LAMARTINE BRAGA CÔRTES

Primeiro dentista, vice-prefeito na gestão 1973-1976, Lamartine conta detalhes de sua chegada a Toledo, em 1955, extraídos do livro de crônicas “As Histórias e estórias do Tigrão da Lapa”.

Como era Toledo em 1955 Defronte a casa do saudoso depois dela, não me lembro se os Ondy Niederauer, ficava uma re- lotes derradeiros da Maripá tinha sidência que foi ocupada por Fre- mais alguma construção, e dali em deric Isenberg, que havia lutado diante foram alguns loteamentos na campanha da Segunda Guerra de chácaras, onde os lotes já não Mundial. Educado e culto, acredito tinham os 1.000 m2 do loteamento que deve ter sido oficial do exérci- inicial da Maripá, que na maioria to alemão. Ele trouxe da Alemanha eram de 500 m2. Os cinamomos citados eram um curioso trator Hunimog (?), foi pioneiro na agricultura mecanizada marca de Toledo na década de e um grande incentivador e um dos 1950. Rara era a casa que não tifundadores da Coopagro, que teve nha pelo menos uma daquelas árinício no distrito de Vila Nova, onde vores, o que não se vê mais hoje ele instalou também a modelar fa- em dia, que, dizem, é a era dos zenda Jaguarundi, onde tinha tam- “pingos de ouro”, presentes em todos os jardins. bém criação de gado de raça. Subindo a Avenida Maripá, A construção mais importante de Toledo naquela época era a esquina com a Avenida Tiradentes casa de Willy e Diva Barth na es- à direita, lado leste, a oficina mequina da 7 de Setembro com a Rua cânica da Maripá, onde no fim da Independência, uma bela constru- década de 50 instalou-se a agência ção de madeira, pintada de creme, da Volkswagen, pelo Ondy Niedeum belo jardim, rosas muito bem rauer e Edgar Lamp, tendo como contador o Ivo Bocuidadas por dona elhower. Diva, muitas flores Na esquina de trepadeira. A Os cinamomos eram da frente da mecasa era um esmarca de Toledo na cânica, uma casa petáculo. Quando década de 1950. Rara era onde morou o à noite os Barth recebiam alguém a casa que não tinha pelo Luiz Fachin, e na menos uma daquelas outra esquina, a iluminavam toda árvores residência do Sr. a fachada (todo Schmidt, pai de mundo sabia que dona Edite, caeles estavam resada com o José cebendo gente importante). O melhor de tudo era Ayres da Silva. O comércio do Ivo Welter ficaque os vizinhos também podiam aproveitar o horário maior no for- va logo adiante, quase na esquina necimento de luz, além do belo es- da hoje av. Tiradentes, vizinho da casa do Olímpio Zancaneli e mais petáculo daquela residência. Continuando pela Rua 7 de acima duas quadras, perto ficava Setembro, na quadra seguinte, na a chácara do Sr. Pastre, chefe de esquina frontal ao Duque Hotel, uma família numerosa e imporficava a casa e o consultório do Al- tante. Subindo, do lado esquerdo, na fredo Glufke, que tinha um pomar e um jardim com as rosas muito quadra seguinte, o hotel do Locabem cuidadas por dona Regina. Era teli, uma construção de madeira, um respeitado dentista prático que de dois andares, que funcionou por atendeu até a chegada do Lamarti- muitos anos, atendido pela família do proprietário. ne e do Dr. Galassini. Na quadra seguinte, lado esO Duque Hotel, na esquina à esquerda, era uma bela construção querdo, a residência do Sr. Améde madeira, de dois andares, a sala rico Galante que era competente de refeições toda envidraçada, as eletricista casado com dona Nair. janelas dos quartos no andar tér- Certa vez, dona Nair, grávida, esreo e superior, os cinamomos à tava com “desejos” e, de madrusua volta. Era muito agradável aos gada, pediu para o Galante ir ao olhos de quem chegava a Toledo parreiral dos Muraro e apanhar para ali se hospedar, ainda mais uns cachos de uva, mesmo verdepois de receber o tratamento des, se não o nenê poderia nascordial e competente de dona Emí- cer com defeito. ao lado morava o sr. Poniewass, mecânico, irmão lia e do Olivo Beal. Na Rua 7 de Setembro, depois do sr. Herbert, que logo depois do Duque Hotel, logo após a esqui- de ficar viúvo mudou-se para na, ficava a casa de Edgar Lamp, e Curitiba. (Continua)

bios podem sofrer no verão tanto quanto no inverno. Como o FPS é calculado? Os laboratórios expõem voluntários ou pele artificial - a uma luz que simula a do sol durante determinado período com quadradinhos posicionados na pele em área sem o protetor e outra com o produto. Depois, é feita uma conta que divide o tempo que a vermelhidão demorou para aparecer nos dois locais. Qual é a diferença entre UVA e UVB? Infravermelha (atinge a epiderme): Totalmente inofensiva, essa radiação é responsável pelo calor que emana do astro rei. O único inconveniente dela é a sensação de ressecamento e uma eventual desidratação. UVA (atinge a camada subcutânea): Esses raios penetram nas camadas mais profundas da pele sem deixar marcas, causando envelhecimento precoce e o melanoma, um tipo agressivo de câncer. Qual é a diferença entre UVA e UVB? II UVB (atinge a derme): São eles que provocam a vermelhidão e as queimaduras solares. Além disso, também estão diretamente relacionados ao câncer de pele não melanoma, o mais comum dos tumores nesse tecido. UVC Esse tipo de radiação é o mais nocivo. Na teoria, provocaria queimaduras graves e catapultaria o risco de tumores. Mas não se preocupe: ele fica retido na camada de ozônio.

D. FRANCISCO BACH Bispo da Diocese de Toledo

A missão de Jesus é a nossa missão Quando lemos o Evangelho se- o exemplo, para que façais assim gundo João, no início, constata- como eu fiz para vós.” (Jo 13,13mos que Jesus, o Verbo, antes de 15). sua encarnação, estava junto de Jesus volta ao Pai, mas deixa a Deus, era Deus (cf. Jo 1,1). Sua missão conosco. Somos enviavinda não foi por acaso, pois ti- dos por ele como o Pai o enviou nha como missão fazer a von- (cf. Jo 20,21). Não estamos sós, tade daquele que o enviou: “Eis ele está conosco todos os dias que vim para fazer a tua vontade” até a consumação dos tempos (Hb 10,9). A vontade daquele que (cf. Mt 28,20). Enviou-nos o Pao enviou era que nenhum que o ráclito de junto do Pai, o Espírito visse se perdesse e crendo nele da verdade, que procede do Pai tivesse a vida eterna (cf. Jo 6,39- (cf. Jo 15,26), que nos conduz à 40). O desejo de Deus em Jesus verdade plena. Cristo foi e é aproximar-se de nós Os Atos dos Apóstolos mosna medida em que nos aproxima- tram-nos a Igreja agindo sob a mos de Jesus. Aquele que me vê, direção do Espírito Santo. Na vê aquele que me enviou (cf. Jo Igreja de Antioquia, por exemplo, 12,45), pois “Eu e o Pai somos certo dia, durante uma celebraum” (Jo 10,30). ção litúrgica, o Espírito Santo Jesus é o Verbo que, com sua age e envia Paulo e Barnabé para encarnação, nos traz Deus e nos anunciar a Palavra de Deus em leva a Ele. Analoum novo campo gicamente, podemissionário (cf. mos dizer que JeAt 12,24-13,5a). Jesus é o Verbo que, sus é a ponte que com sua encarnação, A ida deles não nos une a Deus é uma iniciativa nos traz Deus e nos e vice-versa. Não isolada, mas de leva a Ele que Deus tivesse uma comunidade se afastado de que, obediente nós, mas o Povo à inspiração do de Deus, devido aos seus erros, Espírito, se organiza e toma a ao não cumprimento das Alian- iniciativa de uma evangelização ças, afastou-se do Senhor. Com sistemática ao mundo pagão. A a nova e eterna aliança, realizada missão dos dois “enviados esna entrega amorosa de Jesus, em peciais” é sinal, por um lado, da obediência ao Pai, fomos resga- extraordinária vitalidade religiosa tados definitivamente para Deus. da comunidade e, por outro lado, Ele veio a este mundo como luz, da exata tomada de consciência para que todos aqueles que nele da destinação universal do evancreem não fiquem nas trevas, gelho, que o cristianismo primitimas tenham a vida eterna (cf. Jo vo sente como tarefa sua. 12,46), e sendo ele luz de Deus Hoje, a difusão da Boa Nova de incentivou-nos a ser luzes para Cristo, filho de Deus, conta com iluminar o mundo com o amor de todos aqueles que se põem a Deus. Cristo convida-nos a aco- serviço da Palavra onde quer que lher suas palavras que não são estejam. Como Igreja, devemos suas, pois não fala por si mesmo, estar abertos à ação do Espírimas são palavras do Pai, daquele to de Jesus que nos comunica a que o enviou (cf. Jo 12,48-49). vontade do Pai, que é sua vontaJesus revelou o projeto amoroso de, e quer que a mesma seja code Deus para a humanidade atra- nhecida e vivida. Assim, estarevés de sua própria pessoa, atra- mos cumprindo a nossa missão vés de seu modo simples de vi- de tornar conhecido e amado o ver, ensinamentos, cuidado com Senhor Jesus. Entre tantos agenos pobres, amor incondicional, tes de pastoral, neste último entrega absoluta e confiante ao domingo do mês de agosto, Pai. Mostrou-se como Mestre e lembramos os nossos queridos Senhor, e determinou: “Vós me catequistas e os parabenizamos chamais de Mestre e Senhor; e pelo imenso e meritório trabadizeis bem, porque sou. Se eu, lho de educar a fé das pessoas, o Senhor e Mestre, vos lavei os orientando-as para conhecer, pés, também vós deveis lavar seguir e anunciar Jesus Cristo os pés uns aos outros. Dei-vos ao mundo de hoje.


Toledo/PR • 24 a 30 de agosto de 2012

ESPORTES Copa Sicredi Oeste de Futebol Sete acontece em setembro A Sicredi Oeste PR promove a quarta edição Copa Sicredi Oeste de Futebol Sete, nas modalidades masculino e feminino. As inscrições encerram-se no dia 5 de setembro. Os associados interessados em participar devem procurar o gerente da sua Unidade de Atendimento e preencher uma ficha de cadastro. O presidente da cooperati-

va, Cirio Kunzler, explica que “o objetivo do evento é proporcionar momentos de entretenimento e lazer para a comunidade associativa”. De acordo com a comissão organizadora, no dia 15 de setembro serão realizadas rodadas regionais envolvendo as comunidades da área de atuação da cooperativa, nos se-

guintes locais: Toledo (Unidades Centro, Barão, Pioneira e Dez de Maio) - na Associação Banestado; Nova Santa Rosa, no campo da Asmunsar; Vila Nova e Novo Sarandi, no Esporte Clube Ouro Verde; Tupãssi, no Memória Country Clube; São Pedro do Iguaçu e Ouro Verde do Oeste (será realizada na localidade que tiver

07

Toledão: abertas inscrições para canastra e futebol veterano

maior número de equipes inscritas). Os campeões regionais participarão da grande final que acontece no dia 22 de setembro, na Associação do Banestado, em Toledo. Mais informações podem ser adquiridas nas Unidades de Atendimento da cooperativa através do regulamento.

Toledanos competem o Brasileiro de Kung Fu Campeonato de Canastra começa dia 29 no Toledão A partir do dia 29 de agosto, acontece no Toledão, o 1º Campeonato 2º Tabelionato Reis de Canastra Livre. O certame terá disputas nas categorias masculino e feminino, e as rodadas vão acontecer todas as quartas-feiras. As inscrições podem ser feitas no departamento de espor-

Foram conhecidas na semana passada, as duplas campeãs do 2º Campeonato Interno de Canastra Livre, disputado no Yara Country Clube. O título ficou com a dupla Lucy/Ederson. Neca/Ivete foram as vicecampeãs, seguidas de Marlene/Vitor e Astor/Dulce.

Toledo lidera a chave B na Copa Amop A equipe de Toledo segue liderando a chave B da 4ª Copa Amop de Futebol. Em três rodadas, o time toledano obteve três vitórias: 8 a 0 sobre de Iracema do Oeste, 4 x 0 sobre Capitão Leônidas Marques, e 3 x 1 sobre Vera Cruz do Oeste. Até agora, Toledo marcou 15 gols e sofreu somente um, com uma média de 5 gols por jogo. O próximo compromisso de Toledo pela Copa Amop diante de Entre Rios do Oeste, dia 29, a partir das 20h00 no Estádio Municipal 14 de Dezembro. Na classificação, Toledo soma lidera a chave com 9 pontos, seguido de Corbélia (07), Entre Rios do Oeste (04), Formosa do Oeste (02), Vera Cruz do Oeste e Iracema do Oeste (01), e Capitão Leônidas Marques (00).

Na Copa Amop, a seleção de Toledo é formada pelos atletas Nelson Antonio da Costa, Célio Martins de Souza, Rui Wanderlei Weis, Clovis Gonçalves Rocha, Admilson Caetano dos Santos, Anderson Alexandre dos Santos, Cláudio de Souza Martins, Diego Vitor de Souza, Diego Zanette Beé, Diogo Demetrio Dal Pozzo, Eduardo Zanette Beé, Françoá Bossoni Moises, José Carlos de Lima, Marcos Roberto Savaris, Mateus Luiz Tonello, Paulo Sérgio Gomes Rodrigues, Rafael Sebastiany, Ricardo Sérgio Kleinubing, Roberto Luiz Massing, Rogério Decarli e Rogério Massing. O técnico é Vilson Pinto, auxiliado por Gilmar Dalavalle e Joberival Roque.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO PARANÁ COMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDO RUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do cartório de registro civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilitações para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documentos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

Relação de processos de casamentos

Ademir Nunes Anderson de Cris Esmagnoto André Gustavo Santos Pereira Cezar José Perez Junior Evandro Luiz Zottis Fabiano da Cruz Fabio Francisco Hidalgo Fabrício Rios Giovanne Orlando Dallago Ivonir Bento Luciano de Oliveira Marcos Antonio da Silva Magalhães Marcos Everton Laureth Mauro César Crespão Mallmann Maycon Johnny Bonaldo Nathan Otavio Ribeiro Paulo Henrique Machado Renato Gomos dos Reis Ricardo Antonio Nucitelli

Mariete Solange Weppo Susana de Lima Soares Renata Mariella Persch Tonin Caroline Citadin Fabiane Fachin Daiane Vanessa Dantas Marina Giuliani da Costa Veronica Ferrari Carla Noelle Costa Cabral Rosangela Vicente dos Santos Regina Aparecida Cordeiro da Silva Valdinete da Silva Thaís Aparecida da Silva Alves Beliza Mayara Riewe Fernanda Schiller Suelen Cristina Lodi Patrícia Cezar Zarantonello Luana Castro de Carvalho Taiani Koslowski

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e Comarca de Toledo-PR, aos 24 dias do mês de agosto de 2012. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Oficial

tes do clube até o dia 27. Futebol Veterano Também seguem até o dia 27, as inscrições para o 1º Campeonato Posto Blindagem/Auto Escola Rumo Certo de Futebol Sete Veteranos. A competição terá início na quinta-feira, dia 30.

PITÁGORAS S. BARROS Atletas toledanos que neste final de semana disputam o Brasileiro de Kung Fu em São Paulo A Associação de Kung-Fu He Loong Chuan (Dragão Negro), disputa neste final de semana em São Paulo, o 6º Campeonato Brasileiro de Kung Fu. A academia toledana terá sete representantes no evento, que acontece neste sábado (25) e domingo (26). Estarão competindo os atletas Douglas Miguel M. Segunda (categoria juvenil avançado até 70 kg), Kauan Vieira (juvenil avançado até 80 kg), Paulo Sergio Rezende (juvenil avançado até 75 kg), Genilson Bagli (adulto avançado até 85 kg), Marcio Melo Santana (adulto avançado até 90 kg), Thania Raquel Krebs (adulto avançado até 70 kg), e Georgeo Daniel (juvenil avançado até 85 kg). Todos estarão competindo a modalidade Boxe Chinês (Sanshou). “Nossos atletas estão muito focados, pois sabem que se trata de um evento de alto nível

técnico e que, dependendo da colocação, o atleta poderá disputar uma vaga na seleção brasileira e pleitear a aquisição da bolsa atleta. Pela quarta vez teremos representantes de Toledo na seleção paranaense para participar desta modalidade e com certeza novamente representaremos bem a nossa cidade”, explica o professor e atleta Genilson Bagli. Treinos A escola de Kung-Fu Dragão Negro é devidamente registrada e reconhecida pelos órgãos responsáveis pelo Kung-Fu no estado do Paraná. A modalidade pode ser praticada por homens e mulheres a partir dos 10 anos de idade. A academia também oferece treinos de tai chi chuan, aero boxe feminino, sanda, e MMA. Mais informações pode ser obtidas pelos fones 9905-7644 ou 9900-6600.

Copa Quarentinha será em setembro no Yara O departamento de esportes do Yara Country Clube promove no mês que vem, a 1ª Copa Quarentinha de Futebol Sete. A competição inicia no dia 18, com rodadas todas as terças e quintas-feiras. As inscrições, por equipes formadas, devem ser feitas até o dia 13, quando acontece o arbitral. Com exceção do goleiro, que pode ter menos idade, todos os demais componentes das equipes devem ter acida de 40. O valor é de R$ 75,00 por equipe. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3252-5050.

Professor e bancário aposentado, ex-vereador e missionário pita_barros@yahoo.com.br

ATEC – a força de nossos estudantes em Curitiba (II) Quem é toledano de priscas na capital, aprovaram um traeras deve se recordar da primei- balho social na área da Saúde. ra – e última – vez que aconteceu Um grupo veio a Toledo e negoaqui o Carnaval Integrado, gra- ciou com o prefeito Wilson Carças à iniciativa da Atec. Nenhum los Kuhn um mutirão para realidos clubes queria realizar a folia zar (também pela primeira vez) os de momo. Diretores do Grêmio, exames de Papa-Nicolau e estado Brasil e do Clube do Comércio belecimento de um projeto sanialegavam que o evento não era tário, com levantamento de todas mais rentável. Imagina só! as necessidades médicas e odonA moçada de Curitiba então tológicas. Mais de oito mil mulheresolveu encarar a parada e foi res fizeram o teste e muitas foram em grupo conversar com o Hilá- tratadas e salvas do câncer de rio Zenni, que era o proprietário colo do útero. O material de coda Ford-Willys e estava construin- leta acabou e o prefeito mandou do o novo prédio onde depois foi cortar vidros em todas as lojas a Hermes Macedo, na esquina da da cidade e em Cascavel, com urAvenida Maripá com a Rua Rui gência urgentíssima, a fim de que Barbosa. Propuseram alugar o es- o processo não sofresse solução paço em construde continuidade. ção para realizar Os médicos, um carnaval que bioquímicos, enreunisse todas as fermeiras e todos O carnaval foi o famílias em um melhor da história e o os demais profisúnico local. Hiláúnico fato lamentável sionais da saúrio, sempre pronde daqui deram foi o incêndio do Clube apoio ao trabato para colaborar, do Comércio em uma lho e o resultado assentiu. daquelas noites. Aí veio o alvofoi coroado de suroço para precesso. parar o ambienTempos depois te que até então a Atec apresenera composto de paredes, cober- tou o relatório do episódio e foi tura e piso bruto. Hilário prome- alvo do registro histórico do muteu terminar em tempo recorde nicípio. os banheiros. E só. O pessoal não Também a turma da Engenhaesmoreceu e saiu à cata de do- ria não deixou por menos. Deram ações e empréstimos. Consegui- assessoria a várias obras públiram tinta para as paredes e ma- cas e contribuíram com o primeideira para o assoalho (cedidas ro plano de urbanização da cidapelo Waldyr Zorzo). de, entre outras coisas. Estão aí, Convidaram o Pedro Ari Pinto bem vivinhos e ainda colaborande Andrade (presidente do C. Co- do com Toledo, os engenheiros mércio) para ser o rei Momo e ele Edmir Cesar Della Costa, Derli aceitou, tendo como rainha a Mi- Donin, Clóvis Zamunner, Renato riam Mazzaffero, que era a rainha Rocha, e ainda o arquiteto Ênio dos estudantes do Paraná. Foi Perin, dentre tantos outros. uma jogada de mestre, porque A Atec nos orgulhou demasiao Andrade tinha muita facilidade damente. Foi vibrante, atuante, para resolver problemas. presente na construção desta ciTodos os atecanos se uniram dade amada. para fazer todos os ajustes, peFase boa aquela, né gente? gando em enxadas, pás, vassou- Que pena que alguns envelheceras, pincéis e tudo o mais. Fi- ram por dentro e por fora, chuzeram bonito! O carnaval foi o tando os baldes da solidariedade melhor da história e o único fato e da fraternidade. lamentável foi o incêndio do CluContinue firme aí, mano Gelbe do Comércio em uma daque- son! Você ainda tem o espírilas noites. to indomável e a sensibilidade A rapaziada tomou gosto e re- dos atecanos. Por isso não ensolveu ir mais longe. Em reunião velhece.


08

Toledo/PR • 24 a 30 de agosto de 2012

GERAL

Caciopar defende unidade pelo Aeroporto Regional Criar meios para integrar ainda mais as entidades organizadas e as forças políticas e econômicas pelas obras do Aeroporto Regional é um dos desafios que assume a nova diretoria da Caciopar, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. Há quase 20 anos a região tenta sensibilizar as autoridades da urgência estratégica de construir uma estrutura que possa, com segurança e de forma adequada, contribuir com o processo de expansão dos indicadores do Oeste. A luta ganha ainda mais importância diante do risco que os atuais aeroportos da região representam devido a estruturas acanhadas e, também, mal projetadas. Exemplo disso é o que ocorreu há poucos dias em Cascavel, quando um avião, devido ao vento lateral, derrapou na pista e, por pouco, não protagonizou um incidente mais grave. Devido a problemas técnicos e até de falta de equipamentos é comum também o desvio de aeronaves de um aeroporto para o outro, o que provoca transtornos a quem se utiliza desse meio de transporte. Com a posse de Beto Richa no Governo do Paraná, a Caciopar e outras entidades passaram a intensificar ações em favor do projeto. O Estado acenou com a possibilidade de desapropriação da área, no distrito de Espigão Azul, entre Cascavel e Toledo, até o fim do ano. O novo presidente da Cacio-

Enquanto região não conta com aeroporto estruturado, Cascavel, com o perigo dos ventos laterais é a solução

par, Mario César Costenaro, considera a possibilidade de contar com um aeroporto moderno, funcional e adequado à exigência de aeronaves de grande porte como indispensável para pensar uma região ainda mais desenvolvida social e economicamente. “Essa não é uma obra para um ou outro município, será uma estrutura de integração de uma região inteira que, apesar das dificuldades e das limitações que historicamente enfrenta, cresce acima da média nacional”, conforme Mário. Manter o foco Mario entende que questões pontuais, como as melhorias do aeroporto de Cascavel e a possi-

bilidade de implantação de um Aeroporto de Cargas em Guaíra, não devem desviar o foco de o Oeste contar com um aeroporto verdadeiramente adequado à sua importância e ambições. “Há que se ter muita responsabilidade na discussão dessas ideias e, inclusive, respeitar trabalhos, fóruns e projetos que há muito tempo têm sido discutidos regionalmente por vários líderes e entidades”. O custo da obra, orçada em R$ 100 milhões, é apenas uma fração do PIB da região que chega a R$ 23,2 bilhões ou ainda de tudo o que ela gera em impostos. A Caciopar, de acordo com Mario, apresenta-se mais uma

vez como parceira de todos aqueles que vislumbram uma base mais estruturada para o desenvolvimento da região. A consolidação de projetos como esse depende da integração incondicional de todos aqueles que percebem que o Oeste compartilha de interesses não apenas geográficos, mas por avanços em qualidade de vida, saúde e oportunidades a toda a sua comunidade. “Não podemos mais correr riscos desnecessários devido a estruturas mal projetadas e não adequadas às exigências de uma região que se pauta pela vanguarda e por um futuro que todos confiam e esperam dos mais promissores”.

As melhores da Dinheiro

Coamo é campeã no ranking de Cooperativas Agrícolas A Coamo Agroindustrial Cooperativa é a campeã no Setor “Cooperativas Agrícolas” e está inserida entre as 1.000 empresas brasileiras na 9ª edição das “Melhores da Dinheiro” conforme ranking da revista IstoÉ Dinheiro. A solenidade de premiação às empresas campeãs de 28 segmentos da economia nacional com base no desempenho de 2011 aconteceu na noite de quinta-feira (16) em São Paulo reunindo senadores, autoridades e líderes empresariais do país, e os ministros da Fazenda Guido Mantega, dos Esportes Aldo Rebelo, das Minas e Energia Edson Lobão e das Cidades, Agnaldo Ribeiro. O ranking das Melhores da Dinheiro apresenta o desempenho das empresas não só no resultado financeiro mas também em critérios como transparência, práticas de governança, sustentabilidade, recursos humanos, inovação e qualidade. “É respeitável a força produtiva nacional que ampliou e agregou muitos novos protagonistas. Quase metade dessas

1.000 corporações apresenta faturamento acima de R$ 1 bilhão. Com esses fundamentos, não há dúvida, que o Brasil seguirá em frente na sua trajetória vencedora”, afirma o jornalista Carlos José Marques, diretor Editorial da revista IstoÉ Dinheiro. Para o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, idealizador e presidente da Coamo, a premiação conferida à cooperativa a nível nacional com destaque para o primeiro lugar nos quesitos Sustentabilidade financeira, Responsabilidade Social e Governança Corporativa é motivo de satisfação e orgulho para cooperados, diretoria e funcionários. “O nosso objetivo principal é trabalhar e fazer sempre o melhor para o sucesso dos nossos cooperados e da família Coamo, mas estar entre as melhores empresas do país com destaque em várias áreas como administração e gestão é muito gratificante. Partilhamos como todos que fazem no dia a dia o sucesso da Coamo.”

Crédito

Seminários levam informações para pequenas empresas Seis cidades do oeste do Paraná receberão, em agosto e início de setembro, Seminários Regionais de Crédito realizados pelo Sebrae/PR e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com instituições financeiras e associações empresariais. Em um único local, empresários de micro e pequenas empresas poderão buscar, gratuitamente, informações sobre

produtos e serviços destinados aos pequenos negócios, diretamente com representantes de instituições financeiras. Toledo será o primeiro município do oeste paranaense a sediar o Seminário Regional de Crédito, que acontece na próxima terça-feira, dia 28, na sede do escritório do Sebrae/PR, a partir das 8 horas. Os convidados serão recepcionados com um café da manhã.

Durante o encontro, empresários terão a oportunidade de buscar informações sobre as linhas de financiamento que mais estão adequadas as suas demandas, além de, efetivamente, já avaliarem a contratação de produtos e serviços. Ainda durante o Seminário Regional, serão realizadas rodadas de negócios sobre crédito, ou seja, encontros nos quais os interessados agendam atendimento individualizado com as instituições financeiras participantes. Para a consultora do Sebrae/ PR, Deborah Steiner França, a

realização do Seminário Regional de Crédito é uma oportunidade única para os empresários de Toledo. “É um evento que ocorre apenas uma vez por ano e em várias cidades do Paraná. Os empresários e empreendedores individuais terão a oportunidade de conversar diretamente com os representantes de instituições financeiras, como BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul)”, observa a consultora.

O ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, entrega troféu de campeã das Melhores da Dinheiro ao presidente da Coamo José Aroldo Gallassini, em São Paulo

Trilha da Sustentabilidade marcou o Dia dos Pais do Colégio Alfa Intentus

www.miriamriosdecoracoes.com.br

As famílias tiveram que percorrer uma trilha para chegar até o local do evento onde realizaram várias atividades durante o dia como plantio de árvores, tirolesa, pique nique etc... Papel de Parede

O Colégio Alfa Intentus comemorou o Dia dos Pais com a 1ª Trilha da Sustentabilidade. O evento, que aconteceu no dia 04 de agosto, foi aprovado por pais e alunos, que tiveram a oportunidade de passar um dia diferente, cheio de atividades e confraternização

com outras famílias. O evento começou em frente a escola, onde cada família recebeu as orientações da trilha até a chegada ao Acampamento Iftael, onde aconteceu o plantio de árvores e diversas atividades como tirolesa, escalada, vôlei, futebol, pique nique, etc.


Jr.

Toledo/PR • 24 de fevereiro 01 agosto de março 2012 Toledo/PR • 24 a 30a de de 2012

09

TURISMO Lumiar Turismo

Temporada de cruzeiros com muitos atrativos

MSC MAGNIFICA SANTOS-BUENOS AIRES O MSC Magnifica é o mais novo navio de cruzeiro da “categoria Música”. Comporta até 2.500 hóspedes que recebem um tratamento atencioso dos 1.000 tripulantes. São 5 restaurantes, vários bares, cyber café, um elegante teatro com 1.200 poltronas, cinema, cassino, 3 piscinas, diversas quadras esportivas e discoteca. Embarque em Santos no dia 20 de janeiro de 2013, passando por Punta Del Eeste, Montevidéu e Buenos Aires, retornando a Santos. Valores Tarifa total por cabine com taxas e seguro viagem: Cabide interna sem janela dupla: USD 2.302,50 Cabide interna sem janela tripla: USD 2.584,50 Cabide interna sem janela quádrupla: USD 3.375.75 Cabine externa com varanda dupla: USD 2.363,00 Cabine externa com varada tripla: USD 3.324.00

MSC MAGNIFICA SANTOS-ILHÉUS

Os cruzeiros marítimos têm sido opções de viagens muito procuradas ultimamente, por se tratar de viagens completas, onde se conhecem vários lugares diferentes, usufruindo de excelente infra-estrutura, conforto e ótima gastronomia a bordo de verdadeiros resorts flutuantes. Do alto de uma experiência de muitos anos, a Lumiar Turismo já lançou os pacotes para a temporada de cruzeiros 2012-2013. São várias opções de viagens, com destaque para os bloqueios efetivados pela agência para cruzeiros pelo litoral brasileiro e para Buenos Aires, com escalas em Punta SERVIÇO Del Este e Montevideu. Todas as opções têm forma de Lumiar Turismo pagamento facilitada, com 10% Rua Luiz Segundo Rossoni, 922 de entrada e saldo em até 10 ve- - Centro - Fone: (45) 3056-1001 zes sem juros nos cartões de cré- Rua Haroldo Hamilton, 478 – dito ou cheque, e ainda segundo Shopping Panambi – Fone: (45) ou terceiro passageiro free (exce- 3055 2012 www.voelumiar.com.br to taxas).

O MSC Magnifica terá duas saídas: Santos-Ilhéus e Santos-Buenos Aires

Embarque em Santos no dia 10 de março de 2013, passando por Búzios, Maceió, Salvador e Ilhéus. Valores Tarifa total por cabine com taxas e seguro viagem: Cabine interna sem janela dupla: USD 1.862.50 Cabine externa dupla: USD 1.873,00 Cabine externa com varanda dupla: USD 1.953,00 Cabine interna triplas sem janela: USD 2.134,50 Cabine externa tripla: USD 2.704,00 Cabine externa com varanda tripla: USD 2.884,00 Cabine quádrupla interna sem janela: USD 3.050,75 Cabine quádrupla externa: USD 3.535,00 Cabine externa com varanda quádrupla: USD 3.715,00

MSC FANTASIA Luxuoso e sofisticado, com 137.936 toneladas, 1.637 cabines e capacidade para 3.959 hóspedes, o MSC FANTASIA é a combinação perfeita de estilo, elegância, modernidade, tecnologia, muito entretenimento, excelência em gastronomia e proteção ambiental. Embarque em Santos no dia 02 de fevereiro de 2013, com saída de Santos e passagem por Búzios, Salvador, Ilha Grande, Angra e retorno a Santos. Valores Tarifa total por cabine com taxas e seguro viagem: Cabine interna sem janela dupla: USD 1.997,50 Cabine externa dupla com janela: USD 1.903.00 Cabine externa com varanda dupla: USD 2.113,00 Cabine interna sem janela tripla: USD 2.269,50 Cabine externa tripla: USD 2.774,00 Cabine externa com varanda tripla: USD 3.064,00 Cabine quádrupla interna sem janela: USD 2.990,75 Cabine quádrupla externa: USD 3.645,00 Cabine quádrupla externa com varanda: USD 3.935,00

Porco no Rolete

Esquadrilha da Fumaça será uma das atrações da festa

Festa foi lançada com apresentação dos detalhes da programação

A diretoria do Clube de Caça e Pesca de Toledo definiu os principais atrativos e detalhes para a 39ª Festa Nacional do Porco no Rolete, um dos principais eventos do calendário turístico-gastronômico regional, que acontecerá no dia 16 de setembro. De acordo com o presidente, Nélson Cornelius, o evento deverá superar em público a edição do ano passado. “A adesão do público à aquisição dos estandes é bastante interessante e estaremos recebendo a todos com muita satisfação e alegria”, diz. Este ano a festa terá atrativos diferentes do ano passado, como a realização uma exposição de carros antigos no clube e a apresentação da Esquadri-

lha da Fumaça. “A Esquadrilha será um grande atrativo, pois todo mundo gosta da apresentação dos aviões e esperamos que todos se divirtam e se emocionem com isso”, comenta Cornélius. Segundo ele, a diretoria do clube está empenhada em realizar uma grande festa. Para isso, realizou in- Cartaz de divulgação destaca atrativos do evento vestimentos no pátio, aumentando as áreas de Em outra frente, o Caça e Pesestacionamento, reforma de ba- ca está processo contínuo de nheiros e do salão principal, captação de novos associados – entre outros. foram mais de 100 na atual gestão. Elencando os atrativos do clube, ele informa que “os asEspecializada em forro e sociados encontram aqui muimolduras em gesso, portas e to verde e contato com a najanelas em vidro temperado, box tureza. Temos a piscina que é para banheiro, piso laminado, um atrativo para as crianças, portas e janelas em PVC (tecnologia alemã), persianas, bolão, sinuca, campo de futeentre outros. bol, quadra de areia, trilhas no meio do bosque, açude, enRua barão do Rio Branco, 3593 Vila fim, temos atrativos para toIndustrial 3054-5157/3055-4193 dos os gostos”.


10

Toledo/PR • 17 a 23 de agosto de 2012

SOCIAL

“Que vantagem têm os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade.”(Aristóteles)

ALEX DONEGA

alex@vivertoledo.com.br

Concessões O pacote de concessão rodoviário e ferroviário anunciado recentemente pela presidente Dilma Rousseff “pulou” o Paraná. Nenhuma das reivindicações do Estado foi contemplada, como a duplicação da BR-163 entre Cascavel e Capitão e as intervenções imediatas nessa rodovia entre Toledo e Marechal Rondon. Até mesmo o trecho de ferrovia, que ligaria à Ferroeste, é confuso. O governo estadual pretende cobrar a inclusão das obras no pacote de R$ 133 bilhões.

Lais Cristina Batista embelezando esta coluna.

Femine A Câmara da Mulher Empreendedora de Toledo programou para o dia 27 de agosto o Fórum de Empreendedorismo, Integração e Negócios, conhecido como Femine. O evento vai ocorrer no salão do Green Hall, a partir das 8h. O objetivo é envolver a mulher nos debates em torno do atual cenário econômico de Toledo e alternativas viáveis para contribuir na evolução dos indicadores.

Anabell

Programação King’s Pub Quinta-feira (23) - Acústico com B12 Sexta-feira (24) - Vini e Tiago (Cascavel) Sábado (25) - Ozantonio

As lojas Anabell Confecções, Anabell Homens e Anabell One Store estão todas com a promoção de verão, até 50 % de desconto.

King’s

Demissões

Telefonia

Devido a Crise, nas seis maiores cidades da região Oeste do Paraná com população acima de 30 mil habitantes, a porcentagem de demissões em julho deste ano comparando com o mesmo período do ano passado apresenta alta de 10,7%.

A exemplo do que fez Toledo, agora é a vez de a comunidade de Marechal Cândido Rondon buscar na Justiça o direito de contar com serviços de telefonia celular de qualidade. Por meio da Acimacar, usuários insatisfeitos assinam abaixo-assinado, reclamam e anotam número de protocolo. A geração de provas dará suporte a uma ação movida a partir do Ministério Público.

Nesta quinta-feira (23) o King’s Pub terá em seu palco B12 Acústico.

Investimentos A comunidade de Xaxim, no interior do município de Toledo, foi beneficiada com novos investimentos, melhorando a estrutura da sede social da entidade. Com recursos do Orçamento do Povo foram investidos cerca de R$ 50 mil na reforma e melhorias na cozinha do centro comunitário de Xaxim.

Oriente Médio A Universidade Estadual do Oeste do Paraná é chamada para contribuir com a solução dos problemas ambientais dos países do Oriente Médio, por meio do Projeto Pró-Natureza Limpa, desenvolvido no câmpus de Toledo da Unioeste. O projeto chamou a atenção da empresa Mahal Internacional por estar relacionado com a gestão, tratamento e aproveitamento dos resíduos sólidos urbanos, que também são problemas nos países do Oriente Médio.

Crianças à partir de 4 anos de idade ganham

35% de desconto!


Toledo/PR • 24 a 30 de agosto de 2012

11

SOCIAL MACIEL

maciel@anestezia.com

Lupa Fialho e Natiele Boiko em clima de paixão

Teatro A 4ª Mostra de Teatro está em desenvolvimento em Toledo, apresentando inúmeras peças e oficinas, destacando o stand-up comedy “Tamo Junto”, com Marco Luque. A atração com o apresentador do CQC da Band, está agendada para sábado (25), às 20h30, no Teatro Municipal. Informações, fones (45) 3378-4548/30058713 ou casacultura@toledo.pr.gov.br. Vale a pena conferir.

Pra pensar “A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original.” (Albert Einstein).

Rhavana Cogo prestigiando o anestezia.com

As amigas Júlia, Alaice e Thalita

Thais Beuren curtindo o show de Bruno Barudi

A beleza de Julliane Eloise Souza

Carla e Mayara no Empório Santa Maria

Eleições 2012

As irmãs Melissa e Monique Kasburg

Durante o lançamento da 39ª Festa Nacional do Porco no Rolete, conversei com alguns candidatos a vereador e um deles tem a expectativa de conseguir por volta de 2.500 votos nessa eleição. Declino o nome agora, mas revelo logo após o resultado das urnas. Otimismo é sempre necessário. É ver pra crer.

38


12

Toledo/PR • 24 a 30 de agosto de 2012

SOCIAL

“A maior represália contra um inimigo é perdoá-lo. Se o perdoamos, ele morre como inimigo e renasce a nossa paz. O perdão nutre a tolerância e a sabedoria.” (Augusto Cury)

WANDERLEY GRAEFF

wanderley@vivertoledo.com.br

Esquadrilha Toledo vive um caso de amor com a Esquadrilha da Fumaça e por conta disso um dos shows aéreos mais espetaculares do mundo será um dos atrativos da Festa Nacional do Porco no Rolete. A 39ª edição do evento está agendada para o dia 16 de setembro e contará com vários outros atrativos, entre eles, uma exposição de carros antigos. O evento foi lançado em jantar na última semana no Clube Caça e Pesca. No lançamento da Festa do Porco no Rolete, a primeira dama Marlene e o prefeito José Carlos Schiavinato, o presidente do Clube Caça e Pesca, Nélson Cornélius, e o deputado federal Dilceu Sperafico Leandro Carvalho

Essencial 13 anos Neste dia 27 de agosto, a Essencial Modas comemora mais um aniversário. São 13 anos de sucesso, vestindo as mulheres toledanas com classe, elegância e bom gosto. Visite a Essencial Modas e confira as novidades da linha primavera-verão que já estão na loja.

Bruna Fernanda Pozza, rainha da Festa Nacional do Porco no Rolete 2011, no lançamento da edição deste ano do evento

Elogios

Luiz e Marilene Ribeiro comemoram os 13 anos de sucesso da Essencial Modas

Expo Toledo Um dos nomes mais badalados dos últimos tempos do show business nacional, é nascido em Medianeira e dará as caras por aqui em outubro. O cantor Michel Teló será uma das atrações da programação artística da Expo Toledo 2012, juntamente com a dupla João Neto & Frederico. O evento será lançado nesta sexta-feira (24), quando a diretoria da Sociedade Rural recepcionará os seus convidados no Olinda Hotel.

Dono da Toletur, empresa de vans executivas que realiza, entre outros trabalhos, o transporte de visitantes da Indústria Farmacêutica Prati-Dunaduzzi, o empresário Sérgio Mota relata que tem ouvido muitos elogios à cidade. “É comum as pessoas perguntarem se a cidade está se preparando para alguma festividade, pelo alto índice de limpeza das ruas e pela sua beleza”, diz. “Quando digo que esse é o normal do nosso cotidiano, elas ficam impressionadas”, completa. Por conta das atividades profissionais, Serginho viaja constantemente e afirma que não existe no Paraná cidade mais limpa que Toledo.

Expo Toledo II O presidente da Sociedade Rural, João Bombardelli, antecipou ao Viver Toledo algumas das novidades da Expo Toledo 2012. O showroom da avicultura será uma delas, alem de um rodeio de alto nível. “Vamos nos empenhar para agradar o público que visitará a Expo Toledo”, garante João.

A posse festiva da diretoria 2012-2014 do Toledo Futebol Clube será realizada nesta sexta-feira (24).Será em jantar dançante, a partir das 20h30, com animação do Grupo Renascer. Ingressos disponíveis na secretaria do clube - fone (45) 3378-3161 - a R$ 25,00, com direito a um cardápio à base de carnes.

A cantora Andressa Rogoski será uma das atrações da programação artística da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis, no dia 8 de setembro, no Jardim Coopagro

Rápidas - Entre os incontáveis leitores do Viver Toledo está José Romeu Chimbida, funcionário aposentado do banco do Brasil, que residiu em Toledo nos anos 80 e hoje mora em Betim-MG. Ele escreveu em nossa página no Facebook: “Wanderlei, tenho aguardado com ansiedade as edições. É um prazer enorme ficar ciente das coisas de Toledo. Parabéns!”

Prestigiando o evento no Clube Caça e Pesca, Luiz César e Janete Dullius, da Dullius Corretora de Seguros

- Para acessar as nossas páginas no Facebook: www. facebook.com/wanderley.graeff e www.facebook. com/viver.toledo. - Sugestão de um bom programa para as noites: as excelentes pizzas da Pizza Itália, do Nino, no Jardim santa Maria. Serve a melhor pizza a la carte da região. Não tem comparação. O disk-pizza é o 3277-5607 – www.pizzadonino.com.

Ivani e João Alberto Bombardelli que recepcionam convidados para o lançamento da Expo Toledo 2012

- O Parque do Povo caiu nas graças dos toledanos e moradores da região. É grande a freqüência ao local, especialmente nos finais de semana. - O Sicredi participou da 9ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), maior e mais importante evento do segmento, promovido pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito. O Concred reuniu participantes de todo o Brasil, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, cidade localizada na Serra Gaúcha.

Ortodontia - Implantes Dentários, - Cirurgia Bucal Facial Prótese Dentária - Estética Bucal Mastersat Eletrodomésticos, Eletrônicos e Informática Ltda Rua Barão do Rio Branco, 1782 - Centro - Toledo - PR Tel (45) 3054-5009 / (45) 3054-5045

Posse

Dra. Kely Gruber - Dr. Isabella Rotta - Kleber Gruber Tel: (45) 3054-7922 - (45) 9961-7919 Rua Haroldo Hamilton, 596, Centro Comercial do Lago - Toledo - PR

Gesso Convencional e Acartonado, Papéis de Parede, Persianas, Banheiras, Cubas e Acabamentos em Geral, Pisos Laminados, Pisos Porcelanato, Revestimentos, Pastilhas, Aberturas em Vidro Temperado

45 3055-4574 - RUA BARÃO DO RIO BRANCO, 2107 - CENTRO - TOLEDO - PR


158ª edição do Jornal Viver Toledo  

158ª edição do Jornal Viver Toledo

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you