Page 1

3277 A melhor Pizza da cidade

Toledo/PR • de 08 a 14 de junho de 2012 - Ano 3 - nº 147

D. FRANCISCO

LAMARTINE

Uma das solenidades que nos permite refletir sobre o amor de Deus, concretizado na pessoa de Jesus Cristo, é a do Sagrado Coração de Jesus. Permite-nos conhecer, corresponder e expressar nossa plena adesão a Jesus Cristo no seu seguimento e missionariedade.

Tudo decidido quanto ao meu destino, fui com meu irmão Fabiano comprar as passagens na agência da Cruzeiro do Sul. Fomos atendidos por uma funcionária que não estava muito disposta. Ela começou procurando Toledo no nordeste do Brasil.

PÁGINA 06

PÁGINA 06

MACIEL

Gente bonita ilustra a coluna PÁGINA 11

POLÍTICA E GENTE

VALDIR PAGLIARINI

WANDERLEY GRAEFF

Sucessão: oposições definem chapa; situação debate melhor nome para secundar João Poletto; Rusch teria feito um pedido a Richa para não se envolver na questão toledana; eles não morrem mais de amores um pelo outro e possuem pendências, mas evidenciam cordialidade mínima.

Uma arma eficaz contra o crime: o Banco de Dados de DNA para crimes violentos e/ou hediondos. O projeto permitirá no Brasil o uso oficial de um sistema que reunirá informações sobre o DNA de materiais encontrados em cenas de crimes, e também do criminoso.

Feira Shopping é destaque em Toledo; Fonte Luminosa Banda Show anima Baile dos Namorados no Toledão; “Alô Décio, arruma uma paca aí!”; Conexão: mais de 50% dos passaportes já postos a empresários ávidos de novidades e motivação para si e seus colaboradores.

PÁGINA 02

PÁGINA 06

PÁGINA 12

Feira Shopping 2012

Milhares irão às compras até domingo Aberta quarta-feira, a Feira Shopping 2012 será desenvolvida até domingo, 10, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, reunindo mais de 100 expositores e um público estimado em mais de 50 mil pessoas. Em sua 19ª edição, o evento é um dos principais do setor de comércio e serviços do Paraná e se consolida a cada ano como uma referência em atrativos culturais e na gastronomia. PÁGINA 08

Evento será realizado até domingo e a exemplo das edições anteriores, com grande presença de público

O Barreado, prato típico do litoral, é um dos atrativos do festival

Expo Havan Noivas Festival atrai turistas ao litoral do PR domingo em Toledo

Gastronomia

PÁGINA 09

Duílio garante recursos para pavimentação urbana e rural PÁGINA 03

Municipalismo

Amop lança eventos, enaltece a história e comemora 43 anos PÁGINA 03

Infraestrutura

Ferroeste é bandeira da nova diretoria da Amop

Recursos contemplam trechos de pavimentação no interior toledano

Projetos

CEF orienta engenheiros a evitar erros na elaboração PÁGINA 05

Reunião na Amop passou orientações aos representantes dos municípios

PÁGINA 05

PÁGINA 03

Oposições definem dobradinha LunittiPelanka PÁGINA 03

Expo Havan Noivas está na sexta edição e chega a Toledo no domingo


02

Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

OPINIÃO

“Muitos homem cometem o erro de substituir o conhecimento pela afirmação de que é verdade aquilo que desejam.” (Bertrand Russell)

POLÍTICA & GENTE Contagem regressiva A contagem regressiva está em pleno curso para a definição oficial dos candidatos à sucessão municipal. Com os nomes dos candidatos majoritários já conhecidos, um jogo intenso de bastidores vem se travando pela escolha dos candidatos a vice-prefeito. Dois vereadores estão na disputa – Rogério Massing (PSDB), pela situação, e Adelar Holsbach, o “Pelanka (PDT), pelas oposições (foto). Os partidos das oposições se reuniram segunda-feira e decidiram por consenso - extra-oficialmente, já que a oficialização se dará nas convenções - pela indicação de “Pelanka” (PDT), como pré-candidato a vice-prefeito. Estratégia As oposições, portanto, saíram na frente na definição da chapa completa. A estratégia oposicionista pode ter relação com os boatos que costumam circular neste período de definição, incluindo surpresas de última hora no intrincado jogo da política em que, quem manda, muitas vezes pode estar a quilômetros de distância. Situação Por sua vez, a situação ainda debate qual é o nome ideal para figurar ao lado de João Poletto (PP). O PSDB sustenta que não abre mão da indicação pelo histórico do partido, principal parceiro de sustentação das quatro gestões do PP à frente da Prefeitura de Toledo. Ao mesmo tempo, o Democratas tambem deseja a vice em Toledo e, consta, o assunto tem sido objeto de conversas entre o presidente estadual da sigla, deputado Élio Rusch, e o governador Beto Richa. Pedido Rusch teria feito um pedido a Richa para não se envolver na questão toledana. A indicação do vice - o pretendente é o presidente do partido em Toledo, Gilberto Marassi -, seria uma prerrogativa para o Democratas se manter no apoio ao grupo situacionista. Com as aspirações dos aliados a administrar, as lideranças do PP terão muito trabalho até o dia 30 de junho, prazo limite para a realização das convenções municipais. Medicina O prefeito José Carlos Schiavinato defendeu a implementação de uma medida provisória exigindo um aumento de 20 por cento no número de vagas nas universidades para os cursos de Medicina, com remuneração às instituições de ensino, e o fornecimento de uma bolsa de estudos para médico generalista, desde o ingresso

na universidade. Foi no I Seminário sobre a Saúde nos Municípios Brasileiros (foto), realizado em Vitória (ES). Para o prefeito toledano, as medidas contribuiriam para ampliar a oferta de profissionais e melhorar a qualidade dos serviços de atenção primária de saúde prestados à população. Mão em mão O pré-candidato a prefeito Beto Lunitti (PMDB) tem participado dos mais variados eventos e a disposição que evidencia dá a medida de que ele será um páreo duro na corrida da sucessão municipal. Na Festa do Leitão Desossado e Recheado à Xaxim, no último domingo, observei à distância, o pré-candidato passando de mesa em mesa e cumprimentando uma a uma as pessoas presentes. Estados Unidos A Câmara Municipal de Toledo vota em segundo turno, em sessão extraordinária, nesta sexta-feira, Projeto de Resolução que autoriza o prefeito José Carlos Schiavinato a afastar-se do cargo e ausentar-se do País, no período de 19 a 31 de outubro de 2012. O objetivo será participar, como representante do Município de Toledo, da Missão Técnica Amop - Agronegócio EUA. Flagrante Eles já não morrem mais de amores um pelo outro, possuem pendências a resolver decorrentes da dissolução da sociedade na rede de supermercados e, por conta disso, a amizade foi para o espaço. No entanto, Benir Rotta (PDT) e Beto Lunitti (PMDB) continuam mantendo uma relação de cordialidade mínima, conforme comprova a foto exclusiva do Viver Toledo, registrada na festa em Xaxim. Calendário O calendário da Justiça Eleitoral será aberto entre os dias 10 e 30 de junho para o período destinado às convenções partidárias para escolha dos candidatos. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção. Convenção do PT O Partido dos Trabalhadores agendou a sua convenção municipal para o dia 15, uma sexta-feira, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos. Mas é certo que a convenção permanecerá em aberto até 30 de junho, em local e horário a ser definidos. Museu O Museu Willy Barth ganhou novas peças para compor o seu acervo. Um consultório dentário da década de 50 foi doado ao Museu pelo primeiro dentista do município, Lamartine Braga Côrtes, que também foi um dos primeiros cirurgiões da região. O pioneiro e ex-vice-prefeito de Toledo repassou os equipamentos, que foram utilizados por ele, ao longo de anos de profissão em Toledo.

DILCEU SPERAFICO Deputado Federal

Toledo, as competições de ginástica e as Olimpíadas de 2016 Não são comuns, mas há eventos esportivos onde a beleza e a atuação da Equipe Sesi/Sadia, Toledo jamais poderia ambicionar a grandeza do espetáculo são tão ou mais festejados que os próprios condição de sede de eventos dessa dimensão. Como sem as demonstrações de educação e esportividade de resultados das competições. Nessas ocasiões, o cenário das disputas e o comportamento cerca de 20 mil pessoas, que acompanharam e aplaudiram as apredo público, dividem com o talento e o desempenho dos atletas, o sentações, a cidade certamente não teria conquistado a simpatia, respeito e admiração de tantos e tão importantes visitantes. brilho e o desfecho das promoções. Como os rasgados elogios da presidente da ConFoi o que aconteceu no Troféu Brasil de Ginástica e federação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende, 1ª Etapa do Circuito Caixa de Ginástica, entre os dias que disse estar encantada com a organização e a 25 e 27 de maio, em Toledo, disputados pela primeira estrutura do município, especialmente na área de vez em cidade do interior. Se Toledo esportes. O sucesso foi tão grande que não se sabe ainda alcançou nova e Mesmo que visitando a cidade pela primeira vez, quem encantou mais a platéia, se o palco do evento invejável projeção, ela declarou que Toledo é hoje referencial na ginásou os consagrados competidores presentes. Entre consolidando tica rítmica, pelo apoio que dá à modalidade e taleneles, ginastas como Sérgio Sasaki, Daniele Hipólitos que vem revelando, incluindo ginastas de renoto, Daiana dos Santos, Jade Barbosa, Laís Souza e candidatura de Natália Gaudio, além de estrelas locais, como Angésede de preparação me internacional. Isso significa que o município já habilitado para relica Kvieczynski e Simone Luiz, citando apenas dois de delegações ceber equipes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, exemplos. estrangeiras das terá apoio da confederação na definição de locais de A repercussão extremamente positiva nos meios Olimpíadas de preparação de delegações visitantes, antes do início de comunicação da cidade, região e Estado, e o reco2016, deve isso à nhecimento público de visitantes, deram a dimensão das competições. competência de exata do sucesso da empreitada, que, por sinal, não Os eventos, portanto, serviram para confirmar que Toledo está preparado para receber grandes campeaconteceu por acaso ou por algum golpe de sorte. suas lideranças e onatos, tanto no que se refere à estrutura da cidade Se Toledo alcançou nova e invejável projeção naorganizações. e quadras esportivas, como no apoio e participação cional e internacional, consolidando candidatura de sede de preparação de delegações estrangeiras das do público. Mostrou isso ao receber campeões mundiais de Olimpíadas de 2016, deve isso à competência de ginástica artística e rítmica, feminina e masculina, suas lideranças e organizações. Especialmente ao prefeito José Carlos Schiavinato e empresário totalizando 97 atletas e 200 outras pessoas, como preparadores e Pedrinho Furlan, ao lado de instituições como o Sesi, que apostaram dirigentes de delegações estaduais, organizando a melhor de todas na cidade e na ginástica rítmica há muitos anos, fazendo de Toledo as edições de ambas as competições. o principal pólo nacional da modalidade. É consagração que nos enche de orgulho e satisfação e nos motiSem a reforma, ampliação e equipamento do Ginásio de Espor- va a continuar defendendo os interesses da sociedade e buscando tes Alcides Pan, investimentos maciços na infraestrutura urbana e novos e ainda maiores recursos federais para o município e região.

EXPEDIENTE

Editora Viver Toledo Ltda. CNPJ 10.995.596/0001-60 Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila Industrial CEP 85904-450 Toledo - PR Fones: (45) 3054-0444 - 3054-0333 vivertoledo@vivertoledo.com.br

Diretor e Editor Wanderley Graeff wanderley@vivertoledo.com.br

por Wanderley Graeff | wanderley@vivertoledo.com.br

Jairo Eduardo

Agora o 12 tem adversário? Paranhos vem para o “limpo” e sacode a sucessão municipal A guerra eleitoral de Cascavel, até sábado último, estava assim: o 12 meio “baleado”, apresentava escoriações provenientes de algumas espingardas de pressão de gente ruim de pontaria da oposição. Mas também já sangrava em alguma medida com tiros de canhão vindos da Tancredo Neves, onde está o Ministério Público. O quadro requeria cuidados, mas não havia risco de morte política. Até por que, chumbinho de alumínio não mata elefante. A leitura era fácil: a oposição recruta alguns bons nomes, porém os poucos que se enfileiram nesta qualidade não foram testados nas urnas e parecem desprovidos - até prova em contrário - da tal “viabilidade eleitoral”. Sábado a coisa mudou. O deputado estadual Leonaldo Paranhos, após meses de camuflagem, disse que será candidato. Isso muda tudo. Pela primeira vez, a oposição tem um nome para enfrentar a artilharia palaciana de igual para igual no eventual segundo turno. O tiro de Paranhos acertou Edgar de raspão e Alfredo em cheio. O tucano cultivava a esperança de ter Paranhos e Adelino. O “Imperador do Norte” permanece se equilibrando com um pé em cada canoa no riozinho que separa o Morumbi do Periollo. E Paranhos é candidato. Nos bastidores, o Pitoco apurou que a oposição já começa a se mover em direção ao publicitário. Um vice provido de recursos (tempo na TV e “munição”) já está engatilhado. E siglas robustas, que se aliariam até ao capeta para afundar a embarcação 12, virão por osmose, agora ou depois. Aqui dá para enfileirar o DEM, PMDB e PP. E dependendo do calibre da próxima bala que vem da Tancredo, Edgar sairá da disputa. Ele conversou longamente com Alfredo na noite do último sábado. E a trégua entre os dois pode evoluir para uma aliança, onde o PDT indica o vice e Edgar formaliza o casório com o Palácio Iguaçu. Editorial Leonaldo Paranhos da Silva não é o candidato dos sonhos de setores “patrimonialistas” da oposição. A personalidade do deputado oscila entre a resignação da fé que o converteu e o rompante passional. É um indomável. Não será possível por rédeas, mandar no eventual governo dele. Paranhos é regido de personalidade forte, e isso confronta com interesses de alguns potenciais aliados. De toda forma, ele agora é o cara a ser batido pelo projeto reeleitoral. Muito se falou em 45 e 12. Paranhos agora colocou o cavalo 20 na cancha reta. Anote aí I A Câmara de Cascavel - alegando questiúnculas supostamente regimentais – rejeitou a emenda popular que procurava conter a gastança no Legislativo e manter em 15 o número de vereadores. O mérito da questão nem foi a voto. Anote aí II Respeitaram o clamor popular e as mais de 11 mil assinaturas da emenda popular elaborada pelo Observatório Social, os vereadores Luiz Amélio Burgarelli, Léo Mion, Nelsinho Padovani, Otto Reis Filho, Paulo Tonin e Julio Cezar Leme da Silva. Anote aí III Votaram contra a emenda popular e pela gastança desenfreada da Câmara, os seguintes vereadores: Gilmar Gaitkoski, João da Tropical, Robertinho Magalhães, Mário Seibert, Marcos Rios, Osmar Bispo dos Santos e Paulo Bebber. “Não é a Justiça nem a imprensa que pagam meu salário na merda desta Câmara” (Discurso mal cheiroso de Mário Seibert, na sessão do Legislativo)

Gerência Administrativa Luciane Graeff lucianegraeff@hotmail.com

Assinaturas

Karin Alessandra Graeff

Equipe Karine Graeff Wanderley Graeff Jr. Diagramação Lidio Ricardo


Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

03

CIDADE Municipalismo

Amop lança eventos, enaltece a história e comemora 43 anos de existência A história da maior entidade municipalista do Paraná, a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), que comemora 43 anos de fundação, foi celebrada terça-feira (5/6), em evento realizado em sua sede, em Cascavel. Com 52 municípios associados, a Amop foi criada em 9 de junho de 1969, tendo como primeiro presidente Julio Werner Hackradt, prefeito de Foz do Iguaçu. Hoje, presidida por José Carlos Schiavinato, prefeito de Toledo, a Amop consolida-se como baluarte dos interesses oestinos, defensora da unidade regional e elo entre os interesses maiores da região. Nestes 43 anos, 28 presidentes comandaram os destinos da entidade e muito se avançou

em termos de conquistas, como a duplicação de rodovias, ferrovia, hospital público e universidade gratuita. Porém, há muito ainda por se fazer, declara Schiavinato. “As bandeiras de luta estão mais vivas do que nunca. Não deixamos de sonhar com o nosso aeroporto regional: basta observar o boom que o Aeroporto de Cascavel experimenta: são três companhias aéreas com vôos quase sempre lotados”, destaca. A Amop luta ainda pela construção de ambulatórios dos consórcios intermunicipais de saúde, pela implantação gradativa de escolas em período integral, pela melhoria da qualidade das estradas estaduais e federais e outras conquistas. “Cremos que os avanços são

nítidos. Hoje quase não se vê mais reprovação de contas de prefeituras em nossa região, tal qual acontece com outras partes do Paraná e do Brasil”, acentua. Segundo o presidente da Amop, a entidade vive um novo momento, especialmente com a aproximação ainda maior da parceria com a Itaipu Binacional e com o PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), que está lançando sementes promissoras para um futuro ainda mais dinâmico. “A instalação de uma sala de prefeitos no PTI, a qualificação de multiplicadores do Siconv (Sistema de Convênios do Governo Federal) e a melhoria das conexões e velocidade de comunicações via fibra ótica estão em nosso horizonte em curto prazo”, declara.

Eleições 2012

Lunitti e Pelanka formam a dobradinha das oposições

Partidários da candidatura majoritária das oposições após a reunião que decidiu pelos nomes

Os partidos do chamado Conselho das Oposições – PMDB, PT, PDT, PSC, PSDC, PCdoB e PPL, decidiram por consenso pela definição dos nomes do empresário Beto Lunitti (PMDB) e do vereador Adelar Holsbach, o “Pelanka” (PDT), para a composição da chapa majoritária que disputará o pleito municipal de 7 de outubro. Com isso, acabam as especulações sobre a indicação do candidato a vice de Lunitti. Os dois nomes deverão ser homologados nas convenções partidárias que serão realizadas ao longo deste mês de junho. O deputado estadual Elton Welter participou do encontro juntamente com os presidentes Edinaldo dos Santos (PSC), Rosane Lorenzetti (PPL), Antônio de Freitas (PSDC), Ascânio Butzge (PDT), Beto Lunitti (PMDB)

e Valtair Apolinário (PT). Jomah Rabah, presidente do PC do B, não participou da reunião por motivo profissional. Também estiveram presentes os vereadores Adriano Remonti, Leoclides Bisognin, Paulo dos Santos e Ademar Dorfschmidt. O vereador Adelar Holsbach agradeceu o empenho e a tranquilidade dos partidos que indicaram seu nome para vice. “Sou um soldado e estou à disposição de todos para que possamos vencer as eleições e apresentar um projeto forte e de resultados para Toledo”, comentou. Beto Lunitti lembrou que o momento é fruto do diálogo e do entrosamento dos partidos que agora formam uma força única. Força O deputado Elton Welter afirmou que acredita na força e na

capacidade de cada um dos integrantes. “Cada um dos partidos precisou abrir mão de algumas posições para fortalecer essa parceria e contribuir com o processo democrático”, considerou, destacando que nos próximos dias outras siglas devem se somar ao bloco de oposição. Welter destacou seu comprometimento com o projeto e reafirmou que fará todo o esforço para a mobilização e articulação da comunidade. “Compartilho do desejo de governar junto com os cidadãos de Toledo. Acredito na capacidade das lideranças que hoje formam essa parceria de sucesso e reafirmo meu compromisso de lutar lado a lado para que uma nova gestão possa se estabelecer e contribuir para com o crescimento de Toledo”, finalizou.

Infraestrutura

Expansão da Ferroeste é bandeira da nova diretoria da Amop Para o presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), José Carlos Schiavinato, a ampliação dos ramais da Ferroeste está entre as principais bandeiras da nova diretoria para a região. Segundo Schiavinato, que também é prefeito de Toledo, o projeto da Ferroeste vem avançando “a passos rápidos por meio do interesse do governo federal e mais recentemente do governo do Estado do Mato Grosso do Sul, que observam esse empreendimento como fundamental para a consolidação da infraestrutura logística macrorregional, bem como dos governos paraguaio e argentino”. A defesa da ferrovia, cuja criação, desde o princípio, esteve relacionada ao movimento político e econômico da região Oeste, foi

Comemoração na sede da entidade municipalista teve direito a bolo

Duílio garante recursos para pavimentação urbana e rural O deputado estadual Duílio Genari obteve novos e significativos recursos estaduais, para a execução de importantes obras em benefício da população urbana e rural de Toledo. São mais de 1,3 milhão de reais, contratadas através de dois convênios, firmados pelo prefeito José Carlos Schiavinato com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, para a pavimentação de estradas rurais e recape asfáltico de vias urbanas. O primeiro convênio, prevê investimentos de 1,067 milhão de reais, dos quais 850 mil liberados pelo Governo do Estado e 217,8 mil reais representam a contrapartida do município.

Os recursos serão aplicados na pavimentação de diversos trechos de estradas vicinais, que ligam a sede do distrito de São Luiz do Oeste à Linha Gramado; as sedes dos distritos de Novo Sarandi e Dois irmãos; a sede do distrito de Dez de Maio à Linha Três Quedas; as sedes dos distritos de Vila Ipiranga e São Miguel; e a sede do distrito de Concórdia do Oeste à Linha Santo Antônio. O segundo convênio, no valor de 300 mil, prevê a aplicação de 250 mil reais do Governo do Estado e 50 mil reais da contrapartida da Prefeitura, na recuperação da pavimentação de diversas e importantes vias urbanas de Toledo.

Serão beneficiados trechos das Avenidas Parigot de Souza e Presidente Costa e Silva e da Rua Carlos Barbosa, totalizando 26,7 mil m2 de asfalto a ser revestido. “Foi com muita satisfação que defendemos a aprovação dos projetos, contribuímos para a liberação dos recursos e levamos os documentos para a assinatura do prefeito Schiavinato”, comemorou o parlamentar. “Dessa forma cumprimos nossa tarefa de zelar pelos interesses do município e buscar benefícios para a população da cidade e interior de Toledo, que tanto trabalha, produz e contribui para o desenvolvimento de todo o Paraná”, finalizou o deputado Duílio.

Teatro Municipal ganha escultura de O Semeador O Teatro Municipal, um dos cartões postais de Toledo, ganhou mais uma obra de arte, O Semeador, uma escultura feita pelo artista toledano Cleciano Bellochio. A obra foi entregue pelo prefeito José Carlos Schiavinato e pela secretária de Cultura, Rosangela Reche de Souza, em ato que contou ainda com a presença do autor do trabalho, Cleciano Bellochio, do vereador Rogério Massing, da integrante do Conselho Estadual de Cultura, Moema Viezzer, membros do Conselho Municipal de Cultura, artistas entre outros representantes da comunidade. “Este espaço já estava reservado para uma obra de arte, desde a sua concepção. O Semeador vai despertar inúmeras reações. Uns vão gostar, outros vão criticar e outros ainda sequer vão perceber a sua existência. O importante é que ele vai permanecer aí e estimular uma ou outra reflexão”, comentou o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato. A obra homenageia e valoriza a cultura local e os agricultores de Toledo

Welter critica rejeição de projeto ecológico pela CCJ

O primeiro contrato foi firmado na agência da Caixa em Ibaiti, no Norte Pioneiro

apresentada pelo dirigente associativista na edição de maio do editorial do primeiro informativo da entidade nesta nova gestão. A Amop é a maior associação municipalista do Paraná, res-

salta o presidente da entidade, acrescentando que o Oeste do Estado experimenta uma nova realidade em seu desenvolvimento. “Somos a bola da vez”, declarou. A Amop congrega 52 municípios.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Comissão de Constituição e Justiça-CCJ da Assembleia Legislativa rejeitou, por seis votos contra cinco, projeto do deputado Elton Welter (PT) que incentivava a agricultura de baixa emissão de carbono. O argumento utilizado pelos deputados que votaram contra o projeto é que ele teria um “vício de iniciativa”, por entender que o assunto é de competência do Executivo. Destaque-se que o projeto já havia recebido parecer favorável de dois relatores da Comissão de Constitui-

ção e Justiça. Welter, líder da Oposição, criticou a decisão da CCJ, afirmando que o argumento utilizado deveria ser de “vício de origem”: “Certamente, o resultado seria diferente se o autor pertencesse à bancada do governo”. A agricultura de baixa emissão de carbono já é um projeto do governo federal, baseado em algumas práticas que comprovadamente agridem menos o meio ambiente: plantio direto, integração pecuária/floresta, plantio de florestas, recupe-

ração de pastagens e adubação verde, entre outras. “É lamentável que, exatamente no Dia Mundial do Meio Ambiente, tenhamos tido uma votação tão infeliz”, comentou Welter. O Deputado irá recorrer a própria C.C.J, com base no artigo 33-A, § 2º, do Regimento Interno. Caso o recurso seja rejeitado, o Deputado recorrerá ainda ao Plenário da Assembleia, com amparo no artigo 33A, § 3º, do Regimento Interno. (Veja no link a íntegra do projeto - http://is.gd/ulSuSp)


04

Toledo/PR • 09 de 2012 2012 08 a 15 14 de março junho de

Cine Panambi (45) 3378-4774 PROGRAMAÇÃO DE 07/06 a 14/06/2012 SALA 1 MADAGASCAR 3 – OS PROCURADOS Animação. Dublado. Classificação indicativa: livre Sessões: Quinta (feriado), sexta, sábado, domingo e quarta: 15h40, 19h20 e 21h00. Segunda, terça e quinta: 19h20

Dia dos Namorados Buffet Especial no restaurante 1 (Rua Pedro dos Santos Ramos) 3277-2728 Rua Pedro dos Santos

OS VINGADORES Ação, ficção. Dublado. Classificação indicativa: 10 anos. Sessões: Segunda, terça e quinta: 21h00 SALA 2 OS VINGADORES Ação, ficção. Dublado. Classificação indicativa: 10 anos Sessões: Quinta (feriado), sexta, sábado, domingo e quarta: 15h30 AMERICAN PIE : O REENCONTRO Comédia, romance. Dublado. Classificação indicativa: 14 anos Sessões: diariamente 19h30

Sicredi Feira Shopping

3378-1316 Shopping Panambi


Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

05

GERAL Expo Havan Noivas segue neste domingo em Toledo A sexta edição da Expo Havan Noivas 2012 será realizada em Toledo, neste domingo, 10 de junho. O evento acontecerá das 14 às 20 horas, no interior da loja Havan. A feira tem entrada gratuita e brindará os participantes com desfiles de trajes e sorteio de brindes. Doze expositores estarão apresentando ao público as últimas tendências e novidades em produtos e serviços para a organização de casamentos, festas e outras comemorações. A cada edição, empresas especializadas em buffet, doces e bolos, fotografia e filmagem, trajes, decoração, convites, música e som, espaço para eventos, além de hotéis, participam expondo seus produtos e servi-

ços. A Expo Havan Noivas Toledo contará com os seguintes expositores: Maximu’s Atelier, Atelier Lucinha Silveira, Grupo Musical Blue Angels, Hotel Bourbon Cascavel, Letícia Sarabia Acessórios, Green Hall Casa de Eventos, Restaurante e Buffet Filezão, Beer House, Maccarini Creative Video, Fabiano Oliveira Foto Arte, Lângaro Calçados, Mania Mineira Móveis e Decorações. O diferencial da edição Toledo será o espaço montado na entrada da loja, com posters de fotos e TV’s, divulgando o trabalho das empresas Maccarini Creative Video e Fabiano Oliveira Foto Arte. A Beer House também traz um diferencial para este evento, com a degus-

tação de espumantes da Casa Perini no estande da loja. Pontualmente às 16 horas e às 18 horas acontecerão desfiles com trajes de festas e noivas, com Maximu’s Atelier e Atelier Lucinha Silveira. Às 19 horas haverá um sorteio de brindes oferecidos pelos patrocinadores e expositores do evento. Os Hotéis Baía Norte, Fazzenda Park, Pousada Pedra da

Ilha e Plaza Camboriú também participam da Expo Havan Noivas 2012 em Toledo, expondo banners e distribuindo flyers para mostrar sua estrutura de hospedagem. Estas empresas parceiras estão oferecendo diárias para casal, que serão sorteadas ao final da temporada (em setembro), entre os casais cadastrados em todas as edições do evento.

Lista de Presentes Para facilitar ao máximo esta etapa tão prazerosa (a escolha dos presentes), a Havan criou o serviço de Lista de Presentes, que não se limita somente ao casamento, podendo ser utilizada em outras datas festivas, como chás-de-bebê, chás-de-panelas, aniversários, etc. Inspirada na tradicional lista de casamento, ela permite que os clientes escolham os produtos que desejam ganhar e divulguem aos amigos, colegas e familiares, tudo de maneira rápida e eficiente

Expo Havan Noivas está na sexta edição e chega a Toledo no domingo

CEF orienta engenheiros a evitar erros na elaboração de projetos Em reunião realizada segunda-feira (4/6) na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) em Cascavel, representantes da CEF (Caixa Econômica Federal) orientaram engenheiros das prefeituras associadas à entidade sobre o correto preenchimento de dados que são pré-requisitos obrigatórios para projetos que preveem a liberação de recursos da União aos municípios. O evento contou também com a presença de arquitetos, secretários municipais de Planejamento e Projetos e membros da diretoria da Amop. Estiveram presentes o prefeito de Toledo e presidente da Amop, José Carlos Schiavinato, o pre-

feito de Corbélia e segundo vice-presidente da Amop, Eliezer José Fontana, o superintendente regional da CEF, Luiz Carlos Costa Formigari, o gerente de filial da Gedur (Gerência de Desenvolvimento Urbano) de Cascavel, Solange Maria Reder Anacleto de Souza e o gerente regional da CEF, Ezio Luiz Lena. “Temos que alinhar nossas ações para evitar o retrabalho, ou seja, fazer duas ou mais vezes a mesma coisa, por conta de erros que às vezes ocorrem por falta de informação. Quando a tramitação é facilitada, evita-se dificuldades para a obtenção de linhas de crédito do governo para as mais diversas áreas”, destaca Schiavinato.

Havan

TOLEDO 10 de Junho, das 14h às 20h Av. José João Muraro, 625

PARTICIPE! Patrocínio:

CASA BEM COM VOCÊ


06

Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

VIVER BEM Mayara Martan

Pipoca: um estouro em antioxidantes e fibras Um punhado de milho, um fiozinho de óleo e uma panela no fogo... Voilà! Bastam alguns minutos - e muitos “pops” - para a combinação resultar em massas brancas, pequenas e bem macias. É a famosa pipoca. Vira e mexe no centro de acaloradas discussões, ela costuma ser acusada de ser um tanto quanto traiçoeira para a saúde. A presença de gordura e o fato de nos incentivar a extrapolar nas pitadas de sal estão entre as principais queixas. Pipoca: um estouro em antioxidantes e fibras II No que depender da ciência, entretanto, a má fama está com os dias contados. É que, se preparada corretamente - não vale apelar para a praticidade da versão de micro-ondas -, ela é uma explosão de benefícios, informação reforçada por um estudo recente da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos. Segundo o time de cientistas, a pipoca reúne mais certos antioxidantes do que uma porção de frutas e verduras. Ou seja: ela seria uma aliada ardilosa na guerra contra os radicais livres, aquelas moléculas instáveis e perigosas que atacam as células e provocam desastres que vão de envelhecimento precoce a câncer. Pipoca: um estouro em antioxidantes e fibras III Isso se deve à diferença entre a quantidade de água encontrada na pipoca, que é de 3 a 5%, e a detectada nos vegetais, que chega a 90%. Na prática, esses valores referentes à umidade revelam que no subproduto do milho os compostos fenólicos - benditos antioxidantes! - ficariam concentrados, enquanto nas outras classes alimentares eles apareceriam mais diluídos. Pipoca: um estouro em antioxidantes e fibras IV A pipoca é o único snack formado 100% pelo grão. Já os antioxidantes encontrados em outros produtos à base de sementes integrais, por exemplo, são removidos ou sofrem degradação durante o processamento. Só para você saber - e não morrer mais de raiva -, as substâncias protetoras da saúde estão na casca, aquela capa que teima em ficar agarrada nos dentes. E, se o milho que levar para casa der origem a uma pipoca naturalmente amarela ou creme, bingo! Sinal de que a parte fofinha do alimento é ainda fonte de carotenoides. Como atuam Essas substâncias também atuam como antioxidantes e, no corpo, são convertidas em vitamina A”, ensina a cientista de alimentos Maria Cristina Dias Paes, da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG). A

LAMARTINE BRAGA CÔRTES Primeiro dentista de Toledo e ex-vice-prefeito

Fabiano, meu irmão e companheiro Tudo decidido quanto ao meu com lágrimas nos olhos e pernas destino, eu fui com o Fabiano (o moles, estava como aqueles pameu irmão, amigo e companheiro triotas que enfrentam um pelotão de todas as horas) comprar as pas- de fuzilamento. sagens na agência da Cia. “CruzeiO incentivo da Irene e a comparo do Sul”, ali na esquina da Rua nhia do Fabiano na viagem foi que 15 de Novembro com a Rua Barão me deram coragem. Não imagido Rio Branco, no centro da capital no como seria enfrentar o desafio paranaense. do desconhecido sem um compaFomos atendidos por uma fun- nheirão como ele. cionária que não estava muito disOs aviões daquela época eram o posta. Começou procurando Tole- Douglas DC-3, os bimotores bomdo no nordeste do Brasil e eu falei bardeiros da 2ª Guerra, modifipara ela que Toledo era perto de cados para transporte de passaFoz do Iguaçu, ao geiros depois da que ela, meio nerguerra, e que na vosinha, responinvasão da NorNo dia 11 de janeiro de mândia foram deu: - Eu sei! 1955 o Fabiano, Irene, adaptados para - É, mas não paAlice, a Abigail e eu transporte de parece! - retruquei raquedistas com fomos ao aeroporto a sigla C-47. “delicadamenAfonso Pena, para te”, ao que ela se Eram aviões acalmou e nos enmuito fortes e seminha primeira tregou as passaguros, que pousaviagem de avião gens (a minha só vam e decolavam de ida), e o horário em qualquer pisdo táxi que iria nos ta e em qualquer apanhar em casa tempo, com um para levar ao aeroporto, como era só motor, e mesmo com pane nos costume naquela época, quando pou- dois ainda conseguia quase “placas pessoas tinham carro próprio. nar” e fazer pouso forçado como No dia 11 de janeiro de 1955 o um guerreiro, pois para isso fora Fabiano, Irene, Alice, a Abigail e eu projetado e construído. fomos ao aeroporto Afonso Pena, Os DC-3 voavam a mais ou mepara minha primeira viagem de nos a 600 metros de altura, e a avião, e toda a emoção daquela vista da paisagem era diferente de despedida que começou em casa hoje. Parecia que a gente estava com papai, dona Marina, minha em um balão, observando as caquerida madrasta e suas irmãs (as sas, as ruas, os rios, os animais, os Pinas). ”degraus” dos planaltos, as difeMais tarde a Alice me contou renças na vegetação, campos a que papai foi ao meu quarto e não se perder de vista, os capões, os conseguiu segurar as lágrimas, de pinheirais, a mudança de cor da emoção. terra, os pousos e decolagens. Já no avião em movimento, ain- De Curitiba a Toledo era um filda me lembro da Irene, Alice e Abi- me emocionante com 1h40 de gail acenando adeus, e eu durão, duração.

“Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo.” (Pitágoras)

VALDIR PAGLIARINI transformação é ótima para o sistema imunológico e para os olhos, que ficam blindados contra degeneração macular relacionada à idade. Apesar de grudenta, a casca da pipoca está cheia de atributos. Afinal, nela também estão doses generosas de fibras, substâncias que contribuem para a formação do bolo fecal. Para eliminá-lo com maior facilidade, é necessário aumentar o consumo de água. O melhor é que o papel das fibras não fica restrito a dar um empurrão ao funcionamento do intestino. Mais benefícios Elas também são reverenciadas por tornar a digestão mais lenta, prolongando, assim, a sensação de barriga forrada - uma vantagem e tanto para quem quer derrubar o ponteiro da balança. Já na parte fofa e geralmente branca dessa pequena notável fica guardado outro amigão do organismo: o amido resistente. O nome convém dizer, não foi dado à toa. Isso porque ele passa praticamente intacto pelo aparelho digestivo. Só no intestino grosso é que micro-organismos da flora o transformam em ácidos graxos de cadeia curta. Não ao pacotinho pronto Mas não vá achando que o sinal está verde para se entupir com a pipoca vendida no cinema ou a industrializada para micro-ondas. O recomendado para se beneficiar das qualidades do alimento é prepará-lo na boa e velha panela, com só um pouquinho de óleo para não formar uma verdadeira bomba calórica. Verdura + exercício = mudança de DNA? Todo mundo sabe que fazer exercícios e comer verduras faz bem. Mas novos estudos estão revelando que esses hábitos são ainda mais poderosos do que se imagina: eles podem mudar o seu DNA, alterando o funcionamento dos genes. A prova disso surgiu em um estudo realizado por cientistas da Universidade de McGill, no Canadá. Eles acompanharam 27 mil pessoas que possuíam o gene 9p21 que aumenta o risco de doenças cardíacas. Nos voluntários que consumiram uma dieta rica em vegetais, esse gene parou de funcionar. Isso acontece porque o microRNA, molécula presente no material das plantas, interage com o DNA humano - tendo de ativar ou desativar nosso genes. Tem mais Além dos nutrientes das plantas, também estamos comendo informações que podem regular nosso material genético. Já a atividade física é capaz de mexer com o DNA dos músculos. Quando você se exercita, entram em ação enzimas que alteram o funcionamento dos genes dos músculos. Elas reprogramam o tecido para que ele queime gordura e açúcar de forma mais eficiente. Em ambos os casos, as alterações são temporárias. Se você parar de se exercitar ou comer verduras, seus genes voltarão ao estado anterior. A chave da vida saudável está programada no seu código genético - mas também depende de bons hábitos no dia-a-dia. Por que domingo é o dia mais deprê da semana? Domingo pode gerar uma sensação desagradável de fim de felicidade. Em 1969, o Minnesota State Hospital, nos Estados Unidos, descobriu que, nesse dia, algumas pessoas têm falta de entusiasmo semelhante à dos pacientes com depressão. Mas o culpado não é o domingo. É a segunda-feira. As pessoas tendem a preferir sexta a domingo porque na sexta nós vemos o fim de semana que chegará, e no domingo a única coisa em que pensamos é na semana de trabalho.

Professor vjpagliarini@yahoo.com.br

Uma arma contra o crime Uma arma eficaz contra o cri- ca gratuita com o governo amerime deverá em breve ser utilizada cano que previa testes do prograem nosso país. Foi aprovado pela ma de identificação em Amapá, Câmara dos Deputados, no início Amazonas, Ceará, Mato Grosso, do mês de maio, o Banco de Da- Paraíba e Paraná. Atualmente, a lei só prevê a dos de DNA para crimes violentos identificação criminal por datilose/ou hediondos. O projeto, que segue para a copia (impressão digital) e fotosanção presidencial, permitirá no grafia. O texto aprovado estabeBrasil o uso oficial de um sistema, lece que os condenados sejam utilizado nos EUA e em mais de obrigatoriamente identificados 30 países, que reunirá informa- por meio da coleta de material ções sobre o DNA de materiais genético, como sangue, sêmen, encontrados em cenas de crimes, unhas, fios de cabelo e pele, por meio de “técnica adequada e ine também do criminoso. O DNA é um material genético dolor”. Os métodos utilizados hoje, individual. Cada pessoa tem uma combinação única, que funciona o de produzir provas, já causou muitas injustiças levando pessocomo um RG. as inocentes a Os perfis geserem condenanéticos serão ardas por crimes mazenados em Os métodos não cometidos. bancos de daJá que a possibidos sigilosos, adutilizados hoje, o de erros ministrados pela de produzir provas, lidade neste sistema é Polícia Civil dos já causou muitas grande. O novo Estados ou Federal. E serão desinjustiças levando método reduzirá possibilidade cartados quando pessoas inocentes a ade erro judiciário, terminar o prazo serem condenadas e tornará a decide prescrição do são mais segura. crime. Esses perpor crimes não Lançar mão de fis deverão seguir cometidos. métodos científinormas constitucos, para a maiocionais e internaria dos especiacionais de direilistas, é o melhor tos humanos. Ou seja, não poderão revelar traços caminho, já que hoje é possível somáticos ou comportamentais – contar com o auxílio da Ciência, que pode oferecer resultados apenas o gênero do suspeito. O senador Ciro Nogueira, au- com muita segurança e praticator do projeto, informa que atu- mente zero de possibilidade de almente os resultados de iden- erro. O advogado criminalista Thiatificação genética pelo DNA são aceitos em todo o mundo. Ele não go Gomes Anastácio, afirma que pode por si só provar s culpabili- a Justiça precisa, de fato, utilidade criminal de uma pessoa ou zar meios mais modernos para inocentá-la, mas “pode estabele- elucidar casos de crimes. Para cer uma conexão irrefutável en- ele, não é mais possível aceitar tre a pessoa e a cena do crime”. processos com testemunhas ofeO que se auxiliará e muito na sua recendo três versões distintas sobre um mesmo fato, das quais, resolução. O material coletado alimenta- uma delas será a determinante rá a chamada Rede Integrada de para fundamentar a impressão Bancos de Perfis Genéticos, de- do julgador. Alguns setores de defesa de senvolvido pela Polícia Federal direitos humanos do governo dos Estados Unidos, o FBI. No Brasil, a rede deverá ser queriam tirar do texto a coleta abastecida por perícias dos Es- obrigatória de material genétitados, com dados retirados de co, mas o projeto foi mantido vestígios genéticos deixados nos na íntegra. Mesmo porque, fica locais de crimes. Há três anos, garantido um dos direitos funo Ministério da Justiça anunciou damentais do cidadão, que é o um acordo de cooperação técni- direito à privacidade.

D. FRANCISCO BACH Bispo da Diocese de Toledo

No coração de Jesus, o Amor Divino Uma das solenidades que nos permite refletir sobre o amor de Deus, concretizado na pessoa de Jesus Cristo, é a do Sagrado Coração de Jesus. Permite-nos conhecer, corresponder e expressar nossa plena adesão a Jesus Cristo no seu seguimento e missionariedade. Na linguagem bíblica o “coração” indica o centro da pessoa, a sede de seus sentimentos e de suas intenções. No Coração de Cristo Redentor adoramos o amor de Deus à humanidade, sua infinita misericórdia e vontade de salvar todo o gênero humano. Cultuar e consagrar-se ao Sagrado Coração de Jesus significa adorar ao Filho de Deus que nos amou até o fim, foi transpassado por uma lança e do alto da cruz derramou sangue e água, fonte inesgotável de vida nova e eterna. Só dessa fonte inesgotável de amor é que podemos tirar a força necessária para viver, amar e realizar nossa vocação e missão. Ao aprofundar nossa relação com o Coração de Jesus, reaviva-se em nós o amor de Deus; ele é acolhido em nos-

sa vida e nos tornamos suas fi- ximo do coração de Cristo, o coração humano aprende a coéis testemunhas. Somos chamados a contem- nhecer o sentido verdadeiro e plar e admirar o sacratíssimo único da vida e do próprio desCoração de Jesus Cristo para tino, a compreender o valor de aprender o que é o amor e o que uma vida autenticamente cristã, significa amar. Mais ainda, pre- a prevenir-se de certas pervercisamos beber nessa fonte ines- sões do coração, a unir o amor gotável de vida, donde brota a filial a Deus com o amor ao próximo. Assim é Igreja e seus saa verdadeira recramentos, para paração exigida abrir-nos ao misSomos chamados a pelo Coração do tério de Deus e de seu amor e contemplar e admirar Salvador sobre as ruínas acumuo sacratíssimo deixar-nos transladas pelo ódio e formar por ele. Coração de Jesus Todo aquele que Cristo para aprender pela violência, e poderá ser edifimergulhar no coo que é o amor e o cada a civilização ração de Jesus que significa amar. do Coração de e beber da água Cristo” (Insegnaviva que ele ofementi, vol. IX/2, rece, será capaz 1986, pág. 843). de dar respostas Quem aceita o amor de Deus a si e às necessidades do nosso tempo, nas várias dimensões da interiormente, é por ele plasvida e atividades humanas, des- mado e chamado à missão. Faz de nós autênticos missionários, de as espirituais às sociais. O segredo da vida da Igreja e onde quer que estejamos. Para de cada um dos cristãos nasce a evangelização de hoje é nedo Sagrado Coração. São pala- cessário que o Coração de Crisvras do Beato João Paulo II: “Pró- to seja reconhecido como o co-

ração da Igreja, pois é ele quem chama à conversão e à reconciliação. É ele quem atrai os corações puros e famintos de justiça aos caminhos do amor que são as bem-aventuranças. É ele quem realiza a comunhão ardente dos membros do único Corpo. É ele quem permite aderir-se à boa nova e acolher as promessas da vida eterna. É ele quem envia em missão. A devoção e consagração ao Sagrado Coração nos conduz à Igreja, nos leva aos sacramentos, nos põe diante da Palavra de Deus que alimenta nossas vidas, nos leva à oração filial que se dirige ao Pai de misericórdia e Deus de toda a consolação. Esta devoção nos leva à comunidade eclesial, a viver da graça e do amor de Deus e caminhar pelas vias da santidade. Uma vida de escuta da Palavra de Deus, de oração e de sacramentos é necessária e fundamental para uma renovação da Igreja e para ter vida em comunhão com ela, sendo testemunhas do amor de Deus entre as pessoas.


Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

07

ESPORTES Sadia\Prefeitura de Toledo\Sesi destaca-se em Copa Sul-Americana As atletas da Sadia\Prefeitura de Toledo\Sesi tiveram ótimos resultados na Copa Sul-Americana de Clubes de Ginástica, realizada no final de semana em Vitória (ES), juntamente com o III Meeting Internacional de Ginástica. A Copa contou com a participação de 23 atletas da equipe e a representação de três países: Brasil, Chile e Colômbia. De 9 a 10 anos, Geane Silva conquistou as medalhas de ouro em mãos livres, arco e bola e no individual geral; Letícia Lusa de prata em mãos livres e bola e bronze no individual geral e Thuanny Costa, prata no individual geral e bronze em arco. Rafaela Silva (11 a 12 anos) ficou com a prata em mãos livres e bronze em fita. A irmã, Bruna Silva (13 a 15 anos), que se recupera de uma lesão na mão, ficou com o bronze nas maças. No adulto (acima de 16 anos), Angélica Kvieczynski conquistou no total quatro medalhas de ouro: individual geral e nos aparelhos fita, maças e bola. Simone Luiz ficou com o bronze nas maças

As ginastas toledanas deram um show na Copa Sul-Americana e no individual geral. No conjunto, a equipe da Sadia\Prefeitura de Toledo\Sesi conquistou três medalhas de prata e uma de bronze. Foram duas medalhas de prata no juvenil (conjuntos de bola e de cordas) e uma de prata no adul-

Toledo Futsal atua nesta sexta em Paranavaí Depois de problemas extra-quadra, troca de treinador e uma derrota em casa de 5 a 0 para o Marreco Futsal, de Francisco Beltrão, o Toledo Futsal segue na chave Ouro. Nesta sexta (08), o time vai

ao Noroeste do estado, onde enfrenta o São Lucas, de Paranavaí pela 13ª rodada do Campeonato Paranaense de Futsal da Chave Ouro. O Toledo está com 13 pontos ganhos.

to (conjunto de bolas) e outra de bronze (conjunto de arcos). Por equipe, de 9 a 10 anos, a Sadia/Prefeitura de Toledo/ Sesi ficou com a medalha de ouro; de 11 a 12 anos, as toledanas ficaram em terceiro lugar. Entre as concorrentes por

equipe de 13 a 15 anos, a Sadia/ Prefeitura de Toledo/Sesi ficou em segundo lugar. Acima de 16 anos, a Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi foi a campeã. No conjunto geral de 13 a 15 anos, a Sadia/Prefeitura de Toledo ficou em segundo lugar.

MEETING INTERNACIONAL

Angélica conquista ouros na disputa

Depois da derrota em casa para o Marreco, o Toledo volta à quadra nesta sexta, quando enfrenta o Paranavaí, fora de casa

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO PARANÁ COMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDO RUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do cartório de registro civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilitações para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documentos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

Relação de processos de casamentos André Henrique Scain Aramis Claudio Cunha de Barros Augusto de Deus Mota Cilimar Salvador Fabio Domingues dos Santos Garcia José Roberto Casanova Nélson Alexandre Gama Furtado Simão Calvete Corrêa da Silva Valdecí Luiz Schneider

Andréia Schauren Ivanete Zorzo Jucilene Nunes de Oliveira Marciani de Farias Cosme Mara Berejanski Inês Aparecida da Silva Magale Elizabeth Henz Lariessa Cristina Scherer Ivania Diel

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e comarca de toledo-pr, aos 08 dias do mês de maio de 2012. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Oficial

Atletas de Toledo se preparam para a Copa Paraná de Rugby No último final de semana, o Brasil concluiu o III Meeting Internacional de Ginástica Rítmica com 13 medalhas. As atletas da Sadia\Prefeitura de Toledo\Sesi, que integram a seleção brasileira individual e de conjunto, ajudaram nestas conquistas. Angélica Kvieczynski integra a seleção individual e Mayra Gmach, o conjunto. A competição contou com a participação de atletas de cinco países: Brasil, Rússia, Argentina, Venezuela e Colômbia.

O Brasil garantiu a prata no Conjunto Geral, ouro e prata no Individual Geral -, a Seleção Brasileira de Conjunto conquistou duas: uma na coreografia com cinco bolas e outra na de dois arcos e três fitas. A Rússia ficou com o ouro nas duas séries, enquanto a Argentina ficou com dois bronzes. Angélica Kvieczynski , dona do título no Individual Geral, conquistou mais três ouros para o País nos aparelhos arco, bola e fita.

F-Truck

Prova em Cascavel é confirmada no calendário A sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, no dia 5 de agosto, tem o “Autódromo de Cascavel Zilmar Beux” como sede. A presidente da categoria, Neusa Navarro, esteve na cidade paranaense vistoriando as obras acompanhada do prefeito Edgar Bueno. O coordenador de Operações da categoria, Roberto Cirino, também participou da visita, que levou à confirmação do evento de daqui a dois meses. A etapa de 5 de agosto não tinha local definido no calendário da Truck. Já havia a tendência da corrida acontecer em Cascavel, onde a categoria não tem uma etapa desde março de 2007. A confirmação dependia do andamento do trabalho de revitalização do autódromo, que Bueno anunciou em fevereiro. A visita ao canteiro de obras e o compromisso que o prefeito assumiu levaram Neusa Navarro a confirmar a volta do evento à cidade.

“Voltar aqui é um presente da Fórmula Truck para Cascavel, e também um presente de Cascavel para a Fórmula Truck. Eu sentia falta de Cascavel”, falou Neusa, depois de, sob aplausos, confirmar ao prefeito, aos secretários municipais e aos jornalistas presentes ao autódromo que a cidade está de volta ao calendário da categoria. “Alguns patrocinadores cobravam há tempo a etapa em Cascavel, é um alívio voltar e dar esse retorno a eles”, disse. O trabalho de aplicação da nova camada asfáltica no traçado de 3.032 metros – cuja largura mínima passará a 12 metros – e de edificação dos novos boxes terá início nesta semana. “Nem tudo vai ficar pronto, mas o principal, que são a pista e os boxes, vão estar prontos para a corrida”, declarou Neusa. A torre de controle será construída depois do evento e, para a etapa de agosto, uma estrutura provisória será providenciada pela prefeitura.

BRUNO RADUNZ Empresário e Escritor

O positivismo em nossas vidas “Cenas do filme GLADIADOR, como foi o General Maximus para estrelado por Russel Crowe, escri- seus soldados. Fosse ela uma pesto por David Franzoni e produzido soa fraca, sem palavras de incentivo aos seus moribundos combapela Universal Pictures”: - Inverno de 180 A.D., no auge tentes, certamente teria perdido a do poder do domínio romano, a batalha. Onde ele atuou? No ego das Campanha dos 12 Anos do Impe- pessoas, no subconsciente de todos. Assim somos nós. Quando conrador Marcus Aurelius, aproximava-se da luta derradeira contra os versamos com pessoas negativas bárbaros e conseqüente conquista somos impelidos ao baixo astral, ficamos defensivos, o dia parece da Germânia. Era a última fronteira a ser ven- conspirar contra nós. Uma pessoa negativa, depressicida, porém os soldados (6.000 homens) estavam famintos e com va, pode acabar com um projeto muito frio. Nevava intensamente de vida que estava sendo cultivahá dias. Depois desta conquista, do há muito tempo em sua menMarcus Aurelius planejava a paz, te. Normalmente elas são pessopois dos 20 anos de comando, as fracassadas, traumatizadas ou apenas quatro anos foram marca- que passaram uma decepção muidos pela paz, dezesseis anos guer- to grande em sua vida. Por isso temos que nos cercar reando e conquistando novos conde pessoas alegres, que não tem tinentes. Os soldados aguardavam o sinal, o costume de olhar para trás, que ansiosos, para a estocada final e a encaram a vida de frente e que volta para casa. Em suas fileiras, são capazes não de somar nossas energias naquenum imponente le sonho aludido, cavalo negro, desmas sim o de multacava-se o geneQuando tiplicá-los. ral das tropas roconversamos com Para o pessimismanas Maximus Décimus, que obpessoas negativas ta, tudo está ruim. servava atenta- somos impelidos ao O governo não mente a movimenbaixo astral, ficamos presta as pessoas não valem nada, tação do inimigo. defensivos, o dia enfim, tudo está Passando em parece conspirar errado. (Se ele se suas fileiras, decontra nós. tocasse que a únimonstrava sinais ca coisa errada é de carinho para ele...). Para concom seus combaseguirmos algutentes. Preparou-se. Empunhou uma espada, pas- ma mudança nesses casos, dessas sou ordens ao seu auxiliar, Quintus, pessoas negativas, só boas conversas conselheiras de amigos mais a quem falou: - Força e Honra! íntimos, ou, na pior das hipóteses, Dirige-se aos soldados: Em três semanas, estarei fazen- indicarem-se um psicólogo ou um do a colheita do meu trigo, nas psiquiatra para que o induza à mumontanhas... Imaginem onde vo- dança de comportamento. Sejamos nós sempre altruístas, cês estarão e assim será... Mantenham posição, fiquem jun- seletivos, perseverantes, alegres. Sejamos nós as pessoas posititos comigo. Se virem-se sozinhos, cavalgan- vas que os outros tantos necessido por campos verdes, com o sol tam ouvir. Sejamos nós, um Geneem suas faces... Não se pertur- ral Máximus das tropas romanas e bem... Pois estarão no Elísio... E comandar nossos amigos à vitória com o simples poder de nossas pamortos (risos...). Irmãos, o que fazemos em vida, lavras. Sejamos o que somos vitoriosos, sempre... ecoa na eternidade... Percebo que muitas pessoas ROMA VICTOR! Ao meu sinal, libertem o infer- acabam sendo persuadidas por essas pessoas sem altruísmo, são fano!... E os romanos venceram a ba- cilmente influenciadas. Esse ano talha. Saldo: 3000 feridos, 2000 vai ser ruim, esse ano vai ser difícil. mortos, mas a última fronteira con- A dificuldade está dentro de cada mente. Você faz seu dia seguinte quistada. Com a narração de algumas ce- fluir. Só existe uma pessoa no munnas do filme, espero poder exem- do capaz de tornar você uma pesplificar a importância das pesso- soa vitoriosa: você mesmo! ROMA VICTOR!... as positivas em nossa vida, assim


08

Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

GERAL Evento

Feira Shopping 2012 é atração até domingo em Toledo Aberta quarta-feira, a Feira Shopping 2012 será desenvolvida até domingo, 10, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, reunindo mais de 100 expositores e um público estimado em cerca de 60 mil pessoas. Em sua 19ª edição, o evento é um dos principais do setor de comércio e serviços do Paraná e se consolida a cada ano como uma referência em atrativos culturais e na gastronomia. A Praça dos Sabores disponibiliza aos visitantes pratos das cozinhas Italiana e Oriental, no jantar, alem de opções nos espaços Lanches e Cafés. Na cozinha Italiana, as massas, a polenta, a carne de porco e o acompanhamento de saladas e molhos prometem aguçar a fome dos visitantes. No lado Oriental da praça

Feri Shopping em registro da última edição: evento de compras, gastronomia e cultura

de alimentação do Centro de Eventos Ismael Sperafico também há destaque para as tradicionais massas elaboradas com carnes e verduras à base de shoyu, como o Yakisoba e o Sukiaki. Os pratos começam a ser servidos a partir das 19h.

Nesta 19ª edição, o Centro Beneficente de Educação Infantil Ledi Maas - Lions Clube, o Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda e a Associação Promocional e Assistencial de Toledo - Lar dos Idosos são as entidades a

que serão destinadas os recursos obtidos durante o evento. A ação conta com o apoio dos acadêmicos do curso de Gastronomia da União Educacional de Cascavel (Univel) e dos sócios da Associação Cultural e Esportiva de Toledo (Ceato). A feira é uma realização da Acit com o patrocínio master do Bancoob e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, RICTV Record e Sicoob. O evento também conta com o patrocínio da Unimed Costa Oeste, BRF Brasil Foods, Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional e Cervejaria Colônia. O apoio da Prefeitura de Toledo, Outras informações podem ser obtidas pelo site www.feirashoppingtoledo.com.br.

Unimed oferece preços diferenciados para Feira Shopping 2012 Na Feira Shopping 2012 a Unimed Costa Oeste realiza uma campanha de vendas com preços diferenciados para planos empresariais e familiares. Para empresas com três pessoas ou mais pessoas, haverá carência zero para consultas e exames laboratoriais

e a isenção de 50% das carências para os demais procedimentos, exceto para a Cobertura Parcial Temporária (CPT) no caso de doenças pré-existentes, em que o cumprimento é integral. Para planos familiares com a inclusão de duas pessoas, haverá desconto de 20%. Para

três pessoas, 25% e para quatro integrantes ou mais o desconto será de 30%. Para famílias a partir de três pessoas, terá também a redução de 50% das carências, exceto Cobertura Parcial Temporária. Esses descontos e isenções se darão apenas para planos contratados durante a Feira.

No evento, como nos anos anteriores, a Unimed Costa Oeste também realizará o sorteio de um plano de saúde assistencial Costa Oeste em quarto coletivo, válido por 12 meses para os visitantes que comparecerem ao estande e preencherem o cupom durante a Feira.

SERVIÇO A Feira Shopping 2012 é uma realização da Acit com o patrocínio master do Bancoob e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por incentivo da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, RICTV Record e Sicoob. O evento também conta com o patrocínio da Unimed Costa Oeste, BRF Brasil Foods, Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional e Cervejaria Colônia. O apoio é da Prefeitura de Toledo. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.feirashoppingtoledo.com.br.


Toledo/PRToledo/PR • 24 de fevereiro a 01 março 2012 • 08 a 14 de de junho de 2012

09

TURISMO Festival gastronômico atrai turistas ao litoral do PR O litoral do Paraná vai estar ainda mais atraente no mês de junho. É quando acontece a 2ª edição do Festival Sabores do Litoral, evento que reúne 27 restaurantes do litoral do Estado, 35% a mais do que a primeira edição realizada em outubro de 2011, para divulgar a gastronomia da região e incentivar o turismo na baixa temporada. A edição deste ano traz como novidade 12 pratos, elaborados com exclusividade para o Festival. São eles: Linguado à Belvedere, Chapa de Peixe com Palmito, Bistrô Caiçara, Paella Capelista, Camarão a Nazaré, Feijoada de Frutos do Mar, Moqueca Capixaba, Linguado à Valeska, Frutos do Mar à Paranaguá, Sabor Olimpo, Bobó de Camarão da Dona Helô e Peixe Grelhado com Amêndoas. Estes e os demais pratos poderão ser degustados durante o evento com desconto de 20%. Participam desta edição, as cidades de Antonina, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Guaratuba, além da Ilha do Mel. “A ideia do projeto é movimentar o litoral do Paraná, estimulando a visitação dos turistas em época de baixa temporada e valorizando o que há de melhor na culinária regional”, explica Evandro Vianna, diretor superintendente da Ecovia. O Festival Sabores do Litoral é uma iniciativa da Concessionária Ecovia, em parceria com a Agência de Desenvolvimento

Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur) com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Litoral Paranaense (Abrasel Litopar). De acordo com o presidente da Abrasel Litopar, Manuel Alapont, a expectativa não poderia ser melhor. “Já estamos na segunda edição do festival e esperamos que ele faça parte da agenda fixa de eventos do nosso litoral. Aumentamos o número de restaurantes participantes, o que comprova o sucesso do projeto”, comemora. Para o presidente da Adetur, Gustavo Trevizan, a segunda edição do festival evoluiu e os restaurantes estão empenhados para que o evento se torne uma festa permanente e movimente a economia e o turismo na região. “A intenção é fomentar o turismo no litoral durante o ano inteiro valorizando a cultura e a gastronomia dessas cidades. Além disso, a ideia de criar novas receitas buscando novos sabores enriquece ainda mais os nossos restaurantes”, afirma. Como parte da divulgação do festival, foi produzida uma revista com informações de todos os restaurantes participantes e seus pratos. A publicação será distribuída gratuitamente na praça de pedágio da Ecovia. Detalhes do evento também podem ser acompanhados pela fan page Sabores do Litoral no Facebook (www.facebook. com/saboresdolitoral). Durante o período em que ocorreu

A charmosa Morretes participa do Festival

O tradicional barreado e a feijoada de frutos do mar estão entre as delícias do festival gastronômico do litoral PR

a 1ª edição do Festival Sabores do Litoral, foram vendidos 1.678 pratos. Inusitado Um dos pratos mais populares da culinária nacional, a feijoada, ganhou uma versão diferente e especialmente desenvolvida para o Festival. Trata-se da Feijoada de Frutos do Mar, criada pelo restaurante Sol Nascente, de Pontal do Paraná. Os tradicionais ingredientes (como feijão preto, carne de porco e temperos) foram substituídos por peixes e crustáceos. “Eu queria inventar algo diferente do cassoulet e acabei criando a Feijoada de Frutos do Mar. Fui aperfeiçoando a receita aos poucos e espero agradar com essa última versão que vamos servir no Festival”, conta Jeferson Loregian, proprietário do restaurante que oferece

o prato. A feijoada criativa leva camarão, mexilhão, ostra, pedaços de salmão, atum, polvo, temperos orientais e, claro, feijão. Tradição A maioria dos pratos servidos no Festival leva peixe ou frutos do mar como principal ingrediente. Entretanto, o prato mais famoso do Litoral do Estado, o barreado, também será oferecido aos turistas. A receita remonta o fim do século 18, época em que as pessoas se reuniam para dançar o fandango e precisavam de uma alimentação que os fizesse resistir aos vários dias de festa. Com o passar dos anos, o barreado foi integrado à cultura gastronômica e se tornou um dos símbolos do Paraná. Para Juliano Correia, proprietário do Santuário Nhundiaquara, em Morretes, “o barreado representa a tradição do

PREFA

Estado e aqui é preparado de maneira autêntica, com a farinha selando a panela e cozinhando por 24 horas”. O prato

é servido com os acompanhamentos tradicionais como banana, laranja e a farofa de barreado.

SERVIÇO Festival Sabores do Litoral Data: 1 a 30 de junho Local: Antonina, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Guaratuba e Ilha do Mel Fan page: https://www.facebook.com/SaboresdoLitoral


10

Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

SOCIAL

“Sucesso parece ser em grande parte uma questão de continuar depois que outros desistiram.” (William Feather)

ALEX DONEGA 01

Cadeiras

alex@vivertoledo.com.br

02

A partir do ano que vem alguns

municípios

da

re-

gião Oeste do Paraná terão mais vereadores. A mudança para a próxima legislação (2013/2016) está amparada pela Constituição Federal. Dos 50 municípios oestinos, seis aprovaram em 2011 o aumento do número de cadeiras.

A maior alteração

ocorreu em Toledo, onde os vereadores aprovaram o aumento de 11 para 19 cadeiras para a próxima legislatura.

03

04

Água para todo o mês Os quatro primeiros dias de junho vieram acompanhados por muita chuva em toda a região. Do dia 1º até ontem à tarde, municípios como Toledo, Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes haviam registrado 160 milímetros de precipitação, ou seja, o volume esperado para todo o mês.

Martipar A loja Martipar está completando 20 anos. Aproveitando a data comemorativa a loja está com promoção neste mês de aniversário, cheque para o 13º salário e parcelamento em 4 vezes no cheque ou cartão, com o preço à vista

3278-5330 1- A modelo Nivalda Alves num Belo ensaio fotográfico (colocar 3 colunas) 2- O proprietária do Clube Olímpico, Ivan Becker com sua amiga Ana Maria Bellocchio. Ivan está feliz da vida já que seu empreendimento está completando 18 anos de sucesso neste mês de junho. Este colunista parabeniza este empresário que tem deixado a vida de muita gente sempre animada ao ritmo de um bom baile 3-Os pombinhos apaixonados Marcia e Elso Carlucci tiraram recentemente sua segunda Lua de Mel em direção ao nordeste brasileiro. Primeiro participaram da Convenção Nacional da Wizard que aconteceu em Salvador e teve show especial de Ivete Sangalo, em comemoração aos 25 anos da Escola. Em seguida o casal passou por Aracaju-SE 4-Elso e Edilson Gentil com a novíssima aquisição da Auto Escola Mais 5-Márcia Albuquerque e Ana Carolina aproveitando a noite toledana. Ambas se mudaram recentemente para Toledo, e já estão amando Toledo, que é considerada por muitos como a Suíça do Paraná

05

Largo São Vicente de Paulo, 1056 - Centro

3055-3043

Surpreenda quem você ama com presentes da Loja Corpo Íntimo

3378-4888 9914-9965

-Desencardimento -Lavagem -Espelhamento -Higienização -Limpeza de Bancos de Couro

Quinzena do Agasalho

de 14 à 30 de maio

LARGO SÃO VICENTE DE PAULA, 1056, CENTRO


Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

11

SOCIAL MACIEL

maciel@anestezia.com

Raul Boesel, Sharam e Guga numa noite mágica na Bielle Club Natália Gáudio, atleta da Escola de Campeãs no ES, campeã de GR no Troféu Brasil de Ginástica

Vanessa Lira curtindo o Gramixinga Rock Festival

Trânsito Se faz necessário, com urgência, uma campanha de educação no trânsito de Toledo, especialmente nos horários críticos. É um absurdo o que vem acontecendo. Uma situação me chamou a atenção, quando um veiculo tentava sair do estacionamento na Barão, simplesmente não conseguia por que outros não lhe davam espaço. Depois de boa demora, alguém parou para deixá-lo sair, só que um veículo Saveiro passou por este do lado direito e não permitiu a saída dele, e pior, continuou “ziguezaguendo” até o Largo São Vicente de Paula.

Jhennifer Martins, 1ª Princesa Miss Universo Paraná 2012

Trânsito II Isso que ocorreu tem sido recorrente, tanto com motoristas quanto com motociclistas. Educação zero no trânsito. É preciso uma atitude rápida e eficaz das autoridades , de entidades e clubes de serviço, antes que algo mais grave aconteça. Fica o alerta.

Comemorando níver as gêmeas Katia e Katiane Schumacher

Fernanda Rosa Laurindo, Gabriela Maria Andrioli e Lilian Dal Bosco

Ana Silvia dos Santos Pereira, prestigiando o Gramixinga Rock Festival e o namorado, Raul Bordim, que mandou super bem na guitarra

Dia dos Namorados “Sintam-se mais,Vivam-se muito. Aceitem-se todo, Conheçam-se em tudo... Experimentem-se...E complementem-se A_mando do seu coração.” Feliz Dia dos Namorados a todos

Deywi Magnanti, presença constante nas melhores baladas eletrônicas

38


12

Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

SOCIAL

“Não é possível destruir o passado, para reconstruir o presente, mas é possível reconstruir o presente, para reescrever o passado.” (Augusto Cury)

WANDERLEY GRAEFF

wanderley@vivertoledo.com.br

Paca Ligaram para o Décio Holzbach: - Alô! To marcando um jantar com amigos e quero fazer uma encomenda! - Pois não. O que você deseja? - Quero uma paca! - Não, não, meu amigo. Eu vendo faca, não paca! – retrucou o Décio. A ligação se repetiu por vários dias, sempre com pessoas diferentes. Os corneteiros apontam que o autor da sacanagem é conterrâneo do Décio – ele nasceu no distrito de São Miguel – e atua no setor supermercadista.

Airton Lima, Adilson Teixeira e Adalberto Variani no espaço da Caixa na festa em Xaxim

Com o pessoal da Dullius Corretora de Seguros, na festa em Xaxim, Rubens Godoi (Bradesco Seguros), Guilherme Dullius, Valdo Gunha (Porto Seguro/Itaú) e Luiz Dullius

Aline Gorriz e Caroline Marques conferiram a festa em Xaxim com a equipe da Querência Máquinas

Feira Shopping Um público estimado em 60 mil pessoas passará pela Feira Shopping 2012, aberta quarta-feira e que se prolonga até domingo, 10. O evento é uma ótima oportunidade de compras para o consumidor regional e conta também bons atrativos culturais e gastronômicos, com renda revertida a entidades assistenciais da cidade. O acesso ao Centro de Eventos Ismael Sperafico é gratuito.

Nico Rosch e Valmor Collet conferiram a festa com o pessoal da Rota da Construção

Conexão Tire-se o chapeu para o trabalho desenvolvido pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo como mola propulsora de grandes eventos. É o caso do Conexão Empresarial, que todo ano lota as mais de mil cadeiras do majestoso Teatro Municipal. Com a edição deste ano não será diferente: mais de 50% dos passaportes para as palestras já foram comercializados por empresários ávidos de novidades e motivação para si e seus colaboradores para o evento agendado para o mês de setembro. Não poderia ser diferente, levando-se em consideração o timaço escalado pela Acit: Oscar Schmidt, Ozires Silva, Dado Schneider e Leila Navarro. Elis, Clécio, Gladis e Bruna Wendpap em evento recente no Restaurante Filezão

Rápidas Estão abertas na Secretaria da Cultura as inscrições para a etapa local do 37º Festin – Interpretação e Composição. Para informações: (45) 30558713 e 3378-4548. Mastersat Eletrodomesticos, Eletronicos e Informatica Ltda Rua Barao do Rio Branco, 1782 - Centro - Toledo - PR Tel (45) 3054-5009 / (45) 3054-5045

O espetáculo teatral “Amar é...”, uma comédia quase romântica, será levada ao palco do Teatro Municipal, quinta-feira, 14, às 20h. Ingressos antecipados a R$ 15,00. Informações: (41) 9804-6513 e (45) 30558742. A Acit promoverá workshop de comércio exterior, no dia 14 de junho. Informações sobre o evento: fone (45) 30554616. Martinho da Vila, um dos maiores cantores e compositores de Música Popular Brasileira vai se apresentar no Grand Salon, do Iguazu Grand Casino, em Puerto Iguazu, neste sábado, 9 de junho.

Toledão O Toledão apresenta um excelente programa para este sábado, 9, a partir das 23h. O clube promove o mais tradicional Baile dos Namorados da região, com animação da Fonte Luminosa Banda Show. Ao mesmo tempo, o clube projeta o baile de aniversário de 40 anos, com Os Serranos, em novembro. Para informações sobre os eventos do Toledão: fone (45) 3378-3044.

Ana Maria Formighieri, da Sul Gráfica, com a filha Valana

147ª edição do Jornal Viver Toledo  

147ª edição do Jornal Viver Toledo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you