Page 1

3277 A melhor Pizza da cidade

Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012 - Ano 3 - nº 134

D. FRANCISCO

CESAR DA LUZ

BRUNO RADUNZ

POLÍTICA E GENTE

VALDIR PAGLIARINI

WANDERLEY GRAEFF

É celebre a expressão “Navegar é preciso”. A audácia em singrar os mares, por exemplo, levaram os portugueses a descobrir o Brasil. Com o passar dos anos a expressão continua sendo usada. Agora, Rezar é preciso, sem achar desculpas para não o fazer.

Acaba de surgir um programa de financiamento na área habitacional, com a marca do cooperativismo. É o “Moradia Feliz”, da Credicoamo, que visa o bem estar dos seus associados, e oferece condições especiais para adquirir, construir ou reformar imóveis.

Toledo perdeu um de seus cidadãos mais ilustres: Walmir Grande. Um batalhador que sempre primou pela honestidade à frente de seus negócios, uma pessoa simples e de bom coração. Além da saudade, deixa também marcas profundas que ecoarão na eternidade.

O PSDB quer participação efetiva na campanha eleitoral em Toledo; há sete anos, o prefeito José Carlos Schiavinato iniciava o seu primeiro mandato diante de muita expectativa; o ex-vereador Wilmo Marcondes defende candidatura única a prefeito de Toledo.

Não dá para negar que, de modo geral, a hora da lição de casa do filho é o pior momento do dia para muitas famílias. Só em pensar que ao chegar em casa, cansado, encontrará seu filho esperando ajuda para realizar as tarefas, chega a ser desesperador.

O Colégio La Salle celebra 55 anos de luta pela educação em Toledo, com uma série de atividades; o Yara Country Clube vive momento especial, com a comemoração do seu cinqüentenário; Acit comemora o Dia Internacional da Mulher com chá e desfile de moda.

PÁGINA 06

PÁGINA 05

PÁGINA 09

PÁGINA 02

PÁGINA 06

PÁGINA 12

Conselho deve projetar Toledo até 2033 Um novo Conselho de Desenvolvimento, reestruturado, terá a incumbência de planejar o desenvolvimento de Toledo para os próximos 20 anos. Seus conselheiros tomaram posse no meio da semana, na sala de reuniões do gabinete do prefeito José Carlos Schiavinato (PP), sendo que o órgão passa a planejar ações de desenvolvimento para o município, pensando no futuro de Toledo até 2033. PÁGINA 03

Toledo participará do Dia do Desafio em maio

Membros do Conselho de Desenvolvimento de Toledo, empossados na última quarta-feira

ESPECIAL

Colégio La Salle de Toledo comemora 55 Anos

Prefeito José Carlos Schiavinato e dirigentes do Sesc

Havan anuncia investimentos de R$ 150 milhões no Paraná PÁGINA 08

Integrante da Rede La Salle de Ensino, pertencente aos Irmãos Lassalistas, o Colégio La Salle de Toledo, criado no ano de 1957, está comemorando 55 anos como uma instituição direcionada para o desenvolvimento integral da pessoa e à transformação da sociedade, através de uma educação humana, cristã, solidária e participativa, com permanente busca pela excelência acadêmica e qualificação pedagógica. CADERNO ESPECIAL: PÁGINAS 13-16

Serão implantadas 10 novas lojas no Estado. Na foto, matriz da Havan, em Brusque (SC)

Líderanças visitam Beto Richa e pedem apoio ao Aeroporto Regional Colégio La Salle, de Toledo, passou por uma série de reformas e está de “cara nova” nos 55 anos

Em visita ao governador Beto Richa no início desta semana, lideranças da região Oeste, dentre as quais o empresário Edésio Reichert, que acaba de assumir a presidência da Acit, pediram ao governador Beto Richa atenção especial à desapropriação de área para a construção do Aeroporto Regional. PÁGINA 03

Fora de casa, Toledo pega o Cianorte domingo PÁGINA 07


02

Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012

OPINIÃO

“Certas coisas se sentem com o coração. Deixa falar o teu coração, interroga os rostos, não escutes as línguas.” (Umberto Eco)

POLÍTICA & GENTE Candidatura única Uma das mais combativas lideranças da história política toledana é o ex-vereador Wilmo Barcellos Marcondes. Amado por muitos, contestado por alguns pelos posicionamentos firmes e contundentes que evidencia, Marcondes tem como mérito um histórico de bravo defensor das causas públicas e comunitárias, em geral com coerência, outras vezes empunhando bandeiras utópicas. A da vez é a tese da candidatura única a prefeito de Toledo. Ele diz saber da dificuldade de emplacar uma empreitada de tamanha envergadura, improvável, no mínimo. Mesmo assim, acredita que é possível sonhar. Essa é a essência de sua alma indômita. Tucanos O PSDB deseja uma participação mais efetiva na campanha eleitoral de 2012 em Toledo. E não poderia mesmo ser diferente, afinal de contas, não bastasse o fato de ser o partido do governador Beto Richa, conta com forte representação nos poderes Legislativo e Executivo, com dois vereadores – Rogério Massing e Expedito Ferreira - e vários integrantes do primeiro escalão. Vice Além disso, o PSDB conta com ninguém menos que o chefe do Núcleo Regional de Educação, o seu presidente, Léo Inácio Anschau (foto). O que, convenhamos, não é pouca coisa pela expressão e representatividade do cargo, um dos mais importantes do segmento político. Para a sigla tucana, já está implícito que lhe caberá a indicação do candidato a vice-prefeito na chapa a ser liderada pelo PP. Aeroporto De tão batido que está o assunto com suas idas e vindas – mais vindas do que idas! – a questão do Aeroporto Regional do Oeste ainda deve render muito noticiário e comentário. Não são poucas as pessoas que se revelam descrentes com as últimas informações dando conta que finalmente a área será indenizada para que o projeto siga adiante. Aeroporto II Como se recorda, depois de apresentado com pompa e circunstância pelo governador Jaime Lerner, na própria área destinada à construção, o projeto não saiu do papel na gestão do seu sucessor. O blasonador e gabola Roberto Requião costumava dizer que aeroporto, na região, só se fosse para baixar mosquito.

Aeroporto IV Outro fator positivo é o anúncio – finalmente! – da conclusão do contorno Oeste de Cascavel, que ligará a BR-467, ao trevo de acesso ao Sudoeste, nas proximidades do aeroporto. Como resultado, os toledanos terão uma ligação rápida, mais facilitada do que enfrentam os moradores de grandes cidades para chegar aos seus aeroportos.

por Wanderley Graeff | wanderley@vivertoledo.com.br

Jairo Eduardo

Tita Campos Ao comentar a questão do aeroporto, lembro-me do empresário João Batista Campos, o “Tita”, que é um desses cidadãos de fibra que orgulham a sua cidade. Por inúmeras vezes ele nos alcançou ao longo da nossa trajetória nos meios de comunicação, para tecer considerações sobre o assunto.

Cena de novela em Lindoeste

Tita Campos II Tita Campos (foto) é uma dessas pessoas que tem uma visão crítica e abrangente sobre os mais diversos aspectos do cotidiano de Toledo. E tem como mérito não se omitir na hora de emitir conceitos, os quais em geral são embasados numa análise criteriosa dos fatos, além de sugestões que contribuam com as discussões dos grandes e pequenos temas da sociedade. Toda cidade deveria contar com vários e vários cidadãos com perfil parecido. Elas seriam, com certeza, muito melhores.

Município não compareceram ao expediente por uma razão

Linha do tempo Há sete anos, o prefeito José Carlos Schiavinato (PP) iniciava o seu primeiro mandato diante de muita expectativa da população toledana, tendo em vista o sucesso das duas gestões de seu antecessor, Derli Donin. A mesma expectativa se projetava em torno da gestão do então prefeito de Cascavel, Lísias Tomé. A diferença Os dois prefeitos, que integravam uma nova geração de lideranças, debutando na política, tinham projetos ambiciosos para os seus respectivos governos. Schiavinato obteve sucesso e a consequente a reeleição. Em seu último ano de governo, contabiliza um alto conceito junto ao eleitorado, a ponto de se projetar para ele uma carreira política com altos voos. Lísias, por sua vez, foi um fracasso e hoje é um nome praticamente fora do mapa da política cascavelense.

Do fundo do baú

Um caso insólito ocorreu na tarde da última sexta-feira em Lindoeste: dois graduados funcionários da Prefeitura do pitoresca. Eles “fugiram” da cidade para – supostamente – assumir um caso de amor. Trata-se da primeira-dama e secretária da Administração, Kélide de Souza e o chefe do estratégico Departamento de Compras, Vanderson Martins, conhecido como Vandão. A notícia gerou uma comoção pública sem igual no pequeno município de 5.363 almas (agora 5.361). Muito abatido, segundo relato de pessoas próximas, o prefeito Silvio de Souza, marido de Kélide, agiu rápido: exonerou Vandão e a ex-esposa. Os decretos com a demissão do casal fujão foram publicados no diário oficial do município, edição do último sábado. Vandão estava nomeado em cargo de confiança do prefeito desde 6 de janeiro de 2009. Foi coordenador da campanha do Silvio. E era compadre do alcaide. Vandão e Kélide não disseram para onde foram e até o fechamento desta edição o paradeiro do casal era desconhecido. Supõe-se que podem ter optado por Goiás, onde moram parentes da secretária exonerada. Vandão também é casado e tem dois filhos. Kélide e o prefeito tiveram três filhos, um deles uma criança de cinco anos de idade. As crianças de ambos ficaram em Lindoeste.

Vista aérea mostra Toledo nos seus primórdios, com as primeiras edificações, todas em madeira. A cidade já apresentava senso de organização, com o planejamento bem definido de suas ruas.

Aeroporto III Enquanto o Aeroporto Regional não sai – e quando isso acontecer terão decorrido muitos anos – o jeito é continuar utilizando o aeroporto de Cascavel. Com a pista ampliada, a promessa da construção de um novo terminal de passageiros e a chegada de novas empresas, as condições estão melhorando significativamente, embora nada resolva o famoso vento lateral que já derrubou avião – pequeno, é verdade, mas derrubou!

Compadre do prefeito “fugiu” com a primeira-dama

Agressão - Três semanas atrás o padre Eduardo, de Lindoeste, foi agredido por um pedreiro. O caso exigiu até uma intervenção do Arcebispo Dom Mauro. O crime não foi esclarecido, mas a indústria de boatos da cidade alimentou a versão de que o sacerdote anda incomodado com a suposta proliferação de casos extraconjugais no município. Antes de julgarmos os fugitivos apaixonados, não custa apreciar um dedo de prosa do pensador alemão, que seguramente jamais teve o privilégio de saber que Lindoeste consta no mapa: “Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal...”(Friedrich Nietzsche)

DILCEU SPERAFICO Deputado Federal

Editorial Quem acompanha o trabalho do Pitoco, sabe que o

O preço da gasolina e a reforma tributária

informativo não explora mazelas da vida pessoal de ho-

Conforme especialistas, os impostos incidentes sobre o comérA informação de que os brasileiros pagam por gasolina entre as mais caras do mundo precisa ser esclarecida com brevidade e obje- cio do produto nos postos do Brasil são os responsáveis pelo preço elevado. tividade pelas autoridades e direção da Petrobrás. O valor da gasolina no País tem em sua composição 39% de carSe o País, após o advento do pré-sal, passou à condição de detentor de uma das maiores reservas mundiais e de exportador de ga tributária, abrangendo impostos como ICMS, Cide, PIS/Pasep e Cofins. Já 18% representam a margem de lucro da distribuidora e da petróleo, é indispensável explicar ou justificar tal distorção. Afinal, o setor é gerido por empresa estatal, que além de conduzir revendedora. Percentual menor, de 9%, cobre o custo do álcool anidro, adicionaas pesquisas e explorar as bacias descobertas, refina, distribui e do à gasolina. Somente 34% referem-se à renumeracomercializa o produto e seus derivados, os interesção da refinaria. Na composição da carga tributária, ses da população devem ser prioritários em todas as há verdadeira competição entre a União e Estados. suas atividades, por exigência de seu controlador, no Na América Latina, Enquanto na esfera federal incidem tributos que caso o governo. não fazem parte do Fundo de Participação dos MuConforme pesquisa divulgada em fevereiro último, o combustível nicípios (FPM), alguns Estados exageram no ICMS, a gasolina comum vendida nos postos brasileiros, por brasileiro é disparado praticando alíquotas de até 31%, como o Rio de Ja2,90 reais o litro, custa 40% a mais que em Buenos o mais caro, pois o neiro. O percentual equivale a 90 centavos em cada Aires, onde vale 2,08, e 70% acima de Nova York, onde é comercializada por 1,71 real. litro custa 2,71 reais litro de combustível. A Petrobrás, vale acrescentar, conta com incenNo Brasil, vale lembrar, os valores dos combustíno Chile, 1,29 no tivos e isenções fiscais em suas atividades que soveis são controlados pelo governo, até como estratéMéxico e somente maram centenas de bilhões de reais nas últimas dégia de estabilizar preços e controlar a inflação, além de atender anseios de proprietários de carros e usuá- três centavos de real cadas. Isso que o setor petrolífero é hoje o negócio rios do transporte coletivo rodoviário. mais rentável do planeta. na Venezuela. Ainda assim, a estatal vem tomando decisões altaO levantamento, realizado pela empresa de consulmente discutíveis, como a implantação de refinaria toria Airinc, dos Estados Unidos, com coleta de dados em sociedade com empresas estrangeiras em solo em 35 países, em janeiro deste ano, mostra que a gasolina brasileira está na 13ª posição entre as mais nacional e a aceitação de expropriação de algumas de suas unidades em países vizinhos, como aconteceu na Bolívia. caras do planeta. Para reverter tais distorções, seria necessária a reforma tributáSomente estão à frente do Brasil os preços praticados em países desenvolvidos e grandes importadores de petróleo, como Noruega, ria, mas ela depende do Legislativo e do Executivo. A tarefa não é fácil, pois a Petrobrás alega prejuízos e existem insInglaterra e Itália. Na América Latina, o combustível brasileiro é disparado o mais tituições que apóiam a atual política tributária, sob o argumento que caro, pois o litro custa 2,71 reais no Chile, 1,29 no México e somente gasolina barata aumenta o consumo e a poluição, complica o trântrês centavos de real na Venezuela. sito e beneficia apenas a parcela da população com maior renda.

EXPEDIENTE

Editora Viver Toledo Ltda. CNPJ 10.995.596/0001-60 Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila Industrial CEP 85904-450 Toledo - PR Fones: (45) 3054-0444 - 3054-0333 vivertoledo@vivertoledo.com.br

mens públicos. O caso de Lindoeste é diferente. Além de absolutamente insólito, afeta diretamente a administração pública, já que gerou a exoneração em dois dos mais importantes cargos do governo municipal. Para repetir Nietzsche, “há sempre alguma loucura no amor, mas há sempre também alguma razão na loucura...”

Professor Mauro Na cerimônia religiosa do casório que uniu os Kaefer e os Pachenki, sábado na Catedral, Dom Mauro recomendou aos casais beijarem para valer, e não apenas “imitar peixinhos no aquário”. Presentes ao ato, o casal Beto e Fernanda Richa esboçou um discreto sorriso. Carta do leitor “Parabéns pelos emocionantes editoriais. Que nós, jovens dessa cidade, tenhamos a oportunidade de ficar e a ajudar a construir essa metrópole! Que um dia, quem saiu tenha a oportunidade de voltar e trazer consigo a experiência e a mentalidade que fará transformar nossa Cascavel” (Christopher Bertusso) Ele falou “Todas as paixões nos levam a cometer erros, mas o amor faz-nos cometer os mais ridículos.” François La Rochefoucauld

Diretor e Editor Wanderley Graeff wanderley@vivertoledo.com.br

Gerência Administrativa Luciane Graeff lucianegraeff@hotmail.com

Depto Comercial - Vendas Cesar da Luz

Diagramação Lidio Ricardo

Equipe Karine Graeff Karin Alessandra Graeff Wanderley Graeff Jr. Mayara Martan Bruno Marcos Radunz


Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012

03

CIDADE

Líderes do Oeste visitam governador O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo(Acit), Edésio Reichert, junto do diretor Jefferson Martins, que assumiram nesta quinta-feira (08) a nova diretoria da entidade, integraram comitiva da Caciopar em visita ao governador do Estado, Beto Richa, no começo da semana. O presidente da Caciopar, Khaled Nakka, entregou o convite para a comemoração do 36º aniversário da entidade, no dia 23 de março, e apresentou uma carta que agradece e que também reforça antigas reivindicações estruturais da região. As lideranças do Oeste também pediram ao governador a atenção especial à desapropriação de área para a construção do Aeroporto Regional. “Reafirmamos a unidade dos empresários e das lideranças da região em torno desta obra. Mesmo com melhorias nos aeroportos de Toledo e Cascavel, necessitamos de um de maior porte para ter mais mobilidade e ligação com outras importantes cidades. Ressaltamos isso ao governador e também quanto à

Conselho planejará Toledo até 2033

Líderes do Oeste pediram ao Governador atenção especial com a questão do Aeroporto Regional

necessidade de desapropriação da área, já que um projeto como este demora anos para ser executado”, destaca o presidente da Acit, Edésio Reichert. A visita foi muito produtiva, enfatiza o presidente da Acit.

“Manifestamos ao governador o quão importante estão sendo as atitudes adotadas em seu governo, os resultados gerados e agradecemos por isso. Destacamos a nova atitude no trato com as pessoas e entidades, pois hoje recebemos aten-

ção, somos respeitados e ficamos muito satisfeitos com a atenção das pessoas e do próprio Beto.” Também fez parte da comitiva o presidente da Associação Comercial de Cascavel(Acic), Leopoldo Nestor Furlan.

Deputado Welter participa da Assembléia Ordinária da FETAEP O deputado estadual Elton Welter, que é o líder do Bloco da Agricultura Familiar, na Assembléia Legislativa do Paraná, participou da Assembléia Ordinária, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP). Na oportunidade, o deputado reafirmou o seu compromisso com a categoria da Agricultura Familiar e com os assalariados do meio rural, publico organizado por esta federação. Com uma presença maciça dos Sindicatos de trabalhadores de diversos municípios do

Estado, Welter se colocou a disposição para debater e propor para o Governo, linhas de trabalho que são de interesse desta importante categoria. O deputado fez questão de deixar em aberto às possibilidades de articulação com as instancias do Governo Federal para a evolução das políticas publicas. Para Welter, que também veio do meio rural, foi também um momento de reencontro. “é muito bom ver tantos amigos reunidos. Sabemos do compromisso que a federação tem com os trabalhadores.” afirma.

Deputado Welter fala no evento que reuniu lideranças de todo o Paraná

Toledo confirma participação no Dia do Desafio

A atleta Mayra Gmach, 15 anos, da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, foi aprovada na seletiva e será uma das 11 atletas que irão integrar a seleção brasileira de ginástica rítmica de conjunto. Ao todo, 17 atletas, entre elas Pâmela de Oliveira, também da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi participaram da seletiva. Elas reuniram-se no Centro de Treinamento, em Aracaju/SE, no último dia 29, para participar de uma série de testes e avaliações. A nova equipe, vai participar de competições previstas ao longo do ano. Serão duas etapas da Copa do Mundo, em maio e julho, e o Metting Internacional de Ginástica Rítmica. A equipe será comandada pela técnica Camila Ferezin, que liderou no ano passado o grupo campeão sul-americano e três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Gualajara, no México, em outubro. A convocação de Mayra deixou a equipe local muito satis-

Toledo vai participar novamente do Dia do Desafio. A programação será no dia 30 de maio. A confirmação da participação do município foi dada na terça-feira, pelo prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato. “Precisamos sempre do aval do município, através do seu prefeito, para confirmar a participação. Tivemos isso hoje e já estamos iniciando os preparativos para a realização de mais esta edição”, destacou a gerente da unidade do Serviço Social do Comércio, Dóris Mariane Junges. O SESC, junto com o município organiza o Dia do Desafio, em cada cidade. Toledo participa desta programação desde 2004. O Dia do Desafio, que surgiu em 1985, no Canadá, e posteriormente foi levado para diversos países, com a participação do SESC e outras organizações, e visa estimular a prática de esportes para que as pessoas tenham mais saúde e qualidade de vida. As atividades são realizadas justamente num dia de semana para mostrar à população que é possível dedicar uns minutinhos na correria diária para fazer uma atividade física. As ações envolvem empresas, escolas, entidades, clubes de serviços, entre outros, que auxiliam na mobilização. “Temos tido uma resposta muito boa da população de Toledo, graças a participação de

A toledana Mayra Gmach é a nova atleta da Seleção Brasileira

tecnologias para garantir o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente e alternativas para enfrentar situações climáticas adversas. Ele falou ainda sobre o aeroporto regional e as novas discussões em torno do projeto. A última proposta apresentada foi a desapropriação total da área, com cedência de uso para a agricultura nos próximos 30 anos. Com isso, a área necessária para a pista seria utilizada agora, ficando o restante disponível para ampliação futura. O prefeito levantou ainda a necessidade das lideranças começar a discutir a implantação em Toledo de um curso de Medicina, envolvendo as universidades locais, a partir da implantação do Hospital Regional. O Conselho deverá reunir-se novamente no dia 10 de abril para discutir a sua formatação e encaminhamentos.

Prati-Donaduzzi inicia “Praticando o Futuro”

Cerca de 300 adolescentes e jovens participam do projeto “Praticando o Futuro”

Ginasta de Toledo é convocada para seleção brasileira feita. “É um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito no município”, destacou a professora Adelina Madeganz. A atleta, que começou a treinar em Toledo com menos de 5 anos de idade, integrou a equipe de rendimento em todas as categorias, assegurando pódios individuais e por equipe, em competições estaduais, nacionais e até internacionais. Na Bulgária, em 2010, ela trouxe duas medalhas de ouro nos aparelhos maças e bola, no Torneio Summer of Kyustendil.

Tomaram posse na última quarta-feira, 7, na sala de reuniões do gabinete do prefeito, José Carlos Schiavinato (PP), os integrantes do Conselho de Desenvolvimento de Toledo. Reestruturado, o órgão terá a atribuição de discutir e planejar ações de desenvolvimento para o município, pensando no futuro de Toledo até 2033. Schiavinato desafiou os integrantes a concluir o projeto até novembro deste ano, permitindo que os futuros administradores de Toledo possam contemplar estas ações em seus planos de trabalho. “As propostas do Conselho devem ser bem abrangentes e vislumbrar o futuro de Toledo e não se ater a questões pontuais, que ficam a cargo da administração municipal”, comentou. O prefeito apontou a vocação agroindustrial do município, a necessidade de buscar novas

organizações como escolas, empresas, prefeitura, indústrias, centro de revitalização da terceira idade, igrejas, entre outros”, explica o coordenador do projeto pelo SESC Toledo, que abrange ainda outros 10 municípios, Marcus Filipin. Em Toledo, no ano passado, a adesão foi de 52,91% por da população. “Queremos ampliar cada vez mais esta participação”, desafiou Dóris. Para viabilizar a participação de todos são realizadas atividades simples como caminhadas, exercícios de alongamento, passeio de bicicleta, entre outras. É uma forma de estimular a participação da população e também de demonstrar que atividades simples e do dia a dia podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da prática de atividades físicas. Dia do Desafio A proposta do Dia do Desafio nasceu no Canadá. O prefeito de uma cidade canadense estimulou as pessoas a saírem de casa para fazer exercícios, mesmo no inverno rigoroso. A ideia foi bem aceita. No ano seguinte, um município vizinho lançou o desafio de ampliar a participação, iniciando uma competição saudável entre os municípios. Assim nasceu a brincadeira, que foi sendo popularizada em vários países, nos anos seguintes.

Adolescentes dos Programas Bem Toledo e Projovem têm a oportunidade de aprender sobre iniciação profissional através do projeto “Praticando o Futuro”, da Indústria Farmacêutica Prati-Donaduzzi, em parceria com a Prefeitura de Toledo. As atividades deste ano tiveram início no último dia 02, com os participantes do CRAS da Vila Pioneiro. No primeiro encontro os jovens aprenderam sobre oratória com a jornalista do setor de Responsabilidade Social da Prati-Donaduzzi, Dulce Nakamura. “Nosso objetivo é trazer essa bagagem do mundo corporativo para esses jovens”, destacou. A jovem Pâmela Maely, de 16 anos, acredita que as oficinas serão importantes para a sua qualificação profissional. “Participo há três anos dos progra-

mas e cada vez aprendo algo novo. Precisamos escutar tudo o que nos falam aqui para termos um bom emprego”, contou a garota, que pretende cursar Medicina. Já Keslyn Cristaldo, de 17 anos, descobriu nos encontros a carreira que pretende seguir no futuro. “Quero ser jornalista. Gosto de me comunicar com as pessoas”, disse. Para a coordenadora do CRAS da Vila Pioneiro, Clarice Ana Ruedieger, a parceria com a Prati-Donaduzzi é importante para o desenvolvimento desses jovens. O projeto “Praticando o Futuro” atende cerca de 300 adolescentes, dos 14 aos 18 anos. Além da qualificação profissional, o programa visa identificar talentos que possam compor o grupo de colaboradores aprendizes da Prati-Donaduzzi.

Holsbach é o novo líder do PDT na Câmara O vereador Adelar Holsbach, o Pelanca, presidente da Câmara Municipal de Toledo, assumiu no início desta semana a liderança da bancada do Partido Democrático Trabalhista – PDT, naquela Casa de Leis. Desde o início da atual Legislatura, em 2009, a liderança da Bancada pedetista era ocupada pelo vereador João Martins, que apresentou pedido de renúncia do cargo na semana passada e, assim, foi acordado junto ao presidente do Partido, Ascânio José Butzge, que a função passaria a ser do vereador Adelar Holsbach, que dessa forma acumula o posto como o da presidência do Legislativo toledano.

Ao ocupar o espaço da liderança do PDT, Adelar Holsbach agradeceu ao seu colega João Martins pela oportunidade de ocupar o cargo, e disse do trabalho que vem sendo realizado pelo partido desde o final de setembro do ano passado, tendo como ponto alto a organização partidária e a instalação das chamadas “células de base”, visando à formação de novos quadros partidários, novas filiações e à elaboração de plano de governo para a próxima campanha eleitoral. Pelanca também informou que seu partido definiu a participação no bloco da oposição e que assim “deverá caminhar na disputa eleitoral de 2012”.


04

Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012

Cine Panambi exibe Motoqueiro Fantasma 2 O Cine Panambi exibe desde a semana passada, o filme Motoqueiro Fantasma 2 – Espírito de Vingança. Nove anos após se transformar no temido Motoqueiro Fantasma, Johnny Blaze (Nicolas Cage) se refugia no leste europeu para tentar controlar sua maldição ou, pelo menos, deixá-la escondida da maioria das pessoas. Ele leva uma vida solitária, até ser obrigado a entrar em ação ao ser chamado por um culto para salvar a vida de Danny (Fergus Riordan), de apenas 10 anos. O garoto está ameaçado pelo Diabo (Ciaran Hinds), que deseja encarnar em seu corpo. Johnny tenta recusar o chamado, mas essa é a sua grande chance de se livrar de sua maldição.

Buffet Terça a sexta – R$ 12,00 Sábados – R$ 14,50 Domingo (especial) – R$ 17,00

No Shopping Panambi Almoço semanal – R$ 10,00 Fim de semana e jantar R$ 13,00

Nicolas Cage, no papel do Motoqueiro Fantasma

Gente que circulou pelo Shopping Panambi A noite somente com reservas (não válido para o Shopping)

3277-2728 Rua Pedro dos Santos

Fátima Marques e Clarice Boes Rosvita, Julian, Luiz Eduardo e Edson

Cine Panambi (45) 3378-4774 PROGRAMAÇÃO DE 09/03 a 15/03/2012 SALA 1: FILME 1 : JOHN CARTER – ENTRE DOIS MUNDOS(ESTREIA NACIONAL) Com: Taylor Kitsch , Lynn Collins , Willem Dafoe , Thomas Haden Church. Ação, Aventura, Fantasia e Ficção Científica. Dublado. 2d. Classificação indicativa 10 anos. Sessões: Sab, dom e quarta : 15h50min, 19h15min e 21h30min. Diariamente: 19h15min e 21h30min. SALA 2: FILME 1 : MOTOQUEIRO FANTASMA - ESPIRITO DE VINGANÇA Com: Nicolas Cage, Violante Placido, Ciarán Hinds, Idris Elba. Ação, Fantasia, Suspense. Dublado. 2d. Classificação indicativa 12 anos. Sessões: Sab, dom e quarta : 16h00min e 19h40min.. Diariamente: 19h40min. FILME 2 : CADA UM TEM A GÊMEA QUE MERECE Com: Adam Sandler, Al Pacino, Katie Holmes, Allen Covert. Comédia. Dublado. 2d. Classificação indicativa 10 anos. Sessões: Diariamente: 21h20min.

Kelly e Carlos Cardute

Victor Schons e Cristiano Englert

3378-1316 Shopping Panambi


Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012

GENTE & NEGÓCIOS CÉSAR DA LUZ

09

cesardaluz@estadao.com.br

Giro Geral

Nésio Luís, agora na Rádio Integração, das 13 às 17h

O Coral da BRF, sob a regência do maestro Nelson Engelmann, foi uma das atrações na entrega dos prêmios aos integrados destaques de 2011, em evento realizado recentemente no Olinda Park Hotel

Mulheres lindas, talentosas, guerreiras, cheias de graça e encanto. Parabéns pelo seu dia!

Desde a última segunda-feira, a Rádio Integração, da amiga Alda Ne-

8

ves, conta com uma nova atração no ar. Trata-se do Programa Giro Geral, apresentado das 13 às 17 horas, por Nésio Luís, que “trocou de casa”, pois apresentava o programa da faixa do meio-dia na co-irmã, Rádio União.

Giro Geral I O Programa Giro Geral segue um padrão adotado por grandes emissoras nacionais, com o titular do horário atuando como âncora, repleto de informações e atrações, envolvendo praticamente toda a equipe da emissora, além de contar com o suporte de agências de notícias.

Giro Geral II Amigo de longa data, desde a década de 80, Nésio Luís é um profis-

Em pé, as amigas Elenice, Nair, Karin, Patrícia e Camila, e agachadas, Onilde, Janaina, Naziria e Maricelia, em recente excursão organizada pela Lumiar Turismo

sional de alto nível, com formação em Filosofia pela Unioeste e pós-graduação em Promoção e Propaganda, possuindo também especialização em Marketing pela IEGE/UFPR.

Moradia Feliz Acaba de surgir um programa de financiamento na área habitacional, com a marca do cooperativismo. É o “Moradia Feliz”, lançado no início de março pela Credicoamo. Esse novo benefício da cooperativa de crédito ligada a Coamo visa o bem estar dos seus associados, e oferece condições especiais e sem burocracia para adquirir, construir ou reformar imóveis.

Moradia Feliz I O programa “Moradia Feliz’ pode ser utilizado para aquisição, cons-

As amigas Angela e Elisabeth, em recente excursão organizada pela Lumiar Turismo, de Toledo

trução, ampliação, ou reforma de imóvel residencial urbano ou rural, em alvenaria. O foco é o bem estar social e a melhoria da qualidade de vida do homem do campo, conforme destaca o presidente da Credicoamo, Dr. Aroldo Gallasssini.

Moradia Feliz II Segundo Gallassini, como muitos cooperados já possuem casa própria, o programa pode ser usado para construir a casa de funcioná-

Edésio assume Acit O empresário Edésio Reichert, que vinha respondendo pela presidência da Acit desde a renúncia de Walmor Lodi, em outubro do ano passado, assumiu ontem a presidência da entidade, agora eleito para um mandato normal à frente da Acit. Desta forma, já familiarizado com a função, Edésio prossegue com os trabalhos na administração da entidade. Sucesso!

rio, ou mesmo para reformar a própria residência do associado, com critérios de financiamento nos moldes que ele já conhece e trabalha com a cooperativa. Mais informações podem ser obtidas nos Postos de Atendimento da Credicoamo.

A melhor gráfica da cidade!

DE MARÇO

Dia Internacional da Mulher

05


06

Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012

VIVER BEM “Se queres prever o futuro, estuda o passado.” Confucio

Mayara Martan

BRUNO RADUNZ Empresário e Escritor

12 alimentos em 2012 Nas próximas duas edições estaremos conhecendo os 12 alimentos que ganharam recentemente os louros da ciência e que merecem ser convidados à mesa em 2012. Eles não foram alinhados com meses específicos para não passar a ideia equivocada de que seu consumo precisa ficar restrito àquele período. 12 alimentos em 2012 II Esses 12 ítens, que englobam desde frutas até carnes, podem integrar o cardápio ao longo de todo o ano. Então, está na hora de apreciar as curvas do pêssego, que esbanja vitaminas, o bronzeado do feijão, uma belezura em fibras, os cortes suínos mais esbeltos — quanta proteína! — e até a polpa volumosa da melancia, que vai fazer seu coração bater mais forte. Kiwi: O domador da pressão De origem chinesa, o kiwi cruzou terras e mares até ser colocado à prova em um comparativo feito com a população escandinava. Pesquisadores do Hospital Universitário de Oslo, na Noruega, recrutaram 118 pessoas na faixa dos 55 anos com a pressão arterial levemente alterada e as dividiram em dois grupos: o primeiro comia uma maçã por dia — seguindo aquela velha máxima de que uma unidade diária da fruta é suficiente para manter distância do médico — e o segundo ingeria três kiwis. Kiwi: O domador da pressão II dois meses depois, avaliaram os voluntários e descobriram que a turma do chinês verdinho exibia uma pressão mais próxima do ideal. Essa vantagem parece estar nos seus altos níveis de luteína, uma substância antioxidante que, além de proteger os olhos, reduziria a inflamação nos vasos sanguíneos. Carne de porco: Mais magra e saudável Nas últimas décadas, os porcos passaram por uma espécie de dieta e seu teor de gordura caiu. Os cuidados com a criação se aperfeiçoaram e hoje é difícil comprar um corte no supermercado correndo o risco de pegar um parasita. Nessa onda contra o preconceito, a carne suína mostra que às vezes é uma melhor opção para quem quer manter o peso ou as taxas de colesterol adequadas. Basta lembrar que o lombo, por exemplo, carrega menos gordura que uma picanha bovina. Carne de porco: Mais magra e saudável II Há cortes suínos magros e outros bem gordos. Se deseja manter a linha, prefira a bisteca e o lombo ao pernil e à costela. Assim você leva menos calorias e gordura saturada, aquela que faz mal ao coração, para o prato. E, em vez da fritura, opte pelo preparo no forno.

Rúcula: Folha antigastrite A rúcula é cultuada há séculos pelos povos do mediterrâneo por seus poderes digestivos e até afrodisíacos. Pois em matéria de estômago a hortaliça merece mesmo o crédito. Cientistas da Universidade King Saud, na Arábia Saudita, testaram o extrato do vegetal em ratos e notaram que ele tem um potente efeito contra gastrites e úlceras. Isso sugere, especialmente a quem sofre daquela queimação, que a rúcula ajuda a apagar o problema. A folha trabalha modulando a inflamação no estômago. Além de vitaminas e minerais, ela tem ômega-3, gordura de atividade anti-inflamatória. Só evite picá-la, porque assim ela perde mais rápido suas propriedades. Acerola: Pequena guardiã de genoma A acerola é famosa por ser um reduto de vitamina C e outros compostos que fazem a segurança das nossas células. Em laboratório, uma equipe da Universidade Luterana do Brasil em Canoas (RS), decidiu mensurar seus componentes e seu efeito sobre o nosso DNA comparando as frutas verde e madura. Embora a verde tenha mais vitamina C, encontramos mais flavonoides, que também são antioxidantes, na madura. Acerola: Pequena guardiã de genoma II Essas substâncias protegem o genoma de alterações causadas pelos radicais livres. Isso se traduz, em tese, em menor risco de uma série de doenças ligadas ao envelhecimento. Como ninguém come acerola verde, aposte na vermelha especialmente nos sucos — uma forma de driblar a acidez. Também dá para lançar mão da polpa congelada, já que as doses de vitamina C não caem muito. Aveia: Cereal multiprevenção A aveia foi catalogada como um dos primeiros alimentos funcionais da história, pois além de dar energia ao organismo, fornece substâncias capazes de evitar doenças. O grande diferencial desse grão é ser carregado de uma fibra solúvel, a betaglucana, que reduz o colesterol ruim, auxilia a controlar a carga de açúcar no sangue e até diminuiria o risco de alguns tumores. Aveia: Ceral multiprevenção II Esse cereal é extremamente versátil. Pode ser misturado a frutas, iogurtes e vitaminas, assim como incorporado a receitas de pães, ttortas e bolos. Dá para salpicá-lo não apenas sobre doces mas também em saladas e pratos salgados. Está disponível nas formas de farinha, farelo e flocos.

Meio século de vida des, nas paqueras e, principalmente, na Nos últimos tempos, não sei se meus maneira de encarar a vida. amigos estão preocupados com minha Para um número cada vez maior de saúde ou a saúde deles preocupa que pessoas, a terceira idade não significa tenho recebido muitas mensagens fatempo de parar, mas tempo de recomelando que a banana é o melhor alimençar. A terceira idade é vista, hoje, como to da natureza, que o café faz bem, que um tempo de aprender e fazer coisas noé bom tomar um cálice de vinho todo vas. A expectativa de vida com isso tem dia, que o exercício físico é importanaumentado e muito. tíssimo... Ela é uma fase diferente da vida, a Isso acaba em paranóia. A preocumais comprida talvez, que pode ser pação latente e exagerada atrapalha, muito bem aproveitada. Depende de porque fazer isso não pode, comer isso como ela é encarada. faz mal e por aí adiante. Isso é muito Na realidade a história da humanidaestressante... Acabam por nos deixar de se resume em ciclos, desde o nascidoentes pela preocupação exacerbamento até a morte e uma das fases, a da em ficarmos doentes. Parece ironia. da terceira idade é onde homens e muLembro que minha querida mãe, que se lheres são obrigados a aprender a envefoi recentemente, tinha uma preocupalhecer, conviver com seus músculos e ção exagerada com sua saúde. Disse a ossos mais frágeis, porém não envelheela certa vez que de tanto procurar alcem por decreto: recebem os cabelos guma coisa, um dia iria achar. Foi o que brancos e outros sinais de sabedoria como aconteceu. Uma veia arterial entupida dádivas de Deus. que acabou ceifando sua vida. E ela ia Mas nem tudo está perdido. regularmente ao médico. Na verdade, a história ensina que a Não sei definir precisamente quando idade avançada não impede a criação começamos a nos preocupar com a idade obras imortais. Segundo vários esde, mas os sintomas percebemos norpecialistas, o mámalmente depois dos ximo desenvolviquarenta anos. Apemento intelectual é sar de que existem alcançado em torno velhos aos quarenta Existem velhos aos dos 60 anos, sem e jovens aos oitenta, tudo é uma questão quarenta e jovens aos que isto esteja em relação direta com de como é encarada oitenta, tudo é uma a qualidade física. a vida. Começam as doquestão de como é Grandes obras da literatura e da música res. Dor nas costas, encarada a vida. foram preconizadas nos joelhos, tornozedepois dos sessenlos, braços e até em ta anos. músculos que nem Quando a pesjulgávamos ter. soa chega numa certa idade, começa a Engraçado dos e-mails é de que lispreocupação de quem vai cuidá-la detam alimentos considerados como os pois que passar a andar com dificuldapiores para a saúde. Listam sintomas de, ou ter uma doença degenerativa, ou que acometem e levam as pessoas a fiter que ir morar com filhos ou filhas. É carem doentes... Confesso a vocês, me uma preocupação normal e constante. enquadro em quase todos os itens, e O medo de interferir na vida de seus finão me preocupo com isso. lhos é uma sensação que não agrada. Sei que fazer um acompanhamento Também tem o fato de muitas pessomédico é fundamental, que baterias de as que chegam à terceira idade não teexames podem fazer os médicos desrem ninguém para ampará-las, às vezes cobrirem possíveis novas doenças, mas por não ter constituído família, ou por me pergunto... Nos últimos tempos, ter sido abandonada por uma família perdi vários amigos, e por ironia do dese se vê na necessidade de buscar amtino, magrinhos, atletas, praticantes de paro em lares reservados para idosos, esportes, check-up a cada seis meses, onde muitas vezes o tratamento não é e de uma hora para outra acabaram sudos melhores, basta vermos reportacumbindo.... gens apresentadas seguidamente pela É comum, depois de uma grande perimprensa. da, eu falar com meu “eu” interior: - na Mas existem atenuantes. segunda-feira vou começar a me cuiPrecisamos aprender a sentir o fasdar... E de segunda a segunda a vida vai cínio inefável da terceira idade e vivê-la passando... como um experimento fascinante. Sem Interessante que estou chegando tantas preocupações e histerias. aos 50 anos e tenho descoberto novas Curta bem o dia de hoje, isso é o que formas de viver, de lazer, de aproveitar importa. a vida diferentemente do que o fazia Pensem nisto! quando jovem, na euforia, nas amiza-

VALDIR PAGLIARINI Professor vjpagliarini@yahoo.com.br

D. FRANCISCO BACH Bispo da Diocese de Toledo

Lição de casa para os pais

Rezar é preciso... Para bem navegar É celebre a expressão “Navegar é preciso” dos antigos navegadores. A audácia e a determinação em singrar os mares, por exemplo, levaram os portugueses a descobrir o nosso Brasil. Com o passar dos anos a mesma expressão continua sendo usada, agora aplicada ao esforço diário de cada dia a ser suplantando, independente das dificuldades encontradas. Se a expressão acima denota a necessidade fundamental de viver com criatividade, recordando o poema de Fernando Pessoa, muito mais ainda, para o cristão, tem razão a expressão “Rezar é preciso”. Sobreviveremos às tormentas da vida, impregnadas de dificuldades espirituais, se nossos ouvidos estiverem abertos para ouvir o Senhor Deus e se nossos lábios e atitudes responderem prontamente, num diálogo de respeito e amor. O tempo quaresmal, ora vivido, reforça a necessidade da oração. A falta de tempo não poder ser desculpa, embora ouçamos, às vezes, certas expressões: “Boa vontade não me falta, mas não tenho tempo. As

ocupações são muitas, as pre- toda a agitação e rebuliço da ocupações são imensas, e não vida moderna, com tantas ocutenho tempo para rezar”. Se pações, reuniões e com tanta não rezo, é porque Deus vale dispersão, torna-se mais nemuito pouco para mim. Se não cessário e urgente olhar Jesus rezo, é porque não o amo como que reza, que nos ensina como é necessário. Se tudo e todas rezar e o que devemos rezar. as coisas vêm antes do SeÉ extremamente impressionhor, nunca arranjarei tempo nante perceber o lugar que a para rezar, pois oração tem na haverá sempre vida e na ativimuito a ser feidade de Jesus. Sobreviveremos to e Deus ficará Sabemos pelo às tormentas da em último lugar. Evangelho que É uma questão vida, impregnadas ele, muitas vede escala de vazes, passava de dificuldades lores, de critéespirituais, se nossos grande parte da rio, de escolha, noite, senão a ouvidos estiverem noite inteira, em de amor. Todos os as- abertos para ouvir o oração. Várias Senhor Deus pectos da vida vezes os discícristã têm em pulos, ao acorJesus o seu modarem, o encondelo. Jesus tamtraram rezando bém rezou. Não quis ser exce- a sós. “De manhã, tendo-se leção à humana lei da oração. Se vantado muito antes do amaele, como filho Unigênito reza- nhecer, ele saiu e foi para um va, quão necessária é a nossa lugar deserto, e ali se pôs oração como filhos adotivos. em oração” (Mc 1,35). “NaJesus é o mestre da oração, queles dias, Jesus retirou-se da união com o Pai. Ver como a uma montanha para rezar, e ele rezava, quando rezava e o passou aí toda a noite orando que rezava, deve ajudar a nos- a Deus” (Lc 6,12). E São Lusa própria oração, a nossa vida cas, mais de uma vez, colointerior. E hoje, em tempos tão ca-nos perante um Cristo que propensos para o agir, com se afasta da multidão deliran-

te e entusiasmada, por causa da fama que ele tinha, e vai rezar: “Entretanto se espalhava mais e mais a sua fama e concorriam grandes multidões para escutá-lo e ser curadas das suas enfermidades. Mas ele costumava retirar-se a lugares solitários para orar” (Lc 5, 15-16). Constatamos que a oração ocupava um lugar importante, uma parte notável da atividade de Jesus. Esse elemento, só por si, basta para nos perguntarmos se algo em nossa vida cristã precisa ser mudado, examinando os nossos conceitos sobre a oração e sua presença em nosso dia. Oração é diálogo na intimidade com o Senhor, é deixar-se invadir por ele, para que a nossa inteligência se encha dos seus pensamentos, o nosso coração dos seus sentimentos e a nossa vontade dos seus desejos. A oração deve levar o cristão a ter como verdade indefectível, cada vez mais sólida e profunda, a frase de São Paulo. “Eu vivo, mas já não sou eu, é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). A oração é diálogo e troca de amor que nos humaniza e diviniza!

Não dá para negar que, de modo geral, a hora da lição de casa do filho é o pior momento do dia para muitas famílias. Só em pensar que ao chegar em casa você vai encontrar seu filho, esperando ajuda para realizar as tarefas, após um exaustivo dia de trabalho, chega a ser desesperador. Mas como se trata de algo sério, um compromisso assumido, uma ação – que embora pareça insignificante – vai influenciar decisivamente na formação do caráter do seu filho e precisa ser realizada, é hora de buscar uma força extra, e partir para o cumprimento da missão. Afinal, é desta forma que você está ensinando seu filho a ter responsabilidade, a cumprir com seus compromissos, a começar a construiu seu futuro, a seguir regras básicas, que poderão levá-lo a se tornar um adulto realizado. Todo pai, toda mãe, precisa saber que esta é a parte que lhe cabe na formação do seu filho. Por mais difícil que ela seja. Não tem como – e nem deve haver motivo para – fugir dela. Pois bem, aqui vão algumas sugestões que podem fazer desta atividade algo menos estressante. Quando seu filho diz que a professora não ensinou determinado conteúdo, saiba que jamais ela(e) enviará lição de casa antes de tê-la explicado ou trabalhado em sala. A dica é: averigue no caderno ou no livro didático quando foi trabalhado aquele conteúdo e veja como seu filho realizou os exercícios em sala de aula. Isso já será um indicador para saber se ele sabe o que deve ser feito ou não. O site “comoeducarosfilhos.com. br”, tem mais uma boa dica: Caso isto não resolva, escreva um bilhete para a professora informando o ocorrido, ou mesmo solicitando que o assunto que será tema da tarefa seja assinalado no livro, marcados a página e o capítulo. Esse contato com a professora ou com a escola, deve ser constante.

Outro fato, bastante comum, acontece quando o filho diz que tem urgência, informa que terá que levar a tarefa ponta no dia seguinte. Com isto ele transfere o problema para a mãe ou para o pai, que muitas vezes acabam fazendo a lição para o filho. O que é um grande erro, pois ele estará aprendendo um jeito distorcido de resolver as coisas. É simples, se ele sabia a lição e não a fez por preguiça, deverá sofrer as consequências. Se ele não fez porque não sabia, a professora deverá saber onde ele precisa de ajuda. Geralmente e dependendo da idade da criança, as lições variam de 15 a 40 minutos para o primeiro ao quinto ano (cada disciplina) e uma hora e meia para o Ensino Fundamental e Médio. Por isto, não há motivo para seu filho ficar horas fazendo a lição. Também é importante saber que é normal seu filho não querer fazer a tarefa sozinho. Um dos motivos é a companhia. Por isto, aproveite esse momento para uma interação com ele. Fazer um revezamento com o pai, na hora da tarefa, é ótimo, afinal eles precisam interagir com os dois. Outra dica bastante útil é manter sempre à mão, materiais para a lição de casa, por exemplo, um cesto ou caixa – conforme a idade e a série – com revistas velhas, tesoura, cola, dicionário, e todo o tipo de material que desperte a atenção para atividades que não sejam, obrigatoriamente, tarefas escolares. Para os pais que costumam justificar o não acompanhamento das tarefas por “não entender nada daquilo”, há também uma boa dica. Exerça sua função acompanhando, supervisionando e solicitando que seu filho lhe mostre os cadernos, de preferência diariamente. Seu filho precisa disso e merece essa apoio, que será fundamental para seu futuro.


Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012

07

ESPORTE YARA C. CLUBE

Torneio Comemorativo começa nesta sexta-feira Os sócios do Yara Country

Toledão inicia três novas competições nos próximos dias O Toledão tem várias atividades agendadas para o lazer dos seus associados nos próximos dias. Na próxima segunda-feira (12), acontece o arbitral da 5ª Copa Toledão/Sicredi de Futsal. O campeonato será realizado nas categorias de sub-07 à sub15, e terá início dia 21, com rodadas todas as quartas-feiras e sábados (07h45). Já a turma do truco tem compromisso dias 16, 23 e 30, quando acontecem as rodadas da primeira etapa do Torneio

Clube terão uma semana agitada. Nesta sexta-feira, (10), começa no clube o Torneio Comemorativo 50 Anos. O evento, que marca o jubileu de ouro do clube, vai ter disputas esportivas nas modalidades de futsal, futebol sete veteranos (40 anos), futebol sete livre, vôlei de praia, tênis de campo, bolão, truco, canastra, judô, karatê

Interno MG Peças de Truco. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 15. E estão abertas também as inscrições para o 5º Campeonato Listão Elétrica Toledo/Frigorífico Lunatto/Petry-Lar de Futebol Sete Livre. O certame inicia no dia 03 de abril. O arbitral acontece dia 30 de março, e as inscrições individuais devem ser feitas até dia 29. O departamento de esportes lembra aos associados que não haverá lista de espera.

e sinuca. A competição se encerra no dia 17, quando acontece também o baile que marcará o aniversário de 50 anos. Na ocasião, será feita a entrega de prêmios aos vencedores do torneio.

Tênis de campo será uma das atividades do Torneio Comemorativo

Toledo enfrenta o Cianorte fora de casa Com um empate e uma vitória, o Toledo segue em quinto lugar na tabela de classificação do Campeonato Paranaense com 20 pontos. No domingo passado, jogando em casa pela segunda rodada do segundo turno, a equipe comandada pelo técnico Perrô, derrotou o Rio Bran-

co, e acumula 20 pontos. Neste domingo (11), o Toledo volta a campo. Desta vez para enfrentar o Cianorte, terceiro colocado na classificação geral com 29 pontos. O jogo será em Cianorte, a partir das 16h00, com transmissão da equipe da Rádio Guaçu.

Torneio Interno de Truco terá primeira rodada dias 16, 23 e 30

Vôlei masculino tem inscrições até esta sexta-feira O artilheiro do Toledo no certame, Diego Dedoné, é a esperança de gols do Porco.

FUTSAL

Toledo fica com o terceiro lugar no Quadrangular Edson Poeta Após a derrota para o Cascavel, por 6 a 4 na sexta-feira (02) no Ginásio de Esportes Alcides Pan, o Toledo Futsal goleou o Corbélia na noite de sábado (03) e ficou com o terceiro lugar do Quadrangular Edson Poeta. A partida aconteceu no Ginásio de Esportes da Neva em Cascavel. O placar de 8 a 3 agradou o supervisor da equipe Luis Fernando Grando. “Estamos no caminho certo, os valores individuais em nosso elenco são muitos”, afirmou ele. O time ainda aguarda a chegada do técnico Baiano, que está na Itália e deve se apresentar ainda esta semana. Nesta competição, Robson Recalcatti comandou o elenco interinamente. Os gols dos toledanos foram marcados por Pirulito, três vezes, Guilhermão, que anotou dois, Zocca, Pulga e Bichinho. Márcio, Osnei e Rafinha descon-

rá inscrever no máximo 12 atletas, sendo somente dois podem ser representantes do município nos Jap´s. Interessados podem entrar em contato com os organizadores na Secretaria, ou pelos fones 3378-5753 e 99146334.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO PARANÁ COMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDO RUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do cartório de registro civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilitações para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documentos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

Toledo Futsal se prepara para estréia na Chave Ouro do Campeonato Paranaense taram para o Corbélia. Na decisão do quadrangular o Cascavel Futsal perdeu para a Copagril/

Faville/DalPonte por 3 a 1. Paranaense O Toledo estréia na Chave

Ouro do Paranaense dia 17 de março, diante do Umuarama, na casa adversária.

Mais dois times confirmam presença no Amador 2012 Mais duas equipes confirmaram esta semana, participação no Campeonato Municipal de Futebol Amador. Pioneiro e São Luiz se somam às equipes do Penharol, Socedema, Santos, Náutico, São

Encerra nesta sexta-feira (10) o prazo para inscrições no Campeonato Municipal de Vôlei Masculino. Promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, o certame vai acontecer durante o mês de março. A idade mínima é de 14 anos completos e cada equipe pode-

Paulo, Comercial, Maracanã, Panorama, Coopagro e Ipiranga, completando 12 times na briga pelo título. Todas as equipes inscritas no Amador, vão disputar também o Campeonato Sub-20.

12 equipes vão disputar o Amador e o Campeonato Sub-20

Alaercio Fernandes Elton Júnior de Almeida Fabio de Oliveira Araújo Flávio Pereira de França Frâncio Luiz Loss Itamar Francisco Conti Jean Carlos Petry José Paulo Fernandes Pereira Lucas Sodeito Morassutti Maicon Rodrigo Quaiatto Natal Sulivio Nelcir Pascualino Desordi Paulo Sérgio Rodrigues da Silva Reginaldo Rosa

Jéssica Thaís de Mello Marlene Oliveira dos Santos Gislene de Fatima Oliveira Ana Priscila Cristine Alfredo Francieli Cristiani Gregório Sheila Katiara Seibold Kátia Soares do Nascimento Franciele Alves Valério Sabrina Bispo Barros Deisy Nágela Gomes Teresinha Ferreira de Souza Geojane Padovani Paula Maiara Markoski de Oliveira Zilda Piva

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e comarca de toledo-pr, aos 09 dias do mês de março de 2012. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Oficial


08

Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012

EMPRESAS & NEGÓCIOS Havan anuncia investimentos de R$ 150 milhões no PR Em audiência com o governador paranaense Beto Richa, no começo da semana, o diretor-presidente do Grupo Havan (empreendedor da rede de lojas de departamentos Havan), Luciano Hang, anunciou que irá investir R$ 150 milhões no Estado até o final de 2013, para implantação de 10 novas lojas e a geração de 2 mil empregos. Destas, seis unidades serão inauguradas ainda este ano. A audiência foi intermediada pelo deputado estadual André Bueno, presidente da Comissão da Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa do Estado. De acordo com Luciano Hang, o encontro também serviu para agradecer o apoio de Richa e dos governos (estadual e munici-

Ricardo Barros, Luciano Hang, da Havan, governador Beto Richa e o deputado André Bueno, durante o encontro

pais) aos empreendimentos da Havan no Estado. “O Paraná é um estado receptivo a novos investimentos e projetos da iniciativa privada. Sempre podemos contar com a parceria do governo estadual e também das prefeituras, que nos acolhem e fazem tudo para agilizar os processos e a implantação de nossas lojas. Então, aproveitamos para agradecer, de forma muito especial, à Copel, Sanepar, IAP, Polícia Militar e aos prefeitos, que nos recebem de braços abertos e desburocratizam os trâmites para que possamos investir e gerar sempre mais empregos”, disse Hang. Havan A Havan é a maior rede de lojas de departamentos do Brasil. Foi fundada em 1986, na cidade catarinense de Brusque. Neste sábado (10), irá inaugurar em Ponta Gros-

sa, a 38ª loja da rede, sendo a 16ª no Paraná, onde já está presente também em Curitiba (com seis lojas), São José dos Pinhais, Pinhais, Maringá (com duas lojas), Londrina, Foz do Iguaçu, Toledo, Cascavel e Paranaguá. Nestas 16 filiais, a rede gera 3 mil empregos diretos. Ainda em 2012 serão abertas 6 novas lojas no Paraná: Ponta Grossa, Londrina (segunda filial), Curitiba (a sétima loja), Campo Largo, Araucária e Guarapuava. Em fevereiro deste ano, a Havan marcou sua entrada no estado de São Paulo, com a abertura da primeira filial em Presidente Prudente. Ainda neste ano a rede irá expandir para outras regiões do interior paulista, além de estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A previsão da rede é chegar a 50 lojas até o final de 2012.


Toledo/PR • 09 a 15a de de 2012 Toledo/PR • 24 de fevereiro 01 março de março 2012

COTIDIANO

09

LEITURAS DA MADRUGADA ”(Muita coisa que ontem parecia importante ou significativa amanhã virará pó no filtro da memória. Mas o sorriso (...) ah, esse resistirá a todas as ciladas do tempo.)” Caio Fernando Abreu

BRUNO RADUNZ

Leonel Olímpio, jogador do Vitória de Guimarães, tem familiares e amigos em Toledo

Edney Kerscher e Rachel Klagenboech

brunoradunz@ibest.com.br

Sandra e Cristiano Rocha

Juliana Cornelli Bellan e Vitor Bellan, que protagonizaram elegante casamento na semana passada

Karine e Beto Martinazzo

Adriana e Alessandro Bergmann

Leonel Olimpio

Allmayer

Um toledano fazendo sucesso em Portugal. Esse é Leonel Olímpio, jogador do Vitória de Guimarães, que há duas semanas venceu o Benfica por 1x0. Olimpio tem seus familiares residindo em Toledo (Família Royer) e diversos amigos, dentre os quais este colunista e o Dr. Raul de Paula Xavier. Torcemos pelo teu sucesso amigo que acompanha o Viver Toledo pela net.

O Allmayer Supermercado de Toledo com quase oito anos de atividades, está ultimando os preparativos para o sorteio final da promoção Festival de Prêmios, que no dia 10 de abril contemplará seus clientes com uma Montana 0km, em exposição no hall de entrada da Empresa.

Silvio Colognese

Ministro Por ocasião da indicação e posse do novo Ministro da Pesca do Brasil, Marcelo Crivella, ocorreu no facebook uma saudável discussão envolvendo pessoas de Toledo, como Lourival Neves Junior, Dornelles Major e este colunista sobre como a acomodação de cargos políticos continua sendo praticada em todas as esferas no Brasil.

A leitura realmente faz a diferença na vida das pessoas. Quem convive com o professor Silvio pode confirmar a que me refiro. Um verdadeiro gentleman. Silvio foi o organizador do recente livro sobre as Ruas de Toledo e possui em seu currículo dezenas de livros próprios editados no Brasil.

Parque Temático leva conhecimento do Brasil Colonial a alunos de Toledo

Alunos receberão explicação detalhada de como era feitos os trabalhos antes da energia elétrica

Réplica fiel mostra como funcionavam os moinhos

38

O Colégio Intentus recebeu esta semana o Parque Temático Brasil Colonial em Miniatura, que trata-se de um ônibus adaptado com maquetes em movimento que mostram a história da colonização do Brasil e também a história do trem. Idealizado pelo casal Rudi e Nilce Haupt, da cidade de Marmeleiro (PR), o projeto, inédito, roda o Paraná e Santa Catarina desde 2008, com o objetivo de mostrar aos alunos o trabalho da colonização, antes da energia elétrica, até as primeiras fontes de energia.

As miniaturas, todas em movimento, mostram exatamente a forma como os homens trabalhavam no passado, com réplicas fiéis de monjolo, engenhos, moinhos, até o processo da geração da energia nas usinas hidrelétricas. “Eu sempre gostei de criar, inventar coisas. Então tive a ideia de montar este ônibus e percorrer as cidades levando conhecimento aos alunos, para que eles tenham a real noção de como eram as coisas antigamente”, explica o idealizador, Rudi Haupt.

Carol Mariano e Maria Cecília Martinazzo

Imobiliária Panorama De vento em popa as atividades do empresário do ramo imobiliário Gilberto Menoncin que está fazendo a diferença no meio. Arrojo e determinação fazem parte da história desse ex-bancário e hoje empresário de sucesso.

Walmir Grande Toledo perdeu um de seus cidadãos mais ilustres. Um batalhador pelas causas da segurança, sempre primou pela honestidade à frente de seus negócios, uma pessoa simples e de bom coração. Apreciador de um bom vinho, deixa aos familiares a saudade, mas com a certeza de ter deixado marcas profundas que certamente ecoarão na eternidade. Descanse em paz velho amigo!


10

Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012

SOCIAL

“Uma vida sem causa é uma vida sem efeito.” (Barbarella)

ALEX DONEGA Nina As lojas Nina Calçados estão com toda a linha de verão feminino, com 30% de desconto à vista e 20% no prazo. E para eles também tem promoções, mas o destaque fica para os tênis das marcas Fila e Reebook, que estão com 50% desconto. A Nina Calçados está em Toledo ha 9 anos e têm calçado os pés de muitas famílias de Toledo e região, devido ao bom gosto e preços imperdíveis.

02

alex@vivertoledo.com.br

03

01

04

05

1 - Ao centro, a empresária Nina, cujo nome serviu de inspiração para as lojas 2 - O empresário Celso Mallmann, com algumas das colaboradoras na loja Barão 3 - O braço direito da família Mallmann, Alexandre, cujo sogro Celso Mallmann sempre rasga elogios, junto com seu time de colaboradoras 4 - A Nina Calçados está presente com três lojas em Toledo para melhor atender seus clientes: na Av. Tiradentes, Rua Barão do Rio Branco e na Largo São Vicente.

MIZUNO PRO RUNNER 14 DE R$399,90 POR R$299,90

Onde a elegância começa pelos pés

Toda a linha de verão feminino, com 30% de desconto à vista Tênis das marcas Fila e Reebook, que estão com 50% desconto.

TRÊS LOJAS EM TOLEDO Rua Barão do Rio Branco, 1291 Centro - 3252-0404 Rua Barão do Rio Branco, 1078 Centro 3252-0377 Avenida Tiradentes, 1090 Centro - 3252-04052

Show Neste sábado (10), o Clube Olímpico vai dar um show de vaneira com os grupos: Marcação, Talagaço, Gaitaço e Minuano. Ingressos antecipados por apenas R$ 15,00.


Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012

11

SOCIAL MACIEL

maciel@anestezia.com

O Bacharel em Ciências Contábeis Celso Antonio Rosa Junior, com seus orgulhosos pais, Celso e Olézia, e com suas irmãs Michelli e Marcielly

Mulher A lindíssima Tatiane Simse

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, duas frases que entendo refletir a sublime essência e existência delas: - “Ser mulher é ser: princesa aos 20, rainha aos 30, imperatriz aos 40 e Deusa a vida toda ” - “Mulher não nasceu para ser compreendida. Nasceu para ser amada e ouvida “

A deslumbrante Kaona Sallet, Bacharel em Ciências Contábeis no baile de formatura

Eleições

Furto

Em visita a uma sessão da Câmara dos Vereadores de Toledo pude perceber que as votações de projetos e pedidos de informações estarão, doravante, impregnadas e carregadas de conotações políticas já com vistas à próxima eleição, deixando de prevalecer o bom senso e os interesses da população, ficando evidente o intuito de criar dificuldades para ambos os lados e, ao mesmo tempo, a busca de uma vitrine (palanque?) para possíveis eleitores, os quais deveriam comparecer em maior número nessas sessões para averiguar e analisar a postura dos vereadores. Logo após a sessão, em conversa informal com alguns vereadores, a aposta destes é de que teremos, pelo menos, dez novos vereadores na próxima eleição, sendo que não estarão concorrendo à reeleição o Adelar “Pelanca” Hosbach, que deverá ser candidato a vice-prefeito junto com Beto Lunitti, e Rogério Massing, que deverá ser também candidato a vice-prefeito, porém junto ao nome indicado pela situação que, nos bastidores, poderá ser o advogado João Poletto. É ver pra crer.

Na segunda-feira (05), por volta da 9h00, foi furtada uma moto na residência do Murilo Maciel Neto, meu filho. A moto foi recuperada no mesmo dia, por volta das 19h30, num trabalho conjunto entre a Polícia Militar e a Polícia Civil. Tendo um trabalho exemplar e efetivo, parabenizo a Polícia Militar e a Polícia Civil, especialmente aos soldados Casagrande, Reginaldo e Silva e ao Sargento Wanderley da Polícia Militar, bem como aos investigadores do Grupo GDE e aos policiais Helio, Cabral e Aquiles da Polícia Civil, os quais demonstraram o alto grau de profissionalismo com que tratam os assuntos da comunidade e a gentileza e pronto atendimento com que fomos contemplados. Parabéns e obrigado a todos. No ensejo, agradeço também a atenção e apoio dos vereadores Rogério Massing e Adelar “Pelanca” Holsbach.

Paola Milanez, destaque no MedFolia

Os amigos Enderson, Everton e Duda curtindo o Empório Santa Maria

Chaiane Tonin curtindo uma balada


12

Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012

SOCIAL

“O amor que a teu lado levas, a que lugar te conduz, que entras coberto de trevas e sais coberto de luz?” (Olavo Bilac)

WANDERLEY GRAEFF

wanderley@vivertoledo.com.br

55 anos O Colégio La Salle celebra 55 anos de luta pela educação do povo de Toledo, com uma série de atividades. Neste sábado, 10, às 14 horas, será realizada uma carreata pelas ruas da cidade, terminando com atividades culturais e esportivas nos espaços da escola. No domingo, 11, a celebração será religiosa, com missa às 19 horas na Catedral Cristo Rei. E no dia 20 de abril, um jantar dançante será desenvolvido no Olinda Park Hotel.

50 anos Na inauguração do memorial dos Pioneiros, Pedrinho Furlan, ex-prefeito Avelino Campagnolo, bispo D. Francisco Carlos Bach e deputado Duílio Genari

Mulher A Associação Comercial e Empresarial de Toledo, através da sua Diretoria da Mulher Empresária e Executiva, comemorará o Dia Internacional da Mulher. Será com chá e desfile de moda no dia 17 de março, no Salão Cristo Rei.

Daniela Lenzi (RIC TV) e Lisete Kreutz (BRF), em evento da empresa toledana

O Yara Country Clube vive um momento especial, com a comemoração do seu cinquentenário. A data será marcada com baile animado pela banda Cor do Pecado, em sua belíssima sede social, no dia 17. Para informações e reservas, o fone do Yara é o (45) 3252-5050.

Ex-governadores do Rotary, Ary Moschetta e Ayrton Saboya Pitta em evento do Rotary Club Toledo

Sucesso

Dona Alella Niederauer na inauguração do Memorial dos Pioneiros, entre os filhos Lori e Paulo

Simplício e Marlene Royer no Toledão, onde ele comemorou idade nova

Esquadrilha A Esquadrilha da Fumaça faz apresentação neste sábado, 10, em Cascavel. Como são apaixonados por Toledo, quem sabe os integrantes da esquadrilha não dêem uns rasantes pela cidade, como sempre fazem quando se apresentam na região...

Há exatos sete anos, o colunista escrevia nota na extinta Gazeta de Toledo: “Bruno Radunz, está prestes a iniciar uma nova fase em sua vida. É a de escritor, com a publicação de um livro para breve. Bruno é gerente de Marketing do Supermercado Allmayer”. De lá para cá, alguns livros depois e a presidência da Academia de Letras de Toledo, Bruno segue uma trajetória de sucesso na literatura, que incluirá, este mês, o lançamento de mais uma obra: “Crônicas da Madrugada”.

Rápidas - Está aberta até 31/05, no Museu Histórico Willy Barth, a 2ª Mostra da Mulher Pioneira de Toledo. - No próximo dia 27/03, será realizado, no Toledão, o 25º Encontro dos Pioneiros de Toledo.

Padre Inácio Scherer e vereador Leoclides Bisognin conferindo a inauguração do Memorial dos Pioneiros

Sinduscon e a mulher Em meio às comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Sinduscon/Oeste ressalta que o reforço feminino seria importante para melhorar ainda mais os resultados da cadeia da construção civil. E justamente por isso, investe desde o ano passado em cursos e treinamentos que preparam mulheres para determinadas tarefas na área da construção. É a força da mulher também nesse segmento.

- A alta do preço dos imóveis fez com que Roberto Carlos adiasse seus planos de erguer no Rio, como faz em São Paulo, o conjunto de edifícios de sua incorporadora Emoções. Roberto Carlos passou os dias de carnaval embarcado em seu novo iate, de 80 pés e US$ 25 milhões no mar de Angra.


Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012

13

ESPECIAL COLÉGIO LA SALLE

55 anos de história fazendo a diferença na Educação em Toledo Com 55 anos de história em 2012, o Colégio La Salle de Toledo segue a proposta educativa da Rede La Salle de Ensino, pertencente aos Irmãos Lassalistas Criado em Toledo no ano de 1957, o Colégio La Salle é uma instituição direcionada para o desenvolvimento integral da pessoa e à transformação da sociedade, através de uma educação humana, cristã, solidária e participativa, com permanente busca pela excelência acadêmica e qualificação pedagógica. O La Salle oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Período Integral e dedica especial atenção à Educação Inclusiva, com destaque ao esporte em nível local, regional e estadual. Desde sua criação, na década de 50, o Colégio La Salle de Toledo busca formar seres humanos para a vida, numa dimensão ampla e completa, protagonistas do processo de aprendizagem, contribuindo na construção da história e evolução de Toledo. Integra a Rede La Salle, que por sua vez é um empreendimento do Instituto dos Irmãos Lassalistas, cuja proposta educativa está baseada nos princípios de São João Batista de La Salle, sacerdote francês (1651 -1719) que, renunciando a todos os privilégios da sua condição de nobre, dedicou-se à criação de escolas para as crianças das classes menos favorecidas. Sua primeira escola foi fundada em 1679. Da França, a atuação dos Irmãos Lassalistas se espalhou pelo mundo. Atualmente, são mais de 80 países que contam com Instituições lassalistas; mais de 6.000 Irmãos; 55.000 Educadores e 1500 Comunidades Educativas que atingem, aproximadamente, 1 milhão de alunos. No Brasil, os Lassalistas estão presentes desde 1907. São hoje, mais de 200 Irmãos e 2.500 educadores, em 43 Comunidades Educativas, que atendem mais de 50 mil crianças, jovens e adultos, em 11 estados brasileiros.

Direção do colégio A equipe da direção do Colégio La Salle, em Toledo, é composta pelos seguintes professores: - Professor Álvaro Luiz Wermann, Diretor; - Guido Bergmann, Vice-Diretor; - Professora Juraci Iracema Casagrande, Coordenadora do Ensino Fundamental; - Professora Eliane Reichel, Coordenadora do Ensino Médio e Serviço de Orientação Educacional; - Nadia Amarante Fuchs, Coordenadora de Educação Infantil; - Professora Francisca Ottília Schons, Coordenadora do Serviço de Educação Religiosa.

Desde sua criação, na década de 50, o Colégio La Salle de Toledo busca formar seres humanos para a vida

Níveis de ensino Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Período Integral Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Horário das aulas: - Manhã, das 7h30 às 11h55 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio - Tarde, das 13h30 às 17h50

Atividades extra-classe Orientação Profissional - Simulados de Vestibulares Pajula (Pastoral da Juventude Lassalista) Celebrações religiosas - Grêmio Estudantil Associação de Pais e Mestres - Projetos de voluntariado Práticas de Laboratório Projetos de educação para o meio ambiente, saúde escolar e cidadania - Jornadas de Formação Científica Plantão de Redação - Aulas Complementares Coral - Projetos de Arte Viagens de estudo - Grupos de estudo

1957 – 2012 Colégio La Salle, de Toledo, 55 anos dedicados à Educação, com base na Fé, Fraternidade e Serviço, promovendo uma educação humana, cristã, solidária e participativa.

Colégio La Salle - Rua Guarani, 2000 - Jardim La Salle - Toledo/PR Fone: 3252-1336


14

Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012

ESPECIAL 55 anos do La Salle, a festa é de todos! * Prof. Alvaro Luiz Wermann Existem pessoas que não gostam de comemorar aniversário. Já ouvimos algumas manifestações nesse sentido. Mas não muitas. Acreditamos que essas manifestações sejam só da “boca para fora”. Todos gostam de serem lembrados, talvez um pouco mais, ou quem sabe menos. A festa, na verdade, não é para o aniversariante, mas para os próximos que se alegram com a vida. Nós nos alegramos com a vida do Colégio La Salle. Diria mais, somos a vida do La Salle e por isso nos alegramos. Cada um, aluno, professor, funcionário, Irmãos, pai, mãe, ex-aluno, todos somos La Salle que completa 55 anos. A festa é nossa. 1957 não é uma data muito distante, muitos de nós já vivemos quase isso. Nossos pais viveram muito mais, nossos avós ... Mas, para o La Salle Toledo é muito tempo, quase se confunde com tempo de municipalidade de Toledo. Para iniciar as atividades escolares no dia 25 de fevereiro de 1957, os primeiros Irmãos locaram um casarão de Madeira na Avenida Maripá. Começou uma história, pequena, sem muita pompa, mas alicerçada por séculos de tradição Lassalista pelos quatro cantos do mundo. O espírito que moveu esses Irmãos foi o mesmo que moveu os Irmãos Europeus, que vieram ao Brasil em 1907, para começar aqui uma rede que hoje conta com 25 escolas, 5 instituições de Ensino Superior e grande número de obras sociais e de caridade. Toledo hoje ultrapassa a marca de 100 mil habitantes. O La Salle cresceu junto, logo teve sua sede própria, onde nos encontramos atualmente. Teve os primeiros formandos do Curso Ginasial (1961). Marcou pessoas e gerações. Muitas famílias tiveram seus filhos formados nos bancos do La Salle. Com orgulho se manifestam e se alegram. Os tempos difíceis foram sendo vencidos, um a um. Certamente a Mão de Deus esteve voltada para esta instituição na busca do melhor caminho. 2012 é hoje. La Salle com todas as suas estruturas físicas renovadas. Novos ambientes e espaços privilegiados para educação e conhecimento. Professores qualificados e o primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos dão a segurança de que estamos no caminho certo e sendo modelo para outros. O Colégio La Salle gosta de comemorar aniversário. A trajetória destes 55 anos é digna de admiração e festa. Todos estão felizes e querem contagiar com esta data querida. Parabéns a todos da grande Família Lassalista de Toledo! * Prof. Alvaro Luiz Wermann, Diretor do Colégio La Salle, de Toledo.

55 anos a ensinar a viver bem * Irmão Walter Korbes Assim como em 80 outros países do mundo, também no Brasil há muitos educadores que atuam em obras pertencentes à Rede Escolar iniciada por La Salle e, mesmo fora dela, há os que desejam conhecer mais de perto e, mesmo, inspirar-se no modelo de educação identificado pelas características propostas pelo criador das Escolas Cristãs A Escola de La Salle, em Toledo, assim como nas origens, também é hoje uma escola de inspiração cristã católica, embora seu serviço não seja oferecido e prestado somente a católicos. Os educadores lassalistas, na fé, consideram seu trabalho um ministério, ministério que a Igreja lhes confiou, e a si mesmos se consideram como ministros dela, para exercê-lo em seu nome. Para a Igreja, Jesus Cristo é “o Homem perfeito”, e que “manifesta plenamente o homem ao próprio homem” (Compêndio do Vaticano II, 1991, p.164). Os lassalistas alimentam a mesma crença e, nela, afirmam: “A vida, a prática, a mensagem, as propostas e os valores de Jesus Cristo são os referenciais de nossa educação e do ser humano que desejamos ajudar em sua formação”. (Província Lassalista de Porto Alegre, 2008, p.53,24). O Colégio La Salle de Toledo manteve-se sempre fiel à Igreja, ao Instituto e à sociedade no cumprimento de seu ministério, educando sempre com a melhor qualidade durante estes 55 anos de seu funcionamento ininterrupto. Muitos Irmãos lassalistas passaram por aqui e deixaram sua contribuição para que o La Salle fosse o que é atualmente e o que será no futuro. Parabéns a todos os integrantes professores, funcionários, alunos, pais, ex-alunos e benfeitores da família lassalista!

Muitas emoções no Jubileu de Ouro da Turma de 1961 Ex-alunos da primeira turma dos formandos do Curso Ginasial do Colégio La Salle de Toledo comemoraram em 16 de dezembro do ano passado, o Jubileu de Ouro, ou seja, os 50 anos de formatura, num belo encontro realizado nas dependências do colégio, marcado por um coquetel e entrega da placa alusiva ao evento. No dia seguinte, foi realizado um almoço comemorativo, no Yara Country Club. Os eventos contaram com a participação de vários ex-alunos que se formaram em 1961, dentre os quais Gelson Leonardi, Valdir Mânica, Vitor Beal, João Alberto Viezzer, Ilmar Priesnitz e Dario Genari.

Ex-alunos da primeira turma do Colégio La Salle: emoções na comemoração do Jubileu de Ouro da formatura

O reencontro foi um momento de emoção para os participantes, pois o grupo pode relembrar um passado que dei-

La Salle faz a diferença na Educação em Toledo “Qualquer criança me desperta dois sentimentos: ternura pelo que é e respeito pelo que poderá vir a ser”. (Louis Pasteur) * Juraci Casagrande A realidade provoca sonhos e os sonhos transformam a realidade. Foi assim que aconteceu com São João Batista de La Salle. A realidade de sua época invadiu a sua razão e seu coração. Assim, o Irmão Lassalista questionou o seu modo de viver. O olhar de crianças sem escola, empobrecidas e abandonadas cruzaram os seus. E dessa realidade, nasceu um sonho de transformação - o sonho de um mundo melhor para as crianças e os jovens. La Salle percebeu que, através da educação humana e cristã, é possível resgatar e confirmar a “imagem e a semelhança de Deus” em todas as pessoas. Desse modo, entre a realidade e o sonho nasceu a Escola Lassalista, segundo os critérios do Evangelho. Para isso, a instituição cristã assumiu como sua marca três grandes dimensões: a Fé, a Fraternidade e o Serviço. E de acordo com essas dimensões, enfoca até os dias de hoje a missão de ensinar e de educar. O sonho de São João Batista de La Salle, hoje, está concretizado em 80 países, 1000 Instituições de Ensino e envolve cerca de 1.000.000 estudantes. De fato, o mundo em que vivemos exige de nós educadores muita criatividade, compreensão e disponibilidade. Todos os dias somos emocionalmente testados em nossa capacidade intelectual e produtiva. Além de que, precisamos reafirmar o quanto somos capazes de compreender, amar e transformar pessoas que, muitas vezes vêm buscar em nós aquilo que a própria família e a sociedade lhe negaram. Nossa tarefa é árdua, exigente, mas, sobretudo, humanizadora. Temos vidas em mãos e é por elas que vivemos. Extraímos força e coragem para lutar pela conquista de um mundo humano e mais fraterno. Parabéns a todos que fizeram a diferença na História do Colégio La Salle. Mudaram o seu jeito de pensar e agiram pelos exemplos vivenciados. Todos que sonharam e tornaram seus sonhos realidade. Parabéns também, porque são pessoas realizadas e sempre se dispõem a transformar a sociedade em que vivem.

xou boas lembranças para os integrantes daquela primeira turma. Ao longo desses anos, as amizades que surgiram naquela época foram solidificadas. Para o médico Gelson Leonardi, o evento foi um misto de sentimentos. “Foi um momen-

to histórico, carregado de emoções e de muito sentimento, até pela perda de alguns colegas. Mas, foi um dos momentos mais bonitos das nossas vidas, de reencontrar muitos ex-colegas que não se viam há anos”, disse. Gelson Leonardi também salientou, na ocasião, o aspecto histórico do reencontro. “A nossa turma ajudou a construir o Colégio La Salle. Ajudamos a nivelar o campinho e inclusive íamos ao Rio Paraná buscar areia pra ajudar na construção da escola. E valeu a pena estar aqui após 50 anos depois. O La Salle é educação de excelência. Só temos a agradecer por pela chance de desfrutar dessa educação, que na época era em período integral, com 16 matérias, incluindo quatro línguas: português, inglês, francês e latim”, recordou Leonardi.

La Salle, uma história de relevância * Guido Bergmann A história do Colégio La Salle em Toledo é definida como um período de sucessos e conquistas. Durante esses 55 anos, milhares de alunos e centenas de professores, funcionários e Irmãos Lassalistas participaram ou estão participando da história que se distingue pela formação humana e cristã das crianças e jovens, cujos valores são referência para a sociedade. No Colégio La Salle, por sua excelência no ensino, seus alunos obtém ótimos resultados nos vestibulares, olimpíadas de conhecimento e no ENEM. Nas atividades extra-curriculares sempre foi e continua sendo destaque nas atividades culturais e esportivas no município, no Estado e a nível nacional. Por tudo isso é possível afirmar que vale a pena levar adiante a filosofia lassalista, oportunizando às crianças e jovens de Toledo e região um aprendizado educacional de alto nível. * Guido Bergmann, Vice-Diretor do Colégio La Salle, de Toledo.

Rede La Salle adota o conceito “O Conhecimento emociona”

* Thaís Eloá Venzel Para se tornar um vencedor, o conhecimento e a experiência de vida são indispensáveis. Desta forma, o Colégio La Salle dedica-se há 55 anos ao desenvolvimento do cognitivo e do caráter de seus estudantes. Parabéns aos professores que, desde 1957, formam vencedores em Toledo. Sou um deles!

* Eliane E. Echelmeier Reichel Festejar os 55 anos do Colégio La Salle, em Toledo e fazer parte dessa história é absolutamente maravilhoso. Essa escola sempre fez parte da minha vida; nela estudei por alguns anos e iniciei minha vida profissional no Magistério. A filosofia e a pedagogia lassalista me encantaram e nortearam o desenvolvimento do meu trabalho. É uma história vivida com grandes ideais pela educação que revigoraram e, sobretudo, fortaleceram a minha identificação com essa Instituição. O La Salle-Toledo é uma escola que mantém a tradição de um ensino de qualidade, no qual o relacionamento humano é considerado uma das prioridades e, atento às necessidades atuais, procura sempre inovar sem se perder diante de discursos ou práticas estéreis. O sentimento por essa escola é também expresso com profunda afinidade na minha família. Sempre amamos e acreditamos no Colégio La Salle e hoje, com as filhas na Universidade, afirmamos com segurança e muita satisfação: Somos Lassalistas...com muita honra!

* Nelson Engelmann A partir de 2012 está unificada a Rede Lassalista da Província Brasil-Chile, incluindo também Moçambique. Nesse novo contexto, o Colégio La Salle passou a desenvolver ações baseadas na campanha que tem como lema “O Conhecimento emociona”. Esse, por sua vez, destaca a filosofia e o conceito da instituição, baseada no tripé Fé, Fraternidade e Serviço, que dá destaque aos valores éticos e cristãos. Em torno desse novo conceito de Rede e da campanha institucional “O Conhecimento emociona”, a comunidade lassalista promoveu uma profunda análise, da qual fizeram parte todos os que estiveram envolvidos na elaboração dessa nova proposta. Desse trabalho, chegou-se a conclusão que o conhecimento se constrói com emoção. E educar com amor é entender que cada cidadão é uma pessoa única. Só assim é possível despertar vocações, desenvolver talentos e formar cidadãos de verdade. Seguem-se algumas dessas conclusões, como forma de dividir com a própria comunidade toledana alguns pensamentos que passam a nortear o trabalho dos que integram a Rede Lassalista de Educação: Primeiro, que aprender é tomar para si, apoderar-se, compreender. Aprender é cativar. Quando a gente aprende algo novo, é como se adicionasse combustível ao motor da nossa imaginação. O conhecimento amplia nossa capacidade de criar, de produzir, de conquistar. O conhecimento potencializa o prazer de pensar. O conhecimento nos leva à descoberta, ao inusitado. O conhecimento abre portas, aponta caminhos e torna real o desejo impossível. Quanto mais a gente sabe, mais quer saber. Quanto mais conhecimento, mais vontade de aprender. Porque o conhecimento seduz, cativa, inspira e emociona. Também, planejar, sonhar e traçar objetivos é emocionante. E o papel de uma instituição de ensino é dar o suporte necessário para o aluno conquistar tudo que ama. Por fim, ensino de qualidade é o melhor caminho para proporcionar mobilidade social às famílias de baixa renda. Contribuir com a inclusão social de pessoas carentes nos emociona. Esses são alguns dos pensamentos que agora inspiram o trabalho na Rede Lassalista da qual fizemos parte, como integrantes do Colégio La Salle de Toledo, hoje em festa pelos seus 55 anos de existência.

* Thaís Eloá Venzel, estudante da 3ª série do Ensino Médio.

* Eliane E. Echelmeier Reichel é Coordenadora do Ensino Médio e Orientadora Educacional do Colégio La Salle, de Toledo.

* Nelson Engelmann, do Setor de Comunicação da Instituição, professor do Colégio La Salle, de Toledo.

* Irmão Walter Korbes, da Comunidade Religiosa dos Irmãos Lassalistas de Toledo.

Sou um deles!

* Juraci Casagrande, Coordenadora Pedagógica do Colégio La Salle Toledo.

La Salle – 55 anos em Toledo! Faço parte dessa história!


Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012

15

ESPECIAL

Colégio La Salle passa por ampla reforma

Que os Princípios adotados pelo COLÉGIO LA SALLE continuem promovendo as relações fraternas e solidárias, assim como o conhecimento como processo de construção pessoal e coletiva sendo a inspiração da sua existência.

Mensagem do MERCADÃO DA ELETRÔNICA, na passagem dos 55 anos do COLÉGIO LA SALLE, de Toledo. mercadao da eletronica

Largo São Vicente de Paulo – Centro – Ao lado da Catedral Telefone (45) 3252-4051 – Toledo - Paraná

Nos últimos tempos, quem passava pelo Colégio La Salle, mesmo percebendo que o colégio estava em obras, não imaginava que, na verdade, o La Salle havia se tornado um verdadeiro canteiro de obras, com a execução de uma ampla reforma que atingiu praticamente toda a estrutura física da Instituição, em Toledo. Durante todo o período em obras, foi grande o empenho

da comunidade escolar e principalmente a compreensão de alunos e seus familiares em razão do tempo para a conclusão dos serviços. Mas, todo o esforço e investimento valeram à pena, pois o que se vê, agora, é um colégio moderno, com amplos e confortáveis espaços, contemplando todo o necessário para toda sua gama de atividades, seja na área administrativa, ou nos

espaços dedicados aos alunos e nas áreas comuns de convivência do colégio. Todo o trabalho de reforma do La Salle esteve a cargo da Construtora Merano, de Toledo, que seguiu rigorosamente o cronograma de obras planejado e executou o serviço com todo o profissionalismo. Confira nas fotos desta página como ficaram alguns dos novos ambientes do La Salle.


16

Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012

ESPECIAL Programação dos 55 anos do La Salle Uma carreata, com saída em frente ao Colégio La Salle, às 14h deste sábado, 10 de março, abre a programação alusiva aos 55 anos do Colégio. Depois desse primeiro evento, muitas outras atrações farão parte da progra-

mação das festividades de aniversário do La Salle, incluindo uma missa neste domingo, dia 11, às 19h, na Catedral Cristo Rei. A carreata deste sábado deve envolver toda a comunidade lassalista e toledana.

Outro evento de destaque na programação dos 55 anos do La Salle está previsto para o dia 20 de abril. Será um Jantar dançante, no Olinda Park Hotel, com animação do Musical “Lu e Vilson”.

Cresce a procura pelo Turno Integral A procura pelo Turno Integral vem aumentando a cada ano. A opção se deve ao fato de os pais trabalharem fora e não terem tempo suficiente para acompanhar as necessidades do filho no turno inverso às aulas regulares. Considerando essa realidade da maioria das famílias nos dias atuais, o Colégio La Salle de Toledo oferece um espaço seguro, agradável, com ampla

área verde, repleta de estímulos e alternativas à realização de atividades recreativas, onde as crianças possam viver num ambiente saudável e prazeroso. Para o aluno que já está habituado à escola, esticar a permanência no colégio não costuma ser problema, pelo contrário, a criançada adora! O Turno Integral do Colégio La Salle de Toledo tem como ob-

jetivo desenvolver a formação integral do aluno, por meio da educação humana, cristã, solidária e participativa, baseada nos princípios Lassalistas. Diante disso, a escola vem aperfeiçoando um espaço diferente e inovador, que proporciona aos estudantes momentos de lazer, aprendizado e convivência, num ambiente acolhedor e seguro. A proposta educativa con-

Diferenciais de qualidade O Colégio La Salle, Insti-

II Copa La Salle de Futsal O Departamento de Educação Física do Colégio La Salle promoverá a II Copa de Futsal do Colégio La Salle, envolvendo pais, colaboradores, funcionários e alunos do Ensino Médio. Os jogos iniciarão dia 21 de março, às 19h e 30min, sempre às quartas-feiras. As equipes serão formadas pela comissão organizadora na forma de listão e sorteio de seus componentes. Para a viabilização desse evento necessita-se da confirmação de participação através da Ficha de Inscrição abaixo até o dia 19 de março. As inscrições deverão ser entregues na Secretaria do Colégio.

tuição Cristã Católica que comunga da filosofia de Fé, Fraternidade e Serviço, oferece uma proposta pedagógica personalizada, com corpo docente qualificado, ampla e moderna estrutura física. Além de propiciar eventos culturais e esportivos, proporciona formação básica para o exercício da cidadania e prepara os estudantes para o mercado de trabalho.

templa oficinas como Hora do Conto, Culinária, Motricidade, Iniciação Esportiva, Música, Informática, Artes e Expressão Corporal. Também são desenvolvidos projetos que privilegiam a formação multidisciplinar, com ênfase na cri ação, construção e aprendizado, além de incentivar hábitos de estudo, de higiene, alimentação saudável e variada.

Rede La Salle: o que nos move é o amor O que move uma usina O que levanta um avião O que gira uma turbina Não acelera um coração O que te leva pra frente Te prepara pro que for E te deixa diferente É a energia do amor. O amor é o que nos move. E é educando com amor que despertamos vocações e formamos cidadãos de verdade. Rede La Salle. O conhecimento emociona.

Campanha da Fraternidade 2012

No mesmo momento em que comemora os 55 anos de atuação pela educação em Toledo, o Colégio La Salle prepara seus estudantes para a vivência da Campanha da Fraternidade de 2012, que enfoca o tema “A Fraternidade e a Saúde.” A Campanha da Fraternidade deste ano tem por lema “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo, 38,8) e seu objetivo é despertar a solidariedade entre as pessoas e a sociedade em relação à questão da saúde em nosso país. No Colégio La Salle de Toledo haverá um momento especial para a abertura dessa Campanha no Auditório do Colégio.

Laboratório de Física

O COLÉGIO LA SALLE e o médico pediatra DR. GELSON LEONARDI, de Toledo, têm algo em comum, além do fato dele ser ex-aluno, da primeira turma de formandos do La Salle, a famosa Turma 61: o cuidado com as nossas crianças! COLÉGIO LA SALLE, 55 anos cuidando da Educação das nossas crianças e jovens, ajudando na formação de adultos conscientes

Laboratório de Informática

do seu papel na Sociedade. A DIPAGRIL AUTO PEÇAS, no transcurso do aniversário do COLÉGIO LA

DR. GELSON LEONARDI, 40 anos cuidando da Saúde das

SALLE, de Toledo, cumprimenta sua Direção, Professores, Colaboradores, Alunos e ex-Alunos, enfim, toda a Comunidade Lassalista. Que a Missão do COLÉGIO LA SALLE mantenha-se sempre ativa, para promover o desenvolvimento integral da pessoa e a transformação da sociedade através da educação humana e cristã, solidária e participativa.

Parabéns, LA SALLE, pelos seus 55 anos!

nossas crianças, contribuindo com seu conhecimento na área da Medicina para garantir uma juventude saudável em Toledo e região, como primeiro especialista em Pediatria do Oeste do Paraná, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, com o orgulho de ser ex-aluno lassalista.

Rua Barão do Rio Branco, 2142, Centro. Telefone 3379-7400 Toledo – Paraná

CLÍNICA DE PEDIATRIA DR. GELSON LEONARDI Rua Guarani, 1299 (Junto ao HCO) Telefone (45) 3252-8163 – Toledo - Paraná

134º edição do Jornal Viver Toledo  

134º edição do Jornal Viver Toledo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you