Page 1

Toledo, de 16 a 22 de setembro de 2011 - Ano 3 - nº 111

D. FRANCISCO

BRUNO RADUNZ

ONDY NIEDERAUER

POLÍTICA E GENTE

PITÁGORAS

WANDERLEY GRAEFF

Afinal, a Bíblia tem 73 livros ou 66? Comparando a Bíblia católica com uma evangélica, verificamos que, na Bíblia católica, há sete livros que não encontramos na evangélica. Na Bíblia católica há também capítulos não encontrados na evangélica.

West Road trouxe divisas para a cidade, lotando hotéis, restaurantes e casas noturnas; grupo de amigos do Rio Grande do Sul agenda visita a amigos toledanos; trabalho e dedicação de Donizete e Lauri no Toledão; Chico Paulista: novas histórias para o seu livro.

A nossa cidade, Toledo, foi começada por gente assim. Gaúchos que, sozinhos, lutaram, defenderam e alargaram as fronteiras do sul deste grande Brasil. A então sede Toledo, foi continuada também com gente vinda de outros rincões mas que é gente da mesma cepa.

Empresário toledano enfrenta pressão por candidatura; Richa diz que demandas da região serão atendidas; “Modelos de gestão e parcerias público privadas, dilemas e perspectivas”: seminário é sugestão de Welter; Trip, que pode voar em Toledo, encorpa a frota.

Nosso caso se deu no auge da carreira dos funcionários do maior banco do país, quase no fim de 65, e envolveu o delegado civil Argeu Saraiva e o gerente do BB, Adão Mantovani (o primeiro gerente da agência de Toledo). Os dois eram reconhecidos cascas-grossas.

Caminhos da boa gastronomia levam ao Caça e Pesca; Toledo ganha novo empreendimento: a D´Dorini Calçados e Acessórios; Essencial Modas assina um dos mais tradicionais eventos de moda da cidade; Bom Jesus comemora 40 anos de bons serviços à sociedade.

PÁGINA 10

PÁGINA 11

PÁGINA 06

PÁGINA 02

PÁGINA 02

PÁGINA 12

Porco no Rolete

A festa da boa gastronomia O Clube de Caça e Pesca receberá milhares de visitantes neste domingo, por ocasião da 38ª Festa Nacional do Porco Assado no Rolete. Um dos maiores eventos gastronômicos da região Sul do Brasil, a festa deste ano será repleta de atrativos. As inovações que o evento apresenta este ano visam proporcionar novas opções de lazer para o grande público, incluindo shows artísticos e rodeio. PÁGINA 04

Allmayer inaugura nova loja em Cascavel PÁGINA 04

Festa acontece domingo, evidenciando o sabor extraordinário do porco assado no rolete

Atacar lança projeto a apresenta parceiros PÁGINA 06

Lançamento do projeto incluiu apresentação dos novos parceiros da Atacar

Acit

Banco do Brasil

Agronegócio

R$10 mil em prêmios na campanha do Dia das Crianças

Linhas especiais com juros baixos na Feira de Imóveis

Micheletto elogia números, mas aponta questões a resolver

PÁGINA 03

PÁGINA 05

PÁGINA 03


02

Toledo/PR • 16 a 22 de setembro de 2011

“O último refúgio do oprimido é a ironia, e nenhum tirano, por mais violento que seja, escapa a ela. O tirano pode evitar uma fotografia, não pode impedir uma caricatura. A mordaça aumenta a mordacidade.” (Millor Fernandes)

OPINIÃO

POLÍTICA & GENTE Pressão Nas comemorações pelos 15 anos da Unicred Pioneira do Paraná, o presidente do Democratas de Toledo Gilberto Marassi e o deputado estadual Elio Rusch, presidente da legenda no Paraná, se en- Gilberto Marassi, Elio Rusch e contraram com o presidente Rainer Zielasko da Faciap, Rainer Zielasko, e reforçaram a pressão para que Rainer seja candidato a prefeito em 2012. Rainer reiterou que pretende levar até o final o seu mandato na entidade empresarial. Segundo Rusch, o empresário só não será candidato a prefeito de Toledo, se não quiser. 150 km O registro do fotógrafo Fábio Ulsenheimer (Secretaria de Comunicação Social/ Prefeitura de Toledo) mostra o cumprimento do governador Beto Richa ao prefeito José Carlos Schiavinato pelos 150 quilômetros e estradas rurais pavimentação, um modelo para o Brasil. A observá-los, o secretário de Indústria e Comércio Ricardo Barros, o deputado federal Dilceu Sperafico e o vereador Renato Reimann; o deputado estadual Duílio Genari, o vice-prefeito Lúcio de Marchi e a primeira dama Marlene Schiavinato. BR-277 Em sua visita recente a Toledo o governador Beto Richa anunciou que ainda em breve deverão ser divulgadas novidades no tocante à retomada dos investimentos nas rodovias pedagiadas, que segundo ele tem tarifas altas e sobrecarregavam demais o setor produtivo. “Estou animado. Em mais alguns meses poderemos falar de forma mais apropriada com números e prazos estabelecidos em relação à BR-277, que eu sei que é uma grande demanda da região”. Seminário Por sugestão do deputado Elton Welter, a bancada do PT na Assembleia Legislativa realiza na próxima segunda-feira, dia 19, o Seminário “Modelos de gestão e parcerias público privadas, dilemas e perspectivas”. O encontro será realizado no plenarinho, das 8h30 às 12 horas e contará com a presença, como debatedores, do deputado estadual Simão Pedro (PT-SP), do ex-prefeito de Porto Alegre e deputado estadual Raul Pont ( PT-RS) e do sociólogo e especialista em gestão pública Luis Carlos da Silva (MG). Seminário II Segundo o deputado Elton Welter, o partido está convocando federações de trabalhadores, sindicatos, representantes dos movimentos sociais e das entidades representativas de toda a sociedade para essa discussão. “Queremos mobilizar vários segmentos para esse debate, que é extremamente importante e oportuno. Na nossa avaliação, o modelo de gestão adotado pelo governo do Paraná pode significar um grande retrocesso”, diz. Seminário III Segundo o parlamentar toledano, “o governo nega qualquer intenção de privatizar, mas o discurso adotado, as ações, são no sentido de implantar um modelo de terceirizações e privatiza-

ções. Negam essas intenção, mas as ações nesse sentido são reais e contratas. Eles não querem o carimbo de neoliberais, mas agem assim. Queremos discutir como serão feitas as PPPs e qual a necessidade de adotá-las”, explica. Feriado Feriado em meio de semana é ruim para todos. É quando a semana tem quatro dias úteis e um inútil. Depois do 7 de setembro, o próximo – 12 de outubro - será também numa quarta-feira. Walmor Lodi Faltando poucos dias para o término do prazo para filiação partidária de quem pretende ficar apto a candidatar-se a cargo eletivo em 2012, cresce a pressão sobre o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, Walmor Lodi. Ele tem convites de uma dezena de partidos e o incentivo de muita gente para uma eventual candidatura a prefeito. Embora a ideia de sua candidatura tenha ultrapassado as fronteiras de Toledo, com muita gente das cidades da região também incentivando-o, Lodi tem tratado a questão com muita cautela. Pediatria Será realizada no dia 23 de setembro, às 14 horas, na sede das Promotorias de Justiça de Toledo, reunião administrativa convocada pela 2ª Promotoria de Justiça para tratar do melhoramento dos plantões na área de pediatria no município de Toledo. A reunião contará com a presença do Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Toledo, Dr. José Roberto Moreira. Foram convidados à participar: o prefeito José Carlos Schiavinato, a secretária de Saúde Denise Liell, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, o presidente do Ciscopar, o diretor da 20ª Regional de Saúde, os representantes do Hospital Bom Jesus, além de médicos pediatras que prestam serviços na cidade. Trip A Trip Linhas Aéreas, que as lideranças empresariais de Toledo pretendem que opere também no Aeroporto Luiz Dalcanalle Filho, finalizou a compra de 18 unidades do turboélice ATR 72-600, além da opção de compra de mais 22 unidades do mesmo modelo. O negócio, de US$ 903 milhões, transforma a aérea brasileira na maior operadora de ATR do mundo. Trip II O primeiro ATR 72-600 será entregue no próximo mês, e todos os aviões comprados estão configurados para atender 68 passageiros. Em 2013, a Trip terá 50 aviões Evaristo de Paula, diretor de ATR 72-600 na frota. Hoje Marketing da Trip, e José Mário a maior frota de aviões des- Caprioli, presidente da companhia se modelo está nos Estados Unidos, com a American Eagle – 39 aeronaves. Europa O prefeito José Carlos Schiavinato (PP) e o presidente da Câmara de Vereadores, Adelar Holsbach (PDT) participarão de visita técnica a Usinas de Transformação de Lixo Urbano nas cidades de Trezzo sull’Adda, Província de Milão, na Itália, e de Viena, na Áustria, juntamente com outros prefeitos integrantes do Consórcio Intermunicipal para Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

DILCEU SPERAFICO Deputado federal

As concessões para a geração e o preço da energia no Brasil Em boa hora, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo consumidor. (Fiesp), lança a Campanha Energia a Preço Justo e denuncia o alto valor Havendo os novos leilões em 2015, como determina a Constituição, os da tarifa de luz no Brasil, para a indústria, comércio, setor de prestação preços terão de cair, pois não existirá mais o item implantação no cálculo de serviços e demais consumidores. de custo das usinas. Mesmo tendo o privilégio de contar com matriz energética onde 77% da O preço médio da energia nas unidades antigas é de 90 reais/MWh. eletricidade são gerados em pequenas, médias e grandes hidrelétricas, Nos leilões do ano passado, o preço sem a amortização de investimento que está entre as mais baratas do planeta, o preço da eletricidade para o na construção das usinas foi de 20 reais/MWh. consumidor nacional é o 3º maior do mundo. Nos leilões de 2015 para a renovação das concessões, Isso significa que o Brasil produz energia barata, mas deverá haver redução de 70% do preço anterior. Como cobra caro de seus consumidores, sejam grandes indúso sistema elétrico nacional é interligado, se 30% da getrias, pequenas lojas, propriedades rurais e famílias de ração tem preço 70% menor, a tarifa média cairá senO Brasil produz baixa renda. sivelmente, beneficiando todos os consumidores, com energia barata, Como a tributação é igualmente excessiva, todos pamas cobra caro de descontos de 15% a 20% sobre valores atuais. gam conta mensal de energia arcando com custos mais O curioso é que já há pressões para que tais leilões seseus consumidores, jam suspensos, com nova prorrogação das concessões, elevados do que deveriam e poderiam, considerando que sejam grandes a maior parte da energia é gerada em usinas hidrelétriapós quase 60 anos de vigência para as mesmas empreindústrias, cas. sas, mantendo os preços da energia. No Canadá, onde a matriz tem 73% desse tipo de geAlguns acenam com a concessão de alguns descontos na pequenas lojas, ração, o preço da eletricidade é de um terço do valor co- propriedades rurais conta de luz em troca da prorrogação, mas o que o consubrado no Brasil. A explicação para o custo diferenciado e famílias de baixa midor deve buscar é o cumprimento da lei em vigor. estaria na construção das usinas, ao custo de bilhões de Não podemos aceitar mais a prorrogação de concessões renda. reais, mas está se aproximando a oportunidade de cone muito menos a inclusão de amortizações de investimenfrontar esses números. tos na construção de usinas concluídas há mais de 50 anos, Cerca de 30% da energia produzida no País são oriunna composição de preço final aos consumidores. dos de hidrelétricas construídas nos anos 60 e recebeO prejuízo para a sociedade brasileira com a manobra ram concessões de 35 anos. Em 1995, tiveram prorrogação das conces- poderia chegar a 900 bilhões de reais ou 30 bilhões de reais por ano. sões por mais 20 anos e elas vencem em 2015. Menos mal é que a pretensa prorrogação depende de nova legislação e o Depois de 56 anos em média, 112 usinas terão suas concessões venci- Congresso Nacional estará atento aos interesses da população. das. Como já operam e o que mais pesa é o investimento na construção Felizmente também existem entidades de classe de setores produtivos, e sua posterior amortização, esse custo não existirá mais. Pelo contrário, nos alertando sobre eventuais distorções e nos apoiando nas iniciativas todas já obtiveram o retorno do dinheiro aplicado na tarifa cobrada do adotadas em defesa dos interesses nacionais.

EXPEDIENTE

Projeto gráfico: Grécia Comunicação - www.grecia.ppg.br

por Wanderley Graeff | wanderley@vivertoledo.com.br

Editora Viver Toledo Ltda. CNPJ 10.995.596/0001-60 Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila Industrial CEP 85904-450 Toledo - PR Fones: (45) 3054-0444 - 3054-0333 vivertoledo@vivertoledo.com.br

Jairo Eduardo

O canhão do Bonner na 277 Principal telejornal do Brasil cobra a duplicação após mais uma tragédia

40 milhões de telespectadores em todo o Brasil. 4,6 mil profissionais comandados por Willian Bonner espalhados pelo país. O “Jornal Nacional” é de longe o principal telejornal. Para dar uma noção do valor do produto na mídia, uma única inserção de 30 segundos no intervalo do “JN” custa R$ 255 mil (algo parecido com a tabela do Pitoco). “Só vou ficar preocupado quando sair no Jornal Nacional”, disse recentemente o todo poderoso e insuspeito presidente da CBF, Ricardo Teixeira, sobre denúncias na mídia contra ele. Teixeira e os políticos graúdos em geral tem mais medo de parar negativamente nos lábios da Fátima ou do Willian do que das algemas da Polícia Federal. Pois bem, o JN voltou seu canhão para a BR 277. Reportagem veiculada no fim de semana, retratou mais uma tragédia na região de Matelândia, onde cinco pessoas morreram em uma van que seguia para Foz. E mencionou a ausência de pistas duplas “apesar da rodovia pedagiada”, como fez questão de enfatizar a repórter. Conforme destacou o âncora Alexandre Garcia, “foi o segundo acidente grave nas pistas simples da BR 277 em 15 dias”. Repercussão Como o JN é assistido em Curitiba também, a repercussão da morte de mais cinco em Matelândia apressou as negociações. Não é possível dizer se foi em razão do canhão do Bonner, mas fato concreto é que já no primeiro dia da semana, o secretário de Infraestrutura, Pepe Richa (irmão do homem), seu diretor de concessões e equipe jurídica receberam o comandante da Ecocataratas, Evandro Couto Viana. As conversas avançaram a 110 km/h. Um documento formal foi extraído e remetido para o conselho da concessionária, em São Paulo. A papelada volta em seguida e vira um termo de compromisso na mesa do governador. Na melhor das hipóteses, as máquinas roncam em outubro ou novembro nos 15 km entre Matelândia e Medianeira. Espera-se que até lá, o Willian e a Fátima não precisem mais noticiar a BR 277...

Editorial Com aporte de R$ 55 milhões da Ecocataratas, o termo de compromisso a ser assinado pelo governador Beto Richa dispensa aditivos contratuais de prazo na duplicação do trecho inicial de 15 km. É “fio do bigode”. Porém, para estender a obra para o perímetro urbano de Cascavel, será preciso envolver o Governo Federal e aí sim, o alongamento do contrato por pelo menos uma década.

Olho na nota Ranking do Enem em Cascavel: 1º Sapiens (Unipar); 2º Auxiliadora; 3º COC; 4º Marista; 5º Alfa Teen; 6º Alfa Plaza; 7º Ideal. O melhor colégio público é o Wilson Joffre (9º), seguido do Colégio São João do Oeste. Saliva na boca O jantar da Boca Maldita no dia 28 de outubro terá um discurso contestatório do Paulo Martins, aplaudido pelo Edson Morais, Toninho Sbardelotto, Ben Hur, e Gilnei Fróes. De momento, descarta-se um golpe de Estado, mas cobra-se mais ação. Branco é fashion Há 30 cascavelenses dispostos a arrematar o primeiro Hyundai Veloster, o cupê de três portas que deve chegar em outubro a partir de R$ 70 mil. Curioso é que a cor branca, opção outrora beneficiada com desconto, agora vem com sobre preço de R$ 5 mil.

Diretor e Editor Wanderley Graeff wanderley@vivertoledo.com.br

Gerência Administrativa Luciane Graeff lucianegraeff@hotmail.com

Depto Comercial - Vendas Ana Maria Bellocchio

Diagramação Lídio Ricardo

Equipe Karine Graeff Wanderley Graeff Jr. Mayara Martan Bruno Marcos Radunz


Toledo/PR • 16 a 22 de setembro de 2011

03

CIDADE Agronegócio

Micheletto elogia números, mas aponta questões a resolver O deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) elogiou os números do Valor Bruto da Produção Agropecuária de Toledo, comemorados em evento que trouxe à cidade o governador Beto Richa e o ministro da Agricultura Mendes Ribeiro. Ele apontou, no entanto, a necessidade de definição de uma política agrícola. “Essa evolução do valor bruto da produção se dá por vários fatores e temos que comemorar sim. Mas temos que cientificar o ministro para que haja uma nova política de trigo. Estamos com problema sério de trigo no Oeste do Paraná, que tem 60% produ-

ção do Brasil. Estamos com uma nova safra, e queda de mais 50% do plantio nesse ano, sendo substituído pelo milho”, disse. O deputado enfatiza que “trigo é produto de segurança alimentar, de segurança nacional. O Brasil importa mais de 10 milhões de toneladas de trigo, o que corresponde a mais de R$ 1,5 bilhão, que o país tira de divisas e joga pra fora. Temos que resolver isso, pois nosso problema é de logística”. Micheletto reforçou as reivindicações da região por obras estruturais, como a Ferroeste, de Cascavel a Guaíra e a Foz, a duplicação da BR-

Deputado Micheletto: é preciso atenção com logística e preços

277, e a construção do Aeroporto Regional. O parlamentar disse ainda que “precisamos pensar nas

Hospital Bom Jesus comemora 40 anos de atividades O Hospital Bom Jesus comemorou na última quarta-feira os seus 40 anos de atividades. Durante todo o dia, a população pode participar de serviços gratuitos de orientação à saúde. À noite, uma solenidade foi realizada, contando com show da Orquestra de Viola São Gonçalo.

Ações O público toledano e regional contou na quarta-feira com orientações sobre prevenção à Diabetes, Hipertensão, controle de Índice de Massa Corporal (IMC), ações de combate à Dengue e à Hepatite. Informações sobre que-

das na terceira idade e a importância do parto natural também constaram da programação. O Banco de Leite Humano Doutor Jorge Nisiide também marcou presença no evento, enquanto o projeto Brinca Toledo atendeu ao público infantil.

fábricas de insumos, porque o custo de produção é elevado. Estamos com essa crise de endividamento que a agricultura atravessa, mas com uma condição importante: o Brasil é o celeiro do mundo. Em 2050, seremos 9 bilhões de habitantes no planeta que precisam se alimentar. A região produtora de trigo, milho, feijão, de proteína animal e vegetal é o Paraná, é a nossa região. Comemoração é importante, mas temos que olhar pra dentro da porteira. O agricultor pode estar comemorando, mas sabemos que existem essas crises, que são pontuais”.

Inaugurada em 1971, a Casa de Saúde Bom Jesus é referência no atendimento de 18 municípios da 20ª Regional de Saúde de Toledo. A instituição é credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao atendimento de convênios e particulares. Em sua infraestrutura destaques para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e o Banco de Leite Humano Dr. Jorge Nisiide.

R$10 mil em prêmios na campanha do Dia das Crianças dos também três Camas Elásticas, três Nintendo Wii, dois Netbooks, três Barracas Iglu e dois vale-compras no valor de R$ 150,00. Aos vendedores das lojas participantes da promoção serão sorteados quatro vale-compras de R$ 200,00 cada um. De acordo com a diretora de Comércio da Acit, Francielle Rezzadori de Souza, houve um incremento significativo na campanha em relação ao ano passado e a expectativa é positiva. Cupons Os clientes que comprarem acima de R$ 50,00 com o cartão NossoCard, nas lojas participantes da promoção, terão direito a ganhar mais cupons. Para isso, terão que apresentar

Desfile

Integrantes da diretoria e colaboradores da Associação Comercial e Empresarial de Toledo participaram do desfile cívico de 7 de setembro, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. À frente, Flávio Furlan e Ramassés Mascarello, seguindo-se Cézar de Césaro, Gládis Stockmann e Décio Panazzollo. Guarda Municipal

Bom Jesus é referência regional

Acit

Com prêmios que mexem com o imaginário infantil, a campanha alusiva ao Dia das Crianças já está nas mais de 450 lojas do Fundo de Promoções, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo. O lançamento da promoção ocorreu quarta-feira (14), na sede da entidade, com a presença de diretores da Acit, dos parceiros Sicoob Oeste e Shopping Panambi e empresários. Sob o slogan “Um mundo de prêmios para você”, a campanha distribuirá R$ 10 mil em premiação, o dobro do valor sorteado no ano passado. Entre os prêmios, o principal é um Mini-quadriciclo, veículo movido a gasolina. Além deste, serão sortea-

RESUMO

A lente de Fábio Ulsenheimer captou momento da valorosa Guarda Municipal de Toledo: a passagem imponente no desfile cívico de 7 de setembro, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Dias antes, foi realizada a formatura de 34 profissionais. O curso de formação básica foi realizado na Escola de Administração Pública, somando 200 horas, com aulas sobre direitos humanos, defesa pessoal, legislação de trânsito e primeiros socorros. Posto de Saúde

O Posto de Saúde do Jardim Coopagro teve as suas obras de reforma e ampliação concluídas e devidamente entregues pelas autoridades toledanas. do Jardim Coopagro. O investimento de R$ 174 mil oferece melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde e de atendimento à população. Lançamento foi realizado na sala de treinamentos da Acit

a nota fiscal de compra na Central de Cartões, na Acit ou no Sicoob Oeste. O sorteio será no dia 17 de outubro. A campanha “Um mundo de prêmios para você”, desenvol-

Inspeção

vida pela Agência Brava de Comunicação, é uma realização da Acit em parceria com o Sicoob Oeste, Shopping Panambi, Prefeitura de Toledo e Câmara de Vereadores.

PT filia 25 novas lideranças O Diretório Municipal de Toledo do Partido dos Trabalhadores vem cumprindo com eficiência e dedicação uma das metas estipulada pelo planejamento que o partido realizou no início do ano para o seu crescimento e fortalecimento político. Uma dessas ações foi a filiação de novas lideranças, durante a reunião do diretório do último sábado, quando 17 lideranças da comunidade assinaram a ficha de filiação ao partido, sendo que algumas delas, deverão disputar uma cadeira na Câmara Municipal nas elei-

ções de 2012, quando o partido vai lançar chapa completa e tendo como meta a eleição de pelo menos 5 vereadores. Os novos filiados são: Linton Carlos Fruhavf, Damião Aleff de Araújo Gomes, José Leal da Silva, Lucinéia Dias Leal da Silva, Dangelo Dorvalino Alves, Willian Teixeira dos Santos, Sergio Borges Teixeira dos Santos, Roseli Ferreira Coelho, Ronildo Ananias dos Santos, Rodrigo Cosme Porto da Silva, Cicero Gomes dos Santos, Luiz Adão Turmina, Antonio Machado Ribeiro, Edivaldo Ribeiro de Oliveira, Neusa

Simão Gripp Freitas de Arruda, Valdirene dos Santos Alves e Maria Cristina Cano Pereira. E no domingo durante o Congresso da Juventude Petista de Toledo, mais oito jovens assinaram a ficha de filiação. Crescimento contínuo Somando com as 59 filiações realizadas no mês de abril, o partido chega a 84 novas filiações só em 2011, aumentando o a quadro geral de filiados em quase 10%. Durante o mês de setembro, outras lideranças deverão assinar a ficha de adesão ao partido. “Estamos contentes com a

chegada de lideranças tão valiosas, que terão um papel importantíssimo, debatendo e construindo sugestões que vão fortalecer e muito o partido, principalmente neste momento que antecede as eleições”, afirma Valtair Apolinário, presidente do PT. O deputado Elton Welter elogiou a direção pelo trabalho e classificou como fundamental a busca de novas filiações, “que contribuirão muito para a construção de boas propostas que continuem melhorando a vida do povo como vem ocorrendo no Brasil”.

38

Aqui só tem espaço para boas notícias! Leia, assine e anuncie 3054-0444 Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Está em curso em Toledo a inspeção de saúde de mais de mil jovens que se alistaram no serviço militar. Nesta fase, os alistados serão julgados aptos ou inaptos para servir o Exército. A seleção acontece até sexta-feira, 16. Conferência Durante a 2ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, em Cascavel, a assistente social, Adriane Fiorentin, a secretária da Mulher de Toledo, Mareli Donin, a assessora da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres Maria Lúcia Braga, a secretária de Assistência Social de Cascavel, Inês de Paula, Suzana Medeiros e a presidente do Conselho da Mulher de Toledo, Simone Ferrari. Dois Irmãos O sistema de abastecimento de água no distrito de Dois Irmãos, no interior de Toledo, passará a ser de responsabilidade da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A decisão foi tomada durante reunião no distrito com representantes da comunidade, da administração municipal e da Sanepar, depois de avaliada a precariedade do sistema atual e considerado o interesse dos moradores.


04

Toledo/PR • 16 a 22 de setembro de 2011

GERAL Porco no Rolete

A festa da boa gastronomia O Clube de Caça e Pesca deverá receber milhares de visitantes neste domingo, por ocasião da 38ª Festa Nacional do Porco Assado no Rolete. Um dos maiores eventos gastronômicos da região Sul do Brasil, a festa deste ano será repleta de atrativos. De acordo com o presidente do clube, Nelson Cornélius, as inovações que o evento contará este ano visam proporcionar novas opções de lazer para o grande público, incluindo shows artísticos e rodeio. Realizada anualmente, a Festa do Porco no Rolete conta com inúmeros parceiros que contribuem para que o evento seja cada vez mais grandioso. Entre os maiores parceiros está a Prefeitura Municipal de Toledo, que investiu em melhorias no estande oficial onde são recebidas as autoridades e é realizado o concurso do melhor porco assado, alem de R$ 150 mil aplicados na nova ponte de acesso ao clube. A prefeitura também repassou ao

clube R$ 35 mil para investimentos na divulgação da festa. A Festa Nacional do Porco no Rolete contribui para a divulgação da suinocultura toledana. O município é um dos maiores produtores de suínos do Brasil e o maior do Estado e a Festa do Porco no Rolete vende positivamente a imagem da cidade, atraindo pessoas de todo o país. Como resultado, a rede hoteleira da cidade tem lotação completa neste final de semana. Programação A programação do evento será iniciada com show com Edmarques & Rangel (9h), Prova dos Três Tambores Força Livre (10h), Prova dos Três Tambores com Motos (11h30), almoço e Concurso do Melhor Porco Assado (12h), show com Léo Matos (13h), Pega do Porquinho (14h), Rodeio Mirim (15h), Prova dos Três Tambores Feminino (16h), abertura do Rodeio (17h), Montaria Profissional em Touros (18h) e show com João Pedro & Rodrigo (20h).

FESTA NASCEU EM 1974

Festa é um show da boa gastronomia, sendo um dos destaques da culinária paranaense

Um dos grandes eventos gastronômicos do estado, a festa é realizada desde 1974. O evento nasceu de um desafio entre amigos, que duvidavam da possibilidade de ser assado um porco inteiro, numa época em que nem se pensava em apetrechos para tal finalidade. De lá para cá, a festa evoluiu e iniciou-se uma disputa anual através de um concurso, onde o vencedor é aquele que apresenta a mais saborosa receita de porco assado inteiro. A premiação engloba também outros itens, como melhor estande e apresentação. O evento ganhou proporções nacionais e internacionais e já foi tema do enredo da Escola de Samba Unidos da Ponte, no carnaval carioca de 1995.

Allmayer inaugura nova loja em Cascavel

Loja do Allmayer de Cascavel soma grande área construída e de vendas Autoridades e lideranças visitam loja do Allmayer de Cascavel, que soma grande área construída e de vendas

Foi inaugurada quarta-feira a nova loja do Allmayer Supermercado. Em solenidade que contou com as presenças de autoridades e lideranças empresariais de Cascavel e Toledo, o empreendimento foi entregue pela família Niedermeyer à população da maior cidade da região Oeste. A nova loja está localizada num ponto intermediário entre as regiões central e norte de Cascavel – Av. Barão do Rio Branco -, englobando um grande contingente de população. O Allmayer propicia ao público de Cascavel o modelo Allmayer de atuação, que revolucionou o setor supermercadista em Toledo e Marechal Cândido Rondon. A fórmula de produtos de qualidade com preços efetivamente competitivos conferiram à rede a fidelidade de um público crescente nas duas cidades, que de quebra ainda ganhou os tradicionais saldões de estoque mensais. Nessas opor-

tunidades, as lojas costumam ficar lotadas desde as primeiras horas da manhã até o fechamento das atividades, já tarde da noite. Entre as lideranças que prestigiaram o evento estavam o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, a secretária de De-

senvolvimento Econômico de Cascavel, Suzana Kasprzak, os presidentes das associações comerciais e empresariais de Toledo, Walmor Lodi, e de Cascavel, Leopoldo Furlan, e os presidentes da Câmaras Municipais de Cascavel, Marcos Damaceno, e de Toledo, Adelar Holsbach.

Coopercred é parceira do Allmayer Na chegada a Cascavel, o Allmayer conta com uma parceria que dá à rede o suporte de um cartão de crédito onde os clientes tem condições especiais de pagamento. “A parceria Allmayer/Coopercred propicia um cartão que não tem anuidade, possibilita o parcelamento das compras e amplia a capacidade de compra dos clientes da rede. Alem disso, os clientes que efetuarem as suas compras

com o cartão Coopercred recebem cupons em dobro no Festival de Prêmios do Allmayer”, diz o gerente Regional Paraná Sul e Santa Catarina, Genivaldo Menezes, o “Ratinho”. Segundo Ratinho, a Coopercred possui uma vasta rede de parceiros e aposta muito no trabalho com o Allmayer, almejando atingir em breve a marca de 10 mil clientes ativos.


Toledo/PR • 16 a 22 de setembro de 2011

EMPRESAS Feira disponibilizará mais de 1,5 mil imóveis em Toledo Um café da manhã para expositores e parceiros marcou na última segunda-feira o lançamento da Feira de Imóveis Obra Nota 10, em Toledo. O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). A Feira de Imóveis Obra Nota 10 será realizada em Toledo nos dias 23 a 25 de setembro, no Centro Comercial Catedral, numa parceria entre o Sebrae/PR, o Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná - Secovi/PR, e o Núcleo Setorial de Imobiliárias de Toledo, do Projeto Nota 10, com apoio da Acit e Banco do Brasil. Segundo a coordenadora do Núcleo Setorial de Imobiliárias de Toledo, Adriana Zanatta, mais de 1.500 imóveis serão colocados à venda com taxas especiais. A feira será iniciada na sexta-feira, às 14h e terá a abertura oficial às 19h, seguindo até às 22h. No sábado, o funcionamento será das 10h as 22h; e no domingo das 10h as 20h. “O Banco do Brasil disponibilizará linhas especiais. As taxas serão reduzidas para que o consumidor possa adquirir o seu imóvel com

melhores condições”, salienta o gerente geral do Banco do Brasil, Marcos Antonio Robles. Segundo o gerente, a expectativa do Banco do Brasil é muito boa com o evento, que teve edição semelhante em Maringá, onde a quantidade de propostas acolhidas foi grande. “O mercado imobiliário está aquecido e as condições diferenciadas, com taxas específicas, reduzidas, geram uma expectativa muito positiva”, diz. De acordo com Robles, não há limite de recursos para a feira. “As propostas que forem acolhidas e estiverem adequadas, serão liberadas. É o momento, a oportunidade para quem tiver interesse de fechar um bom negócio”, completa.

Marcos Robles, gerente do Banco do Brasil: recursos ilimitados e taxas especiais

05


06

Toledo/PR •16 a 22 de setembro de 2011

ESPORTES

Atacar lança projeto e apresenta parcerias Foi lançado na última terça-feira (13) no Campus II da Unipar, o Projeto Handebol Adaptado: Responsabilidade e Inclusão Social, da Atacar (Associação Toledense dos Atletas em Cadeira de Rodas), em parceria com o Ministério do Esporte e patrocínio das empresas Volvo e Oi e apoio do Oi Futuro, Unipar e Prefeitura de Toledo. Lideranças, autoridades, parceiros e atletas marcaram presença no evento de lançamento do projeto, que tem como objetivo promover a responsabilidade e a inclusão social em Toledo e região. O projeto visa, ainda, atingir um

Detalhe do evento que marcou o lançamento do projeto da Atacar

público de 60 portadores de deficiência física em um ano. A Atacar atua há seis anos

em Toledo com o apoio de patrocinadores, familiares, atletas, incentivadores, além do

município. E, nesse tempo, conquistou vários títulos: Tri Campeã na Copa Oeste de HCR (a primeira competição de HCR do Brasil); Tri Campeã da Itajaí Handball Cup; Campeã Paranaense HCR4 Fem; Campeã Brasileira HCR7 e Bi Campeã Brasileira de HCR4 misto. Os treinamentos para os adultos da Atacar acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras a partir das 19h30 no Campus II da Unipar, e os treinamentos infantis, iniciados a pouco tempo, acontecem às segundas e quintas-feiras das 17h30 às 19h no mesmo local.

Karatê

Yara

Inscrições para o Listão Toledo conquista dois ouros em Sulamericano encerram nesta sexta Os associados do Yara Country Clube que estiverem interessados em participar do Campeonato Listão de Futebol 7 – Livre devem realizar suas inscrições até esta sexta-feira (16).

O Departamento de Esportes do clube informa que as inscrições poderão ser feitas pelos telefones (45) 3252-5050 e (45) 9104-5354 ou ainda pelo e-mail: esporte@clubeyara.com.br.

Toledão

Abertas inscrições para Campeonato de Vôlei Estão abertas as inscrições para o 5º Campeonato Imobiliária Ativa de Voleibol 2011. Os interessados em participar do certame, devem realizar inscrição até o dia 26/09 (2ª feira) no arbitral.

O início do campeonato está previsto para o dia 29/09 (5ª feira) e será disputado nas categorias masculino e feminino. As rodadas acontecem todas as terças e quintas-feiras as 19h15.

Marcas & Pilotos

Laste aposta em bom resultado na etapa dupla

Piloto toledano espera melhor sorte neste final de semana em Cascavel

Quando voltar a pista neste fim de semana, o piloto de Toledo Miguel Laste (Casas Brasil/ Opnus Jeans/ Isa Distribuidora de Petróleo/Stara/Olho Fatal/ Club A Jeans/Piaccelli Jeans/ Di-Hoffmann/Implesul) quer mais que uma simples participação na 5ª etapa do Campeonato Metropolitano e na 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Marcas & Pilotos, que acontecem no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. Com uma temporada modesta e sem conquistar pódios, o toledano visa terminar entre os seis melhores pilotos nesta pro-

va que vai reunir a elite estadual da categoria. Entretanto, o seu desempenho ainda depende do ajuste ideal no Escort Europeu 09 em que sua equipe trabalha incansavelmente nesta semana. A meta é apagar de vez da memória as quebras das etapas anteriores que o impedirem de subir ao pódio na categoria Marcas A. “Acho que um pouco de sorte também não faz mal a ninguém, mas tenho certeza que no que depender da equipe terei um carro bastante competitivo e que nos dará condições de fazer uma boa prova”, frisa o piloto.

Aconteceu no último final de semana em Foz do Iguaçu, o Campeonato Sulamericano de Karatê. Toledo foi representado com treze atletas que conquistaram oito medalhes, sendo duas de ouro com Tauana Ritter, do Toledão, na categoria juvenil, 15 a 17 anos - faixa preta e o atleta do Centro Olímpico, Gustavo Henz na categoria 11 a 12 anos – faixa verde a preta. Outros atletas que conquistaram medalhas foram Andressa Kuhs, Mariana Lambrecht, e Feli-

pe de Carli do Toledão, Mauricio de Lima do Yara Country Clube, e Jaqueline de Freitas das escolinhas do Município (Pioneira) que conquistaram a prata, além de Guilherme Rabelo, do Centro Olímpico, que conquistou a medalha de bronze. De acordo com o técnico Jackson Longen, “a equipe superou as expectativas com os resultados conquistados, pois o nível técnico da competição foi altíssimo, demonstrando que nossos caratecas estão entre os melhores do país”.

Projetos do Sesi de Toledo e Rondon se destacam em Curitiba

ONDY NIEDERAUER

Pioneiro, contabilista, ex-vereador e historiador

Saudades dos pago, da querência antiga... Olá, gaúcho-toledano! Tu te lembras quando lá no Rio-Grande ias na escola, e a professora, nas aulas de canto, te ensinava cantar o Hino Rio-Grandense, e que tu o cantavas assim: Como a aurora, precursora do farol da divindade, foi o Vinte de Setembro o precursor da liberdade.

O gaúcho-toledano, quando sente a saudade rondando o seu coração recorre ao CTG, onde aspira o ar, olha, baila, canta.

Mostremos valor, constância nesta ímpia e injusta guerra, sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra. Mas não basta pra ser livre ser forte, aguerrido e bravo; povo que não tem virtude acaba por ser escravo.

Mostremos valor, constância... (Letra de Francisco Pinto da Fontoura - Música de Joaquim José de Mendanha) A nossa cidade, Toledo, foi começada por gente assim. Gaúchos que. sozinhos, lutaram, defenderam e alargaram as fronteiras do sul deste grande Brasil. A então sede Toledo, foi continuada também com gente vinda de outros rincões mas que é gente da mesma cepa. Gente capaz de lutar pela Liberdade, pela Igualdade e pela Humanidade. Gente que quer ver sua cidade crescendo com perfeição e justiça. Gente que traz no peito e no coração a lembrança das plagas de onde veio. Gente que traz consigo e que aqui aplicam o que de bom lá existe. Mas o gaúcho-toledano, quando sente a saudade rondando o seu coração - saudades do Guaíba, dos pampas, das coxilhas e suas ondulações sem fim -, recorre ao CTG, onde aspira o ar, olha, baila, canta e, rodeado por sua família e amigos, saboreia uma costela, um risoto, um carreteiro, e logo recupera-se para continuar suas façanhas que fazem divulgar a beleza de uma cidade “diferente” lá pra fora das fronteiras do município. E é assim que nós, toledanos natos e toledanos vindos de todos cantos da pátria, que fizemos, gostamos e amamos esta cidade e seu povo bom, estudioso, ordeiro e trabalhador.

Atletas Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi conquistam 57 medalhas na Venezuela

Éder Melo (Marechal Rondon), coordenadora do Projeto Atleta do Futuro de Toledo, Nádia Amarante Fuchs, Juliana Cremon (Ouro Verde), Naifer Texeira (Terra Roxa) e Willian Santana (Toledo)

Os projetos apresentados pelas unidades do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Toledo e Marechal Cândido Rondon, em Curitiba, no Seminário Estadual Atleta do Futuro e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), foram os destaques do evento, junto com iniciativa da unidade de Maringá. Toledo apresentou no evento duas propostas. A primeira é o projeto “Alimentação Saudável”, aplicado em Ouro Verde do Oeste e Terra Roxa, e a segunda “Atletas no Combate à Dengue”, desenvolvido em Toledo e Palotina. Marechal Cândido Ron-

don, por sua vez, apresentou a “1ª Mostra Igualdade Entre Sexos e Valorização da Mulher”. Os maringaenses expuseram o projeto Menino Grávido. As propostas de Marechal Rondon e Toledo estiveram entre os oito projetos do Estado selecionados para o Seminário Estadual. Todos serão utilizados como modelo para ações sociais no Paraná e com expectativa de serem modelos para os demais Estados brasileiros. Além disso, os oito trabalhos farão parte do filme Institucional do Sesi Atleta do Futuro do Paraná.

Equipe comemora medalhas conquistadas

As atletas de Ginástica Rítmica da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi voltaram com as malas pesadas na Venezuela, nesta quarta-feira, 14, depois de participar do Campeonato Sul-Americano Inter-seleções e da Copa Pan-Americana Interclubes de Ginástica. E não foram de presentes para amigos ou familiares. As malas vieram cheias de medalhas. No total foram 57, que se somam às conquistadas por Bruna Silva, outra atleta da equipe, que também voltou na quarta-feira das Olimpíadas Escolares Nacionais, em João Pessoa, na Paraíba. Integrando a seleção paranaense, a ginasta conquistou três medalhas de ouro (individual geral e nos aparelhos bola e fita) e uma de prata, por equipe. Na Venezuela foram 11 medalhas no infantil, 10 no juvenil e 36 no adulto, somando a participação individual e no conjunto nas duas competições. “Os resultados foram excelentes”, comemora Débora Souza, professora de GR e que atuou como técnica da seleção brasileira na Venezuela. No Sul Brasileiro, categoria infantil, Kaoanna Teixeira foi campeã individual geral e nos aparelhos mãos livres, vice-campeã

em bola, arco e maças; Bruna Morais, categoria juvenil, vice-campeã individual geral, campeã em arco e maças, vice-campeã em bola e fita. No adulto os destaques foram as irmãs Morgana e Monize Gmach. Morgana foi campeã individual geral e nos aparelhos arco e fita, segundo em maças e terceiro em bola. Na Copa Pan-Americana, Kaonna ficou com o ouro em todas as disputas (individual geral e aparelhos mãos livres, bola, maças e arco), assim como Bruna Morais (individual geral e nos aparelhos arco, maças, bola e fita). No adulto, Morgana foi campeã no individual geral e nos aparelhos arco e fita, segundo em maças enquanto Monize ficou com os títulos de vice-campeã individual geral, campeã em bola, maças, arco e fita. No conjunto, que disputou somente a Copa Pan-Americana, o pódio também foi dominado pela equipe da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi. A equipe foi vice-campeã geral, campeã no conjunto de bolas e vice no conjunto de fitas e arcos. Além de Morgana e Monize, que também competiram no individual, o conjunto era formado pelas atletas Jéssica de Oliveira, Débora Sisté e Milene Frank.


Toledo/PR • 16 a 22 de setembro de 2011

VIVER BEM

07

“Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós.” (Clarice Lispector)

por Mayara Martan

DICAS Dicas úteis para a casa - Antes de amarrar um pacote para remeter pelo correio, molhe o cordão ou corda com água. Este método evita que o cordão escorregue e quando seco fica mais apertado. - Antes de viajar, aproveite a hora de arrumar as malas para fazer uma verificação nas roupas, Dê também uma limpadela nos armários. Quanto mais arrumada a casa ficar, mais agradável será a sua volta. - As pontas reviradas dos tapetes podem se assentadas facilmente se o local for passado a ferro bem quente sobre um jornal molhado. - Afie as tesouras cortando em pedacinhos uma tira de lixa d’água fina. - Para verificar se há vazamento de gás aplique água com sabão na instalação. Esse procedimento não interrompe o vazamento, mas é um método prático para detectá-lo. Caso se formem bolhas, há gás vazando. A principal atitude a tomar é desligar a chave geral da eletricidade, abrir portas e janelas. Depois, se possível, levar o botijão para um local ventilado e chamar a assistência técnica. Ao trocar o botijão apague todo o fogo existente: cigarro, vela, qualquer chama. - Não bata com um martelo ou outro objeto na borboleta da válvula. Utilize apenas as mãos para apertar ou desapertar. Assim não corre o risco de danificar a válvula e provocar um vazamento. - Você pode transportar, trocar ou armazenar com toda a segurança o botijão de gás. Para isso, basta segurá-lo sempre em pé. Nunca se deve rolar ou deitar o botijão, Use mangueiras transparentes. -As portas de correr estão emperradas? Esfregue nos trilhos um pouco de cera ou uma vela. Se o problema for nas gavetas, passe nas extremidades laterais a mesma cera ou vela. - Não acumule lixo nem guarde panos impregnados com gasolina, graxa, cera, óleo vegetal e outras substâncias semelhantes, pois isso pode causar um incêndio.

VALDIR PAGLIARINI Professor vjpagliarini@yahoo.com.br

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio O ozônio é um gás azul páli- biente está alertando e orientando (altamente oxidante e reati- do os médicos sobre as consevo), formado por três átomos de quências do uso. De acordo com oxigênio concentrado: o O3. Sua a Agência Nacional de Vigilância característica principal é a de Sanitária (Anvisa), o CFC é usado se quebrar facilmente, transfor- em 14 medicamentos registramando-se em O2. E ao quebrar- dos, 12 indicados para doenças -se, torna-se oxigênio comum, pulmonares, um para queimaduperdendo a propriedade de de- ras e outro para a garganta. ter a radiação solar nociva ao hoOutro componente perigoso é mem. Um dos responsáveis por o Brometo de Metila. Segundo essa “quebra” é o Clorofluorcar- pesquisas, embora sua importabono (CFC). ção tenha sido proibida em 2007, Invisível como o ar que respi- ainda é utilizado em alguns estaramos e com odor característico, dos do Brasil, em virtude de seu o ozônio é leve e se formou na amplo leque de aplicação, elimiestratosfera (a 20 e 35 Km de al- nando ervas daninhas, insetos, titude) há cerca de 400 milhões nematoides, fungos, bactérias e de anos. qualquer outro ser vivo presente Em 16 de setembro de 1987, no solo e na zona de penetração 46 países assinaram um docu- do gás. mento chamado “Protocolo de Por outro lado, existem ações Montreal” no qual se comprome- simples, que qualquer pessoa tiam a parar a fapode adotar no bricação do CFC sentido de preno mundo, até servar as condiO Brasil aderiu 2010, apontado ções ideais de como o maior vida no planeta e ao Protocolo e responsável pela a primeira delas suspendeu a destruição da produção em 1999, é ter consciência camada de ozôde que qualquer mas continua nio na estratosimportando o produto ação que acontefera. Para comece ao nosso lado, morar o feito, a sempre vai refleOrganização das tir no outro e em Nações Unidas nós mesmos. (ONU) declarou a data como Dia Em relação à proteção da caInternacional para a Preservação mada de ozônio, podemos, por da Camada de Ozônio. exemplo, trocareletrodoméstiO CFC é um composto de três cos antigos por mais modernos; gases: Cloro, Flúor e Carbono. ou evitar as temperaturas máEmpregado principalmente em ximas dos aparelhos de ar resolventes orgânicos, gases para frigerado ou dos aquecedores, refrigeração e propelentes em fechando bem as janelas ao utiextintores de incêndio e aeros- lizá-los; caminhar, andar de bicisóis. cleta, utilizar transporte de masO Brasil aderiu ao Protoco- sa, reutilizar, reciclar, plantar lo e suspendeu a produção em árvores para ter mais sombra, 1999, mas continua importan- pintar as casas de cores claras do o produto. De acordo com o nos países quentes e de cores Ministério do Meio Ambiente, o escuras nos países frios. São consumo brasileiro de CFC caiu atitudes simples que qualquer de 11 mil toneladas, em 1993, pessoa pode ter e que, em larpara 318 toneladas, em 2007. A ga escala, economizam energia indústria farmacêutica é o úni- e, consequentemente, evitam as co setor no Brasil que ainda usa emissões de todos os tipos de o gás. O Ministério do Meio Am- gases na atmosfera.

Nova técnica de emagrecimento: criolipólise Durante muitos anos, cientistas acreditavam que o método mais eficaz para o tratamento de gordura localizada tinha que se basear em procedimentos associados com calor. Mas recentemente foi apresentado um procedimento que contraria essa premissa. A Criolipólise ou Coolsculpting é um método super novo - apresentado durante o 68º Meeting da Academia Americana de Dermatologia, em março deste ano - que promete acabar com aquelas gordurinhas localizadas por meio do congelamento das células lipídicas. O bom do tratamento é que, diferentemente da lipoaspiração, um dos mais famosos procedimentos contra gordura localizada, a criolipólise não é agressiva. Trata-se de um método não invasivo (pois não se utiliza agulhas nem cânulas), que usa uma nova tecnologia de resfriamento intenso e localizado que atinge e elimina as células de gordura sem lesar os tecidos vizinhos. É aí que está toda a diferença do aparelho. Enquanto os outros apenas diminuem as células, ele cristaliza as células gordurosas, eliminando-as através da urina e fezes. Nova técnica de emagrecimento: criolipólise II O resfriamento local é feito por meio de um aparelhinho chamado de ‘criolipólise zeltiq’. A ponteira do aparelho é pressionada na área a ser tratada e resfria intensamente o local, em um nível suficiente para atingir e danificar as células de gordura, sem machucar a epiderme. O organismo reage com uma resposta inflamatória que leva à eliminação dessas células, determinando uma melhora no contorno corporal, devido à redução de medidas. A partir dos 18 anos o tratamento já pode ser aplicado, mas ela deixa bem claro que a criolipólise é direcionada para pessoas que estão em um peso ideal, definido em relação à altura e idade, e que tem apenas gordura localizada. Os efeitos colaterais são, geralmente, discretos e relacionados ao resfriamento da pele. Ela pode ficar vermelha por alguns minutos, até horas. Ela também pode ficar temporariamente sensível no local tratado. Gostaram? Eu também, vamos esperar chegar em Toledo. Nova geração de gomas de mascar saudáveis A nova geração de gomas de mascar sem açúcar é capaz de proteger os dentes, prevenindo cáries. Quer mais? Um estudo sugere que elas podem até ajudar o intestino a trabalhar direito. Depois que o açúcar começou a ser retirado de algumas marcas, sua condição de ameaça à arcada dentária passou a ser revista pela ciência. As novas versões desprovidas do ingrediente não só evitam alimentar a bactéria da cárie como contribuem para a proteção natural dos dentes. Nos últimos anos, já chegaram ao mercado até produtos enriquecidos com uma substância que fortifica esse escudo bucal. Muita calma, porém, antes de mascar qualquer chiclete com a pretensão de conservar o sorriso. Os com açúcar — e eles ainda imperam nas prateleiras — continuam um perigo para a dentição se consumidos em excesso e aliados à falta da dupla escova e fio dental. Nova geração de gomas de mascar saudáveis II Dado o aviso, podemos saborear o poder preventivo das gomas sem

açúcar. Elas estimulam a produção de saliva, líquido que tem um papel muito importante no controle da cárie. Quando comemos, o pH da boca fica ácido e, para compensar esse desequilíbrio, o esmalte dentário perde minerais como cálcio e fosfato para o meio bucal. O dente fica, então, mais suscetível a ataques bacterianos. No entanto, quando se mastiga uma goma livre de açúcar, um bom bocado de saliva vem à tona e, nesse caso, o líquido contém moléculas de cálcio e fosfato de sobra. Os estudos mostram que, com esse fluxo elevado, a dentição deixa de ceder minerais, e isso ajuda a prevenir cáries. Nova geração de gomas de mascar saudáveis III Surgem evidências de seu trabalho em prol do intestino. Um estudo do University College London, na Inglaterra, prova que pacientes operados de um câncer de cólon se recuperam mais rápido quando se rendem ao mascar. Isso engana o tubo digestivo, obrigando-o a se movimentar mais. Seria um reforço daqueles se pensarmos que, após cirurgias como cesarianas, o órgão tende a ficar meio paralisado. Será que pessoas constipadas também tirariam vantagem dessa estratégia? Em tese, sim, mas, sem outros ajustes, não refresca muita coisa. De qualquer forma, o chiclete vem mostrar que, quando conjugado a hábitos saudáveis, pode cair na boca do povo para espantar a cárie e, quem sabe, até a preguiça intestinal. Excesso de exercício também é prejudicial O sedentarismo deixa até o sistema imunológico preguiçoso. Mas, no extremo oposto, um estudo brasileiro culpa o excesso de malhação por efeitos igualmente nocivos à barreira natural do corpo contra infecções. O porte e, acima de tudo, a capacidade para superar provações físicas hercúleas dão a impressão de que um atleta não teria problema para sobrepujar vírus e bactérias que o desafiem. Esse senso comum ganha mais força com as claras evidências científicas de que a prática regular de atividade física fortalece o exército que combate microorganismos oportunistas. Dados epidemiológicos mostram que esportistas profissionais são três vezes mais suscetíveis a doenças infecciosas, principalmente as do trato respiratório, segundo Tânia Pithon-Curi, educadora física da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo. Excesso de exercício também é prejudicial II Em busca de respostas ao enigma acima, Tânia fez ratinhos correrem em uma esteira até a exaustão. Depois, analisou os chamados neutrófilos, células brancas com a habilidade de englobar e, assim, neutralizar invasores maléficos. A descoberta é surpreendente: uma única sessão de treino intenso foi capaz de estimular a apoptose, uma espécie de suicídio, desses pequenos soldados. “Normalmente, esse mecanismo serve para reciclar as defesas. Só que, quando ele é acelerado, o organismo fica em déficit por não conseguir produzir novas células na mesma velocidade”, explica a pesquisadora. Resumindo, esforço físico demasiado diminui a resistência contra gripes, resfriados e companhia. Quando falamos em exagero, não abordamos apenas quem vê a atividade física como profissão. Indivíduos que acabaram de trocar o sofá pela academia podem causar danos a si próprios com cargas que não fariam mal a outros mais condicionados. O limite depende de fatores como o preparo físico, a idade, o sexo e até a alimentação do dia. Por isso o acompanhamento de especialistas é tão importante.

PITÁGORAS DA SILVA BARROS

Professor e bancário aposentado, ex-vereador em Toledo e missionário

A verdadeira rasgação de sedas Antigamente, mas não muito, se uma menina chegava em casa e dizia aos pais que estava namorando e pretendia se casar, logo tinha que passar a limpo o currículo do candidato. Se fosse médico, engenheiro ou funcionário do Banco do Brasil, então era só festa. Precisamente, porque eram as melhores carreiras do país, privilegiando poucos afortunados. Aqui em Toledo não era diferente entre 1964 e 1978. Depois a coisa mudou pra pior e hoje são poucos os que se dão bem nestas carreiras. Com certeza, isto tem a ver com o título acima. Nosso caso se deu no auge da carreira dos funcionários do maior banco do país, quase no fim de 65, e envolveu o delegado civil Argeu Saraiva e o gerente do BB, Adão Mantovani (o primeiro gerente da agência de Toledo). Aliás, os dois eram reconhecidos cascas-grossas. O delegado tinha fama de matador, o que tornava mais dura sua fronte crispada, e o seu sorriso sardônico ainda mais irônico. Mantovani era um gaúcho de Montenegro pra lá de esnobe, vestindo-se como um dândi para aquela época de pó e lama deste oeste. Era esnobe e gostava de esnobar tanto os funcionários como os clientes. Considerava-se o rei da cocada preta. Trabalhei como contínuo no banco e conheci bem a fera. Certa vez ele teve um atrito com meu pai Oscar Silva e eu acabei por tomar as dores da família, jogando sobre ele o molho (pesadíssimo) de chaves e pedindo as contas. Depois tive que retornar por decreto paterno, mas com o coração plangente. Bem, tanto o Mantovani provocou que acabou por achar um monte de desafetos na cidade; todos empresários, agricultores e autoridades representativas. E o cara pouco se lixava. Até que a comunidade resolveu retaliar e trouxeram o conhecido e famoso delegado pela terceira vez para ser o titular da lei. Explicaram tintim por tintim sobre o gerentão e como deveria se agir com o pretenso pretensioso. Saraiva ficou de esguelha, esperando uma boa oportunidade que surgiu quando o subgerente da agência, senhor Sílvio – uma alma de bondade pediu transferência para Curitiba, por igualmente não suportar o superior. A despedida foi marcada para o restaurante do andar superior do Cine Imperial (onde hoje é a Igreja Universal), de propriedade do Lucídio Mendes, porque era o melhor da cidade e que por coincidência ficava bem em frente

a casa do delegado, que quando soube do acontecimento chamou os policiais e ficou de campana com os olhos fixos no relógio. Exatamente às dez horas ele ordenou a invasão do local, prendendo todo mundo. No entanto, antes de ele agir o Lucídio desconfiou da movimentação e avisou a mim, ao Clormes Mattielo e ao Serginho Kloeckner e sugeriu que saíssemos do restaurante pela portinhola de acesso a sala de máquinas do cinema, e de lá para a saída pelo portão lateral. “Corajosos”, eu e o Serginho caímos fora, mas o Mattielo falou alto: - não corro de polícia! Ficou e também pagou vexame. Na frente do pelotão, Saraiva deu voz de prisão a todos aos quais chamou de “baderneiros”, ao que nosso personagem reagiu com indignação, tipo: “sabe com quem está falando?”. Ato contínuo, o delega puxou Mantovani pelos botões da bela camisa de seda que rasgou de cima em baixo, e só não o deixou em trajes de adão porque o dito-cujo afinou. Então sua autoridade fez todo mundo marchar em fila indiana até a cadeia - que era onde hoje é o prédio da Acit e que não tinha alojamento para tanta gente. E isso pouco importava, porque o alvo era somente o Mantovani e o objetivo era quebrar a sua empáfia. Duas horas depois, dispensou todos, não sem antes registrar o ocorrido com anotações no livro próprio. Na segunda-feira, o banco - que funcionava no prédio que existe até hoje na esquina do Lunitti centro e onde anteriormente era o escritório central da Maripá - não abriu as portas. O gerente comunicou sua decisão à direção geral que era no Rio de Janeiro. De lá veio ordem expressa e urgente por telefone de reabrir a agência e para que ele se acertasse com a sociedade, pois provavelmente alguém já havia alertado aos dirigentes do BB sobre sua conduta. Mantovani baixou a crista, ficou por aqui mais uns poucos meses, sempre cauteloso, até que chegou sua remoção a pedido para o Rio Grande do Sul. Felizmente, outro igual não apareceu em nossa agência bancária. Se houve um cara que saiu de Toledo e não deixou saudades, foi o próprio. Perdeu não para o Saraiva, mas para o povo toledano que não merecia tamanho pernóstico. Já foi tarde! – dissemos na época.


08

Toledo/PR • 16 a 22 de setembro de 2011

Lazer e compras com o visual de um belo cartão postal Nos dias que antecedem a realização da 38ª Festa Nacional do Porco no Rolete, a rede hoteleira de Toledo deverá apresentar lotação máxima, com gente das mais

variadas partes do país visitando a cidade e buscando locais de compra e de lazer no comércio local. Um dos pontos mais freqüentados é o Shopping Panambi.

Buffet terça a sexta – R$ 12,00 sábados – R$ 14,50 domingo (especial) – R$ 16,50

No Shopping Panambi Almoço semanal – R$ 10,00 Finais de semana e no jantar – R$ 13,00

3277-2728 Rua Pedro dos Santos

3378-1316 Shopping Panambi

Situado de frente ao mais belo cartão postal da cidade, com vista privilegiada para o lago do Parque Ecológico Diva Paim Barth, o Shopping Panambi é o lugar ideal para os momentos de lazer, compras e descontração para toda a família. Não sem motivo, é o ponto de encontro da população regional, atraindo um público expressivo tambem das cidades da região que mais produz na agropecuária paranaense, o Oeste das suas paisagens verdejantes, celeiro do Brasil. São 52 lojas de diferentes segmentos, várias opções na praça de alimentação para 300 pessoas, duas salas de cinema, estacionamento privativo e ambiente familiar que fizeram do Shopping Panambi uma ótima opção para todos os públicos.

Cine Panambi (45) 3378-4774 PROGRAMAÇÃO DE 16/09 a 22/09/2011 SALA 1: FILME 1: PLANETA DOS MACACOS: A ORIGEM Ação, Drama, Ficção. Dublado.2d. Classificação indicativa Livre. Sessões: Diariamente: 19h40 e 21h30 Sábado, domingo e quarta:16h00, 19h40 e 21h30

Shopping Panambi é ponto de encontro da população regional

SALA 2: FILME 1: OS SMURFS Animação, Comédia, Família. Dublado.2d. Classificação indicativa Livre.Sessões: Diariamente: 19h30 Sábado, Domingo e Quarta:15h50 e 19h30 FILME 2: ASSALTO AO BANCO CENTRAL Ação, Crime, Drama.2d. Classificação indicativa 14 anos. Sessões: Diariamente: 21h20


Toledo/PR • 16 a 22 de setembro de 2011

SOCIAL

“Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola.” (Albert Einstein)

ALEX DONEGA Teatro Acontece nesta sexta feira, 16, no Teatro Municipal de Toledo o espetáculo “Palhaço ou O Ato pela Sobrevivência”, da Companhia Risologistas. A peça conta a história de um palhaço que se depara com o seu maior medo - ele é um cara comum, com família, rotina e contas para pagar mas mesmo com as dificuldades vê a alegria nas coisas e aproveita para construir o humor. Ingressos R$ 10,00 (antecipados e meia entrada) - R$ 20,00 na bilheteria. Informações: (45) 3055 8742

Lariessa Prestes durante um belo ensaio fotográfico com Vendramini A empolgada Equipe da Auto Escola Mais prestigiando a festa da Igreja Católica do Jardim Coopagro no último domingo (11). A festa estava animada e a comunidade compareceu, superando as espectativa. Na foto Matheus Henrique Kaiser, Edilson Gentil, Edemar de Oliveira, Leandro Schenberger, Eliandro Ascani, Elson Bernardo da Silva.

Programando Há duas datas previstas para vinda do governador Beto Richa à Toledo e Cascavel este mês. A primeira é neste domingo, para a Festa do Porco no Rolete, em Toledo. A segunda data seria no encontro regional do PSDB, pré-definido para o dia 27, em Cascavel

alex@vivertoledo.com.br

09


10

Toledo/PR • 16 a 22 de setembro de 2011

CULTURA

“Tenha paciência com todas as coisas, mas principalmente tenha paciência consigo mesmo... A cada dia que se inicia, comece a tarefa de novo...” (São Francisco de Sales)

CHAMA CRIOULA

por Marcos Padilha | marcospadilha@yahoo.com.br

Tarefa cumprida No último fim de semana as invernadas cumpriram seu último compromisso antes da grande final do Fepart que acontece no mês de outubro no Litoral do Paraná. Participando apenas para cumprir tabela, as três invernadas de danças do CTG Chama Crioula realizaram um verdadeiro show, exibindo naturalidade, descontração, alegria e contentamento no Rodeio de Cascavel. O saldo foi de dois segundos lugares para as invernadas Mirim e Juvenil e o quinto lugar para a invernada Adulta.

Participação

Com muita graciosidade as crianças da escolinha arrancaram aplausos e muitos sorrisos do público no jantar com a apresentação “Oração ao Anjo da Guarda”

As invernadas encerram mais uma etapa do ano. Com o objetivo apenas de manter a participação de 75% nos eventos da região, conseguimos atingir nossas expectativas, que se era de mostrar que a arte de dançar não se limita a um simples campeonato onde prevalecem os interesses individuais e tudo se resume a um troféu. A dança é o espelho do sentimento humano onde ainda se tem a oportunidade de resgatar a gentileza, respeito e cortesia à mulher.

Casa cheia Os integrantes das invernadas de dança juntamente com a patronagem do Chama Crioula agradecem a presença de todos os amigos que participaram do Jantar das Invernadas, no último sábado 10. Foram servidos aproximadamente 500 jantares onde o público pode apreciar uma boa macarronada com quatro tipos de molhos. Após o jantar as crianças da Escolinha realizaram uma belíssima apresentação deixando o público admirado.

Grupo Chama Nativa, composto pelos dançarinos da Invernada Adulta, que animou o Jantar Dançante no último sábado

Semana Farroupilha

Com o objetivo de promover o conhecimento e a vivência dos costumes e da Cultura Gaúcha, o CTG Chama Crioula em parceria com a PUCPR e a Secretaria da Cultura do Município de Toledo prepararam a programação para a Semana Farroupilha de 2011. As atividades iniciam no dia 22 de Setembro e seguem até o dia 25. No dia 22 será montado o Acampamento Farroupilha no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Ainda no dia 22 às 16h acontece a cavalgada saindo da PUC, passando pela Prefeitura de Toledo onde às 17h acontecerá ato cívico, culminando com a Missa Crioula, que será realizada no Parque Ecológico Diva Paim Barth. O evento segue até o dia 25. Na sexta feira, 23, as atividades estarão acontecendo na PUC/Toledo. Às 14h haverá uma oficina de Culinária; às 19h, o “Grenal de Bombacha”, finalizando com um delicioso jantar no CTG Chama Crioula, a partir das 20h30. O valor do jantar será de R$ 20,00. No sábado os apreciadores da boa música nativa terão a oportunidade de assistir ao show de João de Almeida Neto, às 20h na PUC/Toledo. Os ingressos poderão ser adquiridos a R$ 25,00. Fechando a Semana Farroupilha de 2011, no dia 25, domingo, a partir das 8h as atividades estarão concentradas no Parque Ecológico Diva Paim Barth durante todo o dia. Haverá mateada, apresentações artísticas e exposições de artigos gauchescos.

O público lotou a sede social do CTG Chama crioula durante o Jantar das Invernadas

O que tem de mais belo na Invernada Adulta do CTG Chama Crioula, as prendas, minutos antes da participação no Rodeio de Cascavel

Lunitti promove a festa da integração cultural na Semana Farroupilha No brasão de armas do estado do Rio Grande do Sul o lema é Igualdade, Liberdade e Humanidade, palavras que sintetizam o povo gaúcho que levou para além do seu pago sua cultura e seus valores. Toledo é a segunda casa de muitos gaúchos que fizeram daqui o seu lugar, a sua morada, sem perder o bem querer pela sua terra de origem. Gaúchos que vivem em todos os cantos do país cultivam a tradição, em especial, na Semana Farroupilha – momento em que é lembrado o modo de vida do gaúcho, sua cultura e sua história. A Semana remete ao enfrentamento Farroupilha contra o Império, de 1835 a 1845. Que teve como marco inicial o amanhecer de 20 de setembro de 1835. A Rede de Supermercados Lunitti, faz parte desta tradição e por isso promove todos os anos, no estacionamento da loja centro, uma grande festa

de integração cultural. Neste ano, a programação inicia na quinta-feira (15), das 9h até as 21h com apresentações culturais do CTG Chama Crioula de Toledo. Na sexta-feira (16), das 9h até a meia noite, além das apresentações culturais do CTG e do Grupo Charrua serão servidos para degusta-

ção alguns pratos típicos. E no sábado (7), a programação será das 9h às 21h. Além das apresentações culturais serão servidos dez costelões preparados em fogo de chão. Durante todos os dias terá exposição de pequenos animais, recreação para as crianças e rodas de chimarrão.

Rancho do Gaúcho: uma das atrações da Semana Farroupilha do Lunitti

D. FRANCISCO BACH Bispo da Diocese de Toledo

Bíblia: 66 ou 73 livros? Afinal, a Bíblia tem setenta e três grego e em terras estrangeiras); (73) livros ou sessenta e seis (66)? Tobias e Judite por terem sido rediComparando a Bíblia católica com gidos em aramaico, provavelmente uma evangélica, verificamos que, após Esdras; Baruc e alguns fragna Bíblia católica, há sete livros mentos de Daniel por se enconque não encontramos na evangétrarem apenas em recensões não lica. São eles: Tobias, Judite, 1° hebraicas. Os critérios estabeleciLivro dos Macabeus, 2° Livro dos dos pelos judeus em Jâmnia para Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico definir o catálogo sagrado tiveram e Baruc. Na Bíblia católica há tamsua inspiração numa mentalidade bém alguns capítulos não enconnacionalista; predominava, naquetrados na evangélica: Daniel 3,24le grupo, uma aversão aos estran90; 13 e 14, e Ester 10,4a 16,24. geiros em geral. Portanto, desde o Até o primeiro século da era crisfinal do primeiro século depois de tã, ou seja, até o tempo de Jesus Cristo, havia dois catálogos bíbliCristo, os judeus tinham os livros cos entre os judeus. Os cristãos, sagrados, mas tudo indica que não desde o início de sua história, adohaviam estabelecido ainda oficialtaram a edição grega dos Setenta mente a lista dos livros inspirados. (ou Alexandrina) com aqueles sete Em Alexandria, no Egito, estabelivros. leceu-se, no século IV a.C., uma Os apóstolos, escrevendo os próspera colônia judaica que, adoEvangelhos e suas cartas, referemtando a língua grega, teve neces-se ao Antigo Testamento não sesidade de traduzir os livros sagragundo o texto hebraico, adotado dos do hebraico, a língua falada na pelos judeus da Palestina, mas rePalestina, para o correndo à versão grego. dos Setenta. Das Tal tradução, fei350 citações do ta pouco a pouco, Antigo TestamenAté o tempo de entre o ano 300 to que ocorrem no a 150 a.C., pasNovo Testamento, Jesus Cristo, os sou a ser conhe300 são tiradas judeus tinham os cida com o nome dessa tradução. de “Versão dos livros sagrados, mas Se a edição bíbliSetenta”, porque tudo indica que não ca dos Setenta atribuída a 72 tra(Alexandrina), que haviam estabelecido incluía esses sete dutores, ou Alexandrina, por cauainda oficialmente livros, fosse infiel sa da cidade de ou deturpada, os a lista dos livros Alexandria. Quanapóstolos não a inspirados. do, entre os anos teriam usado. Por 80 e 100 já da era isso, a Igreja Cacristã, os judeus tólica está conda Palestina decivicta de que foi o diram definir o caEspírito Santo que tálogo sagrado, isto é, quais livros inspirou também esses sete livros. seriam ou não aceitos como ofiA partir daí, passou a ser costume ciais ou inspirados, adotaram, no dos cristãos usarem a versão dos Sínodo de Jâmnia (cidade da PaSetenta. São Jerônimo (viveu do lestina, ao sul, no litoral, onde floano 340 ao de 420), quando trarescia uma escola rabínica), alguns duziu a Bíblia para o Latim (língua critérios: 1°) Para ser considerado usada no Mediterrâneo, com a doinspirado o livro deveria ser antiminação romana), utilizou-se desgo, isto é, não posterior a Esdras sa versão. Sua tradução passou (século V a.C.); 2°) Tivesse sido rea ser conhecida com o nome de digido e conservado em hebraico, “Vulgata” (isto é, comum, usual). não em aramaico nem em grego; Concluindo, como a própria Bí3°) Tivesse tido origem na Palestiblia não traz dentro de si uma na, não em terras estrangeiras; 4°) enumeração dos livros inspirados Estivesse em conformidade com a por Deus e sua lista só pode ser Lei de Moisés. conhecida pela tradição, temos Assim, deixaram de ser recohoje duas correntes: a católica, nhecidos por aqueles judeus sete que reconhece como inspirados livros que pertenciam à biblioteca os 73 livros da versão dos Setensagrada dos judeus de Alexandria ta (Alexandrina); e a evangélica, e, que são os livros acima citados. que só reconhece como inspiraRazões: O Eclesiástico, o 1° e 2° dos aqueles livros da lista dos judos Macabeus e o Livro da Sabedeus que ficaram na Palestina. doria por serem posteriores a EsQuanto ao novo Testamento não dras (é de se levar em conta, ainhá divergências quanto ao número da, que o Livro da Sabedoria e o 2° de livros entre a Bíblia católica e a dos Macabeus foram escritos em evangélica.

Um pouco da história Farroupilha A revolta Farroupilha durou quase 10 anos e foi antecedida pelas disputas entre portugueses e espanhóis. Para as lideranças gaúchas, o término dessas disputas merecia do governo central, o incentivo ao crescimento econômico do Sul, como ressarcimento às gerações de famílias que lutaram e defenderam o país. Além de isso não ocorrer, o governo central passou a cobrar pesadas taxas sobre os produtos do Rio Grande do Sul. Charque, couros e erva-mate, por exemplo, passaram a ter cobrança de altos impostos. O charque gaúcho passou a ter elevadas taxas, enquanto o governo dava incentivos para a importação do Uruguai e Argentina. Já o sal, insumo básico para a preparação do charque, passou a ter taxa de importação considerada abusiva, agravando o quadro que culminou com a Revolução Farroupilha. (Fonte: www.semanafarroupilha.com.br/historico.php

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO PARANÁ COMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDO RUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do cartório de registro civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilidades para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documentos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e comarca de toledo-pr, aos 16 dias do mês de setembro de 2011. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Oficial


Toledo/PR • 16 a 22 de setembro de 2011

LEITURAS DA MADRUGADA

COTIDIANO

“O homem deve novamente aprender a trabalhar em vez de viver por conta pública!” (Marcus Túlio Cesar)

BRUNO RADUNZ Pisada na bola Quem literalmente pisou na bola, dias atrás foi o governador do Ceará, Cid Gomes. Em declarações à imprensa sobre o manifesto dos professores por melhores salários, afirmou que, quem quer dar aula faz isso por que gosta, e não pelo salário. “Se quiser ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado” - E o senhor, governador (com minúscula), que tal governar por amor, sem pleitear aposentadoria especial e doando seu salário?

Economia

Da equipe de colaboradores do Sicredi Oeste, Fernando Fenner e Munir Hammoud, no lançamento da Expo Toledo 2011

O encontro das motos em Toledo, apesar de trazer para a cidade alguns arruaceiros, trouxe muitas divisas para os comerciantes locais. Hotéis, restaurantes, casas noturnas e lojas do shopping estiveram literalmente lotadas no último final de semana. Também serviu para mostrar o estágio de desenvolvimento do município, perceptível a olhos vistos.

Criatividade Interessante no encontro das motos a criatividade de alguns participantes, com suas roupas estilizadas, motos equipadas com indumentárias para lá de diferentes, adornos exóticos e um vocabulário bem característico dos motociclistas.

Colaboradoras da Sicredi, Adiles Rech, Letícia Velloso, Marta Burkhard e Leila Hermes na comemoração do 30º aniversário da cooperativa de crédito

Destaque

Antonio Carlos da Silveira e Narcizo Müller no lançamento da 38ª Festa do Porco no Rolete

Quem freqüenta o clube Toledão, certamente deve notar o trabalho e a dedicação de muitas pessoas. Faço questão de destacar o trabalho incansável de Donizete de Souza e Larri Pilger, que estão sempre dispostos a atender da melhor forma todo o quadro de associados.

Porco no Rolete Já se foram os tempos em que ir até o Caça e Pesca, em dia de festa do Porco Assado no Rolete era uma verdadeira aventura. As filas se formavam antes de se chegar à Sadia, demorando-se até horas para se conseguir chegar ao clube. Hoje tudo mudou, o translado é rápido e equipes da prefeitura aproveitam o tempo bom para melhorar ainda mais o acesso.

Na festa dos 15 anos da Unicred Pioneira do Paraná, Ana Karina Novais Catarino e Adair de Lázari

Quinta Sem Lei No dia 11 de novembro um grupo de amigos de Toledo estará recebendo novamente a visita do grupo gaúcho Quinta Sem Lei, da cidade de Dr. Maurício Cardoso. São aproximadamente 35 integrantes que a cada ano visitam uma cidade onde cultivam amigos. Na programação, muita música com o grupo Los Camangos, futebol e porco no rolete. César Finkler conferiu com a esposa, a psicóloga Noemi, a festa da Unicred Pioneira do Paraná

Festa do Porco II Quem deve aproveitar muito bem a festa é o promotor de eventos José Francisco Campos, o “Chico Paulista”, para ouvir muitas histórias e relatos para o livro que prepara justamente sobre a história da Festa do Porco Assado no Rolete e da suinocultura na região. A obra promete!

11 de setembro Muitos jornais escreveram durante a semana que os americanos se preparavam para as comemorações do aniversário do maior ataque terrorista de todos os tempos, o das Torres Gêmeas, no dia 11 de setembro. Acredito que não há nada a se comemorar e sim lamentar

Grupo gaúcho Los Camangos, que tem retorno agendado a Toledo para visita a amigos

Colégio Sesi de Toledo realiza 2º Evento Sesi Fashion O 2º Evento Sesi Fashion, do Colégio Sesi de Toledo, será realizado no dia 28 de setembro, quarta-feira, a partir das 19h30, no Teatro Municipal. A programação inicia com apresentações culturais, como danças e vídeos produzidos em atividades da Oficina Ritmo Urbano, seguidas de desfile de gri-

fes a cargo de Tribos Urbanas, criadas pelos próprios alunos. As atrações finais serão a escolha e premiação da Garota e do Garoto Sesi 2011, com participação de estudantes e apresentação da dupla Lucas e Jean e colaboração de Mirele Fashion. Os ingressos custarão R$ 5,00 para a comunidade em geral,

11

desde que adquiridos com antecedência com os próprios alunos ou na secretaria do colégio. No Teatro Municipal, na noite do evento, custarão R$ 7,00. A organização está a cargo de professores e alunos da Oficina Ritmo Urbano e as finalidades do evento são motivar os estudantes, apresentar os trabalhos

desenvolvidos em sala de aula e divulgar as atividades do estabelecimento. O Colégio Sesi de Toledo foi implantando em 2007 e possui cerca de 220 alunos do ensino médio, ministrado através de oficinas de aprendizagem. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 45 33796167, ramal 66.

brunoradunz@ibest.com.br

A ansiedade que nos corrói *Bruno Marcos Radunz

mem nunca aprendeu a descansar em Deus. Nós pensamos cada vez mais Nos últimos dias, tenho, assim como minha equipe de tra- nos nossos problemas que até balho, passado por momentos esquecemos que Deus existe, de aflição e certa dose de an- porque a nossa vida está totalsiedade, tendo em vista a inau- mente de cabeça para baixo guração de mais uma unidade que parece que Deus não poderia fazer nada. da empresa em vizinha cidade. Acabamos nem vendo que a Confesso que em alguns momentos pensei estar perden- cada dia ficamos cada vez mais do o controle da situação, ta- ansiosos. Percebemos que nesses momanha a gama de problemas e novos casos espocando a cada mentos de agonia, lembramos instante. O incontrolável surgia de pedir alívio para Deus. Também temos um terrível hámuito próximo, a cada instante. Assim como na minha vida bito de sofrer por antecipação, acontece, creio que deve ocor- que nos corrói por dentro, nos rer também na vida de muitas destrói, nos deixa arrasados e muitas vezes acaba o problema outras pessoas. Pergunto para você, que neste sendo resolvido facilmente e com isso sofreinstante lê meu mos a toa. texto, se alguma Se isso ainvez já se sentiu Você vê a situação da acontece na ansioso demais errada e começa a sua vida, assim a ponto de perpensar no que você como na minha, der toda a sua poderia fazer para saiba que nós, tranqüilidade? resolver tudo. simples mortais, Quando você ainda não aprenpensa nas coisas que você tem, demos como uma ansiedade não enche o descansar no Senhor. seu coração? E nas coisas que E se você não aprender como não tens? descansar em Deus, certamenPeço para que você analise te terá muitos problemas e a o seu momento, a sua vida, o ansiedade estará presente na seu lar e a sua família. Será que sua vida. tudo está em ordem? ProvavelEntão, se você quer saber mente há coisas fora de ordem como descansar no Senhor, leia ou acontecendo de maneira o que está escrito na Bíblia. que você se preocupe. “Lançai sobre Ele toda a vossa Então você começa a ficar an- ansiedade, porque Ele tem cuisioso porque sabe que se as dado de vós”. coisas continuarem assim, você Por acaso adianta alguma coiterá muitos problemas. sa pensar e se preocupar com Você vê a situação errada e as coisas que você ainda não começa a pensar no que você tem? poderia fazer para resolver Adianta gastar horas e horas tudo. Você sabe o que é isso? se preocupando com as coisas É a ansiedade enchendo o seu que estão dando errado na sua coração. vida? Ela faz com que você perca Isso alguma vez já solucionou toda a sua tranqüilidade. as suas dificuldades? Ela começa a trazer na memóGaranto que você nunca perria coisas que você ainda não cebeu que todo o tempo que tem e que você sabe que pre- você gastou pensando em seus cisa. Ela lembra as coisas que problemas, foi um tempo desestão erradas com você e com perdiçado. sua família. Você apenas deveria orar e Enfim, ela começa a encher pedir que Deus lhe guiasse e a sua mente com pensamen- mostrasse a forma de resolver tos e mais pensamentos e che- todas as coisas. ga uma hora em que você está Esta é a minha manifestação tão ansioso e desesperado que de fé em Deus. nem sabe mais o que fazer. Isso acontece porque o hoPense nisso...


12

Toledo/PR • 16 a 22 de setembro de 2011

SOCIAL

“Se você fizer o que sempre fez, vai obter o mesmo resultado de sempre.” (Anthony Robbins)

WANDERLEY GRAEFF Porco no Rolete Toledo vive um final de semana festivo com a realização da 38ª Festa Nacional do Porco no Rolete. Milhares de pessoas participarão do evento no Clube de Caça e Pesca. Alem do espetáculo da gastronomia com o mais saboroso prato da culinária paranaense, a festa terá atrativos extras, como shows e rodeio.

Bom Jesus O Hospital Bom Jesus comemorou quarta-feira os seus 40 anos de atividades. A família Okano e os demais sócios do empreendimento fazem a diferença, contribuindo extraordinariamente com o bem-estar e o desenvolvimento de Toledo. A eles, os cumprimentos da equipe do Viver Toledo.

D´Dorini Toledo ganhou um novo empreendimento – a D’Dorini Calçados e Acessórios (Av. Tiradentes), dos empreendedores Agenor e Solange Dorini, que somam 20 anos à frente da Nacional Móveis e Eletros, rede presente em 10 cidades da região Oeste. O lado empreendedor da família é grande, tanto que dois dos filhos já trabalham, e a menina (Daniele) é uma das sócias – a família reside em Toledo há um ano e vislumbrou o potencial da cidade para o ramo. A D´Dorini trabalha com as marcas Guilhermina, Capodarte,Werner, Jorge Bischof, UZA, Di Valezi, Hiz, Dumont, Gonno Ventori, Albanezi e Factum, entre outras, nas linhas feminina e masculina. Novidades, qualidade, formas de pagamentos diferenciadas e bom preço são as apostas da D´Dorini. Leila e Edimar Cauneto, diretor da Ford/ Slaviero, no lançamento da Festa do Porco no Rolete – a empresa é uma das parcerias do evento

Acit

Tire-se o chapéu para o trabalho da diretoria da Acit, capitaneado por Walmor Lodi. Oferecendo uma gama de mais de 40 produtos, a entidade empresarial faz a diferença para a sociedade toledana. Em outra iniciativa, definiu a aquisição de mais uma sala no térreo do seu edifício-sede, com o objetivo é dar mais conforto e comodidade no atendimento aos associados.

Imóveis A Feira de Imóveis Obra Nota 10 será uma oportunidade de ouro para os toledanos adquirirem o imóvel dos seus sonhos. O evento será realizado de 23 a 25 de setembro no Centro Comercial Catedral. O gerente geral da agência central do Banco do Brasil, Marcos Robles, anuncia taxas especiais de juros para os financiamentos.

Chá A Essencial Modas assina um dos mais tradicionais eventos de moda da cidade, neste sábado, 17, às 15h30, na Casa da Amizade. É o desfile da novíssima coleção de verão e de vestidos - sociais, longos, de passeio, clássicos curtos - no Chá beneficente da Associação de Senhoras de Rotarianos, com participação tambem da Trilha Calçados

Caixa A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal reinaugurou recentemente a sua sede em Toledo, devidamente equipada para os mais diversos eventos. O espaço é excelente para eventos de confraternização, festas e treinamentos e está disponível para locação pelo fone (45) 2103-1650.

Elizangela Marcanzoni e Roberto Vargas de Lima, ela da equipe de odontólogos da Clínica Implant´s, no jantar de 15 anos da Unicred Pioneira do Paraná

Michelle e Jorge Okano, do Hospital Bom Jesus, que comemora 40 anos

wanderley@vivertoledo.com.br

Rápidas O Moto Clube de Toledo promove a 6ª etapa do Campeonato Paranaense de Motocross, nos dias 24 e 25 de setembro no Motódromo Municipal, localizado na Estrada da Usina (em frente ao TecnoParque). Os Supermercados Lunitti promovem mais uma edição da Semana Farroupilha, em sua loja do centro, com apresentações culturais do CTG Chama Crioula. O evento tem atividades diárias até sábado, quando serão servidos dez costelões preparados em fogo de chão. Acompanhado do filho Juliano e da esposa, o presidente da Acit, Walmor Lodi, esteve em São Paulo. Foi para uma visita ao filho Cristiano, que realiza tratamento de saúde na capital paulista. A Lumiar Turismo prepara o roteiro da delegação da Associação Cultural e Esportiva Ouro e Prata, que realizará viagem à Europa em 2011. O grupo já conta com várias adesões para a excursão que conciliará futebol e turismo na Alemanha e Itália. O Clube Olímpico promove baile-show neste sábado, 17, com Duduca & Dalvan e a Banda Planeta Som.

111ª edição do Jornal Viver Toledo  

111ª edição do Jornal Viver Toledo